7 mil jihadistas estão no sudoeste de Aleppo, diz Rússia

33

Aleppo AFP

ClippingMoscou – O grupo jihadista Frente da Conquista do Levante (antiga Frente al Nusra) concentra 7.000 homens armados com tanques, blindados e artilharia nos acessos do sudoeste da cidade síria de Aleppo, informou nesta quarta-feira o chefe de operações do Estado-Maior da Rússia, Sergei Rudskoi.

“Este grupo segue recebendo reforços das reservas humanas com as quais contam os terroristas. Os guerrilheiros levam à região novas forças dos territórios que controlam nas províncias de Idlib, Homs e Hama”, afirmou Rudskoi em entrevista coletiva na sede do Ministério da Defesa russo em Moscou.

O tenente-general russo denunciou que “grupos da chamada oposição moderada síria”, respaldados pelos Estados Unidos, se uniram aos jihadistas e, “apesar dos esforços para manter o cessar-fogo, não cessam os ataques contra as forças governamentais tanto no norte como no sul de Aleppo”.

Aleppo

Seu objetivo, segundo Rudskoi, é “levar armas, munição e explosivos à cidade para realizar atentados terroristas contra a população civil e as tropas” do regime de Damasco.

O exército do presidente sírio, Bashar al Assad, apoiado pelas Forças Aeroespaciais da Rússia, lançou ontem uma ampla ofensiva nessa direção, “fazendo os guerrilheiros recuar”, segundo o porta-voz militar russo.

“Nos últimos quatro dias, os guerrilheiros sofreram mais de mil baixas mortais e cerca de dois mil feridos ao sudoeste de Aleppo”, declarou Rudskoi.

A Rússia iniciou há duas semanas uma operação humanitária em Aleppo em colaboração com o exercito sírio que se propõe a abrir corredores humanitários para que os civis e os guerrilheiros que abandonem as armas possam deixar a cidade.

FONTE: Exame / EFE

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nonato
Nonato
7 anos atrás

Sinto falta de uma melhor cobertura da imprensa especializada. Eu sinceramente não entendo o jogo de xadrez na Síria. Se eu que acompanho não sei imaginem quem não entende nada… Como é que a região está cercada e chegam novos reforços, como disse o oficial russo? No Iraque algumas cidades parecem ter sido retomadas e mal se fala. Qual a importância de Alepo? Se for retomada, acaba tudo? O que está faltando? Engraçado que quando falam que os caras dispõem de tanques etc devem ser melhor armados do que muitos exércitos… Por falar nisso, pergunto: o Brasil tem tanques? Parece… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

EB tem Leo’s 1A5 E M60, O negócio e continuar monitorando saber de onde vem as armas, os homens e depois KABUUUMMM com tudo. Go RUSSIA, espero que o Assad vença esssa guerra

Nonato
Nonato
7 anos atrás

Eles já tiveram quase um ano para monitorar…

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

as forças rebeldes conseguiram romper o cerco pelo menos por enquanto na região da escola de artilharia…é pq esses rebeldes ainda controlam muitas regiões e uma longa faixa de fronteira com a turquia q supre toda necessidade em armamentos….alleppo é a maior cidade(parte dela) sob controle dos rebeldes e onde ocorreu os primeiros levantes será uma grande derrota moral ainda não acaba tudo, agora se o saa controlar a fronteira com a turquia acaba tudo(pelo menos a parte rebelde) para o estado islamico ainda vai ser mais dificil pq são radicais e tbm tem grandes generais(ex generais de saddam) vide… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

A minha opinião é a mesma do Lorde Almirante. O que nós estamos vendo na Síria é o desmantelamento do país. Hoje, o Assad não tem nenhuma condição reconstituir o território sírio tal como ele era antes da guerra civil. O que ele pode fazer é tentar controlar algumas áreas do país, especialmente as áreas mais próximas à região da Latakia e de Damasco. O Assad é parte de uma minoria religiosa (alauítas) que é mais próxima do xiismo do que do sunismo. E dada a sua proximidade com o xiismo que ele obtém apoio do Hezbollah e do Irã.… Read more »

