Por Cabo Lúcio Alves

Brasília, 21/02/2016 – Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram homenageados, em todo Brasil, na terça-feira (21), pelo aniversário de 72 anos da tomada de Monte Castelo, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial (GM).

A cerimônia, em Brasília (DF) foi realizada pelo Exército Brasileiro, no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), e relembrou a data de 21 de fevereiro de 1945, quando a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária composta por 25 mil brasileiros, atacaram e conquistaram a principal posição defensiva alemã no norte da Itália, abrindo o caminho para as próximas vitórias das tropas brasileiras contra os nazistas na Europa.

Representando os ex-combatentes, estiveram na cerimônia o coronel Nestor da Silva, o capitão Severino Francisco de Oliveira e o tenente Vasco Duarte de Oliveira.

A cerimônia iniciou-se com a imposição da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, realizada pelo coronel Nestor, ao capitão médico Sergio Batista Fernandes, pelos relevantes serviços prestados em apoio aos ex-combatentes.

Em seguida, o coronel Nestor dedicou a solenidade ao Marechal Mascarenhas de Moraes, comandante das Forças Brasileiras no Teatro de Operações da Itália e a todos os militares brasileiros mortos naquele combate. “Feliz é a pátria que nos momentos mais difíceis conta com filhos bravos e dispostos a defendê-la e honra-la na guerra ou na paz” disse o coronel.

Logo após, os pracinhas desfilaram, em viaturas históricas, ao som da Canção do Expedicionário, em continência ao Comandante Militar do Planalto, general Luiz Carlos Pereira Gomes, que presidiu a cerimônia. Os ex-combatentes foram aplaudidos por autoridades civis e militares e convidados, que demonstraram a gratidão do País a todos que integraram a FEB.

Na sequência, o desfile militar contou com a participação das tropas a pé, motorizadas e hipomóveis, com destaque para militares utilizando uniformes e viaturas históricas, em referência as tropas na 2ª GM.

FONTE/FOTOS: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments