China realiza desfile militar impressionante nos 90 anos do Exército de Libertação Popular

42

A China realizou um desfile militar na Base de Treinamento Zhurihe no interior da Região Autônoma da Mongólia ao norte do país, às 9h de Domingo, em comemoração ao 90º aniversário do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA – People Liberation Army).

O presidente chinês, Xi Jinping passou em revista às forças armadas chinesas no campo na manhã de domingo, como parte das comemorações.

É a primeira vez que Xi, secretário-geral do Comitê do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, observou um desfile militar no campo.

Xi foi recebido por Han Weiguo, comandante-em-chefe do desfile e Comandante do Teatro Central.

Han disse: “Camarada presidente, as tropas estão prontas. Por favor, passe em revista! ”

“Prossiga!”, disse Xi.

Vestido com uniforme camuflado militar, Xi moveu-se lentamente em um jipe aberto passando pelas formações de tropas com música militar tocando através de alto-falantes.

Os soldados ficaram em posição de sentido ao longo da pista de pouso na base de treinamento militar Zhurihe, ladeada por pradarias de areia que se estendem até as montanhas no horizonte.

De tempos em tempos, Xi cumprimentava “saudação a vocês, camaradas!” através dos microfones montados à frente dele. As tropas respondiam “Salve, Presidente!” Xi alternava a saudação com “Camaradas, obrigado por seu trabalho duro!”, os soldados respondiam  “servimos ao povo! ”

“Sigam o partido! Lutem para vencer! tenham conduta exemplar” disse Xi e os militares o saudaram.

FONTE: Defense Blog

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Otto Lima
6 anos atrás

E assim a China leva adiante o seu desejo de voltar a ser o “império do meio”.

ANTONIO CARLOS SANDOQUE
ANTONIO CARLOS SANDOQUE
6 anos atrás

Da gosto de ver um desfile militar chinês, não apenas pelo tamanho poder dos meios mas pela extrema organização e preparo para o desfile.

Renan
Renan
6 anos atrás

Me parece um belo recado, não somos somente populosos, mas também temos muitas armas e tecnologia.
Agora quem tem a capacidade de enfrentar sozinho um país como a China? EUA, Rússia, e quem mais?

Coitado de países vizinhos a China e alguns subdesenvolvidos como nosso.
Abraços

carcara_br
carcara_br
6 anos atrás

Desfile no meio do nada, foi feito exclusivamente para ser filmado…
o J-20 parece progredir bem rapidamente…

João Bosco
João Bosco
6 anos atrás

Desfile para o Dragão mostrar as suas garras e mostrar que não está para brincadeiras. Cheiro de uma nova guerra fria no ar.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Meus caros,
.
o presidente utilizando uniforme militar tem um recado claro, “estamos preparados para o combate.”
.
Grato

PARA
PARA
6 anos atrás

Falando sobre a formação de pessoal e doutrina do PLA, segue um vídeo interessante que mostra um exercício a nível de brigada realizado em terreno de grande altitude no Tibete. Qual a opinião dos senhores sobre a ação?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=SxhfpKHsWMo&feature=youtu.be%5D

EParro
EParro
6 anos atrás

Alexandre Galante 30 de julho de 2017 at 15:45 Colombelli 30 de julho de 2017 at 16:40 É inegável que evoluíram, mas e o custo de tudo isto? Não sei ao certo, mas parece-me que eles não produzem petróleo, não produzem minério de ferro e a produção de alimentos parece insuficiente. Fico imaginando daqui uns anos, como será feita e quanto custará a manutenção de tanto equipamento assim? E a manutenção de todo este pessoal? Imagina a logística (custo) para manter uma “máquina” destas aprestada e em prontidão! Eu ainda não consegui entender onde vão chegar com tudo isto. Aliás,… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Também acho,

um desfile comemorativo de uma data tão importante no meio do nada, sem o povo assistir como é feito na Russia, sem nenhum dos seus heróis de guerra, muito estranho.

Se caísse um ICBM nesta hora acabava com 1/3 do poderio deles!!

