Home História Cem anos da ‘Batalha de Somme’

Cem anos da ‘Batalha de Somme’

4481
21

Somme - foto wiki

A Batalha do Somme, também conhecida como Ofensiva do Somme, foi travada entre julho a novembro de 1916, sendo considerada uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial.

Tratou-se de uma ofensiva anglo-francesa, com o objetivo de romper as linhas de defesa alemãs, ao longo de 12 milhas (19 km), estacionadas na região do Rio Somme (França). As baixas foram elevadíssimas para ambos os lados, sobretudo para a Grã-Bretanha, ainda mais pelo fato de o objetivo não ter sido atingido.

Em verdade, a Ofensiva do Somme foi concebida para ser uma manobra secundária, cujo objetivo era desafogar o peso das forças alemãs sobre Verdun, palco dos combates mais violentos até então. No entanto, a violência dos combates no rio Somme fez as perdas para ambos os lados ultrapassassar as perdas de Verdun. A infantaria dos Aliados enfrentou um pesadelo de granadas, fogo de metralhadoras, arame farpado, lama, mas, em vinte dias de luta, não conseguiu avançar mais do que 8 km, porquanto os alemães encontravam-se em posição de vantagem no terreno, estrategicamente entrincheirados, quando se deu o ataque principal na frente norte do Rio Somme. Essa vantagem foi decisiva para o desfecho do confronto.

Se Verdun tornou-se um ícone que afetaria a consciência nacional da França, o Somme teria o mesmo efeito em gerações de cidadãos britânicos. A batalha é mais lembrada pelo seu primeiro dia, 1 de Julho de 1916, data em que os britânicos sofreram 57.470 baixas (19.240 mortos),considerado o mais sangrento dia na história do Exército britânico. Pela primeira vez, a sociedade britânica foi exposta aos horrores da guerra moderna, com o lançamento, em agosto, do filme A Batalha de Somme, que utilizava vídeos reais, a partir do primeiro dia da batalha.

Com mais de 1,2 milhão de vítimas (entre mortos e feridos), em cinco meses de combate, foi uma das operações militares mais violentas da História da humanidade. E, levando-se em conta os ganhos territoriais (cerca de 300 quilômetros quadrados), foi, decerto, uma das mais inúteis. Nunca em toda a história militar tantos pereceram por tão pouco. A batalha também marcou a estreia dos tanques de guerra.

FONTE: Wiki

21
Deixe um comentário

avatar
21 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
Zmunanderson borges bastosColombelliNonatohoratio nelson Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
francisco
Visitante

ficar numa sala dando ordens tomando um cafezinho e colocando os outros pra se matarem feito bichos, e uma beleza podem morrer aos montes por nada , depois os paises ficam amigos e tudo e esquecido como se nunca tivesse acontecido aquela barbarie, e os que se mataram ficaram com caras de idiotas. simples assim

idalbeu
Visitante
idalbeu

concordo parcialmente.

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Pior é essa geração,quê lutou por seus costumes,vida,liberdade e não puderam ter filhos. Famílias destroçadas e hoje olhar a Europa cheia de gente escrota,quê só pensa em baladas rave e nas futilidades do mundo atual.Ah se eles pudessem ver.

kfir
Visitante
kfir

DEus tenta impedir o pior mas o homem recusa a graça de Deus e prefere a morte..
que possamos pegar sempre na mão de DEus e estarmos cheios de sua graça em nome de Jesus!
primeira grande guerra alemães e ingleses cantando junto o nascimento dO Salvador da humanidade Jesus..
https://www.youtube.com/watch?v=YVJ0rUrzryo

M. Silva
Visitante
M. Silva

Pura estupidez estratégica e tática.

Enquanto isso, seus oficiais superiores e generais assistiam a tudo de longe confortavelmente.

