Ucrânia 2-8-2016

Mapa da situação no leste da Ucrânia em 2 de agosto de 2016. Clique no mapa para ampliar.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Sr. Galante, perdoe-me o off topic, mas acho que deveria haver um post sobre a guerra civil na Síria. Neste exato momento está ocorrendo uma batalha em Aleppo cujo resultado pode pavimentar o caminho do vencedor (se é que é possível falar em vencedores) lá.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

A Rússia já admitiu q enviou soldados pra dentro da Ucrânia? Eles os Russos deveriam sair da Ucrânia deixar o país em paz, se preocupem com a Síria pq os EUA e os europeus estão fazendo uma merd@ lá

fidalgo
7 anos atrás

Quem imaginava esta Rússia travestida de oligarquia imperialista há 15 anos atrás? E se Putin se lembra de fazer o mesmo nos Países Bálticos?

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Eu acredito que Kiev deveria esquecer essas duas regiões e declarar a sua independência ; pois a população de lá sempre foi de origem russa. Pensando no lado estratégico, a Rússia também precisa destas regiões para o seu plano de contenção da OTAN no flanco sul, pois mais cedo ou mais tarde a Ucrânia vai se tornar membro da OTAN. Assim que assim que Ucrânia conseguir resolver o seu problema territorial com a Rússia em relação a Criméia, que é um ponto chave; ela poderá se tornar membro da OTAN. Pois segundo o estatuto da OTAN, ela não pode admitir… Read more »

Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

Ocidental Sincero,
Antes da internet, como você fazia para passar vergonha em público?
Pare de escrever tantas bobagens, chega a ser constrangedor ver alguém se desmoralizando assim.
Se Kiev ceder um palmo de território aos russos, estes vão se sentir autorizados a avançar cada vez mais.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Você ja pensou o oposto Ocidental Sincero? A Rússia tem como impedir (sem armas nucleares) um avanço maciço da OTAN antes que a OTAN chegue em Moscou? Antigamente, um ataque da OTAN teria de sair da Alemanha; para chegar em Moscou teriam que “caminhar” por 1.500 km. Hoje, um ataque da Otan sairia da Letônia e teria de caminhar 600km até Moscou. Como você pode fazer as contas, nos últimos 15 anos, a fronteira militar de fato da Rússia recuou 900km sem um tiro. Já no flanco sul, em direção ao Mar Negro, a Otan também teria de sair da… Read more »

Antônioi
Antônioi
Reply to  Jacinto Fernandes
2 anos atrás

Bobagem!!! Tudo isso é retórica! A OTAN nunca cogitou, e nem cogita, invadir a Rússia. O arsenal nuclear de longo alcance é mais do que suficiente para garantir a integridade territorial e segurança dos vassalos de Putinho! Sentado sobre 6 mil ogivas nucleares ninguém tem motivos para temer ameaça em flanco Sul, Norte, Leste ou Oeste…Aliás, é justamente esse arsenal que livra Putinho de uma reação armada da OTAN hoje. O que ocorre, de fato, é que Putinho, como todo ditador, tem pavor da democracia e eleições livres. E é isso que incomoda o ditador assassino: uma Ucrânia livre do… Read more »

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Ucrânia está acabada, virtualmente falida e agora vive das migalhas do FMI. Impressionante como políticos podem arrasar com um país.Outrora o segundo país mais poderoso do bloco soviético, a Ucrânia virou uma nação sucateada, ultra corrupta e completamente arrasada economicamente.

Antônioi
Antônioi
Reply to  Ricardo
2 anos atrás

Pois é! Veja o que 30 anos de subserviência ao governo de Moscou causou. Aí, quando a população se cansa das falcatruas do políticos corruptos e vendidos, e vai para as ruas protestar, a desculpa dos ditadores e outros idiotas de plantão é sempre a mesma: Foi os EUA, a CIA e mais uma galera que tentaram derrubar o governo. Em 2016 foi a mesma conversinha por aqui, com a lama dos ptralhas. E com a Familícia não é diferente. Abram os olhos!!!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Uma mostra do que significa abdicar do poder nuclear.

