Trump anuncia general James Mattis como secretário de Defesa

Trump anuncia general James Mattis como secretário de Defesa

4459
75

Gen. James Mattis testifies before the Senate Armed Services Committee hearing

ClippingO presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (1º) que o general reformado James Mattis será seu secretário de Defesa. “Vamos nomear o ‘Mad Dog’ Mattis como nosso secretário da Defesa”, disse durante comício em Cincinnati, em Ohio, referindo-se ao apelido do ex-chefe do Comando Central americano.

“Mas não vamos anunciar até segunda-feira, então, não digam a ninguém”, brincou. Trump, que teve um encontro com Mattis esta semana. Através de sua conta no Twitter, o republicano havia dito ter ficado muito impressionado com ele. “Um verdadeiro general de generais!”, escreveu o magnata.

Mattis, apelidado de “Mad Dog”, ou Cachorro Louco, é considerado um militar de mão pesada, foi um dos primeiros chegar no Afeganistão após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Washington, Nova York e Pensilvânia, e esteve no comando de uma das divisões que invadiram o Iraque em 2003.

Durante o mandato do presidente Barack Obama, James Mattis se transformou no chefe do Comando Central, responsável pelas operações no Oriente Médio, em substituição ao general David Petraeus, nomeado chefe da Agência Central de Inteligência (CIA).

Mattis, no entanto, deixou o posto em 2013, meses antes do que estava previsto, por isso foi especulado que ele foi forçado a se retirar por problemas com a administração de Obama.

No entanto, Mattis é considerado como um militar ortodoxo, disciplinado e menos radical e político que o escolhido por Donald Trump como Assessor de Segurança Nacional, o também general reformado Michael Flynn.

Ambos são necessários para compreender e aconselhar Donald Trump sobre os assuntos de segurança nacional mais urgentes que herdará de Barack Obama, como o conflito sírio ou a influência do Estado Islâmico (EI) nessa guerra civil, no Iraque e no norte da África.

Além disso, Mattis terá um papel vital nas relações com o Irã, após ter feito oposição abertamente ao acordo dos EUA e os outros membros do Conselho de Segurança da ONU para limitar o programa nuclear de Teerã, em troca do relaxamento das sanções econômicas.

Segundo a emissora de notícias “CNN”, Mattis necessitaria receber uma permissão prévia do Congresso para poder ser nomeado secretário de Defesa, pois as normas estabelecem que os militares reformados tenham pelo menos sete anos de inatividade para assumir esse tipo de cargo. Mas, sendo que os republicanos controlam o Legislativo, isso seria uma mera formalidade.

União X Intolerância
Ainda em seu primeiro comício após a vitória eleitoral, Trump prometeu ainda que vai sanar as feridas dos Estados Unidos, afirmando que o país não tem outra opção, a não ser se unir e rejeitar a intolerância.

“Somos uma nação muito dividida, mas não vamos continuar divididos por muito tempo”, disse o presidente eleito republicano, em um evento em Cincinnati, no estado de Ohio, diante de milhares de seguidores reunidos em um estádio.

“Condenamos a intolerância e os preconceitos em todas as suas formas. Denunciamos todo o ódio e rejeitamos fortemente a linguagem de exclusão e de segregação”, acrescentou, estendendo a mão aos rivais democratas. (Com agências internacionais)

FONTE: UOL/AFP

  Comentários no Facebook

  Comentários de assinantes

75 COMMENTS

  1. “….ex-chefe do Comando Central americano.”
    _______________________

    Foi bom para isso ?
    Porque será ruim, medíocre ou abaixo fa média ?
    Deixa o cara trabalhar, ponto.

  2. Mas parece que esses militares não fizeram um bom trabalho, certo?
    Quero dizer, muitos criticam as invasões do Afeganistão e do Iraque.
    Mais recentemente, critica-se o surgimento do EI.
    Então, militares que já atuam não dariam continuidade ao trabalho existente?
    Adeus, senhores.

  3. Não são os militares é que fazem mal trabalho, são as polįticas do presidente Obama (o primeiro presidente anti-americano da história) é que criaram um grande desastre geopolítico, e está empurrando o mundo para o abismo.