Guerras mundiais são genocídios para enfraquecer os países envolvidos. Aposto que os banqueiros financiaram ambos os lados ganhador e perdedor…

kfir
Visitante
kfir

TERRORISTA DENTRO DO BRASIL SUPER PERIGOSO.. . Avianca lança alerta sobre possível fuga de terrorista sírio para o Brasil . Por Andreza Matais e Luísa Martins . http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/avianca-lanca-alerta-sobre-possivel-fuga-de-terrorista-sirio-para-o-brasil/ A companhia aérea Avianca disparou boletim interno alertando para possível fuga de um terrorista sírio para o Brasil. Jihad Ahmad Diyab é um ex-presidiário de Guantánamo e foi acolhido no Uruguai como refugiado, mas está foragido há cerca de duas semanas. A Avianca confirmou para a Coluna do Estadão a veracidade do comunicado, afirmando que se trata de um procedimento habitual e que está disponível para colaborar com as autoridades. O boletim,… Read more »

Daniel Dutra
Visitante
Daniel Dutra

off topico
Temer revoga decreto de Dilma e restitui poder às Forças Armadas
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/temer-restitui-poder-as-forcas-armadas-e-diz-que-e-preciso-democratizar-o-pais

Hawk
Visitante
Hawk

francisco 1 de julho de 2016 at 12:20 é exatamente o que penso. E nem falamos somente de Generais, falamos também daqueles que elegemos para nos representar e preferem bolar planos que podem mudar nossas vidas jantando uma “lagosta na manteiga” e bebendo um bom vinho “Château Haut-Brion” e ainda tudo as nossas custas!
Do que jeito que está a Europa ficamos a pensar se esses bravos soldados-patriotas (também da WWII) não morreram a toa por acreditar na liberdade.
A humanidade nunca aprende com seus erros nem mesmo com a repetição da história.

bosco123
Visitante

As guerras acabarão o dia que o último político for enforcado com as tripas do último sacerdote.

Reginaldo Jose da Silva Bacchi
Visitante
Reginaldo Jose da Silva Bacchi

Eu visitei a vinicola do Chateau Haut-Brion.

kfir
Visitante
kfir

eu confesso que este chateau tenho vontade e beber..

Reginaldo Jose da Silva Bacchi
Visitante
Reginaldo Jose da Silva Bacchi

O preço dele é um absurdo. Quase toda produção é vendida nos Estados Unidos.

Tamandaré
Visitante
Tamandaré

Bosco parafraseando Jean Meslier…. rsrsrsrsrs
.
“O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”

fonseca
Visitante
fonseca
Rafael M. F.
Visitante
Rafael M. F.

Verdun e Somme foram o ápice da matança em escala industrial da IGM. . A bem da verdade, os franceses somente foram salvos de uma derrota pela ofensiva do Somme ter sido iniciada e mais a leste ter ocorrido simultaneamente a Ofensiva Brusilov. . A IGM ainda hoje fascina historiadores pelo forma como o mundo era em seu começo e pela forma como ficou como a mesma terminou, com consequências que se fazem sentir até os dias de hoje. Para o bem e para o mal – esse último, principalmente… . Sim, para o bem. Muitas tecnologias desenvolvidas na guerra… Read more »

horatio nelson
Visitante
horatio nelson

“não sei como será travada a terceira guerra mundial…mas tenho certeza q a quarta será travada com paus e pedras“

Nonato
Visitante
Nonato

Esse vídeo aí de Fonseca. Muito interessante.
Praticamente não se vêem detalhes da guerra na Síria e iraque. Esse canal do YouTube mostra.
Inclusive como o exército chega nas vilas, conversam com o povo é eles denunciam quem ajudou ou não ao EI.
Na lata. O cara está lá numa boa, batendo papo, oficial do exército diz – você colaborou. Algemem-no.
Pode levar. Pessoas aparentemente comuns que podem ter sido forçadas a colaborar

Colombelli
Visitante
Active Member
Colombelli

Hora que levantava a cabeça ja tinha uma Maxim pronta do outro lado com uma bala com o nome do sujeito esperando a hora. Lama, buracos de granadas a cada metro e meio, nenhuma cobertura além destes buracos e a terra de ninguem à frente. Que dureza. Foi a mais desumana das guerras modernas.

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Fora o cara tá esperando na trincheira, olha para o lado vê corpos cheio de rato e outros bichos encima e daí a um segundo se tá estirado lá é dose.

anderson borges bastos
Visitante

guerra nada mais do que é: pessoas que não se conhecem se trucidando para atender os interesses de pessoas que se conhecem,mas não se trucidam

Zmun
Visitante
Zmun

Só digo uma coisa: O sul é meu país.