Pangloss
Pangloss
6 anos atrás

A China costuma treinar com alguma força minimamente respeitável?
Não treinam com a OTAN; com os russos – seus adversários diretos e fronteiriços – só há exercícios de duvidoso proveito; com seus vizinhos, nem pensar.
Eles criam doutrina sozinhos? A partir de quê?
Ah, antes que mencionem o Paquistão: estou falando de forças minimamente respeitáveis.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Concordo com o Sr Galante. Em parte com o sr. colombelli quando comenta sobre o “embuste'(porém este embuste possui armas nucleares) Sr Eparro levantou uma questão interessante. Os chineses não possuem petróleo, minério de ferro e sua agricultura é insuficiente. a demonstração de força lança a hipótese ou tese de que a China pretende a médio ou longo prazo expandir seu poder pelo uso da força em países que possam lhe servir dos produtos que tanto carecem: recursos minerais, agricultáveis e hídricos. Os japoneses também precisavam expandir seu império nacionalista no século XX porém não obtiveram êxito. A Índia usa… Read more »

Torres
Torres
6 anos atrás

Reparem, como foi tudo muito bem planejado. A altura de todos os homens é quase a mesma!

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Pangloss 30 de julho de 2017 at 22:30
Tem certeza que a China não treina com a Rússia, tem várias informações sobre treinamentos entre eles.
. https://m.youtube.com/watch?v=gtpmp5kWwNc

batito
batito
6 anos atrás

realmente a china n produz materiais bélicos de qualidade! tem varios casos de armamentos chineses com defeitos graves!

EParro
EParro
6 anos atrás

sergio ribamar ferreira 30 de julho de 2017 at 22:49 Pois é, Sergio Ribamar Ferreira, em caso de um conflito, como transportariam as “mercadorias” para a China? Em comboios pelos mares? E as possíveis ameaças durante este trajeto? No outro caso, o de negócios normais com outros países, como ser uma potência hegemônica mas ter que negociar em US$? Acredito que irão “esticar a corda”, mas sem o risco de querer que ela se arrebente. Penso que tensionarão sempre através de seus títeres – como a Coréia do Norte. Acredito que caminhem para alguma coisa na linha do que foi… Read more »

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Lembra muito aqueles desfiles da antiga URSS. O J-20 é o último avião com design futurista que eu vi.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Que estranho o fato do desfile militar ser distante da população! Óbvio que deve ter sido divulgado para os 1,4 bilhão de chineses pela midia estatal (é só o que existe mesmo kkkkk), mas não deixa de ser estranho.
É mais inteligente fazer um desfile próximo da sociedade, justamente para ter aprovação social e legitimidade das ações (os chineses não devem estar preocupados com isso, mas deveriam).

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Torres 30 de julho de 2017 at 23:34
“Reparem, como foi tudo muito bem planejado. A altura de todos os homens é quase a mesma!”
.
Mais teatro comuna. Isso tem mais utilidade para amedrontar a população da própria China Comunista, ameaçando quem ouse usar o cérebro para pensar por si próprio. Como foi na URSS, como é na Coreia do Norte, como é em Cuba. Ditaduras asquerosas. Povo animalizado. Bestificado.

Pangloss
Pangloss
6 anos atrás

Walfrido Strobel 30 de julho de 2017 at 23:53
—————————————————
Acho que não fui muito claro em meu comentário. Quis dizer que os exercícios mantidos entre a China e a Rússia não são muito expressivos, dado que são países fronteiriços que disputam hegemonia entre si.

GooseGreen
GooseGreen
6 anos atrás

Colombelli, o que acha desse vídeo mostrando um exercício realizado pelo PLA no Tibet (em alta altitude)? Em quanto isso reflete o grau de profissionalismo (ou falta dele) do exército chinês?

https://www.youtube.com/watch?v=SxhfpKHsWMo&feature=youtu.be%5D

Humberto
Humberto
6 anos atrás

Prezados, Concordo com o Colombelli (como não concordar com ele) que o material Chines não é páreo com os ocidentais mas vamos lá. 1- Os blindados como o Sherman não eram páreos contra os blindados Nazistas, mas os anos e muito dinheiro foram o suficiente para terem hoje o M1. 2- A China não tem experiencia? As vagas de tropas chinesas, quase varreram os gringos na guerra da Coreia, no mais, quem tem tanta experiencia assim tirando os gringos, britânicos, israelenses, russos (que tiveram que dar no pé no Afeganistão) etc? Brasil, creio que não. 3- Não acredito que os… Read more »

Control
6 anos atrás

Srs Tal tipo de demonstração não é novidade, vide os desfiles nazistas e os da antiga URSS. Mais que para público interno, é para impressionar (ameaçar) outros países. È típica de países em processo de expansão que buscam facilitar as coisas com a propaganda, eliminar oposição com a ameaça de seu poderio. Quanto a China não dispor de minérios e alimentos, ela já está tomando as providências com a expansão de sua influência na Africa e na América do Sul. Não é atoa que seus planos incluem um rede de bases navais no Indico e no Atlântico Sul que deverão… Read more »

EParro
EParro
6 anos atrás

Control 31 de julho de 2017 at 23:03

Olá, caro Control, mas esta sua colocação sobre a “rede de bases navais” é uma previsão sua ou você acredita que será eficiente? Como serão mantidas e a que custo esta manutenção ocorrerá? Você crê que este plano será exequível e funcional no médio prazo?

