Home Sem categoria Exército recupera 4 Viaturas Blindadas Especiais Posto de Comando

Exército recupera 4 Viaturas Blindadas Especiais Posto de Comando

6808
41

Curitiba (PR) – Dentro das prioridades definidas no Programa Estratégico Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), Organização Militar de referência do Exército Brasileiro em manutenção e modernização de viaturas blindadas da “Série M”, finalizou, no mês de outubro do corrente ano, a recuperação de quatro Viaturas Blindadas Especiais Posto de Comando (VBE PC) M577A2, de um total de 34 recebidas em 2016, e provenientes do programa Excess Defense Articles (EDA) do Governo dos Estados Unidos da América.

O processo de recuperação, composto por várias fases, iniciou-se com o recebimento das viaturas, via Porto de Paranaguá (PR), e o transporte até o Pq R Mnt/5, passando pela vistoria das VBE PC M577A2 com a elaboração do correspondente Termo de Recebimento e Exame de Material (TREM). Nessa etapa, foi conduzido um intenso estudo técnico dos componentes e acessórios, subsidiando a posterior pesquisa de mercado com a finalidade de identificar no comércio nacional componentes para a viatura, mitigando a dependência de itens fabricados no país de origem. Foram manutenidos todos os sistemas da viatura, com destaque para a substituição e padronização do sistema gerador movido a gasolina por um a diesel, de 6,5 kVA (potência nominal), com as adaptações necessárias para o seu funcionamento, tanto acoplado diretamente na VBE PC, quanto operado à distância. Foi realizada, ainda, a recuperação do toldo extensível localizado à retaguarda da viatura.

A viatura M577 possui capacidades técnicas singulares, as quais possibilitam o seu emprego não apenas como PC, mas também como Viatura Ambulância ou Viatura Central de Tiro. Destacam-se, entre outras, as seguintes características: sistema de carregamento de bateria com fonte chaveada; possibilidade de alimentação de rede elétrica bifásica (110/220V); sistema de recompletamento do reservatório de combustível do gerador por meio do reservatório da viatura; disponibilidade de seis tomadas, sendo quatro 110V e duas 220V; capacidade de operação do gerador à distância de até 50m da viatura, com o emprego de cabo extensível; e sistema de ligação à rede elétrica predial local, dispensando o uso do gerador. Tais características permitem a alimentação de diversos sistemas, como uma rede rádio e/ou rede lógica e, eventualmente, equipamentos médicos.

FONTE: Exército Brasileiro

41 COMMENTS

  1. Muito bem feita e adequada à sua função.
    Masss… não pude deixar de pensar que sua diferenciação atraia a atenção inimiga.

  2. Vale aqui o que vale para os argentinos: os argentinos estão sendo criticados por terem recuperados as baterias do S JUAN ao invés de colocarem novas. O EB deveria ter comprado novos meios ou reformados, como fizeram?
    É bom lembrar que sempre haverá falta de recursos!

  3. Marcos, penso que são coisas muito diferentes… as baterias são vitais para os tripulantes, o que não acontece com estas viaturas. A confirmação está nos fatos tristes que vivenciamos com o ARA San Juan…

  4. Ghisolfi:
    Numa eventual guerra, atacados por RPG, alguém pode questionar o motivo de não terem sido comprados equipamentos mais modernos.
    Sempre que acontecer algo alguém irá questionar por quê não foi feito diferente.

  5. Aos editores,

    Parece-me que há divergência entre o título da nota e o conteúdo: o primeiro, que finalizou a recuperação dos 34. No conteúdo, que finalizou 4 viaturas.

