‘Clima no Exército é de consternação, choque e preocupação’, diz Villas Bôas

59

Comandante militar da Amazônia, Eduardo Villas Boas, em pronunciamento, à mesa da sala de comissões do Senado Federal durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre o tema "Vigilância de fronteiras: organização, distribuição espacial na Amazônia e no sul do país". A audiência faz parte do ciclo de debates intitulado Rumos da Política Externa Brasileira. À esquerda, o jornalista editor do site InfoRel, Marcelo Rech. Eduardo Villas Boas alerta que a plantação de coca no Peru já chegou a áreas baixas e úmidas da Amazônia e poderá em breve chegar ao Brasil.

Comandante do Exército, general Eduardo da Costa Villas Bôas

Comandante afirma que Força fica na ‘expectativa caso algo fuja do controle’

Por Daniel Weterman, O Estado de S.Paulo

O comandante do Exército, general Eduardo da Costa Villas Bôas, afirmou nesta quarta-feira, 24, que o clima no comando da instituição e no Palácio do Planalto é de “choque” e “muita insegurança”. As declarações do militar foram dadas a jornalistas em referência à crise no governo motivada pelas denúncias contra o presidente Michel Temer feitas com base nas delações dos empresários da JBS.

“Clima de consternação, de choque e de preocupação. Muita incerteza e muita insegurança até que as coisas se definam”, disse o general, que deu uma palestra sobre defesa nacional na Fundação Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na capital paulista, ao lado do ex-presidente da República.

O comandante comentou ainda o decreto do presidente Michel Temer nesta quarta-feira autorizando o uso das Forças Armadas na capital federal até o dia 31 de maio, após manifestações causarem confrontos em Brasília e provocarem depredação e incêndio em alguns ministérios. O militar garantiu que as Forças Armadas iriam agir respeitando a Constituição e garantindo a democracia.

“Acredito que a polícia deva ter ainda a capacidade de preservar a ordem. Ficamos em uma situação de expectativa caso algo fuja ao controle”, disse Villas Bôas.

Ele negou que haja um risco para o direito às manifestações durante as ações. “Tanto as forças de segurança pública quanto as Forças Armadas estão empenhadas na preservação da democracia, na observância da Constituição e no perfeito funcionamento das instituições nacionais, a quem cabe encontrar o caminho para a solução dessa crise. Mas a nossa democracia não corre risco.”

‘Ameaça’. Depois de falar que a corrupção ameaçava o futuro do País, Villas Bôas afirmou que os recentes acontecimentos envolvendo o presidente Temer complicam a situação ainda mais. “É um processo que estamos vivendo que vem de longo tempo. Realmente ameaçam o futuro. Mas tenho plena certeza, convicção, de que o País, a nação e as instituições vão ter capacidade de encontrar os caminhos, de buscar essa regeneração necessária e a gente retomar o caminho de crescimento e de evolução”, disse.

Ele afirmou que, no caso da saída do presidente Michel Temer do cargo, as Forças Armadas terão um papel de garantir o cumprimento da Constituição e afastou qualquer possibilidade de intervenção e ocupação do poder por parte dos militares.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Uboot
Uboot
6 anos atrás

Apesar do local inadequado, me pareceu perfeita a manifestação do General. Contravenções penais e crimes comuns cometidos por civis em ambiente civil devem ser reprimidos e investigados pelas polícias. É a razão de ser dessas instituições. A Polícia Militar daquela região é a mais bem paga do país e presumo que seja a mais bem equipada. Salvo fracasso em alguma licitação, não seria possível ter acabado a munição não-letal. Logo, é possível concluir que houve despreparo doutrinário. Convenhamos, 30 mil pessoas não são dignas de um decreto desses por tanto tempo, como se o país passasse por algum conflito interno… Read more »

Wesley
Wesley
6 anos atrás

Ja está na hora COMANDANTE do exército assumir o país e expulsa esses políticos bandidos do poder!