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

vergonha para EUA que no passado prometeram ajudar a Ucrânia se ela deixasse de ter armas nucleares, a Ucrânia tem é que matar cada soldado inimigo e o que restar mandar pro colo do Putin via deportação.

augusto
augusto
7 anos atrás

A guerra na Ucrânia não se trata de impedir o avanço da Otan ate porque a causa da guerra foi a entrada da Ucrânia na EU e não na Otan. O real interesse é geopolítico a Russia quer a Ucrânia em suas mãos e não no lado de la(ocidentais), mas falar isso abertamente é feio então os russos colocam a culpa na Otan pras eles não ficarem como bandidos é o que Stalin fazia como a divisão da Polônia no pacto ribbentrop-molotov que foi acordado secretamente e o que a URSS disse a comunidade internacional foi que ela invadiu a… Read more »

Antônioi
Antônioi
Reply to  augusto
2 anos atrás

Sem dúvidas esse é um dos principais motivos mesmo! Sem contar que o Putinho, como todo ditador, tem pavor de democracia e eleições livres. E tudo que não quer é uma Ucrânia livre e próspera. Como iria continuar enganando seus 144 milhões de cidadãos, maioria na pobreza?

fidalgo
7 anos atrás

Jacinto e Augusto, Estou de acordo convosco. Putin mudou muito nos últimos anos, voltou à lógica da Rússia super potência, a olhar para os seus vizinhos como áreas de influência militar e politica, a lógica estalinista e da Guerra Fria. Deixou de olhar o Ocidente como um espaço de integração da própria Rússia em termos de civilização. Esta dualidade da Rússia sempre fez parte de sua História, ou tornar-se uma potência, isolar-se e ameaçar os seu vizinhos ou integrar-se naquilo que havia de melhor na civilização europeia ocidental. Por isso referi que há quinze anos atrás Putin parecia um parceiro… Read more »

Soldat
Soldat
7 anos atrás

Ai a parada é o seguinte se o Urso marcha para Ucrânia a Otan vai ficar Caladinha…

E os Pro-Âmis vão ficar chororo…snif..snif…..

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Se a Ucrânia tivesse permanecido com suas armas nucleares os maiores inimigos dos EUA hoje estaria armados com armas nucleares. Durante a década de 90 os ucranianos venderam armas e projetos para quem pagasse mais. Foi uma bagunça muito maior que na Rússia. Muitos dizem que foi burrice os russos venderem os Su-35BM para os chineses, pois eles fariam cópias como fizeram com o Su-27, mas esquecem que foram os ucranianos que venderam os projetos completos do Su-27 para os chineses. Engenharia reversa não é algo simples de se fazer e ainda tem muitas limitações. Quando e se a China… Read more »

BrancoF-16
7 anos atrás

Concordo em partes com a afirmação do colega, de fato a Otan consegui o aproximar suas fronteiras da Russia, mais o Putin já foi bem claro em dizer que se a Russia for ameaçada seriamente no caso de um ataque inimigo, ele não exitaria em usar as armas atômicas para se defender. Eu não pagaria para ver e você ?? Logico que ele não vai atacar ninguém com armas atômicas, mais vai continuar com esse jogo, em quanto a Otan ou os americanos não cederem na questão do escudo balístico, ou eles cedem, ou os russos continuam a tumultuar a… Read more »

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Senhores desculpe sair do assunto, mas é só pra informar que um guerreiro nosso sargento do EB ganhou medalha de prata no tiro de dez metros ok? Hooo vietnamita cagão, acertou na mosca uai!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Augusto, o Putin não faz distinção entre UE e OTAN. No pensamento dele – que é o pensamento de muitos russos – a EU é apenas o braço econômico e político da OTAN. Ele não está de todo errado, porque todos os países que se aproximam da UE acabam se afastando da Rússia, Não tem jeito, economia é como a gravidade: quanto maior a massa, maior maior o poder de atração. E a economia da UE e muito maior do que a russa.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

BrancoF16 – OS EUA e a OTAN não vão parar o escudo por causa dos tumultos que a Rússia cria. Porque no fundo, esses tumultos são apenas isso – tumultos. Não representam ameaça séria para nenhum país da OTAN (Ucrânia não é da Otan). E no final, é um jogo de ganha ganha para eles. Quando o escudo tiver pronto, a Rússia perde a capacidade de usar suas armas nucleares como elemento de barganha, e até que ele esteja pronto, força a Rússia cujo PIB está caindo, a elevar seus gastos militares. Foi assim que a OTAN acabou com a… Read more »

