38º BI - 1Vila Velha (ES) – O Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, General de Brigada Ivan Neiva Filho, acompanhou, na manhã dessa quarta-feira, dia 6, a destruição de mais de 4.800 armas no 38° Batalhão de Infantaria, localizado em Vila Velha (ES).

As armas eram fruto de apreensões realizadas pelos órgãos de segurança pública, que o Exército recebeu do Poder Judiciário, da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal e das Delegacias de Polícia Civil; e de doações realizadas por pessoas que aderiram à Campanha do Desarmamento. Após recebidas, as armas foram conferidas quantitativa e qualitativamente, de acordo com um rigoroso procedimento administrativo.

38º BI - 2

Dentre as armas destruídas estão revólveres, pistolas, submetralhadoras, espingardas, rifles e armas caseiras, que faziam parte de inquéritos arquivados e já não interessavam mais à tramitação do processo. Após a destruição, as armas vão ser queimadas e reaproveitadas para fazer materiais de construção, como arames e tubulações.

Toda a atividade de recebimento e destruição encontra amparo legal no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 23 de dezembro de 2003), que trata sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, além de estabelecer outras providências; e na Resolução 134, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versa sobre as armas de fogo e as munições apreendidas nos autos submetidos ao Poder Judiciário.

FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EParro
EParro
7 anos atrás

E o Plebiscito de outubro de 2005, que traduz a vontade soberana do povo, continua a espera de uma decisão do “marasmático poder”, que insiste em tutelar seus representados.

Romaldo Medina
7 anos atrás

Viva ao estatuto do desarmamento ,,que desarmou o cidadão de bem e praticamente criou o direito dos criminosos à aumentarem seu arsenal.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

O EB tinha q ter vergonha de fazer isso. O povo COLOG me dá ódio, muitas vezes as armas são boas ou o dono só pq reagiu a um assalto teve a arma apreendida. O Estatuto do Desarmamento é uma vergonha, não deveria existir, enfiaram no reto o Artigo 1° primeiro da constituição federal, o plebiscito de 2005 o governo perdeu achando q ia ganhar e hj tomaria na cara ainda mais feio! Espero muito q o COLOG/EB pare de atrapalhar restringindo calibres e a importação, e só ajudar a porcaria da Taurus… espero muito q o PL3722 venha a… Read more »

João Paullo S Conceição
7 anos atrás

Será que não dava pra reaproveitar algumas e fornecer para as FA e a polícia não? Porque não temos muitos $ disponível no momento para a compra de armamentos…

HAwk
HAwk
7 anos atrás

EParro e Carlos Campos só pelo resultado do Plebiscito de outubro de 2005 o povo já devia ter se antenado no tipo de democracia que vinha pela frente…Mas… Sobre a destruição teria que ver se todas as armas eram mesmo funcionais. Porque em Porto Alegre quando teve a campanha do desarmamento muita gente deu réplicas, armas de pressão e até caseiras bem mal feitas só para ganhar uns trocos…

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Nem toda arma apreendida é perdida para a União. Se a arma for de um proprietário que seja policial, ou que tenha sido absolvido, ou que tenha sido furtada/roubada, pode sim ser restituída, pois o que prevalece é o direito de propriedade, disposto na CF.
.
https://jus.com.br/artigos/18949/o-destino-das-armas-de-fogo-apreendidas-pertencentes-ao-lesado-ou-a-terceiro-de-boa-fe

Flávio Henrique Gomes Eliziário
Flávio Henrique Gomes Eliziário
7 anos atrás

É realmente um absurdo, enquanto a população fica desarmada ( cidadãos de bem), em contra partida as três forças se prestam ao ridículo de aceitar, apoiar e acatar as ordens do Judiciário e os outros 2 poderes, que ao meu ver não servem de nada para nosso Brasil; Nunca em toda minha vida vi tamanha inversão de valores, como são cometidos aqui nesse país!

by Mauro
by Mauro
7 anos atrás

Não sou conhecedor desta matéria mais fica minhas perguntas. Hoje o EB não permite comprar uma arma de fogo de fora e para comprar dentro do pais é uma burrocracia violenta. Porque falam tanto em proibir similares? Por que não é permito o uso de carabina para os fazendeiros para caçar o javali que estão acabando com a vegetação nativa do pais? Hoje niquem em sã consciência tem desejo de montar uma fabrica de armas de fogo. Isso cria uma perda em investimentos e empregos? Por que a CBC tem tanto poder? Porque não tenho direito de defender minha família… Read more »

Flávio Henrique Gomes Eliziário
Flávio Henrique Gomes Eliziário
Reply to  by Mauro
7 anos atrás

Oi, você esta totalmente certo! Mas o que acontece é que nossas forças armadas estão compradas por esse governo corrupto e comunista que “nós mesmos os colocamos lá”; Espero ansioso por uma revolução para a destruição total dos comunistas tanto a qui no brasil, bem como em toda a America do sul.

