Brasília - O comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas (Foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

General Eduardo Villas Boas usou as redes sociais para comentar aperto orçamentário que a força terrestre sofre

Por Tânia Monteiro

BRASÍLIA – O comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, usou as redes sociais para criticar o aperto orçamentário que a força terrestre está sofrendo. A crítica foi feita nesta quinta-feira, 3, em seu perfil no Twitter. Segundo informações obtidas pelo Estado, os recursos hoje disponíveis nos caixas do Exército são suficientes para que se chegue apenas até o mês de setembro.

“Conduzo seguidas reuniões sobre a gestão dos cortes orçamentários impostos ao @exercitooficial. Fazemos nosso dever de casa, mas há limites”, disse o general no microblog, ao falar sobre as dificuldades que a instituição está enfrentando e o grave contingenciamento de recursos que, segundo fontes militares, está praticamente paralisando os programas estratégicos do Exército, como o Sisfron, sistema de vigilância de fronteiras.

A principal queixa dos militares é de que o governo federal impõe seguidas missões ao Exército em todas as áreas, mas a equipe econômica não repassa os recursos necessários para o desempenho dos trabalhos. A última delas foi no Rio, com uma nova ida de tropas para as ruas, para tentar oferecer segurança à população.

Foi assim desde o início do ano, quando o Exército foi chamado para fazer pelo menos quatro outras missões: varreduras em presídios quando houve guerra de facções nas cadeias no norte do País, no motim do Espírito Santo, quando a tropa federal foi para as ruas na época do carnaval e a Polícia Militar do Rio fez uma espécie de operação-padrão e, no mês de junho, quando foram chamados para ajudar na reconstrução de cidades atingidas por enchentes em Pernambuco. Em todos os casos, os recursos, até hoje, não foram devolvidos à Força.

Rio. Somente neste fim de semana, quando o Exército foi para as ruas no Rio, por ordem do presidente Michel Temer, que tenta reforçar a segurança pública do Estado, usando-a de vitrine para mostrar eficiência administrativa, a força gastou R$ 5 milhões. Por dia, o emprego de cada brigada militar no Estado custa em torno de R$ 1,2 milhão.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
6 anos atrás

Quem se importa com o Brasil? Hoje eu me faço essa pergunta diariamente e as vezes até me pergunto se eu mesmo ainda me importo. Lembro da fala de um ex presidente do regime militar que disse em entrevista “quando estava no quartel só se falava em servir a pátria, depois que entrei no meio político eu só ouço falar em fuder a pátria”, o problema do país é tão sistemático que já vem de MUITAS décadas! As vezes faz sentido uma terra tão rica porém tão miserável intelectualmente, porque seria injusto por parte de deus colocar toda a perfeição… Read more »

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Ué comandante!? Mas as instituições não estão funcionando??
É claro que estão! Estão é botando no nosso c*, todos os dias.

Daniel Dutra
Daniel Dutra
6 anos atrás

off topic
Governo federal teme infiltração do crime organizado nas eleições de 2018, diz ministro
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/governo-federal-teme-infiltracao-do-crime-organizado-nas-eleicoes-de-2018-diz-ministro.ghtml

José Carlos David
José Carlos David
6 anos atrás

Concordo com o Bruno. É um desabafo que faz eco numa grande parcela de brasileiros patriotas, que choram ao ver sua pátria vilipendiada em tenebrosas transações!

Daniel Dutra
Daniel Dutra
6 anos atrás

Acho que a frase do Edmund Burke reflete a situacao do Brasil hoje “Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”. As pessoas ruins viram que as boas nao se interessavam por politica e resolveram se infiltrar nela, com anos de má gestão e corrupcao o Brasil ficou do jeito que esta hoje… Mas ainda acredito em uma solução, levara esforço e tempo mas ainda nao e o fundo do poço

camargoer
6 anos atrás

Caro Daniel. Criminosos com culpa comprovada pela PF estão nos palácios de Brasilia. O General deveria olhar para cima e para os lados ao invés de colocar a culpa nos pés de chinelo que vivem em barracos na periferia das grande cidades. “Surely you´re joking, Mr Feynman”

Daniel Dutra
Daniel Dutra
6 anos atrás

camargoer
Os que ja estão la sao um problema maior mas não e bom subestimar esses pequenos, podem dar uma bela dor de cabeça se bem organizados rsrs

camargoer
6 anos atrás

Olá Daniel, você tem razão… se os dois estiverem em uma foto, eu não saberia dizer que é o maior delinquente.. rs.