    O General Mattis foi a melhor opção escolhida por Trump para chefiar o Pentagono. Êle é um general de campo, um grande estrategista e brilhante intelectual.

  4. MD deve ser oficial-general da reserva, afastado há algum tempo da ativa. Nos EUA deve estar na reserva no mínimo 7 anos.

  5. Offtopic:
    Cada Hércules da FAB transporta 17 caixões.
    Essa seria o limite do avião?
    Será que os KC 390, mesmo sem a certificação, poderia ter feito esse translado?

  6. ” We are the Might” – slogan do governo Trump!

    Se você já ouviu falar de “fale calmamente, e leve um pau grande” este homem é ele >>> Teddy Roosevelt.
    ” ser educado, ser profissional, mas ter um plano para matar todos.”
    ” eu venho em paz. Eu não trouxe a artilharia. Mas eu sou articulado com você, com lágrimas nos olhos: se você me foder, eu vou matar todos vocês ”
    – General. Mattis.

    Traduzido! podem existir erros!

  7. Pelo jeito o acordo com Irã vai pro brejo, bom eu fico feliz até porque vejo o Irã como uma Alemanha nazista e o acordo nada mais era uma paz do nosso tempo. Os israelenses,turcos e sauditas devem estar comemorando também é o povo americano no qual a maioria era contra apesar da esquerda goblalista frouxa se vangloriar que o acordo ia fazer a paz e que tudo que era contra era anti-democratico a clássica política do politicamente correto para descalificar a oposição sem debate a mídia americana outros que já foi a melhor do mundo hoje se rende a essa tática é não critica o acordo e em alguns pontos até favorece.

  8. E outra conversa, a trololo esquerdista do Obama, acabou, esse vai botar o pinto em cima de mesa, e lmostrar com quantos pauzinhos se faz uma canoa.
    Acabou aquela palhaçada de SU 24 cruzando na vertical dos AB debochando…….

    G abraco

  9. Este é o homem de pulso que a America precisa !
    James Mattis tem a astucia , o conhecimento e personalidade para colocar os russos em seu lugar

  10. Gabriel,

    “Speak softly, but carry the big stick ” Ted Roosevelt

    Ao pé da letra seria o seguinte: Fale suavemente, mas carregue o porrete.

    Augusto,

    A esquerda americana em muito se assemelha à esquerda brasileira. A patologia mental é a mesma, tanto no Norte, quanto no Sul. Que nojo.

    Essa gente é totalmente anti-americana; só poque é chique. São um bando, uma legião de pseudo intellectuals.

    A cultural deles é oriunda das leituras das contra capas de livros, só isso. Os caras não pensam, êles seguem uma religião chamada socialismo. São umas antas.

  11. Silvio, é que estão exigindo assinaturas, logins, etc.
    Lá no PA já não posso comentar.
    Falei isso porque em breve deverão exigir aqui também.
    Então, antes que não possa falar mais nada me despedi dos colegas.
    Muito bom o aprendizado e espero ter contribuído de alguma forma.
    Tenho algumas idéias não convencionais.
    Inclusive que construir um avião não é nada do outro mundo para passar dez anos desenvolvendo.
    Que cobrar 100 ou 200 milhões por um caça é um absurdo.
    Que o Brasil poderia estar muito mais bem colocado em termos de tecnologia.
    Inclusive, não sei se pegaria mal em um momento de luto, o KC 390 ter feito o translado, talvez em vôo direto…

  12. Tadeu Mendes 2 de dezembro de 2016 at 23:09

    Exatamente sr. Tadeu, isso foi o que aconteceu com o Gen.l Flynn quando trabalhava na administração Obama. Simplesmente era ignorado por não estar de acordo com a política externa do presidente americano. Agora os EUA terão dois Generais muito bem vistos pela tropa, com o Gen. Mattis agradando ambos democratas e republicanos, chefiando cargos relacionados à defesa dos EUA. Quem não deve estar gostando dessas escolhas é o Daesh.

    Sds.

