Mortes violentas crescem e atingem maior número registrado no país

62

Chegou a 61.619 o número de mortes violentas intencionais registradas no Brasil em 2016, crescimento de 3,8% em relação ao ano anterior. Significa sete pessoas assassinadas por hora, em média, segundo dados inéditos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira (30).

A taxa de mortes violentas foi de 29,9 assassinatos por 100 mil habitantes. No Nordeste, ainda maior. Os três Estados com maiores taxas são Sergipe (64), Rio Grande do Norte (56,9) e Alagoas (55,9).

As taxas de homicídios vinham se estabilizando até 2014, nas contas do fórum, mas voltaram a crescer em 2015 e 2016.

“A violência se espalhou para o país todo. Não é exclusividade dos grandes Estados ou de uma única região. É hoje um problema nacional, faz com que o país se sinta amedrontado”, diz o diretor do Fórum, Renato Sérgio de Lima.

“61 mil mortos é o que a gente tem de mais obsceno”, na avaliação da diretora do Fórum Samira Bueno. “É muito sofrimento para uma nação isso estar em segundo plano. Como a gente não priorizou essa agenda com tanta gente morrendo?”

Mortes Violentas Intencionais – No total, 61.619 mortes violentas intencionais foram registradas em 2016, o que corresponde a 7 pessoas assassinadas por hora

O aumento do número de mortes foi acompanhado por uma redução nos investimentos em segurança pública por União, Estados e Municípios. O total gasto na área em 2016 foi 81 bilhões, queda de 2,6% em relação ao ano anterior. A maior queda acontece nos gastos da União (redução de 10,3%).

Houve ainda queda no número de armas apreendidas no último ano: 112.708, 12,3% a menos que em 2015.

Os pesquisadores destacam a ausência de um sistema nacional que consolide e padronize as informações de segurança pública, uma vez que muitas vezes faltam informações do perfil das vítimas nos boletins de ocorrência.

“A gente vive, na área da segurança e da Justiça, um apagão estatístico”, afirma Lima. “Se o dado não existe, como estamos fazendo política pública? Porque a política pública depende de informação.”

Veja matéria completa no site da Folha, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto
Augusto
6 anos atrás

Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve a ideia de o povo brasileiro ser “cordial”. Ribero Couto também desenvolveu o conceito do “homem cordial”, ao falar do brasileiro. Apesar da controvérsia existente em relação ao real significado da expressão, a realidade do povo brasileiro é esta: 7 assassinatos por hora, mais 8 desaparecidos por hora, mais 11 estupros por minuto e 10 estupros coletivos por dia.

Para dominar um povo assim, só com cabresto e mão de ferro. É por isso que tem havido tanto clamor por intervenção militar.

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Ah, e já ia me esquecendo… ainda tem os inesgotáveis casos de corrupção, que vão batendo recorde atrás de recorde de cifras, que começaram nos milhares, pularam para os milhões, depois centenas de milhões, e agora bilhões. Vamos ver até onde vai…

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Augusto, qual a relação entre a intervenção militar e a redução da criminalidade, os crimes comuns praticados por civis contre civis.
Como uma intervenção militar reduziria a criminalidade?

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Walfrido, está no comentário.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Resultado direto da esquerda no poder. A violência explodiu de FHC pra cá. A esquerda defende os bandidos com leis criminosas e “direitos dos manos”, e persegue as polícias, estas sim vão em cana. Bolsonaro no poder vai trazer esses números da estratosfera para o nível da rua. Punindo duramente os facínoras, deixando eles em cana por décadas, ou até a morte, dependendo do crime, e deixando de perseguir de forma obssessiva as forças de segurança pública e o cidadão de bem que ousa se defender. Leis duras, justas, honestas, armamento do cidadão de bem, excludente de ilicitude. Esse é… Read more »

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Quando os países comunistas forçaram a população a ser desarmar, as maioria das armas foram para o estado. Aqui aconteceu ao contrário, pararam nas mãos dos bandidos e ainda estes estão com tantos direitos que superam o cidadão comum. É velha história: jogue os pobres contra os ricos e os bandidos contra os pobres (que são as principais vítimas da violência). Augusto, intervenção militar irá adiantar muito pouco, pois teoricamente ao confiscar as armas do bandidos, eles poderiam também desarmar os poucos que ainda estão armados e dentro da lei como cidadãos de bem, vigilantes e até mesmo a polícia.… Read more »

