Terrorismo no Brasil: PF indicia suspeito de planejar atentado com arma sniper

40
Islamic State Militants Patrol Syrian Border
Getty Images/Corbis

Morador de Chapecó, Santa Catarina, mantinha rotina de uma hora diária de treino para ataque à distância, depois de ter viajado para o Estado Islâmico

Por Felipe Coutinho

ClippingA Polícia Federal indiciou por três crimes um morador de Chapecó, Santa Catarina, suspeito de planejar um atentado terrorista no Brasil após morar numa cidade controlada pelo Estado Islâmico, na Síria. Esta é a primeira vez que a PF identifica uma pessoa que saiu do Brasil, foi à Síria e voltou ao país para planejar ações suspeitas.

Trata-se de Ibrahim Chaiboun Darwiche, dono de um restaurante na cidade. A PF descobriu que ele produziu um vídeo defendendo os ataques do Estado Islâmico no jornal Charlie Hebdo, em Paris. Ele foi indiciado por incitação ao crime, preconceito religioso e pela lei de segurança nacional. Somadas, as penas podem chegar a dez anos. A situação de Ibrahim poderia ser ainda mais grave se a lei que tipifica o terrorismo já estivesse em vigor. Nesse caso, a pena poderia dobrar.

Divulgado na internet, esse vídeo foi o ponto de partida para uma investigação do núcleo de combate ao terrorismo da Polícia Federal. Os investigadores descobriram que Ibrahim se preparava para um ataque no Brasil, com uma rotina de treinamentos durante a madrugada.

Na casa de Ibrahim, a PF descobriu uma anotação manuscrita com os horários de cada atividade: “1h a 2h: estudo da prática de tiro (sniper); 2h a 3h: leitura do Alcorão; 3h a 5h: divulgação do islã; 5h a 5h30: oração; 7h a 8h: atividade física”. Ibrahim ainda tinha desenhos com diversos pontos de tiro na coluna vertebral de um alvo.

A PF descobriu ainda que Ibrahim havia passado 87 dias na cidade Dar Ta Izzah, controlada pelo Estado Islâmico, entre janeiro e abril de 2013. A PF suspeita que ele foi orientado pelo Estado Islâmico. “É plausível e bastante provável que Ibrahim tenha tido contato com jihadistas extremistas do Estado Islâmico e recebido doutrinação religiosa e treinamento militar”, diz a PF.

Como foi relevado pelo jornal Folha de S.Paulo, a situação de Ibrahim foi considerada “diferente” pela Justiça Federal de Santa Catarina e, por isso, a PF o monitora 24 horas por dia, com tornozeleira até o encerramento da Olimpíada.

Procurado, Ibrahim desligou o telefone após a reportagem ter se identificado. À PF, ele negou autoria do vídeo e disse que não esteve em região controlada pelo Estado Islâmico.

FONTE: Revista Época

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Assim como criaram o Al Qaeda como pretexto para entrar no Iraque e derrubar o governo soviético; hoje o ISIS são sua nova criatura, agem com o objetivo de enfraquecer os seus inimigos, assumindo o domínio sobre a indústria petrolífera iraquiana e síria; freando assim as relações econômicas entre os dois países. Ações fora desse polo Oriente Médio, África e Europa torna claro quais são suas reais intenções. Jamais atacar o continente americano. Criar células terroristas é uma tática eficaz e moderna do Tio Sam. Evita assim que os EUA de forma direta fomente guerra nos países, criando o pretexto… Read more »

Mateus
Mateus
7 anos atrás

E ainda deixaram um cara desses solto ?

BrancoF-16
7 anos atrás

Desabafo Como por muitas décadas o país vinha atuando como um verdadeiro anal diplomático no mundo, realizar um ataque terrorista aqui não daria visibilidade, no entanto agora com o mundo todo vendo os atletas e autoridades mundiais nas olimpíadas a coisa muda, e o que os deixa mais felizes é que é possível realizar qualquer tipo de ataque no Brasil, o Estado não está preparado as forças de segurança não estão, as equipes de socorro não estão, a infra estrutura não está e o principal a população não está. Pois morre 60 mil pessoal assinadas por arma de fogo em… Read more »

BrancoF-16
7 anos atrás

Desculpem pelos erros grosseiros de português a pressa é realmente inimiga da perfeição.
na primeira linha é Anão e não anal.
Inicio do segundo paragrafo leia-se em um país em que o porte de arma de fogo é proibido.
no quinto paragrafo leia-se salvo engano.
Abraço a todos.