  6. GeneralSofá…
    Acontece que quase toda a verba do EB vai para manter as vidas cheias de mordomias de um número sem fim de filhas “$olteiras”…

  7. Vejo muitos comentários sobre a pretensa vulnerabilidade do M113 mas com certeza prefiro estar nele que que um simples caminhão de transporte, sou leigo, mas até onde sei, o M113 é para transportar tropas até perto da linha de frente, a ideia é proteger os soldados de estilhaços e munições leves (que seriam mortais em um simples caminhão).
    No mais, qual é a proporção de armas anti blindado? Acho que é mínimo do mínimo, mesmo o RPG não devem existir em um grande número não? E mesmo que existam, quantos disparos em média acertam um blindado? Ao contrário de filmes como o Rambo, não é um tiro e um acerto, creio que mesmo de perto (menos de 100 metros), acertar um blindado não deva ser fácil, vc não tem muito mais que segundos entre apontar e atirar.
    Eu atiro com uma certa frequência e sei como é difícil acertar em um alvo a 20 metros, e olha que ele está parado e não está tentando te matar tb.
    Se bobear, temos mais blindados que misseis ou foguetes auto properidos não?

    Tem sentido?

  8. As compras foram certas, do nosso eterno, único, real e fiel parceiro EUA, que nos vende as sobras a preço de banana. São fracos? Com certeza, mas é melhor com eles do que sem eles, além disso servem para treinamento e doutrina, são excelentes, vieram em excelente estado, praticamente de graça, só teve o custo do frete, foi um excelente negócio, não fosse os EUA que nos dão armas, uniformes e comida desde a 2ª guerra mundial, estaríamos usando pedras e arco e flecha.

  9. João Moita Jr, que besteirol, quem aderiu ao novo plano de desconto para pensão da filha que existe a mais de 15 anos da direito a ela continuar recebendo a pensão mesmo depois de casar, eu aderi ao novo plano e minha filha pode se casar e continuar a ganhar pensão, mas como eu só tenho filho não deu em nada.kkkkk
    Por outro lado o Ministério Público perdeu a causa contra a atriz Maite Proença que recebe a pensão militar e foi provado que tem relação estável a muitos anos com filhos, para este caso a relação estável não tem valor de casamento.
    Quem entrou na vida militar após 2000, não me lenbro do ano exato, é por aí, não vai mais poder deixar pensão para as filhas.
    Então dentro de uns 60 a 80 anos estas pensões vão acabar, tenho um colega que morreu a uns anos e deixou a pensão para a filha de 25 anos que vai receber até morrer, mesmo se casando ou tendo um bom emprego, sem restrições pelo novo regulamento, pela média estimada de vida da mulher ela vai receber por pelo menos uns 60 anos ainda. Hoje ela está casada e mora na Austrália com o marido de lá, mas é uma boa mesada.

  10. Admiro os militares e sei são eles que podem auxiliar o Brasil a sair da crise política.
    É fato que a maioria da população brasileira não concorda com a reforma da previdência em sua totalidade.
    Mas o governo diz que há um rombo enorme.
    Os militares são responsáveis por 32% do rombo dos servidores públicos.
    O governo não tem 308 votos para aprovar a reforma dos trabalhadores em geral.
    Mas Jungmann falou que a previdência dos militares poderia acabar por meio de lei ordinária.
    Por que não passam logo, então?
    Aumentar a idade, pelo menos para 56-60 anos, todo mundo passar a contribuir com 11%, e acabar com esse negócio de filha solteira…
    Filha solteira que não são solteiras ou que têm bons empregos.
    Antigamente é que as mulheres não trabalhavam…

  11. Só um detalhe Antônio, mesmo que a lei mude a previdência dos militares, estas mulheres como Maite Proença e a filha do meu colega tem direito adquirido e não perdem, porque a conceção foi feita na data de acordo com as leis e regulamentos vigentes, estas não se pode mudar.
    A questão dos militares que optaram pelo desconto antes de 2000, por aí, e ainda não morreram mas estão pagando sua cota vai gerar uma briga na justiça se resolverem cancelar a pensão das folhas, nestes casos o governo geralmente perde.
    Como ja disse acina, quem entrou depois de 2000 não deixa pensão para as filhas.

