Dilma-no-centro-do-PC-do-B-comunista-2
Presidente Dilma no Congresso do Partido Comunista do Brasil em 2013. Nas extremidades, aparecem as figuras de Marx e Lenin

Por Sergio Augusto de Avellar Coutinho
Ombro a Ombro, Out/2002 / Mídia Sem Máscara, Ano 1, n.º 4, 16/Out/2002

Logo depois do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956 nasceu uma nova versão da revolução marxista-leninista que ficou conhecida por Via Pacífica para a tomada do poder nos países não comunistas. Em síntese, a via pacífica ou etapista é uma alternativa ao assalto direto ao Estado, recomendando que a revolução socialista seja realizada em duas etapas. Na primeira, denominada Revolução Nacional-Democrática, o partido revolucionário usa as franquias democráticas do país e desenvolve uma ação política aparentemente legítima para conquistar o governo pela via eleitoral.

Esta fase política admite alianças com todas as tendências de esquerda e mesmo com organizações burguesas de centro e de direita para eleger um candidato próprio e estabelecer um Governo Popular-Democrático, um Governo de Coalizão, Governo dos Trabalhadores ou com qualquer outro nome de fachada, conforme a conveniência ou tendência política do Partido hegemônico.

A segunda etapa, denominada Revolução Socialista, é aquela em que o partido ou frente elabora a “acumulação de forças” e cria as “condições subjetivas e objetivas” para realizar o “salto qualitativo”, ato de força (golpe-de-estado ou violência armada) para tomar o poder pleno, implantar a Ditadura do Proletariado e impor a nova ordem socialista.

Esta versão de tomada do poder também foi tentada por Salvador Allende no Chile em 1970/1973, quando foi eleito Presidente da República com o apoio de uma frente de esquerda denominada Unidade Popular. Tanto no Chile como no Brasil, a tentativa de tomada do poder, levada a efeito após a conquista legal do governo, fracassou porque foi possível a intervenção político-militar em resposta ao apelo da sociedade nacional, para quem ficou evidente o projeto revolucionário comunista conduzido sob a máscara constitucional.

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra venceram o primeiro turno das eleições presidenciais de 2002. Um deles será o nosso novo Presidente da República, com direito à reeleição.

Outra vez, passados quase 40 anos, a Via Pacífica volta a ter oportunidade de ser tentada no quadro político que decorrerá dos resultados das eleições presidenciais no Brasil.

O que poderemos esperar de cada um destes presidenciáveis, ambos de esquerda radical?

Dilma discursando com a imagem de Lenin atrás
Dilma discursando com a imagem de Lenin atrás

O candidato José Serra do Partido da Social Democracia Brasileira é um marxista, ex-agitador estudantil e foi militante da antiga Ação Popular de inspiração marxista-leninista. Seu discurso é ambíguo mas sua entrevista à revista VEJA (nº 94 1772, de 09 Out 2002) deixa transparecer sua aproximação com o gramscismo. Se eleito e vier a seguir a concepção de Antonio Gramsci, vai tentar o “salto qualitativo” para tomar o poder. Entretanto, o seu Partido não é gramscista; é de tendência marcadamente Fabiana, isto é, social-democrata de versão britânica. Por isto, é provável que não tomará a posição revolucionária de partido orgânico em apoio a uma ruptura para a tomada do poder. José Serra deverá ser levado a se conformar com o papel de socialista radical, muito mais do que FHC, aprofundando as reformas socializantes.

O candidato Lula da Silva representa o Partido dos Trabalhadores, partido socialista revolucionário de práxis fortemente gramscista. Apesar de sua feição original nasserista (supostamente de socialismo nacionalista) está integrado ao Fórum de São Paulo, organismo que o liga ao regime do coronel Chavez da Venezuela, à ditadura de Fidel Castro e a mais de três dezenas de partidos e organizações comunistas no mundo, inclusive as FARC da Colômbia.

