Em discurso no Congresso do Partido Comunista, o líder defendeu a autoridade dos socialistas no país

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou o início de uma “nova era” na política chinesa no primeiro dia do Congresso do Partido Comunista. O líder pediu aos chineses o combate a qualquer ameaça à autoridade do partido.

“Cada um de nós deve fazer mais para defender a atualidade do partido e do sistema socialista chinês e opor-se decididamente a qualquer palavra e ação para miná-los”, afirmou o presidente chinês, diante dos quase 2.300 membros reunidos para a grande assembleia quinquenal do partido que governa o país.

Em seu discurso de quase três horas e meia, o presidente enfatizou que a China viveu “mudanças históricas” desde o último congresso, em 2012, e destacou que 60 milhões de pessoas saíram da pobreza no país nestes cinco anos. Também exaltou o crescimento econômico contínuo e estável, o reforço das forças armadas e a crescente presença dos chineses no exterior.

Em uma mensagem ao resto do mundo, Xi, que receberá no próximo mês o presidente americano, Donald Trump, afirmou que seu país vai se abrir “ainda mais” e prometeu um tratamento “igualitário” para as empresas estrangeiras. Também disse que está determinado a prosseguir com a modernização militar para “tornar o exército popular um exército de primeira ordem” até 2050.

O XIX Congresso do Partido Comunista Chinês deve renovar por cinco anos o mandato de Xi como secretário-geral da legenda, o que inclusive pode permitir que ele tenha um período no poder ainda mais longo. O limite de idade de 68 anos imposto aos membros do politburo – a instância de 25 integrantes que governa a China – poderia efetivamente desaparecer para Xi Jinping, que terá 69 anos no próximo congresso de 2022.

Taiwan

No discurso, o presidente também advertiu o vizinho Taiwan sobre o desejo de uma separação definitiva da China. Ele afirmou que Pequim “tem os meios para vencer as tentativas separatistas a favor da independência taiwanesa”.

Ainda assim, afirmou que “respeita o sistema social atual e o estilo de vida” da população do território separado unilateralmente da China em 1949. “Estamos dispostos a compartilhar primeiro com eles as oportunidades brindadas pelo desenvolvimento da parte continental”, afirmou Xi.

FONTE: Veja.com (Com AFP e EFE)

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
6 anos atrás

Até o comunismo dos outros é melhor do que o nosso! Nossos partidos comunistas são uma porcaria, se fossem como o chines estaria bom.
Ps, não sou comunista.

Emmanuel
Emmanuel
6 anos atrás

Aqui o rato é quem caça o gato.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

O reinado da China como superpotência dominante será de paz e prosperidade.

Nas ultimas 3 décadas eles não se envolveram em nenhuma guerra.

Os americanos fizeram umas 20 guerras nesse tempo.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

sub-urbano 19 de outubro de 2017 at 19:53
Não aposte seu vintém nisso…

Augusto
Augusto
6 anos atrás

O pós guerra fria foi o período de maior paz e prosperidade da história da Humanidade graças a vitória do bloco ocidental liderado pelo “belicista” EUA que já casou mais de 20 guerras. Outro período de grande paz e prosperidade foi o do pós guerras napoleônicas até a IGM conhecido como Pax Britannica

FELIPE MORAIS
FELIPE MORAIS
6 anos atrás

kkkkkkkkkk Em pensar que eu gastei 10 minutos respondendo esse sub urbano na outra matéria.

Se tivesse lido esse aqui antes tinha ido ver o filme do Pelé.

carcara_br
carcara_br
6 anos atrás

Espero que as máquinas possam substituir logo praticamente qualquer atividade laboral humana, Porque quando aquele sistema de trabalho chines tiver que ser adotado pelo resto do mundo para tentar se manter competitivos teremos problemas…

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

Parece que temos um profeta aqui no Forte. Eu não coloco minha mão no fogo pelos chineses, mas também não faço aquela propaganda para colocar os chineses como os verdadeiros inimigos da humanidade. No mais, é um povo na qual eu tenho uma admiração cultural sobretudo pelas artes marciais. Confesso que assim como vários, a influência chinesa aos meus olhos vieram com os filmes de Bruce Lee, e essa influência continua atualmente com os filmes de artes marciais chinesas, na qual não posso deixar de mencionar o filme do Ip Man, isso está mais do que claro que é para… Read more »

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Alex 19 de outubro de 2017 at 21:38, concordo contigo!

