Coreia do Norte: ‘a guerra termonuclear pode começar a qualquer momento’

3

Um alto oficial norte-coreano disse na segunda-feira que os EUA criaram “uma situação perigosa na qual uma guerra termonuclear pode explodir a qualquer momento”.

Kim Ryong, vice-embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas, acrescentou que a península coreana é “o maior ponto quente do mundo” devido às intrusões americanas.

“[A Coréia do Norte] está pronta para reagir a qualquer modo de guerra desejado pelos Estados Unidos”, disse ele na segunda-feira em Panmunjom, na Coréia do Norte, segundo a Associated Press.

Kim também ridicularizou os exercícios militares norte-sul-coreanos sendo conduzidos como o “maior exercício de guerra jamais realizado”.
O vice-presidente Pence, no domingo, prometeu que “a era da paciência estratégica acabou” entre os EUA e a Coréia do Norte.

“O povo da Coreia do Norte, as forças armadas da Coreia do Norte, não devem confundir a determinação dos Estados Unidos da América de estar com nossos aliados”, disse ele durante observações na zona desmilitarizada que separa a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

“Mas todas as opções estão sobre a mesa enquanto continuamos a ficar de pé com o povo da Coreia do Sul para a desnuclearização desta península e para a prosperidade e a liberdade de longo prazo do povo da Coreia do Sul”.

A Coreia do Norte tentou, mas não conseguiu lançar um míssil balístico na costa leste do país, o último sinal de aumento das tensões na Ásia.

Um oficial dos EUA disse domingo que o projétil “explodiu quase imediatamente”, e o tipo de míssil permanece sob avaliação.

O presidente Trump ordenou um grupo de ataque da Marinha liderado por um porta-aviões para o Oceano Pacífico ocidental na semana passada como uma demonstração de força, enquanto autoridades dos EUA consideram aumentar as sanções econômicas em Pyongyang.

Trump disse que vai contar com a China para pressionar Pyongyang a parar seu programa de armas nucleares e testes de mísseis, mas ameaçou uma ação mais direta.

“A Coreia do Norte está procurando problemas, se a China decidir ajudar, isso seria ótimo, se não, vamos resolver o problema sem eles!” Trump twittou na semana passada.

FONTE: The Hill

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
6 anos atrás

Cara, só sendo mesmo a maior potência militar e econômica da Terra para ter paciência para tolerar a existência de um lixo de país como esse… . Fosse outro e por muito menos e há muito tempo já tinha explodido tudo e… “consequences schmonsequences”… . Quando o ataque vier vai ser tão rápido e tão devastador, uma chuva de destruição tão grande e aterradora que arrisco dizer que este lixo de país não dura MEIO dia de combate. Aliás, quando os vagabundos comunistas tirarem as cabeças dos buracos em que as esconderam os sul-coreanos estarão cumprimento os chineses ao longo… Read more »

Colombelli
Colombelli
6 anos atrás

Quem sustenta esta aberração que é a Coréia do Norte? O cinismo chinês. Estes são o verdadeiro inimigo do ocidente. Tenho dito. São piores que os russos.

Vader
6 anos atrás

Colombelli “Quem sustenta esta aberração que é a Coréia do Norte? O cinismo chinês.” Gostaria que fosse apenas isso amigo Colombelli, mas não é inteiramente verdade: a ONU, o Japão, a Coréia do Sul e os próprios EUA sustentaram por muitos e muitos anos, e ainda sustentam, o regime da Coréia-Lixo, sob a forma de doações de alimentos e remédios, sem os quais haveria uma crise humanitária talvez sem precedentes e o governo do gordo baitola provavelmente não sobreviveria. . Aliás, a simples ameaça de cortar as doações de alimentos e remédios faz o gordinho boiola se ouriçar todo e… Read more »