Lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte

Projétil sobrevoou a região Norte do país. Informações são da rede de televisão NHK

Um míssil norte-coreano sobrevoou o Norte do Japão na noite desta segunda-feira (28), manhã de terça no horário local, informou a rede de televisão NHK. O governo pediu para que os moradores da região da ilha de Hokkaido fiquem em alerta.

Ainda que a Coreia do Norte já tenha enviado mísseis ao Japão – em 1998 –, o lançamento de hoje ocorre durante um momento de crescente tensão. Há um tempo que Pyongyang vem ameaçando soltar um míssil contra o Japão e o território de Guam, onde ficam duas bases militares norte-americanas. O projétil lançado nesta segunda caiu no Oceano Pacífico.

“Nós faremos o maior esforço possível para proteger a população”, afirmou o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, à imprensa.

O míssil, que se partiu em três pedaços no ar, foi lançado às 5h58 (horário do Japão) da região Sunan, ao Norte de Pyongyang, onde fica localizado o Aeroporto Internacional da Coreia do Norte.

A situação desta segunda representa um perigoso marco no governo de Kim Jong Un. O ditador ordenou o lançamento de 18 mísseis somente neste ano. Seu pai, Kim Jong II, disparou 16 projéteis durante os 17 anos em que esteve no poder. No último final de semana, a Coreia do Norte já havia testado três mísseis de curto alcance no mar entre o país e o Japão.

FONTE: Gazeta do Povo/Washington Post

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maslow
Maslow
6 anos atrás

E agora Japão? Vai voltar a ter dentes?

Maslow
Maslow
6 anos atrás

Com os vizinhos que tem, o Japão já deveria ter revisto sua política militar a um bom tempo…

Thom
Thom
6 anos atrás

Forças de Autodefesa do Japão é? Só é autodefesa quando míssil cair em solo habitado pelo jeito.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

EU DISSE EU DISSE… aposto que os japas foram pegos de calça nas mãos!

Essa historinha de escudo antimísseis é balela pra acalmar a população, é uma falsa sensação de segurança. Não funciona na prática.

E agora?

Outra coisa, o missil se partiu em três! Pode ter sido uma demonstração da capacidade MIRV de Kim. No radar eram 3 pecinhas soltando mas na verdade teriam sido 3 ogivas se desprendendo na cabeça do míssil.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Até quando o pessoal daquela área vai ficar brincando de War??

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Com uma exceção muita besteira ai para cima.
Os Japas tem seu território bases dos Âmis, portanto….
_____________________________]

Bosco, caro Colega
David’s Sling missile
Patriot missile
outros
PODEM INTERCEPTAR esses brinquedos dos Norte Koreas ?

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Anarriê…

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Carlos, A média de distância da CN ao Japão é de 1000 km, que está no limite do sistema Patriot e no início da faixa de alcance do SM-3, lançados de navios. O Patriot poderia ser utilizado para defender a parte sul (mais próxima da CN) e a parte mais ao norte seria coberta exclusivamente pelos mísseis lançados dos navios (SM3). O ideal é que o Japão adquirisse também o THAAD que salvo engano é operado lá pelos EUA. Ele opera bem nessa faixa intermediária, terra de ninguém, entre o Patriot e o SM-3. O Tammir (do David’s Sling) parece… Read more »

edimur
edimur
6 anos atrás

Cade o escudo antimissil pica das galaxias capaz de parar ate nave espacial ?

