Com Serra, Itamaraty muda tom e rejeita críticas de bolivarianos

178

itamaraty

José Serra inaugurou uma nova era no Itamaraty. Em seu primeiro dia como ministro das Relações Exteriores, divulgou duas notas rebatendo críticas de órgãos regionais ao impeachment de Dilma.

Nota 176

“O Ministério das Relações Exteriores rejeita enfaticamente as manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, assim como da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América/Tratado de Comércio dos Povos (ALBA/TCP), que se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil. Esse processo se desenvolve em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição Federal.

Como qualquer observador isento pode constatar, o processo de impedimento é previsão constitucional; o rito estabelecido na Constituição e na Lei foi seguido rigorosamente, com aval e determinação do STF; e o Vice-Presidente assumiu a presidência por determinação da Constituição Federal, nos termos por ela fixados.”

Nota 177

“O Ministério das Relações Exteriores repudia declarações do Secretário-Geral da UNASUL, Ernesto Samper, sobre a conjuntura política no Brasil, que qualificam de maneira equivocada o funcionamento das instituições democráticas do Estado brasileiro.

Os argumentos apresentados, além de errôneos, deixam transparecer juízos de valor infundados e preconceitos contra o Estado brasileiro e seus poderes constituídos e fazem interpretações falsas sobre a Constituição e as leis brasileiras. Além disso, transmitem a interpretação absurda de que as liberdades democráticas, o sistema representativo, os direitos humanos e sociais e as conquistas da sociedade brasileira se encontrariam em perigo. A realidade é oposta.

Tais juízos e interpretações do Secretário-Geral são incompatíveis com as funções que exerce e com o mandato que recebeu do conjunto de países sul-americanos nos termos do Tratado Constitutivo e do Regulamento Geral da UNASUL.”

Subscribe
Notify of
guest

178 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

agora nosso imposto vai deixar de sustentar políticos no exterior

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Maduro chamou o embaixador venezuelano em Brasília de volta. Fonte site revista Exame.

Nonato
Nonato
7 anos atrás

Temer e Serra precisam ter cuidado.
Estão temporariamente.
Não podem se dar ao luxo de ficar batendo boca com caudilhos.

Bosco
7 anos atrás

Volta Dilmaaaa!!!!!!!!!!!!
Volta Lulaaaaaaa!!!!!!
Não vou conseguir viver sem meus amiguinhos bolivarianos anti-imperialistas russófilos me criticando e me chamando de “ispicialista da Wikipédia fanboy disgraçado”. Eu gostioooo…
Snif, snif, snif …

Plinio
Plinio
7 anos atrás

Com Dilma, Temer, Aecio ou qualquer outro a coisa vai continuar ruim do mesmo jeito, independente de quem esteja la ou que partido esteja no poder ou oposição, o sistema continua igual, corrupto e incompetente.
Em quanto isso não muda pouco vai importa quem vai estar la.

Jefferson Bertoncini
Jefferson Bertoncini
7 anos atrás

Na minha opinião esse paises latinos americano o Brasil deve ter muito cuidado esse 3 países Venezuela, Bolívia, Equador e com esse Alienado diretor da unasul principalmente com essa história da ex presidente Dilma Rousseff usar aviões da FAB para falar do golpe que ela diz ter sofrido por que se ela conseguir convencer esses países latino americano eles vão o que declarar Guerra ao Brasil qual é contingente efetivo que o Brasil tem nas nossas fronteiras uma pergunta o Brasil. Tem instrutura para suportar uma guerra

zorannn
7 anos atrás

Eu discordo MUITO Plinio.
.
Se está errado tem que mudar. A unica possibilidadxe de que haja alguma mudança, por menor que seja, era tirando o governo corrupto que estava lá.
.
E se der errado, tiramos de novo.
.
Deixar como está é que não dá. Tem que dar a oportunidade a outro de acertar.

Gustavo
7 anos atrás

Já é uma melhoria o Itamaraty não ficar de cabeça baixa escutando desaforo de outros países e órgãos internacionais.

Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

Plinio 13 de maio de 2016 at 23:50

Discordo. O PT conseguiu ser tão ruim, que chegou a dar saudades dos maus governos anteriores.
Os petistas se anunciavam diferentes dos políticos tradicionais, e nisso estavam certos: eram diferentes para (muito) pior.

