Mi-35M

Mi-35M

A agência TASS informou em 30 de novembro de 2017, que o Ministério da Defesa do Uzbequistão e a Rosoboronexport assinaram um contrato para o fornecimento de 12 helicópteros de ataque do Mi-35. Isto foi relatado por fonte diplomática durante a exposição “Rússia e Uzbequistão: 25 anos de parceria estratégica”.

O contrato para o fornecimento de 12 helicópteros de ataque está assinado, as entregas de veículos militares começarão em 2018.

As negociações longas sobre o acordo e seus termos terminaram durante a recente visita do primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, ao Uzbequistão.

O Mi-35M é um helicóptero de combate multi-função fabricado pela Rostvertol, uma subsidiária da Russian Helicopters. Projetado Principalmente para missões de transporte militar e ataque, o helicóptero oferece desempenho de voo e capacidade de manobra superior do que o antecessor.

A aeronave integra armas modernas e de alta precisão para destruir alvos blindados terrestres e fornecer suporte aéreo para missões terrestres. Pode ser empregado em missões de ataque terrestre, evacuação médica (MEDEVAC) ou plataforma de transporte.

Ele pode ser desdobrado em missões de combate em várias geografias com ambientes de alta temperatura e alta altitude e possui capacidades de combate 24 horas para realizar missões durante o dia e a noite. Também é capaz de operar a partir de aeródromos despreparados e mal equipados.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

158 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

O velho aligator continua firme e forte.
Afinal, valeu ou não a pena a FAB adquirir seus Sabres ? Há quem elogie ou critique, não se sabe ao certo.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
Matheus
Matheus
6 anos atrás

Delfim Sobreira 7 de dezembro de 2017 at 13:35

O helicóptero em sí não é nada mal. O problema é o pós venda Russo, quando perguntei a um militar da FAB no portões abertos do PAMA-SP mais cedo esse ano, ele disse que alguns dos MI-35 estão no chão por falta de manutenção e peças para o mesmo.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
6 anos atrás

Matheus,
Sò tem que ver se a falta de peças é por falta de dinheiro, ou por atraso do fornecedor…

tomcat3.7
tomcat3.7
6 anos atrás

Será bacana ver o esquadrão Poti treinando apoio aéreo com o CFN a partir do porta helicóptero Ocean.

Professor
Professor
6 anos atrás

Qual a relação entre MI-5 e “Assad tem que sair – só que não”?

Professor
Professor
6 anos atrás

Correção: MI-35

Professor
Professor
6 anos atrás

OBS: Os Estados Unidos declararam que eles que acabaram com o Dash. Puxa, parabéns Estados Unidos! a Super-Mega-Hiper Potência mais uma vez mostrando todo o seu poderio. Os russos estão morrendo de inveja. Chupa essa, pró-russos!

Professor
Professor
6 anos atrás

correção: Daesh

PauloR
PauloR
6 anos atrás

Continua esse papo que os Mi35 estão no chão? Parem de propagar mentiras porque esses helis voam praticamente todos os dias aqui em Porto Velho, de dia ou de noite. Tem gente aqui que parece sentir orgulho de ser ignorante.

Falavam a mesma coisa sobre os SU 30 da Venezuela até que mostraram que os caças estão em ótimas condições de voo e nenhum parado mas vira e mexe aparece alguém para dizer que estão todos no chão por falta de peça.

