Home Noticiário Nacional Ainda há tempo?

Ainda há tempo?

4397
226

É cedo para responder. O Brasil precisa de bom senso. O pior pode sempre acontecer

Fernando Henrique Cardoso*, O Estado de S.Paulo, 07 Janeiro 2018

Começo de ano. A praxe indica que nestas ocasiões é melhor expressar os desejos de um próximo ano melhor e lastimar o que de ruim houve no anterior, sem deixar de soprar nas brasas de esperança suscetíveis de serem encontradas no meio de desvarios e extravagâncias porventura havidas. Será?

Não sei. Fui formado com a obsessão da dúvida metódica cartesiana. A certa altura, lendo Pascal, percebi que mesmo para os mais crentes o caminho da salvação não se encontrava no cômodo embalar da fé sem pitadas de dúvidas. Melhor tê-las e tentar responder, com a lógica (e a esperança), ao demônio da descrença. Por isso coloco o ponto de interrogação no título deste artigo.

Mantenho a esperança, mas convém reconhecer que 2017 mostrou que não dá para ter certeza de que os riscos da guerra e do irracional não prevaleçam. Já tivemos sonhos de cooperações entre Estados quando os diplomatas se dedicavam ao multilateralismo para resolver problemas ou pelo menos promover convergências de opiniões, mas só vemos confrontações. Quantos atentados terroristas houve? Muitos. E mesmo que um só tivesse

havido, matando crianças e adultos que nada têm que ver com as fúrias políticas e religiosas dos fanáticos, já seria suficiente para assustar a Razão. Que dizer do Boko Haram, das mortes provocadas pela Al-Qaeda e pelo Estado Islâmico, dos atentados na Tunísia, no Iêmen ou onde mais seja, que prosseguem no caminho perverso do ataque, já antigo, às torres gêmeas ou ao Bataclan? O mundo parece percorrer um longo ciclo de desrazão que pode muito bem levar a uma guerra mundial.

Quase a cada mês vem nova má notícia. Pior, não são apenas os ditos terroristas que matam a rodo. Nas cidades brasileiras o crime organizado, muitas vezes com fuzis na mão, em conluio com o narcotráfico e o contrabando de armas, mata nas nossas barbas milhares de pessoas por ano. Estamos longe das terras conflagradas da Síria, do Iraque, da Península Arábica ou de onde mais seja, mas nos morros cariocas, nos presídios amazônicos, nas terras desbravadas do oeste ou nas ermas periferias de São Paulo se mata sem piedade, embora com menos repercussão global do que quando ataques terroristas são realizados em capitais europeias.

E que dizer de outro tipo de matança, não apenas moral, mas concreta, quando a corrupção praticada pelos criminosos de colarinho branco, em escala e despudor sem precedentes, além de arrasar moralmente setores ponderáveis das elites dirigentes, deixa ainda mais à míngua os que dependem dos serviços do Estado, sobretudo os pobres?

Diante deste quadro, cujas tintas espessas sublinho para dar nitidez ao olhar, embora sabendo que também se possam ver paisagens menos sombrias, qual tem sido a resposta dos povos? Nos Estados Unidos, Donald Trump elegeu-se, contrariando o establishment, os partidos, boa parte da mídia e de Wall Street. Na Europa Central e do Leste, governos com participação de forças de extrema direita se afirmam na Hungria, na Áustria e na Polônia. Nas pesquisas brasileiras de opinião, pelo menos até agora, sem o quadro eleitoral formado, despontam um capitão irado de cujas propostas pouco se sabe e um líder populista sobre o qual pesam acusações (e mesmo condenações) que destroem o sonho que outrora representou.

Será que, antes de recobrar a Razão, o mundo precisará passar por novas privações e testemunhar o abrir do cogumelo atômico que a irada Coreia do Norte ameaça despejar no Japão, quem sabe saltando sua irmã do Sul pelo temor do contágio, podendo mesmo alcançar os Estados Unidos? Viveremos os horrores de uma guerra globalizada? Há décadas parecia que a confrontação dos Estados Unidos com a antiga potência soviética ou mesmo com a China, sem falar nas fricções entre Índia e Paquistão, ou na potencial reação atômica de Israel ao Irã dominador da técnica nuclear, estava controlada. O que esperar quando Donald Trump decreta Jerusalém capital de Israel, animando um conflito milenar?

E no Brasil? Já não terá bastado o descalabro econômico-financeiro produzido pelo “capitalismo de laços” que o lulopetismo patrocinou, envolvendo e beneficiando empresas e partidos políticos, para que aprendamos a lição de que não há atalhos fáceis para o desenvolvimento e que este requer o império da lei? Será que o Bolsa Família (que se originou em governos anteriores e sem tanto alarde) foi suficiente para amortecer a consciência popular e fazer crer que a esperança em dias melhores se contenta com migalhas?

É cedo para responder. Mas não para agir com convicção e tudo fazer para que tais horizontes não despejem novas tempestades. Que não se iluda o leitor: o pior pode sempre acontecer. Evitá-lo depende de cada um e de todos nós. Não há fé cega na Razão ou nos bons propósitos que barre o Irracional se não se criarem alternativas que impeçam o pior de prevalecer, pela guerra ou pelo voto. As consequências, já dizia o conselheiro Acácio do Eça de Queiroz, vêm sempre depois…

Posta a dúvida, construamos caminhos mais razoáveis. Pelo menos no que está ao alcance da nossa mão. O Brasil precisa, urgentemente, de bom senso. Se as forças não extremadas se engalfinharem para ver quem entre vários será o novo líder e não forem capazes de criar consensos em favor do País e do povo, o pior acontecerá. No afã de juntar, importa diminuir as divergências sobre o que não é essencial. Com esperança, e falo simbolicamente, as forças representadas (ou que os adiante mencionados gostariam de representar) por Alckmin, Marina, Meirelles, Joaquim Barbosa, ou quem mais seja (incluídos os setores ponderados da esquerda) precisam entender que os riscos se transformam em realidade pela inércia, pela covardia ou pela falta de visão dos que poderiam a eles se opor.

Bom 2018!

*SOCIÓLOGO, FOI PRESIDENTE DA REPÚBLICA

226 COMMENTS

  1. Ainda há tempo de prender FHC, Lula, Ciro Gomes, Aécio, Temer, Dilma, Tasso Genro e família, Lindberg faria, Luciana Genro, Cunha, Gerdel, Palocci, Mercadante, Garotinho, Sérgio cabral, Gleise Hoffmann, Sarney e família e o congresso inteiro do país????
    Falou o FHC, sujeito que em 2001 dispensou os recrutas (entre eles meu irmão que serviu naquele ano) por falta de COMIDA.
    FHC falando é tão inútil quando o Celson Amorim na matéria feita dias atrás…
    Essa turminha de exilados é fogo, foram expulsos por fazer parte de organização terrorista, e foram morar em Paris, Lisboa, Miami, NY, Londres, Roma etc…não sei como esse pessoal conseguiu dinheiro para manter aquele padrão de vida. Curioso…ou será que alguém financiava essa turminha da pesada?

  2. Definitivamente esses caras devem fumar uma maconha morfada e tiram onda com a nossa cara. Senhor FHC, o senhor sabe o porquê do crescimento nas pesquisas do “capitão”? É porque o contribuinte está de saco cheio de pagar impostos caríssimos e não ter retorno algum e ainda ver os “vítimas da sociedade” se darem bem. Pessoas como o senhor vivem em um mundinho de faz de conta e não tem a menor noção do que o cidadão de bem vem passando. O senhor não passa de um hipócrita assim como os demais.
    Para situações extremas se exige medidas com soluções extemas.

  3. Tá de sacanagem? Um dos maiores pilantras dessa Nação, chefe te de toda essa camarilha que nos aflige há 30 anos e um dos grandes incentivadores do uso de drogas, FHC está caquético más assim como seu comparsa lula não larga o osso. Pior é o Blog fazer propaganda política pra tucano… Será que rola um subsidio?? 2018 VOTE em candidato Patriota que possa tentar mudar os rumos do Brasil!

  4. O FORTE não está fazendo campanha, dias atrás foi o abobado do Celso Amorim, hoje foi a vítima da sociedade, FHC, daqui uns dias será a vez do Lula quando ele for condenado. Essas reportagens são legais…podemos comentar e xingar esses nossos “puuliticos”, importante que as pessoas saíbam em quem NÃO votar.

  5. FHC já passou da hora de pendurar o microfone..

    Fique lá no IFHC fumando o seu baseado e discutindo nada com coisa alguma junto a outros intelectuais.

    Se uma porcaria como o Bollsonaro vai se destacando é justamente porque faltam pessoas sérias na política que trabalhem pelo povo…

    “…Alckmin, Marina, Meirelles, Joaquim Barbosa, ou quem mais seja (incluídos os setores ponderados da esquerda)…”

    Tem alguém de direita aí ?

    FHC calado é um poeta..

  6. WellingtonRK 8 de Janeiro de 2018 at 12:24
    ahhhh agora eu sei o porquê de eu trabalhar e poupar e mesmo assim não conseguir morar em Paris, diferente do FHC. As montadoras gostam de financiar políticos kkkkk aqui a Volkswagem comprava até a cueca do Lula.

  7. Um político cuja facção partidária criminosa, da qual faz parte e tem relevante comando honorário, acoberta acintosamente seu presidente, flagrado pedindo vultosa quantia a um dos maiores corruptores da República, ao total arrepio da lei, vem falar descaradamente em “império da lei”?

    Depois disso o resto que disser é irrelevante e só demonstra desespero de causa…

  8. Pois é meus amigos, está “fala” de FHC e parte de uma grande articulação da ORCRIm que nos desgoverna de tal forma que estes sujeitos todos fumando maconha, coibas e tomando bons vinhos com suas três aposentadorias e divagando sobre como o Brasileiro deve agora da sacada de seus apartamentos em Paris que visa detonar uma candidatura independente para nós tirar da M e r d a q nos encontramos e com apoio da mídia, cuja a caixa preta a LJ ainda não conseguiu abrir, vai a cada dia nos bombardear com discursos mequetrefe como este tentando se mostrar como moderado e “aglutinador”. Na, verdade, eles não querem que nada mude, porque se for alcado ao poder alguém honesto, a caixa de Pandora vai ser aberta, e aí meus amigos, nos vamos ver o tamanho do talo que estes maconheiros vagabundos nos enviaram no traseiro.
    O Bolsonaro que se prepare, pois vão mexer até na quinta geração para traz, para tentar achar algo, isto se por ventura não” encomendarem” ele antes das eleições.

    G abraco

  9. Ele, Lula e Temer são farinha do mesmo saco e ganharam juntos o país de bandeja quando os militares abriram mão dele em 85 e soltou toda a corja para infestar a nação. Dessa turma não vem nada de bom.

  10. Não entendo como um ex-presidente que sucateou as forças armadas tem a cara de pau de falar em defesa nacional.
    Para lembrar a questão dos caças, se ele tivesse a dimensão da importância que tem a defesa nacional, teria resolvido a concorrência dos caças em seu governo e nós estaríamos em outro patamar tecnológico, poderíamos estar pensando em uma quinta geração. Fico pensando na falta de vergonha, valores ou auto crítica dos políticos, seja de direita, esquerda, centro ou outras denominações de valores questionáveis.

  11. E o que o FHC fez para solucionar esses mesmos problemas que existiam no tempo dele? Nada!

    O FHC é um Temer que come pelas beiradas, uma Dilma que sabe falar e um Lula sem barba.

  12. Problema do Brasil é como é feita a taxação de impostos (que gera desigualdade e pobreza), falta de justiça e a ignorancia, mas esses políticos se beneficiam disso tudo por isso a situação só evolui!

  13. Medo do Bolsonaro, apenas isso. Até desagravo para o Luciano Huck rolou no Faustão, preferem qualquer um ao “Capitão”.

  14. Pavão pomposo, outro canalha que voltou aproveitando-se da ignorância do povo para tomar de assalto a ¨famigerada republiqueta¨.Foi obvio como contribuiu para o inicio do sucateamento das forças armadas, agora prega o dialogo e o bom senso? Medo? È bem provavel!!!!!!!!!!

  15. Ivan BC 8 de Janeiro de 2018 at 12:28

    “ahhhh agora eu sei o porquê de eu trabalhar e poupar e mesmo assim não conseguir morar em Paris, diferente do FHC. As montadoras gostam de financiar políticos kkkkk aqui a Volkswagem comprava até a cueca do Lula.”

    É a Fundação Ford, não a Ford montadora de carros!

  16. Excelente artigo.
    O ex-presidente está exortando o diálogo das lideranças políticas que não são extremas, está criticando decisões de algumas lidreancas mundiais que geram mais ódio, mais desagregação. A bem verdade, criticou o comportamento de odio em geral.

    Parte dos ataques ao artigo acabaram por dar razão a ele….

  17. WellingtonRK 8 de Janeiro de 2018 at 14:35
    Mas a fundação não tem ligação com a companhia? Ou tinha apenas nos primordios e hoje não mais?

  18. Wellington, nem da empresa Ford a fundação é. Foi criada pela família Ford, mas também não é mais administrada por ela há algumas décadas.

  19. Manuel Flávio 8 de Janeiro de 2018 at 14:47
    Correto! Retiro tudo o que eu disse anteriormente. FHC e amigos são pessoas de grande valia, não trouxeram discordia para o país, não são extremistas (mesmo impondo uma agenda política (estrangeira) enorme sem o menor diálogo com a sociedade), em 2018 extremista é aquele que abre a boca para criticar a realidade. Não foi FHC e seu amigo Lula que o país bipolarizou a política (ambos com práticas similares de compra de votos no congresso), transformando as relações e a política em um teatro de guerra para enganar bobos.
    Na minha opinião a pior liderança que existe é aquela que não abre a boca ou o típico candidato da mídia tradicional que fala, fala e não diz nada…aparece nos debates e entrevistas com respostas prontas, tudo definido dentro de uma sala com 5 marqueteiros pagos por companhias enormes. Também temos o candidato Hulk agora, aparece na TV para dizer que não existe direita e esquerda kkkkkkk como não? se os termos são exatamente partes fundamentais do debate do tamanho do Estado, relação entre o Estado e a sociedade. É típico de candidato que não diz o que realmente pensa…na verdade quer agradar todos os lados, mas no fundo tem uma agenda pronta para impor goela abaixo.
    Particularmente acho o mais interessante da política o diálogo aberto, a discussão, justamente os candidatos que o pessoal considera “agressivo”. Os extremistas são aqueles que falam o que todos estão pensando, mas que tem medo de dizer para não desagradar ou ferir a lei suprema da sociedade: politicamente correto!…A genuina liderança que representa parte da sociedade é muito diferente do perfil de FHC, Serra, Lula e Temer. Quem segue o que esses homens falam? Esses sujeitos estão no poder porque tem poder e controle sobre o processo.
    A fala de FHC é uma estratégia marketing político para “gerar medo na sociedade”, o PSDB e outros partidos convencionais, que já são DONOS DO PEDAÇO, vão tentar barrar qualquer outro candidato, não apenas Bolsonaro. Vão gerar um ambiente de insegurança para canalizar votos, eles sabem que não são lideranças de fato, sabem que o brasileiro votou em Aécio Neves e outros do PSDB para não votar no PT, sabem que perderam 4 eleições seguidas mesmo com apoio de toneladas de jornais.
    O maior inimigo do PSDB e PSDB no momento é o Bolsonaro ou qualquer pessoa fora do controle dos grandes, eles sabem que não tem condição de vencer na lógica, pois estão tomados de criminosos dentro do partido, por isso vão criar um ambiente de “medo” para tentar anular o Bolsonaro e qualquer outro.
    O povo quer discussão, quer debate…querem o candidato autêntico. Essa foi a fórmula utilizada por Trump nos EUA, o Trump que tinha apenas 2% de chances de vencer a eleição, segundo diversos jornais americanos.
    Os candidatos tradicionais não encantam mais ninguém…ninguém mais tem saco para ouvir lorotas. Parece aquele aluno que para chamar a atenção do professor fica em sala de aula repetindo o que o professor fala, negócio totalmente artificial.

  20. Olha, depois de tudo que ocorreu no país nestes 13 anos, saudades do FHC!!! pena que o partido dele não presta!!!

    Hoje estamos entre a cruz e a espada nas próximas eleições!! Estou esperando aparecer um Outsider, tipo Dória ou até Luciano Huck. Aqui no RJ, se o Bernardinho se candidatar terá meu voto.

    Chega de políticos de carreira, temos que colocar administradores, gestores de equipe nas cabeças!!

  21. Nem vou perder meu tempo lendo FHC, já está gagá há muito tempo, só fala besteira e é o grande culpado do PT ter subido ao poder e o Nine está tão bem nas pesquisas correndo o risco de voltar, graças ao partido deste demente FHC que estamos onde estamos, regredimos décadas, ele e o PT arrasaram o Brasil!!!!!!!

  22. O Partido desse cara é uma anta kkkk poderia ter comido quieto mais 2 anos deixando o povo se ferrar com os petistas no poder (quem mandou votar neles 4 vezes?). Mas não, deu um golpe, sim foi golpe mesmo, uma manobra bizarra onde o vice traiu a própria chapa para manter de pé a Cleptocracia vigente.

    Resultado: o PSDB afundou sua popularidade com o governo e de quebra ainda pode eleger o Lula no primeiro turno em 2018 se ele não estiver preso!

    O Bolsonaro, esquece, a mídia pulveriza ele em 1 semana se quiser. Não lembram do Ciro em 98? Casado com atriz da Globo, jovem, etc… foi destruído em uma blitzkrieg de 1 semana da Globo.

  23. O que dá para falar?

    1. É melhor um FHC do que Lula ou outro petista;
    2. O primeiro mandato de FHC foi importante para o país.

    Fora os fatos acima, ouvir FHC já não acrescenta nada. Se de um lado ele investiu em uma política econômica objetiva, de outro ajudou a sedimentar uma política de Estado que trabalha em sentido contrário, com uma sociedade garroteada pela classe política corrupta, em uma estrutura de burocratas voltada para o populismo social.

    Ou seja, essa conversa de “centro” é apenas uma defesa da classe política tradicional, com um nível mais “ controlado” (ou escondido) de corrupção, e uma cara um pouco mais liberal na economia do que o dirigismo bandido do PT. Fora isso, a agenda deste velhote metido a “modernoso” continuaria ser a da quebra dos valores tradicionais da sociedade, com a difiusão das drogas e a destruição da estrutura familiar.

  24. Bolsonaro fez vídeo falando que vai cortar a grana da Globo… ninguém faz isso e sobrevive politicamente pra contar história.

    Nem o PT nos anos 2000 no auge de 6% de crescimento do PIB e 87% de aprovação do Lula OUSOU cortar dinheiro da Globo… como que um pé-de-chinelo igual o Bolsonaro fala isso? é muito amadorismo.

