O jornal russo RT reportou nesta semana que a Rússia pretende criar uma infraestrutura de internet independente. Essa “internet paralela” seria dedicada aos países do grupo BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e continuaria a funcionar mesmo no caso de uma falha global de telecomunicações.

Mais especificamente, segundo o Defense One, o governo russo quer criar uma alternativa ao sistema global de Sistema de Nomes de Domínio (DNS, na sigla em inglês). O DNS é o sistema que ajuda os navegadores a encontrar os sites ou outros computadores na rede. Cada site e computador tem um endereço de IP, e os servidores do DNS são responsáveis por “traduzir” esses IPs em nomes.

Ameaça

A iniciativa teria sido discutida durante a reunião do Conselho de Segurança da Rússia em outubro – o principal órgão de segurança do país. Segundo os membros do conselho, era uma medida importante diante “das grandes capacidades de nações ocidentais de conduzir operações ofensivas no espaço informacional”. Essa capacidade, bem como “a grande disposição para exercer essas operações”, representariam “uma ameaça séria à segurança da Rússia”.

No entanto, o Defense One considera que a verdadeira motivação dessa iniciativa pode ser para permitir que a Rússia conduza seus próprios planos ofensivos. Afinal, se você tem uma rede paralela que seus aliados acessam, fica mais fácil hackear seus rivais. O site, sediado em Washington D.C., também opina que essa medida facilitaria para que ditaduras espionassem seus cidadãos.

Por outro lado, o porta-voz do parlamento russo Dmitri Peskov declarou na terça-feira que o plano russo tem o objetivo justamente oposto: de descentralizar a internet, que atualmente depende muito da infraestrutura estadunidense. “Todos nós sabemos quem é o administrador global da internet. E por causa de sua volatilidade, nós temos que pensar em como garantir a nossa segurança nacional”, disse.

Planos em andamento

Trata-se de mais que apenas um plano, mas algo que a Rússia já vem testando há algum tempo. Segundo o RT, o país já tem uma infraestrutura própria relativamente robusta, e em 2014 realizou com sucesso um teste de “simular” o desligamento global da internet e usar sua própria estrutura para conduzir as operações no país.

Embora o país tenha já essa capacidade, Peskov disse que desligar-se totalmente da rede global está “obviamente fora de questão”. No entanto, ele também enfatizou que “recentemente uma grande parcela de imprevisibilidade está presente nas ações de nossos parceiros tanto nos Estados Unidos quanto na União Europeia, e nós precisamos estar preparados para qualquer reviravolta”.

FONTE: CBSI

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

Mas que coisa mais retardada.
Quem diabos vai querer uma internet altamente censurada?
Eu tenho fornecedores chineses e direto o whatsapp deles está bloqueado, o governo deles é bem chato com conteúdo livre.
E outra, land of the Free só existe um lugar, e só conhecemos internet como ela é por causa deles e de seu Free speach.
Se internet fosse criado na URSS ou China jamais teria dado certo.

E quem diabos vai preferir essa internet com Rússia e China do que a dos EUA??
Só um louco.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

ahahahahahahahahahahahahahahaha

Idéia de uma rede interligada com só uns 50 anos de atraso..

Esta gente precisa pagar muito trouxa para defender mesmo na internet.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Realmente. Estive na China ano passado e a internet lá é bem lenta por conta da censura. Proibido Facebook. E eles usam o Wechat.

Renan
Renan
6 anos atrás

Rui, diremos que Russia, China e India topem ja se tem quase 40% da população do planeta só nestes 3 paises.
O que não é nada impossivel
Abraços

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Meus caros amigos, todos sabemos quem é o principal administrador da internet global… Rússia e China vêm fazendo pressão há anos para exercerem mais controle sobre a internet e o DNS, através da União Internacional de Telecomunicações da ONU (ITTU). No entanto é verdade, não podemos esquecer ambos os países têm um histórico preocupante de monitorar e censurar dissidentes — por exemplo, restringindo VPNs que permitem acesso a sites banidos… Em principio o que parece, é que sairíamos do bico da águia, para a pata do urso com direito ao bafo do dragão no cangote! Mas, respirando fundo e sendo… Read more »

Dan01
Dan01
6 anos atrás

Poderemos ter as duas? se sim pode ser uma boa

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Ponto de vista interessante.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

PRAEFECTUS
Concordo.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Rússia e China + internet???? kkkk isso deve ser uma piada! Duas ditaduras questionando o controle da informação? Ou tem algum fanático pela Rússia e China que consideram esses 2 países livres e democráticos? Certamente vai acabar em censura como vem ocorrendo nos últimos 100 anos… Não há nada de errado com a internet, o problema para esses 2 países citados, é justamente o fato da internet tirar o controle da comunicação da forma tradicional. A comunicação em diversos países está nas mãos do Estado, aqui no Brasil mesmo todos os anos são transferidos dezenas de bilhões de reais para… Read more »

Matheus
Matheus
6 anos atrás

A Telebrás junto com uma empresa Espanhola fizeram o cabo Ellalink que conecta a Ibéria a ao Brasil. O principal motivo era por causa do escândalo de espionagem que teve há alguns anos atrás.