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Sub-urbano, Sem querer ser estraga prazeres na sua torcida pelo ditador da CN, mas há maneiras de rastrear com alta precisão a trajetória de um foguete lançado e se medidas não foram tomadas é simplesmente porque ela não oferecia risco e estava no espaço exterior quando passou “sobre” o Japão. Há regras que estabelecem o trânsito sobre países e acima de 100 km de altitude (limite convencionado para a atmosfera, além é o espaço) qualquer um pode passar. É assim que funciona! Além de não ser tolerado não iriam gastar um míssil de milhões de dólares para interceptar algo que… Read more »

_RR_
_RR_
6 anos atrás

sub-urbano… . Primeiro de tudo: há alguma defesa AA específica naquela região do Japão? Até onde já li, o grosso das defesas anti-mísseis japonesas circundam Tóquio e outros grandes centros… . E caso houvessem defesas, já imaginou que esse teste norte coreano também teria como propósito servir de chamariz para testar a prontidão das defesas japonesas na área…? . Trinta mísseis é certamente um ataque. Um míssil sozinho pode ser tudo… É um dilema, portanto. E a menos que se tenha a certeza de que o petardo esteja em uma trajetória que coloque civis em risco, pode-se optar por não… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

A regra é que um míssil balístico vá 4 x mais longe do que consegue subir. Ou seja, para atingir um alvo a 1000 km de altitude ele tem um apogeu de uns 250 km. Ou seja, sai da atmosfera. Isso exige um veículo de reentrada construído de material resistente ao calor e com a aerodinâmica adequada que se destaca do corpo do míssil. Um míssil balístico com até uns 400 km de alcance (como os Scuds) não sai atmosfera e não tem uma ogiva destacável (veículo de reentrada), impactando com o alvo inteiro. Esse míssil lançado pela CN quando… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Há países no mundo que não têm armas nucleares porque decidiram não tê-las. Exemplos: Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Suécia, Canadá.
Do momento que mudarem de ideia até que um primeiro lote esteja operacional não levariam mais de 2 anos. O Japão e a CS poderiam fazê-las em muito menos tempo.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Há tratados internacionais que estabelecem esse tipo de teste feito pela CN. Se ela não obedece as regras e salvaguardas desses tratados ou se seque é signatária deles ela está incorrendo em sério risco de só por conta desses testes ser alvo de uma ação militar. Por muito menos alguns países foram invadidos ou atacados e esse já está passando da hora tendo em vista a provocação contra os japoneses e sul-coreanos.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

A CN é um país nuclear, governado por um ditador, que não respeita a ordem internacional, não é signatário de tratados internacionais e que invariavelmente ameaça outros países com a destruição total. Ou seja, é considerado um “párea” entre as nações, por mais que alguns ocidentais achem isso altamente louvável e justificável contra a opressão capitalista. Infelizmente o mundo real é assim e manda quem pode e obedece quem tem juízo. A política do galinheiro existe desde que os hominídios resolveram sair das árvores e sempre será assim e o dia que não for o detestável USA será outro, e… Read more »

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

Armas nucleares colocam medo mesmo , o Japão marcou , já deveria ter as suas nukes esses tratados de meia tigela não dão futuro seguro a ninguém.

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

Tem outra coisa essa historia de atacar a Coreia do Norte deveria ter sido a tempos lá trás , teria sido bem mais fácil.

edimur
edimur
6 anos atrás

kkkkkk só rindo viu

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

Por isso admiro as Forças Israelenses já pegam e cortam o mal pela raiz.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Bosco 29 de agosto de 2017 at 9:43 – Não torço para o Kim vencer. – Só disse que essa historinha de Escudo antimísseis é mais um factóide para segurar as bolsas de valores com o argumento de que “estamos imunes aos misseis balisticos”. – Assim como os USA instalou patriots em Israel em 1991 pra acalmar a opinião publica. Oq não evitou os danos causados. Segundo a wikipedia: “Extensive property damage was also caused, and according to Israel Ministry of Foreign Affairs, “Damage to general property consisted of 1,302 houses, 6,142 apartments, 23 public buildings, 200 shops and 50… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Sub, Nunca vi ninguém dizer, achar ou sugerir que “estamos imunes”. Muito pelo contrário. Quem supervaloriza o tal “escudo” são os russos e suas sputinices já que vira e mexe eles desenvolvem mísseis dos mais variados para escaparem desse “escudo”. Os americanos e seus aliados só fazem o dever de casa que é tentar mitigar um possível ataque com armas de destruição em massa levado em curso por mísseis balísticos. Esse sistema de defesa é tão “imune” quanto o S-300 russo ou qualquer outro sistema de defesa antiaéreo que não visa ser perfeito como um escudo defletor mas apenas e… Read more »

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Essa história de ficar “em cima do muro” ainda vai custar caro naquelas bandas.
O KING KONG JR parece aquele bandido que não tem nada a perder com refém em situação de negociação e todo mundo já viu onde isso sempre acaba.