Daniel Dutra
Daniel Dutra
6 anos atrás

Muitos creem que nosso maior problema hoje e a economia, mas pra mim nosso maior problema hoje e a impunidade. Ela esta presente tanto na corrupção quanto na violência urbana, e necessário urgência pra lidar com esse problema. Ate porque com menos violencia e corrupcao outras areas seriam beneficiadas, principalmente a economia.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Difícil reverter a situação quando o bandido é glamourizado na televisão, música e cinema…

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Reverte, com leis sérias e honestas e apoio às polícias e cidadãos de bem. Bandido tem pena pra cumprir, e não direito.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

O povo não aguenta mais PT, esquerda, Lula, novelas da Globo, programa Fantástico defendendo pedofilos, ideologia de gênero, toda a Globo (e toda a mídia) propagando dia e noite o funk como alta cultura nacional, demonizando e perseguindo as Forças Armadas, as forças auxiliares, polícias civis, PF, idealizando os bandidos como exemplo e máximo de sucesso que alguém pode chegar, ninuém aguenta mais urna eletrônica com apuração secreta. Imagine uma eleição para síndico de seu prédio. Todos votam, e dois camaradas pegam os votos e dizem: vamos ali na salinha contar os votos e depois contamos o resultado pra vocês.… Read more »

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Mas, de repente, uma dissonância: TRUMP.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

A dissonância no Brasil: OLAVO DE CARVALHO.

Bravox
Bravox
6 anos atrás

Ué armas nao sao proibidas?
tirando a piada de lado andei lendo varios comentarios no G1 muita gente defendendo o bandidinho que assassinou 2 crianças na escola a pouco tempo, veja o nivel que esta o pensamento de certas pessoas defendendo bandido.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

É lamentável esse numero astronômico de mortes no Brasil ainda mais comparando com outras nações .Alguma coisa terá que ser feita.Não vou culpar esse ou aquele partido porque isto parece0me que e mais além.Deve-se unificar as policias de todos os estados sob o comando do do exercito e colocar todo os efetivo e muita inteligência para que o crime baixe em níveis toleráveis.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Augusto está certo. O povo brasileiro está se tornando bestializado. Hj mesmo uma atriz esquerdista da Globo criou confusão na Espanha por estar trajada fora dos padrões do estabelecimento e ser barrada e se declarou “vítima de machismo”. . Estatísticas eu dou : na Baixada, em torno de 1400 locais de encontro de cadáver em 2017. . Tenho 25 anos de PCERJ, vejo participação de OMs desde a Operação Rio nos anos 90, e os resultados são sempre pífios. . Já há no portal da PCERJ instruções sobre como proceder contra militares que ajam com excesso contra a população civil.… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Sinceramente. É muito difícil. Qualquer alternativa terá uma custo alto e será demorado. Não é um projeto para quatro ou oito anos. É um projeto para no mínimo três gerações, cujos efeitos, se nós começamos a agir hoje, será perceptível dentro de vinte ou trinta anos. Mas, amigos, eu vou dar um palpite singelo. Eu detesto a China mas temos que tirar o chapéu para eles em alguns quesitos. Vários. Um deles, eu creio, é a doutrina confucionista. Eu acredito que deveria comprar livros traduzidos do chines sobre Confúcio e ensiná-los nas escolas ao invés de religião ( eu acredito… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Aliás, se a China souber que o Brasil pretende introduzir Confúcio nas escolas, ela doa os livros… Traduzidos…

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Eu tenho 40 anos de idade, tive mais de cinco professores de religião e nenhum deles coseguiu não ser o professor a a aula mais chata da escola. Pelo simples fato que eles não são preparados para falar sobre Deus. E, bem, então vem a prova e a nota baixa. Eu vou para o inferno? Ensine Confúcio, a religião ele diz para respeitar…

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Delfim Sobreira 30 de outubro de 2017 at 18:16 Não entendi quanto a resultado pífio. Quando o fornecimento de drogas cai em 90% e o faturamento do tráfico cai pra menos de 5% do q era, quando as FFAA estão em GLO em uma comunidade, e os índices de homicídio, furto, assalto etc também caem drasticamente, não entendo como pífio. Pífio é o desempenho dos governos do estado e município, principalmente, mas também a União, e suas instituições relacionadas direta e indiretamente ao problema, q não aproveitam a mudança de status na região e não fazem mais nada… resultando na… Read more »

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Política de segurança é atribuição dos Estados membros da federação! No estado de São Paulo o crime é administrado de dentro das penitenciárias! Isso só é possível quando se tem um sócio muito forte! Pergunto: quem são os sócios dos bandidos? Quem lucra armando é protegendo os bandidos! Quem é tão forte que é capaz de manter essa tragédia e permanecer intocável? Os bandidos tem muitos sócios! A violência gera muita riqueza pra muita gente ! Os verdadeiros BANDIDOS , os sócios dos bandidos anda livres e são idolatrados como gente de BEM!!!!!!