  13. Gostei, cada macaco no seu galho, médico na saúde, advogado na justiça, economista no planejamento e militar na defesa. Assim só pode dar certo.

  14. Augusto 3 de dezembro de 2016 at 9:00
    “Pelo jeito o acordo com Irã vai pro brejo…”
    A questão que fica me batendo é: isso é melhor ou pior? Só acabar com o acordo parece besteira, é incentivar os iranianos para fazer a bomba de uma vez. As sansões não funcionarão absolutamente. Resolver com ataques aéreos me parece mito.

  15. Claudiney Martins o cerco + as sanções funcionaram muito bem estrangulou todos os recursos iranianos se bombardesem o Ira em 2011 ou 2010 até em 2012 acabaria com o programa deles no mínino uns 10 anos. O problema é que o Obama não estava disposto à fazer isso e afroxou o cerco propositalmente para poder falar que só um acordo taria a paz e que o cerco não funcionava mais isso mais o fortalecimento do governo Putin 2.0 em 2013 acabou de fez com um futuro tranquilo na região, o Irã ainda teve a cara de pau de pedir o dinheiro congelado nos EUA em euros e com juros .

  16. Felizmente o Trump chegou a tempo de salvar o pais. As coisas aqui estao muito extranhas.

    O Obama implementou a imigracao de 10.000 mulsumanos por mes, e isso ja faz algun tempo.

    Eu as vezes penso que a crise na Siria foi arquitetada com o objetivo de gerar o exodo massisso de mulsumanos para a Europa. Obama e Angela Merkel sao farinha do mesmo saco.

    Merkel decretou a pena de morte da a Alemanha e o Obama tentou fazer o mesmo com os EUA.

    Ainda da tempo de reverter o quadro, e se for necessario, iremos lutar uma Guerra Civil para salvar a America do cavalo de troia mulsumano.

  17. Shugo,

    General Flynn possivelmente devera ter um cargo no governo Trump, assim com o general Petraus tambem esta sendo cogitado para algum posto.

    A esquerda anti-Americana aqui dentro, esta indo a loucura porque perderam a oportunidade de acabar de afundar com o pais.

    A Hillary e o mafioso Partido Democrata foram desmascarados, e o pais esta profundamente dividido.

    Vao fazer todo o possivel para atrapalhar o governo do Trump, e talvez venham a cometer algum atentado contr a vida dele.

  18. Tadeu Mendes 3 de dezembro de 2016 at 22:50 também penso a mesma coisa. Chega ser assustador como para se manter no poder essas pessoas abrem mal total do bom senso.

  19. Pelo que tenho visto a esquerda tem apoio quase cego dos que nasceram na década de 90 e dos negros de outras minorias apesar em da esquerda falar que os EUA é um mostro da intolerância eles não dao s mínima pra eles. O americano comum que tem Reagan,JFK,FDR,Ike e outras figuras ilustres da política América se sentem estranhos na situação. A esquerda fala simplesmente que os EUA que é a democracia mais velha do mundo que lutou uma guerra civil porque achava a escravidão moralmente incorreta, libertou o mundo livre do fascismo e do comunismo e luta contra a ideologia do isla o pior demônio do mundo como que todo branco fosse racista não acredita-se na democracia, os 1℅ mais ricos que comandam o país, aquele NAAPC é ridículo todo movimento defendendo a história é os valores americanos eles chamam de supremacistas brancos. Ainda bem que essas bobagens da esquerda aqui foram varridas

  20. Augusto. Concordo com muita coisa que falou.
    A esquerda é um câncer.
    Criam bandeiras, distorcem informações.
    Você falou bem.
    A questão do “racismo”, por exemplo.
    Foram os países ocidentais brancos que forçaram o fim do apartheid na África do Sul.
    Foi a Inglaterra e brasileiros brancos da “elite”, que estudaram em Portugal que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil.
    Foram os ricos de olhos azuis do norte dos EUA que entraram numa guerra civil contra o Sul, pobre e agrícola, que queria manter a escravidão.
    Mas os fanáticos de esquerda, aqui ou nos EUA dão a entender que os ricos são contra os pobres e que os brancos são contra os negros.