Uboot
Uboot
6 anos atrás

Um ponto que ninguém discute mas, para mim, ainda faz sentido é a criação de uma Guarda Nacional (ou seja lá que nome for). Se a PF não atua, de fato, no policiamento preventivo, ostensivo, há uma lacuna. Quem atua no mar sabe que a MB não tem meios para isso tampouco a PF através do NEPOM. Em terra, não é tão diferente assim… Se houve esse tipo de força, provavelmente as FFAA poderiam ser enxutas e atuar apenas quando efetivamente necessário. Não adianta debatermos aquisição de material bélico para nos defendermos de outras Forças Armadas e, no final, usar… Read more »

Vader
6 anos atrás

Preocupado tudo bem, mas o Comandante do Exército vir dizer que está em “choque” e “consternado” como se fosse uma menininha de doze anos de idade dá bem mostra da espécia de militares que tem sido escolhidos para comandar o glorioso Exército Brasileiro.
.
Não, senhores, não há esperanças.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Uboot, Não acho que a PM/DF seja a melhor equipada. De longe, a PM/SP é melhor equipada e só não é melhor armada por culpa do EB (o que será um pouco mitigado com a licitação internacional recém-aprovada). Fora a parte do treinamento e da ação. 30 mil pessoas jamais fariam isso na Av. Paulista. Seriam necessárias centenas de milhares de meliantes para conseguir fazer isso em SP. E nem de longe a PM/SP pode ser considerada excelente. Só é muito melhor que a do DF. A Polícia do DF é a prova de que não adianta torrar o orçamento… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Pois é, né? Quem fala o que não deve… quem é o maluco, agora ?? Muito bem Presidente Temer, certíssimo em chamar o Exército Brasileiro para acabar com a baderna promovida pelos vermelhos em BSB!

Renato B.
Renato B.
6 anos atrás

Rafael, não vou nem entrar no mérito da discussão “qual PM tem o p** operacional mais comprido”. O terreno é totalmente diferente da Paulista e dificulta muito mais a ação policial, só o Eixo Monumental é uma das avenidas mais largas do mundo são quase 250 metros de largura pelos 4 km entre o estádio e o congresso e. Em comparação a Paulista tem o quê? Uns 2,6km de comprimento por 45m de largura, cercada por prédios e sem os grandes vazios que permitem as pessoas fugirem a pé. Enquanto controle de tumulto ficar na mão do policiamento ostensivo sozinho… Read more »

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

AS Centrais Sindicais devem ser Cobradas por todos os Estragos de ontem . Eu sou contra Intervenção no momento ,mas este Comandante não quer de forma alguma abandonar sua Cômoda situação de Observador dos Acontecimentos ,quer Moleza ,entregue o Cargo !

Luiz Trindade
Luiz Trindade
6 anos atrás

De acordo Vader… Já faz tempo que as FFAA não estão mais adequadas para defender o povo brasileiro. Isso começou lá atrás com a eleição do ex-presidente Fernando Collor!

timuskukii
6 anos atrás

Villas Boas agente comunista de Cuba.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Renato B, Mesmo ponderando a questão do terreno, a PM-DF foi ineficiente em proteger os prédios públicos (esse negócio da União proteger os prédios é questionável, dado que ela não tem uma polícia para fazer isso, tendo que usar PF, FNS ou FA) ou, como você apontou, em não conseguir prender quem os atacou. Identificar os black blocs durante a manifestação não é tão difícil assim e seria possível “caçá-los”, à cavalo, com motos ou viaturas. Nesse particular, como a manifestação não envolvia centenas de milhares de pessoas e como o terreno é favorável, seria mais fácil para a PM… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

O General está corretíssimo. Não sei o motivo pelo qual as pessoas chamam os militares para governar. Por acaso ao invés de usar um fuzil, os soldados estão tendo aulas de administração pública, master business administration ou marketing e propaganda? Os militares já estiveram no poder e deixaram o poder mais pelo fracasso do modelo do que por manifestações do povo. Assim como tomaram o poder ser perguntar, também o abandonaram. Qual a razão de se considerar melhor uma ditadura? Eu me pergunto: Qual a garantia que o país vai melhorar se um monte de “poliça” tomar o poder no… Read more »

Uboot
Uboot
6 anos atrás

Rafael Oliveira, De fato, foi uma das ações mais ineficazes que já pude observar. Se considerarmos o local então… Penso que faltou muita coisa nessa ação, desde preparo até equipamentos. Que sirva de lição. Renato B, Concordo em boa parte contigo. Sem ação da polícia civil, ou federal, vai-se enxugar gelo (ou apagar incêndios). Vader, Perdão, mas você é militar (ou já foi)? Não acredito que o General tenha se manifestado como menininha de 10 anos. Ele foi sincero como poucas vezes um militar pode ser, demonstrando o que qualquer ser humano nascido nestas terras está vivendo. Um militar não… Read more »

