Coreia do Norte anuncia primeiro teste com bomba de hidrogênio

73
by Snoron.com
by Snoron.com

China, principal aliada do país, condenou a ação

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (6/1) a realização do primeiro teste com uma bomba de hidrogênio, muito mais potente que a atômica.

O anúncio provocou várias condenações ao redor do mundo. Países vizinhos, como Coreia do Sul e Japão, assim como França e Reino Unido condenaram o teste. A Casa Branca prometeu uma reação apropriada às “provocações” norte-coreanas. A China, principal aliada da Coreia do Norte, também expressou “firme oposição” ao teste.

O Conselho de Segurança da ONU anunciou que realizará uma reunião de emergência nesta quarta-feira em Nova York.

Nas regiões chinesas mais próximas ao centro de testes nucleares da Coreia do Norte, vários edifícios foram evacuados depois que os moradores “sentiram claramente os abalos”, informou a imprensa estatal.

De acordo com informações do governo, o teste foi ordenado pessoalmente pelo dirigente norte-coreano Kim Jong-un dois dias antes de seu aniversário.

“O primeiro teste com bomba de hidrogênio da República foi realizado com sucesso às 10h (23h30 Brasília)”, anunciou a TV estatal norte-coreana.

“Após o pleno sucesso da nossa bomba H histórica, nos juntamos ao grupo dos estados nucleares avançados”, disse o apresentador da TV estatal, antes de explicar que o teste envolveu um dispositivo em “miniatura”.

A bomba de hidrogênio, ou termonuclear, utiliza a técnica da fusão nuclear e produz uma explosão muito mais potente que uma deflagração por fissão, gerada apenas por urânio ou plutônio.

FONTE: Jornal do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Todos os países do CS condenaram, pô vai lá e passa a patrol, simples assim.

Carlos Campos
Carlos Campos
8 anos atrás

Não vejo a hora de o governo se sufocar lá CN, acredito q já passou da hora de CS invadir aquele território, o problema maior e a China q não quer um aliado dos EUA fazendo fronteira, um acordo seria interessante, os americanos ajudavam armas e mantimentos navios da USnavy com aegis e mais Patriot depois de o norte ser invadido os americanos saiem da península e vão pra casa ou Japão. Pronto parei de delirar

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

China como sempre faz “uma midia” mas no fundo apoia. Estes sim são os verdadeiros inimigos.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Caro Amigo Colombelli 6 de janeiro de 2016 at 14:53
Yes, te lembra algo no OM ? Rs

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

País mais sem noção que esse ai, estou p/ ver.

zorannn
8 anos atrás

Agora acabou a brincadeira.

Ninguém mais mexe lá. Basta um Scud velho, ou um Nodong para causar um belo estrago na Coréia do Sul.

Alex
Alex
8 anos atrás

A China é a principal interessada no atual status quo Coreias do Norte e Sul, porque sabe que uma unificação democrática das duas Coreias colocará tanques e tropas norte-americanas na sua fronteira.

Desde os anos 50 a Coreia do Norte é o anteparo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

eles é quê estão certo.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
8 anos atrás

A Coréia do norte é cachorro de guarda da China. Quando ela fala, late, ele late.Quando fala, vai deitar,ele vai deitar. Somente que agora, o cachorro esta muito bem nutrido e pode pular a cerca para morder os vizinhos.Como conter mais esta desgraça? As lideranças mundiais precisam de mais capacidade para lidar com situações extremas.

Victor Moraes
Victor Moraes
8 anos atrás

O gordinho parece que é uma maníaco, realmente. Maníaco homicida, ou maníaco suicida. Ou as duas coisas. O fato é que, ao invés de se tornar poderoso, como ele quer (o poder de matar não é um poder completo, mas o poder de fazer viver) ele se torna um alvo justificado. Ele se torna mais odiado do que temido. Talvez amado pelo povo cego vitimado por uma lavagem cerebral. Mas, uma hora ou outra, algum faminto norte coreano do povo resolve chupar o sangue dele. Talvez seja esta a maior esperança. Uma guerra, neste ponto, vai custar caro em termos… Read more »

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

zorannn 6 de janeiro de 2016 at 15:35
Bosco, SOCORROOOOO, HELP, SOS …….

