Trump responde ao líder da Coreia do Norte: ‘Meu botão nuclear é muito maior e poderoso’

59
Kim Jong-un e Donald Trump. LUCAS JACKSON – REUTERS

Presidente dos EUA volta a se envolver numa disputa com Kim Jong-un em plena tensão atômica

Por J. M. AHRENS

Há frases que definem uma presidência. Outras que marcam um momento histórico. E algumas que simplesmente retratam quem as pronuncia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pôde evitar ser ele mesmo na noite se terça-feira, 2 de janeiro – e, ante sua maior responsabilidade, a gestão de uma crise nuclear, responder ao seu arqui-inimigo norte-coreano com uma afirmação que mostra claramente sua forma de ver o mundo. “Kim Jong-un disse que o ‘botão nuclear está sobre sua mesa o tempo todo’. Alguém desse regime debilitado e faminto pode avisar a ele que eu também tenho um botão, mas que o meu é muito maior e poderoso, e que o meu funciona?”, disse o presidente no Twitter.

Suas palavras eram uma resposta tardia às declarações feitas na segunda-feira pelo tirano da Coreia do Norte, que reiterava que seu país, embarcado numa vertiginosa corrida armamentista, já era um Estado nuclear com um “forte poder” de dissuasão.

“Todos os Estados Unidos estão ao alcance de nossas armas nucleares, e um botão nuclear está sempre sobre minha mesa. Essa é a realidade, não uma ameaça”, afirmou Kim Jong-um num discurso, cujo eixo, porém, foi a abertura de uma via de diálogo para que uma delegação do Norte possa participar dos Jogos Olímpicos de Inverno que o Sul organiza. Uma iniciativa que poderia contribuir para uma aproximação, mas à qual Trump não quis dar ouvidos. Ao contrário: preferiu lançar um ataque verbal que confirma uma das características de sua personalidade: responder a qualquer desafio com outro maior.

Não é a primeira vez que ambos os mandatários se engalfinham. Em setembro, durante sua estreia na Assembleia Geral da ONU, o presidente norte-americano ameaçou a Coreia do Norte com a “destruição total” se o regime asiático colocasse em perigo a segurança dos EUA, chamando Kim Jong-um de “homem-foguete”. “Com certeza, vou domar com fogo o americano desequilibrado e senil”, respondeu o tirano, num pronunciamento transmitido pela TV.

Essa troca de insultos se repetiu em novembro. Na reta final de sua viagem à Ásia, Trump chamou de “gordo e baixo” o Líder Supremo após ser retratado pela imprensa norte-coreana como um “velho lunático”. Agora, voltam à rota de colisão os dois homens que protagonizam o maior enfrentamento nuclear da década.

FONTE: El País

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
6 anos atrás

Isso já está parecendo briga de criança, o cidadão americano médio não fica com vergonha disso não?

E antes que as viuvas dos âmis venham xingar, sim, eu sei que a nossa politica não é melhor que a deles.

Manock
Manock
6 anos atrás

Dois idiotas!

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
6 anos atrás

Fantastica a declaração de Trump, e verdadeira em todos os sentidos! É bom ver novamente a America tratar genocidas e bandidos sanguinarios (desses que matam o tio com arma antiaerea) da unica forma que entendem.

Esse ditador sadico matou sua propria familia com os aplausos do e omissao do ocidente. Nao mais.

A eleicao de Trump pelo povo americano foi a maior derrota do comunismo ateu no mundo contempraneo.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O pessoal reclama quando os americanos utilizam o discurso politicamente correto de levar a democracia ao mundo e reclama quando eles baixam o nível do discurso. Aí fica complicado! O que será que o Putin faria no lugar do Trump? Iria negociar? Será que o Putin ia ser politicamente correto e tolerante se houvesse uma Ucrânia nuclear ameaçando lançar uma meia dúzia de ICBMs sobre a Rússia? A cada demonstração de machismo do Putin por qualquer coisinha boba a turma de fanzocas deslumbradas entra em orgasmo, agora o Trump calado é um poeta, e com um cara maluco, um ditador,… Read more »

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

tudo bem que é infantil essa discussão, concordo que ambos os presidentes já estão passando dos limites com essas provocações pelo twitter, coisa de moleque isso !! mas se analisarmos friamente o Trump só está agindo como “líder” (da forma infantil dele) de mostrar ao povo americano e ao líder norte coreano, que não ficará impune qualquer hostilidade que vier por parte de lá. Reafirmo, é infantil e irresponsável oq esses dois estão fazendo ! Mas o gordinho e o seu regime ABUSAM da paciência ameaçando todo mundo naquela região, como se um artefato nuclear fosse um brinquedo novo que… Read more »

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

Bosco 3 de Janeiro de 2018 at 22:34

assino embaixo, falou a mais pura verdade!