Alex
Alex
6 anos atrás

“O site, sediado em Washington D.C., também opina que essa medida facilitaria para que ditaduras espionassem seus cidadãos.”

Alguém precisa explicar ao Defense One que não é preciso ser uma ditadura para espionar seus cidadãos. Esse site é só cínico ou estava em Marte nos últimos cinco anos?

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Praefectus pode mandar sua fonte do ataque americano a CN, acho muito estranho um ataque desses n ser divulgado nem pela Russia e China, o que ja li é que os EUA usou ataques cibernéticos para sabotar o progama de mísseis norte coreanos assim como fez com o Irã em 2007. Matheus é o que esse cabo muda ? Acho que o cabo so aumenta a velocidade de dados não, pelo que eu sei não sao os cabos que espionam.

EParro
EParro
6 anos atrás

Renan 10 de dezembro de 2017 at 21:28

Sim! Mas quantos usuários? Qual o conteúdo?

Saudações

root
root
6 anos atrás

Com a quantidade de merdas sendo publicadas na rede e pela for.a como o povo brasileiro vem tratando uma ferramenta tão dinâmica, penso que o melhor realmente seja restrição de conteúdo… Imagina se a população da China vivesse espalhando vídeos e besteiras via WhatsApp e Facebook como os Brasileiros?
Está cada dia pior a forma como tratam a grande rede.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Blza..

E vocês vão usar a Internet vermelha para que ? Comprar no AliExpress ? Um banco vai mudar de Internet ?

Me poupem..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

ahhh e tem outra…

E vão usar o hardware de quem ? Da Cisco ?

Esta ideia é tão descabida quanto a do Governo Lulla, de criar hardware de networking no Brasil.

Esquerdista acha que tudo se resolve com bravata

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Um motivo a mais para não votar no Luís Inácio.
.
Internet de país totalitário é 1984.

Plinio
Plinio
6 anos atrás

Muita gente aqui deixa a ideologia falar mais alto que a logica, tenha santa paciencia.

Concordo com você, PRAEFECTUS.
no mundo de hoje, podemos ser atacado daqui e outra hora de la, é bom ter outras opções.

A Russia e China são duas ditaduras que censuram geral, mas USA tb não é muito la diferente não, pesquisem sobre os poderes acumulados na mão do presidente amecicano desde 11 de setembro. USA, Russia e China são 2 lados de uma mesma moeda.

Plinio
Plinio
6 anos atrás

A BBC fez uma reportagem sobre o estado de emergencia que os USA vive desde o 11 de setembro e la fala alguns exemplo dos super poderes dos presidentes americanos, como por exemplo punição para quem falar que os USA tenta mudar a ordem das coisas na Ucrania.

Vcs estão certinhos, não ha censura nos USA

M. Silva
M. Silva
6 anos atrás

Internet com censura e propaganda marxista?

Já não passou da hora do Brasil abandonar esses esqueminhas do comunismo internacional – MERCOSUL, UNASUL, BRICS, etc? E ainda vai entrar em outra gelada?

Por falar em ataques cibernéticos, por que a mídia não noticia que problemas de controle de horários de partidas e chegadas de vôos nos EUA vivem sendo hackeados pela Coreia da Morte, ImaChina e ÚRSSia? Seria uma internet segura, a do BRICS?

Por enquanto, a “censura” dos EUA atrapalha mais do que a censura chinesa? Ou não? Pergunte às pessoas na China ou em Cuba.

M. Silva
M. Silva
6 anos atrás

Quero dizer, “há problemas de controle de horários de vôos porque os EUA vivem sendo hackeados pela Coreia da Morte”, etc.

Renan
Renan
6 anos atrás

Da um Google.

