Home Indústria de Defesa EUA vendem mísseis anticarro Javelin FGM-148 à Geórgia e Ucrânia

EUA vendem mísseis anticarro Javelin FGM-148 à Geórgia e Ucrânia

5329
183
Javelin FGM-148

De acordo com Levan Izoria, Ministro da Defesa da Geórgia, os Estados Unidos aprovaram o acordo de venda de mísseis anticarro Javelin FGM-148 às Forças Armadas da Geórgia. A soma total do contrato será de US$ 75 milhões. O contrato compreende 72 lançadores (Command Launch Units) e 410 mísseis Javelin. Em seu discurso, Levan Isoria acrescentou que a Geórgia precisa desses sistemas apenas para fins defensivos.

Recentemente, também houve notícias em várias fontes afirmando que os EUA também fornecerão à Ucrânia com os mesmos sistemas de mísseis. Infelizmente, ainda não existem detalhes disponíveis sobre o contrato ucraniano.

Geórgia e Ucrânia usavam sistemas de armas russas porque são ex-países soviéticos e herdaram arsenais soviéticos e armas russas. No entanto, impulsionados pela sua nova orientação e integração ocidental, bem como pelas tensões conhecidas com a Rússia, ambos os países, lentamente, mas de forma constante, substituem seus sistemas de armas e calibres, passando gradualmente para aqueles usados ​​pelos países da OTAN.

O Javelin FGM-148 é um sistema de míssil guiado portátil do tipo “dispare e esqueça”  desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos. É conhecido por sua habilidade distintiva de atingir o alvo na parte superior. Pouco depois do lançamento, o míssil ganha rapidamente altitude para depois atingir o alvo de cima. Esse é um método realmente eficaz de engajar tanques e veículos blindados porque o topo desses veículos é normalmente menos protegido e mais vulnerável.

183 COMMENTS

  1. Esse míssil tem o potencial de trazer a vantagem para a infantaria em relação aos meios blindados. A nova versão se mostrou efetiva até 4750 metros.

  2. Vendo este tipo de notícia, penso que seria interessante o EB investir na aquisição de um lote de mísseis deste tipo, são uma autêntica ameaça a meios blindados entre outros alvos …

  3. Uma excelente noticia para o balanço do ano de 2017 hehehe
    um javelin faz a torre de um t-72 literalmente explodir….é feio o negócio!

  4. É a continuação da ‘European Reassurance Initiative’. Criar uma simbiose entre o Exército Norte-americano e as forças locais por meio aquisição subsidiada de equipamentos e a consequente criação da doutrina de utilização, com treinamentos conjuntos e intercâmbios.
    O mesmo já foi feito nas nações bálticas – integrantes da OTAN. Nos exercícios até recriaram os abatis/abatida. Acho que o foco está bem claro…
    .
    Bosco 29 de dezembro de 2017 at 19:40

    Bosco, esta distância que você citou praticamente se equipara ao que é praticado pelos canhões dos CC atuais, não?

  5. Rafael,
    Realmente! O fogo direto mais longo em tese é do canhão de carro de combate, que é no máximo de uns 4 km. Além disso é preciso utilizar munição guiada e geralmente é preciso ter a indicação de alvos por meios externos.
    Em geral além de 4 ou 5 km é quase impossível um tiro direto sup-sup, com visão direta (linha de visão) devido ao relevo e às edificações. Em situações que não são comuns é que isso pode ser feito, mas aí as armas mais comuns são as de apoio de fogo indireto.
    Onde o relevo não atrapalha, entra em ação a velha esfericidade da Terra que também não permite tiros muito além de 5 km.

  6. Meu Deus
    Não sou russófilo, mas pra muitos pró americanos que só dizem bobagens agora a Ucrânia e a Georgia dpois dessas aquizições vão destruir os exércitos russos e vão chegar as portas de Moscou e São Petesburgo e conquistar toda Sibéria

  7. Realmente, Fábio. Aqui no blog parece que a Rússia é sempre vista como o inferno, e que lá mora Satanás. Essa é uma notícia terrível. Estão cutucando o urso gigante com vara curta. E se der m*rda, quem paga com a vida? Os políticos corruptos, comprados pelo lobby da indústria bélica??? Não. O pobre soldado americano, esse sim.

  8. Vale salientar que o ineditismo do Javelin já foi pras cucuias há tempos. Hoje há vários equivalentes no mundo.
    Japão: Type 01
    China: HJ-12
    Coréia do Sul: Raybolt
    Europa: MMP
    Israel: Spike MR/LR
    Turquia: OMTAS

  9. Géorgia e Ucrânica são ex-colônias russas e têm que conviver com o vizinho conquistador que todo dia alega que tem o melhor tanque do mundo feito de adamantium e aí quando resolvem se armar com mísseis antitanques (que obviamente não são russos) é considerado provocação. Complicado!!
    Será que só quem pode alardear que a cada dia aumenta suas forças armadas para garantir sua soberania é a Rússia? O resto do mundo tem que ficar quietinho pra não provocar o “urso”?

  10. Boa Bosco
    E dalhe javelin no armata
    E outra acho q um CC Challenger britânico deu tiro de 5km ou quase, num CC iraquiano na guerra do golfo.
    Claro que foi no deserto,

  11. 🙂
    Um ditado da Novorossija diz que TUDO que o Exercito ucraniano tem pode ser comprado , roubado ou tomado sem esforço nenhum após de um cerco (tipo Debalcevo). Logo , daqui algum tempo , vejo anuncio do tipo “tanque ucraniano é destruído pelo Javelin disparado pelos rebeldes”.
    Sobre os georgianos nem falar vou : gastaram centenas de milhões para …entender que so sabem lutar contra civis e forças de paz desarmados e expulsar um “presidente” para Ucrânia(??) para depois ele , recebendo cidadania ucraniana e perdendo em seguida , tentar derrubar um presidente “achocolatado” da Ucrânia.Uma piada : os yankees entrando numa furada (mais numa para variar).
    Um grande abraço!

  12. Joao Moita Jr 29 de dezembro de 2017 at 22:49
    “Aqui no blog parece que a Rússia é sempre vista como o inferno, e que lá mora Satanás.”

    A Geórgia e a Ucrânia já estiveram sob a bota russa e estes são sim aos olhos daquele o que mais se aproxima de satanás! Nestes termos mesmo.

  13. Realmente, a Geórgia tem muita moral para falar mal da Rússia. Só de ter partido Stalin ( sim, para os idiotas que não tem cultura alguma, Stalin e outros crápulas de sua gangue eram georgianos e não russos) deveria pagar indenização para a Rússia. Agora quanto aos Javelin, bom para ambos, pois é um excelente míssil que vem sendo adotado por muitos exércitos europeus em concorrência direta com o israelense Spike MR/LR que é o outro que vem ganhando cada vez mais mercado na Europa. De toda forma o que se tem hoje na linha de conflito na Ukrania é quase como a guerra de trincheiras da primeira GM, quase não há avanços com os dois lados fortificados em linhas divisórias mais ou menos delimitadas e trocando fogo de artilharia, snipers, etc. Os separatistas podem ter seus blindados alvejados se provocarem, mas de modo algum esses mísseis mudarão algo no conflito. E sim, é só ler algum jornal sério ( pode ser Washington Post, Newsweek, BBC, etc) que mostram que a Ukrania hoje é tão ou mais corrupta quanto da época do ex-presidente pró Rússia, com uma rejeição enorme do estado das coisas por grande parte de povo e até por parte dos parceiros europeus que após gastarem muito dinheiro não viram nenhuma mudança factível na cleptocracia Ukraniana. Aliás pesquisa recente feita no país, mostra que para 51% o mais grave é a corrupção endêmica e 64% gostariam que o conflito se resolvesse de forma negociada com a reintegração da região de forma pacífica. Também é verdade que o exercito e milícias pró governo vendem munição e todo tipo de equipamentos para os rebeldes, já foi notícia em vários sites é jornais ocidentais, até jipes fornecidos pelos americanos já foram “capturados” pelos rebeldes.. ( ou seja, sim é possível que venhamos a ver alguns Javelin nas mãos de forças rebeldes se esses mísseis foram fornecidos a unidades sem controle atento dos americanos).

  14. Estamos nos degladiando por meio de nossas opiniões a respeito de uma região que teve no passado contextos históricos que ,vividos pelos povos nativos de lá, faz com que apenas eles saibam quem está certo ou errado. Lermos na internet pode nos levar a defender este ou aquele lado mas quem vive,viveu e viverá por lá e que sabe da Real história.
    Rússia ou EUA teem Deus modus operando distintos, assim como outros países, mas ambos são agressivos na defesa de seus interesses em detrimento de qualquer que seja o país, povo, condição social econômica ,bélica e tal. Agora os dois estão pilhados(ou não) Pois a China bem crescendo diuturnamente e se impondo como novo e poderoso player neste jogo de controle(mesmo q velado) , poder e dominação em todos os campos.

  15. Bosco
    Ucânia ex-colonia russa?
    Não né
    Ucrânia preferiu fazer parte do Império Russo a fazer parte da Polônia
    Mas bem distante de colonia
    Alias Kiev foi a primeira capital de russos, ucranianos e bielo russos
    Nesta época não havia denominações de russos, ucranianos e bielo russos, eram tudo uma coisa só
    Essas denominações vieram bem mais tarde
    Dpois da expulsão dos Tártaros e Mongóis

  16. Amigo Andre!
    Pare de reclamar de droga e procure ler. Principalmente sobre Afeganistão e “efeito de bumerangue”.
    Ou Irán. Ou outros e outros casos..
    Um grande abraço!

  17. Isso
    Continuem a politica desastrada do Obama

    Depois, quando a Coreia do Norte aparecer com um ICBM com uns 12.000 km de alcance não venham reclamar

    Toda ação gera uma reação

  18. O “oba oba” em relação à Síria acabou desta maneira: muita gente sendo surpreendida pela capacidade dos novos misseis de cruzeiro Kalibr, e eu lembro como se fosse hoje a atitude incrédula em relação ao alcance e tecnologia dos misseis (ninguém esperava por isso)

    Resultado: engoliram no seco… acharam que os Russos fariam feio na Siria, e alguns acabaram até desaparecendo da intenet e Assad ainda esta no poder

    Depois da decepção na Siria, o pessoal se alegra com esta venda… mas acontecerá o msm em relação à Ucrania: nova decepção… até se darem conta de que a Russia não é o Brasil

  19. Fabio,
    Nos blogs sobre “defesa” e geopolítica brasileiros não raro o Reino Unido é chamado de vassalo dos EUA. Nesse contexto chamar a Ucrânia de ex-colônia russa é até eufemismo.

  20. Os mesmo que acham certo, e defendem, a Coréia do Norte desenvolver e possuir mísseis nucleares de longo alcance, criticam a compra de míseros mísseis anticarros por parte de duas ex-repúblicas soviéticas.

  21. Rafa_positron, recomendo a leitura da análise do “The Saker” sobre isso. http://thesaker.is/2018-war-or-no-war/

    Nesse artigo, o The Saker analisa todas as possíveis guerras de 2018: Afeganistão, Síria, Rússia1 (ataque econômico – com a retirada da Rússia do sistema SWIFT e confisco de ativos), Rússia2 (derrubada de um avião russo na Síria), Irã, Donbass (Ucrânia), Coréia e Venezuela.

    Para o cenário ucraniano, ele analisou os três possíveis de um ataque dos nazistas ucranianos ao Donbass. Faço um resumo dessa análise a seguir:
    1- Os nazistas ucranianos vencem. Resultado: a Rússia sai derrotada e os EUA provam o seu valor;
    2- Os novorussos de Donbass vencem: a Rússia é acusada de atacar a Ucrânia;
    3- Os novorussos perdem e a Rússia intervém diretamente: o sonho neocon americano se tornou realidade: a OTAN tem um propósito novamente e haverá décadas de Guerra Fria 2.0 na Europa.

    O The Saker arremata: “Do jeito que eu vejo, em todos os três casos, o Império Anglo-sionista prevalece, embora claramente a opção 2 é o pior resultado possível e a opção 3 é a melhor. Na verdade, os anglo-sionistas têm muito pouco a perder em um ataque ucro-nazista contra a Novorússia. Não é assim para o povo ucraniano, é claro. Agora, os EUA e vários países europeus estão enviando vários tipos de armas para os ucronazista. Isso é realmente uma notícia velha, já que eles já estão fazendo isso há anos. Além disso, as armas feitas pelo oeste não farão qualquer diferença, pelo menos do ponto de vista militar, mesmo que seja sempre mais fácil para a Rússia enviar mais armas em qualquer categoria. A diferença real é política: enviar “armas letais” (como se algumas armas não fossem letais!) é simplesmente uma luz verde para atacar.”

