Brasilia - Entrevista coletiva do ministro dos esportes ,Aldo Rebelo

ClippingO ministro da Defesa, Aldo Rebelo, defendeu nesta segunda-feira (8), durante a cerimônia em comemoração ao Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, a atualização das Forças Armadas para garantir a soberania do país. Em entrevista após a cerimônia, Aldo Rebelo, admitiu que o orçamento das Forças Armadas não é suficiente para as necessidades do setor.

O ministro disse que, além de reverenciar os que lutaram na guerra, é necessário considerar a atualidade da importância das instituições e que “o Brasil disponha de Forças Armadas no estado da arte aptas e capazes ao exercício de defesa da sua soberania”. “Que o Exército, a Força Aérea e a Marinha estejam permanentemente preparados e capacitados para preservar as nossas fronteiras, defender a integridade do nosso território, a unidade do nosso país e a inviolabilidade do nosso espaço físico”.

Cortes

Este ano, houve corte de 25% na área, Rebelo disse que vários equipamentos têm sido comprados para assegurar a modernização das instituições. “O orçamento nunca tem sido o suficiente, mas, mesmo assim, temos preservado os programas essenciais, como o do submarino, o convencional e o nuclear”, disse.

O ministro destacou, entre outros programas, a perspectiva de aquisição de quatro corvetas projetadas para as necessidades da Marinha, o avião-caça de nova geração que o Brasil desenvolve com a Suécia e que a fabricação das primeiras unidades já está em andamento, além do avião de transporte KC390, que será utilizado na aviação de transporte militar.

“Estamos protegendo esses programas e isso tem sido o esforço do Ministério da Defesa. Houve corte no ano passado e houve corte este ano, em torno de 25% do orçamento inicial, mas, mesmo assim, liquidamos restos a pagar, matemos nossas contas em dia e vamos procurar preservar aquilo que for essencial para o reequipamento e a manutenção da atualidade das Forças Armadas”, disse.

Impeachment

O ministro disse que não poderia comentar os cortes previstos nos gastos públicos, caso seja aprovado, no Senado, o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer assuma o governo. “Esse assunto eu não posso debater, porque só posso debater temas relacionados com o governo da presidente Dilma”, disse.

Aldo Rebelo também não quis revelar se considera o impeachment um golpe. “A data de hoje é mais propícia para celebrar feitos dos nossos soldados, a defesa da soberania da nação e a defesa da democracia. Sobre este assunto, a presidente da República tem se manifestado e a ela devo todo apoio e solidariedade”.

O ministro disse que tem acompanhado pelos jornais o andamento do processo no Senado, mas quem tem falado pelo partido dele é a senadora Vanessa Grazziotin ( PCdoB-AM).

Cerimônia

A cerimônia pela 71ª comemoração Dia da Vitória, ocorreu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio. Além do ministro, teve as participações dos comandantes da Marinha, almirante de esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; da Força Aérea, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato; do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, almirante de esquadra Ademir Sobrinho; do secretário-geral do Ministério da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, e do comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Leonardo Puntel. Neste ano a organização, que é feita em sistema de rodízio, coube à Marinha.

Houve desfile de tropas e homenagens a integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), incluindo salva fúnebre de 15 tiros lançados da embarcação aviso de patrulha Albacora da Marinha, posicionada na Baía de Guanabara, em frente ao Monumento. Ainda na cerimônia, 289 personalidades civis e militares, 61 ex-combatentes da FEB e seis instituições, receberam a Medalha da Vitória, criada pelo Ministério da Defesa para homenagear militares das Forças Armadas e civis nacionais e estrangeiros que contribuíram para a divulgação dos feitos alcançados pela FEB na Segunda Guerra Mundial.

Público

O menino Vitor Munive, de 8 anos, acompanhou a cerimônia no gramado em frente a área do Monumento. Ele estava animado porque viu o primo Tiago Maciel desfilando pela Marinha e esta não foi a primeira solenidade que participou. “Eu já vi cerimônia de troca de espadim. Meu primo é da Marinha e eu fui ver, ele até já me deu um chapéu da Marinha e eu fico brincando e peço ao meu pai para fazer fantasia”, disse.

