Vídeo do Pentágono prevê um futuro catastrófico para 2030

42

mundo-pentagono

Desigualdade social cada vez maior e favelas gigantescas estão entre as previsões do Exército americano para o futuro das cidades

ClippingGuerras civis, conflitos étnicos e religiosos, desastres naturais e uma desigualdade social cada vez maior. Essas são as previsões do Pentágono americano para 2030, segundo um vídeo sobre o futuro dos centros urbanos obtido pelo site The Intercept.

Usada para treinamento de soldados, a produção de cinco minutos é intitulada Megacidades: Futuro Urbano, a Complexidade Emergente. O vídeo mostra fotos que representam o caos nas metrópoles, que concentrariam um número cada vez maior de habitantes, com favelas gigantes e conflitos violentos. Além disso, conta com uma narração digna de ficção científica alertando para os perigos da superpopulação.

“Esse é o mundo do nosso futuro. É um que não estamos preparados para operar efetivamente e é inevitável”, alerta o vídeo. Entre os avisos está a previsão de que a internet torne possível que redes criminosas “de alcance global” se formem, algo difícil de conter. Segundo o Pentágono, os soldados precisarão se reinventar para conter as ameaças crescentes do futuro.

FONTE: Veja.abril.com.br / COLABOROU: Leandro Requena

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

Se o mundo continuar seguindo o socialismo, mesmo o mais moderado como o partido Democrata, sim o mundo vai se tornar um caos, falta de água vai aumentar, efeito estufa, grupos armados, cartéis, distúrbios cíveis, Diretamente ou indiretamente os socialistas cooperam para esses problemas, com um mundo mais livre, e o capitalismo seguindo sem impedimento, a miséria vai acabar, já existem previsões acho que do World Economic Forum, que a miséria vai acabar por volta de 2040. mas é só uma projeção, temos que cuidar para que a esquerda mundial não destrua mais vidas.

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Sem problemas, nosso pessoal sabe se virar em favelas.

MadMax
MadMax
7 anos atrás

Finalmente entendi porque o Brasil é o país do futuro.
Somos desde os anos 80 o que o mundo será em 2030, favela pra todo lado.

donitz123
7 anos atrás

Hollywood previu isto há muito mais tempo que o Pentágono.

Bille
Bille
7 anos atrás

Buenas! — Acredito que isso vai além do capitalismo X socialismo. O mundo está cada vez mais inchado e a informação circula cada vez mais rápido. Acho que caminhamos para o caos, e não tem como parar esse trem. — Uma mudança de mentalidade seria a melhor estratégia para isso. Seria melhorar as condições no campo para diminuir a migração para os grandes centros, um efetivo envolvimento dos poderosos para diminuir a poluição, e todos envidarem reais esforços para isso, para identificar e resolver os grandes problemas globais. — Como isso não vai acontecer, caos e guerra são inevitáveis. Quem… Read more »

Plinio
Plinio
7 anos atrás

Carlo Campo, então na sua cabeça todo mal do mundo nasce do socialismo e o capitalismo, o cada um por se, o mais forte lucrando sobre o mais fraco, o consumismo desenfreado e a solução para para todos os problemas da terra???????? Pois te digo uma coisa meu amigo, em quanto a sociedade moderna não evoluir para alem do individualismo e aprender que somos parte de um todo as coisas vão continuar a piorar. O Socialismo e o Capitalismo, são os dois lados de umas mesma moeda, ambos não foram bom para a raça humana e na minha humilde opinião… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
7 anos atrás

É por isso que apoiamos Duterte. Esse cenário nada tem de ficção. Favela + tráfico de drogas = corrupção/desmoralizao governamental> vítimas civis. Esse mal está destruindo não nossas principais cidades sem que haja uma providência das nossas covardes “lideranças” com medo da patrulha politicamente do PT, P$OL, PCdoB, Rede e lá na América dos Democratas.

Luciano
Luciano
7 anos atrás

E como lidar com isso? é claro que aumentarão os combates irregulares e contra forças assimétricas, além disso os treinamentos para ações de L & O crescerão. Deve-se ainda aumentar agora as ações de inteligência contra o crime organizado e incrementar a qualificação das ações periciais contra o financiamento desses delitos e o rastreio pela net. Porém, a verdadeira prevenção se dará com a melhor distribuição de renda, com governos mais eficientes, com sistemas tributários mais justos, com administrações mais transparentes, com judiciário competente e céleres! Uma noticia desse tipo só faz explicitar os efeitos colaterais do atual modelo sócio-econômico… Read more »

Luciano
Luciano
7 anos atrás

comentário retido?

Soldat
Soldat
7 anos atrás

Um futuro que os propários Americanos com sua politica demoníaca implantada no no mundo….

