Aleppo, na Síria

TOPSHOTS A handout picture released by the Syrian Arab News Agency (SANA) shows what the official agency described as the scene of car bomb explosions that hit the northern Syrian city of Aleppo on October 3, 2012. Three car bombs tore through the heart of Syria's commercial capital in the morning, killing at least 27 people and wounding 72 others, a city official told AFP. AFP PHOTO/HO/SANA == RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / HO / SANA" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS ==

ClippingAs forças do regime sírio lançaram nesta quarta-feira uma grande operação para tirar os rebeldes de Damasco e seus arredores, enquanto os Estados Unidos e a Rússia se preparavam para manter contatos e evitar incidentes entre seus aviões em céu sírio. O espaço aéreo sírio está cada vez mais congestionado com as intervenções da aviação do governo, da coalizão internacional antijihadista liberada pelos Estados Unidos e agora dos aviões russos.

O medo é que ocorra um acidente e, de fato, no sábado “aviões russos se encontraram a uma distância visual da coalizão” liderada por Washington, indicou o coronel Steve Warren, porta-voz do Pentágono.

O secretário de Defesa americano, Ashton Carter, disse que o objetivo das conversas por videoconferência é garantir que Moscou aceite “procedimentos básicos de segurança” na Síria. “Embora tenhamos divergências sobre a política a respeito da Síria, devemos ser capazes ao menos de entrar em acordo para garantir que nossos pilotos estejam seguros”, disse Carter em Boston. O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Watler Steinmeier, se pronunciou e pediu a ambas as partes que evitem converter suas respectivas intervenções em “um conflito entre Estados Unidos e Rússia”.

Moscou insiste que seu alvo é o grupo Estado Islâmico. Nesta quarta-feira, o ministério russo da Defesa disse que seus aviões atingiram 40 alvos do EI em cinco províncias sírias nas últimas 24 horas. Mas Washington e seus aliados, que bombardeiam este grupo na Síria e no Iraque, acusam os russos de estar atacando sobretudo outros grupos rebeldes, apoiados pelo Ocidente, com o objetivo de fortalecer a posição de seu aliado, o presidente Bashar al-Assad.

Apesar dos contatos entre comandos militares para evitar acidentes, a Rússia disse que os Estados Unidos se negaram a acolher em Washington uma delegação sua de alto nível e enviar uma equipe a Moscou para realizar conversas mais amplas sobre o conflito sírio. “Disseram-nos que não podem enviar uma delegação a Moscou e que também não podem acolher uma delegação em Washington”, disse o chanceler russo, Serguei Lavrov, ao Parlamento.

Ofensiva do regime na capital

Em terra, o exército sírio avançava nesta quarta-feira em Jobar, um bairro do leste de Damasco, graças a intensos bombardeios contra os rebeldes que cercam grande parte da capital, indicou à AFP uma fonte militar síria. As forças sírias realizaram na zona “operações limitadas, mas precisas e eficazes, contra os centros e as linhas de defesa que os grupos armados utilizam para vigiar o resto da capital”, explicou a fonte.

O bairro é estratégico, porque do lado oeste se encontra junto à praça dos Abássidas, que dá acesso ao centro de Damasco. Pelo outro lado o mesmo bairro faz fronteira com a Ghuta Oriental, uma região agrícola a leste de Damasco onde a maioria das localidades estão em mãos rebeldes.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), a aviação realizou ao menos oito ataques em Khobar, e também ocorreram combates em terra. Também ocorreram bombardeios aéreos e da artilharia contra várias localidades rebeldes ao redor de Damasco. Duas crianças morreram em Duma, a nordeste da capital, segundo o OSDH.

Estado Islâmico avança ao norte de Aleppo

No outro front, ao norte de Aleppo, os jihadistas do Estado Islâmico avançaram a duas localidades, Ahras e Tal Khabin. Bloquearam uma estrada vital para o abastecimento de outros rebeldes da zona, e que conecta a antiga capital econômica do país com a fronteira turca. Segundo o OSDH, na batalha 13 membros do EI e sete integrantes de outros grupos rebeldes morreram. Por sua vez, a Turquia convocou os embaixadores de Estados Unidos e Rússia para adverti-los contra qualquer apoio aos combatentes curdo-sírios.

A Turquia considera o Partido da União Democrática (PYD, curdo-sírio) como o irmão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), em rebelião armada contra Ancara desde 1984.
Na segunda-feira, o Departamento de Defesa americano anunciou que havia fornecido armas às milícias do PYD que combatem o Estado Islâmico no norte da Síria.

