Espanha assumirá controle da Catalunha se receber resposta ambígua sobre independência

25
Carles Puigdemont (Foto: AFP/Lluis Gene)

O governo espanhol tomará o controle da Catalunha caso o líder local, Carles Puigdemont, responda ambiguamente à pergunta de Madri se ele declarou independência da região em relação à Espanha, disse o ministro do Interior

O governo espanhol tomará o controle da Catalunha caso o líder local, Carles Puigdemont, responda ambiguamente à pergunta de Madri se ele declarou independência da região em relação à Espanha, disse neste sábado (14) o ministro do Interior.

Puigdemont fez uma declaração simbólica de independência na noite de terça-feira, suspendendo seus efeitos segundos depois para pedir negociações com Madri sobre o futuro da região.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, deu ao líder catalão um prazo, que se encerra na segunda-feira, para esclarecer sua posição, e até quinta-feira para mudar de ideia em caso de insistência na separação. O governo central espanhol ameaçou suspender a autonomia da região catalã caso ele opte pela independência.

“A resposta não pode ser ambígua. Ele precisa dizer ‘sim’ ou ‘não'”, disse à rádio Cope o ministro do Interior da Espanha, Juan Ignácio Zoido.
“Caso ele responda ambiguamente, significa que ele não quer diálogo e então o governo espanhol terá que agir.”

FONTE: G1/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Catalães não pensaram racionalmente como os escoceses.
Mesmo que a independência saísse, a Catalunha não seria aceita pela CE. A França já avisou que não reconheceria e vários outros países provavelmente também não.
Ser independente para ser pobre, cercada por terra sem comunicações terrestres e sem gozarvdas facilidades da CE, melhor ficar como está.

EParro
EParro
6 anos atrás

Roberto 14 de outubro de 2017 at 19:59

Mas e a autodeterminação de um povo Roberto, como fica?

carcara_br
carcara_br
6 anos atrás

A autodeterminação do povo fica na carteira, pelo visto. É só encostar no dinheiro que o pessoal se alvoroço kkkk.

Jr
Jr
6 anos atrás

Uma das cenas mais patéticas que vi na minha vida, esse indivíduo declarou a independência da Catalunha e 50 segundos depois suspendeu a independência que ele tinha acabado de proclamar, tinha que ser um fantoche do George Soros mesmo

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Dizem que o Imperador Palpatine aí de cima (às vezes também atende ao chamado pelo nome de Roberto) está para mandar o Darth Vader dar cabo dos malvados rebeldes daqui do sul.
É que não há motivo para pânico, afinal as instituições estão funcionando… kkkkk. Tá tudo indo muito bem…

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Obs: Nem tenho posição definida quanto a essa questão, me parece que seria ruim uma separação, acho que corrupção tem no Brasil inteiro, mas nunca pensei muito no assunto. Nem sabia que ia ter votação nem nada. Até porque o que tem de petista aqui no sul não é brincadeira, capaz que voltássemos a ter um(a) presidento(a) petista ainda por cima, mas só de ouvir exterminador aí falando já dá vontade de separar.

JP
JP
6 anos atrás

A Catalunha tem até língua própria, foi sufocada pelo Franco, nada mais natural querer se separar de um governo estrangeiro usurpador.

EParro
EParro
6 anos atrás

Roberto 14 de outubro de 2017 at 23:39 Mas Roberto, quando o Brasil separou-se de Portugal não teria sido devido a coroa ter-nos relegado a situação de colônia, novamente? Aí, os filhos já não amavam tanto a sua “mãe”, a tal ponto de mesmo um português ter rompido os tais laços “maternos”. E de outra sorte, DEUS provê, é certo como a noite trás o dia, mas o livre arbítrio sempre teve prevalência, pois senão ainda estaríamos no paraíso. Conheço uma estória, que me contaram ser de um italiano bem antigo, daqueles do século XIX, que é mais ou menos… Read more »

Felipe
Felipe
6 anos atrás

Catalunya Libre!!!!!

EParro
EParro
6 anos atrás

Roberto 15 de outubro de 2017 at 18:07

Mas DEUS domina?

vanicio
vanicio
6 anos atrás

roberto,,, sou leigo mesmo neste assunto , mas nao vejo os cidadaos que pensam em separaçao como sendo apenas ignorantes ou ate malucos como dizem por ai ,,, este tipo de pensamento pra min e uma revoluçao ,,, e revoluçoes acontecem e nascem quando o povo esta sendo oprimido por alguma coisa , e nao e dificil perceber o tipo de opreçao que o povo brasileiro sofre , trabalhando como animais sem direito a quase nada , nas maos de bandidos e anti patriotas , sem direito ao basico que todo ser vivo deve ter. assim sendo eu nao concordo… Read more »

