Resolução irritou duramente Comandante do Exército

O comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas

ClippingO comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, reagiu com irritação à Resolução do Diretório Nacional do PT sobre Conjuntura, aprovada na última terça-feira, em que o partido, em meio críticas à própria atuação e ao governo Dilma Rousseff, incluiu um “mea culpa” por não ter aproveitado seus 13 anos no poder para duas providências em relação às Forças Armadas: modificar o currículo das academias militares e promover oficiais com “compromisso democrático e nacionalista”.

“Com esse tipo de coisa, estão plantando um forte antipetismo no Exército”, disse o comandante ao Estado, considerando que os termos da resolução petista _ e não apenas às Forças Armadas _ “remetem para as décadas de 1960 e de 1970″ e têm um tom “bolivariano”, ou seja, semelhante ao usado pelos regimes de Hugo Chávez e agora de Nicolás Maduro na Venezuela e também por outros países da América do Sul, como Bolívia e Equador.

PT resolucao 17 de maio

Segundo o general Villas Boas, o Exército, como Marinha e Aeronáutica, atravessam todo esse momento de crises cumprindo estritamente seu papel constitucional e profissional, sem se manifestar e muito menos sem tentar interferir na vida política do país. Ele espera, no mínimo, reciprocidade. Além dele, oficiais de altas patentes se diziam indignados contra a resolução do PT. Há intensa troca de telefonemas nas Forças Armadas nestes dois últimos dias.

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bardini
Bardini
7 anos atrás

Talvez o mesmo que isso signifique lá na Venezuela.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
7 anos atrás

Esses vermelhos traidores do Brasil já encheram bastante o saco. Passaram do ponto do máximo aceitável. Ainda existem mecanismos na legislação eleitoral para cancelar o registro dessa quadrilha chamada PT. Mexam-se senhores do STE. Ou a cobra deverá fumar?

BrancoF-16
BrancoF-16
7 anos atrás

Quer dizer as forças armas estarão sobre controle e não iram se intrometer nos assuntos do partido ou não irão ser surpreendido por elas, caso resolva se manifestar contra. Essa merda de partido ainda vai incomodar muito.

paco
paco
7 anos atrás

Nacionalismo é impossivel. O alto oficialato é maçônico e globalista. É uma ideologia de proteção ao status quo. Getúlio tentou torná-los nacionalistas e não conseguiu, não é o PT que vai.

Bosco
Bosco
7 anos atrás

Oficial nacionalista pro PT é aquele que acha um absurdo inimaginável a repressão do Regime Militar no Brasil mas vê como normal os mais de 50 milhões de mortes impostas pelos regimes comunistas no Século XX. Esse no governo petista vira Marechal!!!

Pedro
Pedro
7 anos atrás

Raça imunda!

space jockey
space jockey
7 anos atrás

Quando eu digo que são esquerdistas (na verdade BOLIVARIANISTAS) ainda me censuram, como outro forista fez no Aéreo. O plano dessa gente era somente um: podiam levar cem anos, mas uma vez chegado ao poder o plano seria não sair mais ! tentaram aparelhar tudo, dos livros escolares aos ministérios, mas parece que não deu certo, como o III Reich, durou 13 anos ao inves de 1000 !
Onde diabos anda o Vader nessas horas ?!?

Baschera
Baschera
7 anos atrás

Tentam, ainda, promover a cartilha do Foro de São Paulo. Cooptar, nomear e ter sob controle todos os que podem tentar minar o caminho ao socialismo/comunismo bolivariano/cubano. Basta ver o que aconteceu com a Venefavela…onde inclusive há milicias vermelhas dotadas de fuzis Dragunov.

Sds.

takamura Uzumaki
7 anos atrás

nosso exercito não pode se vender para um partido politico fora PT nunca seremos igual a Venezuela não quero passar fosse

JT8D
JT8D
7 anos atrás

Eu me pergunto como é que indivíduos com mentalidade tão primária e tão incompetentes conseguiram chegar ao pode num pais como o Brasil.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

E olha colegas, mesmo com exemplos tão próximos e atuais como Venezuela, Bolivia e Equador, mesmo assim ainda tem muita gente defendendo esse partido onde se vê claramente que o único intuito deles é ser perpetuar no poder e ampliar esse socialismo barato e não trazer melhorias para a nação, parece coisa de louco! ai aparece esses pseudo-intelectuais de artistas defendendo essa gente, defendendo cota e verba pra cultura em meio a uma crise nunca antes vista! pessoas dizendo que no governo da madame tinha igualdade de raça e orientação sexual na ala ministerial e de governo e que agora… Read more »

wilde branco
wilde branco
7 anos atrás

os caras estão mexendo no vespeiro.

