Após tentativa de golpe, governo turco fecha 45 jornais e 16 emissoras de TV

48

Turkish newspapers

Por Patrícia Campos Lima

ClippingO governo turco anunciou nesta quarta (27) o fechamento de 45 jornais e 16 estações de TV do país, segundo a agência estatal Anadolu, e a Justiça local emitiu ordem de prisão contra 47 jornalistas.

Entre eles está o respeitado colunista e cientista político Sahin Alpay, detido em sua casa pela manhã.

Na segunda-feira (25), as autoridades do país já haviam anunciado a detenção de 42 jornalistas, parte dos expurgos contra suspeitos de participar da tentativa fracassada de golpe no país.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusa o clérigo Fethullah Gülen, em auto-exílio nos Estados Unidos desde os anos 1990, de criar um “Estado paralelo” e instigar o golpe de Estado.

Gülen nega envolvimento.

Desde a tentativa de golpe em 15 de julho, o governo turco suspendeu ou deteve mais de 60 mil soldados, juízes, policiais, professores e jornalistas acusados de terem ligações com Gülen. Dentre esses, mais de 15 mil estão presos.

Sahin Alpay era colunista do “Zaman”, maior jornal do país até ser interditado em março. A publicação era ligada a Gülen. Mas Alpay era um conhecido ativista de esquerda e secular, sem ligação clara com o clérigo, e era ex-integrante do CHP, o principal partido de oposição secular.

“Essas prisões são uma caça às bruxas, uma tentativa de criminalizar opiniões críticas ao governo”, disse à Folha o turco Timur Kuran, professor de economia, ciência política e estudos islâmicos da Universidade Duke.

“Alpay simplesmente trabalhava em um jornal ligado ao movimento de Gülen e simpatizava com as atividades de caridade do movimento, não tem nenhuma ligação com terrorismo ou tentativa de derrubar o governo.”

Alpay e os outros jornalistas foram presos pela divisão antiterrorismo do governo, acusados de “participação em organização terrorista” e “tentativa de dissolver o governo da República turca”.

Segundo Kuran, há indícios de que o movimento de Gülen, aliado a outros grupos, estaria envolvido na tentativa de golpe. “Mas a repressão que veio com o contragolpe, com a prisão imediata de milhares de dissidentes, muitos dos quais não têm nada a ver com Gülen, são apenas opositores de direita ou esquerda, mostra que o governo buscava apenas de um pretexto para prender pessoas.”

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) condenou as ordens de prisão desta quarta.

“Criticar o governo ou trabalhar para veículos de mídia que apoiam o movimento Gülen não são prova de envolvimento no golpe fracassado. Se as autoridades não conseguirem apresentar indícios mais concretos, serão culpadas de perseguir as pessoas por causa das opiniões delas, e isso é inaceitável”, disse Johann Bihr, chefe do RSF para Europa do leste e Ásia central.

A Turquia está em 151 lugar no ranking de Liberdade de Imprensa no Mundo, que avalia 180 países.

O jornalista Yavuz Baydar, que também está na mira do governo, saiu do país e não pretende voltar para a Turquia enquanto vigorar o estado de emergência decretado na quinta-feira (21). Com o decreto de emergência, os dias de prisão preventiva legal passaram de quatro a 30 e mais de 2.000 instituições foram dissolvidas.

Baydar conversou com Alpay há quatro dias. Ele disse estar preocupado, porque Alpay tem 72 anos e problemas respiratórios. “Disse que ele deveria ir para a Grécia ou algum outro lugar esperar a situação se acalmar. Ele me disse: ‘Estou muito velho para isso, vou esperar meu destino aqui mesmo’.”