  12. Walfrido, mas há muitos casos que as mulheres não são solteiras.
    Querendo acabar, acaba.
    Em 2003, Lula colocou os aposentados para pagarem previdência.
    Coisa que o STF tinha dito que era inconstitucional…
    Não concordo com excessos da reforma da previdência.
    Mas aumentar um pouco a idade para todo mundo não faz mal a ninguém.
    Tipo 60 anos para homem e 58 para mulher estaria razoável, desde que tenha contribuído 35 anos…

  13. “Os militares são responsáveis por 32% do rombo dos servidores públicos.”
    .
    Como, se eles recebem do orçamento da pasta da Defesa?

  14. Walfrido, boa noite
    Há um tempo já vem sendo caçadas as pensões de quem tem mais de uma fonte.
    Por exemplo, filha de militar e concursada do BB ou Caixa Econômica e por aí vai.
    Eu era 2o Ten quando a lei mudou. Pouquíssimos pagam a mais pela filha. Por que? 50% de chance de não ter filha. Segundo, tendo, ela ficar solteira e sem uma profissão, já q não se pode acumular mais.
    Além disso, nunca se leva em conta o quanto a ativa ganharia se os militares recebessem direitos q não temos. Isso sim, sairia dezenas de vezes mais caro q a economia do teto da previdência para os militares.
    Quanto a Maitê, é bom abrir o olho, pq a caça à quem tem mais de um provento, sendo um deles a pensão, tá grande. E a opção tem de ser feita.
    Sds

  15. Quanto ao M-113 PC. É muito bom termos adquirido.
    O M-113 foi usado pelos EUA ainda na segunda guerra do Iraque.
    Obviamente, o PC é um alvo prioritário.
    Sendo Bld, tem proteção e mobilidade.
    Quanto a RPG, é quase um suicidio atacar de tão perto um blindado.
    A proteção da formação é grande.
    Há muitos vídeos de Bld sendo atingidos, mas não aparecem as ações q deram errado. As q deram certo, o Bld estava sendo protegido corretamente?
    É uma boa discução.
    Sds

  16. E qual a porcentagem de desconto para o militar que pretende deixar pensão para as filhas? Há alguns anos atrás eu ouvi dizer que era de apenas 1,5%. Está correto isso?

  17. Os “militares são responsáveis por 32% do rombo dos servidores públicos” ? Que dinheirama? O sujeito recebia cinco salários mínimos e ao passar dos anos os valores passam a ser de dois. Só um exemplo de quanto os militares e outros funcionários públicos concursados recebem de proventos. Imaginem os dos Estados e dos Municípios. Poder de compra vai diminuindo, reajuste algum durante décadas e final das contas funcionário público concursado de fato e de direito “pagando pato” por gestões incompetentes sobre o uso do erário.

  18. Sobre o M!!3 concordo com o Sr.. Agnelo. Este veículo ainda pode ser um ótimo lançador de mísseis ou implantar um canhão de 30mm. Pode ser feito e muito. “Deem uma alavanca e um ponto de apoio que levantarei o mundo” Arquimedes.

  19. Pergunta que não quer calar!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Este blindado também possui capacidade anfíbia devido a seu peso excedente?????

  20. Imagina quando o pessoal ficar sabendo que até MBT pesado sem proteção ativa (Trophy system da vida) pode ser vulnerável a um RPG.

  21. Esses blindados são mais do quem bem vindos, por mim o Tio Sam pode mandar qualquer coisa de graça, nem que sirva pro EB leiloar pra ferro velho ou derreter pra fazer tampinha de garrafa.

  22. Errata: M-113. Desculpe os erros. Acredito ainda que é uma boa proposta em adquirir . Evidente como mencionei anteriormente pode nos servir de lançador de misseis SAM ou acoplar morteiros de 120mm, canhões 30mm. Temos muitos destas viaturas e estas são para posto de comando. Parabéns ao parque de manutenção, Parabéns ao EB . Abraços aos comentaristas.