Carlos E. Goes
Carlos E. Goes
6 anos atrás

Victor Moraes, concorde em grande parte com seu comentário. O que discordo é que em algum momento os militares terão sim de tomar providencias. Os animos estão cada vez mais exaltados e por já é de conhecimento geral as estratégias adotadas por estes grupos de arruaceiros. Causar o máximo de destruição possível agindo como pequenos grupos de guerrilha se infiltrando nas manifestações. Com isso, obrigam a forças da lei de atuar diretamente sobre a grande massa em protesto e desta forma, trazer para o confronto os outros manifestantes que até então não se viam envolvidos no confronto. Foi o que… Read more »

Carlos E. Goes
Carlos E. Goes
6 anos atrás

Uboot, Concordo com o Vader. Pelo que pude ver no noticiário já hávia a informação de que grupos de baderneiros estavam se dirigindo a Brasilia com o intuito de gerar caos. Essa informação foi repassada pelo gabinete de segurança institucional para as forças de segurança segundo jornal agora pouco noticiou. Então sim, era já de conhecimento que haveria quebradeira e confronto. O fato de tropas federais estarem tão rapidamente prontas e entrarem na área de conflito já demonstra que havia sim um nível de alerta e pronto emprego da força. Coisa normal e qualquer militar de alta patente precisa estar… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

A esperança, caro amigo Vader, é a famosa “desobediência civil”. Diz-se que nem tudo o que é justo é legal, e nem tudo o que é legal é justo. Abre-se sob esta filosofia, margem para muita ação. A desobediência civil pode ensejar perdão judicial aos desobedientes pelos danos cometidos contra o desejo da lei. Embora seja missão do exército “manter a ordem” deveriam fazer “vista grossa” caso o povo resolvesse entrar no congresso ou no palácio do planalto para pegar os políticos e jogar eles no lixo, como bem fez o povo da Ucrânia. Ou sei lá, guilhotina. Eu não… Read more »

hartmam
6 anos atrás

O que me surpreende são os órgãos de imprensa, vários ditos intelectuais em conjunto com
políticos de vários partidos constrangidos com a presença do EB nas imediações do Palácio do
Planalto, como se os militares fossem alguma coisa repugnante e não representassem a
máxima segurança do País interna ou externa ( ainda estão ligados à lembrança do regime
militar) isso produz esse sentimento.” UMA SOCIEDADE QUE NÃO TEM LIGAÇÃO COM SUAS
FFAA , PODERÁ NÃO DISPOR DELAS QUANDO FOR NECESSÁRIO”.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Eu e meus palpites… Eu tenho medo que em algum momento um maluco resolva chamar outros malucos de vida perdida como bandidos do PCC ou do Comando Vermelho, ou sei lá, abrir um presídio em Brasilia, armar os doidos, e fazer eles invadir o congresso e atirar para matar quem estiver lá dentro. Eu tenho medo de um ato radical destes. Sabe aqueles caras que não tem nada a perder e que topam uma parada sinistra apenas para misturar adrenalina com cocaína? Eu tenho medo…

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

O correto seria o Temer admitir dificuldades para governar ( no mínimo) e editar uma medida provisória marcando eleições para presidente no prazo de dois meses, uma renúncia branda, uma renúncia administrada, uma renúncia com cara de justiçamento, uma renúncia com cara de sacrifício heróico. Se isto acontecer, ainda dirão sobre a renúncia civilizada de Temer. Eleições diretas para presidente, mas votando a medida provisória para que não se possa candidatar a cargo político máximo do país qualquer um que esteja sendo processado por crimes contra o patrimônio público. Eu acho que isto é uma mínimo que se pode exigir… Read more »

