ISIS war

A CNN divulgou o gráfico acima que ajuda a entender a complicada dinâmica do conflito no Oriente Médio hoje.

A guerra civil da Síria não é apenas um dos conflitos mais sangrentos no mundo, é também um dos mais complicados.
Ela começou como uma revolta contra o presidente Bashar al-Assad, mas agora é um jogo de vale tudo.

O Estado Islâmico (ISIS) controla uma grande parte do país, mas eles estão sob ataque de todos os lados.

O YPG curdo e seus aliados estão lutando contra o ISIS. Grupos rebeldes, como o Exército Livre da Síria e as Forças Democráticas Sírios, estão lutando contra ele. E há também grupos islâmicos concorrentes como o Jabhat Fateh al Sham. Isso é apenas metade da história.

A milícia Hezbollah apoiada pelo Irã está apoiando Assad, enquanto os EUA estão apoiando o YPG. A Turquia odeia o YPG porque teme o separatismo curdo. Mas a Turquia está deixando os EUA bombardearem o ISIS a partir de uma das suas bases.

Confuso? É por isso que nós achamos que seria mais fácil explicar com uma imagem.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Miguez _BH
Carlos Miguez _BH
7 anos atrás

Tem um erro grosseiro neste “gráfico”: Quem dá suporte ao ISIS ??????

Isaque andrade
Isaque andrade
7 anos atrás

Rssrs esses ratos ainda não morreram kkkk

Tomcat3.7
Tomcat3.7
7 anos atrás

Que zona !!! Até o Hezbola que é bem radical está atacando o ISIS !!! Balaio de gato total e falta o apoiador do ISIS neste gráfico ae hein (mas sabemos que alguns subintendidos lá estão ).rs

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

o interessante é q dentro da guerra civil da siria eclodem “minis“ guerra civis e amigos ou interesses em comum passam a se tornar rivalidades…igual a al nusra(al qaeda) era aliado do ei no começo até começarem a se matar,ypg convivia com o saa e até cooperava em aleppo e pros lados de tall rifat norte da siria até se matarem em hasakah,russia depois do abate do caça jurou não tolerar invasões da turqia hj faz vista grossa até a invasões terrestres pelos turcos,em deir ez zor houve um mine motim entre algumas forças de defesa populares ambos os lados… Read more »

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Eu gosto mais essa dai : 2static.fjcdn.com/large/pictures/64/f8/64f89d_5767507.jpg (colocar http:// antes de link).
Pelo menos tem algum sentido kk..
Um abraço!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Cadê Israel no gráfico ?

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Nem Estados Unidos, OTAN,Arábia Saudita e Turquia apoiam o ISIS? esse gráfico está totalmente furado. Onde está Israel que também ajuda todos os rebeldes contra o governo de Assad? Funciona assim, primeiro os terroristas financiados pelo ocidente vão abrindo a frente, depois eles tomam conta de tudo aquilo que os patrocinadores querem, em seguida estes mesmos patrocinadores começam com o papo de combater eles, alegando como terroristas, e aí já viu; uma bombinha aqui e outra ali…e os terroristas de uma hora pra outra se enfraquecem, abrindo a frente para uma forca OTAN/USA/Arábia Saudita, se instalar de forma permanente no… Read more »

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

DELFIM SOBREIRA perfeita a tua questão! Te repondo com uma Pergunta , porque o ISIS não ataca Alvos de Israel e ou seus interesses e comunidades Judaicas mundo afora ?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

Espero que ainda a Rússia avance por terra com suas Tropas ocupando toda a Síria , então o Tio Satã rasgará e Israel a Cabeça do POLVO , ficará inoperante !!