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Boa noite. augusto diz: 1 – A guerra na Ucrânia não se trata de impedir o avanço da Otan ate porque a causa da guerra foi a entrada da Ucrânia na EU e não na Otan. 2 – URSS disse a comunidade internacional foi que ela invadiu a Polinia para “proteger cidadãos de origem russa e bielo-russa na Polônia”. 3 – pelo menos na aérea geopolítica porque na ideológica é o dinheiro. Concordo com essas observações e digo mais: até quando a população da Ucrânia vai ficar recebendo ordens da Rússia? O país nunca vai ter a independência de fato?… Read more »

Madmax
Madmax
7 anos atrás

A Rússia está convencida que o ocidente arrumou um novo jeito de fazer guerra. Uma maciça campanha de desestabilização dos governos frente as suas sociedades por meio das mídias, acompanhado de surgimento de movimentos revolucionários pro-ocidente.
Tudo isso na nova doutrina russa.
Bem, se o Russo está certo nisso ou se está mais doido que o Batman eu não sei.
Só posso dizer que desde que eles se convenceram disso estão perigosos.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

Madmax 7 de agosto de 2016 at 23:12
Concordo com o Madmax. Sem fazer julgamento de caso, se estão certos ou não, a Rússia tem esse entendimento geopolítico.
A guerra fria não acabou. Os motivos mudam, mas as causas estão aí, cada um com a sua. Mundo bipolar.

Save Ferris!

Claudiney Martins
Claudiney Martins
7 anos atrás

Conseguimos entender um pouco da atitudes russas se pensarmos em termos de mercado para seus produtos. O crescimento da União Européia, as intervenções euro-americanas em países que tradicionalmente clientes da Russia, bem como o crescimento econômico chines restringem o número de potenciais clientes russos. . O fidalgo falou em abrir a Rússia ao ocidente. Para eles seria sufocar suas empresas. Melhor (segundo o que imagino seja o pensamento deles) é confrontar e não ceder mais. . A OTAN é o braço militar do ‘mercado aberto’. Serve para ‘conquistar’ mercados mais do que segurar a Europa de uma improvável guerra. O… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

Madmax isso que você falou é o que os russos fazem não o ocidente. O problema é que eles tem a mania de xingar os outros do que eles fazem para ficarem como mocinhos, isso vem desde Lenin

augusto
augusto
7 anos atrás

Claudiney Martins a Otan e a UE não conquistam ninguém! Todos seus membros entraram por livre e espontânea vontade e não foram forçados.

Claudiney Martins
Claudiney Martins
7 anos atrás

Augusto, conquistar no sentido mais amplo. Conquistar corações e mentes.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

O principal motivo de guerra civil no Leste da Ucrânia é conflito “histórico-nacional”.E se não fosse alimentada pelos oligarcas da indústria de carvão a situação ja estaria mais ou menos controlada. Não é nada fácil de entender todos os elementos deste conflito.Nem os próprios ucranianos conseguem…E sim , OTAN com EU tem seu papel na historia.Mas seria um papel bem menor que , por exemplo , confronto de dezenas de anos entre nacionalistas pro-Bandera e gente pro-russa das RPD/RPL.Lembrem-se que o conflito no leste começou beeeem depois dos acontecimentos em Kiev. De forma simplificada, a bagunça começou após entrada das… Read more »

Pedro
Pedro
7 anos atrás

Jacinto Fernandes…… “Syria tube” ou “notícia final”

augusto
augusto
7 anos atrás

ScudB já ta mais do que provado que teve intervenção russas nas manifestações anti-eu, os russos incitaram, 1 ano antes de o governo pro-russo cair rádios russas faziam propaganda ultra-nacionalista no leste ucraniano e na Crimeia bem no mesmo tempo quando a proposta de adesão a UE voltou a ser discutida. Falar que o Putin não interviu com o proposito de não deixar a Ucrânia aderir na UE é balela é o mesmo que falar que o Bush invadiu o Iraque para combater a al-quaeda . A otan/eu não tem nenhuma participação nisso agiram dentro do direito internacional, a OTAN… Read more »

Pedro
Pedro
7 anos atrás

Jacinto Fernandes……também tem o blog “o informante”. O cara lá posta uns vídeos sobre batalhas no Iraque e na Síria….as guerras que não estão sendo mostradas pela grande “imprensa”. Ou então procura por vídeos do “peshmerga”……curdo Iraquianos e Sírios (agora também apoiados pelos eua) que lutam contra o ISIS.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Sim, sim..Isso tudo eu ja li .Principalmente sobre “mais que provado” e sobre números (inclusive bem maiores) também.
So que as ícones falam dos tanques e brigadas de artilharia !!! Sobre isso que estou falando!
E nao fique imaginando que os especialistas da OTAN ficaram parados todo aquele tempo como a mantra oficial diz. Não mesmo…
Um abraço!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Pedro, muito obrigado. Eu tenho acompanhado as coisas por lá. O que eu gostaria é que notícias do conflito fossem publicadas aqui para o conhecimento dos demais. Segundo dizem, a batalha que está ocorrendo em Aleppo poderia ser decisiva… se será decisiva ou não quem sabe? Abraços