Governos ocidentais e grupos de direitos humanos, ao mesmo tempo em que condenaram a tentativa de golpe que resultou em 246 mortos e cerca de 2.000 feridos, expressaram preocupação com a reação de Erdogan, sugerindo que o presidente turco esteja usando a tentativa de golpe para reprimir opositores e aumentar seu poder.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

O que é a incompetência hein!?!?!? Alguns países só sabem golpear outras nações por meio do patrocínio financeiro para gerar o caos, ou endividamento, ou guerras criminosas para “encontrar armas de destruição em massa”. Quando esses mesmos países se deparam com nações um pouco estruturadas, dão com os burros n’água. Será que alguém ainda tem dúvidas de que os EUA foram os mentores por trás do fracassado golpe na Turquia? Fracasso esse graças aos russos….Erdogan deve essa ao Putin! O G-7 liderado pelos EUA subsidia o terror em todo o mundo. Agora quero ver os turcos darem um pé na… Read more »

kfir
kfir
7 anos atrás

ABIN identificou planos do MST, para estragar e ou causar confusão na abertura das olimpíadas
http://www.oantagonista.com/posts/prisoes-olimpicas-preventivas

Flamenguista
Flamenguista
7 anos atrás

“Pague bem os soldados e ludibriem o povo” … acho que foi um dos Césares que disse essa frase!!!
SRN

Pliniomarcos
Pliniomarcos
7 anos atrás

Me surpreende em ver que comentarios com criticas aos americanos ainda nao foram censurados

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Sem novidades, próximo passo estatizar todos os meios de comunicação…

gengisduEduardo Pereira
7 anos atrás

O Brics é tão confiável que a China e a India estão quase se pegando na bala !!!rs

kfir
kfir
7 anos atrás

Pessoal do tiro, criticando o exército pq importou armamento tendo similar nacional kkkkk

kfir
kfir
7 anos atrás
Antonio Carlos
Antonio Carlos
7 anos atrás

Golpe de quem??? Parece que o ditador turco quer se livrar da oposição interna. Por aqui já estão, faz tempo, tentando censurar zapzap e facebook, ultimos bastiões da liberdade de expressaõ. Utilizam como argumento a não cooperação com a “justiça”, criminalizando TODOS os cidadãos de bem. Cuba, China, Venezuela, Coreia do Norte etc.. começaram assim.

Jr
Jr
7 anos atrás

Pois é, estamos vendo o começo da Venefavelização da Turquia, uma pena, um país que era exemplo para o mundo muçulmano.

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Um oficial francês que lidou com turcos nos balcãs disse o seguinte: ”generais turcos são competentes demais para falharem naquela situação, com erros grosseiros do ponto de vista tático, erros propositais….”. Erdogan, e sua irmandade muçulmana, foram os maiores beneficiados com tudo aquilo. Pode ser que parcela de militares turcos e serviços de inteligência ocidentais tivessem, de fato, a intenção de derrubar Erdogan (em quem não podem confiar) mas agiram como bois de piranha, o presidente turco tinha tudo sob controle desde o início… Pq anunciar uma tomada de poder sem saber o paradeiro do chefe de estado?! Se o… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

EUA não teve nada a ver com o que houve, tá tendo problemas, a Rússia que ganhou mais com isso. Turquia está indo para o lado anti democrático da força junto com os outros países mulçumanos.
Também fui atormentar o general, que o EB use o maravilhosos AGLC pq ter importado se vc pode ter um nacional?

Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

Ocidental Sincero, sendo totalmente sincero, eu gargalhei com a frase “O BRICS é mais confiável que a OTAN.”
.
Quais as datas e locais dos seus shows de stand up comedy, que vou chamar a galera que estudava comigo para uma noite divertida.

kfir
kfir
7 anos atrás

governo turco anuncia reforma das forças armadas,e tenta mudar a constituição para dar mais pUder ao coisa do capeta

bosco123
7 anos atrás

Esses esquerdinha infiltrados no Brasil são uma piada mesmo. Um dia desses o Erdogan era o maior inimigo da Rússia que se aproveitava do EI pra lucrar com o petróleo na Síria, que queria instituir novamente o Império Turco-Otomano, que era um muçulmano radical, que lutava ao lado dos EUA, que apunhalou a Rússia pelas costas, que apoiava o EI, etc. Agora a tese é que foi os EUA que quis dar um golpe e a Rússia atrapalhou e ele é o melhor amigo dos russos. Ou seja, esses caras deturpam e inventam a estória que bem lhes condiz e… Read more »

