Rússia amplia capacidade anti-acesso e de negação de área (A2AD)

24

Sistema de defesa aérea S-400

Russia A2AD AUGUST 2016-01

A Rússia alterou o equilíbrio de segurança no Mar Negro, Mediterrâneo Oriental e Oriente Médio através da criação de grandes zonas de exclusão anti-accesso / negação de área (A2AD).

A projeção de poder da Rússia nessas regiões foi alargada pela implantação do sistema de defesa aérea S-400 na Criméia em agosto de 2016 e na Síria em novembro de 2015.

Os sistemas de defesa aérea avançados criam bolhas A2AD que impedem que os adversários da Rússia estabeleçam a supremacia aérea nos teatros estrategicamente importantes.

Os Estados bálticos, grande parte da Ucrânia e do Mar Negro, norte da Polônia, Síria e partes da Turquia caem sob as bolhas A2AD russas criadas por sistemas de defesa aérea S-400 e S-300.

S-400
S-400

A Rússia opera defesa aérea avançada não só no seu próprio território, mas a também a partir de sites na Síria e na Crimeia ocupada, bem como cooperativamente através da Rede Comum de Defesa Aérea na Bielorrússia e a Armênia.

A Rússia pode usar esses sistemas para inibirem a possibilidade de os EUA defenderem seus aliados da OTAN, bloqueano a capacidade das forças aéreas dos Estados Unidos em acessar zonas de conflito no caso de uma crise.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo Neves
7 anos atrás

O S-500 está próximo de ser revelado também…

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

muito legal, eles fizeram um muro desde a Finlândia até a Síria, Barack Obosta vai deixar um problema enorme na mão do sucessor

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Na realidade a Rússia e os aliados somente estão restaurando(!) da forma parcial o perímetro de defesa perdido com o fim da União Soviética e perda das posições (e dos pontos estratégicos) na Letônia , Ucrânia e etc..
Um abraço!

augusto
augusto
7 anos atrás

mald,b-2,f-22 e jassm ! so digo isso

Antonio Carlos Jr Zamith
7 anos atrás

PutinKGB quer guerra! Pra ter mais para prender, escravizar, expulsar e matar. Como ele faz na Ucrânia ocupada onde persegue judeus, tártaros, crentes e católicos como UE. No Cáucaso são 2 milhões de mortos. Na Síria ele joga bombas em civis como sempre. OTAN sabe de tudo e só jogar uns UAVs kamikazes stealth nos lindos radares deles. E a OTAN tem caças stealth para abrigar o sistema só ditador PutinKGB

ScudB
ScudB
7 anos atrás

E vem amigo Antonio com seus KGBs , UAV kamikazes e santo OTAN como se fosse um “kit de paranoia” com remédio prontinho!. 🙂

bosco123
7 anos atrás

Augusto, Na verdade não precisa tanto. Esses sistemas antiaéreos próximos da fronteira são alvos de sistemas múltiplos de foguetes. E eles são colocados próximos à fronteira para poderem cobrir todos os níveis de altitude dentro do país protegido. Outras armas baratas contra uma IADS são as GLSDBs. Nem se faz necessário utilizar misseis mais caros como os cruise ou o ATACMS. – Esses alcances máximos divulgados dos mísseis dos sistemas antiaéreos têm a ver com alvos a grande altitude. A Terra é redonda rsrrsss e os feixes de radar se propagam em linha reta. Um atacante a esses sistemas se… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

Eu sei bosco so quis falar mesmo! Mas temos quervdar um ponto de coragem pros Russos os caras tem coragem de enfrentar a maior alianca militar do mundo que simplesmente tem 70% do orcamsnto mundial de defesa! Enquanto isso na Eurobambilandia nao conseguem se defender nem de terroristas

bosco123
7 anos atrás

Com certeza Augusto,
Os russos possuem armas fantásticas e fazem o que podem pra defender seus interesses. E claro, nada é tão simples como podemos imaginar. Numa eventual guerra os sistemas MLRS da OTAN seriam igualmente alvos dos lançadores de foguetes russos e também de ataques aéreos, de Iskander, etc.
Meu comentário é só no sentido de dizer que nada é tão simples como às vezes um artigo com círculos coloridos pode nos fazer acreditar.

augusto
augusto
7 anos atrás

Com certeza Bosco

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Putin vai fazendo um belo trabalho de restaurar (dentro do possível) os forças militares russas, que apostou na década de 90 que a Rússia estaria acabada, quebrou a cara bonito. Estes sistemas criam um imensa problema para a OTAN, na pratica os russos podem controlar metade do espaço aéreo polonês e praticamente todos espaço aéreo do Báltico. Kaliningrado caminha para se tornar a região mais militarizada da Europa e uma verdadeira fortaleza.