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Alguém já percebeu que o plano de Brasilia, que alguns dizem ser inspirado em um avião, parece-se mais com o martelo a foice comunista? Só faltou o cabo da foice e a cabeça do martelo.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Cruzes! Viver na China como um formiga…

MadMax
MadMax
6 anos atrás

Falou, falou, falou e não explicou a tal “nova era” política.

camargoer
6 anos atrás

Caro Vitor. O plano elaborado por Lucio Costa para Brasilia não foi inspirado em um avião nem lembra foice e martelo. O conceito de duas linhas que se cruzam é uma alusão ao gesto de marcar com um “X” em um mapa mesmo no solo quando se toma posse. Esse erro conceitual sobre avião tem a ver com a divisão em “asa” norte e sul, que tem significado de alça, de coisa lateral (a asa de um avião ou pássaro tem esse nome porque é algo que e sobressai na lateral). Niemeyer projetou os prédios, mas o plano urbanístico foi… Read more »

donitz123
6 anos atrás

AiatOlavo de Carvalho deve estar se descabelando.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Camargoer… Muito suspeito… Na verdade o projeto urbanístico de Brasília, eu acho, além de feio, sem sentido. Se não há um motivo para as “alas” serem curvas ( “x” de perna torta?), só mais demonstra a total falta de planejamento. Isto reflete na política? O fato é que se Brasilia não foi inspirada em um avião, ou em uma foice e martelo, que porra feia é aquela? Alongando o eixo monumental ( é assim que se fala a parte reta?) tem-se uma espada! Ufa! Ainda dá para corrigir a cagada! Ainda que se tenha que desapropriar e demolir algumas propriedades… Read more »

camargoer
6 anos atrás

Caro Vitor. Não há suspeita. Tem o lago Paranoá ali do lado. Se fizer um reta, cai na água. O projeto venceu um concurso internacional porque tem uma sólida fundamentação. Você encontrará excelentes livros sobre o projeto de Brasilia. Sugiro um link mas o bom mesmo é pegar algum livro para ter uma dimensão do que era o cerrado onde foi a cidade foi construída e do contexto histórico em torno de JK. O plano piloto é tombado e Brasilia é reconhecido pela UNESCO como patrimônio. Portante, a avenida vai continuar curva.
https://concursosdeprojeto.org/2010/04/21/plano-piloto-de-brasilia-lucio-costa/

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

…“respeita o sistema social atual e o estilo de vida” da população do território separado unilateralmente da China em 1949. “Estamos dispostos a compartilhar primeiro com eles as oportunidades brindadas pelo desenvolvimento da parte continental”, afirmou Xi. . “Çei”. Da mesma maneira como fizeram com Hong Kong deixando de respeitar o princípio de “Um país, dois sistemas” que regeu a retrocessão em 1997, prendendo políticos de Hong Kong, estududantes, barrou políticos candidatos a eleições, inclusive alguns eleitos foram proibidos de tomar posse. . Mais de 1.2 milhões de pessoas entre funcionários públicos, ministros, empresários, militares e integrantes do partido foram… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

é só chegar uma crise que a China se desmantela que nem a URSS, repressão só faz aumentar o ressentimento contra a China.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Não. Vai virar uma espada alongando desde o palácio do Planalto no sentido do Memorial JK. Parecida com a espada do Conan, e não a espada dos três mosqueteiros. Os ministérios seriam a empunhadura da espada. O alongamento será feito em área não tombada ( para posteriormente ser também tombada) não alagada e facilmente área livre para construção. É mais um improviso brasileiro, um puxadinho, para corrigir uma cagada. Pode até ficar bonito. Os comunistas, os gays, os ultra revoltados, os politicamente corretos, e os amantes de coisa velha vão odiar minha ideia, mas, moralmente é como enfim achar um… Read more »

camargoer
6 anos atrás

Olá Victor. Vou assumir que a sua menção à espada de Conan seja um brincadeira (porque sou fâ de Conan, o bárbaro de 82). Como afirmou Mario Quintana, o autodidata é um ignorante por conta própria. Sugiro a dissertação “Projetos para brasília e a cultura urbanística nacional” como ponto de partida para compreender o projeto. Aproveite o fim de semana para ler.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

A China ainda tem muita lenha pra queimar.

Ainda nem exploraram o mercado de consumo interno ainda.

Vão exportar igual loucos por mais uns 20 anos ainda. Depois disso começa o foco no mercado interno de quase 2 bilhões de pessoas e um avanço no setor de serviços.

