Bavar-373 - 1

No dia 21 de agosto, em uma cerimônia com a presença do presidente iraniano Hassan Rohani e o ministro da Defesa Brigadeiro General Hossein Dehqan, foi revelado o Bavar-373, sistema de defesa antiaérea de longo alcance.

Até agora nenhuma informação tinha sido publicada sobre o sistema, mas em fóruns na Internet diz-se que o Bavar-373 emprega mísseis Sayyad-4 e é composto de diferentes radares. O posto de comando usa caminhões Zafar 8×8, enquanto o lançador Bavar TEL usa o caminhão Zoljanah 10×10.

Bavar-373 - 2

O chefe do comando iraniano de defesa aérea anunciou pela primeira vez que o Bavar-373 estava sendo desenvolvido em setembro de 2011, pouco mais de um ano após a Rússia cancelar um contrato para fornecer ao Irã sistemas de defesa aérea S-300 de longo alcance. A Rússia reverteu essa decisão em 2015 e entregou os primeiros S-300 no início deste ano.

As fotos do sistema iraniano indicam grandes investimentos na capacidade de desenvolver radares phased array.

O lançador usa um casulo com uma seção quadrada similar ao do míssil Patriot americano, em vez de casulos arredondados vistos em sistemas de defesa aérea de longo alcance da Rússia.

Especialistas no Ocidente costumam desconfiar das apresentações de novas armas do Irã, pois muitas delas claramente são apenas propaganda para dissuasão.

Resta agora aguardar a divulgação dos primeiros testes de tiro real do Bavar-373 para saber se o sistema funciona de verdade.

Bavar-373 - 3

Míssil Sayyad-4
Míssil Sayyad-4
Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Farias Cardoso
7 anos atrás

Todo pais que consegue se livrar do jugo dos USA prospera, principalmente na área da defesa.

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

E todo indivíduo que consegue se libertar dos conspiracionismos e dos sentimentos “anti-alguma coisa” prospera em seus comentários.
😉

wwolf22
wwolf22
7 anos atrás

Nesse quesito, investimento tecnologico militar, temos que dar os parabéns aos iranianos.

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Embuste!… duvido que o irã tenha conseguido desenvolver um sistema de defesa de longo alcance desde de 2011. Se fosse tão simples, nosso sistema astros poderia facilmente ser convertido em sistema de defesa aerea de longo alcance, pois temos mais acesso tecnológico que eles, mesmo eles investindo fortemente em defesa.

Pode até ser que seja funcional, mais duvido que seja equiparável ao S-300 Russo.

Ainda que o Irã, é campeão de montar maquetes e soltar falsa informações, assim como o caça stealth de 5º geração que nunca saiu do chão.

Bueno
Bueno
7 anos atrás

E os avanços chegam no oriente
https://www.youtube.com/watch?v=hjSslJgoOJs

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

Isso aí, provavelmente, é só maquete. No máximo é uma cópia local das primeiras versões do S-300, igual o norte-coreanos fizeram com os Scud egípcios!

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

tudo q o irã tem é resultado de engenharia reversa(mal feita) ou alguma coisa q não se sabe o q é vide o Qaher-313 rsrs

augusto
augusto
7 anos atrás

Desde que o Putin voltou ao poder tem ajudado tecnologicamente os iranianos secretamente é claro então eu não duvido que os Iranianos tenham conseguido não. Obs: A CIA deve saber desse sabe desse esquema podia sabota-lo mas tem uma bicha como comandante em chefe (OBAMA)

Jeff
Jeff
7 anos atrás

Ridículo essa maletinha com o controle do veículo não tripulado. No mínimo deveria ser embarcado em outro veículo de transporte, ou um sistema de alcance maior. Operar no campo ficando a 100 metros do carro em área aberta com a maletinha na mão vai ser complicado. Mas os barbudinhos estão evoluindo, com certeza, mas que o Brafsil Putênfia.

Emerson R.B
7 anos atrás

Alguém sabe algo sobre essa informação de tanks entrando na Síria??
Sobre o sistema Iraniano,eu n boto fé não,acho q é mais fachada de eficácia do que outra coisa.

junior
7 anos atrás

Farias Cardoso – É só olhar para Israel para ver que seu comentário não faz sentido novamente. Israel é bem mais avançada tecnologicamente, superam a Rússia em sistema antiaéreo, o Arrow 3 tem capacidade de interceptar fora da atmosfera da Terra coisa que nem o s-400 faz.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Israel só fica atrás dos EUA no número de Startups criadas… Comparem o tamanho dos países e populações. Israel é um monstro tecnológico.
.
https://mappedinisrael.com/

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

Maqueteiros. Lembram da maquete do caça stealth deles?
http://www.aereo.jor.br/2013/02/02/ira-apresenta-seu-novo-caca-qaher-313/

horatio nelson 25 de agosto de 2016 at 11:23
Bem lembrado.