Caio
Caio
7 anos atrás

Triste fim da democracia turca, sendo levada a galope para uma ditadura fundamentalista, agora sr houve ku não participação yanke no golpe , e russa no contra golpe não há que se duvidar, pois as nações com poder no mundo (seja econômico , militar ou ambos) obviamente fará de tudo para defende los, a Rússia precisa garantir alívio na forca que o Sam quer lhe fazer, com escudos, embargos e tudo mais. o tio Sam quer msis aperto no cerco a Rússia e menos radicais islâmicos chefiando nações , uma do porte da Turquia, nem se fala, outros motivos… logicamente… Read more »

bosco123
7 anos atrás

Geralmente sou uma pessoa tolerante mas ler algumas besteiras que esse Ocidental Sincero escreve é aviltante. Ele deve ser um daqueles malucos que frequentam outros blogs disseminando seu antiamericanismo idiota, só que com outro nome. Chuto que deve ser o tal de Lucena ou até mesmo o “isento” Topol, ou mais uns dois ou três figuras carimbadas. Esse povo tá me cansando e já vejo a hora que eu que vou parar de frequentar mais esse blog e só cuidar da minha vida, de tanto que é pernicioso a convivência com tais figuras. Burrice e falta de caráter não pega,… Read more »

saydjarrad
7 anos atrás

Nem me fale Bosco. Nem me fale.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

A verdade é que Erdogan se aproveitou de um golpe pra fazer outro golpe.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Bosco… em vez de se irritar com o “Ocidental Sincero”, você deveria fazer como o Leandro Costa e dar umas risadas. Porque no fundo a coisa é toda tão ridícula que há sim um certo humor involuntário.

Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

bosco123 28 de julho de 2016 at 19:53
(…) Sou um democrata mas defendo a tese que alguns comentários devam ser mesmo deletados de tão aviltantes à lógica e ao bom senso e alguns comentarias devam ser mesmo “expulsos” do blog (…)”


Bosco, usando a retórica pseudo-humanista contra seus próprios sofistas, eu acho que o Ocidental Sincero deveria ser censurado pelo bem de sua própria dignidade. Ele está exibindo publicamente sua deficiência intelectual, em autoimolação. Alguém precisa protegê-lo dele mesmo!

Blind Mans Bluff
7 anos atrás

Esse Ocidental Sincero n passa de um muleque, um pseudo intelectual, vulgo esquerinha, que de esquerda só ate tocarem no bolso dele.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Vai não Bosco pelo amor de Deus! Já foi Vader, Juarez e outros q fazem falta, comecei a ler o blog com 14 vcs moldara minha visão de mundo.

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Boa noite
Bosco, siga o conselho do Jacinto Fernandes e aproveite a situação para dar umas risadas desses comentários. Como diz o Jacinto, humor involuntário kkkk
Bosco, essa tua foto do perfil é muito boa kkk

Roger
Roger
7 anos atrás

A Rede Bandeirantes não terá mais novelas Turcas para exibir… rsrs

Von Morbius
Von Morbius
7 anos atrás

“Hoje estamos decididos, mais que antes, a contribuir para a solução dos problemas regionais, de mãos dadas com a Rússia e em cooperação com eles”, teria dito Erdogan a Hassan Rouhani, presidente do Irã.

O Tio Sam deve tá um pouquinho arrependido de não ter mantido os milicos golpistas da turquia no Cabresto. Agora, o Erdogan se aproveita pra dar um golpe na frágil democracia turca em resposta ao golpe fracassado contra a mesa frágil democracia.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Pra quem tem saudade dos discursos sem sentido algum…
https://www.youtube.com/watch?v=Wm5xHuax-Kw

leopoldo
7 anos atrás

Adeus democracia na turquia…

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

Ocidental Sincero 28 de julho de 2016 at 10:55

Ao longo desses meses, todos os seus comentários foram colocados sob a análise dos outros comentaristas e respondidos à altura dos fatos e da razão por muitos daqueles que gozam de prestígio neste e em outros veículos especializados.
Infelizmente você insiste em ignorar cada um dos argumentos que desmentem suas teses e, continua não se importando em explicar a origem dos fatos que você cria.

Logo, podemos concluir que o compromisso que você tem com a mentira é de natureza ideológica, sem nenhuma moral.

Save Ferris!