  22. Qual é o problema de um pais “Vender” armamento para outro? Pelo que eu sei a Russia vende pro Irã, Venezuela,China e se a Coreia do Norte não tivesse sido transformada em um pais parea os russos tbm venderiam seus armamentos.

  23. Existem dois fatos históricos interessantes:
    A) Os ucranianos lutaram ao lado dos Suecos na batalha de Poltava contra Pedro o Grande
    B) Grupos de ucranianos ainda hj envergam uniformes de wermacht nos chamados batalhões patrióticos

  24. correção

    Onde se lê: Para o cenário ucraniano, ele analisou os três possíveis de um ataque dos nazistas ucranianos ao Donbass.

    Leia-se: Para o cenário ucraniano, ele analisou os três possíveis resultados de um ataque dos nazistas ucranianos ao Donbass.

  25. É muita hipocrisia querer q o Ocidente se curve aos interesses russos quando os mesmos não respeitam os interesses ocidentais.

  26. Os analistas do blog fazem tempestade em copa d’água. O post nos informa que dois países soberanos comprou certa quantidade de mísseis antitanques que são armas em consonância com os cenários previstos. Nada demais!
    Todos os outros 200 países do mundo também compram mísseis antitanques, inclusive o Brasil, mas para a turma que procura cabelo em ovo é um absurdo é provocação aos russos porque imaginar que os angelicais russos são capazes de qualquer torpeza só pode ser provocação de ingratos sem noção sob influência maléfica da CIA.
    Temo que o ano de 2018 será uma reprise deste.

  27. Negócio é que a Rússia ainda é uma superpotência no imaginário de muitas pessoas, principalmente as mais velhas, o que é uma inverdade.

    A russia não é mais uma superpotência desde o fim da União Soviética.

    O que vemos hoje no leste europeu é um efeito colateral da politica externa de Barack Obama que pressionou demais a Rússia que foi obrigada a usar o que tinha: armas.

    Uma Ucrânia na OTAN é inaceitável, nem nos anos 90 de Yeltsin os USA ousaram isso. Foi uma cagada do Obama e o preço pago pelos Ucranianos foi caro.

  28. O que q o Obama tem haver ? A revolução na Ucrânia ou golpe para os russos foi por causa da entrada na UE não na OTAN, todos os paises do leste europeu entraram na Otan antes do Obama chegar no poder. Obs: eu não sou defensor do mesmo mas a vdd tem q ser dita.

  29. “Nazistas ucranianos”, “império anglo-sionista”? Acho que quem escreve esse tipo de baboseira, fumou tanta porcaria em algum desses dce da vida, que hoje não consegue fazer o que restou do cérebro sair daquele período (década de setenta/oitenta) onde ainda existia quem acreditasse nessas abobrinhas.

  30. 5 mísseis por lançador e sobra 50 na reserva. Este mundo é mesmo estranho. Há informaçòes que a Turquia, país que faz parte da OTAN, encomendou sistemas anti-aéreo da Rússia S-400, armamento que nào é bem visto pela organização, com previsão de chegada à partir de 2020. Outra coisa, há indícios que os EUA estão retirando chefes do DAESH e seus guarda-costas, considerados terroristas pelos russos, do nordeste de uma cidade da Síria e levando para o sul, com a ajuda de helicópteros blackhawks voando baixo.

  31. Lança mísseis de cruzeiros kalibr em terroristas é mole
    Última vez que o ultra,mega, hiper poderoso exército russo ficou frente a frente com um exército de verdade foi o da Geórgia e apesar da vitória não foi essa maravilha toda que os russos arrotam por aí…

  32. O raciocínio mais simples é impossível para algumas mentes complexas que veem teorias da conspiração Illuminati em tudo. Tem gente que simplesmente não aceita que um determinado país queira tomar outra direção salvo se for influenciado pela HAARP lá no Alasca.
    É como achar que os EUA é o Olimpo, os americanos são deuses e a CIA são as Moiras que tecem os destinos humanos.
    E sou eu que sou chamado de fã boy.

  33. Quem viveu os anos 80 e começo dos 90 e lembra da “corrida armamentista” pode notar uma certa semelhança com o passado no ano que passou. Pior para o Brasil com essas campanhas de “paz e amor” e não “para manter a paz prepare-se para guerra”.
    A Rússia só se preocuparia valendo se os EUA fornece “Nukes” para seus desafetos e assim o torno entornaria de vez pois ela poderia fornecer “Nukes” para uma Venezuela da vida.
    Bosco 30 de dezembro de 2017 at 10:06, engraçado toda vez que é uma venda dos EUA fazem um drama! Quando é de qualquer outro país não importa qual, falam que foi uma bela aquisição!

  34. Michel,
    Em geral os sistemas de proteção ativos foram desenvolvidos para a defesa contra ameaças com trajetória tensa e velocidade subsônica, como por exemplo das granadas das armas disparadas do ombro, canhões sem recuo e mísseis antitanques guiados por comando e laser beam rider.
    Os fabricantes (do Trophy inclusive) alegam que podem proteger contra ameças vindas de cima e supersônicas, mas isso ainda não acontece.

  35. Gostaria que os amigos bem informados me esclarecessem:
    1) Os russos venderiam este armamento a estes dois países? Se positivo, mesmo desempenho e preço?
    2) 5 mísseis por lançador. Esta proporção é adequada?
    3) Estes dois países ainda comprariam armamento russo?

  36. Todos devem ter o direito a se defender.
    Certo ou errado depende de que lado é visto o problema.
    Tenho a opinião que se a capacidade de dissuadir for boa as ações militares ficam para a segunda opição, e a diplomacia reina.
    Estão certos em se armar.

    Tristesa por este ano:
    O meu problema é desviarem 300 bilhões do meu pais, comprovado pela lava jato, e este não voltar aos cofres publicos com juros e correção.

    Gastado 35 bilhões para não ser impedido e não ter dinheiro para equipar as forças armadas.

    Emitir uma portaria permitindo o trabalho escravo para não ser impedido.
    Emitir um perdão de 50 bilhões e um prejuiso de 1 trilhão.
    Sair de um deficit de 115 bilhões em 2015, para 156 em 2016 e provavelmente de 157 para este ano.
    12 milhões de desempregados.

    Ter um ministro do supremo que em uma unica semana solta 6 politicos corruptos.
    E ter 5 ministro do supremo que claramente não defende os intereces da nação e sim de governo.

    Brasil um pais adormecido e sendo roubado
    Acorda povo. Acorda.
    Abraços

  37. João,
    É difícil tecer qualquer comentário quando o sacrossanto nome Rússia está no meio porque tem-se que pisar em ovos para não ferir os mais sentimentais, mas vamos lá e seja o que Deus quiser.
    Em relação ao “desempenho” dos mísseis antitanques, os russos possuem mísseis da mesma classe de peso, alcance e capacidade de perfuração e que são tão bons quanto qualquer um em que pese eles ainda não terem um míssil antitanque da chamada 3ª Geração (fire anda forget). Obviamente não é por não darem conta de fazê-lo, quero deixar isso claro, mas porque parece que sua doutrina relativa ao combate antitanque é mais pertinente com as características dos mísseis de 2ª Geração (SACLOS) e 2,5ª Geração (laser).
    Quanto a esses países comprarem equipamento militar russo acho que é pouco provável no atual momento mas os países envolvidos devem manter comércio ativo com o vizinho.
    A relação míssil/lançador é realmente pequena o que denota que mais mísseis possam ser adquiridos se necessário. Uma relação mais razoável, ao meu ver, seria de 10 pra 1.
    E não! Os russos não venderiam mísseis antitanques aos países citados.

  38. E se os russos vendessem mísseis antitanques para a Geórgia e a Ucrânia provavelmente eles teriam chips com código de desativação (seja lá o que isso for) já que russos são tão bons em fazerem chips com código de desativação quanto qualquer um, além de serem tão egoístas e hipócritas quanto.

  39. Renan comentário bem sensato… Mas os brasileiros estão bem ocupados para se preocupar com isso , melhor torcer EUA X Rússia, Fla X Flu , Mangueira X Beija Flor , Esquerda X Direita ..etc e Assim por diante , Brasileiros não se preocupa com eles nem com seu próprio país, melhor torcer pelo o dos outros..
    E outra Ucrânia não vai entrar na UE tao cedo , Pois como disse o chanceler Alemão “não vejo espaço na UE para Turquia e Ucrânia num futuro próximo” Ucrânia e Eslava ,mãe da Rússia , e só da uma lidinha na historia..Hoje estão de mal , mas amanha estarão se cheirado de novo..

  40. “O que q o Obama tem haver ? A revolução na Ucrânia ou golpe para os russos ”

    Augusto
    Assista ao documentário do Oliver Stone e vc vai ver o que eu quero dizer

  41. No mais, os EUA não conseguiram salvar os “rebeldes moderados” da Siria (mais conhecidos como ISIS).. e tbm não salvarão os Ucronazis

    Isso é um sonho alucinado de uns neuroticos daqui

    Alias.. como disseram ai em cima, os EUA nem que quisessem teriam poder para fazer tal “salvamento”… eles só querem mesmo é continuar fomentando a guerra pra questão da Ucrania não cair no esquecimento

    É de inocencia quase inacreditavel querer crer nessa historia boba de “ajudar” os Ucranianos

    É como acreditar que a GLOBO apoia a venda da Embraer pra Boeing por ser “boa” para o Brasil… oq a Globo (seus donos) tem é MEDO de acabarem como o José Maria Marin: presos nos EUA por envolvimento EM CORRUPÇÃO COM A FIFA… foi pega no flagrante

    só isso

  42. Luciano,
    Se existem são resquícios pré-históricos. Não há motivos para manter esse tipo de arma atualmente nos arsenais dos países mais desenvolvidos salvo para serem empregados em operações assimétricas.

  43. “Rafa_positron 30 de dezembro de 2017 at 13:07”

    Barbaridade, que salada de frutas nesse comentário!!

    “É de inocencia quase inacreditavel querer crer nessa historia boba de “ajudar” os Ucranianos”

    Sim….ninguém “ajuda” ninguém! Basta vermos o que os Russos estão fazendo na Síria. Ou vc acha que eles estão apenas “ajudando” Assad e o regime dele?

  44. Tadinho do Rafa… final de ano ele fica assim!
    Rafa, isso já foi falando aqui às centenas de vezes mas não custa repetir: países não ajudam países. Não há amigos entre países, há interesses. Há países com pouco poder militar, político e econômico que se resignam quando veem seus interesses ameaçados. Por outro lado há países poderosos que não jogam limpo quando imaginam que seus interesses podem ser ameaçados.
    É assim desde que o mundo é mundo.
    A politica vigente entre as nações é a velha política do galinheiro. Isso não vai mudar enquanto seres humanos formos. Não conseguimos nos entender com o vizinho barulhento do lado e ficamos criticando a atuação de países dotados de arsenal nuclear capazes de destruir o mundo mil vezes.
    A única coisa que eu gosto dos esquerdistas é que apesar de toda a doutrinação gayzista da Globo os esquerdistas a odeiam. rsrss Vai entender!!! A Fátima Bernardes deve ficar furiosa com as críticas. rsrss Nisso eu os apoio porque é como se os esquerdistas odiassem a USP ou a UNB, velhos redutos da desconstrução do Ocidente e laboratórios de engenharia social do Marxismo Cultural.
    Os próprios esquerdistas, presos nos seus rótulos e nas suas teses, se enrolam nos cabelos das suas próprias axilas cabeludas e não raro atiram contra o próprio pé. A Globo ser destruída é um sonho dos esquerdistas e um favor para os mais conservadores.

  45. ” ainda existem canhões anticarro rebocados?”
    .
    Na função somente para fogo direto acho difícil, mas para fogo direto e indireto, muita gente ainda usa o D-30…

  46. “mas para fogo direto e indireto, muita gente ainda usa o D-30…”
    .
    Não que outros obuseiros não possam ser usados nessa função, rsrsrs…

  47. Bosco 30 de dezembro de 2017 at 14:30
    (…) A Globo ser destruída é um sonho dos esquerdistas e um favor para os mais conservadores.
    ————————————————————————————————————
    A Globo está para a imprensa assim como o PMDB está para os partidos políticos: ambos são odiados à esquerda e à direita, mas mantêm-se hegemônicos há décadas. Ambos têm uma massa tão grande e tão amorfa, que são capazes de acomodar dentro de si tendências antagônicas, de modo a sempre surfar a onda de acordo com a direção do vento, mudando de orientação quando necessário à sua sobrevivência.