PauloR
PauloR
6 anos atrás

E é sempre o mesmo papo: Alguém me disse que…

Parece corrente de whatsapp; quando um começa fica impossível parar.

donitz123
6 anos atrás

Parece que temos um troll por aqui.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Alfredo Araújo, boa noite
Estudei 1 mês com um oficial de lá.
Não é falta de dinheiro, é zaralho do fornecimento russo. Peças trocadas, erradas, demora.
Canibalizacao direto…
Chegaram a perguntar pros russos: o q precisa ser feito pra gastar o dinheiro com vcs????
O helicóptero é bruto, cumpre missão, é o esquadrão está dando o gás pra mantê-los em ação, mas da o dobro de trabalho. Além disso, especificações de manual não batem com orientações verbais do fabricante, q geralmente estão certas, ao contrário do escrito, o q gera insegurança.
Sds

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Acho interessante esta combinação de heli de Ataque e de Manobra (já que pode carregar parece que 08 combatentes)
Será que é como pato? não voa bem e não nada bem??
Em outro post um forista, se não me engano “piloto de combate” deu a entender (pelo menos eu entendi) que o Sabre teria características de vôo que não seriam aceitáveis para o EB.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

O post do Agnelo está correto, pra quem tinha dúvidas sobre as condições do AH-2 Sabre. Tem um troll com nick russo que posta por aqui (parece até representante do fabricante ) que posta maravilhas sobre todos os equipamentos russos. No caso dos nossos Mi-35 não é bem assim. Estão voando porque brasileiro tira leite de pedra.
Há controvérsias que os SU-30 venezuelanos tenham alta disponibilidade. Pão, no refeitório deles, certamente não tem.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Isso aí Carvalho!

Brasil, Cel Nery!

Matheus
Matheus
6 anos atrás

Alfredo Araujo 7 de dezembro de 2017 at 15:41

De acordo com o que eu ouvi lá e o que escrevem aqui, é falta de peça mesmo.

Eu acho que o cliente tem que ser bem “amarrado” com os Russos para terem um pós-venda decente.

Jr
Jr
6 anos atrás

Matheus, a Índia discorda do seu comentário veementemente, tanto assim que parece que com o tempo eles estão se livrando dos Russos aos poucos

rustam bogaudinov
6 anos atrás

Agnelo Moreira 7 de dezembro de 2017 at 18:25 Alfredo Araújo, boa noite Estudei 1 mês com um oficial de lá. Não é falta de dinheiro, é zaralho do fornecimento russo. Peças trocadas, erradas, demora. ___ True? ) And I know what’s happening there now! Do not lie, the Brazilian Air Force has 2 problems – lack of money, and unwillingness of generals of the descendants of the military dictatorship to distinguish them On December 8, the Mi-35m have – Iraq -Azerbajan -Kazakhstan -Nigeria -Venezuela -Mali -Russia and only Brazil has problems? no problem with liars and corrupt journalists …… Read more »

donitz123
6 anos atrás

Jr 7 de dezembro de 2017 at 21:41
.
Matheus, a Índia discorda do seu comentário veementemente, tanto assim que parece que com o tempo eles estão se livrando dos Russos aos pouco.
.
Acho que você está equivocado. T-90, S-400, uns 200 Ka-226 e em breve mais uns 50 Mi-17 dizem o contrário. A participação no Su-57 continuará apesar das trolagens dos jornalistas indianos e as fontes dessa afirmação são a HAL e a Força Aérea Indiana(aqueles que tomam as decisões e não generais aposentados).

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Equipamentos russos são comprados por quem não tem boas relações com o ocidente ou nao se pode dar o luxo ou não liga para seguranca operacional e querem um equipamento pra usar e depois ver o q acontece. A lista que o Rustam listou de paises comprova isso. Fazendo uma anologia é como comprar carro chines, não vai durar muito, vai ser inseguro mas vc vai ter um carro kkkk

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

rustam bogaudinov 8 de dezembro de 2017 at 1:58
2 Coisas
Pra me chamar de mentiro, tem q comer muita ração operacional primeiro, e tem q me desmintir com fatos!!! O fato é: o serviço russo prestado é uma M!
Então vc vai pagar uns 50 cangurus e 50 flexões, 5 x e depois vai até o talo na água fria pra começar a virar homem e deixar de ser menino
Segundo, não a descendente de ditadura… Aqui é Concurso Público MUITO disputado e não peixada, como sempre foi naquele país…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Esse russo fake é um troll…. Nunca deve ter pisado em Porto Velho.