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Enquanto não voltarmos a compreender que 1 + 1 é igual a 2 não teremos mais salvação. A realidade foi totalmente pervertida no Brasil. Desde os anos 60 a esquerda vem dominando culturalmente o país. Tudo está corrompido! A pior das corrupções é a do senso da realidade. Tô com o Juliano Bitencourt.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

WellingtonRK, esqueci de citar dois atores fundamentais: a ONU, que coordena o globalismo ministrando seu veneno através de imposição de políticas a todos os países, com a cooperação total dos socialistas. Prefeituras, governos regionais, e ministérios, além dos poderes legislativo e judiciário, aplicam em massa as políticas oferecidas pelas nações unidas. A soberania nacional virou piada. Políticas como por exemplo as reservas indígenas e quilombolas são pesadamente apoiadas pela Onu. Liberação das drogas, ideologia de gênero, direitos dos bandidos. A Onu apoia e incentiva isso no mundo. As famigeradas ONGs são totalmente amparadas pela Onu. Outro elemento perverso é a… Read more »

Renato B.
Renato B.
6 anos atrás

Agnelo, até entendo seu argumento, mas creio que o problema é que esse resultado só dura enquanto os militares estão atuando. É uma vitória tática que não muda o resultado estratégico.

Eu acho que o grande problema é logístico, o crime tem entrada constante de novos recursos humanos e materiais. Quantas vezes já vimos “O maior traficante do Rio” ir para a cadeia ou cemitério e nada mudar? As drogas, armas e grana continuam fluindo e se isso não mudar vai continuar sendo enxugar gelo.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Para começar a resolver MESMO o problema, tem que por lá o Bolsonaro. O resto é encebação e vitimização comuna.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Renato B, vc citou uma coisa importante, os recursos humanos disponíveis e a mão dos traficantes. É a mesma coisa de alguem matar ou prender um General em uma guerra e achar que ganhou a guerra por isso, vão haver duas cerimônias, uma de enterro do General morto e outra do novo CMT assumindo o lugar do morto. O mesmo acontece com o tráfico, morre um traficante responsável por uma área, são queimados alguns ônibus em homenagem ao morto e outro assume no lugar, esta semana a PMBA matou um traficante no bairro de Santa Cruz em Salvador e queimaram… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Juliano, o Bolsonaro será eleito presidente ou Imperador com poderes para promulgar uma nova Constituição e novos CP, CPP e LEP, conforme suas ideias, sem precisar da aprovação dos demais Poderes?

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Victor Moraes 30 de outubro de 2017 at 18:52 V. M., a religião cada um deve apreender ou não em casa, nunca na escola, no meu caso meu pai era Luterano descendente de alemães que moravam em Curitiba e minha mãe Católica descendente de italianos do RGS, como tiveram sérias dificuldades para se casar, pois tinham religiões diferentes e o absurdo da lei nos anos 50 obrigava ao casamento ser religioso, tiveram que arrumar um Padre alcoolatra corrupto que falsificou os documentos e os casou em Porto União em Santa Catarina. Com raiva da situação não me colocaram em nenhuma… Read more »

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Rafael Oliveira, quem disse que o parlamento não será amplamente renovado? Creio que Bolsonaro terá apoio suficiente para governar e fazer reformas. E torço para que se eleja uma bancada para apoiar nova constituinte. Não são apenas “minhas idéias”. São esperança de milhões que sofrem sob o tacão do autoritarismo esquerdista, da intolerância gayzista, abortista, sob o Império dos Maus, dos criminosos quadrilheiros de colarinho branco ou fuzil automático na mão.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Walfrido Strobel 31 de outubro de 2017 at 14:15
.
Walfrido, 90% dos brasileiros são cristãos. Menos de 5% são ateus. Não ensinar ensino religioso cristão nas escolas é ditadura ateísta em cima de 90% de cristãos. Quem não quiser fazer esta matéria, por ser ateu ou de outra religião, tem todo o direito de não frequentá-la, de ser liberado de frequentá-la. Por que impedir os cristãos de conhecer sua religião? Qual o problema?