Possani
Possani
6 anos atrás

Sera que é tão dificil envenenar o gordinho?

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Bosco 3 de Janeiro de 2018 at 22:34, muito bom!
Isso está parecendo aquela coisa de escola, onde franzino que para provar que merece entrar numa turma, fica provocando o mais forte da escola e mesmo sabendo que vai apanhar, a turma ainda tenta incentivar ele a fazer essa doideira.
Daí quando ele apanha, todo mundo fica dizendo que o mais forte é prevalecido, a diretora chama os pais e o aluno é suspenso.

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Eu acho uma idiotice a atitude do Trump, há maneiras melhores e mais beneficas para ele, seu governo e pais responder o “Godinho” sem recuar ou mostrar fraqueza.

Nordestino Arretado
Nordestino Arretado
6 anos atrás

Olá amigos, alguém poderia me responder que veículo é esse que aparece aos 42:10 minutos do vídeo abaixo, e qual sua utilidade e eficácia num cenário de combate? Achei ele bastante interessante, poderiam equipar a maioria dos batalhões de infantaria motorizada do Brasil, principalmente no nordeste e centro-oeste.

https://www.youtube.com/watch?v=0yIUAGMdog0

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Augusto 3 de Janeiro de 2018 at 23:37
Por favor então nos diga quais são as outras maneiras. O governo americano espera ansiosamente, pois diversas estratégias foram testadas e agora ninguém sabe o que fazer.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O gordinho comunista utiliza a população inocente e manipulada do seu país como bucha de canhão pra manter seus privilégios e de toda a ELITE e usam os coitados proletários como escudos humanos. É muito difícil os EUA atacar o país com armas atômicas sem causar imensas baixas na população civil e o monarca comunista líder do proletariado local sabe disso e usa e abusa da retórica porque sabe até onde vai a corrente do buldogue. Mas ele sabe muito bem até onde ir. Mesmo que algumas bombas atômicas realmente atinjam os EUA (e eu duvido que isso ocorra) fato… Read more »

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Daglian na decada de 80 a população americana com lembrancas do vietnam e com vergonha de usa força contra o avanca comunista perdia cada vez mais terreno, invasão soviética no Afeganistão após um golpe de estado mal fadado dos comunista, golpe comunista em Granada, Nicarágua se alinhando com a URSS, revolução islâmica no Irã e ai chegou o Reagan usou a forca venceu a Urss e ganhou a confianca e apoio nunca antes vistos da população americana e não usou dessas atitudes infantis do Trump, mas era o Reagan né o cara era comunicativo. Ou seja há meiras de responder… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

E se houver um ataque nuclear americano ao pai dos pobres norte coreanos e líder vitalício do proletariado local a China não vai fazer nadica de nada. Muito pelo contrário! Vai ficar com o rabinho entre as pernas vendo tudo acontecer e sem querer provocar porque no nível de tensão que as forças americanas estarão qualquer revoada de urubu pode ser interpretado como um ataque chinês. O Putin idem! Os EUA estão há cerca de duas décadas doidos pra jogar uma ou duas bombas nucleares de baixo rendimento num país do 3º Mundo e só o que seguram eles é… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Augusto, A China se gaba a toda hora que é capaz de construir 50 fragatas por ano. Construiu ilhas artificiais com fins militares onde antes havia mar. Apoia o programa nuclear e missilístico da CN, um país governado por um ditador, e a CS e o Japão têm que ficar tranquilos e não responder à altura só porque um dia num passado distante os japoneses foram malzinhos e invadiram a China e cometeram os mais terríveis crimes de guerra e por isso os filhos deles hoje podem ser sacrificados para pagar a bestialidade nipônica do passado, em nome de algum… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O Trump foi muito feliz quando disse: “Alguém desse regime debilitado e faminto pode avisar a ele que eu também tenho um botão, mas que o meu é muito maior e poderoso, e que o meu funciona?” O que vemos (inclusive nos blogs de Defesa no Brasil) é um monte de gente avisando os EUA pra ter cuidado porque “acordaram o Dragão”, que o “Urso está afiando as garras”, que a CN (pavão??) tem meia dúzia de bombas nucleares, etc. Mas será que do outro lado tem gente avisando para o Dragão, o Urso e o Pavão terem cuidado porque… Read more »