Exatamente 17 % da população mundial e corresponde a quase 50 % dos usuarios de internet do planeta.
Mas sem incluir Brasil e Africa

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_países_por_número_de_usuários_de_Internet

Felipe
Felipe
6 anos atrás

A internet atual pode não ter censura, mas acreditem, tudo que vocês fazem esta registrado para quem interessa poder ver, sou desenvolvedor de software, sei o que estou dizendo. A matéria é bem clara nesse aspecto, como se podem operar ações próprias sem que o “inimigo” veja? Criando outra rede de telecom, com um protocolo diferente, apenas isso. Essa “nova” rede seria facilmente implantada aqui já que temos uma classe politica com muitos indícios de comunismo e que gosta muito de fazer as coisas as escondidas.

Pangloss
Pangloss
6 anos atrás

Avisem aos russos: se a internetsky não permitir o acesso à trilogia das Forças de Defesa, nem adianta implorar, porque eu não vou acessar.
Pronto, agora é que o Putin vai perder o sono!

donitz123
6 anos atrás

O Brics já era. Na realidade nunca foi nada além de um delírio.

Roberto Santos
Roberto Santos
6 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Os três patetas

carcara_br
carcara_br
6 anos atrás

Acho que estou com sérios problemas de interpretação de texto.
Pelo que eu entendi a Rússia está preocupada com a possibilidade de serem espionados, ou então de serem literalmente “cortados” do acesso a internet.
Querem implantar uma intenet paralela, qual o problema, onde tem uma conspiração comunista nisto? vocês compreendem o conceito de paralelismo?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

A tal “Internet dos BRICS” e apenas mais uma forma desses regimes totalitários (Rússia e China) aumentarem seu controle sobre os seus cidadãos

Tamandaré
Tamandaré
6 anos atrás

BRICS é apenas uma sigla do Mercado Financeiro, quem hoje já nem procede mais. Tenho pena de quem acreditou/acredita que isto possa ser de fato algum tipo de “bloco” ou grupo.

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Eu aprecio e apoio a ideia!
ABAIXO O MONOPÓLIO

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Agradeço a gentil citação dos colegas. – Augusto 11 de dezembro de 2017 at 0:03, meu caro, informações de acordo com o Security Week, entre lá e procure. Gostaria de fazer um aparte aqui meu queridos, e, admoestar os colegas para pesquisar fontes variadas de informações, sem querer ofender é óbvio(longe disso), mas, aqui na Trilogia os amigos encontram apenas uma fração do que ocorre dentro e fora do país(até porque não teria como informar tudo aqui…). A internet é uma ferramenta que, com tempo e paciência qualquer pessoa pode ficar deverás bem informada sobre vários fatos que ocorrem diuturnamente… Read more »

Augusto
Augusto
6 anos atrás

PRAEFECTUS valeu pela informação, e vai uma dica o Brasil assim como todos pode usar o Glonass assim como usa o GPS.

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Eu so perguntei tbm pq essa notícia não saiu a NI, Rand e Foreign Relations e nem nas principais midias BBC, Reuters.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Augusto 11 de dezembro de 2017 at 14:14,

meu caro, se, eu fosse o amigo não restringiria meu acesso à informações à apenas este circulo de mídia que citastes. Porque eu ficaria com um radar ELTA EL/M-2001 se eu posso utilizar um AESA? Ou seja, olhe, pesquise no amplo espectro que a net lhe proporciona, não atendo-se à apenas uma ou umas fontes de informação. Evidentemente, quando digo isso, chamo a atenção para não pesquisar apenas páginas em português ou inglês, mas sim, de acordo com o assunto que quer pesquisar, em vários outros idiomas.

Abraço

Leo Rezende
Leo Rezende
6 anos atrás

É aquela estória. Russos,Chineses e sei lá mais quem,podem até idealizar um “cyber space paralelo”,e até mesmo “construir” um. Em tese a idéia é até boa,pois aparenta visar uma alternativa que possibilite independência como cerne de tal iniciativa,tão somente. Mas duvido que fique só nisso. Afinal ,com o histórico de Rússia e China em relação à web,é mais provável que continue com ênfase ainda maior as políticas hj praticadas,além de adquirir ainda mais músculos para cyber war. Além do quê ,querer nem sempre é poder. Quem fará a engenharia necessária para implementar essa rede? Existe reserva intelectual especializada nesse setor… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Leo Rezende 11 de dezembro de 2017 at 15:23, você tá brincando né, quando diz “‘Além do quê ,querer nem sempre é poder. Quem fará a engenharia necessária para implementar essa rede? Existe reserva intelectual especializada nesse setor disponível para tal?”…. Rapaz, você brincou com a inteligência de todos que aqui participam… Será que China não tem míseros yuans para investir num novo DNSzinho, ou Rússia e China não tenha massa crítica para como você diz “ter engenharia necessária para implementar essa rede? O pior você reservou por último, ” Existe reserva intelectual especializada nesse setor disponível para tal?” Fio,… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