“O projeto do PT é conquistar o poder (não só o governo) para transformar o Brasil numa sociedade democrática (sic) e socialista. Para acabar com o capitalismo e iniciar a construção de uma sociedade socialista, é necessário, em primeiro lugar, realizar uma mudança política radical: (…) promovendo uma verdadeira revolução democrática no Brasil”. (http://www.pt-rs.org.br/docs/oqueept.htm) Muito possivelmente o Partido dos Trabalhadores poderá tentar o “salto qualitativo” para o socialismo criando as condições para a ruptura usando as “pressões de base” (lembrar os “caras pintadas” de 1992), as “pressões de cúpula” e o recurso do referendo popular para superar possíveis resistências do Congresso às mudanças socializantes implementadas pelo Partido. Contará para isto com a militância partidária: sindicalistas, estudantes, movimentos populares e clero progressista.

Para o momento da ruptura poderá contar com o Movimento dos Sem-Terra (MST) para agir como braço armado. Quem viver, verá.

NOTA DO FORTE: como previu Sérgio Coutinho, Lula venceu as eleições em 2002 e o PT está no poder há 14 anos. Com os esquemas de desvio de recursos públicos para o partido e aliados, Mensalão e agora o Petrolão, o PT buscou permanecer no poder por tempo indeterminado. O golpe dado pela presidente Dilma de colocar Lula como ministro da Casa Civil tem como objetivo fazer com que ele volte a ser presidente em 2018. Segundo o ministro do STF Gilmar Mendes, com os recursos desviados pelo Petrolão ao PT, o partido tem condições de bancar eleições até 2038.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Passos
8 anos atrás

Olavo de Carvalho tem razão.

Gerson
Gerson
8 anos atrás

Que visão irreal e discriminatória…

Gerson
Gerson
8 anos atrás

Visão irresponsável e tendenciosamente ridícula…

Felipe Silva
8 anos atrás

Parabéns, amigo Alexandre galante. A trilogia está melhorando sua qualidade a cada dia que passa. É bom divulgar essas coisas pra esclarecer uma parte dos amigos comentaristas do blog, sendo que alguns ainda tem a visão deturpada sobre a mentalidade revolucionária e não compreendem muito bem a dimensão do perigo que ela representa.

Alex
Alex
8 anos atrás

O que se pode dizer de um artigo em que o autor considera José Serra e Lula, “esquerda radical”? Qual o sentido de publicar um artigo politico de 14 anos tão ridiculo de algo chamado “Mídia sem Máscara”?

Mateus Oliveira
8 anos atrás

A verdade dói.

junior
junior
8 anos atrás

Vi Vários símbolos do comunismo lá na manifestação a favor do lula e da dilma.

Alex
Alex
8 anos atrás

A burrice, o fanatismo extremista e a ignorância politica doem mais ainda.

Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
8 anos atrás

Alguém viu uma bandeira do Brasil na manifestação do Lula?

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Só uma curiosidade, vocês realmente acreditam que a cúpula do do partido que governa o Brasil é realmente comunista? (Serra lider revolucionário de esquerda? kkkkkkkkkkkkkk)

Felipe Silva
8 anos atrás

Sim. Essa é realidade. Apenas tome cuidado para não cometer falácias de apelo ao ridículo, ok? Por definição isso nada significa como argumento.

Emerson R.B
8 anos atrás

Parabéns pessoal da trilogia!!! Excelente artigo com teor político, coerente com fatos históricos do Brasil e do mundo. O Alexandre Galante cita passagens do passado de Serra e Lula ,mostra o passado histórico dessas organizações partidárias.Mesmo assim pra algumas pessoas que não conseguem LIGAR A com B e chegar a C, não entendem todo o quadro político atual com o passado.Como se IDEOLOGIAS E ORGANIZAÇÕES BROTASSEM DO NADA, e não tivessem uma ORGANIZAÇÃO muito bem planejada por trás, INICIANDO SUAS ATIVIDADES COMO UM “EMBRIÃO”, e futuramente se tornando um MOSTRO se nada for feito para impedilos. Ja disse aqui e… Read more »

Felipe Silva
8 anos atrás

Emerson R.B, Fez bem você tocar nessa questão da desinformação. Existem dois livros que foram recentemente traduzidos para o português, chamam-se: ”Desinformação”, do ex-agente que era chefe da agência Securitat romena, Ion mihai Pacepa, que tinha como função pessoal ser o braço da KGB no oriente médio, criando o terrorismo islâmico como o conhecemos hoje; e o livro ”A KGB e a desinformação soviética”, do ex-agente da KGB Ladislav bittman, que explica em detalhes como a KGB trouxe a ”revolução” para a AL e a alimentou, treinou e armou para dar um sequência de golpes nos países, tendo como principal… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Parabéns ao Forte! Fazia tempo que não via um artigo tão legal!