Fernando
Fernando
8 anos atrás

alguém sabe se dentro da Coréia do Norte existe algum grupo clandestino de oposicionistas que poderiam, em um futuro, fazer um levante contra essa ditadura?

Bernardo-SP
Bernardo-SP
8 anos atrás

Pessoal eu ainda acho que só para disparar essa bomba foi construído uma fabrica inteira agora lança ela é outra coisa quem saber daqui 10 ou 20 anos

Jose Souza
8 anos atrás

Os EUA dizem que os dados analisados com a explosão não batem com dados produzidos por uma real Bomba H…

Alan
Alan
8 anos atrás

ninquem levava esse louco á serio,pra mim galera se preparem a 3 guerra não passa de 2016

rodrigo
rodrigo
8 anos atrás

Meu Deus quanta raiva e contrariedade….aquele país é soberano gente (e agora mais ainda) aceitem isso…. e não adianta espernear…ninguém metia o bico por lá…agora mesmo é que ninguém mete…..quanto ao povo coreano estar morrendo de fome tenho minhas dúvidas…nos desfiles militares vemos um exército monstruoso, bem nutrido e equipamentos em excelentes condições e suas cidades são bonitas, limpas, organizadas e não mostram sinais de um país miserável e morto de fome como quer nos fazer acreditar a mídia do ocidente. Não sou nenhum pouco simpático à nada que não seja verde e amarelo mas vejamos o caso desses argentinos… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Mortadela infiltration detected.

_RR_
_RR_
8 anos atrás

carlos alberto soares ( 6 de janeiro de 2016 at 14:33 );

Carlos,

Ali, o nível é outro… Mesmo considerando que não tenham como lança-la, penso que a arma nuclear pra eles ainda teria um propósito em caso de conflito: ser a arma do juízo final… Se invadirem, detonam no caminho de quem ousar entrar e que se lasque o resto… Não duvido que não hesitariam em faze-lo… Certamente se contempla essa possibilidade…

Saudações.

_RR_
_RR_
8 anos atrás

Colombelli ( 6 de janeiro de 2016 at 14:53 );

Colombelli,

Quanto aos chineses, penso que não se importariam em manter o suporte enquanto lhes conviesse… Contudo, essa guinada, se verdade, coloca os coreanos do norte em outro patamar em relação aos chineses…

Logo, até eles podem entender que os coreanos do norte podem se converter em uma ameaça aos seus interesses de longo prazo…

Saudações.

rodrigo
rodrigo
8 anos atrás

A minha “língua materna” é a portuguesa…. falada no país onde nasci e que reconheço como amada pátria mãe..o resto é o resto…. DESCULPAS! Rsrsrsrsrsr!…Certa vez estando eu num país da Africa e conversando com o cara ( o nativo) que se dispôs à ser nosso guia (em troca de uns dólares claro) perguntei-lhe como ele falava a língua portuguesa quase perfeita…e ele prontamente me respondeu que também falava inglês, francês, espanhol, arranhava mandarim, japonês e etc…eu muito surpreso o elogiei ao que ele me respondeu (me dando uma lição de vida que eu nunca vou esquecer) que falava todas… Read more »

_RR_
_RR_
8 anos atrás

Além da radicalização nas relações, uma outra consequência provável a longo prazo seria a nuclearização do Pacífico… Japoneses e coreanos do sul, por exemplo, apenas não tem a arma porque não querem. E logo, existe a possibilidade de que nem mesmo a interferência apaziguadora dos EUA poderia evitar isso…

Uma possibilidade seria os americanos estacionarem armas nucleares em países chave, deixando chineses e russos de cabelo em pé…