  48. “Tadinho do Rafa… final de ano ele fica assim!”

    Sinceramente, Bosco
    Sua opinião sobre mim não faz diferença (e a reciproca deve ser verdadeira)

    Então, vida que segue…

    Se vc me chama de tadinho, eu acho vc um “iludidorzinho” que só pq lê o site “sistema de armas” se acha apto a dar aulas

    paciencia

  49. “Barbaridade, que salada de frutas nesse comentário!!”

    Tem nada de salada de frutas não
    Jose Maria Marin foi preso pelo FBI nos EUA por corrupção junto à FIFA
    E a globo foi DESCOBERTA!

    Bem como moeda de troca passou a ser conivente com a fusão como moeda de troca pra evitar investigação de seus donos

    Massss

    Como corrupção boa é só a corrupção do “PêTê”, as malas de dinheiro dos Aecios da vida passam incólumes… assim como as pronas “globais”

    Fazer oq?

    “A culpa não é minha”

  50. Nenhum dos 2 lados prestam, ambos com interesses nada amigáveis…curioso, não pode vender armas para Georgia e Ucrânia, mas financiar de todas as formas possiveis a ditadura e o projeto nuclear norte-coreano, pode!

  51. Movimentos independentistas na Ucrânia não são novidade alguma, e remontam aos estertores do Império Russo.

    O estabelecimento da URSS foi sob um mar de sangue, desde a guerra civil, passando pela ascensão de Stalin e até o final da Segunda Guerra. E nesse meio, ucranianos foram os que mais sofreram, de longe…

    Os único movimento ucraniano que reconhecidamente cooperou com nazis foi o de Stepan Bandera. Mas após o mesmo declarar uma Ucrânia independente, terminou preso em um campo de concentração até 1944… Houveram pessoas que hastearam bandeiras da UPA em Maidan, mas acreditar que todo o movimento que retirou Yanukovych estava sob essa influência é um equívoco, pra dizer o mínimo… Não há revolta como aquela se não existe verdadeira ojeriza no seio popular. Foi isso o que motivou os ucranianos a lutarem praticamente desarmados contra as forças de segurança da antiga liderança, e não colaboradores nazis. Ponto.

    No mais, ucranianos, bielorrussos e russos evoluíram para povos algo distintos, com culturas muito próprias… Até o idioma tem claras distinções…

  52. Rafa,
    Não achei que fosse se ofender com o “tadinho”. rsrss
    Você foi até generoso comigo. Achei que ia falar que “só porque lê o Wikipédia…”. rsrssss
    Em relação às “aulas” que dou aproveita que é de graça e fique à vontade para contestá-las, ratificá-las ou complementá-las. Sua opinião é sempre bem vinda”
    Quanto ao Aécio, ao Cunha, ao Temer e toda a curriola que deu suporte ao PT durante 13 anos quero que apodreçam na cadeia junto com o Lula. Não tenho vilão de estimação.

  53. A Globo esquerdista foi ligada a um “escândalo” de compra de direito de transmissão de jogos por debaixo do pano e isso incomodou o Rafa. rsrss Empresa de televisão pagar por fora pra ter direitos de transmissão é mais velho que andar pra frente.
    Tô me lixando pra corrupção da Globo. Não assisto televisão, muito menos a ‘grobo” e detesto futebol, e até onde eu sei a Globo não é uma empresa pública.
    Quero ver a opinião do Rafa acerca da corrupção do PT e de seus puxadinhos enquanto estiveram com 80% da opinião pública favorável e quase 80% de votos no CN e mamando das tetas do Estado.
    Em relação à “grobo” tem uma simpatia que é tiro e queda: muda de canal.

  54. Vender nada, Trump deveria é doar uma quantidade gigantesca de armas para os vizinhos inimigos da Russia, para botar um freio no Czar Putin.

  55. “Rafa_positron 30 de dezembro de 2017 at 18:30

    Será que ninguem se cansa dessa frescura do tipo: “Russos do Mal”… “Russia é terra de Mordor” … “esquerdopatas”…. “foro de SP”… “Venefavela”….”

    Quem se cansa dessas adjetivações são os esquerdistas……e parece que surte efeito, incomoda, né? Se incomodam com isso os esquerdistas e comunistas de diretórios acadêmicos, que ficam dentro desses antros político-partidários destilando sua verve mofada e retrógrada. Nesses locais se faz qualquer coisa, menos discutir interesses estudantis. Via de regra, os presidentes desses centros são esquerdistas de carteirinha, com filiação partidária, que ficam nas universidades durante anos a fio (muito mais do que o tempo das faculdades que cursam) e são polos irradiadores desse viés imbecil e desconectado da realidade. Vejam como exemplo a presidente da UNE.
    Então, esses termos citados por você, sõ incomodam quem comunga dos ideais esquerdistas.

  56. Não deveria, mas só para acabar com a festa dessa fanboyzada, que fica toda alegre e saltitante com notícias como essa – ainda que essa tipo de notícia signifique guerra e derramamento de sangue com possibilidade de escalamento para uma guerra termonuclear – vou dar uma dose de realidade para vocês:

    As forças armadas americanas, hoje 30/12/2017, são de segunda classe em relação ao exército russo. Vou repetir: a superioridade militar americana é um mito.

    Depois que vocês, fanboys, rasgarem a própria roupa, exibindo a calcinha pintada com a bandeira norte-americana e xingarem os meus ancestrais até chegar a Adão e Eva, apresento-lhes os argumentos sólidos para poder afirmar isso.

    Leiam aqui: http://thesaker.is/do-you-think-his-assessment-is-accurate/

    Aqui também: http://theweek.com/articles/672266/myth-americas-invincible-military

    Podem me xingar a vontade, que eu sei que é isso que vocês vão fazer, mas isso não vai alterar a realidade. A maioria de vocês pensa que os EUA têm superioridade militar, e a Rússia só é respeitada por canto de seu poderio nuclear. Na verdade, é o contrário. Os EUA são fracos militarmente, e a Rússia só os respeita por conta do poderio nuclear dos EUA. O único exército ocidental que pode rivalizar com a Rússia é o de Israel; mas Israel é muito pequeno, uma mosca.

    Portanto, esses mísseis não vão alterar o equilíbrio militar, mas significam que essa guerra certamente vai ocorrer em 2018 e será um banho de sangue. Mas eu tenho certeza de que os separatistas de Donbass vão vencer, com javalin ou sem javalin. E vão vencer sem precisar de uma intervenção militar direta e aberta da Rússia. Porque os ucronazistas não os venceram quando eles eram um milícia – porque venceriam agora que os lutadores do Donbass já se converteram num exército? o Javelin vai alterar as coisas? chego a duvidar da capacidade intelectual da maioria de vocês.

  57. É só chegar na mão dos militares ucranianos que eles fazem um bazar e estes mísseis vão para nas mãos chinesas, russas e dos famigerados barbudinhos cortadores de cabeça.

  58. O que tem a ver a corrupção da Globo, com a venda de mísseis ?

    Estes comunas de m….. fumam muita coisa estragada e ficam vendo problemas em tudo.

    Se os americanos vendem as armas é pq desejam a destruição da Rússia, o que não seria ruim..um país em que o atual presidente diz quem pode ou não se opor a ele na eleição tem mais que se f… mesmo.

    Mas senão vendem é EMBARGO

    ahahahahaah

    Vão arrumar o que fazer.

  59. Rússia é aquele país que destruiu o Estado Obâmico (ops) digo, Estado Islâmico na Síria???
    .
    E tem gente que quer destruí-la. É melhor ir aprendendo “muçulmano” então.

  60. Globo, PSDB e PT = tudo a mesma coisa, estão revezando no poder desde 1985. Tão verdade que na era PT o grupo Globo teve um aumento de mais de 100% acima da inflação através de gasto com publicidade governamental.
    O próprio Lula confirmou em depoimento que esteve DIVERSAS vezes na casa da família Marinho.
    O PT ama o PSDB, tão verdade que todas as políticas implementadas pelo FHC foram ampliadas ou aperfeiçoadas pelo Lula. Se ele realmente fosse contra tais polpiticas ele teria revertido tudo, teria revogado tudo aquilo que “dizia ser contra”.
    FHC criou o Bolsa escola, bolsa gás, bolsa moradia etc…virou com Lula o Bolsa Familia e após isso multiplicado por 30.
    FHC criou a lei de Cotas, Lula regulamentou a lei e ampliou.
    FHC abriu as fronteiras do país e incentivou a criação de ONGs internacionais no Brasil, direitos humanos, ambiental, aborto etc…Lula transferiu dezenas de bilhões para tais ONGs.
    FHC privatizou, Lula privatizou e aperfeiçou as Parcerias-público-privadas PPP e terceirização, criadas pelo FHC.
    Na era FHC houve um grande incentivo a criminalidade no país, afroxaram as leis e começaram a atacar as polícias pelo país, na era Lula esse processo foi reforçado e a criminalidade no país saiu do controle, o país nunca foi tão violento como em 2017.
    FHC faz a reforça na matriz currícular dos estudantes, foi imposto uma matriz de ensino totalmente diferente do já visto no país e fora do Brasil, um modelo de ensino inédito até então, um modelo/protótipo da ONU/UNESCO. Lula continuou com esse processo de destruição das instituições de ensino tradicional. O resultado não preciso nem falar….
    Praticamente a mesma porcaria de sempre…nossa política é muito semelhante a política em Portugal, dois partidos de esquerda que fingem brigar entre si, ambos tem o controle total da política e destrõem qualquer outro partido ou candidato que tente assumir o poder. Qualquer agente estranho é chamado de EXTREMISTA!
    Justamente por isso a mídia brasileira trabalha 24 horas por dia com a tese PSDB x PT, funciona muito bem, logo essa estratégia fará 40 anos.

  61. donitz123 30 de dezembro de 2017 at 19:39
    Putin não destruiu o Estado Islâmico/ Putin manteve Assad no Poder para garantir o controle da Síria para os interesses da Rússia. São coisas bem distintas! Petróleo, venda de armas, acesso a base naval e outras bases, reconstrução da síria, distração do povo russo diante da pobreza interna na Rússia e outros problemas sociais, entre eles um que conhecemos bem: corrupção e autoritarismo.
    Putin não tem absolutamente nada de heróia em manter no poder um ditador…o mesmo argumento para para outros países que agem igual: EUA, Cuba, China etc…

  62. João e Bosco, boa noite.
    Mísseis são caros e tem validade.
    5 pra 1 é pouco se vc depende deles para conter uma força de blindados, o q não dá nem pra fazer se vc não tem blindados também, mas causa um bom estrago.
    Não me recordo bem, mas 5 pra 1 é a dotação levada na unidade. A peça mais os trens da SU e de Combate levam isso por peça. Salvo outro juízo.
    Obviamente 10 pra 1 seria melhor, já entrando aí mais um escalão logístico pelo menos.
    Acredito q essa proporção é o meio termo dissuasório/ economia pra não acabar a validade sem empregar.
    Deve se contar também, q naquelas bandas as munições não vencem… acabam misteriosamente nas mãos de alguém…
    Sds

  63. Bosco e Bardini, obrigado.

    Os canhões sem recuo podem ser considerados o que sobrou em operação desse tipo de armamento ACC?

  64. Querido ScudB,

    Você poderia sugerir alguma bibliografia trata da venda com lucro como entrar em uma roubada?

    Talvez a série do Harry Potter?

    Preste atenção que eu me referi a isso sobre o uso de drogas…

  65. Agnelo,
    Eu achei a relação meio baixa por conta da compra do Spike por parte dos indianos. Salvo engano foram mais de 25 mísseis por lançador.

    Luciano,
    Só para você ter uma noção, o canhão sem recuo M-40 de 106 mm, utilizado até hoje por muitos países, pesando mais de 200 kg, tem uma capacidade de penetração de 500 mm (otimisticamente falando) a 1,3 km. O sistema Javelin inteiro pesa pouco mais de 25 kg, tem alcance de quase 5 km e capacidade de penetração de quase 1000 mm com uma ogiva de 127 mm.
    Há espaço para CSR tipo o Carl Gustav, portátil, mas para os “pesados” não vejo muito futuro. Claro, ainda podem ser úteis em alguns cenários e até contra carros de combate em algumas situações muito particulares, mas estão em franca decadência.