Lucas Lima
7 anos atrás

Eu nao creio que a PF tenha falado que só ira monitorar ele 24h por dia ate o encerramento da Olimpiada!! porque se isto for verdade, é uma vergolha

space jockey
space jockey
7 anos atrás

As leis mudarão ou mudaram ?

Oganza
Oganza
7 anos atrás

Ocidental Sincero, acho que vc está confundindo alguns atores desse drama e conhecer o Islã é fundamental para entender o script. – Por favor dê uma olhada no Islã do século XX, seus movimentos, suas Táricas, sua penetração ocidental e principalmente os Atores Ocidentais cooptados. – Entenda que eles tem uma força intelectual absurda e totalmente desconhecida e subestimada no ocidente… os Xiitas produziram mais filósofos que toda a Europa junta, sem falar que eles nunca deixaram de estudar as bases da filosofia ocidental – O Projeto Aristotélico. Por outro lado, eles tem o Corão, que na verdade trata e… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

(CNN Special) Documentos descobertos e mantidos em sigilo pela Polícia Federal do Brasil, FBI e Polícia Francesa revelam que o Estado Islâmico (ISIS), teria ordenado a execução de um atentado no Brasil. O alvo da ação seria a estátua do Cristo Redentor, um dos símbolos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Foram enviados para o seqüestro de um avião que seria lançado contra a “estátua-símbolo dos infiéis cristãos”. Os registros da Polícia Federal dão conta de que os dois terroristas chegaram ao Rio no domingo, 1 de novembro , às 21h47m, num vôo da Air France. A missão começou a… Read more »

Carlos Crispim
Carlos Crispim
7 anos atrás

horatio nelson, rindo muito até agora, no começo do texto achei tudo verdadeiro, está muito bem feito, infelizmente o Rio é assim mesmo.

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

“…vejam que a OTAN tentou acusar o governo Sírio de lançar armas químicas na população no começo do conflito na Síria; assim como acusou Saddam Hussein de esconder armas químicas no Iraque e ter financiado os terroristas responsáveis pelos ataques de 11 de setembro (outra mentira, na verdade tudo foi orquestrado pelo o governo Saudita)…” . Meu caro, o ataque com armas químicas não foi uma acusação; FOI UM FATO!!! Saddam usou armas químicas contra os curdos, na cidade de Halabja, situada na região conhecida como “Curdistão iraquiano”. Assad também fez isto. Inclusive, há fortes indícios de que a tecnologia… Read more »

SHTF way of life
7 anos atrás

.

Sobre o R-105. É preciso fazer algo agora, já, agora. Urgente!

.

Assista o vídeo. Alguém finalmente tem a coragem de culpar os verdadeiros culpados por esta desgraça toda. E todos sabem que em se tratando deste tema, pelo menos nisto, o esquerdume não é o principal culpado.

.

Espalhe o vídeo :

.

https://youtu.be/teSuXx3ZmD0

Paulo Pires
Paulo Pires
7 anos atrás

Horatio Nelson, há muito tempo não rio tanto como agora. Muito bom!!!
Mas, infelizmente, o RJ é isso mesmo…

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
7 anos atrás

Jamais as Olimpíadas poderiam ser realizadas em um país com tantos problemas econômicos-sociais como o Brasil, sem contar com a falta de uma política de segurança tanto interna como externa. Um país cujos cidadãos “são impedidos ” de terem posse ou mesmo porte de armas e meliantes a décadas impõem o medo e o terror. Instituições fragilizadas. Leis que não garantem o mínimo de punição para criminosos. o que fazer? No período Figueiredo “anos 80, este declarou que o Brasil não poderia sediar Olimpíadas, ( o momento era outro). agora então!?. Infelizmente a ganância e imprudência falaram mais alto e… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

obrigado ai pessoal…lembrando q eles só sobreviveram graças ao treinamento de guerrilha no iraque

Frank
7 anos atrás

RIO: abra o olho.

kfir
kfir
7 anos atrás

Eu estava saindo do médico no largo do machado, parei para comprar esfirras na rua, ao ser informado que ela muçulmano, o cumprimentei em árabe, e ele foi simpático me convidando… mas se identificou como brasileiro que havia chegado da Bélgica, depois de 4 anos, falou que participa de um culto islâmico na região …pois há uma sala alugada para reuniões, estava de jejum na hora do expediente em um bar.
Achei estranho…mas não me pareceu ser brasileiro, mesmo falado excepcionalmente bem o pt br.