  21. Tadeu Mendes 3 de dezembro de 2016 at 23:01

    Sim, o Gen. Flynn já está no time do Trump como National Security Advisor, e já tem até um livro escrito chamado “The Field of Fight: How We Can Win the Global War Against Radical Islam and Its Allies”, sobre como combater o extremismo islâmico. Vale lembrar também que o Gen. Flynn foi comandante de uma das maiores agências de inteligência americanas, a Defense Intelligence Agency, que é militar.
    A administração Obama já tem um histórico de ignorar generais que não são de acordo com a estratégia da Casa Branca.

    Segue alguns links sobre:

    https://www.youtube.com/watch?v=qRnq4TEe5DU

    https://www.youtube.com/watch?v=bwAnxQmC6_A&t=384s

  22. Bah! Escrevi tudo errado! As 4 de dezembro de 2016 at 8:12 ainda bem que não tiraram print!!! kkk…
    Queria dizer “Chega ser assustador como para se manter no poder essas pessoas abrem mão do total bom senso”.
    Fui muito tempo de esquerda até ver que tudo que eles falam é só é válido para eles e seus amigos.
    Você pode ser até simpatizante mas se você não é “amigo do rei” vai pra guilhotina igual aos outros.
    Mas o pior defeito deles é criarem cobras e monstros achando que podem controla-los, não importa de onde eles estão vindo. O resultado trágicos todos já sabem.

  23. Mad Dog é um fuzileiro, dizem que é sua a frase: “não há melhor amigo, nem pior inimigo, do que um fuzileiro naval”

  24. “Speaking at a conference sponsored by The Heritage Foundation in Washington in 2015 Mattis stated that he believed that Russian President Vladimir Putin’s intent is “to break NATO apart.”[58] Mattis has also spoken out against (what he believed to be) Russia’s expansionist or bellicose policies in Syria, Ukraine and the Baltic states.[59] Mattis also believes that Donald Trump’s conciliatory statements toward Russia are ill informed” eis o que o general pensa do rasputin mais uma vez a politica de Donald Trump se mostra errônea

  25. Hawk,

    Ainda bem que você deixou esse antro de recalcados e ressentidos. Você sabe melhor que do que eu, que essa gente é venenosa, invejosa e vingativa.

    Nonato,

    Excelente observação. Você disse uma verdade que pelo menos á metade dos americanos não querem escutar.

  26. Juarez 3 de dezembro de 2016 at 11:04
    Onde assino ?
    Tadeu Mendes 3 de dezembro de 2016 at 14:13
    Onde assino ?
    ____________________________

    No início da década de 70 estive na España a 1ª vez,
    no breve período Adolfo Suárez retornei,
    Nos anos 90 retornei – Felipe González …. deu pra engolir.
    Despues, mucha mierda ….
    La recuperación de la economía será casí impossible.
    A España está irreconhecível, basta caminhas pelas ruas.
    Essas “tradições” muçulmanes nada tem haver com o ocidente,
    raras excessões.

  27. Vai ser interessante ver esse general no Pentágono. Um profissional da área.
    A imensa maioria dos brasileiros se surpreenderia em saber como a esquerda, e mesmo a extrema esquerda estão infiltradas nos Estados Unidos da América. Tem muitos americanos que de forma ingênua pedem para o país se retirar da cena internacional, pois engoliram a estória de que os EUA seriam o grande vilão. Mal sabem que quando isso ocorrer, em poucos anos vão se surpreender com os NAes chineses patrulhando as costas leste e oeste da América, em parceria com cruzadores russos. Nós vimos o que aconteceu com o enorme vácuo de poder que a incompetente Dilma Rousseff deixou, com um Poder Executivo amofinado. Judiciário e Legislativo se engalfinharam para ocupar o espaço, além do Ministério Público, causando caos e guerra entre os Poderes.

  28. Carlos Alberto Soares-Israel,

    Qual dos meus comentarios voce quer assinar? Aonde foi que voce concordou com a minha analise?