Forte abraço

Tiago
Tiago
6 anos atrás

Bom dia. A respeito de adestramento de militares chineses, recentemente teve uma competição internacional de patrulhas no CIGS e quem ganhou foram os chineses.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Sr. Eparro. A linha da qual o Sr. se refere tal qual a antiga URSS possui lógica, mas venhamos num período de longo prazo e com os devidos “aliados” creio ser possível tal aventura. O Japão o fez e necessitava de expansão para se obter minerais e agricultáveis para manter sua máquina de guerra e colonização do Oriente e não esqueçamos dos nazistas que em décdas foram expandindo suas Forças. Sr. Colombelli, com o devido respeito, aprendi a não desmerecer qualquer Força ou militares por mais chinfrin que sejam. Sobre o armamento chinês, até concordo mas não esqueçamos que estão… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

O Vídeo diz tudo. Engraçado o fuzil empregado lembra muito o LAPA. Sr. Control .Concordo com o seu comentário. Grande abraço.

Control
6 anos atrás

Srs Jovem Eparro A rede de bases é um projeto chinês que já começou a ser executado (vide notícias aqui mesmo na trilogia). Quanto a ser exequível, não há porque duvidar, pois o Tio Sam mantém bases pelo mundo há bastante tempo, o mesmo tendo acontecido com o Reino Unido nos seus tempos áureos. Há necessidade, é claro, de uma marinha de grande quantidade de meios, e é isto que os chineses estão construindo. Cabe lembrar que isto faz parte do processo de mudanças geopolíticas ora em curso, onde o Ocidente está abandonando sua posição de proeminência no mundo, com… Read more »

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Gostaria que os defensores e admiradores da China Comunista me dissessem qual e quando foi a última guerra de grande escala que a China GANHOU, empate não vale. Então, qual foi a última grande vitória bélica chinesa?

josé lemos filho
josé lemos filho
6 anos atrás

Como a expressão facial do presidente XI, não lembra nada nada, nem de longe, um lider com tanto poder econômico e militar em suas mãos, cheio de desejos ambiciosos, preparado para o que der e vier. está mais para desfile de escola de samba com enredo de : O FIM DO MUNDO!!!

Jeff
Jeff
6 anos atrás

“Puro embuste. Metade não funciona 15 dias em combate. So louco pra comprar armas destes sujeitos…” E o que dizer das forças brasileiras?? duram quantos dias?? Quantos F-5 temos prontos para voar? E quantos mísseis esses F-5 levam, temos quantos em estoque? Navios temos quantos em condições de navegar? E de portar mísseis temos quantos? Não me atrevo a criticar os chineses, não temos nada melhor. Aliás a lista de países que podemos nos dar ao luxo de criticar hoje é bem pequena. Eles não tem qualidade, até eles sabem disso, mas compensam com quantidade. Nós não temos nem um… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

de acordo que li concordo com o Sr. Colombelli e o Sr. Control. é tão bom ter comentaristas que possam ajudar e aprimorar esclarecimentos, dúvidas. mesmo assim fico muito mais envolvido com o Sr Control na questão de ameaça futura. Sr. Colombelli, tem razão eles são os atuais inimigos, vistoo que desejam promover. Tomemos sim cuidado com os argentinos e acredito que também outros governos de língua espanhola que adoram alcaides como presidentes perpétuos. pontos de vista à parte estão os dois corretos. Evidente que para finalizar; a ideia de armamento de qualidade ainda se encontra no lado ocidental. Tomei… Read more »

EParro
EParro
6 anos atrás

Control 1 de agosto de 2017 at 11:10 Pois é Control, só que as bases inglesas, com o declínio da força comercial da libra, foram para o beleléu, ainda mais por não serem apenas “bases operacionais” e sim colônias, que lutaram por suas independências e conseguiram. Já a ação dos “primos do norte” foi mais comedida, entretanto be mais sólida, somente com bases operacionais e a incrível força comercial do dollar. O que não consigo ver na China, pois não existe força comercial no yuan. Mesmo porque o crescimento chinês é baseado no dollar e estas reservas são finitas além… Read more »