Fred
Fred
7 anos atrás

Gente, analisando friamente, esse tom é bem mais populista aos moldes getulista, ou similares, do que comunista. Gente, o comunismo é internacionalista, pregar nacionalismo soa co o algo anticomunista. Vocês bem sabem que pelos meus posicionamentos eu sou de esquerda, e eu realmente fico espantado com essa onda de ressuscitar o comunismo e ve-lo em todos lugares. O governo do PT foi de pacto empresarial, salvo algumas medidas sociais todo o resto foi extremamente capitalista e em alguns aspectos até privatista e neoliberal. Exemplo: dinheiro do BNDES para Cuba. É só observar direitinho que a grana foi emprestada com uma… Read more »

Fred
Fred
7 anos atrás

Confesso = congresso

johnatan warp drive
7 anos atrás

Vai a conspiraçao, 13 anos no poder, Numero do partido 13, simbolo uma unica estrela (ou seja toda america do sul (UNASUL) sob um mesmo teto, Bolivarianismo.
Entao no ano 13 atacarao, objetivo mostrar ao mundo que a UNASUL=URSS

Mauricio Veiga
7 anos atrás

Essa gente “Petralha” ainda não acordou, o tombo vai ser feio, a “Tetinha” acabou …

Bosco
Bosco
7 anos atrás

Fred, O PT joga pra galera com isso de nacionalismo e democracia e por trás desse “populismo getulista” tá o comunismo mais vivo que nunca. Esse é o discurso mas todo mundo ta cansado de saber que o discurso deles é um e a prática é outra. Todo mundo sabe que o comunismo é contra o nacionalismo e muito mais contra a democracia, mas não dá pra nesse atual momento histórico isso vir a tona de forma aberta e eles vêm com essa história manjada de politicamente correto pra conquistar os que se prestam a se portarem como os “carneiros… Read more »

Emerson R.B
7 anos atrás

A que novidade! Eles querem fazer igual esta na Venezuela, onde as forças armadas estão cagando pra população, uma vez que, boa parte dela aparelhada e outra esta covardemente quieta. “”Fred 20 de maio de 2016 at 23:44 “” Pro Fred é só mudar o nome de comunismo pra democracia que vc acha que o comunismo n existe.O COMUNISMO, le-se movimento revolucionário internacional, muda de cara conforme lhe convém.Dois exemplos, na China virou um fascismo as avessas ala capitalismo selvagem , e tbm na Rússia, é um fascismo transviado de direita conservadora catolica ortodoxia(desde que essa esteja a serviço do… Read more »

Juliano M
Juliano M
7 anos atrás

O quadro político brasileiro é semelhante ao da Rússia em 1993. . Teve pedido de impeachment; manifestações populares pela saída do presidente; inconstitucionalmente Yeltisin dissolveu o Congresso, inconstitucionalmente o PT queria convocar novas eleições gerais. . A diferença que o PT agora lamenta é que na Russia parte do exército apoiou os planos déspotas e inconstitucionais do presidente. . Não duvido do alcance dos sonhos de alguns: fazer de Dilma a Yeltsin tupiniquim mandando o exército pra cima do povo (cogitaram o Estado de Defesa pra ver até onde as FFAA iriam) e com dedo enriste ordenar que blindados alvejassem… Read more »

Victor
Victor
7 anos atrás

Onde anda o Vader ? Nunca mais vi ele comentando por aqui.

Fred
Fred
7 anos atrás

Respeito os foristas, mas discordo de vocês. O comunismo soviético é um defunto pútrido e insepulto. Pestilento ainda contamina parte de uma esquerda arcaica, mas cada vez mais diminuta. Aqui e no mundo. Os partidos e movimentos de esquerda do século xxi, por mais radicais que sejam, por mais que atuem em outras pautas radicais das minorias, no máximo pleiteiam reformas na atuação do Estafo, um tipo de keynesianismo reformado. Ilustre bosco, um historiador europeu publicou um ótimo livro recentemente chamado “forjando a democracia”. É um estudo extenso e vasto sobre os partidos e movimentos de esquerda europeus dos últimos… Read more »