Save Ferris!

amorales99
7 anos atrás

O que seria dos “países sem o jugo dos EUA” se não copiassem o que os EUA e o ocidente produzem ….

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Farias Cardoso, o que acontece no Japão, Israel, UK, Coréia do Sul, Canadá e Austrália ? são todos países atrasados por serem alinhados aos EUA? é cada coisa que se vê.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Reinaldo Deprera 25 de agosto de 2016 at 12:32
.
O primeiro Radar é bem parecido com um JYL-1 Chinês e o míssil, é uma cópia do RIM-66. Também tem uma turbina, que é uma cópia da J85 dos F-5… https://www.youtube.com/watch?v=2Ulwd-Z9aiE

XFF
XFF
7 anos atrás

A Rússia está ajudando os Iranianos secretamente, fornecendo tecnologias para o Irá fazer engenharia reversa em várias áreas. Tem gente que é cego e não conseguindo enxergar a verdade mais profunda. Governo dos EUA chegou a acusar a Rússia sobre isso e colocou sanções

Bardini
Bardini
7 anos atrás

“A Rússia está ajudando os Iranianos secretamente, fornecendo tecnologias para o Irá fazer engenharia reversa”
.
Não é por nada, mas, não tem lógica nenhuma na sua afirmação. Pq diabos os Iranianos gastariam tempo e dinheiro fazendo “engenharia reversa” se os russos estão “secretamente” os auxiliando?

donitz123
7 anos atrás

Também teriam apresentado um novo tanque.
.
warisboring.com/iran-teases-a-new-tank-but-where-did-it-come-from-c177c0f25b58#.dh2r0yzd1

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Muito barulho e PR!
Como na maioria dos casos os Iranianos fizeram “copia da copia” (e com mãozinhas tortas ainda)! Nem o caminhão conseguiram “original” da Bielorrússia. Fizeram a copia da copia chinesa de MZKT.
Isso me lembra o Karrar e outros (sobre Tiam nem falar vou. Abraçar e chorar junto … 🙂 )
Um abraço!

augusto
augusto
7 anos atrás

Bardini por causa das sanções ocidentais contra o Irã. Pensa né !

Tamandaré
Tamandaré
7 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bardini, os russos estão ajudando os iranianos a fazer engenharia reversa de seus próprios produtos. É isso tudo SECRETAMENTE! Kkkkkkk essa realmente foi muito boa!!!! Tirei até um print do comentário do cidadão. 🙂

bosco123
7 anos atrás

Esse radar e o lançador ficaram muito bons. Parece de verdade. Dou nota 9,4.
A Mangueira que se cuide!!!

bosco123
7 anos atrás

Bueno,
O problema desse “robô” iraniano é que faz muito calor pro anãozinho lá dentro. rsrss

Felipe Silva
7 anos atrás

São uns patetas mesmo.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
7 anos atrás

Rindo litros com o Bardini 😆

Save Ferris!

Farias Cardoso
7 anos atrás

Basta citar os USA que os vira-latas apareçam tentando defender o indefensável. (Irã, Coreia do Norte, Russia, China, India….)

Uhtred Ragnarsson
Uhtred Ragnarsson
7 anos atrás

@Carlos Campos Seu comentário pode ser respondido com os seguinte fatos: Austrália e Canadá: possuem muita semelhança cultural, de colonização e composição étnica com os EUA, logo esse enxerga tais países como “primos”, o que melhora a aproximação político-econômica. Israel: assim como a Arabia Saudita é um contra-ponto às nações beligerantes do Oriente Médio. Coreia do Sul e Japão: são os contrapontos asiáticos para China e Coreia do Norte. Apoiar países semelhantes e contra-balanços à potências regionais e ditadores amalucados é muito fácil. Vamos lembrar que o Irã e a Venezuela também receberam armas americanas avançadas para fazer frente à… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Uhtred Ragnarsson o Brasil poderia comprar qualquer equipamento disponível para venda, foi oferecido o F35 mas o governo na época não quis. Veja não falei em AJUDA, falei que se relacionar com os EUA não afeta negativamente nenhum país, na verdade pode gerar ótimos ganhos, as pessoas falam como se EUA agisse diretamente impedindo o desenvolvimento dos outros países, essa afirmação é totalmente falsa. Japão serviu de base para enfrentar CHINA e URSS? sim! os EUA poderiam manter o Japão destruído ou a Europa destruída negando dinheiro após a 2° Guerra Mundial, fazendo com que esses países demorassem a se… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

