Tanques Leopard 2 mostraram-se vulneráveis em combate na Síria

12

Leopard 2 turco

Leopard 2 turco

A reputação do carro de combate alemão Leopard 2, que constitui o pilar das forças blindadas da OTAN, levou um duro golpe nos combates com militantes do Estado islâmico na Síria.

Pelo menos 10 dos 60 MBTs Leopard 2 foram destruídos durante uma tentativa turca de reconquistar a cidade de al-Bab estrategicamente importante do norte, localizada a apenas 15 milhas ao sul da fronteira turca, segundo relatos da mídia.

Os turcos desdobraram vários milhares de soldados na operação, que começou em setembro de 2016. Mas, apesar dos ataques aéreos feitos por aviões russos em apoio às tropas terrestres, eles não foram capazes de tomar a cidade em face de determinada oposição.

Várias dezenas de soldados turcos e aliados locais morreram no combate. O diário alemão Die Welt disse que pelo menos 10 Leopard 2 foram destruídos e muitos outros danificados na luta urbana nos arredores de al-Bab. Dizem que os rebeldes usaram tanto os mísseis anti-tanque russos Kornet quanto americanos TOW nos ataques contra os tanques alemães.

Os líderes da Turquia criticaram a administração Obama por não fornecerem apoio aéreo às suas unidades envolvidas na operação al-Bab.

O Leopard 2 de 60 toneladas, construído pela Krauss-Maffei da Baviera, está em serviço desde a década de 1980. Um total de 2.100 foram comprados pelo Exército Alemão, mas depois da Guerra Fria, cortes de defesa causaram uma redução acentuada em números, e apenas 325 unidades de uma versão modernizada atualmente permanecem no inventário das unidades Panzer do país. Cerca de 20 destes são do modelo A7 redesenhado e modernizado, mas muitos são modelos A4 anteriores – o mesmo usado pelo Exército Turco.

O vídeo abaixo mostra dois Leopard 2 turcos sendo destruídos por mísseis anti-carro lançados por militantes do Estado Islâmico.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

Nenhum carro é inexpugnável. A diferença é o que voce tem pra gastar. Ai nestes 10 carros foram ao menos US$ 40.000.000,00 ou seja, valor que daria pra comprar uns 170 Leopard 1A5 ou M-60.

É o que tenho dito, hoje a balança prende pra defesa AC e investir em pesados CC é jogar dinheiro fora. Futuro é MBT sem tripulação, menores e mais baratos.

Bosco Jr
Bosco Jr
7 anos atrás

Blindados parados dando bobeira em campo aberto com a silhueta exposta contra um céu claro. Aí é pedir pra levar um balaço na testa.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Ate então temos um placar desastroso para turcos. Juntando Sabras (e outras caixinhas de papelão tipo Patton , Akinci, Kobra, Kirpi) podemos falar sobre colapso tático completo das forcas armadas pro-turcas.Nao é a toa que estão travados diante de Al-Bab enquanto forcas do Exercito Sírio cada dia estão chegando mais próximo e , na minha estimativa , vão tomar esta cidade antes de “verdes pro-turcos expulsos de Aleppo”.Bem feito. Voltando ao tema… Foram expostos mais que 10 casos sobre Leo (7 confirmados com localização e foto/video). Mas no total estão falando sobre 15 Leo’s seriamente danificados e/ou destruídos. Enquanto ate… Read more »

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

Scub, esta bem visivel que a diferença resulta da posição tática adotada por cada lado. Quem ataca fica muito mais vulnerável, mesmo em vista de forças móveis de um lado e de outro. Bosco, isso no EB chama-se “dar sopa na crista”. Para que se tenha uma ideia do amadorismo da atitude, a primeira instrução de combate que é ministrada é a de observação e tem um módulo sobre aproximação e atitude em cristas expostas. Isso pro recruta. Imagina um tanquista. É um grave e crasso descumprimento de regra básica ficar exposto desta forma. Na escola tive esta instrução com… Read more »

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Sem duvida Colombelli!
Mas o que chama atenção é a quantidade dos carros pro-turcos perdidos nas posições fixas! E obviamente o que estamos vendo é o resultado da incompetência e fraqueza tática generalizada.
Como prometi verifiquei nas “fontes” : tem so mais um T-90 perdido (abandonado após falha na transmissão) uns meses atrás pela brigada de Hezbollah. E eles nao brincam no campo de defesa. Igualmente como os Tigres (basta ver a quantidade dos km quadrados liberados por eles).
Um abraço!

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

A Turquia está se mostrando é muito embuste e pouca operacionalidade. Forças que é só volume.

EParro
EParro
7 anos atrás

Senhores, quem sabe estejam sofrendo (agora, não mais) de um ataque supremo de arrogância? Talvez estejam achando-se muito superiores em capacidade e equipamentos, contra uns “terroristas” que não são um exército regular. Aí, pagam caro pela soberba.

Vader
7 anos atrás

Me desculpem, mas o Leopard 2 não é “o pilar das forças blindadas da OTAN”; o posto pertence ao M1.

Turco fazendo bizonhice em combate. Nada de mais. O MBT não tem culpa nisso.

Ivan
Ivan
7 anos atrás

“…o pilar das forças blindadas da OTAN…” . O Main Battle Tank Leopard 2 está distribuído por vários países da OTAN, lembrando que ‘antigamente’ estavam concentrados na Alemanha Ocidental (1800) e Holanda (445). Hoje está, mais ou menos, assim: . • Canadá (Canadian Army): 82 Carros de Combate (42 2A4+, 20 2A4M CAN e 20 2A6M CAN), 12 ARVs (blindado de recuperação e socorro) e 18 AEVs (Veículo Blindado de Combate de Engenharia). • Dinamarca (Royal Danish Army): 57 Leopard 2A5DK (iguais ao Leopard 2A6 sem o canhão L55) and 6 Leopard 2A4 (para usar as peças). • Alemanha (Deutsches… Read more »

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Vale lembrar que os hussitas queimam M1 com a mesma (ou ate maior) facilidade pois semiguerreiros sauditas podem tranquilamente competir com os turcos no jogo “quem perde mais”..
Um abraço!

Sidney Alves
6 anos atrás

Não adianta vc ter poder sem saber usar! Os turcos estão usando os leopard de modo errado

Russian Bear
Russian Bear
5 anos atrás

Mesmo muitos falando que a forma incorreta que os turcos utilizam os Leopard 2, vejo principalmente a fragilidade na sua blindagem.
Um Porsche dos blindados não pode explodir tão facilmente como se fosse um T-55. Tem algo muito errado aí.
Arrisco dizer que é um erro grave de projeto, que não contemplou fatores tão importantes.