  25. Resumo da ópera;
    Estão se borrando de medo do Bolsonaro que , saindo vencedor das eleições assim como titio Trump, vai jogar o resto da merla no ventilador e comer os fígados destes sanguessugas malditos dando suporte às forças armadas e à polícia.

  26. Sub urbano, ninguém fez por terem todos os rabinhos bem presos e se o Bolsonaro, assim como tem se mostrado, não o tiver não haverá nada q o impeça de fechar o vertedouro de $$ q vai pra Globosta.

  27. Se FHC fosse realmente o estadista que pensa que é teria condenado Lula e seus colegas tucanos. Como não o fez significa que é a mesma porcaria. Quem ainda dá ouvidos a um pilantra desses?

  28. Quem chamou os aposentados de Vagabundos porque se aposentaram aos 50 quando ele se aposentou aos 37?

    Pasmem se você ver quem era o FHC de antes e como tava o pais. Deveriam proibir “crianças” de 16 anos a votar. O certo seria votar a partir dos 25/30 pois esse pessoal já conhece a história do país.

  29. Credo, abriram as portas do sanatório.

    Prevejo a presença da ilustre Dilminho nos próximos capítulos.

    Espero que fale de algo útil, como aquele projeto de estocar vento.
    No aguardo!

  30. Kkk existe diferença entre amorim e FHC? ?Jogam no mesmo time vermelho! Se dependesse deles o PT estava até hoje nos conduzindo ao mesmo desastre da venezuela. Ainda podemos chegar lá se o bandido condenado lula não for preso ou PSDB ou PMDB continuarem dando as cartas. Porque não falam aí do acordo entre o governo tucano de alckm&m com o PSC para os presidios Paulistas continuarem…”em paz”??

  31. Tomcat3.7, por que você não acha o Bolsonaro um sanguessuga maldito também?
    .
    – Recebeu dinheiro da JBS que diz que devolveu. Mas, na verdade, trocou com o PP (um dos partidos mais corruptos) por igual quantia do fundo partidário.
    – Recebeu auxílio-moradia mesmo possuindo imóvel em Brasília (não é ilegal, só imoral, além de ser um tapa na cara dos incautos que acreditam que ele é contra mordomias).
    – Deu cargos em comissão para ex-mulher, ex-cunhada, ex-sogro, atual mulher (antes de casar), etc usando gabinete próprio ou de seus filhos, para não configurar nepotismo (já que não são filhos delas, mas de outra mulher com quem foi casado). Nesse aspecto foi “genial”. Jeitinho brasileiro em estado bruto. Em vez de pagar pensão para ex-mulher, transferiu o ônus para a sociedade brasileira, dando cargo em comissão para ela, a irmã e o pai.
    – vive voando em aviões de empresários, tal como o Lula.
    – usa verba do gabinete para viajar pelo país fazendo campanha antecipada. Difícil comprovar que é campanha e, portanto, ilegal.
    – está no top 3 dos deputados que mais gastam com Correios. Não é ilegal, só desperdício de dinheiro público mesmo.
    – Garimpo ilegal – diz que está no sangue garimpar. Não sabia que isso excluía a ilicitude da conduta. Criminosos estão bobeando em não usar essa desculpa para escapar da prisão. “Está no meu sangue furtar”
    – Transações imobiliárias com valores declarados abaixo do mercado. Isso aí muita gente que é contra a corrupção também já fez, ou faz, para sonegar imposto e taxas cartorárias. Mas uma pessoa que faz isso não pode ser considerada honesta.
    .
    .
    Mas fiquem tranquilos, se o Capitão ganhar, vai haver redução de impostos e de juros, não vai ter reforma da previdência nem privatizações, haverá aumento salarial para militares e o Brasil vai comprar mais caças, fragatas, MBTs, etc. Vai caber tudo no orçamento federal sim, pode confiar. Se tiver inflação e desvalorização do real, tudo bem. É bom para o país crescer. Esse negócio de controlar inflação é coisa do FHC, aquele socialista que deveria ter sido fuzilado. (contém ironia)
    .
    PS: aposto que vai aparecer gente dizendo que eu sou de esquerda e que fui enganado pela Folha de São Paulo que inventou essas mentiras sobre o mito, que é a pessoa mais honesta do mundo. Meu candidato a presidente é o João Amoêdo. Apesar dos pesares, posso votar no Bolsonaro no 2º turno, dependendo do rival (dos males, ele pode ser o menor).

  32. …PPC – primeiro comando da capital, chefiado pelo facínora marcela. Vai ver FHC que defendeu e defende lula também vai abalizar o grupo narco terrorista virar partido político pra sustituir o desgastado PT…

  33. A todos que compreenderam o descalabro das palavras deste senhor e as intenações perversas através do discurso meus parabéns. São vocês que me dão esperança num Brasil livre, justo e forte.

  34. Qualquer coisa é melhor que o apenado. Mas quem não faz parte da solução faz parte do problema, então FHC que toma a dianteira e pare de se fazer de eminência parda.

    Ainda, se partirmos do pressuposto que são todos ladrões, ao menos que se renove a ladroagem. A permanência no poder torna os ruins ainda piores.

    Sub- urbano, ainda vens falar em golpe? Nem o PT fala mais nisso. Não existe golpe constitucional mediante processo com um das maiores quantidades de defesa ja apresentada na história jurídica do pais ( so o processo do lula tem mai s chicana).

  35. Fala Rafael Oliveira, boa noite.

    Lendo teu comentário, vejo que está com o prato cheios em mão hein?
    Por que você não apresenta seu acervo probatório ao MP? Ou à PF? Ou à rede globo? ou aos partidos de esquerda?

    Olha, do jeito que gostam de bater no Bolsonaro, não duvido que levem isso para a frente.

    Mas enfim…não faço ideia se tudo o que diz tem fundamento. Em relação à alguns deles, vi algumas explicações do deputado…como no caso da grana da JBS, da nomeação de parentes, etc.

    Mas convenhamos…de um lado tem o indivíduo A, condenado à 9 anos e alguns meses de prisão, com regime inicial FECHADO! Réu em várias outras ações judiciais. Membro de um partido cujos principais nomes estão presos, sendo processados ou, pelo menos, investigados.
    Do outro lado temos o individuo B, com várias acusações e teses sobre si, geralmente levantadas por canais de esquerda ou que não possuam interesses em sua eleição. Eu disse “geralmente”, não que seja o seu caso, já que acredito que tenha provas cabais de tudo que afirma.

    Não sei, mas relendo o que escrevi a cima, no dia 08/01/2018 às 20:25, tenho a “leve” impressão de que são casos que não se equiparam de forma alguma.

    Você fala em João Amoêdo, que representa, em tese, algo novo (nome de seu partido, inclusive). Algumas propostas bacanas, desvinculado dos coronéis da política, bom demais.
    Mas não sei, até quando essa imagem irá durar? Será que se crescer nas pesquisas não farão acusações semelhantes às do Bolsonaro? Não encontrarão recursos vindos de fulano, favores a sicranos? Parentes aprontando por ai? E a governabilidade? Fará laços com os partidões ou se arriscará contra o congresso sendo de um dos menores partidos atualmente?

    Enfim…

  36. Rafael Olivieira, eu concordo com você e que o Bolsonaro deve explicações a sociedade sobre alguns fatos que foram levantados, em especial o apartamento em BSB e o recebimento em paralelo de auxilio moradia e os imóveis em nome dele e dos filhos no RJ, apesar de que se fomos olhar a renda deles, n]ao é algo desproporcional, mas não importa se roubo um banco ou uma maçã, a lei vale para todos.
    Agora meu amigo Rafael, é interessante que o novo” Pasquim”, a “Foia” colocou um batalhão de jornalistas “investigativos” a revirar a vida do Bolsonaro, agora que ele cresceu nas pesquisas, mas lá se vão cinco anos de lava jato, e os mesmo “jornalistas ditos independentes não fizeram se quer uma busca pelo milagre do “Ronaldinho dos negócios”, o juntador de merda de elefante do zoológico de BSB, que de uma hora para outra virou sócio da Gamecorp, da Oi e sabe-se lpa Deus do que mais, não fez nenhuma pesquisa de como a finada, Dona Marisa angariou um patrimônio de 30 milhões de reais. N´so sabemos porque, porqu esta imprense dita “independente” do Brasil não tem competência para nada, para escever sequer duas linhas sobre política com coerência, metade tem formação acadêmica contaminada por professores debiloides esquerdistas e a outra metade é mal caráter e movida a $$$$, não importando de onde ele venha, se a Globo abocanha 1 bilhão de reias com patrocínio de estatais e com isto coloca uma cruz em milhares de pessoas que vão morrer como gado nas emergências hospitalares por falta de dinheiro, que foi gasto para pagar o Lazaro Ramos e mulher dele fazendo comercial da CEF, do BB e não sei mais de quem.
    Quanto ao teu candidato, o Amoedo, eu não o conheço e não vou emitir opinião alguma, agora tenha a certeza que se por ventura ele passar de uns 15% nas pesquisas, a Vênus platinada, junto com os papagaios de pirata da Band e da “Foia” vão virar a vida dele de cabeça para baixo e se o tataravô dele roubou uma bala da quitanda da esquina vão sair gritando mundo afora que ele também não serve como exemplo de candidato honesto.
    A dé Rafael, els querem que status quo seja mantido, aonde a classe média, os pequenos, médios empresários sustentem com impostos noruegueses a benesses desta gente que se alia aos funcionários públicos, também conhecidos como cidadão de primeira categoria, os quais nos entregam serviços de Ruanda.
    Não é mole Rafael, não é mole.

  37. A folha através especialmente do UOL e do BOL faz campanha sistemática pro Lula. Até alguns dias atras era reportagens diárias com manchetes espalhafatosas e distorcidas do conteúdo do texto ( que as vezes não era o que aparecia na chamada).

    De umas três semanas ou pouco mais pra agora mudaram a estratégia pois viram que estava evidente demais. Agora estão atacando Doria, Alckmin e Bolsonaro e pararam de falar no apenado. A presença de dois pesos e duas medidas é evidente. Ontem mesmo tinha uma reportagem insinuando que o processo dele teria sido passado na frente de outros. Chega ser ridicula a tendenciosidade, a qual denota ou falta de vergonha na cara ou burrice e falta de capacidade de ocultar a real intenção.

    A estratégia está bem clara: bater nos adversários, ignorar os concorrentes dentro da esquerda ( Marina e Ciro vira casaca) e propalar o discurso mentiroso da perseguição.

    O sujeito votar enganado e sem saber é uma coisa, mas sabendo ( e por sentença) o que o candidato é, ao depositar voto nele, o eleitor iguala o seu caráter ao dele ( ou seria à falta dele).

  38. Fala Felipe Moraes,
    Algumas coisas que eu apontei – e fiz questão de frisar – não são crimes, tampouco condutas ilegais (o filho nomear a ex-madastra, por exemplo) . Então não adianta eu levar ao MP, PF, Globo e etc. Fora que todos os fatos que eu sei foram obtidos pela imprensa (Folha, Globo, etc) e site da Justiça Eleitoral (caso dos R$ 200 mil da JBS). Além disso, ele tem foro privilegiado, então só a Dodge pode apresentar denúncia contra ele.
    Como já disse outras vezes, entre Bolsonaro e Lula, Aécio, etc eu voto nele. Só não entro nessa onda de que ele é honesto e salvador da Pátria e me admira muito que pessoas instruídas e vividas ainda caiam na conversinha mole dele e as desculpas esfarrapadas etc.
    .
    Caro Juarez,
    O patrimônio deles é compatível com os imóveis. Não estou dizendo que não foram comprados com dinheiro próprio. Ganham bem e poderiam comprar. O que é estranho é uma pessoa comprar um imóvel, reformá-lo (gastando dinheiro), e depois de quatro meses vendê-lo para o Bolsonaro com um desconto de 31% (R$ 180mil), ou seja, ele comprou por R$ 400 mil. Detalhe, de acordo com a Prefeitura, o imóvel, uma casa em condomínio na Barra, à época, valia mais de R$ 1 milhão. Tem que ser muito estúpido para acreditar que ele pagou apenas R$ 400mil no imóvel. Se isso caísse na mão de Sérgio Moro ou do Bretas, certeza que ele seria condenado. Mas, se cair no STF, vai prescrever antes de ser julgado.
    Também acredito que se o João Amoêdo crescer nas pesquisas terá a vida devassada. Nas eleições de 2014,, todos candidatos com algum destaque foram acusados (Aécio e seu aeroporto na fazenda, Eduardo Campos e a nomeação da mãe dele pro TCE, etc). E acho ótimo isso. E se tiver algo de errado, certamente não o apoiarei, mas talvez tenha que votar nele mesmo assim, pois sempre voto no menos pior (já votei no Aécio, no Alckmin e no Serra, por exemplo).
    Sobre a Folha investigar o Lulinha/Lula, boa parte dos crimes praticados foram descobertos por ela, Globo e Veja. Só depois o MPF foi atrás com a Lava-jato. E tomara que investiguem cada vez mais.
    .
    Pelo menos os vereadores do Novo deram bons exemplos e economizaram dinheiro público no primeiro ano de mandato. Esse partido me parece muito melhor para um empresário pagador de impostos como você do que a família Bolsonaro gastona.
    .
    Por fim, caso Bolsonaro ou Amôedo ganhem, não tenho a mínima ideia de como irão governar. Muitas coisas dá para fazer sem precisar mudar uma lei sequer (administrar melhor os recursos, cortar cargos em comissão, coibir a corrupção e etc). Porém, muita coisa vai ter que passar pelo Congresso e aí também quero ver como vão contornar o problema – se é que vão conseguir.

  39. Desculpe a minha ousadia ao pessoal do Forte, mas tá difícil ler o que esses pilantras tem a dizer, Amorim e seus delírios de uma grandesa imaginária e agora se falácias de FHC que assim como Amorim e companhia está diante do crepúsculo dos deuses caídos … nunca antes na história deste país tão poucos mentiram tanto e durante tanto tempo e prejudicaram a tantos .

    As falácias de FHC, Amorim e de outros demonstram uma mistura de desespero, delírios e mentiras que apenas demonstram que eles podem estar diante de uma ruptura política com novos quadros e idéias que podem ser prejudiciais aos interesses de certos grupos dos quais eles fazem parte .

    Eu gostaria de sugerir ao Forte que uma vez que está dando voz a vários pontos políticos que fizéssem uma entrevista com Jair Bolsonaro, ele é uma figura política emergente e tem chances reais de presidir o país tendo um aumento acentuado nas pesquisas, seria interessante saber se seus projetos em relação a aérea de defesa nacional e seu posicionamento nas relações exteriores em um possível governo … acredito que seria mais valioso que as falácias de figuras arcaicas como FHC e Amorim, entendo a pluralidade de ideais e sei que faz parte do processo democrático mesmo achando que certas figuras não acrescentam em nada aos questionamentos atuais … grato

  40. Rafael Oliveira 8 de Janeiro de 2018 at 17:41
    Rapaz, não existe santinho não principalmente na política e ainda mais no Brasil, as ideias mostradas até aqui pelo Bolsonaro é que me chamaram a atenção e até então ele me transparece menos pior que o resto dos possíveis candidatos e se colocar em pratica metade do que tem dito que fará principalmente na área militar e segurança pública eu já estarei satisfeito.

  41. Rafael Oliveira 8 de Janeiro de 2018 at 17:41
    Mais alguma coisa ou é apenas isso? Caramba…esse Bolsonaro é perigoso mesmo!
    Essas acusações são bizarras!
    Na real, alguns não tem a menor noção da situação do país, enquanto alguns roubam DEZENAS DE BILHÕES DE REAIS, manipulam leis em benefício próprio e de terceiros, utilizam de bancos públicos para financiar eleições em outros países e encher o bolso de grandes empresas, sucateam o Estado, aparelham o Estado com seres partidários, geram 3 anos de recessão, tomam o Estado para si e terceiro com o intuito da perpetuação no poder, criar milhares de esquemas de corrupção, compra de votos no congresso, indicação de membros do STF com o intuito de fugir da justiça etc…Mas o problema é o Bolsonaro. Aliás, esse já disse diversas vezes que não é santo! Não esperem dele atitudes de um santo!
    OLHEM AS ACUSAÇÕES:
    – está no top 3 dos deputados que mais gastam com Correios.
    RESPOSTA: Isso daqui é sério ou é uma piada? Caramba! O cara é o maior gastador de correios do pais!!! Que criminoso! depois dessa perdeu o meu voto. Vou votar no Lula, o Lula pai dos pobres e filho dos homens mais ricos do país! Ou no Aécio, o rei da eficiência e amigão do Joesley, ou talvez no Hulk da Globo, ou na Marina que não sabe porra nenhuma e é pau mandada dos seus donos, também tem aquela louca do RS, do PCdoB, aquela que disse que branco deveria ter menos direitos que negros, ahhh tem o ciro Gomes também e o seu IRMÃO investigado em diversas operações de corrupção, apenas em 1 investigação passa dos 60 milhões.
    – Transações imobiliárias com valores declarados abaixo do mercado.
    RESPOSTA: não conheço 1 ser humano no Brasil que faz a declaração do valor de mercado do imóvel, juro por Deus, não conheço 1 brasileiro que vai até a prefeitura fazer a declaração do valor real do imóvel, até porque isso é algo muito subjetivo, não é tão simples definir o preço de um imóvel. As próprias prefeituras tem suas plantas de valores que são atualizadas pela própria administração nas transações imobiliárias. Será que o dono do jornal que fez essa acusação faz a declaração do valor real do imóvel? E as 2 coberturas do Lula? Nem declaradas foram kkkkkk
    – Recebeu dinheiro da JBS que diz que devolveu. Mas, na verdade, trocou com o PP (um dos partidos mais corruptos) por igual quantia do fundo partidário.
    RESPOSTA: Não meu amigo, você inverteu TUDO, o partido PP recebeu dinheiro da JBS, Bolsonaro recebeu dinheiro do partido, após saber que ele teria recebido uma parte proporcional da JBS, ele logo ordenou a devolução da parte dele. Após isso ele pegou o dinheiro LEGÍTIMO, o dinheiro do fundo partidário! Dinheiro que todos os candidatos recebem! Não há ilegalidade alguma nisso, pelo contrário, ele rejeitou o dinheiro da empresa e com isso perdeu esse dinheiro da JBS. Voc~e deveria elogiar essa conduta, principalmente após o Joesley dizer que comprou 1800 políticos.
    – Recebeu auxílio-moradia mesmo possuindo imóvel em Brasília (não é ilegal, só imoral, além de ser um tapa na cara dos incautos que acreditam que ele é contra mordomias).
    RESPOSTA: Bolsonaro fez um vídeo hoje explicando essa acusação, basta ir no facebook dele para ve-la.
    – vive voando em aviões de empresários, tal como o Lula.
    RESPOSTA: Claro, agora Bolsonaro esta no mesmo pacote que o Lula, piada do ano! sabe quanto custou a campanha da Dilma? 900 milhões de reais! Uma das campanhas mais caras do mundo, quase 1 bilhão de reais! O que você espera? que Bolsonaro consiga ser candidato sem ajuda? Com o salário de deputado? Os homens mais ricos do país financiando o Aécio, Dilma e Lula. Já o Bolsonaro não pode ter apoiadores? Quais ilicitudes ele cometeu com o apoio dessas pessoas?
    – usa verba do gabinete para viajar pelo país fazendo campanha antecipada. Difícil comprovar que é campanha e, portanto, ilegal.
    RESPOSTA: usar dinheiro de gabinete e salário próprio, assim como dinheiro de apoiadores, não é crime! Não há nada de errado nisso! Até porque se tivesse, o Bolsonaro já teria sido perseguido e punido há muito tempo, pois como você sabe o pessoal GENTE BOA do congresso não curte muito sua presença.
    – Deu cargos em comissão para ex-mulher, ex-cunhada, ex-sogro, atual mulher (antes de casar), etc usando gabinete próprio ou de seus filhos, para não configurar nepotismo (já que não são filhos delas, mas de outra mulher com quem foi casado). Nesse aspecto foi “genial”. Jeitinho brasileiro em estado bruto. Em vez de pagar pensão para ex-mulher, transferiu o ônus para a sociedade brasileira, dando cargo em comissão para ela, a irmã e o pai.
    RESPOSTA: Tem vídeo dele na internet explicando isso, basta acessar e seguir o Bolsonaro. O tempo inteiro ele precisa ficar fazendo vídeos para explicar essas porcarias criadas pelo UOL, FOICE DE SP, EXAME, G1, O GLOBO, etc…até o cavalo percebe que a mídia odeia o bolsonaro, querem tirar o cara da jogada, nossa mídia sempre fez isso, quem é mais velho sabe exatamente disso. As acusações contra Bolsonaro vão aumentar , pode ter certeza.
    Ouvi dizer que o Bolsonaro tem ligação com o 7×1, teria ajudado os alemães…
    Abraço!