Fred
Fred
7 anos atrás

Perdão pelos erros de português, celular eh terrível p digitar…

DePaula
DePaula
7 anos atrás

Me desculpem se estiver saindo do assunto. Mas ainda corremos o perigo do PT, PCdoB e todos esses partidos comunistas voltarem a assumir o controle deste país e continuar com seu projeto de implantação do bolivarianismo? Se ocorrer, isso se daria em que situação? O que ocorre na Venezuela, podemos considerar que os governos petistas também são responsáveis, uma vez que os apoiavam (Hugo Chávez e agora Maduro)? O fim do bolivarianismo de vez pode ser decidido com o desfecho do que vier a ocorrer na Venezuela, uma vez que eles eram/são seus maiores divulgadores? Não sei se fiz as… Read more »

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Space Jockey ia comentar exatamente sobre esse “Nacionalismo” a la “Hitler e Mussolini” mas você já disse tudo. Fred o que você comentou li algo parecido esses dias num site. É a diferença entre Democracia Clássica vs a Democracia Moderna. Democracia Clássica é o governo é eleito pela maioria dos votos e assim o mesmo acha que pode fazer o que quiser porque foi eleito pela maioria sem questionamento. Democracia Moderna é eleger um governo mais se ele começar a fazer cagadas o povo pede para tira-lo e o mesmo tem que sair mesmo que tem sido eleito por 100%… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Não precisa fazer grande esforço em saber o que seriam as modificações pretendidas do PT..

Quem é antigo nos fóruns de Defesa deve se lembrar quando o Lulla assumiu e como ficaram os fóruns..

Teve até militar melancia mostrando a cara..

De qualquer maneira o Brasil precisa de uma nova constituição e que proíba, como já proíbe o nazismo, de partidos de esquerda e casse os registros dos partidos que promovem este pensamento nefasto.

Luiz Campos
Luiz Campos
7 anos atrás

Comandante do Exército Brasileiro chama de ‘lamentável’ clamor por intervenção militar
18 de março de 2016.
Pois é general, muitos aqui (inclusive eu) criticaram sua posição em não atacar a jararaca.

kfir
kfir
7 anos atrás

Grampo contra grampo
Brasil 21.05.16 06:42

A reportagem da IstoÉ sobre a espionagem da ABIN diz:

“Membros da Lava Jato receberam informações anônimas denunciando espionagem sobre o juiz Sergio Moro. Segundo agentes da PF, Lula teria sabido com antecedência que seria obrigado a depor coercitivamente e também soube de que sua conversa com Dilma sobre a frustrada nomeação para a chefia da Casa Civil havia sido gravada”.

E mais:

“Moro teria tornado públicas as gravações a partir do momento em que tomou conhecimento de que pudesse estar sendo monitorado pela ABIN”.
http://www.oantagonista.com/posts/governo-dilma-grampeou-temer-e-moro

Alberto
Alberto
7 anos atrás
SHTF and Preparation
7 anos atrás

O que me deixa irritado é o general falar que isto “pode criar um sentimento anti-petista”. Como assim? Quer dizer que a preocupação dele é que as pessoas não adquiram ódio da esquerda? Ora ora, como não odiar a esquerda general? Apenas o ladrão não odeia a si próprio. Enquanto isto Cristóvão Buarque apresenta projeto para proibir a venda de armas no Brasil. Projeto este que certamente muito agrada o exército. Na hora do pega pra capar eu vou lutar por mim mesmo, não pela porcaria do Exército, que já deveria estar fazendo algo para me permitir a copra de… Read more »

M. Watanabe
M. Watanabe
7 anos atrás

É o PT usando das técnicas de GUERRILHA!! O PT queria fazer com as forças armadas o mesmo que fez com o ensino público, mudar a grade de matérias de forma a manipular o perfil de formação das novas gerações, ou seja, plantar a semente da revolta para formar guerrilheiros, que ao meu ver, nos tempos atuais estão mais para bandidos, traficantes e terroristas, pois as civilizações estão democratizatas, com exceção de CUBA, VENEZUELA e poucos outros países totalitários. O governo e as Forças Armadas deveriam urgentemente editar e regulamentar a LEI ANTITERRORISMO e também de CONSPIRAÇÃO no Brasil, e… Read more »

Fred
Fred
7 anos atrás

Sinto nesse tópico uma atmosfera agradável e de respeito, por isso continuo demonstrando meu ponto de vista… Me lembra minhas intermináveis conversas com meus amigos, muitos deles assumidamente de direita, conservadores politicamente, outros empresários. Hawk, Rousseau no “O Contrato Social” já abria esse precedente no caso de um governo perder a legitimidade, o povo poderia sublevar-se e destituí-lo do poder. Certamente Rousseau, Montesquieu, Locke, e outros iluministas moldaram as instituições formais da democracia e da sociedade de direitos em que vivemos hoje. Constituição, separação dos poderes, republicanismo, ideais liberais de direitos individuais (inclusive o início primordial do que se tornaria… Read more »