Reinaldo Deprera valeu tmj

Geferson Zandoná
7 anos atrás

Então alguém me explica as explosões em Alcântara…. Se não foi Sabotagem.

Hélio araujo
Hélio araujo
7 anos atrás

Duvido s Rússia ajudando irã….embuste com certeza e nao seria a primeira vez.

Uhtred Ragnarsson
Uhtred Ragnarsson
7 anos atrás

@CarlosCampos

Ainda no off-topic, os EUA só ajudaram o Japão, Coreia do Sul e a Europa Oriental para evitar o avanço ideológico Sino-Soviético nesses países. Como diziam meus avós, quando a esmola é demais, o santo desconfia. Os americanos só tem interesse em se alinhar a países que possam frear inimigos em potencial, se coloquem incondicionalmente ao lado deles em conflitos ou que não afetem sua supremacia internacional.

O que desenvolve um país não são apenas suas relações internacionais, mas é, primordialmente, a disciplina de seu povo (políticos incluídos), vide a Suécia e Cingapura, por exemplo.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Uhtred Ragnarsson 26 de agosto de 2016 at 21:49
.
https://en.wikipedia.org/wiki/Singapore%E2%80%93United_States_relations

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Uhtred Ragnarsson 26 de agosto de 2016 at 21:49
.
https://en.wikipedia.org/wiki/Sweden%E2%80%93United_States_relations

Meireles
7 anos atrás

Lembrei do porta aviões iraniano kkkkkkkkkkkkkkkkkk….

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Eu juro que tento acreditar nos iranianos mas desde que eles apresentaram aquele monstrengo (F-5 modificado) jurando de pés juntos que era superior ao F-18, pra mim, eles perderam completamente a credibilidade.

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Aliás, qual é o interessa da Rússia em ajudar o Irã com tecnologia bélica se eles podem vender armas ???
Alguém aqui já viu russo solidário ? Russo bonzinho ?

augusto
augusto
7 anos atrás

Caio isso se chama estrategia. Os russos ajudam o Irã por debaixo dos panos enquanto há as sanções pra depois quando elas caírem, o primeiro fornecedor que o Irã procurara sera a Russia

augusto
augusto
7 anos atrás

Isso sem falar que coloca a Russia bem próximo de um pais da Opep e que também fomenta guerras de procuração na região, ai quando os russos precisarem do preço do petróleo alto é só ligar pro Irã

gbento
7 anos atrás

Estão evoluindo. pelo menos agora a maquete não é de madeira igual ao qaher.

Antonio Carlos Jr Zamith
7 anos atrás

IAF ferra irã mesmo com o S-300. tem UAV kamikaze para isso e os sauditas vão ajudar com os outros sunitas do Golfo.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Antonio!
Os sauditas tem que rezar muuuuito para que os hussitas não acabarem com os próprios sauditas antes.Exemplo :
http://www.youtube.com/watch?time_continue=295&v=PcvYwd5FQBM
http://www.youtube.com/watch?time_continue=145&v=hk20U34GXO0
http://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=CC4Z2Stj8iw
e etc..
Grandes “guerreiros” sauditas! E todos com calças cheias!
Sobre UAV kamikaze nem falar vou.
IAF tem meios bem mais apropriados para acabar com Irã em pouco tempo.E depois?. Mais 20 anos de terrorismo mutuo?Serio?..
Um abraço!

kamilo
kamilo
7 anos atrás

uai pq um pais não iria desenvolver nada? lembrando que a africa do sul se encontrava em um problema parecido com o do irã e msm assim desenvolviam armas

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Arabia Saudita tá levando uma lambada bonita

augusto
augusto
7 anos atrás

Nem tanto ! ate agora só perdeu 24 tanques, e conseguiu expulsar os Houtis de dentro de seu território, agora á coalizão liderada pela AS esta lutando pela reconquista da Capital tomada pelos Houtis e enfraquecer o território formado pela al-quaeda