  23. Enquanto houverem pensamentos mesquinhos e arcaicos que as verbas com militares são “despesas”, esse nosso país não vai deslanchar rumo á modernidade. Se não houver uma força militar á altura de nossa nação, estaríamos sempre á mercê dos Chaves, Maduros, Morales e outros ditadores da vida. Com nossa riqueza muito superior á de todos os outros países do mundo, sempre andaremos no fio da navalha, e não serão estes “pensadores” que irão arriscar suas vidas pela nação. Nossos militares ganham mal, tem que se arrumar com os parcos recursos que os governos esquerdistas destinam para nossas forças (desde FHC). Que país do mundo, minimante moderno e decentemente civilizado, quer combatentes com mais de 55 anos? A mesma coisa são policiais com mais que essa idade. Os anos de preparação dura para permanecer sempre em prontidão, no caso dos militares, e a pressão e estresse diário com risco da própria vida, no caso dos policiais, faz com que cheguem a esta idade só o pó, em frangalhos. Acho que quem não tem real conhecimento do que esta falando, deveria informar-se, e não só pela internet, mas com quem é do meio….

  24. Concordo com Sr. Alan Peter “pressão e estresse” durante anos. Disse tudo. Para policiais militares e civis o estresse é dobrado. Dia a dia. E ainda ter de aturar absurdos vindo do comando. Não entendo o porquê de aposentar por idade? Seria plausível aposentar por tempo 20 a 25 anos no máximo para quem atua diretamente em campo. Imagine policial em confronto por 12 ou até mais horas seguidas, ganhando mal sem plano decente de saúde para este e família. E se vir a falecer. Viúva, filhos… e aí? Será que servidores: policiais, professores,enfermeiros…comemos queijo a 279 reais o quilo? A maioria tem que arcar com outros trabalhos para manter a família( e declaramos o IR)

  25. Este tipo de veiculo não fica na linha de frente e por isso dizer que é chamariz é exagerado. Vieram de graça. Cumprem missão e representam um acréscimo de 10% na frota modernizada destes veiculos. Temos só que agradecer

  26. Concordo com o Sr. colombelli. missão deste veículo em especial do PC jamais seria ficar em linha de frente. Porém poderíamos utilizar alguns para emprego como citei anteriormente: plataformas para mísseis, canhões 30mm. são possibilidades. M-113 ainda dá um bom trabalho. Concordo em tudo e temos de agradecer. Apenas para ilustração li em História da 2ªguerra mundial, 1º volume(não lembro nome do autor, procurarei) que o general Guderian quando comandava tropas alemãs na frente russa reclamava dos combates a quinhentos metros do seu PC. Evidente que eram outros tempos. EB está de parabéns. abraços a todos

  27. Só para complementar há uma postagem sobre o M-113 sendo utilizado como plataforma de mísseis iglas. na Indonésia. Creio que o Sr. Galante possui a fotografia. Abraços.

  28. Para complementar o que pode ser feito com o M-113:procurar operação Igla II Base aérea dos Afonsos( Bosco 123 7/11/16 aqui no Forte. Abraços. Singapura fotos do Sr. Bosco 123. Muito legal e não sei o porquê do emprego no EB.

  29. Coitados dos que aplaudem este material , a Itália esta vendendo-os todos as Fábricas de Panelas e Bicicletas ,é para o que realmente servem ,aproveitando seu alumínio , estão destruindo seus Leopard 1A5 , mas o EB vai lá comprar mais Sucatas , quando temos aqui o Osório , o Charrua, era somente reprojetá-los ,mas não ,criamos o Ferro Velho do Exercito brasileiro , **Compramos Qualquer Sucata e só Sucatas ** . Parece que aí vem coisa pior , armar este tal Guarani com um * Canhãozinho **, a Itália tem inúmeros Iveco 8X8 com canhão 120mm , prontos a serem vendidos , mas com CANHÃO não interessa ao EB,querem um canhãozinho , com um blindadozinho , tudo Zinho , para um Exercitozinho !!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here