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Rodrigo, Então vá passar uma temporada no paraíso que é a Coreia do Norte nas próximas férias e nos traga uma visão isenta de lá. Nos diga o que viu. Se pôde ir em todos os locais que queria. Se todos têm direito de ir e vir. Se todos podem deixar o país quando bem entenderem. Se há liberdade de expressão, imprensa livre, e se essa história de campos de trabalhos forçados para presos políticos e assassinatos políticos é mera invenção. Aí sim você terá autoridade para criticar a “mídia ocidental”. Aliás, nos aponte uma mídia isenta e independente que… Read more »

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Agora, em relação à Coreia do Norte ser um país soberano e ter direito a ter armas nucleares, sem dúvida.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

O maior problema em relação a não conhecermos muito bem o que ocorre na Coréia do Norte é que por algum motivo que me é desconhecido os intelectuais e líderes de esquerda de nosso país, que flertam com o comunismo, e que poderiam nos dar maiores informações, não vão lá. Eles passas as férias nos EUA, Inglaterra, França, Caribe, etc. Possuem apartamentos na Champs Elyzees, em Londres, em Nova York, etc. Mas lá… Aí fica difícil e ficamos nas mãos da mídia ocidental sionista. O Lula por exemplo, quantas vezes esteve na Coréia do Norte depois que foi presidente? O… Read more »

rodrigo
rodrigo
8 anos atrás

Bosco! Obviamente que eu não sou louco para preferir o modo de vida e a cultura desses países que não a civilização civilizada da velha Europa, (aliás nossa raiz cultural), América do norte e até mesmo nossa América latina. Eu seria maluco se preferisse lugares onde se matam pessoas degolando-as vivas, onde cachorros são considerados seres demoníacos, onde se tira a vida de um camelo esfaqueando-o vivo, tudo em nome de uma seita chamada islã, lugares onde um cara com 70 anos casa-se com uma criança de 6 anos de idade e, fora outras barbáries que não sabemos e que… Read more »

donitz123
8 anos atrás

Sugestão de leitura. Nothing to envy – Ordinary lives in North Korea – Barbara Demick. ALTAMENTE RECOMENDADO. Um ponto. Ao contrário do que disseram a China não apoia estas atitudes da Coréia do Norte pois ela sabe que é um blefe que se for chamado pela Coréia do Sul e Estados Unidos acarretará na derrocada da ditadura norte-coreana. Isto levará a instalação de mais bases americanas perto da China algo que eles não desejam. Eu acho que se a China pudesse organizar um golpe de estado e derrubar a dinastia que está no poder eles já o teriam feito há… Read more »

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Bem ou mal as potências nucleares têm Estados que funcionam, com instituições que controlam pelo menos em tese o poder militar. Diferente da CN que só tem um maluco de 31 anos que é aclamado como se fosse um deus todo poderoso. Sou até simpático à ideia do Irã ter armas nucleares, mas nas mãos desse regime de maluco passa longe do minimamente razoável, que em vez de criar algum tipo de estabilidade cria sim uma alto nível de instabilidade. Ninguém dúvida que a escalada de eventos no caso de um conflito com a CN será muito mais rápida do… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

As armas nucleares, sem dúvida, são a caixinha de Pandora deste século. Quem tem possui poder sobre quem não tem.
Com relação ao Irã, não me agrada ver nukes na mão de aiatolás, embora o Irã esteja cercado de países nucleares. Tb não me agrada na mão deste gordinho maluco, e que Israel possa um dia governado por um ortodoxo antigoy.

juliano
juliano
8 anos atrás

não acredito que eles explodiram uma bomba de ” H ” é mais uma graça para a mídia mundial ficar publicando , posso tá errado mas se eles mau conseguiram produzir uma bomba atomica , como vão produzir uma de hidrogênio muito mais complexa e potente se fosse tão forte assim até os chineses iam pra cima deles ainda que foi próximo a fronteira da china , outro eles estão desesperado devido aos problemas econômicos e desastres naturais que vem acontecendo por lá estão fazendo barganha , o que eles explodiram provavelmente seja algum tipo de bomba suja ou artefato… Read more »