PauloR
PauloR
6 anos atrás

Agnelo 8 de dezembro de 2017 at 9:26

Que provas você tem de que os helicopteros estão com problemas que não seja o DISSE QUE ME DISSE?

Professor
Professor
6 anos atrás

Rinaldo Nery 7 de dezembro de 2017 at 19:30 Há controvérsias que os SU-30 venezuelanos tenham alta disponibilidade. Rinaldo Nery, você está pilontando ou atuando na força aérea da Venezuela também? Ou tem contato com pilotos venezuelanos? como sabe? ============== Agnelo 8 de dezembro de 2017 at 9:26 rustam bogaudinov 8 de dezembro de 2017 at 1:58 Antes, falavam mal do equipamento de origem russa, que era inferior, não tinha qualidade, o ocidental sempre é melhor e mais tecnológico, etc. Depois veio a guerra da Síria e com ela realidade nua e crua: a qualidade do equipamento russo é incrível… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

É complicado discutir com leigos. As nossas FFAA tem uma coisa chamada “sistema de inteligência “, cuja missão, dentre outras, é conhecer as vulnerabilidades dos nossos vizinhos. E lá em Caracas, temos um Coronel Aviador, Adido Aeronáutico, que tem, também, essa incumbência (além de outras). Por isso eu sei da disponibilidade dos SU-30. Quanto aos nossos AH-2 Sabre, o Parque mantenedor é o PAMASP, dirigido por um amigo, uma turma abaixo. O Chefe da Seção de Planejamento do COMGAP é da minha turma, e o comandante da Ala 6 (Porto Velho) é meu ex comandado. Então, acho que conheço as… Read more »

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

PauloR 8 de dezembro de 2017 at 10:20 Me identifico no blog por meu nome e falo abertamente de minhas funções, profissão e experiência. Minha conversa tem a motivação de debater com quem gosta e entende do assunto. Não sou “neguinho” falando q “maluco” disse, como se diz nas ruas no dia-a-dia. Eu, Agnelo Moreira, Maj do Exército, Of de Estado – Maior, afirmo q os oficiais do Esqd referido confirmaram q a logística não é boa. Qual prova q vc quer? Notas Fiscais? Se vcs acreditam ou não, eu estou c@g@nd@. Fiquem na ilusão q é um bom negócio… Read more »

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Professor 8 de dezembro de 2017 at 10:26
Estás equivocado.
Materiais simples são comprados, como foi o IGLA. Não há proibição ou qq ideia ideológica. A preocupação com isso é de quem vive esse murmúrio.
O material russo no conflito da Síria não prova nada, pois está combatento uma força fraca.
A questão do conhecimento sobre a Venezuelana tem base no q oficiais q estudam e servem lá trazem.
Sds

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Parabéns ao Agnelo e ao Rinaldo pela paciência e competência nas respostas dadas.

Professor
Professor
6 anos atrás

Rinaldo Nery 8 de dezembro de 2017 at 10:46 Pois é. Eu tenho certeza de que se fosse equipamento americano e a calibração das ferramentas no PAMALS fosse complicada, vocês simplesmente se adaptariam a ela. E não se preocupariam em conseguir elevada disponibilidade sem comer TOTALMENTE nas mãos dos americanos. Mas como é russo, então não, eles que têm que se adaptar a nós. Mas tudo bem. A minha questão é que não quero comer TOTALMENTE na mão de ninguém, seja russo ou americano. Você leu o meu texto? sei que é grande, mas se respondeu, é porque deveria ter… Read more »

Doug385
Doug385
6 anos atrás

O material russo em uso na Síria é operado por pessoal russo, fabricado por pessoal russo e manutenido por pessoal russo. Só faltava apresentarem alta indisponibilidade também.
No mais, Agnelo e o Cel. Nery deixaram bem claro como as coisas funcionam no mundo real; o que é bem diferente do mundo de faz de contas vivido por alguns que sequer tem a decência de se apresentarem com o próprio nome.