Caio
Caio
6 anos atrás

Nosso orcamento militar mesmo hoje e maior que a da Turquia, porem somos muito mais fracos que eles.
Segundo o site defesaeseguranca.com.br no comeco deste ano era previsto 91 bilhoes de reais para esta pasta, . ai eu pergunto sera mesmo so questao de menor volume de dinheiro???

Juliano M
Juliano M
6 anos atrás

O comando das FFAA SÓ AGORA tem alguma opinião sobre a administração federal? Só agora o General pensou em defender o exército? estão inseridos na politicagem de Brasília rifando as FFAA. . Como civil me lembro bem do Sr Villas Boas boca mole tripudiando quem questionava os palacianos dos 3 poderes, “as instituições estao funcionando”. Só se mexe agora qd o vexame ficará difícil de esconder. Para Jobim, os comunas Rebelo e Jungman, Amorim, só a subserviência conivente e cúmplice, até tivemos Perpétua Almeida como secretária de Produtos de Defesa… Espero q os próximos comandantes tenham mais dignidade do que… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Em Setembro o ExBr acaba, porquê ?
Porque vai acvabar a grana.
Os recrutas serão dispensados.
Quem vai tirar a guarda ?

Marcelo-SP
Marcelo-SP
6 anos atrás

Enquanto o desperdício, o populismo e a propina corriam descontroladamente soltos em Brasília, na última década, ninguém do Comando lembrou-se de abrir o bico. Só agora, que chacoalharam o último porquinho de poupança e não fez tlim-tlim nenhum, é que lembraram que dinheiro não cai do céu. “Helloooooo, General! Brasil chamando General! Você está na escuta?! Copia aí! Acabou o dinheiro!… Repito!… Acabou o dinheiro!”. Pelo menos o que já não foi, por força de Lei e de conveniências, sequestrado por grupos corporativistas e espertalhões… Quem se espanta com a penúria atual das contas públicas está precisando de um daqueles… Read more »

Fabio
Fabio
6 anos atrás

Infelizmente nosso pais cada um quer saber somente do seu, militares querem manter suas mordomias e pensões generosa, o judiciário querem manter seus privilégios e salários de marajá (pois num pais como Brasil onde 80 % dos juízes ganham em media 100 mil e um absurdo), os funcionários públicos estão preocupado somente com seus rendimentos, quinquênios e aposentadoria diferenciada. os político nem preciso comentar. E nos simples mortais temos que trabalha para sustenta toda essas mordomias…O problema do Brasil não e só a corrupção generalizada, mais a disparidade salarial que deixa nossa sociedade tão desigual e precária.

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Lembrei do Gilberto Gil:
“o Haiti…..é aqui….”

Mas uma coisa tenho certeza: vai piorar !!

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Deixando a brincadeira de lado… Estas declarações, bem como outras a respeito da infiltração do crime organizado na ambiente político, revelam o cuidado e a preocupação do EM com a questão da segurança interna. Projetar cenários e possíveis escaladas é fundamental para a sobrevivência de uma OM. Qualquer que sejam os cenários e ameaças futuras, o EB deverá estar preparado. O Etchegoyen também tem feito declarações neste sentido. A intervenção no RJ tem sido bastante pontual em garantir um mínimo de segurança para o contexto de atuação da PM e P Civil, além de proporcionar aprimoramento da doutrina e RECONHECIMENTO… Read more »

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Ah ! ia esquecendo….

