T-54/55 do Vietnã modernizado

T-54/55 do Vietnã modernizado ao lado do original

Troca por peça americana de 105 mm foi considerada muito cara

Por Roberto Lopes
Especial para o Forças Terrestres

O portal de notícias vietnamita Soha informou, nesta quarta-feira (10.01), que o programa de atualização de tanques T-54/55 do Exército Popular do Vietnã, desenvolvido em uma instalação industrial do Departamento Geral de Engenharia (Z153), foi concluído, e já pode ter entrado na fase de implantação em larga escala.

De acordo com o site americano globalsecurity.org, a Força Terrestre do Vietnã dispõe de 850 MBTs T-54/T-55, fabricados entre as décadas de 1970 e 1980, que ainda conformam a espinha dorsal da corporação.

O texto do portal afirma que a recente encomenda feita pelo governo de Hanói à indústria russa, do tanque principal de batalha T-90S, contemplou apenas uma quantidade muito pequena da nova viatura – insuficiente para permitir a aposentadoria dos velhos modelos T, ícones da Guerra Fria.

Há cerca de 20 anos os militares vietnamitas experimentaram modernizar alguns exemplares do T-54, elevando-os a um patamar denominado T-54M3.

O pacote de revitalização incluía mira telescópica moderna, sensores meteorológicos e canal de visão por infravermelho, além de blindagem tipo composite e placas de proteção reativa em torno da torre do carro – e, claro, um novo canhão, mais moderno que a arma de 100 mm do projeto original do T-54/T-55.

T-55 modernizado

Custo – Com a ajuda de especialistas israelenses, os blindados tiveram sua peça D-10T2S, de 100 mm (projetada para os velhos tanques), substituída por uma outra de fabricação americana, tipo M-68, de 105 mm.

O poder da arma de 100 mm ficava aquém daquilo que a tropa blindada demandava, e o M-68 construíra boa reputação como equipamento-padrão das primeiras versões do M-1 Abrams americano e do Merkava israelense.

Mas não deu certo.

O custo de aquisição e instalação do M-68 inviabilizava, do ponto de vista econômico, toda a remodelação dos tanques de origem russa.

Assim, o programa T-54M3 “evoluiu” para uma nova configuração, que mantinha o D-10T2S de 100 mm, mas adicionava componentes que evitavam a deformação da blindagem e prejuízos aos equipamentos eletrônicos produzidos pela onda de calor após o disparo do canhão.

A manutenção dos modelos T-54/T-55 tem se revelado um problema em vários partes do mundo.

Em 2015 a indústria privada peruana chegou a apresentar uma proposta ao Exército de seu país, que há anos busca um caminho para a modernização de mais de 200 desses blindados. Um protótipo do novo carro chegou a ser montado para ser submetido a testes (já realizados), mas a implementação da proposta aguarda, até hoje, aprovação.

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
6 anos atrás

logico que a manutenção tem se revelado um problema, o tank foi feito na decada de 50
os caras querem oq? kkkk

Ivan
Ivan
6 anos atrás

. O mapa, é claro, para começar a discutir o assunto. . Observar que a parte verde é mata, notadamente em torno de delta dos Rios Mekong ao sul e Vermelho ao norte, onde fica Hanói. O litoral também é bastante úmido, com muitas matas e vegetação fechada. A parte do mapa em marrom representa as montanhas. . Sim, o Vietnam é um misto de bacias de rios com vegetação fechada e montanhas também tropicais. . Assim sendo não é o cenário ideal para uma força blindada / mecanizada. . Mas então por que o Exército do Povo do Vietnam… Read more »

Rudi
Rudi
Reply to  Ivan
4 anos atrás

Saudações Ivan…e qual seria contingente do exercito ?

Ivan
Ivan
6 anos atrás

comment image
.
Este outro mapa demonstra as altitudes dentro do Vietnam.
E selva ou montanha.
Mas sempre há uma savana, ou algumas estradas para deslocar os blindados em apoio à infantaria. Uma simbiose natural.

Ivan
Ivan
6 anos atrás

comment image
.
Este apresenta a distribuição da vegetação…
.
Sds.,
Ivan, o ‘Mapento’.

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Um detalhe. . Alem dos quase 1.500 ‘tanques de guerra’ (MBT) no inventário, o Exército do Povo do Vietnam alinha também 300 ‘tanques’ leves de fabricação chinesa Type 62/Type-63 e 300 ‘tanques’ leves e anfíbios PT-76. Gosto do PT-76, particularmente naquele TO com muitos rios, áreas alagadas (plantação de arroz) e outras áreas ‘molhadas’. . Para transporte de uma pequena infantaria mecanizada eles tem: – 200 M-113 (rsrss… adivinha de quando…); – 400 BTR-50PK (chassi parecido com o PT-76… mas ScudB vai dizer que não); – 150 BMP-1; – !50 BMP-2. Claro, mais meio milhar de BTR-60 e outros antigos… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Ivan
Excelentes esclarecimentos.
Sds

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Ivan 12 de Janeiro de 2018 at 18:53
Tá inspirado hoje kkkkkkk
mapento kkkkkk

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Deixa eu ver se eu entendi, segundo os comentários acima o Vietnã não dispõe de tanques T-72 ??? …. sério ???? … Eu jurava de pé junto que o Vietnã dispunha de um punhado de tanques T-72 mesmo que sem modernização, pois o T-72 vendeu mais do que cerveja gelada no carnaval da Bahia durante um bom tempo principalmente entre os países comunistas . Outro facto que fica é a longevidade dos T-54 que já entraram para a história, mas eu como pitaqueiro de plantão acredito que os T-54 já estão no linear da sua existência, a maioria somente se… Read more »

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Eu não sei como eu consegui viver sem essa notícia até hoje, de tão importante.

Enquanto eu passei ao Galante para ele publicar a portaria do Exército que dá início ao processo de tranformacao da Artilharia de Campanha do Exército. Ele não publicou. Mandei novente, para o caso dele não ter recebido. Nem sequer deu bola.

Ando enviando excelentes materiais para ele. Só pública 10, 20%.
E a Trilogia está cheia de “desinformacoes exclusivas ” de matérias do Roberto Lopes (a maioria ele erra. Acerto é minoria ).Acerta basicamente quando é matéria copiada da Jane’s.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Fiz uma pesquisa, e o número total de T-54/55 fabricados pode chegar a 100.000 !
Isto os faz serem abundantes e baratos. E são resistentes.
Podem receber diversos upgrades de motorização, armamento, blindagem, proteção QBN, e eletrônica. Foram adaptados para AAA, APC e diversas outras funções.
São de uma geração anterior aos M-60 e os Leo1. Para quem não tem, nem de graça vale a pena. Já para o Vietnam com tamanha quantidade, é válido.

Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Já era, dor de cabeça.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Delfim!!!
100.000??????!!!!!
Sinistro!!!!!!!

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
6 anos atrás

Fellipe Barbieri, nos ja tesmo carroças
os leopards 1A5, que em um campo de batalha contra europeus, americanos, russos, chineses, etc.. seria nocauteado sem nem mesmo saber de onde veio a bendita bala

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

Ivan 12 de Janeiro de 2018 at 18:49: . Caro Ivan, achei interessantíssima sua análise. Porém, gostaria de propor a você outro viés. No seu comentário você cita a operação dos MBTs em floresta e montanhas, tratando-as como territórios inóspitos e isolados. No entanto, acredito que este cenário ficou nos livros de história que abordam o conflito contra os norte-americanos. . O Vietnã atual é um país populoso e povoado, que passa por constantes reformas para se tornar uma “economia de mercado socialista” – quando achei que já tinha lido de tudo. Ou seja, há uma constante industrialização, modernização e… Read more »

Xeroque Holmes
Xeroque Holmes
6 anos atrás
_RR_
_RR_
6 anos atrás

Dignas de nota são as adaptações israelenses desse carro…

O ‘Achzarit’ aproveitou a carroçaria de antigos T-54/55 capturados durantes as guerras árabe-israelenses. Há sub variantes de recuperação, ambulância, APC e gerou-se um IFV experimental.

Tem-se também as variantes modernizadas chamadas Tiran-4 e Tiran-5 ( do T-54 e T-55 respectivamente ).