Zmun
Zmun
8 anos atrás

Ninguém está interessado no fim do regime norte coreano, nem mesmo os americanos e os sul coreanos. No dia em que o regime do gordinho maluco cair, não passará nem 5 minutos e haverá milhões de esfomeados tentando cruzar a fronteira em direção ao sul. A economia sul coreana não teria como absorver de uma hora para outra um segundo país aos farrapos. O bom seria uma transição lenta e gradual, mas isso nunca vai acontecer. Eu acredito que a única saída para americanos e sul coreanos é enviar algumas toneladas de arroz para que este maníaco troque no mercado… Read more »

Zmun
Zmun
8 anos atrás

Sobre o direito à posse de armas de destruição em massa, enquanto houver país que às possua, todos os outros também terão direto de às ter. A lei que é pra um, é pra todos.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Delfim 6 de janeiro de 2016 at 21:28
“….. e que Israel possa um dia governado por um ortodoxo antigoy.”
Errado ! Israel é uma Democracia estável, tem três poderes independentes, imprensa livre etc ….
Os meios Nuc não são acionados por um desejo de um governante.
O Protocolo é muito mais complexo do que se imagina. Pesquisar pode ajudar,
mas como você já citou que nunca irá visita-lo, recomendo desenvolver amizade no meio.
Muita coisa que a imprensa “isenta” omite ou destorce.
Shalom

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Caro Amigo Bosco 6 de janeiro de 2016 at 20:54 “Sou até simpático à ideia do Irã ter armas nucleares, mas nas mãos desse regime de maluco passa longe do minimamente razoável, que em vez de criar algum tipo de estabilidade cria sim uma alto nível de instabilidade.” Ufa, tomei um susto. Mas de qualquer forma vão ter que combinar com o Tio Jacob antes. (rs). Nunca terão. Isto sim é uma certeza absoluta. Detalhe, os Saudí(Al-Saud) foram avisados e vão “assistir”, simples assim. Por incrível que pareça o problema maior é a Jordânia, grande parte da população de não… Read more »

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

_RR_ 6 de janeiro de 2016 at 18:52 Não creio, comandos e outras ações neutralizarão antes. VOU CHUTAR: Quando a China perceber que poderá haver uma ação direta do Ocidente …… Ela sai na frente e “limpa” o terreno. Ai o gordinho vai virar hitler, desaparecerá ! (rs). É difícil, mas um(a) Estadista Americano poderia negociar isto com os Chinas: “É o seguinte mano, nóis vai invadi i limpa o terreno. Entregamos a bagaça para a Coreia do Sul, todo norte será incorporado a “la alemanha” tá. Porém nos retiraremos em seguida e o que ERA a RPC vai ser… Read more »

Jucá Freire
Jucá Freire
8 anos atrás

Senhores, o gordinho não tem armas nucleares, muito menos uma termonuclear miniatura, a explicação só os serviços secretos tem, mas não vão divulgar, a CN não tem capacidade intelectual e industrial para produzir armas atômicas, pessoalmente acho que a China emprestou uma das suas bombas para testar na CN e o gordinho resolveu faturar.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Sinceramente a mídia mundial poderia executar um boicote de notícias da Coréia do Norte. Ninguém sentiria falta.
Ô país chato!!!

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

A Coréia do Norte é um Auschwitz em pleno Século XXI, infelizmente para os Coreanos, lá não há petróleo.

Felipe Morais
Felipe Morais
8 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkk Bosco, só tenho uma coisa a dizer, muito obrigado. Ontem, quando vi o comentário do Sr. Rodrigo, me cocei para responder, mas estava ocupado e acabei não respondendo. Hoje, entro aqui e vejo suas respostas…foi mais do que suficiente, especialmente o segundo, em que questiona o porquê de grandes nomes da esquerda brasileira não visitarem a Coréia do Norte…excelente. Um trecho do comentário do Rodrigo me chamou a atenção. “Em fotos as cidades da CN não parecem tão ruins assim”. Um dia desses estava vendo uma reportagem que mostrava os arredores de lugares emblemáticos do mundo. E lá estava… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Soares.
.
Se um recurso nuke é de pronta resposta a um ataque nuclear, não pode ser de lenta tomada de decisões.
Aliás, Israel é signatário do TNP e da AIEA ?
Abs.