  66. Bosco
    Realmente,muito pouco por esta comparação.
    Ou há garantia de mais reforço ou a Índia considera seu conflito mais provável, ou os dois.
    Sds

  67. USA dando mais um passo adiante pra esquentar a guerra civil na Ucrania.
    Guerra civil que eles provocaram ao igual que o golpe de 64 no Brasil.

    Mais vidas humanas sesgadas, agora libera a Russia pra fazer o mesmo.

  68. Gil queria a URSS cuidando do Brasil, cuidando da mesma forma que eles cuidaram dos ucranianos em campos de concentração kkkkkk
    Brasil foi salvo em 64!
    URSS gastou o que não tinha implantando ditaduras comunista mundo a fora (leste europeu, Ásia, África, oriente médio, América etc…), inclusive na ilha cubana. Tão verdade que diversos países tiveram que ter intervenção militar para conter o populismo financiado pela URSS.
    Aliás, se teve uma coisa que o Brasil não teve em 500 anos de história foi uma ditadura, nosso país teve ko máximo um regime militar em momentos esporádico da república, mas não ditadura. Há uma abismo que separa um governo militar de uma ditadura, quem tem o mínimo de estudo sabe as diferenças (que são inúmeras).
    Basta consultar pessoas, inclusive atuais politicos, de esquerda no Brasil, que eles vão confirmar, o apoio da URSS para implantar ditaduras de cunho comunista foram grandes no Brasil.
    64 teve um propósito, barrar o avanço comunista no Brasil, escapamos com sorte, diversos povos não tiveram a mesma sorte.
    Poloneses, alemães, ucranianos e chineses são parte viva dessa praga.
    Infelizmente tem muito brasileiro acostumado com carnaval, praia, Facebook, internet 30 MB com senha, joguinho de guerra na internet, sonhando em dividir a propriedade privada e vive gloriosamente através de belas decisões coletivas…só nunca foi explicado para o cidadão sonhador que mo final vai ficar no escritório dirigindo o país e que vai abrir buraco pra colocar tubulação de esgoto. Todo adorador do mundo florido e pacífico se por na situação de salvador, que vai comandar tudo e resolver os problemas, até mandarem ele lavar prato sem o direção de petição kkkkkk daí a brincadeira perde a graça e voltamos ao mundo real.

  69. Regime de 64 trouxe muitas mortes mesmo, segundo a comissão da verdade (composto por ex-guerrilheiros/terroristas), foram quase 500 pessoas em 21 anos. A comissão curiosamente esquece de mencionar quantos morreram do lado oposto da situação (militares e civis não envolvidos em conflitos)
    China: Massacre na praça da paz celestial (1989), tanques invadiram a praça, atropelaram os manifestantes e atiraram em tudo o que se movia, promovendo um verdadeiro banho de sangue. Até hoje, não se sabe o número exato de mortos, calculado entre 2 e 5 mil pessoas.
    Enfim, morreu mais pessoas em 1 dia na China do que em 21 anos no Brasil.

  70. Renan reproduzindo pensamento esquerdista…
    Falam mal de um ministro do supremo porque ele não é subserviente ao PT.
    Há poucos dias outro ministro indicado pelo lulopetismo soltou um mensaleiro petista ninguém disse nada.
    Falou dos rombos.
    Também concordo que já deveriam ter acabado.
    Mas quem deixou o país três anos em recessão não foi o atual presidente.
    O presidente atual foi alvo de uma trama articulada por um empresário que disse ter comprado 1800 políticos.
    Tal empresário subiu na vida no governo anterior. Emprestou jatinho para a ex presidente na última campanha.
    Mas gravou o presidente e o ex candidato a presidente na última eleição.
    O empresário é amigo de quem? Dos gravados ou de seus apoiadores que não foram gravados?
    É essa história de um trilhão?
    Ou de 300 bilhões desviados…
    Faz parte do manual esquerdista para queimar adversários?
    Posam de preocupados quando em seu governo foram executados os dois maiores esquemas de corrupção do mundo? Mensalão e petrolão?
    É a estocadora de vento fez indulto de Natal para soltar o chefe do mensalão e o PGR ficou calado?
    O PGR que denunciou Temer, mandou soltar os irmãos Batista, e se reuniu num boteco com o advogado deles dois?

  71. “Antônio 31 de dezembro de 2017 at 2:49
    Renan reproduzindo pensamento esquerdista…”

    Não sei quem disse isto antes de mim mas é uma pessoa conciente

    Da um google:
    “É essa história de um trilhão?”
    http://m.congressoemfoco.uol.com.br/noticias/camara-aprova-medida-que-concede-isencao-de-impostos-para-petroliferas-estrangeiras/

    “Ou de 300 bilhões desviados…”
    http://redecontrole.mt.gov.br/fantastico-corrupcao-custou-r-300-bilhoes-em-obras-falta-de-projeto-e-uma-das-causas/

    Quanto a integridade do supremo veja um audiencia e vera claramente que não estão nem ae para o pais.
    Vide um deles ser financiado pelo PCC.

    A respeito do resto de seu comentario se robou e tem provas devem ser presos.
    Mas não condenado sem provas.
    Me responda uma coisa alguem neste pais viu a decadas passadas uma policia federal tão atuante?
    Podem falar o que for mas até a troca recentemente do Leandro Daiello, a policia federal fez bem o seu trabalho. ( lava jato)
    Duvido que apartir deste momento veremos mais progresso.
    Abraços.

  72. donitz123 30 de dezembro de 2017 at 19:39

    “Rússia é aquele país que destruiu o Estado Obâmico (ops) digo, Estado Islâmico na Síria???”

    HAHAHAHAAHA

  73. Ivan BC

    Qual sua opinião sobre a ajuda humanitária de Cuba ao Brasil? Falo do programa Mais Médicos e o fato do Brasil ter um padrão de vida menor que dos antigos países da URSS?

    É uma pergunta indecente mas faço ela porque é a prova que o Regime Militar Brasileiro foi uma farsa, não mudou em nada a trajetória do país.

  74. Ajuda humanitária de Cuba?
    Não há ajuda humanitária, caro colega Sub Urbano. Existe um profissional, seja ela qual formação for, pois não conseguimos ver as grades de currículo, que veio prestar um serviço aqui. Ele recebe 3 mil reais ao mês, o “dono” recebe 7 mil reais. Ele recebe uma moradia compartilhada com outros médicos Cubanos, a prefeitura do município arca com isso, e com a luz. Por que eles vem? Por dinheiro, esperança de, talvez, poder adquirir algo melhor. O amigo deve saber que o salário em Cuba é de 50 dólares ao mês, mais um “kit rancho”. Todos podem vir? Não, precisa haver vinculação de esposa e filhos em Cuba, pois do.contrário, ele não volta. Conheci um deles, fiquei amigo. Para que ele comprasse um tênis para o filho, a esposa mandou uma carta de Cuba, com o desenho do contorn do pé da criança. (Ok, isso fazem dois anos, talvez agora haja acesso de telefone e internet fácil). Esse é o nível da coisa. Os repreendo. De maneira alguma, eles apenas buscam algo melhor. A irmã dele é engenheira eletrica. Trabalha como telefonista num resort, em Varadero talvez, não lembro agora a praia ao certo. As vantagens, ganha uniforme (então não precisa usar as piucas roupas que tem), e recebe gorjetas em Euro e Dólar. Com isso ganha um pouco mais que a profissão nativa.
    Qual a idéia do governo do PT, aumentar o número de médicos. Assim como formar mais cozinheiros acabará com a fome, e formar mais Oficiais nas FA resolverá e armará o sistema de defesa Brasileiro. O colega forista não se iluda, não há e nunca houve preocupação em resolver a quetão de saúde, seja de qual governo for. Existem ações pontuais, levadas pela política do momento, e não por uma política de Estado. Quanto a questão de que os médicos Cubanos poderiam disseminar idéias revolucionárias nas pequenas comunidades aonde trabalham, e como um todo ampliar uma base de esquerda…. Talvez, quem sabe. Diante da ignorância dos rincões do interior do Brasil, qualquer um mais letrado, torna-se líder. Agora não sei de fato eles “Cubanos” querem o regime deles para nós…
    Voltemos aos mísseis AT.

  75. Esse pessoal que defende o regime militar como salvadores da pátria só podem ter titica na cabeça. Onde que aqueles corporativistas metidos a conservadores salvaram o Brasil? Só se for na cabecinha do Aiatolavo de Carvalho e seus seguidores, só por que os milicos mataram meia dúzia de terroristas (Será que meia dúzia tomariam o poder num país continental igual ao Brasil?). A lambança que os militares fizeram na economia não teve igual (estatizações, expansão artificial do crédito e gastos governamentais via endividamento do tesouro para inflar crescimento), na qual passamos quase duas décadas pagando o preço (vejam se o modelo econômico não se parece com um certo governo de 2003 à 2016). A educação do país foi entregue aos socialistas fabianos graças aos militares que promoveram a maior estatização da educação no país. Enquanto que o PT controlava a mídia com o politicamente correto, os militares controlavam com agências de segurança do governo. O próprio Castelo Branco falava que seu governo era “revolucionário”, mas isso não parece ser capaz de causar aversão nos neocons brasileiros, só o “revolucionário” do lado de lá. Vejam se o PT e o Regime militar não parecem até irmãos gêmeos?

  76. O q mudou a trajetória do Brasil foram 13 anos de lulopetismo…
    O Brasil estava num crescendo e foi pro barro….
    Ah, e o Leste europeu é bonzão… adoraram a tirania, digo, a amizade soviética…

  77. Ajuda humanitária de Cuba ao Brasil?
    .
    O que tivemos foi um governo que nos idos de 2003-04 proibiu a criação de novos cursos de medicina no Brasil e, cerca de 10 anos depois, este mesmo governo, alegando falta de médicos, começou a importar médicos cubanos pagando regiamente a “humanitária” ditadura castrista.
    .
    Típico caso em que o governo quebrou as nossas pernas e depois nos vendeu as muletas.