Claudiney Martins
Claudiney Martins
7 anos atrás

Nonato, o que estava (está?) sitiado era uma parte da cidade de Aleppo. Os reforços mencionados se referem aos rebeldes/jihadistas/islamitas (vou chama-los de ‘rebeldes’) do lado de fora do cerco que se aliaram para a ofensiva que quebrou o sitio a parte de Aleppo dominada por estes grupos. Os reforços para estes grupos chegam pela Turquia, com financiamento da Arábia, Qatar e provavelmente EUA. . Aleppo é a maior cidade da Síria, menos cosmopolita que Damasco, portanto com preponderância sunita. Se esta cidade cair os ‘rebeldes’ ficam com apenas Idlib de cidade importante, mesmo assim, bem menor que Aleppo e… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Nonato, o que esta em jogo na Síria é fornecimento de gás para a Europa. A Rússia não está lá para combater o terrorismo. Está lá para manter-se como a maior fornecedora de gás à Europa. Uma das maiores reservas de gás natural do mundo ficar no Catar (North Field). Existia um projeto de construir um gasoduto passando pela Arábia Saudita, Jordania, Síria e Turquia e, talvez, a Ucrânia, para levar o gás do Catar para a Europa. Dado o eterno conflito da Rússia com a Europa, era quase certo que os europeus passassem a preferir o gás do Catar… Read more »

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

“Israel está feliz”. Porr@ Jacinto, uma guerra altamente complicada como essa, gerada por mouros, combatida por mouros, e você vem dizer “Israel está feliz”?? Putz hein…. o povo tem essa mania de envolver Israel em toda c@g@d@ que esses Mouhammeds fazem! – Você têm certeza que isso é bom mesmo para Israel? O Oriente Médio é um grande barril de pólvora (na verdade, de gás e petróleo, que explode igual kkkk), e uma guerra pequena, em um único país, pode ser suficiente para colocar quase toda aquela parte do mundo em conflito. Aí os israelenses têm de conviver com vizinhos… Read more »

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Cada vez que a Siria se fortalece Israel tem soluço. Não tem jeito..
Boa parte dos terroristas anti-Assad estão sendo lançados do território do Israel.E os hospitais israelenses estão tratando jihadistas anti-assad com maior prazer!(desde que Sauditas paguem 🙂 )
Ai tem gente que fala sobre confronto dos sunitas e xiitas. Uma ova…
A situação é muito mais ampla e mais feia que um confronto burro entre duas alas da mesma religião.Quem pensa desse jeito deve voltar uns 1000 anos atras para ver a fonte dos problemas.
Um abraço!

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Tamandaré

Aquela região desestabilizada é lucro pra Israel, quanto mais eles se matam, menos chances dos arabes se juntarem e se virarem contra Israel. Alem do preço do oléo disparar com a região em guerra.

Mas como o amigo acima disse, essa guerra não é uma guerra de sectos e sim guerra por dinheiro. E provavelmente vai ser a Russia que vai levar essa.

Honestamente por mim, Israel e Palestina que se fodam. Por causa dessa guerra ridicula deles muitos sofrem na região.

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

israel em parte ganha e em parte perde…ganha pois seus inimigos eternos(siria e xiitas e hezbollah) se destroem entre si e se ocupam com outras coisas além de atacar israel; além de israel adentrar diariamente no espaço aereo sirio para atacar o q quiser sem receber represalias e tbm se aproximou muito de algumas vertentes sunitas(principalmente a monarquia saudita wahabista dona do ei)é a velha maxima o inimigo do meu inimigo é meu amigo me arrisco a dizer q o país mais proximo no om de israel não é o egito como alguns anos atrás e sim a arabia saudita(q… Read more »

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

Matheus, no meu comentário eu já falei sobre esse seu pensamento. E é como eu já disse: isso aí seria a lógica, mas não creio que as coisas funcionem de uma forma tão simples assim no Oriente (quanto mais eles se matam, menos chances dos arabes se juntarem e se virarem contra Israel – como você mesmo disse). – Naquela parte do globo, uma guerra não vai tornar as nações mais fracas permanentemente. Após a campanha aérea da Guerra dos Seis Dias, Israel viu seus inimigos ficarem praticamente sem aviões. As forças aéreas do Egito e da Síria foram praticamente… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Tamandare não acredite, por favor, que eu tenho algum sentimento anti-israelense. Na batente de casa ha um mezuzah que me foi dado por um diretor da CONIB. Tenho muitos amigos judeus e alguns israelenses. o que a imprensa de Israel diz é que a pior solução para Israel é o grupo do Assad vencer a guerra. O Atual chefe da inteligência militar de Israel e seu antecessor (respectivamente, Ge, Herzi Halevi e Gen Amos Yadlin) é que afirmam isso. Parece-me que o Hezbollah é a maior ameaça a Israel, justamente por não ser um “estado” mas um grupo armado transnacional,… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Amigos, não existe separação de política e religião no islamismo, especialmente no xiismo. O falecido Aitolá Khomeini que fundou o Irã como o conhecemos hoje, escreveu em um dos seus livros: “qualquer um que diga que religião está separada da política é um tolo (fool): ele não sabe nada nem do islã nem de política”. Na Síria, 75% da população é sunita. Estes 75% eram governado pelos 15% que eram alauítas (um ramo próximo do xiismo) e 10% era de drusos e cristãos. Em Aleppo esta proporção era ainda maior: 80% da população era sunita. Não é coincidência que foi… Read more »