Colombelli
Colombelli
6 anos atrás

A situação é muito mais simples e foi esclarecida pelo ministro da defesa ontem. PM não deu conta e o motivo disso não importa. É um fato. BPE não tem efetivo para cobrir toda área. Restava chamar o EB e mais forças. Foi o que foi feito. Ontem mesmo ele disse que seria revogado imediatamente que voltasse à normalidade. E foi. Independentemente do que se pensa do congresso ou do executivo que está ai, não se pode tolerar atos deste jaez. É isso que a CF/88 prevê assim como prevê eleição indireta e as FA estão repisando que irão dar… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Voltando a falar de uma saída paraa crise política, se alguém falar que inconstitucional, você manda tomar naquele lugar ( que eu não posso falar neste webside), e propõe uma emenda constitucional, desde que ela seja votada no prazo exíguo de ser o mais rápido e urgente possível. O fato é que não importa se é emenda constitucional ou medida provisória, desde que seja uma votação acordada no congresso, que certamente supera três quintos dos parlamentares, habilitando à vontade política ( e do povo – estou correto?) à prevalecer perante às elucubrações adaptativas e convencionalistas de interpretes da lei. Se… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Victor Moraes,
Medida provisória não pode tratar de direito eleitoral e a periodicidade das eleições é matéria constitucional. Só com emenda constitucional políticos poderiam marcar eleições diretas.
Há certa discussão se em caso da chapa Dima/Temer ser cassada seriam realizadas eleições diretas ou indiretas.
Fora dessas hipóteses, seria inconstitucional marcar eleições antecipadas, independentemente dos motivos e intenções de quem as marcou.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Rafael, mas o debate sobre constitucionalidade, em medida provisória, é feito “a posteriori” de tal forma que o efeito da edição de uma medida provisória pode atingir os fins a que foi proposta, tornando perfeito o ato.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Rafael, eu quero dizer, eu confesso, é uma cartada mais política do que legal…. certo… mas se se descumpre tanto a lei entre os políticos, e é este o motivo da lei, porque ser tão puritando ao descumprir a lei para fazer uma coisa “certa”. Eu sei que o certo é um conceito filosófico que extravasa os limites do estudo legal, mas, bem, é por onde deveriam trabalhar os políticos. Trabalhar em pensamento e em atitudes o “certo”. O correto. Não necessariamente o legal. Como eu disse se se descumpre a lei para fazer o mau, neste caso específico porque… Read more »

Colombelli
Colombelli
6 anos atrás

Prezados, minha formação é na área jurídica e lhes digo, medida provisória só pode vir do executivo. Será que Temer, que diz que não vai sair, iria editar uma tratando de eleições diretas? Obvio que não. Outrossim, não estariam preenchidos os pressupostos objetivos pra sua edição, ainda que ele quisesse. Em qualquer caso de vacância na segunda metade do mandato está prevista eleição indireta. Sobre a possibilidade de constitucionalização de uma eleição direta via emenda, única hipótese viável, de alteração, isso demandaria duas votações com quorum especial em cada uma das casas. Embora em tese isso fosse possivel, na prática… Read more »

Colombelli
Colombelli
6 anos atrás

E a proposito, não existe o correto fora do legal. Abrir margem a lei para supostamente fazer o bem é o discurso usual de governos como Maduro, Castro e todas as ditaduras que ja existiram. A brecha que se abre no conceito objetivo da lei para por o subjetivo e para o homem de bem fazer o bem, amanhã será usada pelo homem mau para fazer valer o seu conceito de “bem”.

Imagine-se dar uma carta branca pra lula por exemplo. Se com a lei ja fez o que fez, sem ela seria o purgatório.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Eu já sabia que era inconstitucional, mas… eu disse que se obtiver mais de três quintos dos votos, os juízes políticos do STF vão anular o ato? Quem vai entrar com ADIN? O fato é que é um movimento político. Como eu disse, mais político do que legal. Pode funcionar se for uma comum acordo entre as bancadas. Tanto PT, PSDB, PMDB, e outros poderiam concordar com a medida provisória, acatá-la. Neste caso, quem vai se opor? Eu dou este palpite para políticos que não são santas virgens, mas conhecidos como ratos entre o povo. Então, é um conselho que… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Aliás, Colombelli, na Venezuela Maduro não se estriba na lei? Ele e o exército não abraçam a constituição e batem no povo desordeiro e os matam porque saem nas ruas desobedecendo as leis e pedindo a saída de Maduro? Geralmente as ditaduras se estribam nas leis, oh gajo…