Pobre mundo…..!!!!

Requena
Requena
7 anos atrás

Thomas Malthus previu isso no século 18. Em seu ensaio sobre o “Princípio da População” ele fala exatamente sobre esse tema. A população vai crescer tanto que o mundo não vai suportar. Vai faltar água e comida. A fome e miséria serão cada vez maiores. O caos ao qual o pentágono se refere será uma realidade. Mas calma, o mundo não vai acabar. Ele também previu que a humanidade vai sobreviver a esse caos. Graças ao que chamou de “limitações naturais”: epidemias de doenças(tipo a Peste negra),fome e falta de água. Além da ação do homem através de medidas de… Read more »

Helio
Helio
7 anos atrás

Carlos Campos, você está mais atrasado do que os “comunas” que parece desprezar. Capitalismo não é a solução, é a causa. O grande problema é que o socialismo não é a cura, e não há outro modelo capaz de substituí-lo, essa é a verdade. Nosso mode de vida altamente consumista levará, inevitavelmente, a isso, e ele é capitalista e, no banco de reservas, não há outro jogador. Sua tese morreu, perdoe-me em ser irônico, na década de 1990 (e foi no início…). Coloque na sua equação a Quarta Revolução Industrial, um produto do mais puro capitalismo e seu inexorável avanço… Read more »

Helio
Helio
7 anos atrás

Adendo:
Quanto ao “cenário” pintado pelo Pentágono, ele já existe em livros, contos, filmes e artigos a mais de duas décadas…. Acho que o contribuinte americano deveria saber quanto custou o filminho, porque filósofos, economistas, sociólogos, juristas, pensadores, acadêmicos,estudantes e cineastas já fizeram previsões assim faz tempo.

PauloR
PauloR
7 anos atrás

O futuro será mais ou menos como na Síria, Líbia e Iraque, onde outras nações com interesse econômicos invade e destrói outros países em contrapartida, o povo desses países invade a casa dos agressores.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Vou começar a achar que a atividade policial, pelo menos em estado puro, estará condenada no futuro. . Um dos fatores da separação entre forças militares e policiais era o fato das batalhas contra invasores serem travadas em campo aberto (daí “campo de batalha”), enquanto nas cidades a Lei e a Justiça precisavam ser ministradas aos cidadãos. Polícia é derivada do grego “polis”, que significa cidade. Exemplo é a Guarda Pretoriana. Apenas os pretores podiam exercer poder dentro da cidade de Roma, não os legionários. A partir daí, com a evolução das Leis, das garantias e das regras de atuação,… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Plinio ( 22 de outubro de 2016 at 18:44 ); . No capitalismo, você vale o que você é; ou o que você tem de talento e principalmente sua sabedoria para usa-lo ( e é por isso que no capitalismo podemos ver gênios lavando privadas e camelôs se tornando magnatas )… O capitalismo é basicamente buscar o seu sustento com a sua própria ideia; sua criatividade. . E não tem essa de “dois lados da mesma moeda”. Capitalismo descreve tão e somente um sistema econômico, e não uma ideologia política em si ( como é o socialismo ). É bem… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Delfim Sobreira ( 23 de outubro de 2016 at 12:44 );
.
Seriam essas polícias do futuro algo mais similares ao que é hoje a Polícia do Exército?

Johan
Johan
7 anos atrás

O mundo de 2030 será o que o Rio de Janeiro é hoje. Imagina o que o Rio será em 2030! Quanto a desigualdade a tendência será almentar devido o indivíduo de hoje ser doutrinado desde criança a consumir cada vez mais e para isto precisa ganhar cada vez mais e para isto tira proveito dos outros cada vez mais e mais. As pessoas viram bandidos não é, na maioria da vez diga se de passagem não é porque passam fome e sim Pq querem ter o mesmo poder de compra dos mais bem afortunados.

Tulio Stephanini
7 anos atrás

A maioria dos que comentam aqui não consegue falar uma linguagem diferente daquela que os comunistas criaram, dominaram a linguagem portanto moldaram o pensamento. Não é a economia o problema, a população não está grande demais, this is bullshit, os Estados Unidos são hoje o que Roma era antigamente e vai chegar a hora que eles vão cair, esse vídeo do pentágono não passa de propaganda.

augusto
augusto
7 anos atrás

Acho meiovexageirada essa previsao. Ha cidades e paises que consiguirao se modernizar e ficarem estaveis e outras não essas nao que irao causar problema