DaGuerra
DaGuerra
8 anos atrás

A China deu o recado aos EUA e ao Japão.

Vader
8 anos atrás

Já foi confirmado que a explosão foi de um dispositivo de fissão, e não uma arma termonuclear. Portanto, isso é apenas a boa, velha e falsa propaganda comunista. Mas só no governo de um estrangeiro mentecapto-socialista incapaz como o Obama esse país-lixo conseguiria fazer três testes nucleares (de fissão). Fosse qualquer outro o governante dos EUA e não o fraco socialóide e providências já teriam sido tomadas. Quais? Simples, avisa a China Vermelha que ou ela desarma o país-lixo, ou Tio Sam dará armas nucleares para japoneses e sul-coreanos, garantindo assim a “destruição mútua assegurada”. E fim de papo. Não… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Vader.
Realmente assim a coisa desandaria, mas acho que o Japão declinaria, por óbvios motivos históricos.
A CS talvez aceite.
Mas se a China desabar economicamente, não vai ter $$$ pra bancar seu gorduchinho de estimação.

Vader
8 anos atrás

Delfim, entre ter de manter bombas atômicas em seu território e tomar mais algumas bombas atômicas impunemente na cabeça os japoneses prefeririam a primeira opção, com certeza.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Realmente é complicado um país como o Irã que é uma teocracia que “ama a morte” e que reiteradamente prega a destruição de outro país ter a posse de armas nucleares, mas como nunca vi nenhum aiatolá se explodir e nem rasar dinheiro e sim mandar só os buchas de canhão de sempre, eu duvido que eles ponham seu país em perigo porque o deles estaria na reta, e quem tem, tem medo. Daí dizer que até posso ser simpático a um Irã nuclear mesmo porque o alvo deles é muito mais apto tanto a se defender quanto a atacar.… Read more »

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Zmun, Não existe uma lei internacional que sirva pra todos. O máximo que Deus deixou foi os Dez Mandamentos e lá não cita direito de ninguém de ter armas nucleares, salvo se havia um décimo primeiro mandamento que foi apagado com o tempo. Ou seja, ninguém tem direito de nada muito menos de ter armas nucleares. Os que as possuem o fizeram por pura força, entubando o resto do mundo e coagindo esse resto de não as ter. Simples assim. Nenhum país pode alegar que tem direito a ter armas nucleares. Isso simplesmente não existe. A soberania de um país… Read more »

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Não existe ideia mais errada e ingênua que defenda que países têm direito a ter o que quiser porque outros as possuem. Sempre vemos alguém dizendo que o Irã tem direito a ter armas nucleares porque Israel tem, ou, a Coréia tem direito a ter armas nucleares porque é um país soberano. Ora! Tenha dó! Não é assim que funciona. A soberania no âmbito internacional é um fator relativo e no mundo complexo de hoje é bem menos amplo do que se pode imaginar. Por exemplo, a Ucrânia de forma democrática fez uma revolução popular e derrubou um presidente corrupto.… Read more »

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Bosco.
OK, mas como deixar de ser um galinho bicado e se tornar um bicador nem nukes ?
Ou deixar de ser um gnu e se tornar um leão ?

Veja que eu não defendo que o Irã tenha nukes só por causa de Israel, e sim por causa da Turquia, Rússia, Paquistão e Índia, também. Sem falar que podem haver nukes americanas no Afeganistão. Mesmo que não fosse uma república islâmica, é uma necessidade de Estado.

E se a Argentina tivesse nukes, o que faríamos ?

Vader
8 anos atrás

Por isso que eu acho que o Tio Sam deveria publicamente fornecer armas nucleares aos japas e coréias.

Aí acabava com essa babaquice desse gordo imundo ficar chantageando estas democracias orientais de uma vez por todas.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

A meleca é que se não houvessem nukes no mundo já estaríamos na 5ª ou 6ª guerra mundial.