  42. PSDB do “Santo” e PCC de Marcola convivência pacífica nos presidios de São Paulo enquanto arrebanham terroristas da venezuela e Colômbia! O PCC cresceu tão em paz com os Tucanos e que tem até ministro no STF! Enquanto isso, Junkman e Villas Boas fazem que não é com elles…

  43. Hammer, partido que teve vereador ligado ao PCC não foi bem o PSDB. Mas foi do PSDB o candidato que foi prejudicado por uma onda de ataques do PCC. Lembram? a quem interessava isso? Não ao PSDB com certeza. E a proposito, ministros no STF maioria foi nomeada pelo PT e alguns até advogados de bandidos petistas foram

  44. Rafael, com relação ao valor declarado dos imóveis, como todo o respeito que eu tenho por suas opiniões, mesmo não concordando com algumas, não sejamos hipócritas de querer exigir dele aquilo que NENHUM de nós aqui faz diferente que é tentar fugir das garras dos “dízimos em cascata” do estado cartorial Brasileiro.
    Lamentavelmente nenhum de nós aqui poderia apontar o dedo para o Bolsonaro em função especificamente desta acusação.
    Todos nós sabemos que se pagarmos tudo que o estado nos cobra, viveríamos para pagar impostos e receber nada de retorno.

  45. Ivan BC,
    Muito prazer. Os dois imóveis que eu comprei declarei à Receita e registrei em cartório o valor real pago, recolhendo os tributos corretamente. E olha que meus vencimentos são muito menores do que do Bolsonaro.
    Muita gente declara valor menor. A construtora do meu primeiro imóvel tentou me persuadir a declarar um valor uns 40% menor que seria “melhor” para todo mundo. Eu neguei. E negaria de novo. Só tenho moral para criticar o Bolsonaro porque fiz isso. Mas quem comete o mesmo crime realmente seria hipócrita se criticá-lo.
    .
    O site da Justiça Eleitoral é claríssimo. Entra 200 mil da JBS na campanha do Bolsonaro. Bolsonaro envia R$ 200 mil para o PP. O PP envia R$ 200 mil do fundo partidário para Bolsonaro.
    Se um traficante me doa 200 reais em notas de 100 e eu vou no boteco e volto com quatro notas de 50 está tudo certo, afinal, o dinheiro do boteco era lícito, então meu dinheiro também é, né?
    .
    – Sobre a nomeação de parentes é óbvio que a verdade é a versão do Bolsonaro de que todos foram nomeados pela competência e não por laços de parentesco. Nepotismo não deveria ser proibido. As pessoas só nomeiam parentes porque são competentes e confiáveis. Jamais por interesses subjetivos.
    .
    – A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar – CEAP (antiga verba indenizatória) é uma cota única mensal destinada a custear os gastos dos deputados exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar. Não pode ser usada em campanha eleitoral. Mas é claro, essas viagens Brasil afora do Bolsonaro não são uma pré-campanha. Ele está viajando apenas como atividade parlamentar.
    .
    Proponho um bom exercício. Imagine todos os fatos do Bolsonaro, mas com o Lula no lugar dele. Lula nomeou ex-mulher… Ex-mulher, ex-cunhada e ex-sogra de Lula trabalham em gabinetes do Lulinha… Lula declarou valor menor de imóveis adquiridos… etc. Você aceitaria as mesmas explicações?
    Para mim, pau que dá em Chico, dá em Francisco.
    .
    Aliás, um exercício ainda mais interessante. Imagine todos os fatos do Lula com o Bolsonaro no lugar rsrs. Bolsonaro usa sítio em nome de amigo. “O sítio tá no nome do amigo, então é do amigo. Se um amigo te oferecer um sítio para você usar, você não aceitaria?”. Bolsonaro tem triplex no Guarujá. “O triplex não está no nome do Bolsonaro. Está no nome da construtora. Então é dela. Ele e a mulher até pensaram em comprar, mas desistiram, porque o Bolsonaro achou que era “minha casa minha vida” e ele nem gosta de praia”. Você consideraria tudo lícito e moral?
    .
    Mas, num ponto, concordo. Melhor votar em alguém novo, pois terá menos experiência em praticar ilícitos do que o pessoal do PT/PMDB, PSDB, PP e etc, e, provavelmente, causará menor lesão aos cofres públicos.
    .
    E sim, tem um monte de gente de esquerda na imprensa que vai pegar no pé dele. E tomara que pegue mesmo. E que peguem de todos os candidatos. Lula não precisa mais que peguem no pé. Duvido que a Justiça deixe ele participar e qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e caráter não votará nele. Quem não tem esses requisitos, votará, a imprensa pegando no pé ou não.
    .
    E Bolsonaro é nacionalista. O Brasil só não tomou de 7×0 por causa dele rsrs.

    Abraço!

  46. Eu li um artigo no ILISP agora que se encaixa como uma luva do que eu li neste tópico..

    “Se você gasta seu tempo defendendo político cegamente e atacando quem o critica, tenho uma notícia para você.

    Você é trouxa.”

    Simples assim…

    Defensor do Bollsonaro é igual a defensor do Lulla…

    Faz um milhão de malabarismos para justificar as atitudes do seu mestre.

    Político tem que sempre ser olhado com desconfiança e com cobrança. Não da para idolatrar uma pessoa desta. Ninguém meteu uma arma na cabeça do cara e fez ele ser político. Ele escolheu esta carreira e não pode achar ruim de ser constantemente de ser convocado a dar explicações sobre as suas posições ou questionado pelo que recebe ou tem de posses.

    Se tem dois que são especialistas na arte de se portarem como vítimas quando são pegos fazendo algo contrário ao que pregam são o Lulla e o Bollsonaro.

    Com relação a eleição..

    O Amoêdo, é uma bela opção de primeiro turno mas acho difícil ele passar para o segundo..

    Ai no segundo é repetir o voto “paulista”, qualquer coisa menos o PT e linhas auxiliares.

    Como eu disse ontem em outro tópico, o Bollsonaro não é opção é falta de…

    Lulla->Luciana Genro->Manuela D´Avila->Marina->Ciro->Alckimin->Dória->Bollsonaro

  47. Em relação à honestidade dos possíveis candidatos e a imóveis não declarados ou pequenas “incorreções” nas respectivas declarações de IR eu penso o seguinte, eu estou me lixando pro triplex e pro sítio do Lula. Com os salários que ele já teve de sindicalista, deputado e presidente com certeza ele poderia ter comprado o tal do triplex e o Sítio de lambuja.
    Eu não vou votar nele (nem no PMDB e nem no PSDB) e espero que fique algum tempo atrás das grades porque eu o considero líder de uma organização criminosa que espoliou o país e tinha como projeto permanecer no poder ad aeternum, enganando e comprando a todos, e não porque ganhou um triplex de presente sei lá de quem. Simples assim!

  48. Juarez, eu acuso porque declarei e recolhi corretamente. Se quiser, posso te enviar documentos que comprovam.
    Mas concordo que a maioria das pessoas que eu conheço declara valores menores. Gastei um bom dinheiro a mais pela minha honestidade/burrice. Inclusive a gerente da Caixa me ligou falando que os valores do meu financiamento não batiam com o de outros apartamentos, do mesmo prédio, aprovados. Eu disse que ela deveria ligar para quem estava prestando informação falsa e não para mim.
    No mais, acho mais grave ele, que sai pagando de honesto e ganha muito bem como parlamentar, cometer esse tipo de crime. Ele vive de impostos, mas evita pagá-los.
    Enfim, caso ele ganhe, acredito que você irá se decepcionar enormemente.
    Grande abraço!

  49. Rodrigo Martins Ferreira,
    Assino embaixo,só discordo um pouco da escala de políticos, ao final. A Marina é menos pior que o Ciro. E o Alckmin talvez seja menos pior que o Dória (que começou bem, mas cansou e agora não faz mais nada em SP). Só espero que apareça mais alguém de direita aí no fim da lista rsrs.

  50. Não estou dizendo que o Bolsonaro é santo…aliás, eu não acredito nisso. Nessa altura do candidato um santo nem é o mais adequado para o país, senão vai ser morto pelo congresso nacional.
    Minha crítica é em relação a seriedade e gravidade das denúncias, é inadmissível alguém atacar a integridade do sujeito, especialmente na política do Brasil, pelo fato do cara usar o dinheiro do gabinete com viagens, correios etc…isso é uma piada. Eu me coloco no lugar do Bolsonaro, deve ser um lixo ser político nesse país, o cara leva porrada de todos os lados, é justamente por isso que as pessoas sérias não entram para a política, sabem que é um ambiente sujo e que voc~e será tratado como ladrão. O Antônio Erminio de Morais já dizia isso quando foi candidato a Governador pelo estado de SP, foi apior experiência da vida dele, foi tratado igual um animal…a mídia inventou 1 bilhão de coisas acerca da vida dele, os candidatos idem etc…
    Imaginem um país como o Brasil, lotado de bandidos, um impresa extremamente corrupta, acham que os caras vão deixar qualquer um ser presidente???
    Agora eu vejo uma “lista de palhaçadas, só faltou por na lista que o cara quando jovem colava na escola e via pornô de gretchen” sobre o candidato, colocando o cara no mesmo nível de Aécio e Lula, como se tudo estivesse bem…como se fosse comportamentos similares. Não declarar o valor real do imóvel (se é que é verdade) é semelhante ao Ciro Gomes dizer que vai matar um juiz e policiais caso entrem na casa dele.
    Quando o cara cometer um crime de verdade, for pego em corrupção, utilizando a administração pública e seu cargo para benefício próprio ou de terceiros, aí sim eu entro na onde moralista.
    Agora me apresentem acusações sérias, nada de bobagem sem o menor sentido. Muita coisa citada pelo Rafael Olivera já foram esclarecidas pelo Bolsonaro, basta acessar os vídeos dele no YouTube e no facebook.
    O caso JBS já foi exclarecido há muito tempo…os “cargos para parentes também”.
    É preciso acordar para as circunstãncia que o país vive, semana passada o Bolsonaro afirmou que vai cortar as verbas da Globo caso seja presidente…imaginem a gravidade dessa fala em uma país onde 95% da mídia é de esquerda ou extrema-esquerda.
    As capas dos jornais mostram que a mídia não quer questionar Bolsonaro,querem matar Bolsonaro! São coisas bem distintas!
    “”””Rafael Oliveira 8 de Janeiro de 2018 at 22:15
    Ivan BC,
    Muito prazer. Os dois imóveis que eu comprei declarei à Receita e registrei em cartório o valor real pago””””
    A questão não é declarar com valor menor, a questão é que muitas vezes é impossível declarar o valor real, isso ocorre por diversos motivos: obra inacabada, obra sem aprovação inicial, obra próximo de locais com grandes obras e alteração de valores, planta de valores imobiliários feito de forma irresponsável pelo município, obra financiada etc…
    “””””Proponho um bom exercício. Imagine todos os fatos do Bolsonaro, mas com o Lula no lugar dele. Lula nomeou ex-mulher… Ex-mulher, ex-cunhada e ex-sogra de Lula trabalham em gabinetes do Lulinha… Lula declarou valor menor de imóveis adquiridos… etc. Você aceitaria as mesmas explicações?””””
    Tem diversos vídeos do Bolsonaro explicando essas denúncias, basta acessar os vídeos. Não é uma questão de ficar criando “exercícios de ideias”, mas de entender essas nomeações e o que procede e o que não procede.
    Essas acusações são semelhantes as feitas contra o Moro: O pai do juiz Moro foi filiado ao PSDB na cidadezinha X do Paraná (sei lá se é verdade), isso transforma o filho em um militante tucano. Bem coisa sem nexo…coisa de mal-caráter! O congresso nacional está chieo de santos, o problema é o Moro ter um pai filiado ao partido X.

  51. Olá Colegas. Li a reportagem da Folha e a denúncia não se sustenta. A reportagem ignora as regras de declaração de valores de imóveis à receita (por incompetência ou má-fé) 1) Não é o valor de mercado que é declarado, mas o valor de compra. Supondo que comprei um imóvel há 10 anos por R$ 10.000,oo que seria avaliado hoje por R$ 100.000,oo, eu devo declara-lo pelo valor que paguei (dez mil reais) nunca pelo valor da prefeitura ou do mercado. 2) Contudo, se ao longo destes anos eu tenha gasto R$ 60.000,oo em reformas e manutenção, a receita permite que eu adicione esse valor à declaração (a declaração passa a ser R$ 70.000,00). 3) se eu vender esse imóvel por R$ 90.000,oo (dez mil abaixo do mercado), meu lucro será R$ 20.000,00 (90 mil da venda menos 70 mil declarados). Sobre esse lucro há um imposto de 15% (portanto R$ 3.000,oo). 4) Agora, se eu vender o imóvel por R$ 90.000,oo (abaixo do mercado) mas em seis meses eu comprar outro imóvel de 90 mil ou mais que isso (suponto R$110.000,oo) estou isento de imposto, mesmo tendo aumentado meu patrimônio (pois eu gastei 10 mil no inicio, depois 60 mil de reforma e mais 20 para complementar o valor da compra do novo imovel, portanto gastei 90 mil e elevei meu patrimônio para 110 mil. Ganhei 20 mil livre de imposto de renda). Já li algumas reportagens acusando uma ou outra figura pública de sonegar porque ele declarava um valor muito baixo de um imóvel que o mercado avaliava bem alto. 5) Sobre um proprietário ter um imóvel que vale 10 mil, gastar 30 na reforma e vender por 20, tomando prejuízo não pode ser considerado um absurdo pois isso depende da necessidade do proprietário, por exemplo se o casal está se separando, herança, demissão, etc. Discordo das ideias do Bolsonaro, mas esta denúncia na Folha é um equivoco. Outra coisa seria encontrar 50 milhões de reais não declarados em um apartamento dele, ou grava-lo indicando seu assessor como seu laranja.

  52. Olá Rafael. Discordo que seja um erro ser honesto, mas é importante saber como a lei funciona para não fazer burrice. Uma colega comprou um apartamento para sua filha (algo como 200 mil reais). Como o apartamento ficou no nome de sua filha, isso ficou caracterizado como doação. A receita isenta doações anuais no limite de 40 mil reais, portanto eles tiveram que pagar 15% sobre 160 mil reais (24 mil reais de imposto). Agora, se eles tivessem depositado 40 mil reais todo ano na conta da filha até completar o valor do apartamento, eles estariam isentos. Dar o apartamento á filha foi honesto e burro. Ter feito doações ao longo de alguns anos para a filha acumular o dinheiro na poupança para ela comprar o apartamento teria sido honesto e inteligente.

  53. Temos que concordar que o FHC foi um “ponto fora” da reta porque estabilizou a economia mas sinceramente vendo suas últimas entrevistas onde “chutou o balde” que é um Socialista Fabiano tenho minhas dúvidas qual se foi para o bem da nação ou para encher o pessoal dessa ideologia de dinheiro. E tem gente que acha que ele é de direita assim com Bolsanaro. Engraçado essa direita deles que defendem o “Estado acima da vida da população”.

  54. Camargoer,
    Não tenho nenhum apreço pelo Temer mas em sendo um sujeito que pagava 500 mil por semana durante 20 anos (meio bi) para ele, o Joesley tava muito contido naquele encontro com seu “assalariado”. Fosse eu já chegava querendo dar um abraço na Marcela, pedindo um whisky com gelo e falando claramente as cifras de milhões e não daquele jeito “cheio de dedos”, com “subentendidos” e “gaguejos”.
    Não há nada na conversa entre o contido e monossilábico Temer e o tímido Joesley que sirva minimamente de prova de qualquer coisa contra o manequim de funerária, salvo que o dito cujo é um cara experto e não dá murro em ponta de faca, porque variou entre o silêncio total e uma trinca de palavras, a maioria, inaudíveis.

  55. Olá Bosco. Aproveitando sua excelente descrição, também não nutro apreços pelo Temer. Quando mencionei a gravação, não pensava nele. Lembraria várias gravações nas quais uma figura pública se compromete, desde vereadores e fiscais, prefeitos e outros do “alto clero”. Você tem razão que o peso do “grampo da friboi” gerou uma crise política mas não era o suficiente para uma denúncia criminal. Ao contrário dos 50 e tantos milhões no apartamento do Geddel. Defendo o estado de direito como garantia da liberdade do indivíduo contra o totalitarismo. Mas essa garantia tem que valer para todos, sem exceção. Por isso, minha crítica à denúncia feita pela Folha contra o Bolsonaro, que se não foi por má-fé foi incompetente.

  56. A propósito, posso estar enganado, mas o Joesley iria pagar os 500 mil a partir do arranjo no preço do gás fornecido à termoelétrica. Era uma promessa de propina (acho que isso seria um crime de corrupção ativa). Não seria isso? Creio que a denúncia da PGR contra o Temer era por obstrução de justiça.