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Bosco 29 de agosto de 2017 at 10:20, isso ia comentar.
O Japão pode ser pequeno mais detém muito conhecimento e praticamente em todas áreas de tecnologia o único ponto fraco talvez, seria a matéria prima.
Agora nuclear eles já mostraram que tem de sobra!
Faz algum tempo que eles estão dando sinais que querem “chutar” esse tratado.

SmokingSnake
SmokingSnake
6 anos atrás

O Japão já tem seus foguetes para fazerem um ICBM é do dia para noite, e o H-IIA é um foguete poderoso que já foi usado para colocar uma nave em órbita da lua e uma sonda em Vênus.

Bavaria Lion
6 anos atrás

O gordinho tem bolas. Loucura, porém, bolas.

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Essa provocação da Coreia do Norte não tem igual. Depois da Segunda Guerra Mundial neh uma nação disparou um míssil balístico sobrevoando o território do potencial adversário ( a URSS nunca fez isso com a OTAN, Índia nunca fez isso com o Paquistão, etc e vice versa esses exemplos. Não dá para continuar assim. A comunidade mundial precisa emparedar a China e a Russia. E se não houver jeito partir para uma medida mais rigorosa contra a CN. P.S. Ainda bem que não temos mais o Governo do PT. Senão eles estariam emitindo uma nota passando a mão na cabeça… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Como disse o Capitão Nascimento em Tropa de Elite: – to avisando que isso vai dar M….

August
August
6 anos atrás

Muito fácil resolver, pega um b-2 e sobrevoe a CN e mostre ao mundo todo e veja o que o Kim irá fazer. Eu chuto nada. Pronto mostra ele que em Washington tem um louco tbm com muito mais poder de fogo. Assim que tem quer ser uma política assertiva

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

Se é tão fácil assim porque já não fizeram ?
Tá achando que é um passeio ao parque rsrsrsrsrs.

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás
Rubio
Rubio
6 anos atrás

Só me pergunto se houver um erro, um desses testes falhar e o míssil cair em território japonês ou coreano.. digamos “por acidente”… O que o gordinho vai diria? Desculpa ae? Uma vez li no aéreo o seguinte: Míssil também erra.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
Bosco
Bosco
6 anos atrás

Fabiano,
Tirando a capacidade nuclear a Coréia do Sul é mais poderosa que a Coréia do Norte. Só ela já ganharia uma guerra contra seu vizinho. Uma coalizão então, e a Coreia do Norte capitularia em uma semana, se tanto.
Por que então não fazem? Ora! Porque há implicações políticas com a China e os norte coreanos possuem armas nucleares que podem ser lançadas contra uma cidade sul-coreana ou japonesa.
É simples assim!!!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

“Implementação japonesa [ editar ] O JMSDF equipou três navios para LRST e engajamento: JS Kongo , JS Chokai , JS Myoko , e em 2010 o JS Kirishima . [22] [23] O ministro das Relações Exteriores do Japão, Hirofumi Nakasone, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Coréia do Sul, Yu Myung-hwan , concordaram que, no início de 5 de abril de 2009, o lançamento [24] do satélite Unha-2 da Coréia do Norte violava as resoluções da ONU 1695 e 1718 de julho de 2006. O gabinete do Japão examinou a aprovação de um compromisso JMSDF AEGIS BMD no… Read more »

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Existe um filme sobre a guerra da Coreia onde nas negociações de paz entre americanos e chineses se cria um impasse sobre uma colina totalmente sem valor estratégico, mas onde alguns batalhões americanos estão sendo dizimados para manter. Um coronel americano pergunta a outro: – Porque tanta discussão sobre uma colina que não vale nada? O colega responde: – Estão testando até onde estamos dispostos a ir….. Os mísseis coreanos no mar do Japão são os mísseis soviéticos no mar do Caribe em 62 Saudações Ah ! Lembrei…o filme é “Os bravos morrem em pé” com o Gregory Peck. está… Read more »

August
August
6 anos atrás

Aos entendedores, é possível um icbm ou um míssil balístico qualquer ser stealth ?