Juliano M
Juliano M
7 anos atrás

A carreira diplomática era uma das últimas carreiras de Estado (talvez junto às do BC e Tesouro) que funcionavam; sendo admirada e ambicionada por pessoas competentes e inteligentes de diferentes áreas de formação. Aí chegou o PT e fez do Itamaraty um puxadinho do Foro de SP, humilhando os que não dobravam os joelhos (Eduardo Saboia como exemplo) e ideologia que cheira naftalina. Celso Amorim foi o ápice do cavalo de pau dado a uma centenária e respeitada tradição diplomática. O “soft power” foi trocado pelo espírito Megalonanico e os interesses do país submetidos à cúpula partidária, organizada com o… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Uma pergunta…

Onde estão Samuel Guimarães e MAG Top Top ?

Eu não consigo ver tanta diferença qualitativa entre os ministérios do PT e do Temer, para mim este agora é apenas um pouco menos de esquerda metendo alguns socialistas fabianos.

Então ainda não nos livramos da praga da esquerda…

Popeye
Popeye
7 anos atrás

Voltamos a ter coragem.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Não eles não vão a guerra contra o Brasil,eles não tem bala na agulha para isso.A sorte nossa é quê os governos bolivarianos enfraquecem a sociedade como um todo tanto aqui como lá.Vão só latir umas bobagens logo esquecem.No front interno falaram se Dilma fosse impedida,teriam atos,hostilidades e até agora nada.O Brasil não depende desses pixulecos aqui do lado,temos de manter boas relações,só isso.O quente mesmo é quem tem dim- dim ,são os EUA,UE,Rússia e China.

estocando vento
estocando vento
7 anos atrás

pena q o brasil não é um país sério pois agora o q vai ter de invasão do nosso espaço aéreo pela venezuela não ta escrito e a fab vai fingir q nem vê ou não vai ver mesmo devido aos “buracos negros“ no nosso espaço aéreo…

paco
paco
7 anos atrás

E aí, o Serra vai ficar batendo de frente com todo mundo? A America Latina é toda de esquerda, o Macri está tendo uma oposição ferrenha na Argentina pois suas medidas atingiram fortemente os pobres q eram os beneficiados com os subsidios cortados. Ele já baixou o ton leiam os jornais

Nos USA Bernie Sanders – um comunista – venceria o Trump por 57 a 43. Não querem estado minimo lá onde ganham 10k mês vão querer aqui onde ganham 0,2k?

Esse projeto de estado mínimo perdeu nas urnas,é ilegítimo.

donitz123
7 anos atrás

Estou esperando para ver as tropas do poderoso exército boliviano marchando sobre Brasília para nos libertar dos golpistas. Será que ele vai cumprir a promessa???? KKKKK

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Brasil precisa ter um equilíbrio, nem ser capacho dos EUA (como foi por décadas e não ajudou em nada no nosso desenvolvimento) nem se envolver com esses malucos bolivianos.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Pior é ler quê os EUA estão por de trás de tudo manobrando para “acabar com as correntes progressistas na América Latina”. KKKKK Esse Maduro é piada.

Carlos Herculano da Costa
7 anos atrás

Em muitos anos não via uma atitude correta e rápida do Itamaraty mesmo com a esquerda comandando o Ministério do Exterior.
O Brasil, na UNASUL, representa a sobrevivência do FSP. Acabou a têta.
A nossa situação econômica impede o financiamento dessas ditaduras de esquerda.

.

João Adaime
João Adaime
7 anos atrás

O Serra nada mais fez do que expor a realidade dos fatos. Já estava na hora do Brasil parar de ser capacho dos bolivarianos. Essa turminha que beija a mão do Fidel é só papo. Basta bater o pé que eles fogem gritando caim, caim, caim. Se eles podem falar sobre nossa situação interna, por que nós não podemos simplesmente esclarecer o que se passa? O importante é nós não nos metermos dos assuntos deles. Como Rio Branco já tinha estabelecido mais de um século atrás. Porém, numa hipótese remotíssima, “se a Pátria amada for um dia ultrajada”, nada de… Read more »

Alexandre Samir Maziz
7 anos atrás

E um paradoxo essas falsas democracias Bolivariana querer criticar o Brasil , até parece que por lá a democracia acontece naturalmente , nosso suposto “golpe” foi tudo feito as claras com prazos para ela se defender e tal , ela errou a mão na hora de governar e esta pagando preço se o Temer vai ser bom não sei , mas pelo menos já e alguma coisa , com ela não dava mais para ficar( e será que ela volta após 180 dias ) . Deixa a “cachorrada” vizinha latir , a gente não estamos lá essas coisas em matéria… Read more »

Rafael
Rafael
7 anos atrás

Concordo com você Plinio. Se as estruturas não mudarem, pouco importa quem vai sentar na cadeira.