  57. Camargoer, você está correto ao dizer que o contribuinte deve declarar o valor pago no bem (e eventuais acréscimos com obras). O ponto central da reportagem são os valores baixos pagos por Bolsonaro. Claro que é possível ter aparecido um negócio da China na frente dele – imóvel de R$ 1 milhão por R$ 400 mil, mas é extremamente improvável. Para obter um condenação penal ele tem a vantagem do ônus da prova ser da acusação, bastando manter a tese de que “Deus lhe deu sorte na vida” e ele pagou R$ 400 mil. Mas uma investigação bem feita, em especial nos negócios da parte vendedora, pode comprovar que houve fraude fiscal. Essa negociação deve ter sido feita em espécie – então é bem possível que Bolsonaro ou algum de seus assessores tenha levado uma mala com R$ 500, 600 mil para a vendedora, que saiu correndo com ela, numa imagem bastante simbólica rsrs.
    .
    E sim, seria caso de corrupção ativa a oferta de dinheiro em razão do negócio envolvendo gás. Temer foi denunciado por obstrução da Justiça e organização criminosa, na segunda denúncia. Na primeira, por corrupção passiva.

  58. As vezes, mesmo sendo ávido opositor do Bolsonazi, até torço pra ele ganhar. Só pra vocês terem que viver 4 anos de caos, em que ele não fará nada que prometeu. Eu ia rir pra cacete. E torcer pra que vocês aprendessem que não adianta cair na lábia de um larápio desses. Na página 113 do livro de memórias do general Ernesto Geisel, ele descreve Bolsonaro com a seguinte frase “ele foi um péssimo militar”. Não tenho dúvidas, de que seria um péssimo presidente também.
    Ele será massacrado nos debates, se tiver coragem de ir, simplesmente porque é burro demais. Vai ser divertido. Agora, infelizmente, parcela da população anda tão insatisfeita que aceita qualquer coisa diferente, nova, que esbraveje coisas que não podem ser realizadas na prática. Essa parcela, seguirá em auto engano, na defesa desse lixo mesmo que suas idéias não se sustentem. São o fio da esperança dessa parcela do povo.

    Num hipotético segundo turno Lula x Bolsonaro, eu vou de nulo, e a certeza firme de que estarei na oposição popular a qualquer um dos dois.

  59. Rafael Oliveira 8 de Janeiro de 2018 at 15:20

    “Wellington, nem da empresa Ford a fundação é. Foi criada pela família Ford, mas também não é mais administrada por ela há algumas décadas.”

    Não sei o status atual, mas o que importa é o que fez. Ajudou muito comuna por essas bandas.

    Um abraço.

  60. Wellington,
    Sim, ajudou muitos comunas. E também não-comunas. Tenho colegas de faculdade que fizeram pós no exterior bancados por ela.

  61. Camargoer,
    O brasileiro inova até em corrupção ativa, pagando em parcelas semanais por 20 anos, em dinheiro vivo. rsrsss
    A máfia brasileira é meio parecida com a Cosa Nostra. Os mafiosos têm que ser homens de honra. rssss Ou será que tinha algum documento assinado reconhecido em cartório. rrssss

  62. Caro Rafael. Aproveitando mais uma vez o Bosco, não nutro apreços pelos Bolsonaros. Mas a denúncia da Folha assume valores que “deveriam” ser os de mercado (suposição do repórter) e os compara com os valores registrados. Isso é um equívoco. Seria fraude fiscal se 1) o comprador pagasse 20 e declarasse 10. Mas para isso, o repórter teria que ter o extrato bancário da transação ou outra prova material. Dizer que existe fraude porque é algo é suspeito é incompetência ou má-fé. 2) outra possibilidade é o crime de sonegação do vendedor, que registra o negócio abaixo do valor pago pelo comprador para reduzir o imposto de renda sobre a venda, pois se ele declara que vendeu por 20 algo valia 30 na declaração na receita (e tem que ser o declarado na receita, não o valor estimado pela prefeitura ou pelo mercado), então o vendedor não irá pagar imposto de renda porque teve prejuízo. Se o vendedor recebeu 30 ou 35 e só declarou 20, é o vendedor que comete crime fiscal, não o comprador.

  63. Muito boa a fala do Rodrigo Martins… e a conclusão é… quem crê em salvadores da pátria, só está ajudando a piorar tudo…

    No mais, acho engraçado o pessoal acusar a Folha e a Globo de serem esquerdistas. Os esquerdistas dizem exatamente o contrário. Quando é assim, a organização até ganha ponto comigo, pois mostra justamente alguma independência. Na verdade, acredito que Globo e Folha são mídias “catch all”, ou seja, bastante ecléticas, que não seguem estritamente uma determinada corrente.

  64. Olá Bosco. Se ele fizer uma “oferta irrecusável”, ninguém atrasará a parcela, mas aí tem que assistir ao “Poderoso Chefão” para saber o que é uma oferta irrecusável (riso). Encontrei um reportagem do O Globo que resgata essa questão das gravações. A mala com 500 mil filmada pela PF com o Rocha Lourdes teria sido o primeiro pagamento pela redução do preço do gás fornecido pela Petrobras.
    https://oglobo.globo.com/brasil/pf-filma-indicado-por-temer-recebendo-propina-21353989

  65. Sobre políticos e corrupção me pergunto, que dizem sobre a blindagem de Temer no Congresso? Para lembrar alguém que é pouco citada, não vi Marina Silva se pronunciar. Sobre FHC já há documentação farta e conhecida. Gostaria de cobrar de todos.

  66. Professor 9 de Janeiro de 2018 at 9:29

    “Teacher”, a gente sabe que você vai apertar 13 e depois a tecla “confirma”. Ou seja, vai defecar na urna…..

  67. Esse ano será tanta M. jogada nas mídias, por conta da campanha eleitoral, que estou pensando em me mudar para marte para fugir do “fedor”.

  68. Rafael Oliveira 9 de Janeiro de 2018 at 8:26

    “Sim, ajudou muitos comunas. E também não-comunas. Tenho colegas de faculdade que fizeram pós no exterior bancados por ela.”

    É verdade. Sempre tem a acidentalidade. Se não me engano, o Eric Voegelin foi financiado pela Fundação Rockefeller.

  69. Fila

    A Globo e a Folha são de direita. Os bolsominions detonam ela por serem de extrema-direita.

    A Globo mesmo, falando em obras de ficção audiovisual, é uma das mais bem sucedidas do mundo… fica atrás de Coreia do Sul, India, Hong Kong e Hollywood é claro. Quem fez uma industria assim no Brasil? Que estivesse em pé de igualdade com os tops do mundo em termos de rentabilidade? Pouquíssimos.

    A verdade é que os fãs do Bolsonaro falam como se ele fosse um Sun Yat-Sen ou um Ronald reagan, mas o cara no máximo é um Duterte. E na boa? O Duterte ainda tem uma maldade diplomática que o Bolsonaro não tem.

  70. Olá HMS. O voto é livre e secreto. Podemos discordar, debater, comentar… este é o objetivo do blog. Mas não faz sentido desrespeitar o colega. A opção política dos colegas deve ser respeitada, seja à direita ou à esquerda.

  71. camargoer 9 de Janeiro de 2018 at 10:56

    EU concordo com o colega mas, agora em 2018, não vejo de outra forma para quem adota tal opção tendo em vista o conjunto da obra nesses 13 anos tenebrosos. E o mesmo vale para quem votar no “mito”….

  72. sub-urbano 9 de Janeiro de 2018 at 11:11

    Agora a verdade é baixaria? o legado sinistro dos 13 anos de lulopetismo não o convencem do contrário?

    Ah! o mesmo vale para os incautos que votarem no “mito”….

  73. Caro HMS. Talvez se focarmos a discussão nas ideias e não nas pessoas, teremos um debate mais profundo e por até, por que não?, mais divertido. Como disse, não é uma questão de estar à direita ou à esquerda, mas fomentar um debate franco e honesto. É normal discordarmos de muitas ideias, mas isso não precisa ser necessariamente um embate pessoal. Um grande abraço.

  74. Fila 9 de Janeiro de 2018 at 9:28
    (…) No mais, acho engraçado o pessoal acusar a Folha e a Globo de serem esquerdistas. Os esquerdistas dizem exatamente o contrário. Quando é assim, a organização até ganha ponto comigo, pois mostra justamente alguma independência. Na verdade, acredito que Globo e Folha são mídias “catch all”, ou seja, bastante ecléticas, que não seguem estritamente uma determinada corrente.
    ——————————————————————————————————-
    Exatamente. A dita “grande” imprensa só pode ser grande se tiver tamanho suficiente para abrigar, em si, tendências antagônicas e, assim, conseguir criticar e elogiar o governante ao mesmo tempo, por diferentes canais. Para mim, a Globo corresponde, na imprensa, ao que é o PMDB, entre os partidos. Ela sempre acomoda em si tendências antagônicas, e faz malabarismos retóricos para sempre manter a proa apontada para o vento.
    Quem descreve a imprensa como um bloco monolítico está muito enganado. Há muita competição entre os veículos, e muita disputa dentro de cada veículo. Sempre buscando a estabilidade dessa situação, claro.

  75. camargoer 9 de Janeiro de 2018 at 11:54

    Há casos e casos! Com você o debate é de ideias pois sempre se comportou de forma muito educada com todos aqui. Contudo o mesmo não se pode aplicar ao sedizente “Teacher” que vem aqui repetir os mesmos esquemas e a mesma retórica tal como costuma fazer no malfadado PlanoBarril.

  76. Agora ser nacionalista é ser de esquerda ? Eu sou esquerdista e não sabia ?
    .
    Uma coisa é certa, FHC foi o menos pior de 1985 até hoje.

  77. Olá Delfim. Creio que este contraponto entre ser de esquerda/direita, nacionalista ou não esta equivocado. Conheço muitos colegas que são de esquerda e outros que são de direita que são bem nacionalistas. E sei também de muitas pessoas que são de direita mas não possuem nenhum vínculo com o país. Às vezes, até me parecem que odeiam o Brasil.

  78. Delfim Sobreira 9 de Janeiro de 2018 at 13:27

    O Batman, o Superman e o Lula estavam no boteco conversando. De repente, o Batman resolve contar vantagem: “Estava eu de bobeira, sem fazer nada, quando percebi assaltantes que tinham amarrado uma mãe e filha e iriam matá-las e estuprá-las. Como um morcego, voei para cima dos bandidos e salvei as duas!”

    O Superman, para não ficar para trás, contou: “tinha um trem desgovernado, que ameaçava descarrilhar e matar seus 100 tripulantes. Com meus super-poderes, consegui frear o trem e salvar a vida de 100 pessoas, não apenas duas como você, Batman.

    Os dois heróis, de repente, resolveram tirar um barato do Lula: “E você, Lula? já fez alguma boa ação? já ajudou uma velhinha a atravessar a rua? kkkkk

    Ao que Lula respondeu: “Bom, quando eu estava na presidência, não tinha muito o que fazer e estava de bobeira. Como era muito tédio, resolvi fazer alguma coisa e aí tirei 40 milhões de pessoas da pobreza extrema”.

    Batman e Superman caíram no chão.

    Acho que sei quem é o menos pior, desde 85.

  79. Professor 9 de Janeiro de 2018 at 14:37

    Você quis dizer fingiu que tirou 40 milhões da pobreza extrema afinal tudo o que fez foi jogar migalhas para o povo na forma do Bolsa Família. Enquanto isso os amigões dele (odebrecht, irmãos Friboi, Eike Batista) fizeram a festa no BNDES…..

    Acho que sei quem foi o maior farsante desde 1985…

  80. HMS TIRELESS 9 de Janeiro de 2018 at 15:32

    Quer dizer que ele comprou o voto dessas 40 milhões de pessoas com o Bolsa Família, é isso?

    Bom, nesse caso, comprou bem, porque prefiro dar dinheiro para Bolsa Família do que perdoar dívida de petroleiros (54 bilhões, lembra?). Ou perdoar dívida do Sílvio Santos. Ou não comprar a apropriação indébita que a Rede Globo pratica, ou financeira privatização com o dinheiro do BNDES, para empresas estrangeiras, ou…vou parar por aqui, porque se continuar dá uma bíblia.

    Eu sou classe média e nunca precisei de Bolsa Família, mas se isso é compra de voto, comprou o meu também.

  81. Sinceramente, quero entender a lógica de vocês, coxinhas, direitinhas e fanboys. Se Bolsa Família dói tanto no seu bolso e revolta tanto, porque cargas d’água vocês não se revoltam com “perdão” para petroleiras, de 54 bilhões? Outro exemplo: por que vocês nunca se revoltaram com a “ajudinha” que deram para o Sílvio Santos não falir? disseram para vocês que não foi com dinheiro público que ajudaram o Sílvio Santos, é isso? e você acreditou, coxinha? kkkkkkkkk

    Os Estados Unidos falaram abertamente que foram eles que derrotaram o Estado Islâmico, vocês acreditaram também?

    Esses coxinhas não têm limites.

  82. Professor 9 de Janeiro de 2018 at 16:34

    CORREÇÃO: Ou não cobrar a apropriação indébita que a Rede Globo pratica, ou financiar privatização para empresas estrangeiras com o dinheiro do BNDES ou…

  83. Professor 9 de Janeiro de 2018 at 16:34

    O farsante manteve no cabresto do bolsa família milhões de pessoas pobres e humildes apenas para usá-las com fins eleitoreiros. Ele o seu partido jamais desenvolveram um projeto de país que devolvesse a dignidade a essas pessoas. E enquanto jogava para os pobres as migalhas do bolsa família o BNDES, convertido em cofrinho de mamatas, deu US$ 31 bilhões para a Odebrecht, R$ 12,5 bilhões para os irmãos friboi e outros 13 bilhões para o farsante do mundo X.

    Não se trata de revolta com o bolsa família mas sim o fato do uso sem escrúpulos do mesmo por um caudilho populista que alega estar com essas migalhas “tiranu 40 mião da miséria i botânu na crasse média”….

  84. Camargoer
    Creio que o Sr. não percebeu a ironia da minha observação. Estamos vivendo momentos muito maniqueístas.
    .
    Professor.
    Se vc acha que dar um cartão recarregável de R$80,00 é tirar da miséria então tá.
    Eu faria como Roosevelt, criaria frentes de trabalho e pagaria salário mínimo. Além de tirar melhor da miséria, as tiraria da vagabundagem também.

  85. Resumo: Todos os socialistinhas com o C* na mão de medo do Bolsonaro. Capitão do Exército de Caxias formado na Academia das Agulhas Negras. Podem grifar a vontade, podem vasculhar o que for, vão só ficar com mais raiva ainda pois o homem é limpo.

  86. Caro Delfim. Às vezes, as ironias acabam tomadas pela literalidade, principalmente em tempos
    maniqueístas. A distinção entre ser de direita ou esquerda faz sentido em um período de normalidade democrática. Em outro momentos, a luta é entre o fascismo e a democracia. Estou lendo um livro do Prof. Belluzo “O tempo de Keynes nos tempos do capitalismo”. Para quem admira o new deal de Roosevelt, pode ser uma boa sugestão. Deixo o link de um artigo do Prof. Belluzo sobre Keynes.
    http://www.akb.org.br/revista/index.php/BKR/article/download/34/26

  87. Duvido, mas duvido muito, que entre o alto oficialato, o Bolsonaro seja levado a sério. Bolsonaro rasgou o estatuto dos militares enquanto estava na ativa. Foi processado e condenado duas vezes pelos tribunais militares. Tomou tudo quanto é tipo de punição.
    “Formado na Academia Militar das Agulhas Negras” e sem honrá-la, e sem honrar os estatutos e regulamentos do EB. Sou civil, sou de equerda. Mas duvido que os militares que se fiam no princípio do respeito integral à hierarquia e disciplina tenham algum tipo de respeito pelo Bolsonaro.
    Até o Geisel chamou ele de “péssimo militar”. Só adolescente defende o sujeito, ou os desesperançosos que aceitam qualquer coisa.

  88. Fred ele ainda esta infinitamente mais perto dos ideais e princípios militares do que o apenado. Não existe nada pior que o apenado de corrupção e mentiroso falastrão. Felizmente este mês o TRF-4 vai aumentar a pena dele e torná-lo inelegível.

  89. Delfim Sobreira 9 de Janeiro de 2018 at 17:51

    Concordo com vc, Delfim. Deveria ser o Bolsa Emprego, e não o bolsa família. Não estou dizendo que Lula foi bom, só estou dizendo que foi o menos pior, porque os outros nada fizeram. O ideal seria dar o emprego, como você falou; o menos ruim, seria o bolsa família e o ruim seria não fazer nada.

  90. Camargoer.
    Existe o crime de prestar declaração falsa à Receita. Além disso, o comprador deve recolher ITBI sobre o valor da compra. Se ele declarou um valor menor, recolheu ITBI menor.
    Mas é claro que eu não tenho uma prova irrefutável de que ocorreu isso. Bolsonaro pode ser um homem de sorte que encontrou duas pechinchas.

  91. A demagogia desse senhor conhecido como FHC e que escreve a matéria impressiona. Apenas lembrando que foi em seu governo que o povo começou a sere deliberadamente lesado através do congelamento da correção na tabela de imposto de renda….portanto, sem comentários adicionais

  92. Te entendo Colombelli. De verdade, sendo de esquerda, me mantive em oposição ao governo Lula, e não votarei nele. Não me esqueço que ainda em 2014, foi o governo Dilma que começou a rasgar as garantias e direitos constitucionais, ao promover prisões “Minority Report”. Prisões de professores e ativistas que eram lideranças de protestos que ocorreriam durante a Copa. Muitos desses professores, que eram ótimos profissionais e lecionavam em escolas federais, foram tão perseguidos que ainda não conseguiram reassumir suas carreiras. Entre outras tantas concessões ao mercado feitas pelo lulopetismo. No meu primeiro comentário declarei, entre Lula e Bolsonaro fico com nulo. Marx já disse, “a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. Não é hora de Lula e nem do PT. Mas JAMAIS será a hora de um Bolsonaro flertando com o fascismo.
    Mas, segundo as suas palavras, é muito ruim ser mentiroso e falastrão. Então lhe afirmo que nesse quesito Lula e Bolsonaro são iguais. Pior, Bolsonaro já foi condenado por ser mentiroso.
    Gastei meia hora para encontrar no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a capa do Jornal do Brasil do sábado, 27/02/1988, no canto inferior direito está a manchete que afirma com todas as letras: Exército pune dois capitães por mentira. “Segundo o ministro (Leônidas Pires G.), os capitães faltaram com a honra e a verdade”. Tudo isso por conta dos atentados à bomba planejados pelo dito cujo.

    Não dá pra defender esse lacaio da pior espécie. Esse embuste só vai entubar o povo, e os militares junto. Anota aí.

  93. Olá Rafael. Como já disse, nem admiro nem tenho qualquer afinidade ideológica pelo Bolsonara. Minha crítica à Folha é o seu denuncismo sem sustentação. Isso não é nem jornalismo. É apenas ativismo político. Se um jornal como a Folha quer publicar uma denúncia (contra qualquer cidadão) precisa de sustentação. A reportagem inteira é apenas suspeitas. Por outro lado, acho que a discussão sobre se tal fulano ou sicrano teria caráter para ser presidente desvia do principal, que seria seu plano de governo e propostas. Um canalha nem deve ser cogitado como candidato, agora se temos candidatos ou potenciais candidatos (á direita ou esquerda) já é momento de pensarmos em suas propostas.