Jair Custodio (@jaircustodio)
7 anos atrás

O jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres, além de fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas… escreveu “a Crimeia ocupada”!!! Ocupada por quem mesmo? Ele, com todo o seu “currículo” esqueceu de dizer que a península da Crimeia voltou a fazer parte da Rússia após um referendo realizado na sequência de um golpe de Estado na Ucrânia, e em que mais de 96% dos habitantes da península apoiaram a reintegração.

Antonio Carlos Jr Zamith
7 anos atrás

Ocupado sim que na Criméia os tártaros, judeus, Católicos que sou e crentes não puderam votar. Ameaçado que foram pelos soldados do ditador Putinkgb

Popov
Popov
7 anos atrás

A Russia sempre deixando de joelhos e tirando o sono da maior organização terrorista já construída a Organização Terrorista do Atlântico Norte comandada pelos Estados Unidos da Ameaça que usa a europa como carne de canhão

Viva a Russia e seu bravo povo

Popov
Popov
7 anos atrás

Antonio, nada contra os Judeus. Admiro demais eles. Defendem seus principios e valores como ninguem. Agora quem é neste planeta que se arrisca a confiar em Judeus, só outro Judeu mesmo. A Russia está sendo atacada por que não acata ordem de ninguem, nem Judeus, nem rotchichild, nem vaticano, nimguem

Jodreski
Jodreski
7 anos atrás

Já estou vendo e lendo os amantes da ficção dizendo que a Rússia quer guerra, na minha opinião esse é pensamento completamente ingênuo, o Putin entende uma Rússia forte como uma Rússia bem armada e é isso que ele está fazendo, aliás o maquinário bélico Russo além de proteger e assegurar os interesses Russos no mundo também é um ótimo produto para venda, os Russos exportam tantas armas quanto os Estados Unidos, é um negócio multi-bilionário de alto valor agregado, aliás um país ajuda o outro a vender armamento indiretamente. Dizer que o Putin quer guerra com a Otan ou… Read more »

César A. Ferreira
César A. Ferreira
7 anos atrás

Criméia ocupada?
A Criméia é russa. Aceita que dói menos.

Antonio Carlos Jr Zamith
7 anos atrás

Ditador PutinKGB quer escravizar os povos que se libertam da URSS que ele quer de volta. Não invadiu os países bálticos por que a OTAN lá chegou antes. Quer ocupar a Ucrânia para se ligar com a província rebelde da Moldávia dita Transnistria. Onde teve guerra entre romenos e russos em 1992. Aqui quem protege os 3 países bálticos.
https://www.youtube.com/watch?v=q2yaGHrsn3o

Antonio Carlos Jr Zamith
7 anos atrás

Ao Scub! um UAV barato stealth que detona as lindas baterias russas que emitem radiação. IAF os usou quando atacou o hezbollah depois da guerra civil síria começou para destruiu carregamentos de armas do Irã contra o S-300 e o tal Panstir-S
https://www.youtube.com/watch?v=30ZJD-dyZQ8

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

Depois que um F117 foi derrubado pelo um velho S-125 Neva/Pechora na Iugoslávia eu não duvido de mais nada.

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Pessoal acredito que é uma questão de sobreviver ao primeiro ataque. Pois duvido que as defesas, bases e porta aviões da OTAN estariam aptas para receber estes aviões no retorno. Também tem quer ser levado em conta o tamanho continental da Rússia, acredito que em uma luta fora do continente europeu sim os russos perderiam. Porem em um ataque direto a Rússia é quase impossível para OTAN e os EUA vencer sem ser destruídos também.

bosco123
7 anos atrás

Nem toda vez que o Super Homem luta com o Lex Luthor ele ganha.

augusto
augusto
7 anos atrás

Daniel só se os russos usassem suas nukes e usariam com certeza se estiverem perdendo. No caso desse sistemas a2\ad OTAN tem meios de destruí-los sem usar aeronaves stealth, por exemplo: Mald,mas o Harm mas Jsow e os f-22 dando cobertura aérea daria pra destruir a IADS russa com poucos perdas o problema é ter misseis balísticos como o iskander dentro dessas bolhas e o um ataque de saturação destes danificaria muito a Otan e ai o tempo ate ser destruir a IADS russa não seja suficiente para para o ataque de saturação russo mas ai que entra o ataque… Read more »