José Luiz Dal Pont
José Luiz Dal Pont
7 anos atrás

Lastimável! Que vergonha para o Exército! Campanha estúpida e totalmente contra os interesses do cidadão, Pai de Famlia e pagador de impostos! Um desatino! Tenho pena dos militares envolvidos nessa farsa! Certamente não contarão esta história à seus netos! Tenho nojo!…

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Mauro pq o EB quer “proteger” a indústria nacional. A CBC e protegida do EB. Vc não pode se defender pq o esquerdismo invadiu o país. Muito provavelmente a CBC paga por fora

Gustavo S.
Gustavo S.
7 anos atrás

Campanha do desarmamento… do cidadão de bem: A bandidagem agradece que você entregue a sua arma e fique desprotegido!

Em tempo, vamos apoiar o Movimento Viva Brasil que é conduzido com grande competência, seriedade e lucidez pelo Professor Bené Brabosa:

http://www.mvb.org.br/

E está aí o atestado de que o Estado não é capaz de proteger ninguém 24 horas por dia. Se o Procurador Geral da República tem preservado o direito á defesa, por que nós também não podemos? Ah me esqueci, no Brasil sempre existirá dois pesos e duas medidas, não é?

http://www.cadaminuto.com.br/noticia/289432/2016/07/07/rodrigo-janot-uma-pistola-ao-lado-da-cama-e-o-desarmamento-dos-outros

Bardini
Bardini
7 anos atrás

O Exército não tem culpa nenhuma neste caso. Ele esta apenas cumprindo o que foi ordenado.

EParro
EParro
7 anos atrás

Bardini 11 de julho de 2016 at 23:14

Pois é Bardini, e parece, que neste quesito em especial, cumpre bem acima daquilo que é esperado. Aliás, fossem todas as determinações cumpridas com o mesmo rigor e o Glorioso Exército de Caxias, seria um primor.
Às vezes o “braço forte e a mão amiga” são fortes demais e pouco amistosos.

Emerson R.B
Emerson R.B
7 anos atrás

“e de doações realizadas por pessoas que aderiram à Campanha do Desarmamento”
Acho que essas pessoas se arrependem até hoje.
Vergonha, o alto comando e toda a doutrina do exercito apoia SIM o desarmamento da população.P*%a palhaçada isso.

Lucas
Lucas
7 anos atrás

Sério mesmo? Já pensou com os motoristas que temos hoje andarem com armas no carro? Na primeira fechada ou discussão boba no trânsito acabaria em tragédia. Esses dias vi uma briga de vizinhos por causa de som alto onde quase saíram no soco, se um tivesse uma arma em casa com certeza acabaria em morte. Se um dia for liberado o armamento sera um verdadeiro faroeste.

Flávio Henrique Gomes Eliziário
Flávio Henrique Gomes Eliziário
Reply to  Lucas
7 anos atrás

É por causa de pessoas como você e comunistas, como o Lula que o Brasil esta nesse merda, desarmando o cidadão de bem e armando os traficantes e outros bandidos, com esse pensamento de inversão de valores! Se sou Brasileiro e cidadão livre e correto, tenho o direito de ter minha arma ou armas em casa e me deslocar com ala onde eu for;Isso é democracia e direitos já constituidos , que reza na constituição federal, mas que por causa de bandidos como o Lula, não podemos exercer.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Bardini mas pra que impedir o cidadão andar de 9mm por exemplo? .380 é tão inofensivo assim? e além disso quase ninguém que q tem arma legalmente comete assaltos ou violências contra pessoas indefesas. Pq o EB impediu que SIG SAUER viesse para o Brasil? pq impede livre concorrência aqui no país, e outras besteiras que eles fazem

Dickson
Dickson
7 anos atrás

Tem alguns aqui que tenho acham que vivem na Suécia, Noruega. Vai sair de casa todo “bonitão” armado e tomar um “balaço” na cara oriundo de uma bala perdida de idiotas despreparados que não possuem a menor condição sequer de ter uma habilitação para veículos quem dirá para portar arma de fogo.

