1º Btl DQBRN simula prevenção e combate ao terrorismo em Deodoro

8

1º Btl DQBRN simulação - 2

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 16 de julho, na Estação Ferroviária de Deodoro, foi realizado pelo Comando da 1ª Divisão de Exército (1ª DE) e pela Supervia, concessionária de trens urbanos da cidade do Rio de Janeiro, um simulado de combate ao terrorismo, no qual uma equipe de reconhecimento do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) atuou em conjunto com o Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

A atividade, dentro do quadro da simulação, demonstrou que ambas as equipes estão preparadas para a atuação em conjunto nas atividades relacionadas à prevenção e combate ao terrorismo e à Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

1º Btl DQBRN simulação - 1 1º Btl DQBRN simulação - 3 1º Btl DQBRN simulação - 4

FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
7 anos atrás

—- OFF-TOPIC, em parte —- Quero aproveitar pra questionar sobre essa imagem, publicada no ano passado pelo MD via Flickr. https://www.flickr.com/photos/ministreiodadefesa/23468716566/in/photostream/ Chama a atenção porque o soldado está usando uma HK416. Isso é bem superior pras tropas convencionais do EB. Porém, o exercício foi feito no RJ, muito distante da unidade QBRN das Forças Especiais. De que equipe o soldado parece fazer parte: do 1º Batalhão, do das Forças Especiais ou dos Fuzileiros Navais? Outra coisa que me deixou em dúvida é por ele estar usando colete, algo que eu não vi nenhum outro soldado QBRN usar. Essa imagem realmente… Read more »

gbento
7 anos atrás

Matheus, sou leigo no assunto, portanto posso muito bem estar enganado, mas pelos tons de azul escuro na camuflagem, penso ser da infantaria da FAB, até mesmo porque o MD diz se tratar de um Exercício Integrado. se não me engano, a tropa de elite da infantaria da FAB é o Para-SAR, mas não sei se é o caso.

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Na matéria que encontrei sobre o Exercício no site do CopEsp, está escrito o seguinte:

“O exercício contou com a participação de 2 (dois) oficiais da Cia DQBRN, que atuaram como observadores das ações Reconhecimento e Descontaminação empreendidas pelo 1º Btl DQBRN”

Se possível que o EB tenha conseguido? Isso é impressionante.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Alguém pode me dizer se as unidades DQBRN são compostas por recrutas conscritos ou apenas por graduados, como esperar de unidades de elite ?

Eduardo Primo
Eduardo Primo
7 anos atrás

Matheus n foto do Flick o soldado está usando um uniforme padrão Woodland, chuto que não seja das nossas forças armadas. Na foto de Deodoro o uniforme é o padrão EB, mas chama atenção a arma com Eotech e ANPEQ. Além disso me chamaram a atenção o capacete FAST e o Patch myito chamativo que ele está usando em uma gandola padrão OTAN, apesar de aparentemente sendo padrão de cores do EB. No Patch esta escrito KABA, uma sigla de 3 letras e o típico símbolo que caçadores usam. Chuto que ou esse cara está como figurante na cena, ou… Read more »

Arariboia
Arariboia
7 anos atrás

São tropas do Exercito, qual mistério? No simulado estiveram Forças Especiais, Comandos e outras tropas da força. Sobre equipamento ele já esta em uso desde 2012/14 não só por eles mas Cia Prec. Tirendo o HK-416 que é restrito ao Comando de Operações Especiais do Exercito

[imgcomment image[/img]

Arariboia
Arariboia
7 anos atrás

Parte do equipamento da Cia Prec
[imgcomment image[/img]

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Muito bem notado sobre a camuflagem e a equipe da imagem, Eduardo.
Sobre o soldado com HK416 da imagem, não havia notado a camuflagem. Quando reparei melhor, associei à equipe DQBRN do CFN:

https://www.flickr.com/photos/ministreiodadefesa/16752194870/in/photostream/

Porém, o fato de não fazer menção aos Fuzileiros na postagem sobre o Exercício e estar postada no site do CopEsp (se pelo menos fosse no do MD ou Portal Brasil…) é estranho.

Bom saber que temos equipes secretas e bem-equipadas de prontidão para caso algo ocorra.

Até.