  94. Fred

    “Duvido, mas duvido muito, que entre o alto oficialato, o Bolsonaro seja levado a sério. Bolsonaro rasgou o estatuto dos militares enquanto estava na ativa. Foi processado e condenado duas vezes pelos tribunais militares.”

    Nossa pedir aumento de salario para a tropa é crime agora? Mas prender os bandidos lá em Brasilia não é. Olhem a cabeça dessa criatura e olhem se o Brasil tem futuro com uma coisa dessas aqui.
    A esquerda sempre lutou contra o exército(várias guerrilhas armadas), fizeram ataques a bancos, sequestros(inclusive de um embaixador), roubos, e mataram militares e ainda o ESQUERDINHA quer vir falar de moral aqui.
    E Lula tem algum respieto hoje? só da militancia porque do resto ele não tem mais apoio nenhum. É só comparar, Lula sai na rua e é vaiado, pode ser aé linxado pela populaçao, agora o já viu o Bolsonaro nos aeroportos e nas ruas ? é uma multidão de pessoas.

    “sou de equerda”
    Defender bandido é coisa de esquerdinha mesmo.

    “Mas duvido que os militares que se fiam no princípio do respeito integral à hierarquia e disciplina tenham algum tipo de respeito pelo Bolsonaro.”

    Caro esquerdinha, vários miliares já manifestaram apoio a Jair Bolsonaro publicamente.

    https://youtu.be/MW8ME9S87SI
    https://youtu.be/rBRSS0rsz3M
    http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7133551/general-mourao-acusa-temer-elogia-bolsonaro-diz-que-forcas-armadas

  95. Meu pai amado! “Professor ” , você acha que a “parada” tá liberada?! Só pode! Maneira aí na loucura!
    Camargoer, parabéns! Sua lucidez sempre me surpreendeu ! Conheço suas posições políticas (por acompanhar sempre à Trilogia) e normalmente somos antagônicos, mas mais uma vez foi acertivo e justo, eu tive a mesma percepção da citada matéria da FSP, e quem não apóia o Bolsonaro nesse Brasil atual irracional , jamais questionaria aquele livro vermelho tendencioso!
    Abraços!

  96. Fred

    “Mas JAMAIS será a hora de um Bolsonaro flertando com o fascismo.”

    O fascismo tem mais a ver com o comunismo(que não funciona) do que com os ideais de liberdade e justiça do bolsonaro. Eu não sabia que fascismo era pregar a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade sexual, não sabia que pregar um Estado pequeno e pedir bandido preso é fascismo. Resumindo a esquerda: fascismo = quem discorda de mim.

  97. Fred

    Lula é tão santo que já está respondendo a 7 processos e já foi condenado em 1. Bolsonaro na época que foi repreendido e absolvido pelo alto comando(pois a pena máxima pelos seus “crimes” era em média 15 dias e não era grave), pregava um aumento de salario para os soldados e melhores condições de trabalho, até porque o EB na época não é como hoje e muito menos como uma potencia, as condições dos equipamentos, estrutura das bases, etc.

  98. Mateus, por favor, “O fascismo tem mais a ver com o comunismo”. Não dá. Não faz sentido algum isso. De verdade, não acredite nisso, se dê o privilégio da dúvida e leia sobre o assunto. Livros de teoria política, ciência política, história, não falta bibliografia sobre o assunto.
    Leia meu comentário novamente, e entenda, eu não defendi o Lula.
    Sobre as punições ao Bolsonazi, recomendo você usar o google e encontrar o Estatuto dos militares e o RDE. Tá tudo lá explicadinho.

  99. Fred pessoas de esquerda com a sua postura eu divirjo mas respeito. Se mais como voce houvesse, lula e seus asseclas não tinham feito com o PT o que fizeram. Mas ninguem supera lula na quantidade de estultices, asneiras, mentiras e ignomínias que fala. Não é so mentira, é o tripudiar na inteligência alheia com desculpas ridiculas, esquisofrênicas. É o sujeito querer se dizer irresponsável pelo que legou e se desvincular de seus antigos amigos.
    Bolsonaro é ainda uma aposta ( que pode dar errado), mas o lula eu ja sei o que é. Ele é, em tudo, a antítese do que eu acredito que um ser humano deva ser. Me enoja.
    Aliás, sobre o RDE é bom lembrar que é muito, mas muito mais rígido que qualquer legislação civil. Por ele dívida de qualquer tipo dá cadeia. Eu mesmo fui punido por criticar um oficial temporário inoperante e fiquei 04 dias detido e quase fui processado por crime de motim ( se tivessem feito eu ia pegar o 261100 e ia fazer uma porcaria muito, muito grande). Se aplicássemos o RDE na classe política não sobra ninguem. Só no “faltar com a verdade” daria 99,9% e o lula acumularia milhares de punições. Então não me impressiona Bolsonaro ter sido punido sobretudo porque somente muito recentemente começou a haver defesa no processo administrativo militar. Eu mesmo fui punido sem defesa nenhuma. Bolsonaro ainda é júnior. Lula é categoria “força livre”.

  100. A proposito, na minha punição consta ter “feito críticas a instituição sem conhecimento de causa” somente porque contei aos recrutas que o rancho tinha reduzido 20 vezes a dotação de alguns itens. O tal oficial temporário estava escutando atras dos armários e como covarde que era não interveio na hora ( o que era seu dever).

  101. Fred

    “Não dá. Não faz sentido algum isso. De verdade, não acredite nisso, se dê o privilégio da dúvida e leia sobre o assunto. Livros de teoria política, ciência política, história, não falta bibliografia sobre o assunto.”

    Fascismo foi nada mais que um estado totalitario, onde controlava a vida das pessoas, controlava a economia e controlava a opinião das pessoas. O nazismo é a mesma porcaria totalitaria, o comunismo também. Todos esses regimes tem o totalitarismo como sua filosofia, e a ambição de criar um “Novo Homem”.

    “Alguns povos são lixo racial”, FRIEDRICH ENGELS

    “AS CLASSES E AS RAÇAS, FRACAS DEMAIS PARA CONDUZIR AS NOVAS CONDIÇÕES DA VIDA, DEVEM DEIXAR DE EXISTIR. ELAS DEVEM PERECER NO HOLOCAUSTO REVOLUCIONÁRIO.”, Karl Marx.

    os extermínio dessas etnias era necessário já que se tratava de culturas que estavam dois estágios atrás na luta histórica, o que tornava impossível trazê-los ao nível de revolucionários; bascos, bretões, escoceses e sérvios. Além disso, tanto Marx quanto Engels, odiavam eslavos, viam como povos imundos e, talvez pela herança germânica, nutriam uma tenra oposição a Polônia. E os judeus eram vistos como capitalistas por natureza e deveriam perecer junto no holocausto da “revolução”.

    EU TE DESAFIO A PROVAR QUAL POLITICA DO BOLSONARO É FASCISTA OU NAZISTA.

    Bolsonaro se assemelha mais a Ronald Reagan, Dom Pedro II, Winston Churchill e Donald Trump do que com qualquer ditador de qualquer regime totalitário.

  102. Olá Mateus. Acho que este é o tom da discussão. Adversários não são inimigos. Pelo que lembro, um fascista tem o adversário como inimigo. Contudo, discordo quando da ideia que o fascismo estaria mais próximo da esquerda do que da direita. Acho que esquerda/direita posições políticas válidas em uma democracia. Um regime totalitário é contrário ao democrata, seja quem for. Eu lembro quando li o livro do Hayek (O caminho para a Servidão) onde ele defende o liberalismo econômico como uma garantia às liberdades individuais contra o totalitarismo (e ele se referia tanto à Hitler quanto à Stalin). Keynes também defendia o crescimento econômico como um meio de evitar o totalitarismo. Ambos eram democratas, apesar de adversários intelectuais. A ideia que o inimigo de meu inimigo é meu amigo é um erro de inteligência.

  103. Camargoer, a Folha é um jornal e não PF / MPF / STF para poder investigar a fundo os fatos. Ela trouxe à tona fatos suspeitos. Cabe às autoridades verificarem se houve crime ou não.
    Você deve se lembrar que há inúmeros casos parecidos em que a imprensa apresentou fatos suspeitos que deram início a investigações e condenações ou absolvições.

  104. Olá Rafael. O risco de um denuncismo mal investigado é a hipótese de inocência. Não importa se é o Bolsonaro, ou um empresário ou qualquer outra pessoa. Uma reportagem baseada em suspeita pode destruir a vida de qualquer um. Eu lembro de muitos casos onde a denúncia não se sustentou (o caso mais conhecido é o da Escola Base acusada injustamente de abuso infantil, veja um link abaixo). Há uma frase de Montesquieu “A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”.
    http://justificando.com/2014/12/10/da-serie-julgamentos-historicos-escola-base-a-condenacao-que-nao-veio-pelo-judiciario/

  105. camargoer,

    Gostei de seu ponto de vista. Mas se olharmos o que a direita tem em comum com por exemplo o comunismo ou nazismo? Creio que só a presença de um Estado; leis, forças armadas, etc. Mas se olharmos o que tem de diferente, temos um Estado pequeno(ausência ou pouca presença do Estado em locais como a economia), liberdade(não confundir com libertinagem como os anarcocapitalistas querem), liberdade econômica, anti-aborto, anti-drogas, patriotismo(não confundir com nacionalismo), bandido tem que se fod** e acabou. Então creio que as diferenças são muito grandes para o nazismo ser algo de direita, até porque na Alemanha nazista quem controlava a economia era o Estado, o mesmo controlava os preços dos combustíveis, dos alimentos, etc. Você tinha uma fabrica mas ao mesmo tempo não era sua pois quem mandava era o Estado.
    Concordo que a melhor forma de se afastar de regimes totalitarios é a liberdade, principalmente a liberdade economia pois um individuo “pobre” de riquezas, irá cair no discurso que melhor lhe agrade no sentido de lhe prometer uma vida melhor, nisso acaba que um governo populista como o PT chega ao poder, ai o resto da história todos sabem o final de governos socialistas, Cuba é uma visão do futuro para a Venezuela se continuar neste caminho da servidão.

  106. Olá Mateus. Não creio que seja possível comparar o nazismo com qualquer regime democrático. Tem uma tese de doutorado que é muito legal “A moral nazista: uma análise do processo que transformou crime em virtude na Alemanha de Hitler” que apresenta o absurdo que foi este regime em termos de violação dos valores ocidentais. Eu a li e conversei e tive a chance de almoçar com autor. Ele também ganhou o premio jabuti como livro “Nazistas entre nós”. Por outro lado, existem democracias com governos de esquerda ou direita. Inclusive, com diferentes governos eleitos sendo sucedidos por um ou outro (você pode colocar os EUA como um exemplo, mas existem muitos). Regimes totalitários não são democracias, portanto algumas comparações não fazem sentido. Você pode comparar diferentes modelos de regimes democráticos, todos com defeitos e qualidades. Acho que temos que inciar um profundo debate sobre qual país queremos (para mim, o regime democrático é fundamental) ao invés de discutir nomes. Fico assustado quando ouço defesas de nomes (Luciano Huck, por exemplo) sem discutir o principal, que seriam as ideias para o país. Temos que primeiro encontrar os pontos de consenso e em seguida, debater quais as melhores soluções para nossos problemas. Insisto, de modo franco e honesto.

  107. Camargoer, a culpa no caso da Escola Base é muito maior das autoridades policiais e judiciárias do que da imprensa, a qual, obviamente, poderia ter sido mais cuidadosa.
    No mais, as acusações são bem diferentes e eventuais prejuízos aos “acusados”, também.
    .
    Eu acho o fato muito suspeito – comprar algo por menos da metade do preço.
    Assim como acho suspeito comprar algo por um preço muito maior, como o c aso da compra da Refinaria de Pasadena. Ora, poderia ser um negócio lícito pagar uns US$ 700 milhões a mais do que o preço anteriormente pago pelo proprietário. Quando a imprensa noticiou tal fato não havia provas de corrupção, Dilma ainda não havia dito que o laudo era técnico e juridicamente falho, não se sabia que diretores da Petrobrás possuíam milhões em patrimônio. E, talvez, se não fosse a imprensa denunciar, jamais saberíamos isso.
    O risco de acusar indevidamente inocentes sempre existe. Não só pela imprensa, como pela polícia, MP e, a bem da verdade, inocentes também são condenados pela Justiça. Nenhum sistema é perfeito e erros acontecem (além dos casos de má-fé mesmo). Sendo assim, se a imprensa só puder publicar algo com absoluta certeza da culpabilidade do réu, ela não publicará nada.
    No mais, políticos devem ser investigados e estar preparados para isso. Se ele não gosta da ideia da imprensa “persegui-lo”, que vá trabalhar com outra coisa. O mesmo vale para Lula, Aécio, Ciro, Alckmin, Amoêdo, Manuela Dávila e etc.
    Por fim, eu prefiro essa imprensa investigativa do que uma que publique receita de bolos.

  108. Mateus, vou lhe fazer o mesmo convite que faço aos meus alunos. Você tem direito de ser conservador, liberal, monarquista, etc. Mas desafie-se e leia os livros de Marx/Engels, leia a bibliografia tradicional sobre ideologias políticas. Isso não te mudará, te deixará com argumentos mais coerentes. Entendo a argumentação que fizeste ali em cima. Mas foi uma “salada” muito grande e fora do contexto. Anacrônica sob alguns aspectos.

    Em tempo: O nível dos debates sobre política melhorou muito! Muito mesmo! Galera, mesmo em discordância, tem mantido o nível de sociabilidade mt legal, parabéns a todos.

    Colombelli, te entendo, de verdade. E foi uma baita sacanagem o que vc narrou. Mas há outras opções, à esquerda e à direita, para o cargo de presidente. Fora o voto no legislativo que é o mais importante.

  109. camargoer 10 de Janeiro de 2018 at 0:21 : “Fico assustado quando ouço defesas de nomes (Luciano Huck, por exemplo) sem discutir o principal, que seriam as ideias para o país. Temos que primeiro encontrar os pontos de consenso e em seguida, debater quais as melhores soluções para nossos problemas. Insisto, de modo franco e honesto.” Concordo, porém o primeiro consenso que tem que haver é que não se deve esperar do governo (estado) a solução de todos os problemas, nem imputar a terceiros ou a fatores externos as causas de nossas mazelas. O segundo é reduzir rápida e drasticamente o tamanho do estado, que se tornou maior do que a nação.

  110. camargoer,

    Não consideraria uma democracia de esquerda, como uma democracia. Por exemplo em Cuba o que tem de democrático lá? Ou na Venezuela, o que há de democracia lá?, nada somente perseguição politica de adversários somente por PENSAREM diferente. Todo regime que tem o totalitarismo e intervencionismo como filosofia tende a sumir do mapa, por exemplo a União Soviética com seu regime comunista não durou 70 anos.

  111. ” O segundo é reduzir rápida e drasticamente o tamanho do estado, que se tornou maior do que a nação.”

    Em que sentido?
    Pode responder?

    Reduzir oq? Como? Onde? Quanto?

  112. Fred,

    “Entendo a argumentação que fizeste ali em cima. Mas foi uma “salada” muito grande e fora do contexto. Anacrônica sob alguns aspectos.”

    Eu fui direto ao ponto, você não aceitou que o Fascismo é tão parecido com o Comunismo. E eu provei com palavras ditas por Karl Marx e Friedrich Engels que o ódio a outras raças não é exceção de um regime. Todos usam de alienação ao individuo como forma de criar um novo home, para os comunistas um revolucionário(moldado segundo os pensamentos socialistas), e para os nazistas um ser(raça) superior a todos os homens.

  113. “Ele é, em tudo, a antítese do que eu acredito que um ser humano deva ser. ”

    Rs rs…o Lula é o verdadeiro satanás na cabeça da galera aqui…. a personificação do 666 na cabeça de uns aqui

    Colombelli, por favor, me explique de onde vem essa raiva todinha?
    Eu queria, sinceramente, entender o motivo dessa ojeriza… assim, mais por curiosidade mesmo. Pq eu garanto que tem gente BEM PIOR do que ele

    Tem gente que carrega meia tonelada de Cocaina por ai e nem por isso é alvo dessa raiva toda

  114. Rafa_positron,

    Reduzir o Estado significa, que o Estado tem que parar de ver o individuo(o cidadão) como uma criança que não sabe de nada. Onde tem que haver leis para qualquer bobagem, cargos públicos ganhando até 30 mil reais e depois a aposentadoria de 30 mil reais, todos aqueles programas sociais que nunca deram certo, estatais que são inúteis(por exemplo os Estados Unidos não tem nenhuma estatal, mas por outro lado eles não deixam nenhuma empresa norteamericana ser vendida para um Chines e se não me engano para um Russo) e que se der prejuízo quem paga somos nós. Parar de querer dar “segurança” a todo mundo porque já vimos o resultado, são mais de 60 mil mortes por ano(mais uma lei: estatuto do “desarmamento”), parar de intervir na economia afetando a ordem do mercado e da oferta e demanda. Dentre muitas coisas que atrapalham a vida das pessoas, como abrir uma empresa hoje no Brasil é muito demorado, ou por exemplo patentear um projeto, demora-se anos(depois não sabem porque um chines ou um americano ou um europeu) estão sempre na frente.

  115. “O farsante manteve no cabresto do bolsa família milhões de pessoas pobres e humildes apenas para usá-las com fins eleitoreiros. Ele o seu partido jamais desenvolveram um projeto de país que devolvesse a dignidade a essas pessoas. ”

    O Bolsa familia, enquanto programa, foi só a junção dos projetos que ja existiam na época do FHC: vale-gas, bolsa escola etc….fizeram só uma junção pra melhor administrar. Não tem nada de outro mundo nisso. Não há nada pra ser satanizado. Alias, já foi muito elogiado e recentemente a Italia adotou um projeto parecido.

    O pessoal é que cria fantasmas e inimigos invisiveis…

    Ta vendo?

    É uma raiva desmesurada sem sentido algum

  116. ” até 30 mil reais e depois a aposentadoria de 30 mil reais”

    Oi? Faz tempo (alias, MUITO TEMPO) que o servidor não se aposenta com proventos integrais…

    “parar de intervir na economia afetando a ordem do mercado e da oferta e demanda. ”

    Em relação a intervir na economia, me vem à cabeça quem foi afetado pela crise de SubPrimes em 2008…. intervir na Economia É PRECISO sim… qualquer coisa sem regulamentação vira bagunça… isso levou o mundo à quebra em 2008/2009

    Governo dos EUA intervém para salvar GM e Chrysler
    https://www.terra.com.br/noticias/governo-dos-eua-intervem-para-salvar-gm-e-chrysler,b108482b136ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    No mais, Matheus, vc falou muitas coisas que são lugar comum.. mas não disse nada de concreto… reduzir quanto? como? onde?