Salvo melhor juízo, o Tiran-5Sh e Tiran4Sh ( subvariantes bastante modificadas dos Tiran-5 e 4 ) receberam um canhão L7 de 105mm. Ambos são operados pelos uruguaios hoje ( 15 exemplares ).

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Agnelo e Delfim, . Sim, foi sinistro. . Produção aproximada. . URSS: 35.000 ‘tanques T-54 entre 1946 e 1958; 27.500 T-55 entre 1955 e 1981. Lembrando que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas reuniam Belarus, Rússia, Ucrânia entre outros. .. Polônia: 3.000 T-54 entre 1956 e 1964; 7.000 T-55 entre 1964 e 1979. Para quem não havia nascido, Polônia fazia parte do Pacto de Varsóvia, sob a ‘C’ de Moscou, que se opunham à OTAN. . Tchecoeslovaquia: 2.700 T-54 entre 1957 e 1966; 8.300 T-55 entre 1964 e 1983. Agora está dividido entre República Tcheca e Eslováquia, mas no passado… Read more »

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Plinio de Carvalho, O desempenho da máquina também depende de como está sendo usada… Uma guarnição bem treinada pode valer tanto quanto o equipamento. Os israelenses que o digam… Como já comentei anteriormente, o canhão L7 do ‘Leopard 1’ ainda é suficiente. Não há carro por essas bandas que vá resistir a um petardo APFSDS disparado por esse canhão a 1000 metros, mesmo no setor frontal ( e se considerarmos a lateral e setor traseiro, então é possível um impacto letal a até 2000 metros sem problemas ). Creio que mesmo a primeira geração de alguns carros atuais poderiam ser… Read more »

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Alguém saberia me dizer de onde vieram os T-55 do Uruguai ??? … Eu acredito que o T-72 será o sucessor natural dos T-55 remanescentes em países pobres, vistos que a Rússia dispõe de milhares de T-72 usados em seus estoques que estão disponíveis para venda por um preço camarada . Se bem me lembro quem estudava comprar alguns T-72 usados a um tempo atrás era Moçambique, acho que eram 60 unidades ou algo do tipo por um preço de US$ 300 mil por unidade, mas segundo me passaram a Rússia teria ofertado também um lote maior de T-62 por… Read more »

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Felipe
.
“Alguém saberia me dizer de onde vieram os T-55 do Uruguai?”
.
Israel.
.
Mas se vc perguntar ao Google ele daria essa resposta com detalhes interessantes.
Os vietnamitas devem ter pesquisado e percebido.que os israelenses tinham algo a ensinar…

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Grato Ivan … Aproveitando a deixa gostaria de sujerir uma série de matérias aos moldes das que o “Naval” fez sobre o submarinos da Guerra Fria, só que sobre os tanques do período da Guerra Fria, acredito que seria de grande valor e ficaria muito atrativo como um artigo histórico, está seria poderia se dividir da seguinte forma … – Tanques Americanos – Tanques Alemães – Tanques Soviéticos/Russos – Tanques Franceses – Demais Tanques (Reino Unido, Brasil, Coréia do Sul, Índia, Resto …) As matéria seriam uma fonte para pesquisas e informações. Não presisaria ser um artigo que fosse algo… Read more »

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Amigo Ivan!
Vou discordar não. Os Objetos 740 e 750 são praticamente idênticos.
Eu discordo (e com embasamento) é com “unificação” do chassi SU-85/T-34 (projetado pelo Kotin(!) e fabricado em Cheljabinsk) com GM-575, 568/78 (desenvolvidos nas 3 cidades diferentes e fabricados pela dúzia de fabricas).
Ou mais longe ainda : juntar na mesma pasta o BTR-50xx com MT-LB e derivados.
Sobre modernização de T-54/55 posso acrescentar que uma das opções é instalação de kit de ATGM Kastet com misseis Bastion/Kan.
Um grande abraço!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

A fonte que eu consultei foi o Wiki em inglês.
Há vários relatos de confrontos dos T-54/55 com seus arquirivais M-48, em alguns TOs perderam, outros ganharam. Tudo era na base do telêmetro e do olhômetro, então eram tecnologicamente nivelados.
.
Imaginem nos anos 60, dezenas de milhares de T-54/55 do Pacto de Varsóvia atravessando a fronteira entre as Alemanhas.