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Professor 8 de dezembro de 2017 at 11:01 Então pedir ao fabricante do equipamento para que ele forneça peças corretas e no prazo estipulado, além de manuais adequados, é pedir para que eles se adaptem a nós? De onde venho isso se chama obrigação. No mais, ainda que seja adaptação, é dever do fabricante fazer o que for necessário para o cliente estar satisfeito. Se ele não conseguir, outro fabricante conseguirá. “E o caminho, para mim, é adquirir tudo da França.” Não, esse não é o caminho. O caminho é ser inteligente e adquirir o melhor produto, pelo melhor preço,… Read more »

Doug385
Doug385
6 anos atrás

Professor 8 de dezembro de 2017 at 11:01

Você não tem que ter certeza de nada. Nunca deve ter posto uma farda na vida. Não se cansa de falar besteira? Está gastando seu tempo no lugar errado.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Professor, não há nada relacionado com a ideologia nem qualidade, volto a afirmar. O AH-2 SABRE é uma máquina de guerra formidável e temida. Os pilotos do Poti adoram. Vi uma esquadrilha voando em Porto Velho e me impressionou. O poder de fogo é fenomenal. Mas, a manutenção é complicada. Jamais iremos nos adaptar aos russos. Eles, se querem vender, que ocidentalizem seu sistema. Senão, só vão vender pra esses paisecos que o russo fake relacionou. E estão perdendo dinheiro e oportunidades de venda mundo afora. Temos, há décadas, uma ferramenta de apoio à decisão chamada SILOMS (Sistema de Logística,… Read more »

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Professor eu nao arrumei outro argumento para denegrir o armamento russo continuo achando na maioria das vezes inferior ao ocidental, inclusive a Siria não me mostrou nada pq bombas burras jogadas a rodo ate FAB da Bolívia tem. Mas nao se preocupe eu recebo dos nossos soberanos para manter-los colonizados kkkk

Professor
Professor
6 anos atrás

Agnelo 8 de dezembro de 2017 at 10:55 Professor 8 de dezembro de 2017 at 10:26 Estás equivocado. Materiais simples são comprados, como foi o IGLA. Não há proibição ou qq ideia ideológica. A preocupação com isso é de quem vive esse murmúrio. . Resp.: no papel não. Não existe nenhum parágrafo que proibe. Mas na prática, existe sim. ============================================= O material russo no conflito da Síria não prova nada, pois está combatento uma força fraca. . Resp.: Certamente que os S-300 e S-400 que estão na Síria são para combater o ISIS, que nem força aérea oficial tinha, não… Read more »

Professor
Professor
6 anos atrás

Doug385 8 de dezembro de 2017 at 11:09
Professor 8 de dezembro de 2017 at 11:01

Você não tem que ter certeza de nada. Nunca deve ter posto uma farda na vida. Não se cansa de falar besteira? Está gastando seu tempo no lugar errado.

Doug, não vou responder suas ofensas, se quiser ofender faça cara a cara.

Doug385
Doug385
6 anos atrás

Cara a cara com alguém que sequer tem coragem de usar o próprio nome? Patético.

Professor
Professor
6 anos atrás

O seu nome é Doug385, é? não sabia que podiam registrar números em nome…Aqui é um fórum para discussão relacionadas à defesa e não vi obrigatoriedade de usar nome, muitos aqui usam apelido e faz parte do jogo. Meu nome é Christian e moro em São Paulo Capital, Bairro Mooca. O que eu falei que fez você ficar tão ofendido?

Professor
Professor
6 anos atrás

Doug385 8 de dezembro de 2017 at 11:09

Se por acaso você veste uma farda do Exército do Brasil deveria se preocupar em defender os interesses do Brasil, não dos Estados Unidos. Vá vestir a farda do Exército americano. E o tempo é meu e gasto como eu quiser. E minhas certezas, eu que faço. Sou responsável pelos meus atos e assumo as consequências por ele.