Por favor esqueçam ideias como cercar, metralhar, erradicar, jogar napalm, mandar azeitonas quentes e outras bobagens.

Ação firme e decidida é uma coisa….boçalidade só irá contaminar o EB e manchar nossa história.
O EB não pode ser manipulado. Deve atuar conforme SUAS regras.

Bom final de semana a todos.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Operação PM / EB acontecendo agora ! Passando na Globo.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Gente, vcs estão confundindo as coisas. O Gen. Villas Boas para mim é um dos melhores Comandantes que o EB já teve. Um lider nato e que não se deixa levar pelos devaneios até de comentaristas aqui do blog que acham que deveria haver outro Golpe Militar!! Concordo com o Bruno lá em cima. Não temos cultura de Defesa. A Sociedade acha que as FFAA só ficam varrendo e pintando meio-fio nos quartéis. A mídia hoje não apoia nem as FFAA nem as Polícias e transmitem isso para um povo ignorante que assiste uma novela após a outra!! Sou Carioca… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Espera… Ninguém vai falar que o EB recebe a maior parcela do nosso gigantesco orçamento, que o EB é o que mais gasta com inativos e que a solução é reduzir o efetivo, que passa de 200 mil?
Ata, isso só serve para a MB.
O EB é a força mais pé no chão que temos…

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Marcelo Andrade

Sem querer polemizar e já polemizando…
Militares do EB no Comando da SSP, PM e Polícia Civil??

Desculpe….mas isto é a coisa mais destrambelhada que já ouvi…

Se você AINDA não entendeu o que os Piranhas fazem no centro do Rio….não sou eu que vou explicar.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Quando o Min. Justiça declara que “os resultados são maiores que os números”, já sabem.

GeneralSofá
6 anos atrás

Se nosso orçamento militar não é pequeno e ta faltando $ é porque ta na hora de rever os gastos.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Os mais esclarecidos em estratégia e defesa podem me corrigir ou esclarecer, por favor: há anos só leio que os orçamentos das FFAAs nunca são suficientes e que sofrem solução de continuidade. Tamanho dos efetivos, pensões à parte, ACISOs fora, as FFAA. sob meu ponto de vista, ainda não encontraram sua real vocação para os tempos atuais: são forças de defesa, forças expedicionárias, de projeção de poder, forças policiais ou órgãos governamentais “pau-pra-toda-obra”? Sem foco e sem missões definidas por uma END realista, é só chororô por parte dos comandantes, aquisições ínfimas de material e equipamento muitas vezes superdimensionados para… Read more »

Renan
Renan
6 anos atrás

Ridículo, para mim é ridículo a gestão do dinheiro nas forças armadas.
Deveria haver uma lava a jato nas forças armadas e duvido que não encontraremos mais de 30% de dinheiro desviado por inúmeros crimes e irregularidades.
Só que militar tem pena de morte certo?
Quem tem poder para investigar?

Manuela Flávio
Manuela Flávio
6 anos atrás

O orçamento das FFAA continua grande. O problema é que vai quase tudo para gasto com pessoal.

Quero ve-los combater o corporativismo fazendo uma reducao efetiva de pessoal.

Por mim o Comandante ficaria reclamando reclamando até tomar uma tomar uma atitude com relação a isso. E as outras 2 forças também.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Boa noite Luchiari Há diversos pontos que não se colocam ou se pensam. A maioria das FFAA armadas pelo mundo cumprem missões subsidiárias, inclusive EUA, França e China. Portugal e Espanha, por exemplo, tem Unidades q se assemelham ao Corpo d Bombeiros, por exemplo. Lógico q muito há de se melhorar, mas há forte influência política e recursos para a transformação. O Serviço militar Obrigatório é exemplo de política de governo, q muito consome, e não é mudada. Mesmo com a clara intenção da maioria dos militares. Quando a PND e END foram rascunhadas, generais perderam cargos q teriam na… Read more »

Manuela Flávio
Manuela Flávio
6 anos atrás

Ola Agnelo.