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Não existe nada mais comunitário, coletivo, público que a religião. E querem-na trancada dentro de casa, amordaçada no ambiente público.
Não existe nada mais íntimo, privado do que o sexo. E querem-no público, exposto nas ruas e transformado em bandeira política. A atuação política de sujeitos como Jean Wyllys, se baseia prioritariamente em cima de seus desejos e taras sexuais. E querem que engulamos a seco!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Juliano, acho que Bolsonaro tem chances de ser eleito, mas de ter maioria no Congresso, ainda mais maioria qualificada (para aprovar emendas), considero praticamente impossível. Nova constituinte então, mais difícil ainda.
.
Acho um pouco ingênuo acreditar que ele conseguirá melhorar significativamente a segurança pública no país. No máximo, derrubará o estatudo do desarmamento, conseguirá algumas mudanças pontuais na legislação penal e poderá aumentar os recursos públicos da União destinados à area. Isso sendo bastante otimista. Se ele conseguir aprovar essas medidas, acredito que a situação melhorará, mas não tanto quanto você aparenta acreditar.
.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Juliano Bitencourt 31 de outubro de 2017 at 15:10
Juliano Bitencourt, não existe nenhum problema em que os 90% cristãos conheçam melhor sua religião, as Igrejas estão aí para isso, para gomplementar o que apreenderam em casa.
Acho a solução francesa a melhor, abolir religião das escolas, isso é um assunto para se resolver em casa e nas igrejas e templos.
Não misture as coisas, o sexo em público e figuras como Jean Wyllys e Alexandre Frota é outro assunto, cada um com suas excentricidades.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Rafael, o povo não suporta mais estes políticos que aí estão. Se forem reeleitos, será em função de FRAUDE (apuração secreta da urna eletrônica), e não porque o povo os aprova.
Bolsonaro vai sim, mudar RADICALMENTE a segurança pública no país. Deixaremos de ter presidentes aliados dos bandidos, que os defendem e protegem, que aprovam leis que favorecem os bandidos e punem as polícias, e indicam ministros do supremo pró crime. E teremos o exato oposto de tudo isso. Tem fazer um esforço colossal para não ver isso.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Walfrido, a solução francesa é a solução ateista. Ditadura ateista em cima de 90% cristãos da população brasileira. Repito, quem não quiser frequentar as aulas de ensino religioso cristão, não serão obrigados. Mas vocês ateus, ou sei lá para quem rezam, não suportam a idéia de cristãos se aprofundando no estudo de sua fé. Ninguém está querendo que os ateus frequentem essas aulas. Ou os que professam judaismo, islamismo, umbandismo, satanismo….

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Juliano, Os cristãos podem ir para a igreja. Não precisamos gastar dinheiro público com isso. Escola é para o ensino da língua e das ciências – aliás, algo que, em regra, não conseguem ensinar. Se as igrejas não mais conseguem atrair voluntariamente as pessoas, não é papel do Estado obrigar pessoas a terem contato com a religião (qualquer uma delas, muito menos uma em específico) na escola. Por mim, os cristãos podem se aprofundar no estudo da sua fé livremente. Aliás, sou um defensor da liberdade religiosa de forma plena – se uma igreja não quer casar homossexuais, é direito… Read more »

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Bolsonaro que não passa de uma vivandeira terá que prender ou deixar matar muitos sócios de bandidos e pelo visto muitos são justamente aqueles que a vivandeira prometeu dar carta branca para matar os bandidos que eles protegem!O que eu quero ver e vou achar muito engraçado é ver algum homem honrado do alto comando das forças armadas brasileiras batendo continência pra uma VIVANDEIRA!!!!! Isso nunca vai acontecer! Qualquer general, brigadeiro ou almirante nunca vai desonrar sua farda batendo continência para uma VIVANDEIRA! Se o mico ganhar será defenestrado pelos homens que sabem honrar uma farda!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

O couro está comendo na Maré. Aperta um lugar explode outro. No geral é pífio. . Ministro da Justiça soltou que o Cmdte. do 3BPM-RJ foi vítima de um “acerto de contas”. Cadê as provas Meritíssimo ? Insinua sobre um morto que não pode se defender, uma família enlutada, o Estado em choque. As duas Polícias estão indignadas. Qual o apoio que se tem do GF ? A população fluminense está ao léu ! . Nenhum jornal estrangeiro acusou os policiais de erro no caso da italiana morta na Rocinha. Óbvio. Experimentem furar bloqueio policial na Europa ou EUA ameaçados… Read more »

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

No RJ não falta Batman !

