WASHINGTON — Segundo matéria publicada no jornal New York Times, o governo chinês desmantelou sistematicamente as operações de espionagem da CIA no pais, a partir de 2010, matando ou aprisionando mais de uma dúzia de fontes ao longo de dois anos e paralisando a inteligência ali reunida durante anos.

Funcionários americanos atuais e antigos descreveram a violação da inteligência como uma das piores em décadas. Isso desencadeou uma disputa nas agências de inteligência e policiais de Washington para conter as conseqüências, mas os investigadores estão amargamente divididos sobre a causa.

Alguns estão convencidos de que um agente dentro da CIA traiu os Estados Unidos. Outros acreditam que os chineses invadiram o sistema secreto da CIA usado para se comunicar com suas fontes estrangeiras. Anos mais tarde, esse debate permanece sem solução.

Mas não houve desacordo sobre os danos. Das últimas semanas de 2010 até o final de 2012, de acordo com ex-funcionários americanos, os chineses mataram pelo menos uma dúzia das fontes da CIA. De acordo com três dos oficiais, um foi baleado na frente de seus colegas no pátio de um edifício do governo — uma mensagem a outros que poderiam estar trabalhando para a CIA.

Outros ainda foram presos. Ao todo, os chineses mataram ou prenderam de 18 a 20 fontes da CIA na China, de acordo com dois ex-altos funcionários norte-americanos, desvendando efetivamente uma rede que levara anos para construir.

Avaliar as conseqüências de uma operação de espionagem exposta pode ser difícil, mas o episódio foi considerado particularmente prejudicial. O número de ativos americanos perdidos na China, disseram as autoridades, rivalizou com aqueles perdidos na União Soviética e na Rússia durante as traições de Aldrich Ames e Robert Hanssen, anteriormente da CIA e FBI, que divulgaram operações de inteligência para Moscou por anos.

O episódio não divulgado mostra como os chineses foram bem sucedidos em interromper os esforços de espionagem americanos e roubar segredos anos antes de uma violação bem publicitada em 2015, que deu acesso a Pequim a milhares de registros de pessoal do governo, incluindo contratados de inteligência. A CIA considera a espionagem na China uma de suas principais prioridades, mas o extenso aparelho de segurança do país torna excepcionalmente difícil para os serviços de espionagem ocidentais desenvolver fontes locais.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M
Antonio M
6 anos atrás

Briga de cachorro grande. E nossa ex-presidenta, o que diria nesse caso ?

donitz123
6 anos atrás

Para onde mandaram a conta das balas? Langley, Casa Branca, Pentágono…?

Luis Eduardo Mansur
Luis Eduardo Mansur
6 anos atrás

Estou me lembrando dos e-mails hackeados do computador da sra Clinton, será que tinha informantes lá?

Uboot
Uboot
6 anos atrás

Antonio M,
A gente nunca vai saber… Os EUA saberiam…

Pra mim, esse é o ToT atual. Quando o EB criou seu Centro, já nasceu defasado, com pouco pessoal, totalmente ineficaz diante das ameaças já existentes.

Se falarmos da ABIN então, fico com pena de nós mesmos e da própria ABIN que vem sendo sucateada faz umas décadas.

wwolf22
wwolf22
6 anos atrás

Será que o EB tem algum Pelotao NERD para atuar na CyberWar??

August
August
6 anos atrás

Muito facil lidar com a China é so retaliar nos espioes chineses no solo americano e se a China hackear os eua que os EUA hackem de volta 2 x pior. Simples assim ! Se os chinas n gostarem q caiem pra dentro assim q tem q ser o resto é papo de pacifista ou de anti-americano disfarçado

August
August
6 anos atrás

É só retalhar na mesmo moeda ! Aí n tem próxima vez

Luiz Trindade
Luiz Trindade
6 anos atrás

O que esperar da CIA desde da desastrada ação preventiva do ex-presidente George Bush filho? Desde lá a inteligência norte-americana tem sido usada para defender interesses de conglomerados econômicos norte-americanos do que propriamente defender sua nação. Triste viu… Muito triste! Mas pelo jeito a República Popular da China vai mandar no mundo num futuro muito próximo!

timuskukii
6 anos atrás

Luiz Trindade, a CIA sempre defendeu interesses de conglomerados econômicos norte-americanos, além de ajudar a criar o Estado Islâmico para justificar uma invasão da OTAN na Síria.

Antonio M
Antonio M
6 anos atrás

Isso dos EUA / CIA “criarem” o EI está para como se fosse o Getúlio Vargas que criou o bando do Lampião.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

O BRASIL deve ser o País onde os agentes do Grande Satã tiram Férias ,nunca pegamos um só de seus Agentes , devem trabalhar dentro desta ABIN , dando até ideias para nos ferrarem !!

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

Quem criou no Brasil um grande Factóide foi a Esquerda , existia a Coluna Miguel Costa , então a Esquerda , propagava assim , Coluna Miguel Costa /Prestes e repetia , depois Coluna Prestes /Miguel Costa repetia e ao final somente Prestes . Como um oficial Trapalhão que só conheceu uma mulher por volta dos 40 anos ,poderia comandar uma Coluna onde tinham oficiais superiores a ele e um General ?

Luiz Trindade
Luiz Trindade
6 anos atrás

timuskukii, defender interesses econômicos dos EUA não tem nada de errado, afinal isso é uma função secundária de qualquer órgão de inteligência de um país que se preze. O problema é que fazer de uma função secundária a primária que é espionar e contra-espionar para defender os seus interesses no mundo. Foi isso que quis dizer! E a questão do Estado Islâmico é apenas um desdobramento das desastradas políticas de apoio a resistência de alguns países que quando se termina o interesse, deixam eles a relento mas com treinamento bem especifico. Diga-se de passagem os Mujadin que viraram Al-Quaeda!

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

É a curiosidade matou o gato rsrsrsrs, quer ficar espionando todo mundo da nisso.

Eduardo
Eduardo
6 anos atrás

Pelo que entendi da reportagem, a China matou cidadãos chineses que serviam de fonte de informações sensíveis para os EUA e não cidadãos americanos que espionavam em solo chinês.

Acho que se fosse o caso de matar cidadãos americanos isso já teria dado o que falar nos meios internacionais.

Contra isso dificilmente haverá retaliação por parte dos EUA, pois terão que matar cidadãos americanos que colaboram com a China. Embora não seja impossível de acontecer é mais complicado de fazer nos EUA que na China.

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
6 anos atrás

Traidores merecem que tipo de tratamento?

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

Já espionou o Brasil e vários países até aliados e tem gente que fica puxando saco de americanos rsrsrsrs e cada coisa por isso que o mundo é uma beleza rsrsrs.

Nonato
Nonato
6 anos atrás

Algumas pessoas detestam os EUA porque foram o país que destruíram o comunismo.
Tais pessoas adorariam ver o mundo dominado pelo comunismo e pelo islamismo.
Mas ninguém quer se mudar para a Coreia do norte ou para a Arábia saudita.
Pimenta nos olhos dos outros…
Apenas vivem de remoer seu rancor…