Soldado indiano resgatado com vida após seis dias soterrado na neve

14

8fev2016-foto-divulgada-pelo-ministerio-da-defesa-da-india-mostra-soldado-do-exercito-e-cao-em-busca-por-sobreviventes-de-avalanche-no-glaciar-siachen

ClippingUm soldado indiano soterrado por uma avalanche no Himalaia foi resgatado com vida seis dias após o deslizamento, anunciaram autoridades nesta terça-feira (9). Outros nove militares morreram no acidente.

No último dia 3 de fevereiro, uma enorme avalanche atingiu um posto do Exército indiano, localizado no glaciar de Siachen, na Caxemira. O glaciar que fica a 5,8 mil metros de altitude, próximo à fronteira com o Paquistão. Após um dia de buscas, militares afirmaram que as chances de encontrar sobreviventes eram remotas.

No entanto, o soldado Hanamanthappa Koppad foi encontrado consciente, mas desorientado, na noite de segunda-feira (8). Ele foi soterrado por 11 metros de neve, a uma temperatura de 45 graus Celsius negativos. “Ele estava gravemente desidratado, com hipotermia, hipóxia, hipoglicemia e em estado de choque”, afirmou o Exército indiano em comunicado.

10fev2016---o-soldado-hanamanthappa-koppad-foi-encontrado-consciente-mas-desorientadoO soldado foi transferido para um hospital em Nova Déli, onde está em coma e permanece em estado crítico. O Exército afirmou que os próximos dias serão decisivos para a recuperação do militar. “Esperamos que o milagre continue”, disse o general D.S. Hooda, acrescentando que é extremamente raro que uma pessoa sobreviva tantos dias enterrada na neve.

O comandante militar afirmou ainda que o soldado parece ter sido soterrado junto a uma tenda, que poderia ter criado uma bolsa de ar e permitido que ele respirasse.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitou o militar nesta terça-feira e afirmou que lhe levou orações de todo o país. O pai de Koppad afirmou em entrevista a uma emissora de televisão que a família ficou muito feliz após saber que o filho sobreviveu. “Deus foi sido muito bom conosco”, disse.

As avalanches e os deslizamentos são frequentes nessa região no inverno, quando a temperatura pode chegar a -60ºC. Estima-se que, desde 1984, cerca de 8 mil soldados morreram no glaciar de Siachen, vítimas de avalanches, hipotermia e doenças causadas pela altitude.

FONTE: DW , via UOL

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marinho Av
8 anos atrás

nasceu de novo

Jose Souza
8 anos atrás

resta saber as sequelas….

Space Jockey
Space Jockey
8 anos atrás

Não é facil… isso tudo culpa do problema da Caxemira. Quando a India deixa o local com pouca guarda acontece como em 98, o Pakistao invade. Daí são obrigados de deixar tropas em situaçao de privaçoes extremas.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

8 mil mortos e para quê ?
Boa sorte ao sobrevivente.
Gostei o cachorro da foto.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Saindo um pouco do tópico, olhando pra foto… hindus tem a pele escura, mas não são negros… são arianos.

Até hoje quero saber a erva que o vegetariano cabo austríaco comeu, pra dizer que os alemães eram arianos.

Gustavo Azevedo
Gustavo Azevedo
8 anos atrás

Fazendo uma breve análise sobre a notícia do UOL e de vários outros canais de notícias, seria muito importante que a matéria contemplasse um breve histórico sobre a disputa pelo Glaciar de Siachen, já que esta corresponde a uma das várias vertentes do conflito/disputa na/pela região Caxemira. Seria importante até para explicar que o número de mais ou menos 8 mil mortos corresponde as perdas tanto da Índia quanto do Paquistão.

Nonato
Nonato
8 anos atrás

Se há avalanches constantes e ja morreram oito mil soldados (pergunto, entre civis, em qualquer parte do mundo existem tantas mortes em regiões semelhantes? Ha algo errado na logística militar indiana? Talvez haja um nicho para inventores ou especialistas bolarem soluções para isso. Abrigos antinevasca. Talvez algo subterrâneo que possa, passa a avalanche, derreter a neve que ficar por cima. Ou outros abrigos do gênero para patrulhas. Para mim ciência e tecnologia é isso. Encontrar soluções para problemas. E geralmente as soluções mais prestigiadas são aquelas para problemas que é maioria diz ser de difícil solução (pois ainda não ha… Read more »

dieter91360
dieter91360
8 anos atrás

Morreu. RIP

jagderband#44
jagderband#44
8 anos atrás

Gostei da lata do 4 patas da foto.

Nonato
Nonato
8 anos atrás

Morreu? Que pena. Em época de redes sociais, as pessoas ficam muito ansiosas, páginas no Facebook precisam ser alimentadas várias vezes ao dia para deixar os grupos satisfeitos, saciar sua adrenalina. Mas na área da defesa, as notícias são de longo prazo. Tipo daqui a dez anos o exército pretende comprar 500 blindados. Claro que algumas dessas novelas ao estilo fx 2 ou os rafales indianos rendem anos de matérias, acessos e comentários. Mas não é fácil ter notícia quente várias vezes ao dia. E os leitores ficam assessando várias vezes na ânsia de que, naquele minuto, tenha saído matéria… Read more »

Nonato
Nonato
8 anos atrás

O ciclo de notícias sobre um novo equipamento de defesa é bastante longo. Começa com rumores de que país tal planeja desenvolver avião, navio, tanque tal… Pode passar um, dois, três anos nos rumores. Depois sai o anúncio de que o desenvolvimento foi autorizado. Que a previsão é que daqui a cinco, dez anos o equipamento estará operacional… Passa o tempo. Sai na imprensa que o desenvolvimento está em fase B. O Governo anuncia no orçamento. O cronograma atrasara em dois anos. Notícia quente, avião é visto voando… vazam fotos do tanque circulando nas redondezas da fábrica. Primeiro protótipo faz… Read more »

Blackcat
Blackcat
8 anos atrás

Delfim, você está a generalizar; a Índia é composta por várias etnias, os indianos de pele escura são originários do sul do país, e são definidos como “dravidians”, os “aryans” são originários do norte da nação, e possuem pele e olhos claros.