tomcat3.7
tomcat3.7
6 anos atrás

Mais uma mostra de que o caminho para nações que não brigão no nível Eua, Rússia etc é modernizar o que tem e quando der comprar algo usado melhor e modernizar tbm.és
Ivan, cabulosa a quantidade de tanques e blindados do Vietnam.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Só Cuba tem 1100 T-54/55.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Outra variante famosa do T-55 era o horrível Type-69 chinês, famoso por ter sido destruído aos montes da Guerra do Golfo pelos Abraams e pelos Helis supercobra

Os T-55 foram também utilizados pelos Cubanos em Angola contra os Sul-Africanos. Conforme relatos, os encontros entre os T-55 e os Ratel-90 sul-africanos se davam a curtíssima distância no mato.

Ivan
Ivan
6 anos atrás

ScudB,
.
Aviadesantnaya Samokhodnaya Ustanovka, ASU-85 é um canhão antitanque, autopropulsado e aerotransportado derivado dá mesma plataforma do PT-76.
.
Samohodnaya ustanovka SU-85 é um canhão autopropulsado derivado dá plataforma do T-34.
.
Em comum o calibre do canhão.
.
SDS.

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Amigo Ivan!
http://www.alternatewars.com/BBOW/Tanks/Russian_SP_Guns.htm
Objeto 573
Um grande abraço!

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Obrigado, Ivan

João Borges Queiroz Júnior
João Borges Queiroz Júnior
6 anos atrás

Excelentes e esclarecedores comentários!

Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Plinio Carvalho 13 de Janeiro de 2018 at 8:50

Baseado em quê ?

ScudB
ScudB
6 anos atrás
HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Delfim Sobreira, a equivalência entre o T-54/55 e o M-48 se dá até a versão A3 do carro americano. A versão seguinte (A-5) que passou a dispor do canhão M-68 (o L7 britânico produzido sob licença) é superior ao veículo soviético. Aliás o M-48A5 é virtualmente idêntico ao M-60A1

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Agora é uma pena que os vietnamitas nao tenham tido recursos para Trocar o canhão original do veículo pelo M-68 visto que iria aumentar sobremaneira o poder de fogo do mesmo, inclusive pela possibilidade de uso do míssil LAHAT. Alguém sabe se a modernização contempla a troca do
motor uma vez que os Achzarit fazem uso de um Detroit Diesel?

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Amigo HMS!
1. ATGM “Bastion” eles podem usar sem troca de canhão instalando sistema de comando de tiro Volna .
2. Em 2012 os 300 T-54M3 receberam motor alemão de 1000 cavalos..Acredito que vão trocar agora tb ja que peso aumentou devido a blindagem.
Um grande abraço!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Amigo ScudB, mas os israelenses conseguiriam integrar o Bastion/Volna aos T-54/55?

A propósito eu não sabia dessa troca de motor, você poderia trazer mais informações sobre a mesma é especialmente o modelo?

Grande Abraço! ?

Professor
Professor
6 anos atrás

T-72 enfrenta Abrahams, Lepard e T-90. Em condições inferiores, claro, mas consegue encarar. O T-54/55 também. Lembro do episódio dos separatistas da Ucrânia, que não tinham tanque e retiraram um do museu para Segunda Guerra para se defender. E o usaram muito bem. Tem que se virar com o que tem.

Professor
Professor
6 anos atrás

CORREÇÃO: do museu DA Segunda Guerra. Caramba, sempre que eu posto comentário aqui na Trilogia, cometo erros de digitação, não é possível. Só pode ser macumba do HMS TIRELESS, KKK

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Professor 14 de Janeiro de 2018 at 15:39

Uma “listinha” de MBTs que derrotaram o T-72 no campo de batalha:
– M-60
– Merkava
– M1A1 Abrams
– Challenger 1 e 2

Pessoalmente falando o melhor tanque soviético/russo dos anos 70 até hoje é o T-80 e derivados. Esses realmente são excelentes carros mas lamentavelmente a URSS preferiu apostar em quantidade a qualidade….