Dói demais na PTzada a afirmação que o PSDB que eles chamam de direita é tão de esquerda quanto eles.

Quanto a José Serra, na época do Regime Militar realmente era agitador e líder estudantil, tanto que precisou fugir.

Lulla que os PTebas acham o suprassumo do revolucionário nunca tomou nem um tapa na orelha.

Luiz Campos
Luiz Campos
8 anos atrás

“A verdade explode cada vez que eu minto” – Titãs.

Leonardo Pessoa
Leonardo Pessoa
8 anos atrás

Francamente nunca imaginei que um dos editores do Trilogia seria capaz de pegar um texto político e de base lógica tão frágil que beira o sensacionalismo, e utilizar como insumo de uma análise do desenrolar dos fatos e com conclusões tão ingênuas. Acho desnecessário ter que relembrar o básico da apuração de um fato jornalístico (ouvir a outra parte). Caso tivesse conversado com qualquer estudioso sério dos movimentos de esquerda ouviria gargalhadas e entenderia o ridículo que se expôs a publicar isso. Decepcionante.

moshe dayan
moshe dayan
8 anos atrás

nunca pensei q aki no forte havia tantos comunistas…

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Galante, permanecer no poder é o objetivo de qualquer grupo político (eles falam de “oxigenação política” apenas quando estao na oposição), o problema é “por quais meios” isso acontece. Cada vez mais sabemos das ações escusas que o atual partido governante fez uso para financiar suas campanhas e permanecer no poder. Só que discordo dessa pecha de “comunistas”! Pra mim são oportunistas, que montaram uma mentira enorme com essa imagem, com essa ideologia, para criar uma rede de apoio em diversos setores populares e deu certo, tanto que cooptou centenas de milhares de pessoas por meio de sindicatos, diretórios acadêmicos… Read more »

Luciano
Luciano
8 anos atrás

*como Comte Villas Bôas falou

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Analisar o comunismo apenas como uma ideologia é coisa para amadores. O comunismo é melhor definido como um movimento. Por isso os países da AL sempre se ajudam. Com quem o Brasil busca apoio? Rússia e China. Quem o Brasil apoia ? Ditaduras ao redor do mundo. Estão sempre se ajudando. No Brasil praticamente só tem partidos de esquerda. E quem é a oposição? A esquerda, com uma outra roupagem . Não importa a ideologia.

Emerson R.B
8 anos atrás

Sim “Felipe Silva 20 de março de 2016 at 2:05 “, OTIMA RECOMENDAÇÃO!!

Pra quem quiser mais informação sobre o assunto, recomendo um vídeo de um ex-agente da KGB Yuri Bezmenov, sobre como eles fazem a SUBVERSÃO nos Países-alvo da Extinta URSS.Data é 1983, e olha como as coisas estão hoje, se bem que naquele época o processo ja estava em andamento ja a algumas décadas la nos EUA.
https://www.youtube.com/watch?v=iK4kZSU-5Cg&list=WL

Emerson R.B
8 anos atrás

Desculpe colegas, ERRO MEU!=/
Postei o link do video e não o do compartilhamento.Vou postar um outro aqui, se der pau nesse tbm ,não postarei mais nenhum video nesse poste do artigo , pra não quebrar o tamanho dos comentários.
https://youtu.be/iK4kZSU-5Cg