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Jacinto! A batalha no sul da Aleppo realmente vai ser decisiva.E pela informação que vem de la parece que funciona como “moedor de carne” : milhares de sandalheiros ja foram mortos ou “desligados” por um bom tempo.Objeto 1070 e Ramuseh estão sendo retomados pelo EAS com ajuda dos iranianos,libaneses e russos.Se o panelão fechar de vez – os pretos e verdes vão ter que se entregar ou … morrer la dentro.Com aniquilação dos grupos na panela de Ghuta e com a Turquia “comportadinha” (fechando passagens e proibindo entrada dos caminhões e camionetes 4×4) podemos prever um impacto ainda maior.… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

ScudB, eu dei uma lida nas análises sobre a batalha, e nenhuma dela me convenceu que ela será decisiva. Importante, sim, mas não decisiva. A maioria das análises “ocidentais” que eu li tratam de uma “guerra por procuração” (proxy war) entre a Rússia e os EUA, na medida em que eles apoiam grupos diferentes no conflito. E esta, talvez, seja a a visão que nós temos sobre o conflito, dado o legado da Guerra Fria. Mas quando eu vejo análises de fontes “orientais” sobre o conflito, parece-me que ele tem mais contornos religiosos do que os “ocidentais” acreditam. Os rebeldes… Read more »

ScudB
ScudB
7 anos atrás

A parte religiosa do conflito nem considero por enquanto (ate , pelo menos , abutres sauditas parar de pagar os custos dos wahhabitas).Isso fica pra depois um pouco.
Numero dos verdes e pretos “acalmados” nessa batalha de Aleppo é que trás uma grande certeza sobre importância e impacto final para teatro de Guerra na Síria.
Um abraço!

augusto
augusto
7 anos atrás

a vdd é que desde de 2014 o regime de assad tem vantagem na regiao, eles cercaram e cortaram a ultima linha de suprimento dos rebeldes. um ponto interessante sera que o scudb citou sera que aproximacao turca-russa depois do golpe vai fazer a turquia fechar a fronteira ? Duvido muito o Akp é religioso e o apoio turco aos rebeldes tem muito a mais a ver com a imagem de lider muculmano de edorgan do que uma pragmatica. ele é o lula dele

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Exato amigo Augusto!
Oficialmente – vai fechar (e ja tem ordem de NAO PERMITIR de entrar os camionetes 4×4 no território sírio). Mas nas montanhas da Lataquia tem muitas trilhas.Logo (não oficialmente) sustentação dos “verdes” pode continuar com volume menor porem significativo mesmo assim.
Um abraço!

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

A ukrania ja perdeu grande parte de seu território, alem de ser o setor industrial, mineração etc. Como a população dessa região e pro russia não tem jeito, independência e inevitável, a enorme fronteira com a russia garote fornecimento de armas e munições alem de treinamento, a Ucrania devia para de falar em guerra com a russia e se concentrar em melhorar sua economia e pagar o gás que recebe da russia para o bem do povo que la quer viver.

Sérgio harba
Sérgio harba
7 anos atrás

Pessoal…essas bases anti míssil serve p nada…nem na Polônia e da Romênia ….Rússia consegue destruídas com mísseis de cruzeiro em 4-5 min e depois lançar os icbm … lembrando que Ucrânia já perdeu a guerra…e caso ataque os rebeldes ….acabará na ruína…abs

Sérgio harba
Sérgio harba
7 anos atrás

E pra cada míssil …um icbm precisa se de 20 intercessores ….mas perigo real e os lançadores que podem ser usados p tomahawks kkkkk mas são mísseis podres e facilmente destruídos ….

augusto
augusto
7 anos atrás

Sergio Harba voce esqueceu que a Romenia e a Polonia fazem parte da Otan e com isso tem uma IADS integrada aos EUA e aos países europeus mais fortes e não os misseis de cruzeiro russos não podem penetrar nas defesas aéreas da Otan. VAI ENFRENTAR O THAAD E O PAC-3 DUVIDO ! sem contar com os caças que podem interceptar os misseis

augusto
augusto
7 anos atrás

E ainda tem o AEGIS terrestre sendo instalado tanto na Polônia e na Romênia. no mais o escudo nunca foi feito pra impedir um ataque maciço mas sim um pontual ou um ataque de um pais pequeno como Ira. Pra impedir um ataque nuclear maciço da Russia nada como um outro maciço dos EUA,RU e França.