Vitor foi levado pelos avós Eloisa, de 77 anos, e Armando, peruano de 79 anos, que mora no Brasil há mais de 50 anos. Os dois são da Igreja Messiânica Mundial e sempre participam de cerimônias de culto aos soldados no dia de finados, que ocorrem também no Monumento.

“Acho interessante que no momento atual haja essa brasilidade, sentimento da pátria. Acima de tudo é a nossa pátria e temos que zelar por ela. Isso acima de qualquer coisa. Nosso país é um país grande e rico e temos que preservar esta liberdade. Ensino ao meu neto esta máxima: liberdade e ser patriota acima de tudo”.

FONTE: Agência Brasil, via Jornal do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

Mais um palhaço que não deixará saudade alguma. Está aproveitando enquanto ainda lhe dão a palavra. Gostaria de poder esquece-lo logo, mas prefiro manter a vigilância contra esse tipo de câncer que está matando o país.

Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
7 anos atrás

Se deus quiser , e eu acredito que ele queira ,esse *&¨%$# vai estar fora do MinDef na próxima semana.

Fábio CDC
Fábio CDC
7 anos atrás

Não Senhor Jakson Almeida. A partir de sexta-feira.

Agnelo
Agnelo
7 anos atrás

Após a queda do muro de Berlim, os partidos comunistas da Europa voltaram-se para um viés nacionalista. Aqui na América Latina, temos o bolivarianismo por parte dos castelhanos e no Brasil, infelizmente, os comunas abraçaram outras causas…. LGBT, cotas, e por ai vai… O Ministro Aldo Rebelo é um dos poucos que assumiram a agenda nacionalista. Tem buscado atender necessidades das FFAA, diferente de praticamente todos os comunas. O lado ruim dele é quem ele trás junto dele para os cargos comissionados… Esses é que são cruéis… Gostaria realmente que o Juhlgmann assuma esta pasta… Pelo menos os Cmt das… Read more »

junior
junior
7 anos atrás

Sabia que iria ter a palavra “democracia” na fala dele, esses caras adoram de falar em democracia na frente das câmeras enquanto por trás lançam manifestos em apoio a Coréia do Norte.

Gibson
Gibson
7 anos atrás

Aldo Rebelo um Comunista falando em soberania,atualização das FFAA,é muita hipocrisia…durante 13 anos do PT e 8 anos do PSDB as FFAA foi se deteriorando.Essa conversa de cortes é uma vergonha,é que roubaram tanto que não sobrou dinheiro para se aplicar de forma adequada no que importa.Se pegar o dinheiro desviado das Petrobrás e o dinheiro perdido financiando clube dos países aliados do governo,daria para termos FFAA de primeiro mundo.Um país com FFAA sucateadas por falta de recursos e que ao mesmo tempo perdoa dívidas de países vizinhos,vergonha!

pedro possa
7 anos atrás

Guilherme Poggio, De fato o ministro da defesa (por enquanto 10/05/16) Aldo Rebelo não fará falta, mas meus temores na verdade são da falta de interesse do governo federal e em geral da câmara dos deputados que está cagando pra defesa porém vejamos de uma maneira mais ampla se Michel Temer (que pessoalmente se interessa pelo assunto) conseguir influência para fazer um financiamento para programas chave como o já muitas vezes citado PROSUPER (que considero o grande projeto de maior urgência no momento) talvez seja bom a substuição de Aldo Rebelo seja satisfatória ainda que acredite que o ministério da… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

É amanhã que a casa cai.

Space Jockey
7 anos atrás

como disse outro forista anos atras sobre Dillma em evento parecido :
” palavras ao vento…”

jose luiz esposito
jose luiz esposito
7 anos atrás

O Ministro ALDO RABELO é um Homem sério equilibrado e nacionalista , já demonstrou isto em várias situações , é um dos poucos Comunistas brasileiros que eu confio !!

Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

Espero ver a Dilma assim amanhã:

comment image

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Vamos atualizar as FA sim… a começar pelo MD.
Vai-se o Ministro vermelho, a secretária pomba-gira, o assessor músico…

Antonio Cançado
Antonio Cançado
7 anos atrás

Ele pode, antes de deixar o cargo que jamais poderia ou deveria ter ocupado, amanhã ou depois de amanhã, sugerir essas atualizações a quem vier a sucedê-lo…
Já vai tarde.

dieter91360
dieter91360
7 anos atrás

Como todos ja estamos cansados de saber, sem menosprezar as demais forças, o que o Brasil precisa de mais urgente, e para ontem é defesa aérea. Francamente falando, estamos brincando de soldado nesse pais. Já na época da Segunda Guerra foi provado que quem domina a arma aérea, domina o campo de batalha.

Seal
Seal
7 anos atrás

Fala para o ministro que valeu a intenção, mas infelizmente ele vai ter que passar o bastão. Em tempo: Será que teremos novidades na Artilharia? http://tecnodefesa.com.br/exercito-brasileiro-conhece-armamento-de-artilharia-espanhol/

Jodreski
Jodreski
7 anos atrás

Defender a atualização das forças armadas até o golden retriever do meu vizinho consegue!
Quero ver é conseguir aprovar um aumento de verba para a pasta da defesa.

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Como pode um país que diz estar buscando melhores condições para sua população, pensar em investir dinheiro público em equipamentos militares totalmente desnecessários, e muitas vezes até obsoletos. Países como o Brasil; com necessidade gritantes, no âmbito da saúde, educação, e segurança interna. Não se pode dar ao luxo de investir bilhões em submarinos, aeronaves e tanques que não possuem muita utilidade. vide que a mais de Acredito em um modelo voltado para a segurança interna, de cidades, combate ao tráfico de drogas e demais crimes. A segurança externa seria delegada a países aliados e capazes de cumprir esta missão… Read more »

Edcarlos
Edcarlos
7 anos atrás

[Seal 11 de maio de 2016 at 11:47

Fala para o ministro que valeu a intenção, mas infelizmente ele vai ter que passar o bastão. Em tempo: Será que teremos novidades na Artilharia? http://tecnodefesa.com.br/exercito-brasileiro-conhece-armamento-de-artilharia-espanhol/%5D
.
.
.
Incrível como o obus espanhol se parece com o flak 88!

.
.
Saudações!

Predator
Predator
7 anos atrás

Delegar a Defesa Nacional para países estrangeiros é o mesmo que fazer o país de colônia…Não basta a esquerda noa vender para a China e me vem a direita sempre vendendo o país para americano e europeu… o Brasil é grande e suas forças devem ser grandes também!!! Podemos discutir se precisa de NAe ou outros tipos de armas…mas deixar a Defesa Nacional para outros é ridículo.

Predator
Predator
7 anos atrás

Alias como se economizar trilhões em defesa se os governos da marcha ré República nem investem direito nas Forças???

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Predator: discordo, A segurança interna seria 100% nacional. Já a externa seria delegada e/ou em parceria com países aliados, e capazes de cumprir esta missão no estado da arte. ( estados unidos) Minha sugestão seria a seguinte. – exclusão total das nossas forças armadas . – as únicas forças permitidas são as polícias, forças especiais, polícia de fronteira e guarda costeira. – a defesa externa, contemplando as fronteiras terrestres seria de responsabilidade exclusivamente dos Estados Unidos ou países da OTAN. – teríamos 5 bases dos Estados Unidos nas fronteiras com Argentina, Peru, Colômbia e Venezuela. – manteríamos ” unidades de… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
7 anos atrás

Sr ocidental sincero. O sr poderia não se esconder atrás de pseudônimo para permitir que possamos discordar das aleivosias que o destila, de forma direta e personalizada.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
7 anos atrás

Este que se esconde com o pseudônimo de Ocidental Sincero , deveria fazer-nos o favor de mudar-se para os EUA , esta se perdendo aqui , Estamos Cheios de ENTREGUISTAS , esquece ele que os EUA não são nossos Amigos !!