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Rafael Oliveira 31 de outubro de 2017 at 15:58
.
Nós vivemos em uma democracia, certo? Vamos então perguntar ao povo, que paga a esmagadora maioria dos impostos, se eles querem ou não ensino religioso nas escolas, se querem que o dinheiro de seus impostos seja gasto ensinando seus filhos a terem espiritualidade, moral cristã. Que tal? Ou os iluminados ateus ou sei lá o que(menos de 5% da população) é que devem decidir pelos outros? Lembrando que seus filhos NÃO serão obrigados a assistirem a essas aulas se não quiserem. Vamos perguntar às pessoas o que elas querem?

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

O relato do Delfim Sobreira é revoltante.

Daniel Dutra
Daniel Dutra
6 anos atrás
Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

A República Federativa do Brasil é um Estado LAICO !!!!! É um Estado Democrático de Direito!!!!! Não uma teocracia cristã! 90 % cristãos entre os quais um tanto é catolico , outros tanto evangelico, outro tanto sincrético , e, entre todos uma grande parte de HIPÓCRITAS que vivem pregando o ódio , a intolerância , o preconceito , a ignorância, etc! Não interessa se não for obrigatório a frequência nas aulas de “religião” ou melhor dizendo aula de culto religioso , só se pode ser uma DEMOCRACIA se for um estado LAICO!!!!! Caso contrário estamos falando de uma teocracia!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Juliano, estou apenas expondo minha opinião sobre o tema. O STF já decidiu que pode haver ensino religioso nas escolas públicas. Não estou dizendo que é ilegal ou antidemocrático, só estou dizendo que sou contra (assim como sou contra o estatuto do desarmamento, por exemplo, e nem por isso porto uma arma ilegal).

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Daniel Dutra.
.
Podem até ser, mas tem que ser provado. E se sabe e tem provas, então porquê não os prende ?

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Renato B, boa noite
Nesse sentido q digo q a União, os estados e municípios devem atuar além do emprego das FFAA, pois se não, o resultado se desfaz.
Sds

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
6 anos atrás

Alexandre, me desculpe, mas você está histérico. Para haver uma teocracia, a Bíblia teria que ser a própria constituição, como o Corão o é para Arábia Saudita, Irã, e outros. Me cite um país na história da humanidade onde a Bíblia serviu de constituição.

Johan
Johan
6 anos atrás

Bem, não pode generalizar, mas em uma cidade na região metropolitana do Rio teve denúncia dos próprios policiais em um blog por estarem revoltados com, bem… vamos dizer… a forma que o Coronel estava fazendo vista grossa para denúncias e atuações de criminosos tanto que a violência, que já era absurdam tomou novas proporções naquela cidade. Em outro caso, um Coronel ficou rodando de um lado para outro (batalhões) por ser considerado linha dura, inclusive, vazou na mídia uma gravação de um traficante reclamando da atuação deste coronel por estar atrapalhando os negócios. Então a impressão que se tem é… Read more »

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Juliano,
histérico são as pessoas que vêem comunistas em tudo e em todos ! Cristo foi o maior socialista de toda história! O fim do estado laico é a pavimentação para fanáticos coléricos imporem suas visões deturpadas e pervertidas ! Para esses maníacos, transformar uma democracia em uma teocracia seria o melhor dos mundos! Esse é o motivo para que eu pareça “histérico”

Daniel Dutra
Daniel Dutra
6 anos atrás

Delfim Sobreira
Eu nao duvido nem um pouco que tenha gente importante por trás dessa bandidagem do RJ, os caras cresceram demais a ponto de não se importar com a policia. Sem provas e complicado julgar mesmo, mas vendo que a noticia saiu de um cara com um alto cargo no governo federal provavelmente ele tem alguma informação bem sigilosa. Fora que se a gente for ligar os pontos o ministro da defesa a pouco tempo atras disse que no RJ e necessária uma força tarefa pra limpar parte do rio que pode estar comprada pelo crime organizado.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Aparelhamento doutrinário no Judiciário e MP. Algozes das Polícias civis e militares. Àqueles que se opõem são colocados ou substituídos para funções menos importantes. Problema político a nível nacional. corrupção generalizada. Inversão de valores. Forças Armadas e algumas forças de segurança ainda detectam e impedem movimentos de sublevação à ordem. desarmamento da população civil através do Estatuto do Desarmamento, mídia pervertida e quer sempre privilegiara o ‘politicamente correto”. Tudo planejado pelo foro de São Paulo. Criar caos, destruir o que foi conquistado com muito sacrifício. luta de classes. Isto começou a trinta anos, sendo reforçado desde os Governos FHC até… Read more »