  78. sub-urbano 31 de dezembro de 2017 at 10:23
    Ajuda humanitária de Cuba? Você está alcoolizado ou alcançou o auge da loucura?
    O programa mais médicos é uma canalização de BILHÕES de reais dos cofres públicos brasileiros para a ditadura cubana.
    12 milhões de brasileiros desempregados, milhares de jovens entregando currículos sem empregos ou com salários porcarias, enquanto o NOSSO governo lulopetista de cunho totalitário contratou milhares de médicos de outros país. Qual o problema em ampliar as Universidades de medicina nas federais e estaduais públicas, melhorando a vida dos brasileiros e gerando empregos para os jovens brasileiros? Quantos brasileiros gostariam de fazer medicina? Qual o problema de vincular o médico recém formado em edicina a prestação obrigatória (remunerada) em regiões carentes do país, afinal foi o Estado pagou a sua graduação!
    Vai dizer que a associação nacional dos médicos NÃO ACEITA isso? kkkkkk Vai dizer que existe um complô médico contra a expansão médica? Então o governo federal com seu orçamento de 1,4 trilhão e com um quase poder absoluto em assuntos domésticos da adm. pública federal, com poder de império e satisfação do interesse público, perdeu a batalha para a associação médica?????
    Vai dizer que você acredita nessa bobagem contada pelo lulão???
    Não seja ingênuo, o governo lulopetista não tomou decisões pensando no pobres sem acesso a saúde, pois se isso fosse verdade o tal governo investiria pesado na saúde, coisa que não ocorreu em 14 anos! Aliás, investiram pesado na JBS e na GLOBO, já na saúde os salários dos médicos federais e aestrutura dos hospitais estão apenas no caroço!
    Esse é o NACIONALISMO da esquerda que vive em coberturas de luxo e passei de ferrari ou helicóptero dos AMIGOS EMPREITEIROS.
    Ajuda humanitária é o que o Brasil fez e faz no Haiti!!!
    Cada cubano que trabalha no BRASIL ganhar quase 14 mil reais, então não seja idiota de achar que quem ganha 14 mil por mês faz serviço humanitário!
    Por fim, sua pergunta: “””””””fato do Brasil ter um padrão de vida menor que dos antigos países da URSS?”””””
    Minha resposta: Esses são alguns dos ex-membros: Rússia, Estónia, Letónia, Lituânia, Bielorrússia, Moldávia, Ucrânia, Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Cazaquistã, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão, Polônia, iugoslávia (atualmente são 6 países), Hungria, Romênia, Bulgária, República Tcheca e Alemanha oriental.
    Todos esses países foram invadidos e ocupados pela URSS de 1945 a 1991. Você gostaria de viver em um Brasil dominado por chineses, russos, americanos ou argentinos? Como você acha que os habitantes desses países sentiam pela Rússia?
    Ahhhhh mas tinha médico de graça e o Estado definia se eu podia cagar dentro ou forado vaso sanitário, era tão bom, eu era um ser tão passivo, nem precisava usar o cérebro!
    A – os ex-membros da URSS são tradicionalmente organizados, são países antigos com povos bem estabelecidos, países que tinham uma história antes da invasão soviética, não foram países fundados pela URSS, pelo contrário, foram dominados. Antes da revolução de 1917 e após a invasão desses países do leste europeu pela URSS, tais países tinham uma história imensa e com inúmeras riquezas (ricos) de todos os niveis e variedades.
    Muito diferente daquilo que o Brasil é historicamente, um país muito mais jovens que ainda está se estabelecendo em todas as suas infraestruturas. Apenas como comparação para ver a complexidade do Brasil, a população brasileira cresceu desde 2000 mais do que a população inteira do LESTE EUROPEU (tirando a Rússia). Percebe a diferença nas comparações?
    O Brasil é do tamanho de um continente, alguns Estados da Federação historicamente tem indicadores de qualidade de vida igual ou melhor do que países da Europa.
    B – Outra coisa: Então estariamos melhores com a URSS? Sério? Os principais indices/indicadores que medem a qualidade de vida nos países discordam disso!
    Vai para a África ver o que aconteceu com os países com domínio ditatorial da URSS, vai na Ásia e o oriente médio ver como estão as coisas! Como era o padrão de vida na China comunista antes da abertura? Como é a vida em Cuba ou na Coréia do Norte? Havia diferenças entre a alemanha ocidental e oriental em 89??? Vai dizer que na oriental era uma maravilha???
    Sua pergunta soa como uma afirmação, tão paranóico quanto aqueles que acreditam que Cuba é um paraiso com o melhor sistema de saúde do planeta.
    Sua pergunta/afirmação parece aquela velha retórica/clichê idiota: Se o Brasil fosse colonizado por ingleses seria igual os EUA, mas esquecem dos péssimos casos de colonização inglesa pelo mundo.
    Eu RESPONDO a sua pergunta/afirmação com outra pergunta: POR QUE TODOS OS PAÍSES EX-URSS e seus habitantes odeiam a RÚSSIA e por que em vários desses países o comunismo é considerado CRIME??? Aliás, por que ex-URSS?? se era algo tão bom, tão amável pelos povos do bloco, por que não sobreviveu? Ahhhhh foi a corrida armamentista que acabou com a URSS, foi sim kkkkkk
    Por que nesses países é comemorado todos os anos o fim das ditaduras comunistas? Por que você mora no Brasil e não nos países que faziam parte da URSS ou em Cuba?
    Por fim, sub-urbano 31 de dezembro de 2017 at 10:23, você, quando doente, é consultado por médicos cubanos ou no sírio-libanês ou Albert Einstein igual Dilma,Temer e Lula?
    Não existe retórica que substitua a realidade! Até onde sabemos há desde 1991 pessoas saindo do leste europeu para viver na Suiça, Holanda, Itália, Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha, Portugal, Reino Unido, Suécia, Noruega, Finlândia…
    Da mesma forma que as pessoas com poder aquisitivo na China tentam de qualquer forma ter filhos FORA da China.

  79. O Mais Médicos tem uma aritmética mais ou menos assim:
    O Brasil paga 10
    O médico recebe 2
    Quanto vai para Cuba???
    Aposto que não é 8

  80. Leiam o meu comentário que estava preso na moderação:

    Professor 30 de dezembro de 2017 at 19:16

    Para alegria de vocês, fanboyzada.

  81. Rapaz, aqui também tem dessa discissão banal de esquerda, direita, etc…? Tudo farinha do mesmo saco, achar que vermelho ou azul foi mais ou menos corrupto é besteira. O sistema político brasileiro é podre, vende o país a quem pagar mais, o que, na atualidade, significa China.

    Enquanto estivermos divididos assim, seremos conquistados.

    Quanto aos mísseis, concordo: o que vai mudar é a quantidade de vítimas naquele probre país, mais um no qual os gigantes se testam e provocam….

  82. Professor 31 de dezembro de 2017 at 18:17
    ————————————————-
    Que houve, Professor? Desespero para ganhar um like antes que 2017 acabe?
    Bom, não concordei com nada. Mas tudo bem. Cada um chega às suas próprias conclusões.
    Que em 2018 nós não precisemos divergir sobre algum conflito sangrento.

  83. “Rapaz, aqui também tem dessa discissão banal de esquerda, direita, etc…? Tudo farinha do mesmo saco”

    Concordo… Mas tem gente aqui que faz beicinho e escandalo por tudo no mundo
    Isso quando não baixam o nivel chamando os outros de comunistas de m***rda

    excesso de mimo

  84. Renan continuou na mesma toada de defender o lulopetismo.
    Dizer que nunca a PF foi tão atuante… Especialmente para pegar prefeitos de cidades do interior…
    Pois as falcatruas do PT só vieram a tona por causa de denúncias de terceiros.
    Quando Duda Mendonça foi preso em 2003 por participar numa rinha de galo os policiais que participaram foram transferidos para bem longe.
    Quando os pugilistas cubanos figuram, Lula foi bem eficaz em mandar a PF mandar de volta os “rebeldes”.
    A argumentação dá a entender que o governo atual desviou 300 bilhões, mas nada fala sobre o mensalão e o petrolão nem em quem mandava na Petrobras na época do mensalão.
    Se dependesse do PT, o mensalão e o petrolão nunca teriam sido investigados.
    Sempre falaram em combate a corrupção. Mas não a de dentro do palácio do Planalto… Mensalão – todo mês deputados iam receber altas somas na agência de um banco em Brasília…
    José Dirceu foi condenado como sendo o chefe pelo STF. Dilma publicou decreto libertando José Dirceu…
    Onde está o combate à corrupção?
    Alguns dos diretores da Petrobras condenados e que fizeram delação, disseram que de todos os contratos da Petrobrás, 3% era desviado. Sendo 1% para o PT, PP ou PMDB, dependendo do partido que comandava a diretoria…
    Mas Lula e Dilma dizem que não sabiam de nada…
    Enquanto isso, o Comunismo vai dominando na Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, Equador, Bolívia e no Brasil milhões passaram por lavagem cerebral e defende esse pessoal…

  85. Eu me contentava em ver uma foto… um extrato… qualquer coisa que seja dessa montanha de dinheiro do Lula… não é possivel que esse cara tenha esse dinheiro todo e ninguem nunca tenha tirado uma foto desse dinheiro

    E eu digo isso não por defender o “LuloPetismo”… eu sei que os partidos no Brasil tem gente boa e seria e gente ruim e pilantra

    Mas por exemplo: FHC tem apartamento em Paris… Jose Serra tem contas na Suiça…. Aecio é pego no flagrante carrendo milhões em propina…. um helicoptero de um senador amigo de Aecio com 500 kg de cocaina é apreendido em MG

    e todo mundo fecha os olhos pra isso e finge que um apartamento no Guarujá sem escritura e um pedalinho (de Dona Marisa) é um “absurdo”

    Eu eim……

  86. E digo mais
    Isso é doença tratado com tarja preta

    É como Bolsonaro dizendo que é liberal, mas passou a vida trabalhando e servindo ao Estado (assim como os filhos, a esposa e o irmão, que é funcionário publico e recebe sem nem aparecer no trabalho)

    Ou seja: estado minimo? Pra quem?

    Desculpem…. mas detesto hipocrisia

  87. Rafa

    Até o hamster de estimação do Bolsonaro deve ter uma boquinha no serviço público kkkkk

    O problema no Brasil não é nem tanto excesso de estado e sim os salários pagos para os servidores. O salário de um juiz é 27x o de um trabalhador comum, um juiz nos USA recebe o equivalente a 4x um cidadão comum.

  88. Pessoal reportagem da Folha ontem, interessantíssima: “Brasileiros Abrem 7 a cada 10 industrias no Paraguai”

    Seria até legal um clipping aqui no site para ver as discussões… sem prejuízo das baixarias de sempre daqueles que acusam de comunistas quem não tem o Q.I de um biscoito.

  89. Impressionante como ainda há quem defenda a ideia absurda que o Lula está sendo vítima de “perseguição” por parte do judiciário e do MP. Pior: acreditam que os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro passam recibo. Será que também acreditam que os mais de 20 milhões bloqueados em nome do ex-presidente são todos frutos das “palestras” que ninguém viu!? Ou será que acham ser coincidência que toda vez que a empreiteira “cúmpanhera” contratava uma palestra do Lula o BNDES liberava o financiamento para alguma obra no exterior?

  90. HMS TIRELESS 1 de Janeiro de 2018 at 10:40
    ——————————————————
    Pois é, meu caro. Há uma máxima que resume bem tudo isso: “ninguém nunca perdeu dinheiro por subestimar a capacidade do público”.
    Este será um ano muito perigoso, nefte paíf.
    Bom 2018 para todos.

  91. “Impressionante como ainda há quem defenda a ideia absurda que o Lula está sendo vítima de “perseguição” ”

    Não me confunda, Tirelless
    Eu não disse isso… em nenhum momento eu citei perseguição…. vc me entendeu errado ou leu errado o que eu quis dizer

    O que me causa estranheza é essa vontade de “justiçamento” em relação ao Lula e ao PT enquanto certos absurdos passam incólumes pelo senso critico dos moralistas

    Foi isso que eu quis dizer

    Suponha: se o Lula tivesse um helicoptero e esse mesmo helicoptero fosse apreendido com meia tonelada de cocaína, vc acha que aqui as pessoas seriam complacentes? Claro que não

    É disso que se trata

    Se o primo do Lula tivesse sido pego com mala cheia de dinheiro, eu tenho q impressão que o mundo teria caido…

    Mas é estranho que a revolta em relação a esses fatos passa quase desapercebido

    Isso é curioso…

    Pelo menos eu acho

  92. Td bem Rafa! E até concordo contigo. Ocorre que, a meu ver, Lula e o PT estão sendo vítimas do clima de hostilidade que ajudaram (e muito) a criar com o discurso de “nós” contra “eles”

  93. “O problema no Brasil não é nem tanto excesso de estado e sim os salários pagos para os servidores”

    Discordo
    O problema é a roubalheira
    E aqui eu não faço distinção de partido e de colorido ideologico

    Sou revoltado com a corrupção igualmente em relação A TODOS os partidos e politicos
    Diferente de algumas pessoas aqui e alhures… que só se revoltam com a corrupção de um certo ParTido

  94. “Ocorre que, a meu ver, Lula e o PT estão sendo vítimas do clima de hostilidade que ajudaram”

    Eu sei… vc ja falou isso em outras oportunidades… Isso ai é outro ponto que a gente pode até debater em outra hora/momento…. eu acho que faz sentido… mas não é esse o cerne do meu pensamento

  95. Rafa_positron 1 de Janeiro de 2018 at 11:27
    “O que me causa estranheza é essa vontade de “justiçamento” em relação ao Lula e ao PT enquanto certos absurdos passam incólumes pelo senso critico dos moralistas…
    Suponha: se o Lula tivesse um helicoptero e esse mesmo helicoptero fosse apreendido com meia tonelada de cocaína, vc acha que aqui as pessoas seriam complacentes?…Mas é estranho que a revolta em relação a esses fatos passa quase desapercebido…Isso é curioso…

    Não é curioso, Rafa_positron, isso é um processo deliberadamente criado por conta de uma lavagem cerebral que eles fazem, não somente nos países dominados pelo Ocidente, mas também no mundo inteiro. A propaganda deles é tão eficiente, que derrubaram a União Soviética praticamente com ela.