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Dale Trump! Maior trollada da historia do Twitter! Hahahahahahah

Professor
Professor
6 anos atrás

Ouviste o que o Grande Mestre Bosco revelou, Dragão? o poder atômico da Águia é vinte vezes maior que o vosso! Vinte vezes!

Portanto, tremei, Dragão! Ainda que ressuscitasseis dezenove vezes, seríeis morto outras tantas.

E vós, Dragão infame, podeis matar a Águia somente uma única vez.

Cristiane
Cristiane
6 anos atrás

Me expliquem essa logica, os USA tem armas nucleares e lançaram 26 mil bombas convencionais ano passado em 7 países que não o atacaram, e os USA são os mocinhos defensores do mundo e o vilão da historia e a coreia do norte que ate onde sei não ataca ninguem e so destroi o proprio povo? Stalin era ditador, os chineses tb e nenhum deles usaram armas nucleares agora o gordinho norte coreano so pq tem as armas nucleares vai usar elas contra o mundo, mesmo sabendo que sera destruido totalmente se o fizer? Pelo amor de Deus né gente,… Read more »

Ruan
Ruan
6 anos atrás

Bosco, melhor comentário! parabéns, é preciso um choque de realidade para esse povo.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Dale Bosco, tem muito zé ruela que insiste no erro e não aprende e nem consegue ser imparcial, tem que defender seu mundinho mágico e colorido onde só existe uma realidade possível mesmo dentre infinitas variáveis.

Arariboia
Arariboia
6 anos atrás

E as pessoas vestem a cueca ou calcinha americana e batem no peito… Isso deixou de ser sobre assunto militar, pra virar briga de capitalista com comunista e religião! Vem esses debates tolos, que veja que a esquerda ou direita brasileira são iguais… Caminhos diferentes mas erros iguais. É cada afirmação e dedução à base de achismos e teoria que dá medo! Os especialistas dos teclados. Os pro americanos parecem aquelas pessoas que batiam palma quando o macaco do zôo do rio tacava merda neles e nos outros! Como já falaram, existe formas de se resolver isso sem ficar nessa… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Prof, A menos que você saiba algo que todos os serviços de informação desconheçam não há como o Dragão matar a Águia não. Mesmo na melhor das hipóteses a China não possui mais que 300 “armas”. A França tem mais que a China, vale salientar. Armas nucleares são como qualquer outro tipo de arma. Se se tem 300 é porque num dado momento apenas metade deve estar operacional já que elas exigem cara e complexa manutenção. Aí, há as que irão dar defeito, há as que irão ser destruídas no solo antes de serem lançadas, há as que irão ser… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Muito barulho por nada…parecem garotos comparando quem tem o p.. maior. Nem a CN atacará os EUA nem vice-versa. Ditaduras precisam de apoio interno, por isso inventam inimigos externos e com isso seus ditadores vão acumulando mais poder para continuar sugando sua gente…só não consideram que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

é isso aí Adriano, dois imbecis sentados em um barril de pólvora!!! Quem está ganhando com isso são os acionistas das Industrias de Armas!

Tallguiese
Tallguiese
6 anos atrás

O meu é maior que o seu! Resumiu tudo o Trump.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Botou o “botão” pra fora, mostrou que é maior, e ainda bateu com ele em cima da mesa !!!

Kkkkkkkkkkkkkk !!!