    Juliano Bitencourt,

    Ate mesmo as minhas filhas, as duas nasceram aqui em Boston, estao com esse sentimento de culpa. Elas acham que os EUA e um pais opressor dos pobres. Um vilao militarista sem escrupulos.

    Engoliram essas baboseiras recitadas pelo Obama o tempo todo na TV, e tambem escutam o discurso filosofico produzido pelo o lixo politico da esquerda.

  29. “Qual dos meus comentarios voce quer assinar? Aonde foi que voce concordou com a minha analise?”
    Ué …. já postei TM:
    “Tadeu Mendes 3 de dezembro de 2016 at 14:13”
    Está postado …. não viu ?
    ______________________________

    Default da Venefavela, default da Itália (O Renzi renunciou e cantou “Os bancos Italianos vão precisar de um resgate gigantesco”), para onde vcs acham que vai o dinheiro ? Sim …. USA ….
    Renzi enfrenta pesada derrota e Itália mergulha numa crise política
    ___________________
    Piora significativa do desemprego e das nossas contas pública etc …. Dólar +
    início do gov Trump + etc ….
    Antes de 2022 …. só pioraremos;
    E tudo isso ainda vai depender do que o governo(desgoverno) 2019/2022 vai fazer…..
    ______________________________

    REFERENDO EM ITÁLIA
    Responsável do BCE admite que Itália terá de resgatar bancos
    _______________________________

    “Quem a Itália vai ajudar ?”:

    Bélgica ? França ? NDA ? Mais além dos já mencionados ?
    ______________________________
    EUA
    Trump volta ao Twitter para lançar mais farpas à China

  30. Amigo Tadeu Mendes
    Boston é cidade linda, uma das mais ricas do planeta. Sei disso pelo meu irmão que já a visitou e por estatísticas. Mas New England é região onde o progressismo viceja com força. E você bem o sabe. Aproveitam os bons sentimentos das pessoas para inocular nelas o antiamericanismo. Na América! É preciso desmascarar, desconstruir os argumentos dos inimigos do Ocidente. Como? Com argumentos melhores, com idéias melhores. E mostrar que os esquerdistas usam qualquer argumento à mão para convencer, para estabelecer a linha discursiva dominante. Mas isso não significa que eles pensem assim, que concordem com isso. Eles querem infiltrar para matar o sistema. E o que vem depois é o Terror.

  31. Jb a nova Inglaterra é o berço do partido republicano não tem progressismo nenhum ali o problema e a cornubacao das grandes cidades do litoral onde a globalização é mais presente porque no interior é igual era em 1860 na guerra civil americana, inclusive são muito religiosos

  32. Carlos Alberto você tá falando da gente ou da Itália porque se for de nos vc ta completamente equivocado e na Itália o primeiro ministro foi derrotado só no referendo pra mudar a constituição isso não impede de o governo que será formado agora sem o renzi tomar medidas econômicas sérias é muita histeria

  33. Justamente Augusto, na metropole, ou seja, na maior parte da população da Nova Inglaterra, os democratas, inclusive apoiadores de Bernie Sanders, estão nadando de braçada. A grande riqueza da Nova Inglaterra faz com que parte da população, principalmente de Boston, sinta culpa, vendo a pobreza galopante de outros continentes. Isso devidamente incentivado, construido pelos esquerdistas. A esquerda está comendo não pelas beiradas, mas a partir do miolo.

  34. Gostaria de ver dezenas (150/200?) do F 16 Block 60
    Outras dezenas (100/120?) de F 15SE
    Onde ?
    Em Taiwan oras,
    tudo acompanhado de belos pcts de armas, estoques, Naus, etc etc ….

  35. Amigo Juliano Bitencourt (JB),

    Obrigado pelo conselho. Amo as minhas filhas, Uma tem 25 e outra 27 anos. Ambas votaram por Bernie, não gostavam da Hilary e desprezam o Trump.

    Nem uma das duas possuem um entendimento histórico profundo do século XX. Eu penso que é por essa razão, que jovens como elas são presas fáceis da mitologia socialista, do politicamente correto e do relativismo filosófico.