    Vamos supor um outro exemplo: vamos inverter os protagonistas e imaginar que tudo o que os Estados Unidos fizeram na Síria, desde treinar e dar suporte aéreo a terroristas, insuflar protestos, manter presença ilegal num país soberano, etc, etc , etc. fosse a Rússia que tivesse feito e claro, que fossem os EUA que estivessem na Síria a pedido de Assad. Dezenas de filmes já teriam sido produzidos por Holliwood; nossas livrarias já estariam recobertas por centenas de livros relatando histórias de fato verífico sobre a situação de inúmeras famílias sírias; centenas de vídeos já teriam sido produzidos, em praticamente em todas as linguas do mundo, explicando de forma simples e didática tudo que aconteceu na Síria, desde como os terroristas foram parar lá até a forma de manipulação da mídia sobre a tal “Primavera Árabe”; esses vídeos seriam amplamente divulgados em toda a internet, desde youtube, vimeo, facebook, etc etc; um herói soldado-herói similar ao “Rambo” seria criado para apresentar cine-séries de ação, onde ele enfrenta os malvados terroristas com suporte russo e vence; centenas de documentários seriam produzidos, por todas as grandes emissoras de televisão (Globo, SBT, Record, BAnd, etc) falando sobre a questão Síria; Bashar Al Assad seria um herói e ele ganharia o prêmio Nobel da Paz, pela criação das zonas de desescalada na Síria; os pilotos americanos seriam heróis e haveria diversos filmes sobre eles; o Fantátisco teria um quadro só para falar de Síria e as outras emissoras idem; artistas se reuniriam para cantar uma canção de paz pelas criancinhas sírias; e a Síria certamente seria tema de vestibular.

    Porém, como quem cometeu os crimes foram os Estados Unidos, aí… bem…não vamos falar a respeito, certo?

    Eu mesmo conto aqui uma experiência pessoal minha: na Wikipedia, sobre o Bashar Al Assad temos há o seguinte texto: “Por diversas vezes, o ditador afirmou que seu país é vitima de uma “conspiração estrangeira”, envolvendo terrorismo, com o objetivo de desestabilizar a Síria.”

    Eu fui lá e modifiquei, tirando apenas a palavra “ditador” do texto, porque acho que a Wikipedia não tem manipular a opinião, só relatar os fatos e deixar que cada um, após seu estudo e leitura, decida por si mesmo se Assad é ou não ditador. Quem disse que me deixaram? sempre que eu fazia essa modicação, em menos de 30 minutos os moderadores voltavam ao texto original, em menos de 30 min. Só para você ver o poder da propaganda a favor dos EUA. Pesquisem na Wikipedia e vejam o histórico para vocês verem. Teve moderador até que me mandou trabalhar e ir para Cuba.

  96. O fornecimento de Javelin para Ucrânia e Geórgia não alterar nada em campo de batalha. Agora a Rússia vai ter desculpa para fornecer armas anti aérea portátil mais avançada para a Nova Rússia. Isso vai ameaçar ainda mais caças e helicópteros Ucranianos.

  97. Antônio 31 de dezembro de 2017 at 22:59

    Meu caro, não defendi ninguem, mas você deve gostar de briga de torcida x contra y.

    Mas vamos tentar explicar.
    “A argumentação dá a entender que o governo atual desviou 300 bilhões, mas nada fala sobre o mensalão e o petrolão nem em quem mandava na Petrobras na época do mensalão.”

    Eu já expliquei que sou alfabetizado funcional, por isto as veses não consigo explicar o quero realmente dizer.

    Olha só o exemplo de maior atuação da PF
    https://exame.abril.com.br/brasil/policia-federal-prende-tres-servidores-por-semana/

    Quanto ao PT, era a maior organização criminoza que eu conhecia, até a acenção do PCC.
    Este superou o PT, na politica, economicamente e nos moldes operantes.( menino do morro) é a trilha sonora perfeita para eles. Tem governadores, prefeitos, juises, artistas. Já tem até representante no STJ.

    O PT sempre foi associado a ( Cuba, vila campesina, guerrilheiros da america latina, e tudo o que voce imaginar neste sentido). Mas foi eleito pelo seu voto, que não superou os outro milhões.

    Todos acham que o PT declinou com a Dilma Presidente, mas a real é que o PT ruiu ao seu alicerce cair. Quando José Dirceu foi preso, teve que ser isolado, assim o ser pensante, o articulador politico e o ser que sabia de cabeça a quem pagar e o principal quanto pagar. Tava fora do jogo, não é possivel por no papel estas informações, então quem ganhava 10 passou a ganhar 109, quem ganhava 100 ganhou 10 ae a base de governo ruiu, e o PT caiu.

    Resumindo não sou alienado e não defendo cores, mas defendo o meu pais, que ruma a passos largos para se tornar um México, Bolivia e Venozoela.

    E nenhum destes politicos podem nos salvar.
    Não são estadistas, e não querem o bem da nação, do pais nem do povo.
    Abraços.

  98. Professor 1 de Janeiro de 2018 at 13:59
    Concordo em total e inrrestrito.
    A propaganda é uma exelente arma de guerra.
    Abraços

  99. Eu concordo, professor

    E é justamente ai que as redes sociais passam a ter tanta importância
    Em outros tempos, jamais ficariamos sabendo das propinas da Globo

    Se a gente parar pra pensar, a grande midia de comunicação brasileira esta toda nas mãos de 3 ou 4 famílias…. e essas famílias tem claramente lado ideológico

    desse jeito fica fácil disseminar ódio em relação a um determinado partido, mesmo que TODOS eles padeçam dos mesmo males…

    Vai levar tempo, mas a tendencia é que a internet acabe com o monopolio da informação…

  100. O assunto é sobre sistema de armas e os cara ficam desviando do texto debatendo assuntos partidários. Aqui não tem moderador não???

  101. Amigos Bardini e Luciano!
    D-30 é praticamente inútil como canhão anti-tanque (tiro direto curto , cadeia REAL de tiro baixa (5-6 por min) e projetil BP-1 beeem fraquinho com 150mm de perfuração ).É usado bastante (inclusive pela Russia) mas so como obus tático ate o nível de batalhão da Inf Leve (Aeromóvel).
    Como “exterminadores” os últimos dois modelos que vem na cabeça são :
    – letal (porem fabricado nas quantidades míseras) 2A45M – Sprut-D de 125mm.
    – mortífero e amplamente utilizado ate hoje (inclusive dentro de TO da guerra civil na Ucrânia onde aprece em varios videos no YT) MT-12 (mais lembrado pelo nome “Rapira”) de 100mm
    Ambos podem disparar ATGM . Ambos podem receber informação de SACT. Mas o MT-12R dotado de radar “Ruta” continua a ser um tipo de arma perigosa e , economicamente falando , eficiente :
    mata na neblina , no escuro e nem precisa um operador de ponta.Um cursinho de 2 semanas ja basta..
    Um grande abraço!

  102. XFF 1 de Janeiro de 2018 at 16:35
    Desde já desculpe apenas quis desfazer o entendimento errado sobre o que disse.
    Tem moderador sim
    Mas da um desconto hoje é feriado e dia festivo
    Abraços.

  103. Vamos voltar ao tema antes de irritarmos o Nunão.
    Eu começo.
    O míssil Javelin guiado por IIR deveria ser utilizado para por fim a parte dos responsáveis pela miséria do Brasil e dos brasileiros e ser utilizado com sua poderosa ogiva de 8 km para explodir o Temer, o Lula, o Aécio e a Dilma e todos aqueles que ainda estão curtindo o réveillon fora das grades.

  104. Pois é.
    Admiro a posição da moderação de abrir e diversificar o máximo o debate.
    Mas, para mim, usou algum termo pejorativo recebe uma advertência. Utilizou de novo, não publica o comentário e bloqueia, se possível.
    Isso dos dois lados. Para os que falam em fanboy de americano e para o que falam de comunista de m….
    Teve um que disse que o Bosco se acha entendido por acompanhar o sistema de armas. Há algo de errado nisso? Ele já deixou bem claro que não é da área, sendo um entusiasta do assunto. E com isso contribui bastante para os debates do site. Qual contribuição técnica o sr. já deu a este espaço, seja fruto de pesquisa ou de conhecimento prático? Se você pudesse tecer um comentário técnico para contestar os pontos que o Bosco e outros apresentam, seria excelente para o debate.

    Ai vem o tal professor dizer que chegou à conclusão de que as forças russas estão à frente das americanas. Fiquei curioso. Investimento menor. Menos tecnologia. Menos soldados. Menos treinamento. Menos prática em conflitos modernos. Menos aliados militares. Eu jamais diria que o poder russo se limita à nukes. Mas, me parece que você está “pulando o corguin” com essa sua conclusão. Se puder, nos explique.

    Por fim, quanto ao assunto do tópico, são países soberanos e têm total direito de se defenderem. Fim de papo. Não é uma duzia de mísseis que irá fazer com que invadam a Rússia.

  105. Que saco, não dão sossego aos editores da Trilogia nem na virada do ano…

    O post não é de política, então por favor não encham o saco com essa coisa de partido x pra cá e y pra lá.

    Ajudem a fazer de 2018 um Feliz Ano Novo não só nas boas intenções, mas nas atitudes. Não é difícil.

    Depois não reclamem quando a tesoura começar a tesourar comentários.

  106. Felipe Moraes
    Uma coisa interessante nesse armamento, é q não dá condições ofensivas, pois serve para Defesa anti-carro.
    Isso evidencia muita coisa nesta situação.
    Sds

  107. Amigos Agnelo e Felipe!
    Ultimamente as forcas ucranianas usam tática de “pulo de sapo” : ocupando devagarzinho (rastejando na madrugada) os pontos na faixa neutra eles encurtam as distancias ate os postos de rebeldes e atacam nas distancias de tiro de RPG. Quando a situação pede (sujou , por exemplo) chamam apoio da artilharia e , dependendo da situação , dos blindados. Como resposta os rebeldes mandam recado de volta. E nessa hora quem estiver com alguma “vantagem” significativa no poder de fogo e na precisão ganha (ou perde) uns 50-100 metros da faixa.Tal tática é denunciada pelos funcionários da OSCE no local mas ate agora foi completamente ignorada pelo conselho de segurança. Logo um plausível aparecimento de qq (repetindo – qualquer !!!) lado algum tipo de arma MELHOR eleva o fator de desestabilização na região toda ate um patamar altíssimo.
    Observando que hoje(!!) dentro de uma faixa de 30km entre exercito ucraniano e forças rebeldes não ha NENHUM alvo para Javelin pois tudo com mais de 100mm foi retirado linha de confronto dos dois lados.Principalmente Armata ou T-90 🙂 .
    Um grande abraço!

  108. Felipe Morais 1 de Janeiro de 2018 at 19:02

    Ai vem o tal professor dizer que chegou à conclusão de que as forças russas estão à frente das americanas. Fiquei curioso. Investimento menor. Menos tecnologia. Menos soldados. Menos treinamento. Menos prática em conflitos modernos. Menos aliados militares. Eu jamais diria que o poder russo se limita à nukes. Mas, me parece que você está “pulando o corguin” com essa sua conclusão. Se puder, nos explique.

    Nem sequer lê direito o que eu escrevo e questiona? no meu comentário existem os links de sites onde estão os argumentos do que eu afirmei. Não viu? é tão ideologicamente apegado aos Estados Unidos que não consegue nem enxergar os links que eu postei? vá no meu comentário e procure.

  109. Obrigado ScudB
    Pelo q entendi, então, são missões de patrulha de combate. Uma postura ofensiva estando na defensiva, já q não podem realizar uma operação ofensiva de vulto.
    Interessante, q em diversos outros conflitos já teriam levado ao CS ter tomado alguma atitude.
    Infelizmente, qq assunto q envolvam os 5 permanentes, ainda q de forma tangente, fica assim.
    Sds

  110. HAHahha… Pro americanos são muito sonhadores! Alguns dEles devem seguir aquele ditado: “A mentira cintura contada muitas vezes até ela se tornar verdade para ele mesmo-”
    Esse mísseis não vão evitar de a Ucrânia continuar a não ter poder sobre os separatistas e perder território!

    Fala do exército russo não é cabível… Eles tomam Ucrânia e Geórgia em semanas se for preciso.

    Esperando final da copa do mundo… dependendo dos movimentos da Ucrânia.
    Russia pode usar a mesma desculpa de Israel em seus territórios para defender os separatistas e que grande maioria de Torcedores pro americanos apoiam.

  111. “Esse mísseis não vão evitar de a Ucrânia continuar a não ter poder sobre os separatistas e perder território!”

    Foi exatamento o que eu disse ali atras… não conseguiram ajudar os rebeldes moderados na Siria… não ajudarão os Ucranianos
    Na verdade eu tenho ctza de que os EUA não acham que conseguirão fazer isso… eles só querem msm é manter o conflito ativo…. nada mais que isso….

  112. Muito drama por nada. Este tipo de armamento é defensivo por natureza. Ou alguém acredita que, armados com javelins alguém pensa em invadir a Rússia?