FONTE: AFP

 

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan
Ivan
8 anos atrás

O Exército Sírio ataca a partir de Damasco para o leste contra os rebeldes (certamente aqueles que são contrários ao EI também). O EI, por sua vez, ataca ao norte de Aleppo os rebeldes que são contrários ao próprio EI e ao Assad. Onde está o combate entre o Exército Sírio e o EI? Aparentemente estão ambos tentando eliminar os rebeldes (que são rebelados contra os dois) para em seguida se enfrentar… ou não. Da forma que Damasco com ajuda de Moscou está conduzindo o combate, a tendência é desaparecer todos os rebeldes pró-ocidente. Desta forma o mundo passa a… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Magoou, não chamaram nem o Maduro e nem o Evo, ainda…

“FoxNews just reported that Cuban Special Ops are in Syria supporting Assad.”

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/10/jesus-now-cuban-special-ops-are-in.html)

Soldat
Soldat
8 anos atrás

Off Topic:

Vídeo revelador que mostra os ?Amos treinando os terroristas do Isis……|||||||.

Será que os pros
Âmis terão coragem de ver o vídeo??????

https://www.youtube.com/watch?v=Kji6Jnuj1XY

Soldat
Soldat
8 anos atrás

Off topic:

Americanos Reais estão questionando o gerno Americano o porque que a Toyota esta abastecendo o Isis???????:

https://www.youtube.com/watch?v=LXzvSZCx_K0

Soldat
Soldat
8 anos atrás

Off topic3:

O Desespero desse militante do Isis pedindo ajuda ao senado McCain!!!!

https://www.facebook.com/inthenowrt/videos/536645593152481/

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

O dispositivo aéreo/naval russo na Síria:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/10/air-and-sea-graphic-of-russian-assets.html)

PS: Infelizmente já pode estar desatualizado.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

mas nem tanto!!!

Grupos da resistência moderada síria que receberam mísseis ATGW TOW:

(https://hasanmustafas.wordpress.com/2015/05/08/the-moderate-rebels-a-complete-and-growing-list-of-vetted-groups-fielding-tow-missiles/)

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC… …mas nem tanto!!! O sucesso das novas capacidades russas demonstradas na Síria: “Though the ministry claims to be hitting Islamic State targets, Western officials insist the Russians are primarily targeting the so-called moderate Syrian opposition, which has received materiel support from the US and its Western allies.” “According to Buzhinsky, Russia sees no difference between the hyper-radical Islamic State and the Western-backed moderate opposition, and has vital national security interests in destroying all extremist groups in Syria.” “Two weapons in particular have been seen: the Kh-25 laser-guided missile and the KAB-500S Glonass satellite-guided bomb.” “…the majority of Russian… Read more »

Wagner
Wagner
8 anos atrás

Esse video aqui é beeeem melhor…

So que esta em russo, mas vale a pena pelas imagens !!

https://www.youtube.com/watch?v=luRrSoisGG4

Lembrando que até o )(*&¨%$#$%¨&*( do Steven Meyers , do Ny Times, admitiu que o poder russo foi subestimado pelos analistas ocidentais, que apenas ficavam vendo as dificuldades enfrentadas pelos russos, e ignorou-se completamente os sucessos.

Curiosamente, o foco nas dificuldades dos russos é exatamente o foco de alguns ” analistas” daqui, enquanto que os sucessos são propositalmente ignorados…

Mas, eu ainda estou aqui… kkkkkkkkkkkkkkk !!!

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

O triste simbolismo de ver material bélico americano capturado:

“The abject failure of the Iraqi army, with all the billions put into arming and training it, added insult to injury.”

(http://warisboring.com/articles/the-sad-symbolism-of-captured-u-s-military-hardware/)

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC… …mas nem tanto!!! O alarmante número de baixas civis causadas pela intervenção russa, na Síria: “Exactly three weeks after Russia decided to launch airstrikes in Syria, the country’s campaign has already been criticized for hitting non-ISIS targets, its violations of Turkish airspace, allowing its planes to fly too close to American ones, as well as a misfiring of cruise missiles from the Caspian Sea that mistakenly landed in Iran.” “On Tuesday, some light was shed on the civilian toll of Russia’s bombing campaign. According to the Syrian Observatory for Human Rights, 370 people have been killed by Russian… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Xí, quebrou…

“Russian warplanes sent to Syria to back the regime of Bashar Assad are breaking down at a rapid rate that appears to be affecting their ability to strike targets,”

“U.S. defense officials told USA Today. The cause: Syria’s harsh, dusty conditions.”

(http://www.usatoday.com/story/news/nation/2015/10/25/russia-vladimir-putin-ash-carter-syria/74586002/)