Predator
Predator
7 anos atrás

Agora nunca mais teremos assassinatos no Brasil muito obrigado exército…. a pra turminha que acha que seria ruim permitir o porte de armas… por acaso bandido sem vergonha covarde precisa de permissão pra ter alguma arma??? E desde quando uma escrita de papel impediu um assassino de matar??? Ó bandido não nos mate porque está indo contra a lei…. tenha dó…

Dickson
Dickson
Reply to  Predator
7 anos atrás

Se liberarem o porte de armas a primeira coisa que farei será comprar uma arma pra me defender desses pseudos “Charles Bronson” kkkkkkkkk

Dickson
Dickson
Reply to  Predator
7 anos atrás

Desnecessárias as ofensas, se estivéssemos frente a frente e você com seu porte de arma, minhas filhas estariam órfãs.

Flávio Henrique Gomes Eliziário
Flávio Henrique Gomes Eliziário
Reply to  Dickson
7 anos atrás

Apesar de você se sentir ofendido, eu nunca matei se quer uma borboleta!; Mas isso não quer dizer que não mataria em legitima defesa minha ou de quem amo. No mais fique despreocupado, lhe ofendi! Desculpe, mas não tenho raiva de você nem de ninguém, mas tenho que ser sincero no que penso e falo! Deus abençoe e proteja suas filhas hoje e sempre!

Dickson
Dickson
Reply to  Predator
7 anos atrás

Entendo você Flavio, demonstrou tranquilidade, minha opinião contrária quanto ao porte de armas em nosso país, é devido ao que vejo nas ruas todos os dias. Entendo o lado de quem defende a liberação, mas em nosso país, onde veículos são armas nas mãos de irresponsáveis, vejo com muitas ressalvas tal “afrouxamento” na legislação. Tenha uma boa noite!

EParro
EParro
7 anos atrás

Antes, muito antes, portavam-se armas, compravam-se armas e nem por isto havia tantos descalabros como hoje. Mas, a meu ver o que mais me aborrece é a tutela do Estado sobre minhas decisões. O Estado não tem o direito de me tutelar, pois não sou incapaz! Portanto, chega dessa desfaçatez toda e cumpra-se o Plebiscito de outubro de 2005 e deixem de nos tutelar.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
7 anos atrás

Isso é simplesmente PATÉTICO. Como esses militares ainda brincam de soldadinho em quartel, quando o país está se desfazendo e sendo destruído ? Como esses caras ainda trem a coragem de olhar para suas famílias em casa, cumprindo um estatuto absurdo que e inconstitucional que desrespeita a soberania do povo, de onde deveria emanar todo o poder ? como podem ser tão traíras e se comportar com cachorrinhos de madame , numa hora gravíssima dessas ?

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Eu li um comentário na Zero Hora que tem sentindo: se não querem colocar novos policiais na rua e só implicar com que já estão em serviço, então o governo deveria liberar o porte de arma pelo menos para o cidadão poder se defender. Claro que há problemas e graves em relação a ter um porte de arma principalmente numa cultura nossa que é pavio curto com o futebol, pavio longo até demais com os políticos e além do mais onde tudo sempre tem um $jeito$… Mas negar o direito de você defender é algo meio cruel porque nem na… Read more »

Jorge Knoll
7 anos atrás

Endosso o que ROMILDO MEDINA escreveu.
Hoje somente o cidadão é desarmado, os criminosos tem armas mais modernas e potentes que a polícia civil e militar. Alguma coisa está errada.
Nossos deputados tem que desengavetar projeto que na Câmara Federal que as armas modernas apreendidas sejam encaminhadas, doadas ás polícias civis e militares, o que em parte as colocariam em par de igualdade com as quadrilhas de traficantes, e não serem mais encaminhas ao Exército – como determina a legislação atual.
MUDANÇA JÁ NA LEGISLAÇÃO.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Dickson vc tem q ter medo é agora, o país já foi mais armado e não é o q é hj, ano após ano batemos recordes de mortes por armas de fogo. Agora me explica como em um país q é tão restritivo ao porte de armas acontecer isso? Pq os bandidos não respeitam? Será q é pq é só um pedaço de papel? Q na vdd não existe desarmamento e sim um aumento de armas nas mãos de bandidos? Vc fala de Suécia mas vamos falar de Paraguai q tem menos da metade da nossa taxa de homicídios por… Read more »

M. Silva
M. Silva
7 anos atrás

Vergonha e nojo do EB! O Duque de Caxias deve se envergonhar disso também. Instituição sem credibilidade desde o golpe de Estado que nos enfiou na farsa republicana em 1889. – Braço forte para emperrar compras de armas pelas polícias e o cidadão honesto, mão amiga dos monopólios, cabeça estúpida, língua comprida para lamber as botas dos políticos e coração covarde. – Orçamento de defesa igual ao de nações poderosas e sem comida no rancho pros recrutas. Qualquer compra de armas por forças estrangeiras gasta menos e compra mais. – Os políticos desarmam a população provando o tanto que confiam… Read more »