Mas cá entre nós, se o EB quiser fazer uma redução significativa de efetivo ele consegue sem prejudicar o funcionamento. O Exército tem mobilidade. Não precisa de um batalhão numa cidade para poder agir lá. E não é necessário estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Cbamaral
Cbamaral
6 anos atrás

O problema do EB são as pensões e não o tamanho efetivo, pessoal fala como se reduzir o efetivo solucionasse todos os problemas, metade dos inscritos pelo serviço obrigatório nem salário recebem e os que recebem é uma miséria.

200 mil homens não são suficientes para um país do tamanho do nosso, e o mundo caminha cada vez mais para uma terceira grande guerra. Outra coisa é que nosso orçamento é sempre retido pelo governo, esse ano 47% do orçamento não foi definitivamente entregue.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Uma coisa q fiquei sabendo essa semana, por exemplo, a da intenção da unificação do vôo básico de Aviação para as 3 Forças.”
.
Antes tarde do que nunca!!!

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Cbamaral,

Vc poderia se informar melhor antes de escrever. Cada subunidade do EB (que é em torno de 60 militares) tem um custo médio de R$837 mil por ano. Isso inclui salário, inclusive dos recrutas,e custo vegetativo.

http://montedo.blogspot.com.br/2015/11/cortando-na-carne-exercito-deve.html?m=1

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Aliás, R$837 mil/ano fora o custo dos recrutas.

Não há duvida que a melhora do funcionamento das FFAA passa pelo enxugamento. Porque em termo orçamentário, já é alto.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

O Estado, numa maneira geral, não planeja gastos, e o EB sendo uma Instituição deste Estado não seria exceção.
Podendo gastar, gasta, se não der aumenta-se tributos.

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Bardini 5 de agosto de 2017 at 13:51 pensei a mesma coisa!
Se o estado fosse menor, não precisariam ficar inventando cortes.
Novamente faço aquela pergunta: qual presidente eleito que vai ter a coragem de diminuir o estado?

Renato Vieira
Renato Vieira
6 anos atrás

GeneralSofá 5 de agosto de 2017 at 18:53 Se nosso orçamento militar não é pequeno e ta faltando $ é porque ta na hora de rever os gastos. ——– Caio 4 de agosto de 2017 at 21:53 Nosso orcamento militar mesmo hoje e maior que a da Turquia, porem somos muito mais fracos que eles. Segundo o site defesaeseguranca.com.br no comeco deste ano era previsto 91 bilhoes de reais para esta pasta, . ai eu pergunto sera mesmo so questao de menor volume de dinheiro??? —- —- 1 Gente por favor, dizer quebo orçamento do Brasil nao é pequeno é… Read more »

Fabiano martins
Fabiano martins
6 anos atrás

Governinho sem vergonha , bando de anta ,o que vai fazer todos os dias no congresso ???
Cambada de inútil .
Desculpe mas essa não daria pra passar .

Renato Vieira
Renato Vieira
6 anos atrás

…..especialmente as instituicoes politico partidarias e seus corporativismos.

Fabiano martins
Fabiano martins
6 anos atrás

E o pior que nem se esforçam .

Control
Control
6 anos atrás

Srs O PIB do Brasil vem encolhendo há mais de 3 anos, o que deve representar um recuo da ordem de 10%. Ora, se a capacidade do país gerar riquezas (PIB) caiu, é natural que a arrecadação também caia e portanto a despesas também precisam cair. Se as despesas não caíram, pelo contrário aumentaram, significa que o Estado Brasileiro passou a tirar mais da sociedade para se financiar, o que significa que empobreceu esta sociedade para manter seus gastos, e isto gerou desemprego e menor capacidade de investimento, o que torna mais difícil e lenta a recuperação. E, se o… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
6 anos atrás

ele devia estar mais preocupado com o inicio oficial da guerra civil na venezuela hj no forte paramacay