Antônio
Antônio
6 anos atrás

A Catalunha foi independente durante muito tempo. Só entrou para a Espanha a força. Mas atualmente não sou favorável a separação de país algum nem mesmo dos curdos. Separar o que está unido… Sempre problemático. Um povo querer autonomia não é um mal em si. No nosso caso, só temos o tamanho que temos porque governos centrais de impuseram… Se não, qualquer oportunista propõe a separação do norte… Atendendo a que interesses? Só a Amazônia tem mais território do que a maioria dos países do mundo. Água, petróleo, minério de ferro… Divisões nem sempre beneficiam ninguém… Mas podem ocorrer… Especialmente… Read more »

EParro
EParro
6 anos atrás

Roberto 15 de outubro de 2017 at 19:07 Não posso concordar! Não vejo autoritarismo em DEUS e também não aceito a hipótese de que toda autoridade venha de DEUS. Autoridade, a inventaram os homens, provavelmente para subjugar o próximo, mesmo que ele esteja bem longe. Duvido que a autoridade do Imposto de Renda, por exemplo, seja divina. Parece-me mais que DEUS é poderoso e justo, tanto que nos deu o livre arbítrio, inclusive para nELE não crer. E, também acredito que ELE perdoa àqueles realmente arrependidos por errarem, não seguindo seus ensinamentos. Portanto, não ouso ir contra a vontade de… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Esquerdista asqueroso! Na Guerra Civil Espanhola esses bundas-sujas tiveram o que mereciam do General Franco. Hoje em dia a boiolagem tomou conta e tipinhos como este aí, comum em vários países, se aproveitam para aparecerem na mídia. Bom era no tempo que questões como a da catalunha se resolviam com a política dos 3 tudos : pode Tudo, mata Tudo e queima Tudo.

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Melhor seria pensar numa federação de verdade no Brasil, em que os estados tivessem autonomia. Seria interessante também voltarmos a ter território nas partes desabitadas do país, acabar com essa proliferação de municípios que só serve para criar cargos e comer dinheiro.

EParro
EParro
6 anos atrás

Roberto 16 de outubro de 2017 at 8:26 Muito bom! Mas se toda a autoridade é dada por DEUS, a autoridade sobre os destinos deles, no caso dos Gaúchos, Catarinenses e Paranaenses assim também o é, ainda mais considerando-se o livre arbítrio. DEUS nos ensina o bom uso do livre arbítrio, mas não impede seu uso, mesmo que de forma errada e contrário a sua autoridade. O mesmo ocorre com pais e filhos e até com o Imposto de Renda. A pessoa capaz escolherá seu caminho, suas vontades, por sua própria consciência e, por conseguinte, as consequências advindas destas vontades… Read more »

Soldat
Soldat
6 anos atrás

Sou totalmente a favor do Governo Espanhol.

Tem que mandar tropas para Catalunha já para de conversinha e fazer uma investigação seria que isso com certeza e feito por agentes de fora visando criar uma ponte para a futura invasão Islâmica.

Dividir para conquistar!!!!!!

Viva ao Rei da Espanha.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Há uma constituição legítima e tem que ser respeitada:
https://elpais.com/?cp=1

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
EParro
EParro
6 anos atrás

Carlos Alberto Soares 17 de outubro de 2017 at 16:16

Sim, há legitimidade, mas não há nada neste mundo que não possa mudar. Não é mesmo?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

EParro 17 de outubro de 2017 at 22:54
Principalmente respeitando a Constituição que foi elaborada por Assembléia Constituinte livremente eleita, após a constituição foi votada por todas as autonomías e livremente aprovada por ampla maioria.
Entonces …..
Da España eu entendo um pouquinho, morei lá, tenho fortes laços com o País.
Com quase 6.0 creia-me que sei o que estou afirmando.
https://politica.elpais.com/politica/2017/10/17/actualidad/1508242991_687280.html

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
EParro
EParro
6 anos atrás

Carlos Alberto Soares 18 de outubro de 2017 at 1:00 Tenha certeza que acredito no que você escreve. Aliás, é um dos poucos que faço questão de ler sempre. Entretanto, penso que se a vontade do pessoal do Sul do Brasil, confirmando-se uma maioria real e significativa, deve sim se avaliada e discutida em termos de Governo, Congresso e Judiciário. Se é a vontade de um povo (hábitos e costumes), têm relevância sim e precisa ao menos ser considerada e avaliada. Não consigo entender uma proibição tão veemente e primária, sem discução. Mostrando real representatividade, não uma maioria simples, mas… Read more »

EParro
EParro
6 anos atrás

Aliás, discussão (e não discução) é o que mais deveria haver, sempre em bom tom, evidentemente.