Brazilian
Brazilian
7 anos atrás

O carreirismo (ganância) é o que mantém a lealdade do EB e outros servidores públicos, não o nacionalismo. Dê a eles empregos bem pagos e nunca serão desleais ao governante. O medão de perder a boca é maior do que o medo do inimigo. – Destruirão as instituições a que servem apenas para garantir pequenas vantagens pessoais – é um preço muito barato para os demolidores de instituições. – O oficialato do EB maçônico e internacionalista já é comunista. Isso é tudo encenação de oficiais melancias. – O PT, pelo jeito, queria as FFAA nacionalistas: patriotismo cubano, chinês, russo, angolano,… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Sim oficial nacionalista pró PT é aquele acha um absurdo uma repressão na época da ditadura porém aceita e vê com bons olhos o Brasil atual em quê todo dia no Rio de Janeiro é um morto ou ferido por armas de uso restrito,os mortos por falta da educação quê não temos,quê liga o problema com a saúde,quê tem de atender as vitimas desse confronto diário e mais ainda sem verbas quê foram desviadas para os bolsos dos políticos.Por isso defendo mandato presidencial de cinco anos sem reeleição,projetos sociais de governos não podem ser de caridade para se manter no… Read more »

Zmun
Zmun
7 anos atrás

Eu tenho um dicionário Petês-Português, Português-Petes. Deu uma conferida rápida e achei o seguinte:

.
Nacionalismo: Internacionalização do socialismo do século XXI.
.
Democracia: Governo do PT.

Antonio Cançado
7 anos atrás

Oi? COMO? “todo dia no Rio de Janeiro é um morto ou ferido por armas de uso restrito…”? COMO ASSIM “…todo dia no Rio de Janeiro…”? SÓ no Rio de Janeiro? Quer dizer que no resto do país isso não acontece? Deve ser ilusão minha, ver apreensão de Kalashnikovs, Barrets, FALs, etc, pela PM de São Paulo, nas mãos de quadrilhas de assaltantes, então…
Ah!, o recalque…

Antonio Cançado
7 anos atrás

Peço desculpas a todos por me desviar do foco da discussão, mas se fez necessário.
Agora voltemos a ela…Minha opinião bate com a da maioria: o PT queria, sim, controlar as FFAA, como tentou controlar também a imprensa e as instituições, através do aparelhamento descarado e despudorado, ou do igualmente descarado ou despudorado uso de dinheiro público.
Mas como não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
7 anos atrás

Basta ler essa análise da conjuntura pelo PT pra observarmos como eles ainda vivem nos anos 70. Impressionante. Quem fala em mudança de currículo das escolas militares não conhece esses currículos. Há anos não ensinam nessas escolas a combater o comunismo. A guerra fria acabou, mas parece que o PT ainda não percebeu. Esse papo de “burguesia” e “trabalhadores” chega a dar nojo. Fred, com todo o respeito, você é da burguesia ou trabalhador? Qual sua renda mensal? Você pertence a que classe social? Acho que você chega deve ser da famosa “esquerda caviar” . Chega dessa história de “nós”… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Sim meu caro colega Antônio Cançado 21 de 05.16 ás 09:54,Desculpa aborrece-lo,com o comentário sobre o Rio de Janeiro mais infelizmente junto com São Paulo e Minas é aonde mais quê acontece as coisas pela importância, das cidades. Em nenhuma momento quis ofender a pop. do Rio é igual quando falamos:” A esse avião poderia jogar uma bomba lá em Brasília,para matar os políticos” quando falamos isso nós esquecemos das pessoas de bem quê vive lá e uma das razões das armas irem para as grandes cidades é a vista grossa de deixar armas entrarem pelas fronteiras.Não leve para o… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

bosco só um pequeno adendo na sua explanação; em estimativas otimistas; união soviética: 20 milhões de mortos china: 65 milhões de mortos coreia do norte: 2 milhões de mortos vietnã: 1 milhão de mortos camboja: 2 milhões de mortos afeganistão: 2 milhões de mortos leste europeu: 1 milhão de mortos africa: 1 milhão e setecentos mil mortos america do sul: 500 mil mortos estimativa conservadora de 96 milhões de vitimas do comunismo fica a pergunta porque o nazismo é proibido e o socialismo não? acredito q mesmo q o pt quisesse introduzir o bolivarianismo nas forças não seria eficaz(apesar de… Read more »

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Uma semelhança assustadora da Historia : antes de Hitler sugerir mudança para NSDAP o partido chamava-se … Deutsche Nationalsozialistische Arbeiterpartei – Partido dos Trabalhadores Alemães. Mas a primeira versão oferecida pela Hitler seria “Partido dos Socialistas Revolucionários” !!!
E agora vem essa jaca infeliz do PT…
Nada nesse mundo é por acaso.
Um abraço!