Danton
Danton
7 anos atrás

Óbvio que não querem fazer um atentado nos moldes de bombas e tiroteios à esmo. Com receio de perderem a “simpatia brasileira” vão tentar fazer ataques cirúrgicos, mirando só estrangeiros “inimigos” do islã. Tornozeleira?!?! piada né?! Esse brasil não existe num cosmo sério.

Sesmer
Sesmer
7 anos atrás

Creio que o site deveria voltar a “selecionar” os membros como antigamente, o nível de comentários está triste.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
7 anos atrás

Na minha opinião uma coisa boa desta noticia é saber que a PF esta atento a este tipo de atividade no Brasil, imagino que a inteligencia do exercito e a ABIN também. Não acredito numa ação em larga escala por aqui, mas uma ação pra demostrar organização e que estão presentes de forma global é crível de acontecer… outra coisa que me preocupa é possível associação de terroristas com organizações criminosas locais como CV, PCC, e porque não alguns ditos movimentos sócias devemos ficar atentos a isso E pra registrar muito boa a postagem do “horatio nelson” verdades cômicas deste… Read more »

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
7 anos atrás

correção: onde se lê “sócias” , o correto é ler “sociais”

bosco123
7 anos atrás

Boa Horatio!!!
A parte em que foram “violados” foi muito engraçada. rssss
Um abraço.

Claudiney Martins
Claudiney Martins
7 anos atrás

Tamandaré, sob o caso das armas químicas é interessante destrinchar um pouco o assunto. – Iraque: usou-se de forma horrenda e muito provavelmente com o consentimento e ordem de Sadan as armas contra os Curdos. Porém, na época da invasão americana, a posse desta arma que foi o mote da invasão, não existia apesar das contundentes afirmações dos órgãos internacionais especializados. – Síria: o uso de armas químicas pelo exército sírio é incerto. Ambos os lados tinham posse das armas (SAA, FSA, ISIS e grupos Al-qaeda (estes últimos supostamente seriam os alvos)). Na época o grupo de Assad avançava relativamente… Read more »

bosco123
7 anos atrás

Ocidental,
Seu proselitismo não encontra guarida aqui na Trilogia. Talvez em outros blogs. Aqui, a maioria não vê o mundo dividido entre “nós e eles”, ou entre o “povo e a elite” ou entre os “bons e os maus”. Então esse discurso demonizando o Ocidente em geral e os EUA em particular não cola.
Os EUA comete sim algumas arbitrariedades devido ao tamanho de sua política externa. Nós, como anões diplomáticos que somos, não cometemos nenhuma, mas isso não nós dá o direito de posarmos de santos. Somos apenas insignificantes.
Um abraço.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
7 anos atrás

Horatio Nelson, muito bom, rino até 2020.
Tamandaré, excelentes explanações suas sobre essa baboseira esquerdista bolivariana demonstrada pelo Ocidental Sincero. Resta saber quem foi que cochichou no ouvido dele o que ele escreveu aqui: se um pardal ou um tico-tico.
Porque quanto a petróleo, os Estados Unidos estão se tornando grandes produtores de gás de xisto, polêmicas à parte dos Eco-chatos:
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,exploracao-de-gas-de-xisto-nos-estados-unidos-inicia-revolucao-energetica,160917e

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
7 anos atrás

Oganza, que fundamentações e premissas lógicas embasariam por exemplo, decepar o pescoço de um inimigo de sua fé ? Estou ansioso por suas explicações !

bosco123
7 anos atrás

Lúcio,
Provavelmente essa parte de decepar pescoço é oriundo do Antigo Testamento de nossa Bíblia cristã benevolente. Pelo jeito os muçulmanos não tergiversam quando o negócio é interpretar as ordens diretas de seu Deus.