Sérgio harba
Sérgio harba
Reply to  augusto
7 anos atrás

Augusto….resumindo….os 36 mísseis estão armados em lançador mk 41….que é universal pra poder lançar tomahawks…tende?resumindo…não vai ter problema c aegis e o escudo dos 36 mísseis ….pq terá o míssil rubezh que tem alcance de 6000…que explodirá Europa em 5-6 min e depois serão lançados os icbm….taad e patriots são grandes engodos…na guerra do golfo na conseguiam abater scuds…que são primitivos…mesmo assim n conseguiram ….3×1 em média…como exemplo Israel usou dois patriots …que erram um drone russo….semana passada….dos quatro subs da bretanha …apenas. Um tá pronto …lembre de quase mil kalibrs prontos p uso…que voam a 30 m de altura… Read more »

Sérgio harba
Sérgio harba
Reply to  augusto
7 anos atrás

E no caso da Ucrânia…exército deles só terá capacidade de atacar mais uma x…e caso perca…será uma grande guerra civil….morreram uns 2-3 mil extrangeiros defendendo Ucrânia….mais de 40 aeronaves abatidas ….quase 40 soldados mortos ….apenas em dalbatsevo foram mais de 4 mil…lembrando …em uma semana….mais de 1100 tanques torrados…inclusive 2 leopard…semana passada morreram 11 canadenses dos 20 que vieram….resumindo ….Rússia n fará guerra…e própria Ucrânia pedirá penico….alguns russos morreram sim…mas bem menos que os 200 mil ou até 500 que falaram…:-p

Sérgio harba
Sérgio harba
Reply to  augusto
7 anos atrás

Desculpem..são 40 mil soldados

Sérgio harba
Sérgio harba
Reply to  augusto
7 anos atrás

Lembrem ….que na Criméia…era o exército da Ucrânia que tinha 27 mil soldados…que não fizeram nenhuma reação …dos quais 25 mil se alistaram no exército russo…e se de vdd Rússia fosse a guerra. ….seria algo de horas…se bobear apenas o setor direito e os nacionalistas iriam morrer…mas bem poucos…pq todos se renderiam kkkkk
Não ?

Antonio Carlos Jr Zamith
7 anos atrás

O ditador PutinKGB , Hitler eslavo, não vai parar de invadir a Ucrânia para ter a URSS de volta escravizando os povos que se libertaram de moscou. Quando ele quebrar o tratado de Minsk, já o faz, ele vai descobrir que só nazistas, comunas e ignorantes o apóiam. Ele derrubar alguma aeronave da OTAN nos países bálticos.

RatusNatus
RatusNatus
7 anos atrás

O pessoal remunerado faz um bom trabalho por aqui!
É só ler para ver!

Sérgio harba
Sérgio harba
7 anos atrás

Pior…que sou Zé ninguém….e sei isso que falei que li na web…sites abertos….imagine o pavor dos inimigos dos russos…agora é muito muito tarde…. As sansões n deram resultado…já foram absorvidas pela economia deles…agora só crescer ….podem continuar com sansões rs ótimo dia..

Franklim Costa Braga
Franklim Costa Braga
7 anos atrás

Que fazem Os E.Unidos da América na Europa? Porquê tantas bases e soldados americanos na Europa? Quem afronta quem? É a Nato que se aproximou das fronteiras da Rússia ou o contrário? Quem derrubou o governo legitimamente eleito na Ucrânia? Que queriam os americanos da Ucrânia? Apanhar-lhes a Crimeia para cercar a marinha russa. Então, quem ´cerca quem? Que fazem os americanos na Síria? Quem os autorizou a voar na Síria, ao contrário dos russos? O que os americanos pretendem é retalhar a Síria para fazerem passar gás e petróleo que eles venderiam à Europa. O mesmo que pretendiam ao… Read more »

Oplita
Oplita
7 anos atrás

Disse tudo Franklim!!!