BBC é um lixo de jornalismo! Basta acompanhar o site durante 1 semana para perceber o viés político extremista do jornal. BBC é outra mídia tradicional desesperada por perder o monopólio da comunicação. Sabe qual o medo deles? Pessoas como a gente divergindo e questionando tudo…isso é o terror da classe política. Dizer que putin é um ditador e que Temer é um bandido agora virou fakenews ou indignação do cidadão após uma simples reflexão da realidade? A mídia e a classe politica tem uma saudade imensa do tempo que 80% dos brasileiros iam para a frente da TV acompanhar… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Imagina!!! Tão transparente quanto a participação da Rosemary Noronha nos esquemas de corrupção do lula !!! KKK

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

é sair do colo do capeta e cair nos braços do belzebu, ou seja da na mesma !

Leo Rezende
Leo Rezende
6 anos atrás

Praefectus,vc é muito nervosinho e precipitado. Você sabe pra que serve um sinal de interrogação,né? Eu não afirmei ,eu questionei.
E não questionei se o problema(pelo menos da China)seria dinheiro . E se fosse tão fácil ,é provável que um concorrente do modelo ocidental já teria surgido faz tempo.
Agora ,se vc não pode,não consegue ou não quer responder,direito seu,embora eu gostaria de ser contradito com argumentos.
Tem uns caras aqui que primam pela falta educação.

Plamber
Plamber
6 anos atrás

Eita, quanto comentário doente e conspiracionista por aqui. Ninguém falou em espionagem, censura ou controle de rede e os caras já começam a teclar besteiras, como se o AMO deles já não espionasse o próprio povo e o mundo. Além de nem sabermos exatamente como vai funcionar, e dependendo de como seja implementado, pode ser uma ótima opção secundária, principalmente para governos e empresas que querem justamente diminuir suas chances de serem espionados. E tem desinformado por aí que acha que a China e Rússia já não produzem a anos seu próprio hardware informático (até o Brasil produz, bem pouco,… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Leo Rezende 11 de dezembro de 2017 at 17:05,

meu caro, fazer o que se pensa isso! E, como percebo que não há intuito algum de bem entender ou aprender, mas, intuito de desinformar, eu passo!

Grato

Leo Rezende
Leo Rezende
6 anos atrás

Praefectus,viva bem. Sem mais.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Grato Leo Rezende, igualmente!

Humberto
Humberto
6 anos atrás

Vamos por partes. Se quiserem montar uma internet paralela, será necessário investir sim MUITO dinheiro, não é só colocar servidores DNS (que dá para coloca em um notebook). Vão necessitar deste infra de fibra que é uma baba de dinheiro, roteadores, switch e muita massa cinzenta. Os chineses com o Huawei podem dar conta (nada de Russos) mas é uma empreitada carissima e demorada. Não tem sentido algum montar isto a nível mundial se ja existe uma infra montada. Entre planejar, colocar uma rede de cabos submarinos, interligar e fazer toda a rede funcionar são anos e muitos bilhões de… Read more »

Leo Rezende
Leo Rezende
6 anos atrás

Humberto,boa noite.
Acho que é por aí. É hipoteticamente possível,mas seria viável? Atualmente? Não creio.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Depois da DeepWeb e da DarkWeb, vem aí a BricWeb ?

Jorge Pereira
Jorge Pereira
6 anos atrás

É sabido que o atual Presidente brasileiro faz parte do Foro de São Paulo, obviamente comunista da extrema direita. Engana-se quem acha que esse tipo de acordo só sairá do papel com um petista no poder. A agenda brasileira para a implantação do comunismo está acelerada, e independente do partido que estiver no topo, essa implantação irá continuar porque vem de cima para baixo e está acima da soberania nacional.

Bruno Souza
Bruno Souza
6 anos atrás

Olha ai esquerdistas o que vocês tanto defendem de olhos fechados.
Quando que vão parar pra pensar e refletir, nem que seja um pouquinho sem a venda nos olhos.
Raciocinar um pouco com a mente aberta diferenciando o certo do errado, bem como um meio termo para certas coisas também é saudável.
São tão contra um regime da ditadura, que estão defendendo a implantação desse regime.
Mais cego que isso, só isso!!
Esse tipo de coisa, tarda mas um dia será implantada.
Pelo jeito a liberdade está condenada!!

Bruno Souza
Bruno Souza
6 anos atrás

Esquerdistas, quando começar a faltar comida nos supermercados, luz e água nas torneiras, e o pouco consumo for regulado pelo CPF, … e a dor no estômago ficar insuportável, … NÃO RECLAMEM!!!