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Antonio Palhares: Somos um grupo de mais de 10 usuários, que eventualmente entramos no blog e expressamos a opinião do nosso partido, o GOP (acrônimo para Grand Old Party), coloquialmente conhecido em seu país como Partido Republicano dos Estados Unidos.

Com quem especificamente o senhor gostaria de falar?

Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

Ocidental Sincero, discordo muito. Simplesmente não faz qualquer sentido. A OTAN não costuma se meter em assuntos que não dizem respeito à Europa ou EUA. Os EUA, mesmo sendo nosso aliado natural preferêncial em termos de potência global, não teria nada à ganhar fazendo isso. Caridade, no sistema internacional simplesmente não existe. Sempre que nosso país entrou em guerra, e digo SEMPRE mesmo, fomos pegos de calças curtas devido à governos/povo de pouca visão global. Reclamam que lá fora ninguém é tão bom de Geografia quanto o estudante mediano brasileiro, mas isso é uma falácia que a própria história comprova.… Read more »

Pedro Mass
Pedro Mass
7 anos atrás

Ao grupo “ocidental sincero”: sinceramente sua opinião parece até discurso da presidANTA, ou seja, sem pé, nem cabeça. Países não têm amizades, mas interesses. Portanto sua proposta é apenas uma piada ou ainda um “balão de ensaio”. Resumindo: vá plantar batatas.

Renato B.
Renato B.
7 anos atrás

Falando no quase ex-ministro. Vocês já viram quem o Temer está cotando para ser o próximo MD?

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1770156-forcas-armadas-reagem-a-indicacao-de-deputado-para-ministerio-da-defesa.shtml

donitz123
7 anos atrás

Não, não, não. Newton Cardozo Júnior é mal elemento como o pai. Pelo amor de Deus, não faça isso, Temer. Newtão Porcão saqueou o estado de Minas quando foi governador, quebrou a Minas Caixa, comprou o trólebus que nunca funcionou entre outras presepadas.

donitz123
7 anos atrás

A mamãe do Newtinho, quando deputada federal fez parte da Comissão de Defesa Nacional e ia constantemente a Paris para conhecer a proposta francesa para o FX. Saiu de lá sabendo mais sobre grifes francesas do que caças. O DNA do menino é podre.

kfir
kfir
7 anos atrás

Temer continua a enfurecer os militares Brasil 11.05.16 15:54 http://www.oantagonista.com/posts/temer-continua-a-enfurecer-os-militares Folha de S. Paulo: A informação de que Michel Temer escolheu o deputado Newton Cardoso Jr. para o Ministério da Defesa caiu como uma bomba nas Forças Armadas. À Folha, um general da cúpula militar disse ser ‘inacreditável’ e espera ‘que a indicação não se confirme’. Em tom de desabafo, o militar disse que é ‘inacreditável que um menino de 36 anos venha a comandar homens de mais de 60 anos, num momento delicado de crise no país, às vésperas de uma olimpíada'”. Está certo que os militares estão subordinados… Read more »

moises
moises
7 anos atrás

Enquanto Aldo fala de investimentos, matou as ofertas para Alcântara só porque a melhor oferta era americana, resumindo, só fez mais do que seu partido sempre fez, colocar a ideologia na frente do bom senso. É tem gente que digere esse papo furado e acha que ele é nacionalista, tá bom. Vai embora e que nunca mais volte. E o cenário futuro evidentemente é tenebroso. O governo do Franco Montoro, onde Temer foi secretário da segurança investiu na PM depois da sucatização implementada pelo Maluf, ele já deu entrevistas falando em investimentos em projetos de segurança de fronteiras (sisfron) e… Read more »

moises
moises
7 anos atrás

Se escolheu o Newton Cardoso Jr., é porque ele é boi de piranha, ele acumula um pouco de currículo em troca de assumir uma bucha, o que confirma que a pasta da Defesa infelizmente vai levar muita pancada.