Oica
Oica
7 anos atrás

É incrível a velocidade pela qual esse governo da Turquia destrói os arcabouços de sua (frágil) democracia sem que sua população sequer ofereça o menor constrangimento aos seus algozes. . Bosco123 28 de julho de 2016 at 19:53 . Sou um democrata mas defendo a tese que alguns comentários devam ser mesmo deletados de tão aviltantes à lógica e ao bom senso e alguns comentarias devam ser mesmo “expulsos” do blog e aconselhados a catar coquinho em outras paragens já que não há neles nenhum compromisso com a verdade mas única e tão somente com seus partidos e suas convicções,… Read more »

XFF
XFF
7 anos atrás

Ocidental Sincero, Você está com a razão. Para os EUA, democracia é igual dominação total, ou seja, um país que eles podem controlar militarmente, política e economicamente. Se eles não conseguem isso, ele tentam derrubar governos, mesmo eleitos democraticamente, apoiando revoluções coloridas e financiando oposições desses países. Está mais que claro que os EUA e OTAN estão por trás desse golpe na Turquia. Quando o golpe estava em curso , nem EUA e nem Alemanha se pronunciaram sobre o golpe. Ficaram calado vendo até onde vai o golpe. Só resolveram falar quando perceberam que o golpe fracassou e a multidão… Read more »

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Devido aos constantes ataques sem justificativa dos foristas do Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. Estarei me ausentando por tempo indeterminado.

saydjarrad
7 anos atrás

XFF
“Está mais que claro que os EUA e OTAN estão por trás desse golpe na Turquia. ”

-Por gentileza, gostaria que você nos mostrasse provas concretas e as fontes na qual você tirou suas conclusões. Desde já eu agradeço.

XFF
XFF
7 anos atrás

saydjarrad, queremos provas também que o Iraque possui arma de destruição em massa.

Queremos provas também como os terroristas na Síria conseguiram ter acesso mísseis BGM-71 Tow dos EUA em larga escala?

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

XFF 29 de julho de 2016 at 16:49

Ao contrário do que se imaginava, não foram encontradas armas de destruição em massa no Iraque, como bem sabe. Ao menos a CIA e o governos dos EUA reconheceram o erro e, graças à transparência e liberdade de informações de uma sociedade democrática, sabemos disso tudo.
Mas ao menos serviu de desculpa para que pessoas como você deixasse de proteger um ditador terrorista e selvagem.

Save Ferris!

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

XFF Agora explica essa aproximação da TurcaRussa antes da última tentativa de golpe, pq até um certo tempo atrás a Turquia abateu um avião Russo, e se escondeu na saia da OTAN, Russia e Turquia já se enfrentaram em uma Guerra, foram inimigas na 1°GM e desde lá não se dão bem, aí do dia para noite elas são amigas pq os EUA é o inimigo comum? não faz sentido, a Turquia tem equipamentos militares made in USA, ia comprar o F35 (será que vai comprar ainda?), agora me diz onde está beneficio para os EUA ? esse golpe foi… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

A rivalidade entre a Rússia e a Turquia é histórica. Entre os Sec. XVI e XX, os russos s os turcos lutaram mais de uma dúzia de guerras. Combates sem declaração de guerra se contam às centenas. Até o lamentável “Genocídio Armênio” foi uma consequência desta rivalidade. Até o Sec.XVIII, praticamente todo o Mar Negro era parte do território do Império Turco Otomano. A partir do tratado de Kuçuk Kaynarca, a Rússia passou a controlar mais e mais território às margens do Mar Negro até chegarmos à configuração atual. Os que têm saudade do império Turco Otomano culpam os russos… Read more »

Caio
Caio
7 anos atrás

Mustapha khemal deve estar se revirando no túmulo vom esse projeto de aiatola, depois de muitas décadas, realmente os turcos parecem ter esquecido o que o khemal fez com os fanáticos. Impedindo o país de regredir séculos em direito e economia, e parecem ceder ao caminho do fundamentalismo religioso, ( pelo maior apoio demonstrado a este presidente) as consequências de sua permanência e fortalecimento, o mundo sofrerá.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

Boa parte da Turquia ainda resiste ao progresso por conta de uma instituição religiosa que eles chamam de clãs. Na prática são máfias que, através do alívio de consciência que “A Palavra” trás aos piores tipos de artimanhas, aumentam seu poder econômico e atrapalham todo o restante da sociedade. No melhor estilo os fins justificam os meios. São como algumas igrejas pentecostais que existem no Brasil, mas diferente das nossas igrejas que fazem o esquema Ponzi, os clans são fechados entre as famílias tradicionais. Lá como cá, não é raro ver esse tipo de gente se envolvendo com o contrabando… Read more »

bosco123
7 anos atrás

XFF,
comment image
Essa prova serve???