Jorge Ferreira
Jorge Ferreira
7 anos atrás

Impressionante a capacidade em se arbitrar sobre aquilo que se desconhece. A propósito, a atual situação pela qual as forças armadas passam são fruto direto de 14 anos de atuação de pessoas que arbitraram sem o menor conhecimento de causa, definindo a política externa, a economia e o desenvolvimento do país. Por fim, pena nos anos 60 e 70 não se ter atuado nos partidos, de forma a promover políticos com compromisso democrático e nacionalista.

Oganza
Oganza
7 anos atrás

Fred, – Meu caro, sua visão(?) esbarra em um extraordinário fato: Toda, eu repito, toda e qualquer experiência, mesma que mínima, de esquerda, só trouxe em maior ou menor grau a decadência para as sociedades e seus Estados que a experimentaram, seja de modo isolado, por uma lei ou determinado “direito conquistado” ou por pura tomada completa do Poder… e isso aconteceu em todo lugar, seja nos US, Canada, UK, Alemanha, França, Suécia… Nesta última os caras eram a 4ª economia do mundo quando começaram a brincar com experiências Sociais Democratas e em ≈ 15 anos se tornaram a 14ª… Read more »

junior
junior
7 anos atrás

Fred Nazismo (que por sinal veio do partido dos trabalhadores) tinha muita coisa da esquerda, o argumento que mais vejo utilizarem para chamar o nazismo de direita é que eles eram contra os comunistas e eram nacionalistas, como se as coisas fossem simples assim e como se fosse impossível um regime de esquerda nacionalista, a Coréia do Norte está aí de prova. A maioria dos eleitores do Hitler eram de esquerda, muitos ele conseguiu ‘roubar’ do partido comunista que tinha muita força na Alemanha, a verdade é que a Alemanha estaria perdida de qualquer jeito porque se o Hitler não… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

É porque tem coisas, quê não colam mais por exemplo;policia do estado,presídios para as pessoas contra o regime,torturas,retirar das pessoas seus direitos civis,retirar bens, controle da imprensa,gente andando de uniformes e fazendo saudações,bandeiras,faixas,militância extrema partidária,isso me lembra uma foto de uma propaganda aliada contra o regime nazista em quê Hitler puxava a fila com Göring atrás e a fila de puxa sacos indo para o abismo.Coisa quê vinha a minha cabeça quando via Lula,Dilma,Dirceu,Genoino,Mercadante entre outros.A história sempre se repete ás vezes em maior ou menor intensidade

Oganza
Oganza
7 anos atrás

Rinaldo Nery, Meu caro, há um erro em dizer que PT ainda está nos 70… O que nós temos que entender que o pensamento de esquerda já existia 60 anos antes da URSS e já estava no Brasil desde o início do Sec. XX. A sua primeira expressão intelectualmente organizada para as massas e as elites foi o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade. – A esquerda nunca parou e nunca vai parar até que seja obliterada no campo prático das idéias. Aki no Brasil ela realmente ganhou força com o Antropofagísmo dando início a sua influencia no campo das… Read more »

Fred
Fred
7 anos atrás

Já me chamaram de petista, que a Dilma é minha mentora, já é suficiente pra eu desistir de argumentar qualquer coisa hahahahahaha

🙂

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
7 anos atrás

Concordo. Essa discussão não chega a lugar algum. Os militares, como eu, somos anti esquerda por formação. Não mudaremos nossas convicções.
Concordo com o amigo OGANZA nos seus argumentos. Esse sistema não levou nenhum País ao desenvolvimento. A China é meio comunista/meio capitalista.

Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa
7 anos atrás

13 anos = 170 bilhoes de deficit, petrobras endividada, eletrobras fodida, projetos estrategicos sem recursos, 10 milhoes de deempregados, inflacao 9%!
E agora ????

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
7 anos atrás

Quero deixar uma pergunta aid foristas so no Brasil: O resultado de toda essa investigacao da PF, vai resultar somente no impeachment, ou vai gerar processo criminal contra altos os altos escaloes do governo.

Eu quero ver o Lula, a Dilma, o Mag e outros ex-terroristas dos ministerios, serem condenados por crime contra o patrimonio publico e traicao a patria.