  113. Professor 2 de Janeiro de 2018 at 1:31

    É impossível levá-lo a sério visto que sequer você se dá esse trabalho! Os sites que você citou, especialmente o risível “The Saker”, são notórios sites de propaganda russa, versões ainda mais desavergonhadas e divorciadas da realidade que a famigerada Sputnik. Aliás, o referido “The Saker” ao fazer diversas referências ao tal “império anglo-sionista” ainda se mostra antissemita….

  114. HMS TIRELESS 2 de Janeiro de 2018 at 11:03

    Então por que não contrapõe os argumentos deles? propaganda ou não, ele lançou uma tese. Desminta-a. Com argumentos, porque xingá-lo de troll russo ou antissemita não é argumentar.

  115. Professor 2 de Janeiro de 2018 at 11:15
    Sedizente “Teacher”, Trolls não lançam teses, apenas bravateiam bobagens! Basta você se olhar no espelho para constatar isso…..

    Quanto ao Troll russo, não se trata de xingamento e sim constatação! basta ver que ele usou a expressão “império anglo-sionista”. E ele estão tão errado quando a pretensa “superioridade militar” russa que a comissão do Almirante Kusnetsov para a Síria resultou em uma pane que imobilizou o navio no meio do mar, 10% do componente aéreo perdido em acidentes operacionais e o fato ainda mais constrangedor de que parte dos aviões embarcados teve de operar em bases terrestres. E enquanto você repete as bobagens do Troll russo os NAes da USN estão lançando aviões que estão a bombardear o ISIS…..

    Entendeu ou quer que eu desenhe?

  116. Prezado Professor
    Sem enveredar aqui pela disputa política-ideológica-partidária, concordo com o seu comentário sobre o uso da estrutura de Hollywood e das mídias sociais acerca da imposição cultural dos norte americanos sobre os demais países, principalmente os do terceiro mundo, segmento no qual o Brasil faz parte.
    Isso é muito utilizado em países totalitários. Aqui perto tivemos os exemplos de Vargas e Peron. Na segunda guerra mundial EUA e Alemanha abusaram deste recurso. Mais recentemente houve o exemplo da Venezuela do Chávez. Paro por aqui.
    Mas atualmente este “bombardeio” cultural não parece ser orquestrado pelo governo yankee. Isto porque lá não existe subsídio à indústria cinematográfica e atividades afins. Eles produzem filmes se auto endeusando por puro patriotismo. Eles têm orgulho do seu país. Ostentam a sua bandeira na frente de suas casas diariamente. Aqui nem mais no 7 de Setembro. Apenas nos jogos da seleção durante as copas.
    E a indústria do cinema produz estes filmes para o público interno. Que é a maior massa consumidora do mundo. Fora o eixo NY-Boston, o norte-americano típico sabe apenas que ao norte está o Canadá e ao sul o México.
    Estas produções são espalhadas pelo mundo porque caíram no gosto da população mundial. Basta ver que filmes europeus ou asiáticos são garantia de fracassos de bilheterias, exceção dos filmes de kung fu. Que muitos já são produzidos nos EUA. Afinal, dá lucro? Então os norte-americanos fazem.
    Nós somos dominados culturalmente por eles? Somos. Nós e muitos bilhões de terráqueos mais. Como nos livrarmos disso? Educação. Somente um povo culto saberá separar o joio do trigo. Porque daí, se determinada rede de TV estiver nos bombardeando com um assunto lá deles e que não nos interessa, é só mudar de canal. Ou desligar a TV. E pegar um livro.
    Eu particularmente gosto de filmes sobre a II GM, onde a propaganda a favor dos EUA é massacrante. Também gosto de “farwestões”. Mas nem por isso aceito que as TVs dirijam toda sua programação durante as eleições lá deles ou sobre os recorrentes atentados. Eu simplesmente vou procurar minha turma.
    Abraço.

  117. Não existe argumento no mundo que faça um russófilo esquerdista antiocidental repensar seus conceitos. Simplesmente sua rede neurosináptica já foi determinada numa idade muito tenra. Aí, quando uma mente vulnerável encontra um fator crítico de expressão social, a coisa toda tá formada. Isso é comum em relação à determinados cérebros que são basicamente direcionados a acreditar cegamente em algo, seja numa ideologia, num time de futebol, partido político, religião, etc.
    Se esse tipo de indivíduo não abraçasse o comunismo ou o petismo ou o Marxismo Cultural ele seria um crente fervoroso, com uma fé à toda prova, ou um louco por escolas de samba ou time de futebol ou partido político. E não raro mais de uma junto.
    A mente desses indivíduos simplesmente não consegue funcionar sem estar inserida no comportamento de manada e se obrigam a pensar em grupo ficando vulneráveis ao pensamento coletivo pré-estabelecido. Isso é confortável. Ter um pensador coletivo que já destrincha todos os mistérios da vida e lhes fornece uma razão para se lutar e até morrer. Cerca de 20% dos indivíduos são assim mas fazem tanto barulho que os fazem parecer 90%.
    E aí entra a figura do inimigo externo e do culto à personalidade. São os arquétipos básicos da nossa psiquê explorados muito bem por quem domina as técnicas de doutrinação.
    Quando já na idade adulta (mesmo quando não direcionam sua formação intelectual e profissional para operarem diretamente com seus dogmas adquiridos) já não adianta nenhum argumento porque a trilha sináptica já está formada e não há pensamento racional que dê jeito.
    Só um míssil Javelin entrando na cabeça do infeliz ou quem sabe umas duzentas sessões de eletrochoque.

  118. Pessoal…

    Vamos com calma…

    Ninguém aí em cima disse que o FGM-148 equilibraria de cara uma situação contra uma força blindada bem organizada e motivada.

    Esse armamento apenas oferece uma provável vantagem a quem o utiliza por poder engajar teoricamente a uma distância superior ao que se seria o alcance do canhão de um carro de combate. Mas se considerarmos outros elementos, como terreno e superioridade aérea, resta evidente que o uso ainda assim se dá sob riscos.

    Mesmo considerando ser um tipo “launch and forget”, a posição do atacante pode eventualmente ficar comprometida. Ainda se considerarmos a equipe de tiro passar despercebia por observadores aéreos ou tropas de reconhecimento, o disparo por si só irá denunciar a presença, alertando todos na área.

    Também considerando não haver reconhecimento prévio por meios aéreos ( e poderá não haver, se houver superioridade aérea adversária ), então o agente lançador estará restrito a seus próprios meios ou outros meios de solo, o que poderá significar ficar ao alcance do carro de combate de qualquer jeito. Aliás, há a própria questão do terreno… Acidentes geográficos tornam poucas as chances de se ter uma oportunidade que permita o uso do sistema no seu máximo alcance operacional. De fato, tenho que na esmagadora maioria das vezes o disparo se dará ao alcance de uma retaliação.

    Pra mim, a grande vantagem do ‘Javelin’, fora a portabilidade e operação relativamente simples, é poder melhor utiliza-lo de posições geograficamente privilegiadas; melhor do que o seria com um equipamento mais volumoso, o que permitiria ao usuário disparar de posições que outros não poderiam graças a sua forma compacta e ao disparar em ângulo para cima ( o ‘Spike’ israelense também é soberbo nesse quesito ). E no caso do míssil americano, o disparo pode se dar inclusive com a unidade de controle separada do restante, o que coloca a equipe de tiro em relativa segurança. Mas ainda assim, por conta da mobilidade restrita as pernas de um soldado, entendo que raras vezes seria possível utiliza-lo de modo ofensivo e coordenado. É uma arma necessariamente defensiva.

  119. Professor ( 30 de dezembro de 2017 at 19:16 )

    O primeiro artigo apenas mostra exatamente aquilo que sempre debatemos aqui: o dilema representado por cenários assimétricos, e que é uma preocupação não somente de americanos… Fora isso, ignora certos aspectos básicos, como a absoluta importância do controle naval exercido pelos EUA ( considerando que o comércio mundial depende do que passa pelo mar, dá pra entender o que isso representa ).

    Já o segundo artigo que apresentou, mostra exemplos que fogem absolutamente do contexto, posto não analisarem as necessidades das distintas forças armadas e o cenário atual…

    No mais, receio que o conhecimento acerca das vulnerabilidades da OTAN e dos EUA não seja novidade…

    Desde a Guerra Fria, a OTAN já projetava poder frear as avalanches blindadas do Pacto de Varsóvia apenas com armas nucleares táticas… Todos os planos de contenção, até onde já pesquisei, dependiam de gargalos geográficos naturais, como a região ao largo da Bacia do Rio Fulda ( por onde se pensava passar o grosso das forças russas rumo a Oeste, e onde os americanos concentraram o melhor de suas forças na Europa ).

    Ocorre que o cenário mudou…

    Primeiro, quase todo o Leste Europeu migrou pra OTAN e não quer ver russos pintados nem de ouro. Se antes os russos estavam logo atrás do Elba, hoje estão pra lá do Berezina…

    A seguir, os ultimos anos presenciaram um decrécimo vertiginoso de todos os atores. De fato, não foi somente a Rússia que perdeu. Seu entorno inteiro desceu… Britânicos, alemães e franceses em particular viram seus poderios se reduzirem a uma fração do que já foram; notadamente ao longo dos anos 90. Hoje, chega-se ao cúmulo de ver uma RAF reduzida a menos de duas centenas de ‘Typhoon’ e o Budeswerh dotado de menos carros de combate que o EB (!).

    Mesmo os EUA, que conservaram a maior parte de seu poderio ao longo desses anos, se preparam para ter uma força aérea menor, tentando tudo para conservar um exército com números que valham, dando prioridade maior a suas forças expedicionárias ( leia-se fuzileiros navais – USMC ) alinhadas a uma marinha que visa manter números com qualidade ( de fato, o número de navios que USN dispões hoje, mal dá para as atuais necessidades dessa força )…

    Quanto aos russos em si, o fato é que estão apenas recuperando uma parcela do poder que já tiveram. Observe também que, diferente dos americanos, os russos não tem uma preocupação muito maior com uma poderosa força naval de superfície ou uma poderosa força expedicionária ( que se constituem nos seguimentos mais caros de quaisquer forças militares; marinha e fuzileiros ), haja vista as necessidades muito maiores em seu próprio solo do que o seria para os americanos… Logo, nada mais natural que os russos reservem uma proporção maior de seus recursos as forças mecanizadas e tenham investimentos proporcionalmente mais pesados nessa área.

  120. A venda dos Javelin foi tão impactantemente braba que aumentou as tensões políticas aqui no Brasil/Forte !!!kkk

  121. Bosco 2 de Janeiro de 2018 at 12:56

    Leia esse seu comentário, em voz alta e se olhando no espelho, substituindo russófilo esquerdista por americanófilo direitista.

  122. Rafa_positron 1 de Janeiro de 2018 at 8:44

    Porque nobre acéfalo..

    Não vai achar escritura de nada no nome dele..

    Foi condenado por lavagem de dinheiro…

    Antes senão me engano em 2006, o condenado, já tivesse declarado no IR dele o “Tipékis”

    Eu nunca vi alguém declarar em IR algo que seja de terceiros.

    Também não tem venda ahahahaah

    Era dele não vendeu e não doou. É de quem ?

    Meu que não é.

    Só isto já bastava para condenar, porque ele não provou a origem dos vencimentos para ter pago o imóvel e na sentença tem as prestações que ele pagou.

    Entendeu agora ou quer que o tio desenhe para você?

    Isto é LAVAGEM DE DINHEIRO E CORRUPÇÃO – justamente o que tem na sentença.

    Eu estou pagando o meu apartamento e para poder aprovar o financiamento tive que provar real por real da minha renda.

    O caso dele é mais grotesco, porque usou de Cooperativa que as regras são muito mais frouxas..

    Nem precisa comprovar muita coisa e nem assim conseguiu.

    Também vai ser difícil achar conta bancária no nome dele com milhões…

    Mas como ele bem mesmo falou para o Moro..

    Pode fazer com a voz dele que fica mais legal..

    Olha..Dr Moro…eu não sei o quanto eu ganho, vou chutar.

    Qualquer um por mais rico que seja sabe exatamente o quanto ganha por mês.

    Ninguém que anda com Rolex de 100k é liso amiguinho.

    Agora se você acha que não tem provas..

    Que é político..

    Que é isto que é aquilo..