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

Jacinto, não pensei em você como anti-semita. Só achei que você tinha analisado a questão de forma superficial… Mas vejo que estou equivocado!!! Muito interessantes essas suas explanações, estou surpreso. Então Assad é um risco porque permite o uso de seus país como entreposto e depósito de armas do Hezbollah?? Novidade pra mim…. Rarsrsrs

Se puder explanar mais sobre isso, fico gradecido. Perdoe-me a confusão. 😉

RatusNatus
RatusNatus
7 anos atrás

Tanto faz se Assad é sunita ou xiita. Tanto faz a situação política interna da Síria porque isso não tem qualquer relação com o que está acontecendo por lá. Turquia se aproveitou, sob influência neocom, da oportunidade do projeto de gasoduto para realizar sonho antigo e expandir suas fronteiras até onde o Assad deixar. A Rússia não tem qualquer relação com o que acontece por lá e só está no meio porque por acaso no meio do trajeto do gasoduto tem uma base, por sinal a única, fora da Rússia. Há dois projetos para suprir a Europa e sim são… Read more »

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Tamandaré! Tem coisas que nao dar para encaixar nessa ideologia simplificada,Tenho vários exemplos dos últimos meses quando sunitas , xiitas , druzes (e etc ) estão lutando junto contra os verdes e pretos nos arredores de Aleppo e outras cidades da Siria.Tenho muito amigos de la e cada um conta historia parecida.E questão da religião tem pouca importância na maioria dos casos.Ou ate nula. Amigo Ratus! Poderia MOSTRAR algum mapa com gasodutos “alternativos”? É que muita gente fala a mesma coisa (que vem dos jornais ocidentais sem mínima formação escolar em geografia) e ninguém consegue explicar COMO seria esses… Read more »

Augusto
Augusto
7 anos atrás

Ngm entra numa guerra por acaso Tatus, a Rússia tem seus interesses, se isso é moral ou não nao importa, geopolítica nao é feita pra ser. Pelo menos o mais de acordo com a lei internacional lá ė o Putin pq até então a Síria era governada pelo regime de Assad.Outra coisa falar que a guerra não é religiosa é um tolo. Como já disseram alguns amigos acima o país é de maioria sunita governada por poucos de minoria Aluita, conseguiram o poder através da laicização do estado, por isso não se pode comparar com o Egito laico onde a… Read more »

Emerson R.B
7 anos atrás

É, a analise do “Augusto 14 de agosto de 2016 at 0:21 ” é muito mais plausível do que a masturbação PutinDildoniana do “RatusNatus 13 de agosto de 2016 at 19:12 ”
Fotinha pra vc e “interessados a parte” se satisfazerem Ratus.
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/putin_baitola-jpg

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Augusto! Tente colocar na ordem e vera que questão religiosa vem entrelaçada em tudo que acontece no OM. Mas não é única nem principal. A seca contribuiu.Mas o desastre humanitário no Iraque gerado pelo OTAN contribuiu mais ainda ! A lei da casualidade é clara simples de aplicar. Exemplo da Síria: temos os indicies de sobrepôpulacaô , acrescentamos 1 milhão e meio de sunitas(!) fugindo do Iraque , falta de comida (seca) , nível de vida caindo (retirada de subsidio de combustível) , crescimento de insatisfação e , POR ULTIMO , provocações e “lavagem” dos salafitas e wahhabitas deram… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

ainda esqueci de colocar a questão turca no conflito na Síria!

augusto
augusto
7 anos atrás

Scudb a OTAN não interviu nem intervem na Síria, os países liderados pelos EUA não estão usando o aparato da Otan nem o artigo 5, e eles só interviram em 2014, ou seja 3 anos depois da guerra civil Síria ter começado, Apesar de estarem enrolados por não ter uma politica clara sobre a região a guerra já estava uma bagunça antes deles chegarem