O mais incrível é que a China ainda é uma economia jovem…

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Talvez tudo o que esteja escrito, Camargoer, seja exatamente o que eu ataco. Há uma mensagem subliminar. Eu não sou adepto de nenhuma teoria de conspiração (NIBIRU, Terra oca, Terra plana, reptilianos, etc…) mas que pode ter existido no submundo das conversações, e das ideias, uma vontade de expressar um desejo. Brasilia era a Terra do futuro, assim quando a construíram. Então, talvez de relance, sub-repticiamente, como que uma segredo mágico dos doutrinadores comunistas, talvez preparando o “futuro” para um futuro comunista, fizeram uma foice e uma martelo, e chamaram aquela coisa monstruosa de libélula, ou avião, e deram o… Read more »

camargoer
6 anos atrás

Olá SubUrbano. O sucesso econômico da China tem duas componentes que não podem ser ignoradas. A primeira é uma acelerada degradação ambiental (que é ignorada hoje mas terá um custo enorme em um futuro próximo) e a segunda componente política é o partido único.

camargoer
6 anos atrás

Olá Victor. Sugiro realmente que você leia a dissertação. É um belo texto, bem escrito e com uma ampla revisão histórica sobre Brasilita, desde a época do império. Depois você poderá ter uma opinião fundamentada e livre de achismos. Um grande abraço e bom divertimento na leitura.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Dessa matéria eu só discordo da autonomia de Taiwan, na minha opinião Taiwan nunca mais será chinesa, perderam! Eles sabem que perderam, justamente por isso até hoje nunca tocaram em Taiwan…tocar em Taiwan significaria embargos para a China, como nós sabemos China é totalmente dependente de exportações e mais dependente ainda de importações de petróleo, comida, minérios etc…, imagina um país que vem tendo grande prosperidade, ascensão social etc…do nada ter 50 ou 80% das exportações e importações paralisadas? Aliás, basta a Europa fechar o mercado para a economia chinesa desabar. O reflexo social interno seria imenso…

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

camargoer – Nessa hora o sonho dos comunas com partido único no Brasil mostra a cara… vários países da Africa tem partido único sem contar cuba que é um museu vivo. O sucesso da China está em copiar a economia capitalista de Hong Kong que ficaram muito ricos enquanto a China ficou décadas estagnada na pobreza, o pib per capita de Hong Kong é de país desenvolvido, muito acima do Brasil e da China e está maior até que o do Japão.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

IvanBC

Se a Europa fosse fazer alguma coisa teria feito quando a China anexou Hong Kong em 1997 que era da Inglaterra.

Não estamos falando de uma republica bolivariana governada por generais de Ray Ban. Todo mundo sabe onde pisa e os ingleses sabiam no que estavam se metendo. Não fizeram movimentos bruscos e tudo terminou bem.

André Gomide
André Gomide
6 anos atrás

camargoer 20 de outubro de 2017 at 10:30

Tu tem muita paciência. Parabéns.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Alexandre Galante 19 de outubro de 2017 at 19:23

Aqui no Brasil o gato virou churrasquinho

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

sub-urbano 20 de outubro de 2017 at 11:20

Hong Kong foi devolvida à China por força de um tratado assinado ainda em 1898 que previa o arrendamento do território por 99 anos. Que chato você ter faltado a aula de história…..

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

sub-urbano 19 de outubro de 2017 at 19:53

Reinado da China como superpotência será de paz e prosperidade? Pergunte aos indianos, Taiwaneses e Vietnamitas se os chineses são pacíficos…..

Agora, quer ver a “prosperidade chinesa”? Vá até o Zimbábue….

camargoer
6 anos atrás

Caro Smoking. Um regime democrático precisa da liberdade partidária. Regimes totalitários à esquerda e à direita, por outro lado, são baseados em partidos únicos. Podemos pensar em 3 modelos., o regime de partido único, bipartidarismo ou livre organização partidária. O sonho fascista também requer um partido único. Aliás, o partido único garante o Estado totalitário, não o sucesso econômico. Quando comentei que o sucesso econômico chinês tem dois componentes, estou criticando (não elogiando). Em minha opinião, o sucesso econômico sob ação totalitária (com viés de esquerda ou direita) e degradação ambiental não deve ser tomado como exemplo.

camargoer
6 anos atrás

Olá Gomide. Obrigado. Acho que as únicas coisas que não podem estar em um debate é a ofensa e a pressa. Um grande abraço e um sorriso de agradecimento.