Felipe Silva
8 anos atrás

Perfeito ^^

Delfim
Delfim
8 anos atrás

ATENÇÃO : A presidente Dilma Rousseff deverá dar início na próxima semana a uma agenda de entrevistas à imprensa internacional. Dilma afirmará que está sendo vítima de uma tentativa de golpe, argumento que tem usado em seus discursos domésticos mais recentes. http://www.blogdokennedy.com.br/dilma-dira-a-midia-internacional-que-pode-sofrer-golpe/ . Lei 7170/1983; Art. 1º – Esta Lei prevê os crimes que lesam ou expõem a perigo de lesão: I – a integridade territorial e a soberania nacional; Il – o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito; Art. 8º – Entrar em entendimento ou negociação com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes,… Read more »

Antonio Cançado
8 anos atrás

O plano era este: Lula, a figura popular, seria eleito, e abriria as portas do governo para o resto do bando entrar. Esta seria a tal’ primeira etapa’. A ‘segunda etapa’ viria em 2006: José Dirceu se candidataria à Presidência, e com a ajuda de Lula seria facilmente eleito, Isso consolidaria o projeto, e o golpe viria em seguida.
Eles só não contavam com a improvável participação do deputado Roberto Jefferson, que simplesmente MELOU tudo…rsrsrsrsrsrs

Ulisses
Ulisses
8 anos atrás

Fantástico Emerson R.B,

Eu ia indicar o vídeo qd vi sua mensagem.
Precisamos discutir bastante esses temas basilares.

Há um outro vídeo com uma entrevista mais a palestra já indicada.

Reforço aos q não conhecem q assistam.

Vale muito a pena.

Entrevista e depois a 1:22:00 palestra

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://m.youtube.com/watch%3Fv%3Dd0fTJqeRXCE&ved=0ahUKEwjD4LqfxqXLAhWDx5AKHaQSAxMQtwIIHDAA&usg=AFQjCNGcGOqUJ-YfwibIc_p9s8X4ig6FWQ

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Tudo que o pt precisa é de dinheiro e de gente como o “Gerson” pra se perpetuar na roubalheira. Sabem que se perderem as bocas e forem pra iniciativa privada ou se não estiverem acobertados nos sindicatos morrem de fome. Não são muito amigos de “trabalho de verdade”

Ivan dos mares
Ivan dos mares
8 anos atrás

Boa Noite. O texto pode ou não ser verdadeiro e ter fundamento_____________________…mas jamais devemos elimina-lo. não podemos ter mente fechada e deixar de avaliar as possibilidade. Faz tempo que eu particularmente percebo, assim como meu pai (votou no PT em 2002) que o PT não tem mais projeto de governo, mas sim um projeto de Estado, algo que ultrapassa uma administração…isso é péssimo para o país, É ________________________________________. sabem o que me chama muito a atenção nesse último mês? a quantidade de pessoas que reconhecem o governo atual como corrupto e mesmo assim apoiam ele, mesmo sabendo que o Lula… Read more »

Mateus
Mateus
8 anos atrás

O Gerson parece a Dilma gritando que a “quebra de sigilo judicial” é “Grampo ilegal irresponsável”. Tendencioso é 247, Carta Capital, Telesur, PUC….Fala sério…

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Onde está escrito AL leia-se AS. E finalizando, a ideologia deles só serve para enganar os outros. Só o que importa é o poder.

Caio Romão
Caio Romão
8 anos atrás

É impressionante como somos atrasados… A América Latina é o único buraco do mundo, com exceção da Coreia do Norte, onde ainda tem gente que professa essa ideologia ridícula chamada comunismo. Parece que paramos no tempo, e o cenário do dia em que paramos é aquele fatídico dia de 1 de Janeiro de 1959 quando um bando de mendigos, imundos tomaram a cidade de Havana.

Ivan dos mares
Ivan dos mares
8 anos atrás

Boa Noite

Desculpa, é que usei algumas palavras e frases em maiúsculo para dar uma maior ênfase para o entendimento do texto. Não tive a intenção de gritar. Obrigado pelo aviso, não vai se repetir.