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Mas Augusto a URSS não estava fornecendo armas para Siria e Egito ? tanto que URSS chegou a ameaçar a Israel pra não avançar mais pra cima da Siria.

augusto
augusto
7 anos atrás

Carlos Campos isso não quer dizer que eles tinham medo de uma revolução comunista! É uma historia complicada que começa com a Crise do Suez, essa visão que você tem e que foi a dos países ocidentais ate os acordos de Camp David foi “feita” propositalmente pelos britanicos para poder ter legitimidade sobre a invasão ao Egito.

augusto
augusto
7 anos atrás

O ocidente tinha uma visão de que se não alinhado com ele só poderia estar com a União Soviética é ai que os soviéticos tiveram uma brilhante ideia que era de usar seu estado laico para se aproximar a dos estados laicos árabes mas isso não quer dizer que esses países estavam na esfera de influencia soviética, tanto que os partidos comunistas era obrigados a fazerem acordos com os Baaths árabes se ao a coisa desandava. Uma prova disso foi quando a URSS invadiu o Afeganistão é ficou um medo na comunidade muçulmana que os soviéticas estava tentando destruir o… Read more »

Madmax
Madmax
7 anos atrás

Tentar entender o conflito na Síria com os olhos ocidentais é ingenuidade, burrice ou falta de caráter.

Acho que nem os Russos sabem o que estão fazendo realmente na Síria.

A verdade é que resta ao ocidente deixar os árabes se resolverem. Parar de jogar bombas lá e usar a grana das bombas para cuidar dos refugiados e proteger sua própria população civil.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Augusto
Falei da invasão no Iraque (sem justificativa , sem qualquer amparo da lei Internacional) e refugiados vindos de la.Ja o USSR (na época da Afeganistão) e a Russia (na Síria hoje) foram “convidadas oficialmente” pelos governos desses países. Da uma relida dos fatos históricos , por favor..
Um abraço!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Tamandaré, O que os israelenses acreditam é que existe uma triangulação entre o Hezbollah, o Irã e a Síria. A Síria comprava armamento, principalmente da Rússia, repassava-os ao Hezbollah e entrega a conta aos iranianos, que pagam a fatura. Em 2006 quando houve o conflito entre Israel e o Hezbollah, pela primeira vez o Exercito de Israel não pode proclamar uma inegável vitória sobre seus adversário. Com boa vontade, houve um empate, mas um empate mais com gosto de derrota do que uma vitória. E desde o início daquele conflito, Israel foi surpreendido pela capacidade do Hezbollah que estava usando… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

Scudb meu texto sobre a invasão do Afeganistão pelos soviéticos era pra pergunta do Carlos, eu ja tinha respondido seu comentário sobre a participação da Otan num comentário anterior. Mas ja que você tocou no assunto a URSS invadiu o Afeganistão pra proteger um aliado que tinha ido pro poder através de um golpe de estado e não representava a vontade do povo afegão tanto que a própria união soviética teve que intervir

augusto
augusto
7 anos atrás

Jacinto mais sem o Assad no poder alem do Hezbollah poder haver outros grupos que iram atacar Israel, então esse pensamento não bate. Israel tem uma politica pro conflito na Síria que é não se meter em favor de nenhum dos lados mas se o Hez tocar em armas sofisticados Israel vai retalhar como já o fez varias vezes no conflito

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Augusto, se você tem interesse nesta questão, tem um artigo do Gen. Amos Yadlin (Gen. oriundo da força aérea e ex-chefe da Inteligência militar de Israel) chamado “Israel’s Need to Take a Stand against the Assad Regime: A Moral Imperative and Strategic Necessity”. É um artigo relativamente recente, de maio deste ano. Recomendo a leitura. Mas se você estiver com pressa, o que ele afirma é que, apesar de reconhecer o risco que outros grupos podem representar para Israel, o risco representado pelo Irã e seus aliados é exponencialmente maior do que o risco representado pelo Estado Islâmico. É um… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

ok jacinto vou ler, mas recomendo que você também leia esse artigo da national interest http://nationalinterest.org/feature/why-isis-fears-israel-17286

RatusNatus
RatusNatus
7 anos atrás

Só para completar, lendo os comentários….

IAF pagou mico en 2006. Eles são carta fora do baralho por absoluta incapacidade!
Se não acredita leia sobre a guerra de inverno no NYT. Veja lá como se saíram as forças do IAF.