Vader
6 anos atrás

Por que a China vai implodir:

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1868

Vader
6 anos atrás

China: uma aberração econômica keynesiana e mercantilista

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2736

Vader
6 anos atrás

A grande muralha da China começa a se esfacelar (com dados atualizados)

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2170

Bardini
Bardini
6 anos atrás

China Comunista já era. População enriqueceu, ficou melhor instruída e etc. Se não aplicarem o passo seguinte de forma gradativa, que é o Liberalismo, o país vai ruir.
.
Agora é a vez da Índia…

camargoer
6 anos atrás

Caro Bardini. Concordo com parte de sua análise. De fato, a China não tem nada de comunista desde que assumiu ser uma economia de mercado. Por outro lado, o regime de partido único pode não ser comunista mas absolutamente não é democrático. Agora existe uma questão aberta que ainda vai demorar décadas para entendermos, mas o sucesso econômico da China pode significar uma revisão na ideia de que sucesso econômico advém apenas do liberalismo. Eu tenho certeza que a liberdade individual é garantida somente na democracia. Agora, as evidências mostram que sucesso econômico e liberdade individual não são a mesma… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

A china é como uma grande família que vive em uma casa antiga. Ela é superpovoada, cheia de bocas para alimentar e com um pai rigoroso, que não permite que seus filhos saiam debaixo de suas ordens pois acredita, talvez com razão, que eles são inaptos para a liberdade e a verdade. Eles necessitam de ordens rígidas. E bem, a horta desta casa é pequena, e eles não conseguem que todos se alimentem adequadamente, pois são muitos, mas usam o artifício de produzir coisas baratas, comprando matéria prima ao redor do mundo, utilizando-se da mão de obra barata, uma vez… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Continuando… Se já não foi…

Pergunta, responda sinceramente, preço a preço, um ovo chines ou um ovo sueco? Ovo de ouro, gente, senão alguém vai falar que parece porta dos fundos… Sacanagem… Preço a preço, Um quilo de ouro chines, ou um quilo de ouro sueco?

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

O sucesso econômico depende totalmente do grau de intervenção da economia. Não há outro esquema mirabolante para explicar o sucesso econômico de cada país, hoje não existe um país cujo linha política segue o liberalismo pleno, aquele com ausência total do governo na economia, até mesmo os países mais liberais detém algum tipo de intervenção, o que caracteriza o sucesso econômico é o grau de intervenção do governo na economia, se for muito não terá sucesso, se for pouco ainda pode permitir algum desenvolvimento, muito pouco será um enriquecimento a la Singapura, infelizmente não há hoje um país com total… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“economia de mercado”
Qual economia não é de “mercado”?
.
O ex primeiro ministro falecido de Singapura já explicou o que vai acontecer a China.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

a economia pessoal. Aquele ato de cortar o palito de fósforo em dois não pode ser considerado “economia de mercado”.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Victor, o que você disse é muito interessante e eu vou um pouco além. – A China seria aquele pai rígido, provedor e exigente com os filhos. Que corrige quando necessário e exige disciplina. Mas é chato e brega, com calça jeans acima do umbigo, meia até o joelho e camisas quadriculadas. – O Brasil seria um pai descolado com os amigos e parentes, cinquentão mas com brinco na orelha, mas alcólatra e que bate na esposa quando enche o rabo de cachaça. Os filhos com ele tem toda a liberdade para vagabundar, fumar maconha e engravidar aos 14 anos.… Read more »

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Sob esse símbolo (exposto aqui de forma imponente e solene) pereceram mais de 100 milhões de inocentes. Massacrados. Genocídios escabrosos. Como é possível não sentirem vergonha, e ainda se vangloriarem? Como funcionam essas mentes doentes?

camargoer
6 anos atrás

Senhores, a China não é como uma família grande em uma casa pequena… a China tem 17% da população mundial, tem uma identidade cultural de 5.000 anos, foi um dos maiores impérios da historia, como atesta o livro do Marco Polo, sofreu intervenções coloniais de toda ordem, passou por uma revolução sangrenta e será a maior economia industrial do sec XXI, o que me faz lembrar que para todo problema complexo existe uma solução simples e errada. Caro Gilson, também acho que a verdadeira luta é entre a liberdade individual x totalitarismo (perceba que coloco liberdade individual ao invés de… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

Bardini

Fiquei curioso, o que ele disse sobre a China?

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Bardini ( 20 de outubro de 2017 at 12:40 ); Ocorre que, como bem começaram a discorrer o Camagoer e o Gilson, é perfeitamente possível manter um Estado extremamente interventor na vida privada e manter uma economia liberal… Deve-se compreender que o capitalismo ( economia, na verdade… ) e o sistema político, embora andem juntos, são distintos… É possível ter um grande desenvolvimento econômico e manter o Estado no controle do sistema educacional, do sistema de saúde, segurança pública e com leis bastante restritivas, mantendo sob sua tutela os aspectos fundamentais da vida em sociedade e regulando o cotidiano. A… Read more »

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Juliano Bitencourt ( 20 de outubro de 2017 at 15:28 );

Se a China deixar de ser o que é, ela se esfacela rapidamente… Manter-se sob a foice e o martelo é questão de sobrevivência não somente do regime, mas da própria unidade da China atual… Logo, penso que eles mesmos consideram que já não é mais uma questão de escolha…