Fabiano martins
Fabiano martins
6 anos atrás

Dinheiro deveria ter ,mas com um país governado por uma cambada de gente corrupta que nem vou dar o adjetivo , ora um país que nem o nosso não ter dinheiro para defesa é para acabar.
O Brasil nunca foi e nunca será um país pobre , pobre é a mente dos que governa o mesmo.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Bom dia Manuel Flávio
Respondi sua pergunta lá no outro sobre AvEx.
O efetivo não é tão fácil de mexer, não. Muita pressão. Inclusive, o governo Lula entubou sei lá quantos mais mil recrutas no meio do ano pra enganar números de emprego.
E a Subunidade, depende da Arma. Uma Cia Fuz tem 148. Uma Bia O tem uns 80 (não sei precisamente) e um Esqd CC tem uns 60. Uma Cia Cmdo Ap, de um Btl Inf tem uns 250.
Sds

Tamandaré
Tamandaré
6 anos atrás

Fred, compartilho aqui o mesmo OFF: Parece que há DE FATO uma revolta militar em curso na Venezuela. Editores, se puderem buscar mais informações a respeito, acho que dá uma boa matéria!! E de fontes confiáveis, de preferência… rsrsrs

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/08/06/militares-se-rebelam-no-norte-da-venezuela-governo-diz-que-foram-rendidos.htm

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

A Guerra Civil prestes a começar na Venezuela vai chegar ao Brasil pois tbm somos uma ditadura e isso aqui vai explodir. O rombo de 140 bilhões do Presidente Temer vai ter que ser pago e vem mais aumento de impostos aí no lombo do povo.

Até o fim do ano que vem a carga tributaria tera de aumentar mais 10% pra pagar esse rombo, um calote nos depósitos de juros dos titulos da divida publica virá e a classe media que botou todas as suas economias na “Renda Fixa” vai se ferrar em dobro.

Jodreski
Jodreski
6 anos atrás

Um recado ao general:
A verba dada às forças armadas não é muito diferente da verba que as forças sul coreanas recebem. Se vocês militares não querem, ou não tem interesse em fazer as reformas necessárias para que a verba que que é dada não se perca quase toda em folha de pagamento sinto muito! Vocês continuarão ano após ano nadando de braçada na m…. antes de reclamar sobre o que o país pode fazer por você, pense o que vc poderia fazer pelo seu país! Sem mais e boa reforma se te sobrar coragem para tal!

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Agnelo nao tenho dúvida que exista um componente politico na contratação,mas se o Comandante do EB dá uns puxões de orelha público no Presidente, pode segurar a contratação de mais pessoal durante algum tempo a ponto do EB reduzir o tamanho dele (teria de vir acompanhado da redução da velocidade das promoções automáticas e haver contratações pontuais que se fizessem realmente necessarias).

PAULO SANT ANNA
PAULO SANT ANNA
6 anos atrás

Nada disso será resolvido: falta de verbas, aumento de impostos para cobrir rombos astronômicos, vindo de um governo corrupto, se os militares não tomarem o poder. Simples assim. Será que eles (os miliares) acreditam que a situação atual deles será mantida se isso aqui virar uma ditadura comunista?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Um caminhoneiro feito refém na Av. Brasil e uma viatura da Civil alvejada na Dutra. Pois é.

José lemos filho
José lemos filho
6 anos atrás

O bom dia maldição, que a rede globo apresenta todas as manhãs, de segunda a sexta, tem preparado esta tragédia a anos, até chegar a esta situação incompetente. se observarmos direitinho, todas as instituições que faz esta nação andar, estão envolvidas diretas ou indiretamente com esta aberração. Igrejas, escolas, poderes públicos: executivo,legislativo, judiciário forças armadas, estão sendo muita simplista. a que ponto chegamos, em que um general ficar fazendo comentário de lamentação em redes sociais, como se o povo resolverá esta situação com gritaria nas ruas.Senhor general, a contra revolução que vocês fizeram, não se esqueçam, foram com armas nas… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
6 anos atrás

Eu tenho pouca fé num país governado por ratos, somente Intervenção resolve.