Farias
Farias
6 anos atrás

A Baderna foi provocada pela polícia. TÁ GRAVADO e não há como negar. Lembra muito bem o episódio do Rio Centro em 81. O tempo passa mas continuam operando do mesmo modo, entretanto hoje todo celular é uma filmadora. O vídeo mostra policiais bandidos, infiltrado na multidão, jogando coquetel molotov e em seguida correndo para se esconder entre os outros policiais. Tudo para justificar a ação criminosa da policita do Temer que baleou e agrediu pessoas que estavam lá para defender o Brasil. Enquanto isso o Pedro Parente prossegue entregando o pré-sal aos yankes sem que ninguém, nem o exército,… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Victor Moraes, se uma proposta como essa tiver 3/5, nas duas casas, por duas vezes, é só por em votação e aprovar. Não precisa do Temer propor MP. O Congresso vota e ponto final. Diga-se de passagem, ele sequer poderia vetar referida lei. A CF88, até por ser imensa, já foi violada algumas vezes pelo Congresso e pelo STF. Mas criarem um MP para novas eleições seria uma violação sem precedentes depois de 88. Na sua comparação entre atos da vida privada com os da vida pública, você acabou se esquecendo de uma diferença fundamental entre elas: você, enquanto cidadão,… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Para frear políticos um povo político. Se não é eleição, é o que então? Manutenção do status quo de ilegalidades e eterna pobreza do Brasil?

Celso
Celso
6 anos atrás

Vitor Moraes, eu nao sou jurista ou algo q seja rsrrsrs minha esposa veio a se formar bacharel de direito apos nosso casamento e eu de tabela a ajudava muito em sua ardua tarefa de estudo, portanto e no decorrer dos anos profissionais de minha carreira, me tornei um auto didata. Sem entrar em debates inuteis mas lendo seus comentarios, ja iria rebate-lo c argumentos, porem nem precisei, o Colombelli ja colocou de forma clara o necessario para encerrar sua tese rsrsrsrsrs Sob o imperio da lei, nao eh, repito, nao eh possivel qualquer forma de interpretacao a constituicao nos… Read more »

Colombelli
Colombelli
6 anos atrás

Vitor o Rafael ja disse tudo. Tua visão comparando a perspectiva leiga e privada não tem nenhuma pertinência com avaliação da coisa publica e dos princípios a ela aplicados. No âmbito publico so há o correto dentro do legal ( art. 37 caput da CF/88) e a lei enquanto não invalidada é vinculativa. O resto é ilegalidade e golpismo. Aliás, por definição, golpe é justamente quando se desrespeita a Constituição. Não estou sendo “estupido”. Estou falando as coisas como elas funcionam e funcionarão, como o CMt do Exercito ja assegurou que será. Vou repetir: so o presidente edita MP e… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
6 anos atrás

o brasil não é um país sério!

Chokoeater
Chokoeater
6 anos atrás

Qual o problema de encher aquele granado todo, entre a Esplanada e o Congresso, com plantas e árvores com espinhos, da própria flora do cerrado????
Assim uma versão não explosiva, do “Jardins do Inferno” de Rommel.
Tiraria alguma liberdade de deslocamento dos manifestantes.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Tudo bem, eu peço desculpas pelo atrevimento. Eu também amo a legalidade eu apenas defendi uma tese que parece impopular entre os foristas. Tudo bem, realmente talvez eu esteja exagerando. Além do mais, eu não sou a favor de rupturas. Mas eu também sou a favor de solução. Então, perdoe-me. Eu cometi um erro. Deixe o Temer lá, até quando puder. Eu, por mim, não me importo. O problema é o povp leigo. A tal legalidade, que tem servido para acobertar bandidos e políticos, vai tomar um novo sentido na boca do povo. O povo assim, nunca vai entender o… Read more »

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Prendam os líderes, ora. Será que ninguém pensou nisso ainda? Que magia d az aquele Boulos para ter imunidade? Ele é inimputável? Prendam esse cara, e se for escolhido outro líder baderneiro, prendam-no também, até que não haja mais ninguém com ânimo para reunir marginais.