Heitor R.
Heitor R.
7 anos atrás

Bem, creio que o “podre” esteja bem preocupado. Os EUA consideram a Venezuela uma ameaça à segurança interna. Agora, os ventos mudaram no Brasil, que começa a engrossar o coro dos americanos… As duas maiores potências da América contra a mísera republiqueta.

Seal
7 anos atrás

O Presidente da Venezuela Nicolaz Maduro diz que se sente ameaçado e diz que os EUA estão por trás do que ele chama de “Golpe” no Brasil. É outro que terá o mesmo destino, reprovado por quase 70% da população de seu país. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/maduro-amplia-estado-de-emergencia-economica-na-venezuela.html

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
7 anos atrás

Tenho um grande amigo diplomata.
Segundo ele, boa parte do Itamaraty que apoiava o PT, apoiava por puxa-saquismo e de olho em promoções e lotações melhores. Foi só a Dilma ser afastada que já fizeram a barba, mudaram o discurso e passaram a elogiar o Serra.
Claro que tem os petistas roxos, mas é uma minoria e pode ser afastada dos postos-chave.
Por isso, não acho que será um grande problema assim o Itamaraty voltar a funcionar direito.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

É o negócio é desnaz,ou melhor desPTizar o Brasil.Desculpa meu teclado tá ruim.

Nonato
Nonato
7 anos atrás

Se nos invadirem é melhor. Um pretexto para a guerra. Entramos na Bolívia e Venezuela e ficamos com muito petróleo e gás.
E o impeachment fica valendo para todos os países.
Seremos um dos países com maior território do mundo…

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Pelo amor? EUA está em tudo até na m… q eu cag@………. Essas teorias me matam de rir

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Olha não é racismo mas misturar de mais nossa população com esses povos não acho bom, são muito diferentes, destruiria o país. Se formos atacados seria melhor tê los como protetorado provisório até eles pegarem os custos da guerra daí os deixamos de lado.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

#pagarem

SHTF and Preparation
7 anos atrás

Muito bom, muito bom. Avante Temer, estamos com você!

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Serra, em um dia fez mais que o Itamaraty nos últimos 13 anos…

donitz123
7 anos atrás

É off-topic porém é um desenvolvimento interessante porque a Nicarágua está no meio da turma citada na notícia.
.
https://warisboring.com/nicaragua-binges-on-battle-tanks-3e783e32cac3#.iai99f45y
.
Nicaragua Binges on Battle Tanks
The Kremlin’s plan to supply 50 T-72s

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

da história nada se esconde! ficara inscrito o que há muito tempo ja se cantava:muitos “são vermes e pensam que são reis”!a grande novidade é o anacronismo que sustenta a retórica dos vermes!vivemos no inferno de Sócrates!vivemos no império dos sofistas!vomita Brasil!!!!

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Eu não gosto do Serra. Ele é o típico ganancioso de poder, que perdendo as eleições para presidente, com, popularidade e fama razoável, venceu eleição para a prefeitura de São Paulo ( que não é pouca coisa) mas não administrou. Candidatou-se a governador mas também não ficou satisfeito e candidatou-se a presidente. Eu nunca votei nele, e isto talvez tenha sido fator de acensão de Lula e a turmitcha dele. Mas eu desejo boa sorte. Eu sei que José Serra não é tolo e é capaz de ser um bom ministro de relações exteriores, mas deve estar atento para não… Read more »

Farias Cardoso
7 anos atrás

Interessante fala-se em governo corrupto, mas não vi nenhuma prova contra a Presidente deposta, por outro lado, o atual é acusado de receber 5 milhões do Cunha, além disso nomeou 7 ministros investigados na Lava Jato.
O Ministro da defesa é acusado de ter desviado 33 milhões em contratos de publicidade do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)(http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/232227/Vigilante-lembra-den%C3%BAncia-contra-Jungmann-que-ir%C3%A1-assumir-defesa.htm).

Ai fica a pergunta: quem são os corruptos? os que estão saindo ou os que estão entrando?