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

Esses vietnamitas ainda devem ter uns T-34 escondidos no inventário. Seja como for é melhor para o Vietnã investir em armas anti-tanques portáteis do que em blindados. O relevo acidentado do país torna tais veículos alvos fáceis em emboscadas.

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

Aliás, o maior inimigo em potencial que o Vietnã tem no momento é a China. É praticamente impossível para esse país resistir sozinho a um avanço chinês. Gostaria de saber a quantas anda a reaproximação do Vietnã com os EUA, iniciada durante o governo Obama. Ela é vital para o país asiático a longo prazo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Gustavo 14 de Janeiro de 2018 at 16:13

A aproximação EUA-Vietnã iniciada durante o governo Obama ao que tudo indica agrada, e muito, Trump.

Professor
Professor
6 anos atrás

HMS TIRELESS 14 de Janeiro de 2018 at 16:25

De fato, o Vietnã possui tensões com a China e reaproximou-se dos EUA. Não obstante, mantém ótimas relações com a Rússia; inclusive, há negociações para a Rússia construir uma base militar no Vietnã. O Vietnã não esqueceu a ajuda que a Rússia prestou na Guerra contra os EUA e, além disso, o Vietnão não é subordinado aos EUA como somos, mantém uma agenda totalmente independente. Certamente, por essa independência frente aos EUA, o Vietnã jamais aceitará ser bucha de canhão dos EUA contra a China.

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Amigo HMS! 1. Sobre fabricante do motor pouco ou nada tem de informação. Todo mundo aponta para Daimler mas não tenho nenhum documento confirmando isto. 2. Entrada do ATGM Bastion com sistema de tiro 9S58 “Volna” deu o inicio nos anos 80.Sabendo da “amizade” entre USSR e Israel naqueles tempos era impensável comprar as partes/pecas das maquinas capturadas.Menos ainda um novíssimo artefato desses. 3. T-80 (e modificações) fabricados nos anos 80 em comparação com T72B3 ou T-90M ficam com cara pálida. E nem naquela época representava algum tipo de “melhoramento” significativo na proteção e poder de fogo.Se lembrar dos defeitos… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Professor 14 de Janeiro de 2018 at 20:52

Deixa de conversa mole “Teacher”! A questão não é o Vietnã ser “bucha de canhão” dos EUA mas sim a crescente agressividade e expansionismo chineses que simplesmente empurram o governo de Hanói para o colo dos EUA.

Quanto à “base russa” está mais para sputnice mesmo visto que a maquininha de imprimir rublos, depauperada pelo conflito na Síria, simplesmente não dá conta de construir e manter uma base por aquelas bandas…

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

HMS TIRELESS
O canhão L7 105mm até hoje é uma arma respeitável. Tornou o canhão 100mm dos T-54/55 ultrapassado.
.
Os M-60 derivam dos M-48, e estes dos M-28 do final da 2WW, um projeto tão excelente que seus “filhos” e “netos” só precisaram ser aperfeiçoamentos do avô.
Um M-28 sozinho num entrevero na 2WW destruiu um Tiger e dois Pz IV.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Delfim, o tanque que deu origem à família Patton foi o M-26 Pershing.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
6 anos atrás

Bom, eu acompanhei um tempo um fórum vietnamita, e constatei que eles possuem um temor imenso com relação aos chineses. A China e seu expansionismo é o assunto principal do fórum.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

HMS
.
Isso. Lembrei de cabeça e errei o número do modelo. Falha nossa.

Mazzeo
Mazzeo
6 anos atrás

Colombeli, Concordo plenamente com seu comentário. No meu ponto de vista o maior problema nessa área e que os chineses jamais agiriam com essa aproximação de “iguais”, em que você trata o menor bem pra ele se aproximar de você de uma maneira que todos ganhem. A visão deles e que eles são os donos do Reino do Meio, etnicamente superiores aos povos ao seu redor e os ungidos por Mao para conseguir o que quiserem pela força e os outros que se danem. Até agora não possuíam toda força que precisavam, mas, estão chegando perto. Se eu fosse o… Read more »