    Leia a sentença completa abaixo* e começa a fazer barulho na frente do TRF4.

    https://abrilveja.files.wordpress.com/2017/07/sentenc3a7a-lula.pdf

    *Coloquei pra zuar..

    Você não vai conseguir interpretar o texto.

  123. HMS TIRELESS 2 de Janeiro de 2018 at 16:13

    Faz assim: siga o exemplo do RR, ele defende os interesses dos Estados Unidos com inteligência e classe.

    Ou então faz melhor ainda: sai da minha aba, cara, eu sou casado, me esquece.

  124. O amigo “que ninguém tinha ainda ouvido falar dele” do Temer foi pego com 500 “pirla” na mala depois de ter sido armado uma situação que gerou um “flagrante” gravado em vídeo. E foi um escândalo nacional. Menos de uma semana depois de revelado o “escândalo” pelo dono da “Friboi” o PGR já tinha a denúncia feita contra o Temer antes mesmo de prender e ter o depoimento da principal testemunha e coautor do crime de corrupção, o carregador oficial de mala presidencial. Testemunho esse que seria essencial para embasar a denúncia.
    Quase tiram a presidência do manequim de necrotério por conta do “amigo” dele carregar dinheiro de boteco numa mala. Já o amigão íntimo do Lula (o Palocci) tinha mais de 1 bilhão em bancos no exterior mas o Lula não tem nada com isso. É considerado pelos militantes mais honesto que Jesus e não pode ser responsabilizado pelas travessuras que os seus amigos íntimos fazem.

  125. Correção: Testemunho esse que seria essencial para embasar a denúncia e que teria o poder de uma ogiva do míssil JAVELIN.

  126. Quando o Lula soube há dois anos que seu homem de confiança e amigo íntimo Palocci tinha um bilhão não declarado ele não teceu nenhum comentário ácido ou de reprovação ou citou ter tido sua confiança abalada no amigo; ao contrário, continuou a tecer os maiores elogios ao seu homem de confiança. Mas bastou o Palocci declarar que o Lula era parte ativa da corrupção da Odebretch que o ele de uma hora para outra mudou sua opinião e chamou o agora ex-amigo de dissimulado, calculista e enganador.
    Ou seja, para o Lula um de seus correligionários ter um bilhão de reais não declarados em paraísos fiscais não é nenhum problema ético ou moral, mas denunciá-lo é um problema de personalidade e uma psicopatia gravíssimos.

  127. E ta complicado o negócio aqui hoje ..
    E sobre estes Javelin logo logo vão estar nas maos de alguns grupos terroristas ou ate mesmo nas mãos dos rebeldes Ucranianos , Isso ai se não virar fogos de artifício em algum armazém..

  128. Professor…

    Eu apenas me restrinjo a comentar sobre aquilo que me desperta interesse… Nem mais e nem menos…

    Não me preocupo se o meu comentário acabará adquirindo tom favorável as ‘estrelas e listras’ ou se demonizará a ‘union jack’. Me interessa pura e somente o “brainstorm”. E para que ele ocorra, devem haver posições tecnicamente antagônicas. É daí que saem as conclusões mais acertadas acerca de qualquer coisa…

    No mais, apenas busquei explicar, do meu ponto de visada, como as forças armadas americanas evoluíram de forma diferente em relação as russas/soviéticas, e por isso a “fraqueza” destas primeiras em comparação com seus adversários de além mar.

    Como disse anteriormente, os russos tem necessidades muito maiores de deter um maior poderio em solo, haja visto as imensidões a cobrir e os adversários potenciais em múltiplos frontes, contra os quais devem estar de prontidão e manter poderosas reservas. Daí a quantidade “absurda” de carros de combate e o investimento pesado em inovações nesse sentido. Eles também não tem por prioridade saírem do continente pra lutar, e assim não precisam de uma grande força expedicionária e naval; fora o fato de que os próprios mares fechados onde atuam se convertem em um obstaculo natural. Por isso o investimento maior em submarinos em detrimento de uma grande força de superfície, para negar esses acessos, além de buscar negar o tráfego em mares mais distantes ( notadamente o Atlântico, por onde viriam os reforços americanos para a Europa ).

    Seja como for, aparentemente os russos estão reconsiderando essa postura, e buscam constituir uma capacidade de projeção de força maior, com um NAe, vasos anfíbios e escoltas de maior performance, além de se comporem com uma elite mecanizada e blindada de qualidade material equivalente a do Ocidente, prova de que estão pensando em atuar com força fora de seu continente ( algo que chineses também perseguem )… Ocorre que esse investimento em qualidade, se se mantiver, irá drenar os recursos que mantem suas quantidades abismais… Logo, os números russos podem muito bem diminuir no longo prazo…

  129. Manuel e Scud,
    Que eu saiba o tempo de conservação dos mísseis antitanques selados nos tubos e conservados em local adequado é de 20 anos. Claro que se forem levados em campo e não forem utilizados esse tempo de “vida” irá ser reduzido.
    Os mísseis ar-ar que não são selados e que são levados em missões várias vezes sem ser utilizados têm tempo de conservação menor (10 anos) e exigem manutenção de meia vida.

  130. Bravox,
    A velha máquina suga cérebros da CIA tá fazendo a população inteira do Irã se voltar contra os governantes legítimos que depuseram o tirano capitalistas Xá Reza Pahlevi acomunado com os imperialistas americanos para explorar o povo.
    Aquele HAARP lá no Alasca deve estar a todo vapor e logo, logo, o petróleo iraniano estará jorrando nas torneiras dos americanos.

  131. “Faz assim: siga o exemplo do RR, ele defende os interesses dos Estados Unidos com inteligência e classe.”

    O cara escreveu dois comentários repletos de bons argumentos e explicações, mas mesmo assim o tal professor bosteja isso ai encima.

    Sinceramente, a melhor alternativa é ignorar.

  132. A única coisa que posso falar sobre a Ucrânia é : Bem feito, quem mandou entregar seus mísseis e ogivas nucleares ?
    .
    Nunão
    Favor aceitar última forma ao pedido do Bosco de fechar os comentários. Só aqui vejo esquerdista apanhar com tamanho estilo.
    .
    Se o BR se enroscasse com a Venefavela, quantos apátridas vermelhos se manifestariam contra ?
    .
    Bosco.
    Muitos que conheço que defendem Luís Inácio possuem um bom padrão de vida, com salário de 5 dígitos, exceto centavos.
    Arrotam um esquerdismo grosso mas não abrem mão de um modo de vida “capEtalista”.
    Acham “pobre de direita” hipocrisia, talvez até seja, mas “classe-média de esquerda” soa igual.

  133. Bosco 30 de dezembro de 2017 at 21:31 e ScudB 1 de Janeiro de 2018 at 16:58

    Obrigado pelas respostas atenciosas e detalhistas.

    Parece que os canhões ACC, como conceito, foram superados pelos ATGM, pelo visto. Mesmo com a sobrevivência de alguns canhões sem recuo, pelo que o ScudB falou, os ATGM apresentam grande eficiência, letalidade e peso/volume menor, sem falar no adestramento, que tb acho q é menor do que o de uma guarnição de um canhão anti-carros dos anos 40/50.

  134. Desde que o primeiro CC surgiu que a Infantaria passou a se virar, com fuzis anticarro de 13mm, canhões leves até 37mm, os primeiros lança-rojões… tudo armamento defensivo. Assim como os Javelin.
    E como foi dito, sua mobilidade depende das pernas dos infantes, o que ofensivamente falando, não é bom.

  135. Falando sobre o assunto, a AvEx está para decidir entre 3 mísseis para equipar os Fennecs:
    -Spike ER
    -AGM 176 (que é a versão do Javelin aerolançada)
    -Hellfire II

  136. Manuel,
    Não sabia dessa concorrência.
    Só uma observação, o Griffin (AGM 176) não é uma versão do Javelin. E dos que você citou é o único que não possui uma ogiva antitanque, sendo mais apropriado para operações assimétricas.
    Um abraço.

  137. Delfim Sobreira

    O que o senhor acha da ajuda humanitária de Cuba ao brasil através do programa Mais Médicos?

  138. Desculpe me meter na pergunta sobre médicos cubanos…
    Desperdício de dinheiro.
    Há centenas de médicos q podem ser mobilizados pelo Sv Mil ou pelo Sv civil, q só falta ser regulamentado.
    Vi médicos cubanos em prefeituras vizinhas a cidades com faculdade de medicina. Bastou o prefeito ser do PT…
    Demos dinheiro pra manter a pior ditadura q já houve nas Américas, pq o governo não tinha compromisso com o Brasil, mas com uma ideologia q exige a negação do patriotismo.
    Mais uma c@g@d@ homérica do lulopetismo.
    Sds

  139. Obrogado Bosco pela resposta… vejo muito debate sobre sistemas de armas da OTAN contra sistemas de armas russas mas acho interessante colocar as armas européias contra americanas ou israelenses.

    Infelizmente os debates na Trilogia tem caminhado algumas vezes para debates políticos internacionais que em nada influem nas nossas forças. Pelo menos é assim que entendo. Se não for comentarista antigo do blog eu nem perco tempo em ler esses textos enormes e sem sentido.

  140. Essa é boa; o primeiro caso no mundo que um país paga a peso de ouro a ajuda humanitária que recebe. Já disse, esquerdismo é doença mental.

  141. sub-urbano 3 de Janeiro de 2018 at 8:47

    Caro Relojoeiro, o programa mais médicos não é ajuda humanitária pois a mesma não é vendida ou comprada! Na verdade o referido programa foi uma forma que o Lulopetismo encontrou para financiar a claudicante ditadura cubana e emplacar um poste para o governo do Estado de SP. Os paulistas não engoliram o engodo….

  142. Sobre o Mais Médicos é importante desmentir esta inverdade de que os médicos são cubanos. Isso só ocorreu o início do programa 4 anos atrás. Com a expansão do programa em 2015 todas as vagas abertas foram preeenchidas por brasileiros. Em geral, brasileiros que se formaram em faculdades do exterior mas que não conseguiram validar o diploma no Brasil (informação oficial que consta do site do programa).

  143. Michel Lineker,
    (3 de Janeiro de 2018 at 11:20)
    .
    Talvez estejam sem paciência com o recorrente desvio dos assuntos das matérias.
    .
    Infelizmente temos guinado as discussões para dois temas contumazes:
    – ‘russófilos’ versus ‘americanófilos’, ou
    – o que o EB deveria fazer ou deixar de fazer.
    .
    Forte abraço,
    Ivan, um antigo infante.

  144. Bosco 3 de Janeiro de 2018 at 7:37

    Na última edição da T&D, a 150, fala sobre o processo. Foi bom vc ter falado sobre o AGM-176. Não sabia que ele tinha essa limitação de capacidade de penetração, não sendo portanto um míssil indicado para atividade antitanque.

  145. Acredito que pelo cenário Sul-Americano, essa quantidade adquirida de Javelins pela Geórgia (410 misseis Javelin +lançadores) seria o suficiente.
    Acredito que o EB poderia suportar uma despesa dessas de USD 75 milhões a cada 10 anos.

  146. Sejamos justos: EUA tb não gostaria se a Rússia armasse o Canadá em um momento em que os dois países estivesse enfrentando problemas diplomáticos. Alias os EUA e seus aliados ocidentais vem se aproximando e armando os países que fazem fronteira com os Russos, óbvio que este se sinta ameaçado, qua país não se sentiria?? Agora temos que reconhecer que o culpado dos Russos terem péssimas relações com alguns dos seus vizinhos é da própria Rússia. OS EUA são oportunistas e intervencionistas, aproveitaram a oportunidade e estão fazendo o que é bom para DC, pouco se lixando se está criando ou não tensões desnecessárias na região. Os americanos por sinal só são mais intervencionistas que os Russos por duas questões: primeiro eles tem mais meios de o ser e outro que eles tem mais dinheiro. Se o PIB Russo fosse igual ao norte americano e o departamento de defesa russo recebesse a mesada astronômica que é a americana, você pode ter certeza que veríamos os Russos sendo bem mais intervencionistas que os Estados Unidos. Cada um faz o jogo que interessa ao seu país, essa é a verdade. Um dos tontos do cenário internacional somo nós, que sequer sabemos fazer política interna quanto mais externa kkkk

  147. Poucos mísseis não faram diferença alguma na guerra da Ucrânia. Mais provável é que sejam usados em áreas específicas para defesa de pontos estratégicos. Também existe a possibilidade dos russos armarem os talibãs com armas pesadas ( Rússia já transferiu centenas de armas leves para o grupo).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here