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Pra mim enquanto continuar essa alternância de governo entre esse pessoal acho que pouca coisa vai mudar na área militar. Não adianta discutir muito é muito revanchismo por parte deles. Os anos 60 ainda estão em sua cabeça e os Militares são o capeta, isso que já fazem 52 anos do golpe militar (que dizem que foi golpe) e mais 32 anos que os civis voltaram a governar. Enquanto tiverem essa mentalidade o país vai se desenvolver muito pouco tanto militarmente quanto em tecnologia. Já notaram que nossos políticos atuais eram jovens nos anos 60 e os políticos mais jovens… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Ocidental… . O que você propõe vai de encotro a Constituição, Artigo 142. Começa por aí… . “…upgrade eterno de aeronaves com mais de 60 anos” . Onde…? Os F-5, que são os meios mais antigos, tem uma média de 35 anos… . “…e não entramos em conflito de ordem externa/ global desde 1888…” . Fora a participação tanto na Primeira quanto da Segunda Guerra Mundial, o País tem integrado diversas missões de paz nos ultimos 70 anos… E isso equivale a participar de conflitos externos. . “…nossos aliados como Estados Unidos ou OTAN…” . O Brasil, embora seja um… Read more »

Jeffrey
Jeffrey
7 anos atrás

Esse Aldo na defesa é uma piada! Fazer promessa no último dia de governo…hipocrisia!

Jeffrey
Jeffrey
7 anos atrás

Ocidental sincero, discordo de tudo que você expressou…tudo mesmo!

Rogério Thees
Rogério Thees
7 anos atrás

Sr “Ocidental Sincero”, me parece que o senhor não frequentou as aulas de história geral, devido às sandices ditas anteriormente. Nunca permitiremos que o Brasil confie sua defesa à terceiros. Estude mais e poupe-nos de tanta estupidez.

junior
junior
7 anos atrás

A melhor opção para ministro da defesa é óbvia: Bolsonaro, ele é patriota e tem experiência no meio militar e de quebra enfureceria esse pessoal. Tiveram a ousadia de colocar um comunista como ministro da defesa nada mais justo do que colocar o Bolsonaro, achei uma notícia interessante de 1999 que mostra que desde os tempos do FHC que tentam cassar o Bolsonaro.
.
http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2505/po2505l.htm

Mauricio R.
7 anos atrás

E mais uma vez este ministério servirá de moeda de troca, aplacará a ira do PMDB/MG por poder.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
7 anos atrás

E penso em uma forma para os Problemas urgentes das FFAAs , o uso de pelo menos 10 Bi de Dolares das Reservas Internacionais , que seriam usadas no exterior , porque em contrário que alguns pensam , qualquer uso dentro do país faria uma inflação tremenda , uma parte para resolver os problemas urgentes da Marinha e outra mais urgente a compra de prateleira e ou arrendamento de Caças de Superioridade Aérea , a minha preferência seriam SUs russos ( SU 34/5) ou Gripens C e sobre este Ocidental Sincero ( coitado ) !

kfir
kfir
7 anos atrás
Pedro
Pedro
7 anos atrás

TCHAU QUERIDA!

Alexandre Samir Maziz
7 anos atrás

Kfir mitou agora com link do samba da Bete Carvalho rsrsrsr toma meu like !!!! abraços rsrsrsrrs

Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

Já exonerado…

Farias Cardoso
7 anos atrás

As F. A. serão brevemente atualizadas. Serão elevadas a categoria de guarda pretoriana.

FRL
FRL
7 anos atrás

Afe… até aqui chegou a “teoria da delegação”.

rocha
rocha
7 anos atrás

De volta a sucataria americana

Predator
Predator
7 anos atrás

Ao tal grupo Ocidental Sincero a minha proposta é armar as nossas forças com Nunes e apontá -las pra vocês… Assim vocês nunca mais vão propor essa idéia entreguista.

Predator
Predator
7 anos atrás

Nunes é o mesmo que nukes