Brasília, 25/9/2017 – Dois seminários com foco na participação do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) serão realizados nos meses de outubro e novembro: o Simpósio Internacional “Brasil no Haiti, um Caso de Sucesso”, e o Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas”. As inscrições para os dois eventos são gratuitas.

O primeiro Simpósio, “Brasil no Haiti, um Caso de Sucesso”, contará com militares das Forças Armadas do Brasil que irão apresentar a experiência adquirida na MINUSTAH para a construção da visão sinérgica sobre a participação do País na Missão. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Auditório do Comando Militar do Planalto, em Brasília (CMP/DF). As inscrições já estão abertas.

O Simpósio permitirá identificar o amadurecimento individual e institucional dos envolvidos na Missão. Serão abordados temas como: “Estratégias Institucionais e sua aplicação operacional e tática”; “Desafios e oportunidades, individuais e institucionais”; e “Lições Aprendidas”.

Os interessados em participar do Simpósio podem se inscrever, até o dia 9 de outubro, pelo site do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (http://www.ccopab.eb.mil.br/). Informações adicionais podem ser obtidas com o capitão André Nunes, que está disponível nos telefones (21) 2457-0515 (R. 208) / (21) 98019-2670 (WhatsApp) e e-mail simposioccopab2017@gmail.com.

“13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas”

Já o Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas” será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Escola de Operações de Paz de Caráter Naval), no Rio de Janeiro.

O objetivo do Seminário é analisar a participação brasileira na MINUSTAH, identificar as principais lições aprendidas e apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil.

Fazem parte da programação os painéis: “Os primeiros desafios – o planejamento e o início da missão”; “A logística do Brasil na MINUSTAH”; “O Brasil e o futuro das Operações de Paz”; entre outros.

As inscrições terão início no dia 2 de outubro e poderão ser feitas pelo site http://www.semhaiti13.defesa.mil.br/.

Brasil no Haiti

A atuação das Forças Armadas do Brasil na MINUSTAH durou 13 anos. O 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti (CONTBRAS), responsável por encerrar a Missão, começou a retornar ao Brasil na madrugada do último sábado (23).

Mais de 37 mil militares brasileiros estiveram na Operação de Paz no Haiti desde o início da Missão, em 2004, e enfrentaram consideráveis desafios, tais como: a pacificação de Cité Soleil, no início da missão, e atuação nos episódios do terremoto em 2010 e do Furacão Mathew, em 2016.

Serviço:

Simpósio Internacional “Brasil no Haiti, um Caso de Sucesso”
Data: 18 e 19/10
Local: Auditório do Comando Militar do Planalto
Inscrições: abertas até o dia 9/10 pelo site do CCOPAB
Informações adicionais: (21) 2457-0515 (R. 208) / (21) 98019-2670 (WhatsApp) e e-mail simposioccopab2017@gmail.com

Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas”

Data: 28 e 29/11
Horário: 7h30 às 17h15
Local: Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Escola de Operações de Paz de Caráter Naval/ RJ)
Inscrições: a partir do dia 2/10
Informações: http://www.semhaiti13.defesa.mil.br/

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Melhor foto que já vi em minha vida. Fico sempre emocionado. Obrigado EB. Isto os meios de comunicação do Brasil não mostram o quanto foi importante a ajuda humanitária que nossos oficiais e praças fizeram pelo Haiti.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Errata: obrigado à FAB e a MB. triplicou a emoção. se as forças armadas pudessem nosso país não estaria nesta penúria, visto o quanto já fizeram com tão pouco e ainda participaram ativamente com ajuda humanitária e reorganização social de um país.