  117. “Parar de querer dar “segurança” a todo mundo porque já vimos o resultado”

    Como assim?
    É pra criar um policia que forneça segurança só a uma parte da população?
    Não entendi essa parte do seu comentário

    Pra reduzir sensivelmente os problemas de violência, não parece melhor investir em educação?

  118. Em relação a Bolsonaro e Familia, eu me recuso a comentar …
    O camarada não tem vergonha de dizer que o trabalhador tem que abrir mão de direitos, mas ele e a família vivem no “bem bom” escorados no Estado

    São liberais, mas não largam a sombra boa do serviço publico
    São liberais, mas o camarada arranjou um cargo pra esposa e pros parentes dela
    São liberais, mas o irmão é funcionario fantasma e recebe sem trabalhar
    Criticam o bolsa-familia, mas não largam o auxilio moradia oferecido pela Câmara

    Pra ser coerente, esse cidadão teria que ir pra fila do SINE, retirar uma CTPS e ir trabalhar no regime de trabalho intermitente (que ele ajudou a aprovar) ganhando 12 reais no final do dia … ai ele ia ver como é bom o trabalhador abrir mão de direitos

  119. Rafa_positron 10 de Janeiro de 2018 at 10:04

    O Bolsa-família, como você bem lembrou, foi a junção de uma série de benefícios que já existiam desde a gestão do FHC. Até nisso o Lula foi farsante pois ele sempre se jactou de ser o “criador” do programa.

    Por outro lado é interessante que você saiba que ao contrário do que Lula e o PT apregoam ou seja, que criaram o bolsa-família e tiraram “40 mião da pobreza i botaro na crasse média” a ideia de um benefício com a finalidade de atenuar a pobreza nasceu muito longe da PUC de Campinas e da UNICAMP (Escolas de economia que são o cerne da esquerda nessa área) mas sim na famigerada Universidade de Chicago, berço do pensamento liberal. Aliás, muitos esquerdistas (O Fred NÃO ESTÁ entre eles) em sua empáfia de quem sabe tudo adoram rotular os economistas adeptos do liberalismo de “Chicago Boys”. Em 1962 Milton Friedman em seu livro “Capitalismo e liberdade” defendia a criação de imposto de renda negativo ou seja, quem tivesse renda abaixo do piso do imposto de renda receberia um subsídio proporcional ao valor que falta para chegar aos mesmo.

    Nesse sentido, como os liberais defendem que o capitalismo é melhor para os pobres a longo prazo programas dessa natureza fazem sentido para atenuá-la no curto prazo. Aliás, uma suprema ironia é que o primeiro país a ter um programa dessa natureza aqui na América Latina foi o Chile em 1981 com o subsídio único, semelhante ao antigo bolsa-escola, onde as mães o recebiam para manter os filhos na escola. E como todos sabemos Augusto Pinochet tanto era adepto do liberalismo que não apenas se cercou de economistas egressos da Escola de Chicago como chamou o próprio Milton Friedman para ser o consultor no processo. E hoje o Chile é o país com o maior IDH do subcontinente.

    Como se vê, é com essas bases que a Itália implantou um programa de transferência de renda, para mitigar a pobreza na certeza que a longo prazo o capitalismo se mostra mais benéfico. Bem diferente do Lulopetismo que, como já disse antes, desvirtuou completamente a natureza do programa usando o mesmo como cabresto para manter as pessoas mais pobres e humildes, portanto mais vulneráveis, em condição de obediência servil na hora do voto. Basta ver como em campanhas eleitorais a principal estratégia do Lulopetismo é justamente lançar a ameaça de que qualquer candidato que não eles, se eleito, irá acabar com o benefício.

    Então meu caro Rafa, você ainda acha que minha ojeriza ( e a de outros) ao lulopetismo é desmensurada?

  120. Rafa_positron 10 de Janeiro de 2018 at 9:40, Por Estado compreende-se os três níveis do poder executivo (federal, estadual e municipal), além dos demais poderes, concorda? Nenhum deles investe em produtividade ou trabalham por indicadores. Mesmo quando algumas privatizações aconteceram, o Estado se manteve inchado e, o que é pior, cresceu de tamanho, e hoje pagamos um preço alto por não termos eficiência pública. O “Petrolão” é um dos exemplos de como um Estado que não tem foco em questões sociais pode ser utilizado de maneira errônea, atendendo interesses de pequenos grupos que querem se perpetuar no poder.
    Mais do que nunca é necessário que o Estado reduza seus gastos e não aumente tributos. Nenhum cidadão, nenhuma empresa, enfim, ninguém, suporta pagar mais impostos. Mesmo com as amarras dos chamados gastos vinculados (saúde e educação, por exemplo) é possível enxugar a máquina pública. Um bom começo é a revisão do número de ministérios. Outro caminho é a revisão dos cargos em comissão. Além de reduzir gastos é preciso melhor controle da aplicação dos recursos. Falta gerenciamento e existem concorrências competentes que precisam ser eliminadas. Observe o caso da saúde, que, mesmo com recursos vinculados à arrecadação, é incapaz de aperfeiçoar o atendimento ao público, observando a falta de material de toda ordem. Quer outro exemplo? No país existem as rodovias federais e as estaduais. O governo federal, através do DNIT, “cuida” da ampliação e manutenção das federais e mantém uma polícia rodoviária federal que é insuficiente, apesar de grande e cara, para seu patrulhamento. Que tal se as rodovias federais fossem renomeadas como interestaduais e incorporadas às malhas estaduais?Sua ampliação, manutenção e fiscalização passariam aos estados em suas respectivas jurisdições, que já têm uma estrutura para tanto. Sendo assim, de saída poderia ser extinto o DNIT, que na verdade é um sorvedouro de dinheiro público mal aplicado além de ser cabide de empregos. Como consequência todo efetivo e material da polícia rodoviária federal poderia ser transferido à Polícia Federal, que praticamente dobraria de efetivo, que poderia ser melhor utilizado no controle de fronteiras. Tá vendo como existem soluções factíveis, sem milagres, que proporcionariam maior eficiência de gastos públicos? Esse é só um caso entre vários cujos mecanismos de gestão podem ser melhorados.
    Se efetivamente quisermos sair da crise teremos que exigir do setor público, seja quem estiver no comando, um modelo econômico que trilhe o caminho da redução do tamanho do Estado também na economia, reduzindo a necessidade de recursos para seu financiamento, para resgate da confiança dos agentes econômicos e garantia de crescimento econômico sustentado. Um país não pode ficar a mercê de “iluminados” que assumem o poder e entendem que tudo pode. Um Estado mais enxuto diminui a corrupção, à medida que, se ela dificilmente deixará de existir, ao menos haverá menos recursos para manobrar. Eficiência, produtividade, menores gastos, concentração em atividades sociais, resgate de confiança, valorização do setor produtivo são palavras chaves para rompermos o ciclo nada virtuoso em que nos encontramos.

  121. Essa falácia de que a crise de 2008 foi resultado da desregulamentação financeira está pior que as propagandas de Goebbels, repetindo uma mentira milhares de vezes até que vire verdade. A hecatombe daquele ano é resultado exatamente do falhanço das políticas neo-keynesianas/ populistas dos sucessivos governos americanos que estimularam o mercado imobiliário com crédito a quem não poderia pagar. Para não alongar vou lhe dar uma lição de casa, Rafa: pesquise sobre Fannie Mae e Freddy Mac. Vamos ver se assim você para de jogar essas lorota por aí (eu duvido).

  122. Tirelles,

    “Então meu caro Rafa, você ainda acha que minha ojeriza ( e a de outros) ao lulopetismo é desmensurada?”

    Totalmente…. Sem sentido algum… parece algo pessoal… mas enfim… ódio só faz mal pra quem sente

    “Até nisso o Lula foi farsante pois ele sempre se jactou de ser o “criador” do programa”

    De uma certa maneira, quando se resolveu juntar pra melhorar e facilitar a administração, criou-se algo que não existia… uma rubrica nova…. alias, o bolsa família é engraçado… quando é conveniente, o pessoal diz que não foi o PT que inventou… quando é pra criticar o PT, dizem que é criação do Lula e do seu populismo… kkkk

    “Bem diferente do Lulopetismo que, como já disse antes, desvirtuou completamente a natureza do programa usando o mesmo como cabresto para manter as pessoas mais pobres e humildes, portanto mais vulneráveis”
    ´
    É complicado Tirelles… a realidade de cada país é peculiar. Não dá pra comparar a nossa miséria com a miséria do pais do Milton Friedman… Não é assim que funciona. Cada país tem a sua dinamica. Eu não acho que o Bolsa Familia seja desvirtuação, mas só busca adaptar o assistencialismo à nossa realidade. Aqui tem gente tão miseravel, que levaria anos para que não precisassem mais da ajuda governamental
    E oq dizer do Serra, por exemplo, que prometeu em 2010 um “13º ” do Bolsa Familia?
    Isso sim me parece populismo

    Enfim
    Tem gente bem pior e bem melhor que o Lula por ai
    Pra mim ele não é oq há de melhor, mas também não é esse monstro que vcs pintam

  123. Rafa_positron 10 de Janeiro de 2018 at 9:55

    Colombelli, por favor, me explique de onde vem essa raiva todinha?
    Eu queria, sinceramente, entender o motivo dessa ojeriza… assim, mais por curiosidade mesmo. Pq eu garanto que tem gente BEM PIOR do que ele

    Rafa_positron, já dei minha opinião sobre de onde vem essa raiva: de uma propaganda, de uma lavagem cerebral que as populações ocidentais da classe média e classes B e A sofreram desde a mais tenra idade. Veja, eles tem orgulho dos porta-aviões americanos. Ficam nervosos se a gente critica um avião ou equipamento ocidental. Como se fossem os nossos. Chegam a falar mal do Kuznetsov, que solta muita fumaça. Como assim? o Brasil tem PA? Temos metade do tamanho da Rússia, só que aqui não tem tanto gelo como lá e temos uma população maior que a russa. Não deveríamos ser uma superpotência também? mas esses caras estão preocupados com EUA, não com o Brasil. Eles se consideram estadunidenses. Tem ódio do Lula só porque ele é de esquerda. E eles não odeiam só o Lula, odeiam pessoas como eu e você, só porque acreditamos em outra filosofia, temos outros pensamentos políticos.

  124. “Um bom começo é a revisão do número de ministérios. Outro caminho é a revisão dos cargos em comissão”

    Ta certo… mas a economia com redução de ministérios é minima. Já com ralação a cargos comissionados eu sou de acordo… Servidor Publico tem que ser concursado. Essa é a melhor maneira de selecionar os melhores pra trabalhar no Serviço Publico e evitar apadrinhamento. Frise-se que ja existe avaliação de desempenho previsto na Constituição… Por isso eu discordo quando vc diz que não existe produtividade. Existe sim!

    “Que tal se as rodovias federais fossem renomeadas como interestaduais e incorporadas às malhas estaduais?Sua ampliação, manutenção e fiscalização passariam aos estados em suas respectivas jurisdições, que já têm uma estrutura para tanto”

    Rapaz, isso é retirar a responsabilidade da esfera federal e jogar pra estadual… não muda nada… desonerar a União e onerar os Estados só vai encarecer o IPVA…. o bolo tributário é um só.. oq vc esta propondo aqui é transferir o problema, não resolver

    “Um Estado mais enxuto diminui a corrupção, à medida que, se ela dificilmente deixará de existir, ao menos haverá menos recursos para manobrar. Eficiência, produtividade, menores gastos, concentração em atividades sociais”

    Eu penso que o Estado não tem que ser nem minimo e nem máximo… tem que ser do tamanho certo. Quando eu escuto esse negocio de Estado Minimo eu me pergunto: minimo pra quem? Pq os empresários quando necessitarem vão se socorrer dos nossos tributos, pode ter certeza! O Estado vai ser minimo pra mim e pra vc… mas pro dono do Itaú, vai continuar sendo um “Estado mãe”

    O problema do Brasil é corrupção.. e não o tamanho do Estado!
    É a cultura e os costumes dos políticos daqui que acaba com o país

  125. Professor 10 de Janeiro de 2018 at 12:14

    “Tem ódio do Lula só porque ele é de esquerda.” Ninguém tem ódio do Lula ainda mais por ele ser de “esquerda”. Aliás é muito pouco provável que ele seja de esquerda, tando que manteve relações promíscuas com gente como Marcelo Odebrecht, os irmãos Friboi, Eike Batista e também o “amigão”Bumlai. Agora rejeitamos ele por ser desonesto (tanto que responde a sete processos já tendo sido condenado em um deles), populista, farsante e messiânico. E por todo esse conjunto da obra ele é um câncer a ameaçar a nossa democracia.

  126. O Comunismo praticava controle de preços, controle de salários e arregimentaram toda a produção nacional. Nesse sociedade totalmente arregimentada, todos viviam em função de obedecer às ordens do Camarada.
    A propriedade dos meios de produção passaram para o governo, e era o governo quem decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem tais produtos seriam distribuídos, bem como quais preços seriam cobrados, quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seriam permitidos receber.
    O Nazismo praticava controle de preços, controle de salários e arregimentaram toda a produção nacional, voltando-a para o setor militar. Nesse sociedade totalmente arregimentada, todos viviam em função de obedecer às ordens do Führer.
    A propriedade dos meios de produção continuou em mãos privadas, mas era o governo quem decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem tais produtos seriam distribuídos, bem como quais preços seriam cobrados, quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seriam permitidos ao proprietário privado nominal receber.
    Basicamente são irmãos, alias Nazismo é abreviação para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

  127. “E por todo esse conjunto da obra ele é um câncer a ameaçar a nossa democracia.”

    Eita
    As definições de exagero foram atualizadas
    kkkk

    Rapaz… ele passou 8 anos no governo e recebendo patada de tudo que é lado… e nunca tomou medida arbitraria nem suprimiu nenhum direito fundamental….

    Quem comprou uma Emenda Constitucional pra se reeleger e se manter no Poder (mecanismo que não era previsto na Constituição) foi outro presidente… advinha qual?

    Isso… ele mesmo

    E ninguem o odeia por isso

    rs rs

  128. rafa_positron,

    “Oi? Faz tempo (alias, MUITO TEMPO) que o servidor não se aposenta com proventos integrais…”

    A ministra “escrava” que ganha 30 mil reais e quer ganhar 60 mil acumulando aposentadoria e salário de ministro.

    PALÁCIO DO PLANALTO EMPREGA 10 VEZES MAIS QUE A CASA BRANCA

    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=84240981520
    https://br.sputniknews.com/brasil/201711029744746-luislinda-valois-teto-salarial-escravidao/

    “Em relação a intervir na economia, me vem à cabeça quem foi afetado pela crise de SubPrimes em 2008…. intervir na Economia É PRECISO sim… qualquer coisa sem regulamentação vira bagunça… isso levou o mundo à quebra em 2008/2009”

    O crédito fácil e a disseminação de um investimento “podre” pelo mundo todo estão na raiz da crise financeira de 2008. Por volta de 1998, os bancos dos Estados Unidos começaram a emprestar dinheiro a muita gente que não tinha como pagar. Mesmo quem estava desempregado e não tinha renda nem patrimônio conseguia ser aprovado pelo banco para receber um financiamento. E poderia dar a própria casa como garantia para vários empréstimos…

    Governo tentando “ajudar” o povo a ter uma casa, resultado: crise de 2008.

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/02/27/entenda-o-que-causou-a-crise-financeira-de-2008.htm?cmpid=copiaecola

    “No mais, Matheus, vc falou muitas coisas que são lugar comum.. mas não disse nada de concreto… reduzir quanto? como? onde?”

    Reduzir quanto? eu não sei mas tem que ser muito. Você tem noção que o Estado brasileiro é o mais caro e mais ineficiente do mundo? Tem noção disso?

    https://economiadeservicos.com/2016/02/25/brasil-possui-o-sistema-de-saude-mais-ineficiente-do-mundo/
    https://jornalggn.com.br/fora-pauta/alem-de-ineficiente-justica-brasileira-e-mais-cara-que-a-de-outros-paises

  129. Rafa_positron.
    Não acha graça do FHC pois o Lula poderia ficar apenas 4 anos e revogar a reeleição mas não o fez. Assim como a Dilma.
    Ao se aproveitarem do recurso da reeleição se tornaram tão falhos quanto FHC que a instituiu.

  130. rafa_positron,

    “Como assim?
    É pra criar um policia que forneça segurança só a uma parte da população?
    Não entendi essa parte do seu comentário”

    O governo desarma as pessoas, mas não desarma os marginais. A policia é tratada como inimiga pela esquerda. A policia acaba tendo pouca verba, resultado: pouco contingente, armas obsoletas, coletes a prova de bala vencidos, carros quebrados. Nenhum governo consegue dar segurança para toda a população e desarma-la não é a solução até porque se fosse o Brasil não seria o país mais violento do mundo com mais mortes por ano que uma guerra na Síria.

    “Pra reduzir sensivelmente os problemas de violência, não parece melhor investir em educação?”

    O Brasil é um dos países que mais investem em educação no MUNDO. Isso quer dizer que ou o sistema de ensino nesse PAÍS está errado(eu como estudante posso garantir que é isso) ou falta mais dinheiro?
    Não adianta ter dinheiro se você gasta mal.

    http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/11/brasil-e-pais-que-mais-investe-em-educacao-diz-ocde

    “Em relação a Bolsonaro e Familia, eu me recuso a comentar …
    O camarada não tem vergonha de dizer que o trabalhador tem que abrir mão de direitos, mas ele e a família vivem no “bem bom” escorados no Estado”

    Não vi ele pedindo para as pessoas abrir mão de direitos, até porque nos Estados Unidos não tem essa porcaria de CLT e lá tem muito mais empregos e salários muito melhores. Isso em qualquer país de primeiro mundo, não existe CLT, Canadá, Austrália, Coréia do Sul, Japão, Chile, Uruguai, entre outros. E aposto que qualquer brasileiro deseja ou desejou morar em um desses países.
    Acho que você não entendeu o conceito da função de um deputado ou de um cargo público, ele trabalha e consequentemente ele tem que ganhar dinheiro. Por isso temos que reduzir todas as regalias de todos os cargos públicos, e principalmente os super salários. Mas não tem como cortar assessores e advogados do gabinete, ou você acha que uma pessoa como o Bolsonaro processa pouca gente? ou é processado por pouca gente?
    Ele foi punido por falar que a Maria do Rosário não merecia ser estuprada, um deputado atira um guspe nele e ai cade a justiça para ele? se fosse ao contrário aposto que ele já estaria preso.

  131. rafa_positron,

    Você não entende, não é por que ele é o Bolsonaro que ele tem o meu voto, mas sim pela suas ideias e seus ideais. Se ele fosse um chimpanzé e fosse contra o aborto, contra as drogas, a favor da policia, bandido tem que se fo*** e acabou po***, se ele fosse contra o desarmamento, se ele fosse a favor da liberdade da imprensa, da liberdade de expressão, da liberdade individual, eu votaria no chimpanzé e acabou.