Bosco
Bosco
6 anos atrás

August, A furtividade de um míssil balístico seria interessante no momento do lançamento e na fase de impulso, que é quando ele fica visível aos satélites de alarme de lançamento de mísseis em posição geoestacionários e que são sensíveis à chama do motor foguete. Nessa fase ele geralmente está fora do alcance dos radares do inimigo (alvo) e não faz diferença se ele tem grande assinatura radar ou não. Na fase intermediária quando passa a ficar visível aos radares geralmente as ogivas (veículos de reentrada) já são naturalmente stealths. Elas têm forma cônica, o que favorece à redução da assinatura… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Vale salientar que motores foguetes que não geram chama e calor estão sendo desenvolvido para dotar mísseis. Hoje já está generalizada o motor foguete sem fumaça (ou com emissão de fumaça reduzida) que dificulta a detecção do míssil de dia, mas se quer algo mais para que mísseis antiaéreos possam ser mais furtivos e se pesquisam compostos (propelentes) que não emitem na faixa do visual e nem do IR.

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

Bosco 31 de agosto de 2017 at 9:18
Simples assim não complicado rsrsrsrsrs.
A questão que quero dizer é que quanto mais tempo der ao cachorrinho de estimação chines pior é.

Fabiano Martins
Fabiano Martins
6 anos atrás

Quanto ao gordinho que se queime.
Mas convenhamos ter armas nucleares e ter capacidade de lançá-las é com certeza a melhor defesa que um país pode ter , vejamos quanto é complicado atacar um país assim.
E sempre achei que o Brasil deveria ter , não para atacar atoa ninguém, e sim dissuasão .
Tem gente que não concorda , tudo bem amém .

August
August
6 anos atrás

Valeu bosco

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Uma nova :
http://english.yonhapnews.co.kr/northkorea/2017/09/03/0401000000AEN20170903003100315.html
Em poucas palavras : ja estão com ogiva de hidrogênio “testada” 🙁 ..
Srs! Estamos caminhando para uma escalação bem grande. A quantidade e tamanho das provocações dos dois lados ja ultrapassaram a crise de 1962..
Um grande abraço!

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Agora ficou feia a coisa, 100 KT ! Adeus Tóquio e Seul.

Jeff
Jeff
6 anos atrás

“Bosco 29 de agosto de 2017 at 10:30
Há países no mundo que não têm armas nucleares porque decidiram não tê-las. Exemplos: Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Suécia, Canadá.
Do momento que mudarem de ideia até que um primeiro lote esteja operacional não levariam mais de 2 anos. O Japão e a CS poderiam fazê-las em muito menos tempo.”
.
Eu colocaria o Brasil nesta lista também… Capacidade nós temos, só não queremos. E o dia que quisermos, aí faltará a vontade.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Jeff,
Talvez você esteja certo, mas para se fazer algo é preciso ter necessidade, vontade, dinheiro e expertise. Sem dúvida não falta expertise ao nosso país mas temo não termos os outros três ingredientes. rsrssss
Mas claro, havendo a necessidade haverá a vontade e o dinheiro aparece. O principal, que é o know-how, também creio que temos. Talvez leve mais tempo que os países que citei, mas acho que em cinco anos estaríamos aptos ao primeiro teste.
O Brasil com bomba nuclear governado pelos nossos renomados e patrióticos homens públicos será realmente algo interessante de se ver. rsrssss