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Aliás, ” eu não tenho culpa!” Eu não tenho culpa de tudo o que está aí. Eu nunca votei no Temer. Eu não votei na Dilma. Aliás, eu preciso confessar meus votos para você ver como eu tento ser um cidadão justo. Eu votei em FHC, sempre, mesmo odiando a Reeleição e a encomenda de moedas comemorativas do REAL. Ponto. Votei em FHC duas vezes. Depois, mais por rejeição à Serra do que por amor a Lula, eu votei em Lula. Depois, pensando que mais vale a alternância de poder se quereres uma república realmente democrática e equilibrada, eu votei… Read more »

zorannn
7 anos atrás

Olá a todos e especialmente a Farias Cardoso! . Caso não saiba, a corrupção existe em todo setor publico, do faxineiro ao cargo de confiança. Possivelmente quase todos os politicos sejam corruptos. mas a questão aí é outra: . O país precisa crescer, precisa honrar seus compromissos (principalmente a divida interna, que em caso de nao ser honrada causaria a quebra real de todo setor privado, passando por grandes empresas, fundos de pensões, bancos, eu e você). . Não interessa se sejam mais ou menos à esquerda. Isto não é para mim uma discussão ideológica e na atual crise nem… Read more »

paco
paco
7 anos atrás

Beleza Carlos, antes de fazermos da Venezuela um protetorado vamos ter q arrumar um jeito de neutralizar os S-300, BUK e TOR M1 deles não acha? Talvez os super tucanos sirvam como bucha…

Bosco
7 anos atrás

Farias, Mais que 5 milhões de dólares a presidente Dilma roubou 4 anos do mandato presidencial da nação dona do 9º PIB do mundo. Isso me parece que vale mais que dinheiro, não acha? Quem tem dinheiro consegue ter poder mas quem tem poder não precisa de dinheiro. Tem gente que rouba em espécie e outros que aceitam mandatos presidenciais. E pior, roubando com mentiras o voto de cidadãos que é a coisa mais sagrada numa democracia, que iguala a todos. O voto numa democracia vale mais que dinheiro e a Dilma roubou votos. Antes mesmo de tomar posse no… Read more »

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Bosco.Admiro muito seu saber sobre equipamentos bélicos,mas sua visão e análise da realidade política evidenciada no seu comentario se mostra muito abaixo daquilo que sua inteligência é capaz!

Bosco
7 anos atrás

E todos sabem que ladrão não passa recibo e que existe a figura do “laranja”.
Se a Dilma roubou ou deixou roubar eu não sei, mas sei que os 20 bilhões desviados só da Petrobras estão (estavam???) disponíveis para o projeto do PT, inclusive para financiar os correligionários ilustres que não possuem contas em paraísos fiscais.
Vale salientar que crime de responsabilidade não é pra quem rouba e sim pra quem administra com irresponsabilidade as contas públicas.

Bosco
7 anos atrás

Alexandre,
A gente não pode ser bom em tudo. rsrsss

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Bosco.Mas no que você é bom ,você é um dos melhores! rsrssss

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Ela foi conivente com o roubo, sabia de todo o esquema envolvido em desvio de verbas em certas obras, se não tivesse rabo preso não atacaria a lava jato publicamente, não atacaria o juiz responsável. Ela faz parte da elite do PT partido q recebeu bilhões em propina, falar q Dilma não sabia de nada q ela é inocente só mostra o quão cego é o indivíduo ou o quão mal caráter ele pode ser. Ela cometeu crime de responsabilidade sim é pagará pela ganância do seu grupo do qual o PMDB e Temer fazia parte. O engraçado é q… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Paço
A gente lança várias bombas de várias direções para saturar o S300 não creio q os F5 saiam incólumes mas no fim tanto s300 quanto o outro sistema vão virar sucata depois de ataque bem planejado. Quem sabe a USnavy faz treino real com tomahawk nos s300

Mauricio R.
7 anos atrás

E quem garante que os S-300, BUK e TOR M1 da Venefavela, servem p/ algo além de desfile????

Billy
Billy
7 anos atrás

As notas emitidas pelos governos bolivarianos são intromissões em assuntos internos Brasileiros. Tiveram a resposta adequada do novo Chanceler.

junior
junior
7 anos atrás

O MAV posta link do Brasil247 site que recebeu propina do tesoureiro do PT através do esquema de corrupção na petrobras, ninguém vai te levar a sério. Felizmente o Temer já anunciou que vai cortar a verba desses sites que recebem dinheiro público exclusivamente para espalhar desinformação e defender o PT.