  132. Rafa_positron 10 de Janeiro de 2018 at 13:18

    “Rapaz… ele passou 8 anos no governo e recebendo patada de tudo que é lado… e nunca tomou medida arbitraria nem suprimiu nenhum direito fundamental….”

    Ele não o fez porque sabia que as instituições no Brasil eram e são fortes o suficientes para deter esse tipo de devaneio. Basta lembrar do malfadado PNDH3, que entre outras sandices queria impor que no caso de invasão de terra pelo “movimentos sociais” antes de que fosse acionada a justiça deveria ser feita uma “audiência coletiva” pela “sociedade civil organizada”. Isso sem falar no tal “controle social dos meios de comunicação”, eufemismo para censura

    “Quem comprou uma Emenda Constitucional pra se reeleger e se manter no Poder (mecanismo que não era previsto na Constituição) foi outro presidente… advinha qual?”

    Mecanismo que tanto Lula como sua sucessora a “mulher sapiens” fizeram uso! E por falar em compra de votações não custa lembrar da famigerada AP 470, vulgo mensalão. Advinha de quem foi?

  133. Ahhh Tirelles
    Para com isso

    Desse jeito fica claro que vc ta se recusando a aceitar as manobras dos outros e sendo extremamente seletivo
    E o pior: vc ta partindo de um premissa que vc julga ser correta pq vc assim imagina

    Desse jeito não dá

  134. “não existe CLT, Canadá, Austrália, Coréia do Sul, Japão, Chile, Uruguai, entre outros”

    Então faz oq eu disse, cara… acorda 5:30 da manhã, vá pra fila do SINE, tire uma CTPS e vá trabalhar amparado pelo regime de trabalho intermitente… depois volte aqui pra gente conversar… seja coerente…. faça isso!

  135. kkkk

    FHC compra uma emenda, pratica corrupção pra se reeleger e todo mundo é tão “compreensivo” em relação a isso…
    me emociona viu….

    É como como transportar 500 kg de cocaina pelos ceus de MG né

    “Que bobagem… 500 kg é nada… o rapaz vendia essa farinha pra sobreviver… deixa ele”

    kkk

    Desse jeito, nem precisam do “Gilmarzão” no STF pra protege-los

    Afinal, só quem é feio e fedorento é o Lulladrão

  136. “Se ele fosse um chimpanzé e fosse contra o aborto”

    Mas o Bolsonaro é um chimpanzé mesmo… kkkk … brincadeira… chimpanzé merece respeito!
    Engraçado é que uma mulher não pode praticar o aborto nela mesma, mas o patrão dela pode né… pq é justamente isso que tende a acontecer quando se permite que gestantes trabalhe em locais insalubres

    E sim! Bolsonaro disse um dia desses numa palestra pra meia duzia de lunaticos iguais a ele que o trabalhador tem que abrir mão de direitos… Ainda bem q isso ta filmado … pra depois não dizerem q eu to mentindo…

    Engraçado é que os outros tem q abrir mão de direitos, mas ele não abre mão de estar escorado no Serviço Pulico… nem ele e nem os filhos

    Resumindo, Bolsonaro defende sim ideiais: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”

    Falso moralismo tão comum entre nós… talvez por isso tante gente se identifique

    francamente viu….

  137. E digo mais… pelo que eu leio dos comentário aqui, se estivéssemos no Sec XIX, muita gente seria contra o fim da escravidão… Os argumentos iam ser o seguinte:

    – Atentar contra o direito de propriedade
    – O Estado e essa Princesa Isabel não tem q se meter na economia
    – O Estado tem que ser minimo…. deixe o livre mercado gerir as relações escravo-senhor

    E claro, não pode faltar o argumento principal

    – Libertar escravo é coisa do Lulladrão Petista Populista

    rs rs
    Eu to brincando
    Mas o pior é que eu sei que isso aconteceria mesmo

    É triste
    Mas aconteceria

  138. “O governo desarma as pessoas, mas não desarma os marginais. A policia é tratada como inimiga pela esquerda”

    Concordo
    Policial é trabalhador como qualquer outro e merece ser respeitado
    Não tem que ser tratado mal por ninguem… muito pelo contrario

  139. Na boa, e sem respeito nenhum pelos boçais estúpidos e pelas boçalidades estúpidas que escreveram, já estou requerendo meu visto para viver em Portugal, pois um país dividido entre partidários de Lula e de Bolsonaro não é lugar para gente decente e de bem morar.

  140. Volto a dizer…
    Não existe motivo pra esse ódio besta desmesurado em relação ao Lula… Ele, FHC, Bolsonaro, Marina, Aécio e etc são todos políticos
    Eles são apenas peças de uma engrenagem maior que está defasada… fazem parte de um sistema que tem q ser mudado… Esse sistema sim tem que ser alvo da raiva dos brasileiros

    Eu não estou querendo dizer que quem comete crime tem q ficar impune… não é isso…. Mas personificar a nossa desgraça em uma só pessoa não é o caminho… além de ser algo totalmente irracional, é MENTIRA !

    Lula não é do mal… não é a besta do livro do Apocalipse… não é ameaça pra nossa democracia… não é a pior pessoa do mundo… assim como também não é o mais virtuoso, o mais bondoso, o mais sensato… o mais justo e bla bla bla

    Resumindo: ninguém nesse mundo é só virtudes ou só desfeitos

    Façam um exercício de empatia… não tenham medo… vcs não precisam odiar ninguem pra continuar com a ideologia de vcs…

  141. “FHC deveria fazer o mesmo, pois isso aqui também não é digno dele.”

    kkkkkk
    to dizendo
    Corrupção do FHC é corrupção limpinha … bobagem…

  142. Fico feliz de ver o pessoal que vai votar em Cristo em 2018, estão atrás de um ser especial, vão acabar votando em Renan Calheiro com Ciro de vice kkkkkkkkk
    Não confuda direitos trabalhistas com travas trabalhistas, nossa legislação era uma piada e alguns pontos continua sendo. É preciso ser bom para o trabalhador e para o dono da empresa, até porque quase todo empregado deseja um dia ter seu negócio.
    Outra coisa, alguns aqui associam lei trabalhista com grandes empresas, bem no estereótipo de patrão opressor, mas esquecem que o maior gerador de empregos no país são as micros e pequenas empresas, sem falar o pessoal autônomo que são milhões…uma outra parte grande dos trabalhadores nem são registrados e muitos nem querem ser registrados.
    Diziam que o mundo ia acabar após a reforma trabalhista, nos últimos meses foram criados 2 milhões de empregos.
    Uma coisa é respeitar o funcionário, até porque praticamente todo patrão um dia já foi funcionário, outra coisa é um inferno de leis de todos os tipos, uma regulação absurda.
    Não tenho dúvidas de que todos aqui defendem direito a um bom salário, aposentadoria, férias, horas trabalhadas dentro do razoável para o bem-estar das pessoas, defendem um ambiente sem assédios, um ambiente legal para trabalhar e é isso que deve ser perseguido por todos.
    Sinceramente falando, o que mais me incomoda no Brasil é a relação hora trabalhada x salário. acho que pelo salário baixo que as empresas pagam o horário normal deveria ser 6 horas e não 8 divididos em 2 turnos.
    Abraço!

  143. “Diziam que o mundo ia acabar após a reforma trabalhista, nos últimos meses foram criados 2 milhões de empregos.”

    kkkkk
    Deve ser por isso q o Min do Trabalho pediu exoneração do cargo

  144. A grande verdade é que o governo do Lula foi bom no aspecto econômico (até 2007) porque sua conduta foi… liberal.
    De fato, até 2007, o Lula manteve o “tripé macroeconômico”, controlando a valorização/desvalorização da moeda por meio do cambio flutuante, o cumprimento das metas fiscais com a obtenção de sucessivos superávits primários, e o controle da inflação por meio da taxa de juros, que era ditada a partir do banco Central pelo ex-presidente de um grande banco americano (Henrique Meirelles). Foi uma receita de sucesso.
    Se ele se comprometesse a manter esta exata fórmula eu votaria nele. O problema é que desde que ele se tornou réu e principalmente depois que ele foi condenado, ele começou a fazer afirmações que estão cada vez mais longe da conduta que ele mesma tomava, e cada vez mais próxima dos extremismo ideológicos que, comprovadamente, não funcionam, mas que animam a claque da parte da esquerda brasileira que não consegue deixar os anos 60…
    Esse é o verdadeiro problema do Lula. Para se salvar, ele não hesitara em afundar com o país.

  145. Cono é que é, Rafa_positron? ‘corrupçã
    o do FHC’? QUAL ‘corrupção do FHC’, por favor?

  146. Não conseguir diferenciar o Governo FHC do PT é uma tremenda boçalidade.
    Gostaria de ver um político como o Fernando Henrique de volta. O problema é que políticos como ele são sofisticados demais para o eleitorado. E não haverá algo como um Plano Real.

  147. Resumo do texto: To me borrando de medo do Bolsonaro ir para o segundo turno com 20 a 30% e engolir o candidato moderado, do “centro”. ( Marina, Alckmin, Meirelles, etc…) O sonho dele é um novo governo social democrata… Apesar de não admirar Bolsonaro ( acho despreparado), o cenário de HOJE mostra a vitória de alguém com valores à direita.

  148. O FHC “seguiu a agenda internacional”. Seria bom que ele tivesse seguido mais ainda essa tal “agenda internacional”. Teria terminado de privatizar e teria aberto mais o mercado. Falando em comércio internacional, o Brasil continua um dos países mais fechados do mundo em relação ao PIB.

  149. Manuel Flávio 10 de Janeiro de 2018 at 17:49

    Manuel, eu concordo que o FHC tem o seu lugar ao sol no pequeníssimo hall dos presidentes brasileiros que fizeram algo pelo país que deixaram um legado positivo.

    1. Collor – pelo início da abertura do mercado
    2. Itamar e FHC – pelo plano Real.

    Fora isto só desgraça…

    Mas infelizmente a senilidade está batendo a porta dele e infelizmente ele com um microfone nas mãos só tem falado m…..

  150. Rafael Oliveira 8 de Janeiro de 2018 at 22:35

    Eu nem considero o Bolsonaro direita, a minha lista é do impalatável a esquerda ao que me dá apenas ânsia a direita..

    O Brasil precisa de políticos de direita de verdade, estes que estão ai inclusive o Bolsonaro na hora do vamos ver votou mais com a esquerda que contra ela, mas pelo menos ele ainda não tem nenhuma acusação de nada..

    Só é chegado em mamar em uma teta…

  151. O Brasil é um bordel. Prefeitura rouba prefeitura no ISS, Estado rouba estado no ICMS, e a União rouba todo mundo criando contribuição a torto e a direita para não dividir nada com ninguém. Só próspera por aqui o sonegador. E se for pego, dá nada não, paga o que deve que a lei manda botar na rua.
    Aqui a safadeza começa no Estado.

  152. Lamentável, ceder espaço para um comunista subversivo, que faz apologia as droga, que defende e considera o ditador Fidel Castro como estadista…

    FHC quem deu início ao desmantelamento das FFAA brasileiras, foi quem criou o Ministério da Defesa…

    FHC foi um dos criadores do Foro de São Paulo no início dos anos 90, através do Diálogo Interamericano.

    …sempre foi cúmplice de Lula

  153. FHC quando era presidente dizia que não era a favor de nenhum ditador, não foi um dos criadores coisa nenhuma do Foro de São Paulo.
    E falaram que o PSDB é comunista…
    Meu deus quanta besteira…

  154. “o do FHC’? QUAL ‘corrupção do FHC’, por favor?”

    Nada…. nenhuma

    – Serra não tem nenhum tostão na Suiça
    – Aécio não tem nenhum esquema de propina
    – No tempo dos tucanos não houve apagão (a culpa foi de São Pedro)
    – Nenhum Helicoptero recheado de “farinha” anda sobrevoando MG
    – Nunca houve farra do Sivam e do Proer
    – A Mudança cambial criminosa pra se reeleger foi pura invenção
    – FHC nunca pediu dinheiro aos empreiteiros pra construção do Instituto FHC
    – Nunca houve denuncias abafadas
    – O Escândalo da Pasta Rosa, então (é tudo mentira minha)
    – O caso do TRT-SP foi pura especulação

    Enfim
    FHC é cheirosinho e limpinho
    É um “principe”

    rs rs

  155. Ele não apoiava fucki** Fujimori.
    Ele era um presidente diplomata. Vocês cresceram vendo os Governos PTistas interferindo nas eleições Sul-Americanas (essa tragédia que está acontecendo na Venezuela tem boa parte de culpa do PT) e fazendo baixaria.
    O FHC e os antecessores não eram assim.

  156. Rafa_positron 10 de Janeiro de 2018 at 22:26

    Para de ler blog PTista, meu.
    O Gov. FHC foi até 2002. Vc está puxando coisa que ocorreu depois. Apagão de energia de energia (oh, foi um único dia)elétrica tem a ver com corrupção? E o que também a âncora cambial tem a ver com isso?

  157. Bom senso e consenso deveria ele, ter feito em seu governo!! O tempo estourou, acabou. Com essa Cultura de gato e rato, só perdemos, perdeu-se. Fernando Henrique, vc não tem moral, nem os demais.

  158. Rafael Positron, você pode dizer o que quiser, mas não verá ninguém aqui gastando palavras defendendo Aécio, Serra, Alckmin, Temer, Maia, Sarney, Color etc etc.

    Você já gastou uns 20 comentários advogando por Lulinha paz e amor.

    O sentimento da maioria vocês sabem qual é, mas ignoram pois se não perdem o argumento para suas defesas. A única defesa é o ataque. Quando falam do Lula/Dilma e dos companheiros, vocês atacam levantando os casos dos outros canalhas de outros partidos. Quando insistem, vocês atacam o judiciário.

    Qual o motivo da raiva do Lula? Essa simples pergunta nos faz ter a noção de quê você é um militante ferrenho. Pois não é possível que um ser humano, dotado de aparente capacidade de interpretar as informações que recebe, que, creio eu, tenha seus dois olhos e ouvidos funcionando normalmente, não crie, ao menos, uma antipatia pelo Lula e outros.

    CONDENADO pelo judiciário à prisão em regime fechado, réu em outras ações judiciais, líder de “um dos” partidos com mais condenados por corrupção nesse país, um dos responsáveis pela maior crise financeira e social que o país já enfrentou, propagador de um discurso de ódio contra todos que estejam em uma posição contrária à dele, político tradicional pertencente a esta classe que nos enoja a cada dia, etc.

    Não se engane colega, esse sentimento não é apenas em relação ao Lula. Talvez, fique mais evidente, pelo papel de destaque que ele teve nesse país (e isso é inegável). É um misto de sentimento de nojo (igual ao que sentimos por outros políticos) misturado a um sentimento de traição.

    E eu confesso à você, no meu caso, sendo advogado e servidor público, tendo aprendido direito constitucional com seu livro e assistido à algumas palestras, sinto algo semelhante pelo Gilmar Mendes.

    Acho que a maior raiva seja a frustração de acompanhar toda essa canalhice e jogo sujo e não ter meios de reverter a situação.

    De qualquer forma, não tem como não ficar espantado com pessoas que se dizem surpresas com uma uma aparente “raiva/nojo” sentida dessas pessoas envolvidas nesses escândalos e, boa parte delas, já devidamente condenadas.

    Uma coisa é você seguir uma corrente no plano das ideias. Outra coisa é você se deixar convencer de que as pessoas que formam essa corrente, as quais talvez você nunca sequer tenha encontrado pessoalmente, não sejam capazes de cometer crimes e outros atos anti éticos.

    E acho isso muito curioso…você colocar sua mão no fogo por uma pessoa que, de 8.000 e tantas horas que 01 ano possui, você tem certeza do que ela fez em não mais do que 10 horas por ano.

    Fico tão curioso que, sendo mesmo essas as variáveis, o que acredito que não seja nem isso tudo para um militante do PT padrão, quando ele abre essa caixa de comentários para defender o Lula, tem certeza do que ele estava fazendo em 0,12% do tempo de um ano. E esse militante, resolve adotar um posicionamento desconsiderando os 99,88 % restante de tempo que esse político teve disponível para eventualmente cometer algum ilícito. Sinceramente, se você submete isso à um psiquiatra ele te apresenta um diagnóstico rapidamente junto, claro, com a receitinha para o tarja preta.

  159. Manuel Flavio: FHC passou por 13 anos do Governo do PT e agora “está se borrando”?

    Está sim! Ele quer mais é que o centro-esquerda vença e o PSDB se nao for o protagonista, possa ser pelo menos um coadjuvante no governo ( leia-se ter vários ministérios). Com Bolsonaro isso nao vai acontecer e a tendencia é que se unam ao PT e ao que há de mais atrasado e desonesto na politica brasileira ( PSOL, PCO, PSTU, PC do B, etc…) fazendo oposição. O PMDB por sua vez, sendo a velha prostituta, fisiologicamente estará com Bolsonaro e boa parte do DEM.

    A agenda deste canalha é a liberaçao das drogas, a destruição dos bons costumes, alivio a bandidagem, desarmamento e desmantelamento das FA`s e tudo mais o que estamos vendo desde o inicio de seu governo.

  160. “Rafael Positron, você pode dizer o que quiser, mas não verá ninguém aqui gastando palavras defendendo Aécio, Serra, Alckmin, Temer, Maia, Sarney, Color etc etc.”

    Será que eu to doido?
    Quer dizer que eu não vi ali atras a galera rasgando seda pro FHC?
    O cara ate disse q o Brasil não é digno do FHC

    Será q eu fiquei doido, Meu Deus?

  161. “Manuel Flávio”

    Meu amigo, antes de mais nada não se exalte….

    Para começar, vamos ser sinceros (ninguem aqui é menino): a sorte do FHC é que ele governava num tempo em que o monopólio da informação estava na mão dos Marinho, dos Civita, dos donos do Estadão e do pessoal da Folha de SP (Familia Frias)

    Esses ai são tucanos desde criancinha,… e quem diz isso não sou eu não… foi o próprio Jozias de Sousa, colunista da FSP, que disse com todas as letras que existe sim uma “lua de mel” entre os tucanos e a imprensa “SUDESTINA”…..