Em relação aos mísseis TOW na mão dos insurgentes sírios não é segredo que a OTAN os apoiava. Mas me explica agora porque todos os terroristas têm AK-47 e RPG-7. Não vale aquela de que são fabricados nos EUA que não cola.

Marcello ASM
Marcello ASM
7 anos atrás

E uma piada achar que a Rússia ganha alguma coisa apoiando o Erdogan. Tudo o que ela não precisa é de mais um país tendente ao fundamentalismo islâmico em suas proximidades, e um país razoavelmente forte como a Turquia é.

Lembrar que a Rússia já tem alguns problemas sérios com o fundamentalismo islâmico dentro de suas fronteiras.

Do jeito que as coisas caminham na Turquia todos perdem exceto o Erdogan e seu grupo.

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Tenho aqui em casa o livro “Guias de Armas Forças de Elite” esse livro é de 1989. No livro diz que o exército Turco era o especialista em apagar confusões na sua Região e que era aliado da Otan. Agora vejam a diferença 27 anos depois….. O povo dos países atualmente não toleram mais intervenções militares (dentro do seu próprio país)e por isso o povo turco apoiou de prontidão o presidente e acho que se os militares fizessem algo parecido aqui iria acontecer a mesma coisa. Porém….. Isso é uma das portas atualmente para a criação de regimes ditatoriais modernos….… Read more »

Oica
Oica
7 anos atrás

Bosco123 30 de julho de 2016 at 0:21 Essa prova serve??? . E como serve! Eles não são os defensores dos direitos humanos das minorias? . Essa mãe com sua criança de colo, na foto, mortas por um bombardeio com gás, representam o povo Curdo que era minoria na região… . Mas a grita é somente quando os humanos são eles em seus supostos direitos ou quando a causa pode lhes ser útil pelo objetivo ao poder. . Essa gente também sempre “se esquece” de que Saddan atacou o Kwuait primeiro (um aliado dos Eua) na aventura de fazer-se 1/5… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

O q as pessoas tem q entender é q não existe país bonzinho, na Ucrânia os russofilos amaram a invasão russa , apoiaram com argumentos risíveis….. dois pesos duas medidas…. os EUA outro q tem feito um péssimo trabalho na Síria, o país só está do jeito q está pq os EUA e a OTAN opoia moderados que depois vão se matar do mesmo jeito é criar um país teocrático, mas é o q fazem pq podem….. os grandes países são os q decidem o futuro do mundo

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

Eu acho que a política externa norte-americana acertava quando deixava o lado negro da força conquistar 99% de tudo para só então, aterrar naquele 1%. É didático! Inverter as coisas. Só negociar com o Darth Vader quando você pode conquistar tudo o que ele achou que podia ser dele à força. Então, conduzir as coisas para que as diferenças sejam resolvidas pela política; Divide o país em dois e, meio século depois o mundo vê quem estava com a razão.
Eu aprendo muito com a Coreia do Sul. Só não aprende quem não quer.

Save Ferris!

Matheus de Oliveira
Matheus de Oliveira
7 anos atrás

Reinaldo Deprera, se eu entendi bem… Para um bom entendedor, meia palavra basta!

Emerson R.B
7 anos atrás

Aos moderadores do fórum.Por favor parem de dar espaço pro Ocidental, se o cara não é MAV(eu acredito q seja)é um militante louco esquerdista PSOLiSTA ou seila o que. Caso vcs não perceberam ele sempre tenta ser o primeiro a comentar.Assim a opinião dele fica em cima de todas ,e ,é a primeira a iniciar a discussão dando ares de “legitimidade”. Por favor não de-em esse gostinho a um psicopata. E acho q vai vir mais fakes no embalo dele, “XFF”não me engana não, si não for da mesma laia, é o mesmo cara. — Pro pessoal que pensa em… Read more »

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Se tirar o espaço destes caras da esquerda vamos rir de quem ?