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

* Que magia faz

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Ler, ser esclarecido, tentar melhorar economicamente, procurar ser justo mesmo onde não há justiça seguir o que determina a CF, mesmo que esta seja uma porcaria. respeitar os símbolos nacionais e o hino de seu país mesmo que você discorde tudo isto chama-se civismo. Educação deveria o bem maior, mas neste país só serviu para de trapézio para muito político cafajeste. Vive no período da chamada ditadura e nunca tive problema algum. Chegava a hora que bem quisesse, mas isso foram outros tempos. Hoje pareço que estou enjaulado em minha própria casa. sem justiça, sem polícia sem educação e Educação… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Victor, Temer pode sair por impeachment ou por decisão judicial. Torço para que saia e seja preso (a parte da prisão deve ser mais difícil). A gente não precisa inventar outra solução ou clamar por Diretas Já.
Há alguns anos, antes mesmo da eleição de 2014, muitos foristas achavam impossível tirar o PT do Governo sem que fosse por uma intervenção militar. Eu dizia que eles poderiam ser derrotados na urna ou sofrerem impeachment. Acabou ocorrendo o afastamento sem que fosse necessária uma ruptura institucional.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Isto é verdade, Rafael. Na verdade eu acabei de ver que Temer está se saindo bem apesar da crise. Ele não conquista tanta antipatia como a antecessora dele. Ele é um homem esclarecido, inteligente, competente e não sei exatamente se honesto ou não. Honesto quase ninguém é, talvez eu devesse dizer ladrão. Eu não sei exatamente se ele é ladrão. Então, eu apenas dei uma sugestão de “trapaça” para se manter no poder mais alguns dias. Tipo assim, ninguém votou nele, mas nós sabemos quem é. Mas se ele sair, quem será o eleito indiretamente. Um presidente eleito indiretamente por… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Olha o local, em quê ele estava palestrando.Eu é quê estou em choque e inseguro.Há se eu tivesse condições de ir embora desse país.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

O interessante da eleição indireta, sem querer sair do tema, é que parece uma conclave papal. Os cardeais, homens santos, vão se reunir e “negociar” uma votação. Então, se sair uma fumaça branca do congresso, o camerlengo vai dizer: Habemus Praeses. Então, espera-se o povo vai dar graças e gritar aleluia! Eu não sei, uma eleição indireta parece-me o pior dos golpes…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Victor, vislumbro que caso ocorra uma eleição indireta, a fim de evitar um terceiro impeachment em menos de 3 anos, é provável que coloquem alguém que ainda não tenha o nome envolvido na Lava-Jato. Mesmo tendo sido executivo da JBS, acredito que o Meirelles seja um nome forte em eventual eleição indireta ou alguém que já tenha sido Ministro da Justiça ou do Judiciário (e que oxalá não seja o Nelson Jobim).
Mesmo nossos congressistas não querem arrumar mais confusão no momento.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Chegamos meus caros,a triste constatação de não termos uma pessoa honesta para assumir o poder nesse país.Sendo autoridades políticas,militares,eclesiásticas ou outro grupo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Renato, então o jeito é procurar alguém fora desses grupos. Eu sou honesto, mas não sou filiado a partido (talvez essa seja a razão para eu não ser filiado rsrs).
.
Ah, sobre um comentário seu acima. Pelo menos a Fundação FHC (antigo iFHC) serve para receber palestras de verdade rsrs.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Então Rafael,pela nossa honestidade estamos fora disso.Realmente lá tem palestra de verdade.

Vader
6 anos atrás

Caro Uboot, sim, eu sou ex-militar, Oficial R2 da Infantaria do Exército, não tenho nem mágoa nem frustração com a caserna, mui ao revés, tenho muito orgulho da instituição e do papel que cumpri quando lá estava (e continuo cumprindo dentro de minhas parcas possibilidades mesmo fora de lá), e me “choca” e “consterna” ver o Comandante do meu Exército Brasileiro vir a público não para dizer que “está honrado e confiante com a missão que lhe foi atribuída pelo PR” (gostando ou não o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas), e que “sua Força Armada cumprirá com a sua missão constitucional… Read more »

UBoot
UBoot
6 anos atrás

Prezado Vader, “que o clima no comando da instituição e no Palácio do Planalto é de “choque” e “muita insegurança”” Me parece que ele não está errado. “deu uma palestra sobre defesa nacional na Fundação Fernando Henrique Cardoso (PSDB)” Não é uma nota oficial do EB. “Acredito que a polícia deva ter ainda a capacidade de preservar a ordem. Ficamos em uma situação de expectativa caso algo fuja ao controle”, disse Villas Bôas. Nenhuma novidade. “Tanto as forças de segurança pública quanto as Forças Armadas estão empenhadas na preservação da democracia, na observância da Constituição e no perfeito funcionamento das… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Uboot, claro que é inegável a relação FHC-PSDB, mas a Fundação não é do PSDB. Quem manda nela é o FHC e ele não pode ser derrubado dela pelo Serra, Alckmin, etc.
O Instituto Teotônio Vilela sim é do PSDB.
E, antes que me pergunte, o Instituto Lula é do Lula e não do PT.