Oganza
Oganza
7 anos atrás

Lúcio Sátiro, para entendermos um pouco “lógica” do fundamentalismo Islâmico, aki eu abro um parênteses para dizer que meus estudos são recentes (1 ano e estão longe de terminar), temos que sair, abandonar de vez o que vemos na imprensa, é tudo cortina de fumaça superficial. – Temos que aprender a separar o discurso da ações de fato, onde o discurso é mi mi mi de direitos humanos, direitos de existir, direitos a terra, de se alto governarem, direito de defender suas crenças e costumes e blá blá blá. MAS as ações de fato não são as barbáries que vemos… Read more »

Walfrido Strobel
7 anos atrás

Quer dizer que a PF resolveu a ameaça de terrorismo no Brasil.
Prendeu e meteu uma tornozeleira eletronica no dono de um restaurante que corria a noite.
Que perigo, ele não era Cristão nem devoto de Maria, ele lia o Alcorão.
Nada mais me surpreende.

kfir
kfir
7 anos atrás

bosco123

sobre degolar vitimas estão seguindo a prática de Maomé, que além de pedófilo, pegava uns garotos também…
.
a coisa mais próxima que me lembro na bíblia foi Josué matando um rei, amaldiçoado por DEus, por causa da prática de queimar recém nascidos em uma bandeja de pedra quente ( culto a moloque ou baal zebu ou belzebu ) pisando no pescoço, no resto era na espada pura e simples…

carlosegoes
7 anos atrás

horatio nelson 8 de junho de 2016 at 19:06

Ri tanto que até passei mal!!!!!

dieter91360
dieter91360
7 anos atrás

Off topic, mas valeria uma matéria; O Brasil acabou de receber 50 M113? Em que condições estarão?
http://www.janes.com/article/60962/brazil-receives-surplus-us-armoured-vehicles

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Wow valeu os links Oganza! Pelo visto o Guarani não vai estar implementado tão cedo, o exército a pouco tempo reformou uns M113 e agora vão comprar mais.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

As forças de segurança do RJ receberam o salário pela metade, graças a um Secretário de Finanças que ganha dobrado. . RIO — À frente da secretaria de Fazenda, responsável pela liberação de recursos para pagamentos de servidores e terceirizados, o secretário Julio Bueno acumula salário de R$ 65 mil reais, acima do teto permitido a servidores públicos pela Constituição Federal. O valor da remuneração é uma composição: ele recebe R$ 16.579,79 como secretário de Fazenda e outros R$ 49 mil como funcionário de carreira da Petrobras. O salário da companhia, entretanto, é pago também pelo governo do estado, em… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

E como salário pouco é bobagem… . Ao matar um policial francês e sua companheira, Larossi Abballa, 25 anos e já condenado por vínculos com uma rede extremista, obedeceu literalmente as palavras de ordem do grupo Estado Islâmico, que tem como objetivo principal as forças de segurança ocidentais. O porta-voz oficial da organização radical, o sírio Abu Mohamed Al Adnani, pede de forma incessante a seus partidários que passem à ação em seus países de origem e ataquem policiais e militares da coalizão envolvida na luta contra o EI na Síria e no Iraque. Sete policiais e militares perderam a… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Enquanto isso a imprensa e os democratas nos EUA se recusam a chamar de terrorismo islâmico

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

Claudiney Martins,
.
De fato, cada caso teve sua particularidade. A possibilidade que o senhor levantou, sobre alguém ter feito “caquinha” por conta própria, também é muito plausível!! Quanto ao ISIS e a Al-Qaeda terem armas químicas, não acho tão provável assim. A menos que tenham conseguido se apossar de algo que estava nos estoques do Exército Sírio.
.
Bom dia a todos! 🙂

Cronista
Cronista
7 anos atrás

Boas, Já faz muito tempo que não escrevo aqui… O tema me interessou então eu, que sou um desconhecido para vocês, mas um assíduo leitor, deixo aqui minhas impressões. Para mim, a questão de um atendado no Rio de Janeiro está na categoria “fato”, porque há uma conjugação de oportunidades. O País não tem tradição em atuar contra o terrorismo, seus controles são pífios, não há um comando central, as forças de segurança, fora núcleos especializados, são montadas, mantidas e “treinadas” para correr atrás de delinquentes (o que também fazem muito mal), etc. Eu arriscaria dizer que isso é quase… Read more »

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Peguem o cara ponham num avião e entreguem ao Assad e problema resolvido ele nunca mais volta..