André Luiz.'.
André Luiz.'.
6 anos atrás

Adriano Luchiari 4 de Janeiro de 2018 at 9:59
Muito barulho por nada…parecem garotos comparando quem tem o p.. maior.
— não é o p*u!, é o “botão“…. Será que o do Trump é “alaranjado”?… rssrsrsrs

marcelo km
marcelo km
6 anos atrás

Se eu fosse o Trump ficava quieto; e no dia 15 de abril lançava 12 misseis tomahawk na tribuna do gordinho comunista na parada militar, mataria o gordinho e todo o estado-maior da Coreia do Norte junto.
E nem me preocuparia com uma invasão chinesa na península coreana. Deixaria se transformar no Vietnã/Afeganistão dos chineses.

marcelo km
marcelo km
6 anos atrás

Daí o presidente chinês liga pro Trump, reclamando que os norte-coreanos estão matando chineses com Apache,M1A3, stinger, torpedos MK-48 e misseis TOW.
O Trump na cara de pau responderia que é tudo oriundo do mercado negro :P.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Não estivesse o equilíbrio mundial em jogo e seria a piada do ano já no seu início.

A que nível de mediocridade geopolítica os Estados Unidos chegaram! Isso não foi uma figura de linguagem e sim a linguagem de uma figura… Kim é louco sim, mas Trump não tem a mínima qualificação para uma diretoria privada e muito menos para a alta magistratura da nação mais poderosa do planeta!

Os dias passam com dirigentes mundiais passáveis…

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

O botão a ser usado contra comunistas e isentões é o da descarga, Mr President!

fabio jeffer
fabio jeffer
6 anos atrás

Bosco
Trump é um desequilibrado e incapacitado para o cargo que ocupa quer você queira ou não
Atacar o igualmente desequilibrado do Putin ou a China (onde ambos não estão neste tópico) não vai fazer Trump melhorar

fabio jeffer
fabio jeffer
6 anos atrás

Cristiane
Onde assino

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Fabio, Eu não penso assim não. E sabe por quê? Porque desde o primeiro dia de governo do Trump, aliás, bem antes disso, quando ele era candidato, já diziam isso e a mídia já dedicava 10 x mais tempo de TV para falar bem da Hillary e do Obama e o pouco que tocavam no nome dele era de forma pejorativa e debochada. Antes ele não era adequado porque era machista, depois, racista. E assim num processo sem fim. Agora, porque ocupa seu tempo presidencial com o twitter falando besteiras. O Krushev é adorado apesar das sapatadas na ONU e… Read more »

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Bosco,estamos falando da China,vc acha realmente que las revelam para o mundo tudo o que tem de capacidade nuclear ? Além do que uma guerra na região não favorece nenhum dos lados,todos sabemos que em 5 min de guerra Seul vira um belo estacionamento só com a artilharia convencional norte coreana. Isso desestabilizaria todo o mercado bulsatil internacional,além dos milhares de mortos nas primeiras horas somente. E sim,acho que a China defenderia a Coreia do Norte pq é o momento perfeito para que eles assumam uma posição de protagonistas na região

fabio jeffer
fabio jeffer
6 anos atrás

Bosco
sds
Trump foi eleito de forma legítima sim e merecedor por tal de estar no cargo, só acho que os EUA mereciam alguém a altura de seu poder, riqueza e principalmente na sua responsabilidade adquirida de conduzir, mediar e liderar situações de tensões como esta da Coréia do Norte

abçs

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Todos sabemos que em 5 minutos Seul vira estacionamento, Dodo? Não existe fogo de contrabateria e a CS é indefesa?

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Cristiane, Não há mocinhos nessa história. Ninguém diz que os EUA são santos. A questão aqui é de “poder” e não de “legitimidade” ou de “humanidade”. E gostaríamos que você nos explicasse por que o gordinho sabendo que será destruído ameaça o mundo todo com seu programa militar já tendo lançado só no ano passado mais de 20 mísseis de grande alcance em seus testes? Estes testes provocativos também é invenção americana? Ou dos japoneses? Você está querendo nos fazer crer que tudo é manipulação da CIA? Que ele não ameaça ninguém? Que é tudo tradução fajuta e manipulada para… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Dodo,
Se formos imaginar que os chineses têm um potencial bélico nuclear oculto que faça diferença num eventual conflito nuclear com os EUA então é lícito imaginarmos que os EUA também tenham um potencial oculto que faria o potencial oculto chinês irrelevante.
Só podemos raciocinar em relação às potencialidades declaradas e de conhecimento público de ambos os países sob pena de, caso contrário, inviabilizar qualquer discussão.