    Mas esse monopólio da informação sofreu abalo significativo graças ao advento da internet… alias, considero que as mídias alternativas e as redes sociais operaram uma verdadeira revolução nesse sentido…

    Talvez nós não notamos isso de imediato, mas daqui a uns 50 anos (quando houver um necessário distanciamento histórico para uma correta analise dos fatos) tenho certeza de que muitos dirão que essa mudança de paradigma das informações foi o que de mais significativo ocorreu no Brasil

    Tanto é assim que, hoje em dia, quando se repercute um fato, a primeira coisa que os políticos fazem é correr pras redes sociais.. mídias de papel estão dando lugar à midia virtual… etc etc etc

    O paradigma mudou

    A noticia chega até a gente… por exemplo: não saiu na Folha de SP, mas nós ficamos sabendo dos dollares do Serra na Suiça… Agora, os fatos são conhecidos mesmo sem passar no Jornal Nacional

  162. Vem cá… vamos só refletir em cima de um fato recente (não dói)

    Vcs por acaso não acham esquisito que a Folha de SP ataque o Bolsonaro logo agora?
    Alckmin não conta 10% de intenções de voto…. se continuar nessa toada, ele não chega até o segundo turno
    Vcs acham que realmente é coincidência a FSP apontar a artiharia pro Bolsonaro num momento em que Alckmin está super fragilizado?

    Pq a Folha de SP não repercutiu a delação envolvendo o Serra ou o roubo da merenda nas escolas de SP ou o escandalo do trensalão ?

    Bolsonaro pode se preparar: ele não vai aguentar 3 meses de ataque massivo da Midia TUCANA… eu garanto!

  163. O problema do Bolsonaro não será de mídia. É estrutura partidária. Quem já participou de eleições presidenciais sabe que tv, midia social, rádio atua bem nas classes A, B, C das grandes cidades, mas quando saímos deste grupo conta muito o militante simpático, a caminhonete palanque e líder de carreata, a sola de sapato, o dedo na campainha, o café no boteco e muito mentira: a campanha é mais no corpo a corpo. No Brasil, lamentavelmente, só o PT, o PMDB e o PSDB têm estrutura partidária para sustentar uma campanha de grande porte como é a presidencial – não por acaso, são os partidos que mais roubaram.
    A quem falta estrutura partidária, também falta fôlego no fim da campanha e segundo se sabe hoje, a decisão firme da maioria dos eleitores só ocorre nos últimos dias da eleição. Quem tem estrutura partidária tem bala na agulha. Quem não a tem, desidrata.

  164. “Você já gastou uns 20 comentários advogando por Lulinha paz e amor.”

    Não
    Eu apenas incito o debate e depois me afasto pra ficar de observador…

    Confesso a você: não sou cientista social ou sociólogo, mas tenho gostado de observar o comportamento das pessoas, principalmente de 2016 pra cá…

    Episódios como a reação das pessoas quando da morte da dona Marisa Letícia expuseram o grau de paranoia a que chegou a sociedade brasileira naquele momento histórico, a ponto de comemorarem a morte dela. Inclusive houve médicos sugerindo procedimento para mata-la quando ela estava na UTI. Teve também um promotor de justiça que disse que abriria uma champgne pra festejar.

    Gostaria de conversar com essas pessoas só pra eu ter uma idéia do que eles acham hoje das atitudes que tomaram naquele período (muitos deles apagaram os perfis das redes sociais)

    E eu noto que existe um grau de esquizofrenia que só daqui a um bom tempo a gente vai entender direito o que ta acontecendo hoje… Não adianta pregar a figura do Lula na cruz. Pra entende-lo e todos os sentimentos que ele desperta, serão necessários anos e anos

    Eu ja fui anti-Lula ferrenho (há uns 15 anos mais ou menos)… hj não sou mais…

    Eu estimulo o contraponto
    Eu sei que isso gera atrito mas é uma oportunidade pra ver como as pessoas reagem

    Com certeza daqui uns 30, 40 ou 50 anos os cientistas sociais vão transformar tudo isso em livros e livros… pq tem muito pano pra manga

  165. “O problema do Bolsonaro não será de mídia”

    Vai sonhando!
    Até o SBT (que ta apoiando o Alckmin via Silvio Santos) começou a malhar o Bolsonaro

    Ciro Gomes foi um dos que previu (em meados de 2017) que o Bolsonaro não vai aguentar a “primeira avalanche de denúncias da imprensa tucana”

    Dito e feito!

    Pode procurar ai na internet que vc vai achar

  166. ps: e olhe q o Ciro foi um dos fundadores do PSDB … portanto, ele fala com a autoridade de quem conhece e sabe o que diz

  167. Rafa_positron 11 de Janeiro de 2018 at 13:08

    O colega Jacinto está corretíssimo! O problema de Bolsonaro não é a “mídia tucana”. O problema de Bolsonaro é ser Bolsonaro ou seja, um cara que quando estava na ativa planejou explodir bombas em banheiros de quartéis e em uma adutora que abastece de água a cidade do Rio de Janeiro, que foi avaliado por seu superior, um Coronel, como alguém possuidor de “excessiva ambição em se realizar economia e financeiramente” e desprovido de lógica, racionalidade e equilíbrio. Depois, já como político, notabilizou-se por uma produção legislativa pífia e o péssimo tratamento dispensado a mulheres, ao público LGBT e demais minorias além da vergonhosa apologia à um torturador do regime militar durante a sessão que aceitou o pedido de impeachment da “mulher Sapiens”. E mais recentemente uma inexplicável evolução patrimonial incompatível com os vencimentos de Deputado Federal.

    De igual forma o problema de Lula não é a “mídia golpista” que estaria “alinhada a setores do judiciário e do Ministério Públicos ligados aos EUA e ao ‘sionismo'” mas sim em ser Lula ou seja, o depredador mor do Estado de Direito no Brasil. Alguém que no afã de se salvar não tem o menor pudor e escrúpulos em achincalhar as instituições tal como fez com suas risíveis e infundadas denúncias na ONU de que estaria sofrendo “perseguição política”. Um cara que enquanto Presidente da República patrocinou uma mudança no Estatuto do BNDES de modo que seus amigões, os irmãos “Friboi”, pudessem usar a grana do banco para fazer aquisições no exterior. Que enquanto Chefe de Estado e, portanto, condutor das relações internacionais, não apenas concedeu asilo político a um criminoso condenado por um país soberano e democrático (Cesare Battisti) como recebeu em solo pátrio um pária repudiado pela comunidade internacional a ponto de esvaziar a Assembleia-Geral da ONU sempre que iria ali vituperar seu ódio (Ahmadinejad) e desfilou desconhecimento incrível de história ao questionar em uma reunião de países do continente “Pruquê as ilha malvina é duzingleis qui tá a catorzi mil quilometru e não da Argentina da cúmpanhêra Cristina”. Foi o cara que enquanto presidente não apenas se apropriou do legado alheio (caso do bolsa família) como usou tal programa, cujo objetivo seria atenuar a pobreza, como cabresto eleitoral aviltando as pessoas mais humildes e vulneráveis. E por fim não custa lembrar que ele é heptarréu já tendo sido condenado em um dos processos. Ah! dos sete processos apenas três estão com o Moro….

    Então você me pergunta por que motivo tratei dos dois aqui. E a resposta é muito simples: Bolsonaro e Lula são duas faces da mesma moeda. Ambos representam a indigência política, o populismo (de esquerda e de direita) o ódio e o fanatismo levados ao extremo na política.

  168. Rafa_positron 11 de Janeiro de 2018 at 13:21
    Olha o que ocorreu com a Marina Silva nas últimas eleições (2014).
    Sob qualquer perspectiva, ela deveria ser uma candidata muito mais palatável ao eleitor do que o Aécio Neves. As pesquisa intermediária – aquelas que são feitas no meio da campanha – colocavam-na em segundo lugar e em uma trajetória ascendente. Em um momento, lá em começo de setembro de 2014, a Marina tinha quase o dobro de intenções de voto do Aécio e estava roubando votos da própria Dilma.
    Mas ai a propaganda eleitoral do PT (e não a mídia), começou a apresentar a Marina como o candidato dos banqueiros, porque ela tinha entre seus apoiadores a herdeira do Itaú (que segundo dizem, não sabe nem onde o Itaú está sediado, de tão longe que ela está dos negócios da família). Só que a Marina, por falta de estrutura partidária, não conseguiu rebater a (vergonhosa) campanha do PT e sua candidatura foi minguando até chegar em terceiro, atrás do Aécio.
    Quando a campanha começar de verdade com o Bolsonaro em um partido nanico, ele vai sumir.

  169. A estrategia é essa mesma… É a aplicação prática, da mídia SUDESTINA tucana, dos ensinamentos de Goebels… insistir e insistir e insistir até transformar em verdade as premissas mentirosas que inventam

    Igualar Lula e Bolsonaro (chega a ser risivel isso, no meu ponto de vista) e abrir caminho pra um perdido Alckmin como a via “de equilibrio” é a verdadeira intenção dessa ardil que já foi descoberto e ta na cara… Não engana ninguém isso… nem uma criança de 10 anos…. até pq a midia brasileira de tão velha, esqueceu de reinventar as estrategias que usa

    Tai, Rachel Sherarazade detonando Bolsonaro:
    http://www.otvfoco.com.br/rachel-sheherazade-detona-bolsonaro-e-gera-revolta-entre-seus-fas/

    Logo ela, a rainha do extremismo “Bandido bom é bandido morto” … “Ta com pena? Adote um bandido” … Logo ela, querendo se fazer de escorreita

    R-I-D-I-C-U-L-O
    Ta seguindo as ordens do “patrão”

    Lula é que é o centro… o ponto de sensatez se for comparado ao Picolé de chuchu e ao Bolsonaro (minha opinião é essa)…. É só ver oq o picolé de chuchu faz com manifestante que se opõe ao seu governo: Manda a PM de SP castigar e cegar quem protesta contra ele

    Essa tatica não vai funcionar.. o picolé de chuchu só tem sucesso junto aos Fascistas de São Paulo

    O PSDB é que é a outra banda do Bolsonaro.. o complemento… a face cordeira do radicalismo “azul”
    Foi o Aecio que o Bolsonaro apoiou em 2014

    E é pro Bolsonaro que eleitores do PSDB vão correr quando não conseguirem chegar ao segundo turno no final desse ano

  170. Rafa_positron 11 de Janeiro de 2018 at 17:41

    “Lula é que é o centro… o ponto de sensatez..” Cara, agora você se superou! Chamar um caudilho populista, cometedor de todos os pecados que eu e outros aqui já citaram de “alternativa de centro” e “ponto de sensatez” chega a ser ridículo! E você ainda afirma ser risível (ainda que não tenha demonstrado) o fato de que Lula e Bolsonaro são duas faces da mesma moeda do analfabetismo político. E olha que em afirmou que Lula divide o país em bases hostis (alimentando, assim, o exército de zumbis idiotas que venera o “mito”) não fui eu mas sim Ciro Gomes, que por sinal teve a lucidez de não assinar o risível manifesto “eleição sem Lula é ‘gópi'”….

    E depois você ainda reclama quando alguém aponta que você gastou mais de vinte comentários para defender o “Lulinha paz e amor” (aliás, outro embuste)….

  171. Alias, foi o próprio Bolsonaro que disse que “seria uma honra ser vice do Aécio”… são iguais em essência… um violento e um cheirador… um Picolé de Chuchu “Opus Dei” e um Bolsonaro “templario defensor da ordem cristã”

    Eles é que são parecidos
    Jamais o Lula e o Bolsonaro….

    Esse texto da Sherazade foi providencial… escancarou aquilo que eu ja suspeitava que seria a tônica das eleições desse ano: diante do Fracasso iminente do PSDB, vão partir pra atacar o Bolsonaro e tentar igualá-lo ao Lula como “opostos que se aproximam”.. E isso já esta sendo reverberado pela Internet (como a gente viu ali atrás)

    Só que isso não vai funcionar simplesmente pq é simplesmente uma MENTIRA

  172. “Quando a campanha começar de verdade com o Bolsonaro em um partido nanico, ele vai sumir.”

    Cara
    Eu to te provando que a mídia é que vai tratar de “Sumir” o Bolsonaro pra tentar alavancar o Picolé de Chuchu “opus dei”… Alckmin, o insoso, tem prazo… o Partido Seboso do Brasil (PSDB) deu a ele um prazo pra ele decolar, caso contrario vão de Huck

    Resumindo: tão atirando pra tudo que é lado

    Eles só não contavam com o Rodrigo Janot e sua investigação que pegou Aecim do Pó com a mão na mala de dinheiro e deixou o “Luciano da Angelica” em maus lençóis… tanto que foi obrigado a apagar do facebook as fotos com o amigão

    E ainda tem a historia das academias, que o Luciano e o Bernardinho são donos e que, suspeita-se, são utilizadas pra lavar o dinheiro do Aecio

    Resumindo: o PSDB ta mais perdido que filho de prostituta em dia dos pais

    Bem feito… foram apoiar o golpe! Agora aguenta!

  173. Rafa_positron 11 de Janeiro de 2018 at 17:41 Me permita uma correção, o seu picolé de chuchu foi eleito pelos Fascistas de São Paulo SÓ em 644 dos 645 municípios do estado. No mais, pela sua insistência, seu viés partidário e suas ideias pré-concebidas, debater com você é como jogar xadrez com um pombo…

  174. O Bolsonaro é feio, bobo e tem pelo nas narinas. O Aécio cheira pó e é corrupto. O Lúcifer é dono do inferno. Mas eu prefiro que o Brasil seja governado por esse triunvirato do que votar no inocente e “ser mais honesto da história do Multiverso” Lula. Tanta inocência,pureza e honestidade lá no Planalto e temo que eu seja condenado à cremação em vida tendo em vista que eu costumo soltar puns fedorentos e não raro, melecosos.

  175. Imprensa SUDESTINA…

    Fascistas de SP ahahahahah

    Sem tem lugar que é cosmopolita onde todos são bem-vindos é o estado de SP e vem um paspalho deste falar uma m….. deste tamanho.

    Vai trabalhar e fazer a tua região crescer..

    Depois você fala mal daqui.

    Inveja é uma m…..

  176. Adriano Luchiari, você não poderia ter sido mais feliz ao cunhar a expressão “pombo enxadrista”! Primeiro ele tenta criar uma afinidade entre Aécio e Bolsonaro a partir de uma declaração absolutamente oportunista do “mito” (ignorando, é claro, os afagos de Lula em Renan Calheiros, que por sinal é do PMDB do “golpe”). Depois, e acho que ele nem notou, faz alusão à investigação da PGR em desfavor de Aécio ( o que derruba a tese do Lula segundo a qual seria vítima de “perseguição”). E o principal: ele não consegue refutar as inegável semelhanças entre Lula e Bolsonaro conforme demonstrei. Os argumentos deles são todos na base da ilação.

  177. Vendo alguns comentários que escancaram essa mania de muita gente, que se diz de esquerda, chamar adversários políticos à direita de “fascistas”, fico pensando nas pessoas dos vários espectros políticos (e boa parte de esquerda) que lutaram de verdade contra os fascistas de verdade, dos anos 20, 30 e 40.

    Devem estar com as caveiras se revirando nos túmulos.

    Essa geração atual tenta se igualar a seus ídolos, ao chamar seus inimigos de fascistas de forma tão banalizada, que dá pena de ver.

  178. Exatamente Nunão! Só lembrando que o Velho Leão Churchill afirmou que os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas…

  179. Não estou aqui para defender o Geraldo Alckmin, picolé de chuchu.
    .
    Mas o cara foi eleito governador por 4 vezes. Se contar os 2 anos que assumiu após a morte de Covas, são 18 anos governando o maior estado da união. Somente o PSDB vence as eleições desde 1995. Controlando o segundo maior orçamento do país, governando o estado que carrega o Brasil nas costas.
    .
    O estado de São Paulo é o mais seguro do país (os índices de violência vem caindo ano após ano). É o estado onde os serviços públicos tem a melhor qualidade (e está longe de ser ideal). É o estado que possui a melhor qualidade de vida. Não sou eu que estou dizendo, basta pesquisar os índices.
    .
    São Paulo é praticamente outro país dentro do Brasil. E consegue tudo isto sendo roubado pela união. Em 2015, só em impostos federais, o estado arrecadou R$ 492 bilhões e recebeu de volta em gastos federais R$ 39 bilhões. Não precisamos do Brasil pra nada. O Brasil é um fardo pesado de carregar.
    .
    Por estes e outros motivos, eu sou a favor da independência de São Paulo. Aliás, qualquer candidato que defenda abertamente a independencia, se elege no primeiro turno.

  180. correção:

    onde se lê: não tire mais dúvidas
    Leia-se: não tive mais dúvidas

    onde se lê: comentários sensatos e lúcidos do Bosco do TIRELESSe de outros
    leia-se: comentários sensatos e lúcidos do Bosco, do TIRELESS e de outros

  181. Olá Nunão. Concordo com você sobre o equívoco que é achar que um democrata de direita seja fascista. Um fascista é antes de tudo, um totalitário. O mesmo erro ocorre quando se diz alguém de esquerda não pode ser um democrata. Outro erro é dizer que o nazismo é um regime de esquerda. Os campos da esquerda e direita fazem sentido em um ambiente democrático. Um fascista não admite o contrário. É um totalitário. Outro erro é igualar o trabalhismo (tradicionalmente de esquerda) ao nazismo ou ao comunismo. Nestas horas, sigo o conselho da Marcia Tiburi (riso). A propósito, parabéns pela sua dissertação de mestrado. Eu li seu artigo e logo em seguida encontrei a dissertação. O que acha de juntar os dois trabalhos (mestrado e doutorado) em um grande lívro? Um abração.

  182. Olá, Camargoer, obrigado.

    Quanto à futura publicação da dissertação e da tese, minha intenção é que seja um livro em dois volumes.

  183. No mais, pessoal
    Fico feliz pelo debate… e tbm agradecido

    Eu sei q a gente não concorda em diversos pontos (e isso é normal)…
    Mas a gente conseguiu debater aqui durante 2 dias de maneira cordial e sempre debatendo ideias…. sem partir pro pessoal

    Parabens a todos

  184. Professor e Rafa, gente bandida e mau caráter, mentirosa e que faz escarnio da inteligência me desperta instintos primitivos. Gente que mata os moribundos da fila do SUS; engana o povo ignaro; alimenta a miséria para manter cativos no curral eleitoral; desvia pros amigos que são os mais ricos da nação e se faz de defensor dos pobres; elemento que se diz trabalhador e viveu a vida toda parasitando como sindicalista e político.

    Sim eu tenho ódio mortal de tipos assim. Porque eu tenho honra e vergonha na cara.

    Aliás professor, se tu queres falar de perdão de petroleiras, deveria lembrar que o elemento que tu apoia perdoou dívidas de paises africanos, mandou dinheiro pra Cuba com um programa de trabalho escravo ( retenção de salário é isso viu!) e desviou centenas de bilhões da petrobras e de obras pra seus amigos.

    Meditem

  185. COMENTÁRIO APAGADO. CHEGA DESSA BRIGA PESSOAL E DE USAR O ESPAÇO COMO PALANQUE PARA PROPAGANDA POLÍTICA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG

  186. COMENTÁRIO APAGADO DEVIDO À DISCUSSÃO TER VIRADO PURA PROPAGANDA POLÍTICA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG. VOCÊS ULTRAPASSARAM OS LIMITES DA TOLERÂNCIA E DO DEBATE. POST FECHADO PARA NOVOS COMENTÁRIOS.

Comments are closed.