    É lamentavel ver o país ser demolido por essas forças anárquicas, internas e externas. As vezes penso que estou vendo na America, o mesmo fenômeno político/sociológico, que corrompeu uma grande parte da civilização Brasileira.

  36. Carlos Alberto S. Israel,

    Obrigado pelo link. Os globalistas estão comecando a sentir os efeitos da rebelião contra a agenda internacionalista.

  37. Tadeu Mendes talvez os americanos precisem de um presidente socialista tipo o Benier para saber como é ruim e nunca mais da atenção, igual aqui que depois de 13 ninguém quer mais saber de esquerda até as classes mais baixas não querem nem ouvir falar de PT

  38. Augusto,

    O que muita gente quer aqui é um socialismo de esquerda radical , do tipo comunista.

    Bernie Sanders não chega a esse patamar não. Êle está mais parecido aos socialistas que não largam o copo de whiskey, mas falam falam mal das elites burguesas.

  39. Tadeu Mendes
    Li somente este, pensamento sem reinventar a roda.
    “Livre para escolher: Um depoimento pessoal” de Milton e Rose Friedman

    Publicado, em 1980, pelo ganhador do prêmio Nobel, Milton Friedman, e sua esposa, Rose, “Livre para Escolher” é uma forte influência para a visão da política econômica de Friedman, servindo-se de exemplos práticos para demonstrar como o livre mercado cria prosperidade.

    O livro defende o capitalismo de livre mercado e critica políticas intervencionistas do governo, incluindo impostos sobre gás e fumo, educação pública, a reserva federal, o bem estar social, administração de comida e remédios (FDA) e sindicatos.

    O livro é um complemento de uma série homônima de dez partes para a TV.
    Shalom
    ****************
    Este mês teremos Adir.

  40. Amigo Tadeu Mendes
    Fico feliz se ajudei, em qualquer sentido
    É preciso contextualizar as ações americanas na Guerra Fria, quem estava do outro lado. E agora, com a queda do bloco comunista, o ocidente baixou a guarda, se pensou vitorioso, e deixou de estar alerta. A ameaça não é mais externa, mas interna.

  41. Amigo Juliano Bitencourt (JB),

    Nos temos um inimigo externo terrivel > China.

    Nao estou dizendo no sentido militar. A China nao representa uma ameaca militar para os EUA.

    O problema e que a China, tem roubado durante anos (via hacking) segredos cientificos e tecnologicos, tanto de empresas civis, como de companias da area de defesa.

    A China vem robando as economias nao somente americanas como tambem em outras partes do globo.

    Donald Trump ja comecou a dar os primeiros sinais de que as coisas vao mudar. Um dos objetivos prioritarios do novo governo sera o check mate nas atividades criminosas da China.

  42. Amigo Tadeu, apoiado! Com Trump os poderosos chineses vão ter que rebolar. Acabou a mamata. Foram décadas, desde Nixon, que os caras foram tratados de forma especial. E se aproveitaram ao máximo. Não é culpa deles. É do Ocidente mesmo. Chega de aceitar passivamente os chineses virarem um monstro industrial com indústrias americanas, européias e roubo descarado de propriedade intelectual, segredos industriais e militares, como você enfatizou. E que não cometam o mesmo erro com a Índia, que pode se tornar outro monstro industrial. Que invistam, se não houver alternativa, em pequenos países do sudeste asiático, com os mesmos baixos salários, ou mesmo em pequenos países africanos.

  43. Se me permitem.
    O Trump deixou-se filmar falando com a presidência de Taiwan.
    Algo q os outros presidentes nunca fizeram.
    Para um bom entendedor, pingo é letra…
    Sds

  44. Não dá pra entender, ele coloca um cão danado como Secretario de Defesa e anuncia uma politica não intervencionista com as FFAA voltadas para a construção de estradas?

  45. Alex,

    A infra estrutura americana necessita de um upgrade sim, mas o General mad dog Mattis é mais parecido ao Patton, e êle não vai para o Pentagono para construir estradas, e sim para demolir os problemas que afetam a mais poderosa força militar do planeta.

LEAVE A REPLY