Tudo de bom!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás
Luiz Paulo
Luiz Paulo
8 anos atrás

Srs. Trabalho em um Instituto Federal e conheço outras instituições de ensino federal. Vcs não tem noção do tamanho da lavagem cerebral que ocorreu em nosso país. Tirar a Dilma ou o PT é só o primeiro passo. Serão anos e anos de desintoxicação progressista/comunista… Árduo trabalho de cada pai e mãe de familia vigiar e denunciar o que os ‘mestres e doutores’ ensinam pros filhos. Entendam: podem tirar todos os corruptos de Brasília, mas se a fábrica de produção de pessoas alienadas continuar, a coisa não muda. O próprio ‘mula’ falou no documentário dele ainda em 2002: “só chegamos… Read more »

Emerson R.B
8 anos atrás

Obrigado “Ulisses 20 de março de 2016 at 15:38 “, eu vou dar uma olhada nesse vídeo,vlw.

Rodrigo Passos
8 anos atrás

* Só o que importa, para eles, é o poder.

M. Silva
M. Silva
8 anos atrás

O Brasil, para os comunistas, será a cereja do bolo, a jóia da coroa.

Imaginem a miséria nacional sustentando o comunismo em toda a América? É isso que eles querem e é isso que o PT anda fazendo dando mesada para Cuba.

Bueno
Bueno
8 anos atrás

Dilma: “Vou dar um exemplo pra vocês. Grampeia o presidente dos Estados Unidos e vê o que acontece com quem grampear” Resposta de Obama para Dilma>

gengisduEduardo Pereira
8 anos atrás

Bueno quem estava grampeado era o Lula e se fosse lá nos EUA a Dilma estaria presa por se meter em meio a processo investigativo tentando livrar um acusado da prisão. O grampo do Lula só provou o que todos já sabiam ,que a Dilma é pau mandado do Lula que é sim o grande cabeça desta facção criminosa chamada PT.

MOSHE DAYAN
MOSHE DAYAN
8 anos atrás

ahhhh se nós tivessemos acesso a tudo q os eua tem depois de ter grampeado a dilma no escandalo do wikileaks…não se esqueçam q as escutas envolveram gente da petrobras tbm…

MOSHE DAYAN
MOSHE DAYAN
8 anos atrás

muito em breve teremos o mundo ideal: trump eua, Bolsonaro br (cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e em seguida a Academia Militar das Agulhas Negras, formando-se em 1977. Integrou a Brigada de Infantaria Pára-quedista, onde se especializou em paraquedismo. Posteriormente também desenvolveu-se em mergulho autônomo)

Bueno
Bueno
8 anos atrás

gengisduEduardo Pereira, sim concordo plenamente e os peritos da PF se manifestaram. Peritos contratados pelos aloprados dos PTralhas para afirmarem que o grampo era no telefone da Dilma, confirmaram que o LULarápio que foi o grampeado e que não tinha ilegalidade na operação.

Daniel Ribeiro
8 anos atrás

Para quem duvida sobre a “Veracidade” da previsão, tão acertada que foi, é simples. Basta acessar o Web Archive (o histórico da Internet), e verificar que em Outubro de 2002 o site “Mídia Sem Máscara” já existia, e o artigo estava lá.

https://web.archive.org/web/20021115000102/http://www.midiasemmascara.org/materia.asp?cod=110

by mauro
by mauro
8 anos atrás

Amigos basta ver a saúde do pais, cade o dinheiro da saúde, onde foi toda a verba? Não tem hospital para comporta todo a a população que fica doente, onde fica os direitos do povo trabalhador, cade os empregos da área naval, industria e fabricas de automóveis e construção civil? O lula fala que odeia classe media só que ele hoje é classe media alta e toda sua família sem falar da politicada do PT. Mostra pra mim um pobre no governo do PT. Espero que tudo se resolva sem violência e dentro da lei e democraticamente. saudações a todos.

Sesmer
Sesmer
8 anos atrás

Na realidade o povo brasileiro por sí só já possui tendências socialistas na sua essência, até mesmo própria Burguesia nacional e o governo militar de também o foi. Bolsonaro que um membro postou ai em cima é estatista como foi o regime militar, também não serei hipócrita, eu gosto e acho necessário, algumas políticas esquerdistas.

Sesmer
Sesmer
8 anos atrás

*também o foi / *estadista