camargoer
6 anos atrás

Olá Bosco. Lembrei do filme do Kubrick “Dr Fantastico” e na inutilidade de um arsenal nuclear oculto. Considerando um equilíbrio do terror (MAD), é mais provável que os governos superestimem a divulgação de seus arsenais nucleares do que mante-los em segredo. Existe um relatório internacional bem completo sobre o material nuclear físsil no mundo.
http://fissilematerials.org/library/gfmr15.pdf

Camilo
Camilo
6 anos atrás

O baixinho gordo não caiu que não é só ter armas núclear ,mais tambem denfesa de contramedida núclear e Corea do Norte não tem e sim os americanos e por outra parte os americanos tem centana ou incluso miles de armas núcleares,e Corea ,pelo o que eu vejo não deve ter nem uma,muito blablabla esse cara jogando ao poker podia ser campeão.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Camargoer,
Realmente! Não há nada mais inútil que um arsenal nuclear secreto. rssss

Marcelo-SP
Marcelo-SP
6 anos atrás

E tem maluco aqui que apóia o Ping Pong e a CN???!!! É… Ele quer os norte-coreanos livres da terrível influência dos imperialistas americanos… Ops! A língua do hospício exige estadunidenses… Vejam só que situação trágica a dos coreanos abaixo do paraleleo 51, submetidos aos malvados ianques! Bom mesmo é a prosperidade ao norte, do “independente” povo norte-coreano. Se alguém disser que eles são bucha de canhão dos chineses, que bancam o tiranete Ping Pong, é tudo mentira, viu?! Nem pensar que o povo passa fome por lá porque o país gasta o pouco que tem com armas, assim os… Read more »

housemaq
housemaq
6 anos atrás

É necessário “levar” democracia para a Coreia do Norte o mais rápido possível! O tempo urge e o povo passa fome! Mais cedo ou mais tarde, “o pacote” terá de ser entregue. O primeiro passo seria um ataque massivo nuclear muito rápido e repentino, impossibilitando qualquer tipo de reação. Isso instantaneamente transformaria Ping Pong City e o gordito apenas em chão petrificado e carvão em brasa. Já na segunda etapa, um grande Plano Marshall seria levado a cabo na península, forrando o terreno com centenas de milhares de unidades do Mc Donalds, Burguer King e postos Texaco. Mais para frente,… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Marcelo, Para os esquerdistas o discurso é mais importante que os fatos e a ideologia é mais importante que o ser humano. O paraíso pra eles é viver num mundo cercado de rótulos, lemas e palavras de ordem e não num lugar onde se cria uma família com dignidade. Mesmo porque a miséria seria só para os buchas de canhão porque o militante instruído de modo geral almeja fazer parte da Comitê Central do Partidão. Se o povo estiver comendo o pão que o diabo amassou tanto faz desde que o país seja “soberano” e que a dita burguesia tenha… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Meu botão é maior!!! Kkkkkkkk
Se fala isso no qtl ia ser zoado até a morte!!!
Kkk botãozudo!!!

Mas q parece briga de criança, parece!

Marcelo-SP
Marcelo-SP
6 anos atrás

Bosco, melhor descrição impossível, da raiz cínica do esquerdismo pinel…

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkk
é verdade.
Considerando a questão dos regionalismos da língua portuguesa, aqui em Brasília, com toda nossa misturada de regiões, uma coisa é certa: Não é vantagem ter o maior botão da região.

O botãozudo normalmente vai ao “toalete”, faz o número um sentado e gosta de granola, graviola, gorgonzola etc.

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Bosco compreendo o raciocinio,so acho que voce subestima a capacidade chinesa,a China ja esta se tornando uma superpotencia,em pa de guerra eua x china,eu realmente nao saberia djzer quem ganharia,se estivessemos em 1980 ai eu diria eua sem duvida alguma,mas em 2018…..sei nao fica realmnete bem pau a pau,igual eua e russia(inclusive o the economist fez um video bem legal sobre isso,o declinio dos eua e ascençao chinesa,se nao me engano o nome do video é Xi Jiping,o homem mais poderoso do mundo ?). E mikhail,de acordo com analistas militares do pentagono,independentemente de todo o sistema de defesa,nao é possivel… Read more »