PauloR
PauloR
6 anos atrás

Agnelo 8 de dezembro de 2017 at 10:50

“Eu, Agnelo Moreira, Maj do Exército, Of de Estado – Maior”

Só faltou dizer: Você sabe com quem esta falando? kkkkkk

Tudo que você disse são falacias como a maioria daqui faz e quando se trata de assunto de material russo a discussão se torna um show de desinformação, mentiras e ignorância. Ainda estou esperando alguma prova sobre a indisponibilidade dos helicópteros que não seja: “Sou amigo de um cara e ele me disse”

Matheus
Matheus
6 anos atrás

Tá ficando ridículo já.

Professor
Professor
6 anos atrás

Daglian 8 de dezembro de 2017 at 11:08 “E o caminho, para mim, é adquirir tudo da França.” Não, esse não é o caminho. O caminho é ser inteligente e adquirir o melhor produto, pelo melhor preço, levando em conta o pós venda e a manutenção. Daglian, na minha opinião, não devemos só olhar o melhor prazo, mas sim ter uma visão estratégica a longo prazo. Nesse contexto, a solução para o Brasil é comprar da França, mesmo que seja mais caro. Um caça como o Grippen, que é um frankstein com componentes fabricados no mundo inteiro, inclusive muitos deles… Read more »

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

PauloR, prezado…. vc tá muito impregnado… Da onde vc tirou carteirada?? Provavelmente seu português deve ser bem precário… Deixei claro q não me escondo, quando me identifico, e como sou militar, represento 24x7x365 minha Força. Assim, expondo o EB, não posso mentir. A insignificância de quem não conheço e não altera em nada meu trabalho, não me leva a carteirada nenhuma. E se querem acreditar ou não, não estou nem um pouquinho preocupado. Minha preocupação é com quem é sério e gosta do assunto. Como eu disse, a próxima matéria confirma, quando o material é simples, e não precisa de… Read more »

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Professor 8 de dezembro de 2017 at 11:20
A matéria do igla prova q não há nada do que disse.
O conflito Sírio e Afegão são bem diferentes… principalmente sob as considerações militares… Seu raciocínio está uma salada difícil de tentar desembaraçar.

Adriano M.
Adriano M.
6 anos atrás

“Os Estados Unidos declararam que eles que acabaram com o Dash. Puxa, parabéns Estados Unidos! a Super-Mega-Hiper Potência mais uma vez mostrando todo o seu poderio. Os russos estão morrendo de inveja. Chupa essa, pró-russos!”

Americanos são de lascar ! Destroem alienígenas no Hawaii,destroem asteroides e fazem até o campo magnético da terra ser reativado…

rustam bogaudinov
6 anos atrás

Rinaldo Nery 8 de dezembro de 2017 at 10:11
Esse russo fake é um troll…. Nunca deve ter pisado em Porto Velho.
___

O menino vai ao carnaval ….)))

rustam bogaudinov
6 anos atrás

Agnelo 8 de dezembro de 2017 at 9:26 rustam bogaudinov 8 de dezembro de 2017 at 1:58 ___ Of course you’re a liar! You are one of those who used to say that helicopters were bought through Pakistan and they are not new, you are one of those clowns who said that they have another carving and another electrician, you are one of those who said that they can not fly And now specifically on the points, what problems do Mi-35m have in Brazil? I called 2 real, I want to hear your answer Yes, tell this to the Iraqi… Read more »

rustam bogaudinov
6 anos atrás

Adriano M. 8 de dezembro de 2017 at 12:48
“Os Estados Unidos declararam que eles que acabaram com o Dash.
___

Realmente? ))) sobre isso o comando russo foi arruinado! e os EUA disseram que ainda não existem terroristas na Síria, então eles precisam deixar 5 mil militares!
__
True ? ))) about this the Russian command was ruined! and the US said that there are no terrorists still in Syria, so they need to leave there 5 thousand military!