EParro
EParro
6 anos atrás

sergio ribamar ferreira 1 de agosto de 2017 at 0:07 Sei não, as aventuras experimentadas do Japão e da Alemanha os enfiam numa guerra sem fim, da qual saíram com os chifres enterrados no barranco! Não fosse a capacidade de planejamento e o poder monetário dos “primos do norte”, o que seriam eles hoje? A fábrica do senhor Soichiro, em vez de automóveis e alta tecnologia, provavelmente ainda produziria panelas de cozer arroz e também provavelmente os volkswagens seriam produzidos pela Ford. Continuo pensando que sustentar a “máquina”, que a China vem montado, exigirá um custo inimaginável, no decorrer do… Read more »

Control
6 anos atrás

Srs Jovem Eparro É preciso separar as coisas: Diferente do Tio Sam que, quando muito, é um império mercantil, a China tem a tradição de um império digamos convencional onde povos e países sob seu domínio prestam tributos, são vassalos. É certo, que até o momento, a China tem atuado de maneira “light” buscando apenas estabelecer posições preferências nas relações com os países de seu interesse. Isto acontece pela ação diplomática bem como pela compra, pura e simples de bens (terras, empresas de infraestrutura, etc). Mas é bom lembrar que a China tem uma população enorme que está saindo das… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Sr. Eparro, Sr. Control, vamos ver se isto ocorrerá ou não há médio ou longo prazo. Reflito e observo que países como China com populações gigantescas tendem, caso acontecer uma catástrofe climática, que ocasione falta de alimentos, busquem de fato o uso da força e guerra de conquista pára conseguirem o que desejam. A China já está com o pé no Continente Africano e provavelmente e deslizando sorrateiramente de maneira lenta e gradual atingirá à América do Sul. Um fato também curioso que pode atrasar os planos do Grande irmão do Oriente é a islamização do Continente Africano, mas a… Read more »

Control
6 anos atrás

Srs Jovem Sergio Algumas considerações: Os chineses já estão na América do Sul, particularmente no Brasil, através do comércio onde é o maior comprador de soja e minério de ferro, através de investimentos (são os controladores de usinas hidrelétricas, empresas de transmissão de energia elétrica, etc.) e pela compra via indireta de terras. Além disto, já acertaram com a Argentina a instalação de uma base científica na Patagônia. O problema de aguardar para ver se os chineses atingirão seus objetivos é que o Brasil é um dos peões deste tabuleiro. A história de ambições externas sobre a Amazônia é antiga,… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Obrigado Sr. Control. Concordo plenamente. Grande abraço.

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

Control 2 de agosto de 2017 at 15:11 A ideia é sim o Yuan substituir o dólar como moeda de troca internacional. Prova disso é que, no final de 2015, quando o governo desacoplou sua moeda em relação ao dólar com a intenção de torná-la uma moeda competitiva globalmente, ela desabou e gerou uma até então inédita fuga de capital do país. Ato contínuo, o governo chinês entrou em pânico e literalmente criou postos de controle militares nos arredores das grandes cidades para revistar pessoas que estivessem portando moeda estrangeira e imediatamente abandonou seus planos, ao menos temporariamente, de querer… Read more »

Bernardo R.
Bernardo R.
6 anos atrás

Não sei porque, mas sempre tenho pensamentos sobre desfiles militares:

Se eu sou inimigo da China, pretendo atacá-la, que melhor oportunidade eu terei de fazer isso do que no meio desse desfile?
Um monte de unidades abastecidas somente para desfilar ali, armas despreparadas para uso, tropas para morrer aos montes sem tempo para fugir.

Não concordo com esse desfiles, alvos prontos.

Control
6 anos atrás

Srs
Jovem Gilson
Acho que você confundiu suas referências, pois o link (Estadão de 2009) trata exatamente da criação de uma moeda internacional desvinculada de qualquer país e não do Yuan como moeda padrão de trocas comerciais.
Sds

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

Control 5 de agosto de 2017 at 22:11 Verdade, sem querer postei o link errado. Como estou no celular, não poderei postar o conteúdo, mas cabe um adendo sobre o link que eu postei com o assunto dedicado. O SGEI(ver acima) está em processo de substituir Londres como o centro de comércio de ouro do mundo e eu relatei um aspecto importante neste contexto. Existem outro aspectos relevantes neste caso, por exemplo, estão facilitando a negociação e a construção de grandes cofres em Shanghai. Assim fica muito claro que o centro de comércio de ouro está se deslocando de Londres… Read more »