Emerson R.B
7 anos atrás

Primeiro superpopulação é um MITO, o que há é incompetência e vigarice que leva ao caos.Esse vídeo esta mais pra propaganda da histeria do que outra coisa,será que até nisso os “demoniocratas” (q ja viraram comunas sim com uma bela faxada)conseguiram aparelhar nos EUA??
“Maldito o homem que confia no homem”
Jeremias 17:5

junior
7 anos atrás

No futuro as máquinas farão tudo de forma autônoma, até as fábricas vão produzir sozinhas e a mão de obra não qualificada terá cada vez menos utilidade, quando isso acontecer o jogo, que hoje está a favor da China por conta de sua mão de obra barata, vai virar. Creio que seja por isso que prevem aumento da desigualdade e da pobreza, ainda vem somar o problema que pessoas menos educadas e mais pobres costumam ter um filho atrás do outro e vira tudo uma bola de neve que nem as favelas daqui do Brasil.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

_RR_ 23 de outubro de 2016 at 14:02 Diria que algo perto do conceito GLO, onde se tem a filosofia de matar o estrangeiro (guerra) e preservar o nacional (Justiça). Ou como nas PM, mas não como estas são, atualmente. Se um combatente pode fazer ambas as coisas ? Eita… mas aí entramos em um perfil tal que a conscrição universal teria que ser jogada no lixo. A profissionalização é necessária. Em um TO ágil e restrito como as megalópoles, a estrutura hierárquica teria que ser revista, enxugando postos e facilitando a cadeia de comunicações e comando. Além de melhorar… Read more »

Helio
Helio
7 anos atrás

Plinio ( 22 de outubro de 2016 at 18:44 ); Sim, você está certo, seu raciocínio é correto, mas há um “novo componente” que deve ser inserido nesse contexto. Antes, porém, vamos esclarecer que não existe mercado perfeito, o modelo econômico da eficiência de mercado é o que seu nome diz: um modelo. Seria muito bom que a vida funcionasse assim, mas que eu me recorde de meus estudos, nenhuma economia experimentou tal modelo. Casos de sucesso existem, como o que você citou, mas as nações de hoje são menos capazes de determinar seus rumos isoladamente do que no início… Read more »

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
7 anos atrás

Parece os colóquios dos fabricantes e vendedores de máquinas de datilografia frente ao surgimento dos computadores, e dos fabricantes de vela frente ao surgimento do lampião a gás.Quem vai fazer a manutenção dos robôs ? E a programação ? Quem irá fabricar seus componentes ? Outros robôs ? Quando um der defeito, vamos contratar um robô mecânico ?

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Off, nem tanto …. vale tema-tópico:
http://tab.uol.com.br/milicias/#tematico-1

Renato B.
Renato B.
7 anos atrás

Delfim, seu comentário sobre a mistura entre militares e policiais, observando quando eles se “separaram” nos tempos romanos foi bem interessante. Se você elaborar mais um pouco acho que daria um belo artigo sobre segurança pública e forças militares.

kfir
kfir
7 anos atrás

AS favelas no Brasil começaram a explodir, também, com o fim do BNH Bando nacional da habitação, os juros estouraram, e quem comprava apartamento acabou com saldo devedor maior que o valor de mercado do imovel que morava. . Imaginem china, india, Paquistão etc, o Brasil tem 200 milhões de habitantes é pouco povoado em relação a outras regiões… . Uma maneira de controlar a explosão populacional e mirar na educação das mulheres, que passam a ter um numero menor de filhos em função da qualificação, pois passam a sonhar… . tem gente demais no planeta e isso é um… Read more »

kfir
kfir
7 anos atrás

é estratégico para a América do Sul, controlar o crescimento populacional e impedir a migração de fora, especialmente de islamicos, que são verdadeiras bombas de crescimento populacional*, uma política de acesso a educação a mulheres… é a melhor estratégia..

* o islamismo é uma religião missionária, sua missão é ter somente sua religião no mundo, mesmo que matando e o fazem,
* Para isso e também isso, eles migram, visto que o nativo não vai se tornar barbado, formam guetos e sua etinia se multiplica exponencialmente…EXPONENCIALMENTE MESMO!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Carlos Alberto Soares-Israel 24 de outubro de 2016 at 1:16 . Pois é, quem no começo achou que milícia é boazinha se enganou. Mas as milícias são resultado das péssimas estruturas policiais. Nas PM’s os Oficiais são distanciados dos Praças que vão pra rua, há uma necessidade de se igualar a hierarquia do EB que é enorme pra função policial. Mas PC’s, inclusive a PF, os Delegados saíram do quadro de ascensão interna. A maioria dos Delegados não se vê como policiais, mas como parte do “mundo jurídico”, e acabam não vestindo a camisa da instituição, os Agentes ficam distanciados.… Read more »

Hawk
7 anos atrás

Bom com os dois candidatos que eles tem esse ano, o pentágono já está antecipando o caos! Ninguém pode prever o futuro a verdade é essa… Se isso acontecer pode ser em 2017, 2020, 2100 ou nunca. É muito tabloide envolvido. Porém se isso acontecer exatamente em por volta de 2030 então vou começar acreditar em todos as “teorias das conspirações” que tem por aí, porque nada pode ser tão preciso que não tenha um trabalho bem calculado por trás e sinceramente não duvido porque certas coisas que estão acontecendo hoje em dia, são frutos plantados há 20 anos atrás.… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Delfim Sobreira ( 23 de outubro de 2016 at 20:44 );
.
Perfeito.
.
Saudações.

Renato B.
Renato B.
7 anos atrás

Delfim, a triste ironia é que na época da reforma da administração pública, lá nos tempos do Bresser foi planejado algo assim. Dizem que uma das propostas era justamente separar uns 10% das vagas para concurso de ascensão interna, aproveitando aqueles que já estivessem no quadro e com capacidade para subir. Esses também fariam concurso, mas numa cota específica. Mas veio o congresso e melou tudo. Acho que os concursos já trouxeram uma melhoria para o sistema. Acredito que algo como a Lava Jato seria impossível naquela época. Uma solução que alguns usaram, como o BB e a Caixa, foi… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

_RR_ abraço amigo vc explicou tudo melhor do que eu poderia. Deixo ainda os exemplos de Cingapura e Hong Kong
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2059
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1804

João Bosco
João Bosco
7 anos atrás

Meus caros. Não adianta culpar socialismo ou capitalismo pelos atuais e futuros problemas urbanos. Mas sim uma sociedade de pensamento pequeno, medíocre e mesquinho, que prefere que as pessoas se mantenham cada vez mais miseráveis, ignorantes e controladas pelos grupos religiosos que aproveitam de sua fé ingênua e morando em locais com pouco ou nenhum apoio governamental- a não ser que seja repressivo ou eleitoreiro. Os governantes da maioria dos países emergentes e pobres – como o nosso, não sejamos hipócritas- pensam que investir em educação é jogar dinheiro fora, que a educação é uma inimiga e não aliada poderosa… Read more »

by Mauro
by Mauro
7 anos atrás

Basta observa os países subdesenvolvidos que cada dia fica mais pobre e super povoado. Hoje basta ver o Brasil em suas áreas mais pobres pois existe dois pais no Brasil um pobre e outro rico, a mais o pobre esta cada veis maior e avançando. O fim já esta previsto, e nada poderá ser mudado!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Renato B. 24 de outubro de 2016 at 13:56 . Acredito que a mudança não houve com os concursos e sim com os concursados : a oxigenação de corações e mentes. Sim, tem agentes públicos que devem se masturbar com Lula ou Dilma (eca) e conspiram pra piorar, mas há aqueles que tem noção da sua responsabilidade com a Res Pública, e no fundo todos sabem que fizeram uso de sua meritocracia para conseguirem sua admissão. Há muitos Sérgios Moros por aí, em todos os setores, que fazem seu serviço com dedicação e discrição. . A saída que eu vejo,… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

*redistribuição geográfica.

Renato B.
Renato B.
7 anos atrás

Sim, as cidades tem que ser repensadas, especialmente para se acertar o densidade populacional adequada.

O problema, especialmente nas democracias, é acertar interesses de mercado, direito de ir e vir e decisões de estado. Não é uma adequação fácil e geralmente os grupos de interesse melhor articulados que se dão bem.

Imagino que a China consegue fazer uma redistribuição assim, mas eles tem umas “vantagens” controversas.

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Carlos Campos ( 24 de outubro de 2016 at 16:41 );
.
Grato pelos textos.
.
Saudações.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Renato B. 26 de outubro de 2016 at 9:55
A China construiu cidades no interior, com toda infraestrutura, mas que ficaram abandonadas. As migrações humanas sempre acompanham a riqueza, que na China se localizam o litoral, assim como no Brasil.
Os EUA tiveram sucesso em tornar o interior populoso e próspero. Em 50 anos os EUA saíram da Guerra Civil e do “velho oeste” e se tornaram a potência mundial.
Mas vai falar sobre isto com esquerdopatas.

Renato B.
Renato B.
7 anos atrás

Agora, catastrófico para mim é o pentágono achar que vai resolver mandando soldado para invadir megacidades. Em termos práticos acho que faz mais sentido fazer cerco e esperar quem estiver lá dentro se render (o sistema econômico atual trabalha com poucos estoques). Cidades precisam de grandes artérias para os recursos chegarem. Sejam portos, pistas e etc. isolar esses pontos é muito menos custoso que lutar rua a rua.