3ª Divisão de Exército utiliza Jogos de Guerra para adestrar suas Grandes Unidades

0

Santa Maria (RS) – No período de 3 a 6 de julho, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) conduz a “Operação Retomada”, que é um exercício de simulação de guerra (Jogo de Guerra), com uso de software.

A finalidade da “Operação Retomada” é o de adestrar os Estados-Maiores da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Bagé, e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de Santa Maria, e suas Unidades subordinadas.

O Exercício está sendo realizado no Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SACEM), nas instalações do Campo de Instrução de Santa Maria.

Os Jogos de Guerra
O termo “Jogo de Guerra” refere-se a um exercício tático realizado no contexto de um Exercício de Posto de Comando, no qual são empregados meios computacionais para a apresentação digital do cenário e para a simulação de operações continuadas de combate, apoio ao combate e apoio logístico. O objetivo é obter o realismo dos resultados das integrações quanto ao consumo de suprimentos, de tempo e as perdas em pessoal e material.

A atividade utiliza, em suas ações, o Sistema COMBATER, um sistema de simulação construtiva desenvolvido para recriar ações de combate, apoio ao combate e de não guerra, que permitam a adaptação do sistema de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.

O Sistema trabalha com o processo de integração terreno – condições meteorológicas – inimigo e fornece a trafegabilidade de blindados sobre lagartas, sobre rodas e das demais viaturas empregadas.

 

DIVULGAÇÃO: SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA 3ª DIVISÃO DE EXÉRCITO; FOTOS: S Ten Ronivaldo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments