epaselect epa06474698 A Thai Army's newly purchased Chinese-manufactured VT4 main battle tank (MBT) deploys during a simulated warfare exercise at the Royal Thai Army Cavalry Center in Saraburi province, Thailand, 26 January 2018. China delivered the first batch of 28 VT4 main battle tanks to the Royal Thai Army in a procurement worth 4.9 billion baht (150.5 million US dollar or 123 million euro). The VT4 is a new generation of main battle tank armed with 125mm smoothbore gun fitted with automatic loader. The armored fighting vehicle was designed and manufactured by China North Industries Corporation, also known as Norinco. EPA/RUNGROJ YONGRIT

Por Roberto Lopes
Especial para o Forças Terrestres

O Centro de Cavalaria do Real Exército Tailandês, sediado no campo militar de Adirson, na Província de Saraburi, organizou, sexta-feira passada (26.01), um Press Open Day para autoridades e jornalistas credenciados, com a finalidade de demonstrar as capacidades do novo MBT da corporação: o chinês NORINCO (North Industries Corporation) VT-4, de 52 toneladas e canhão de 125 mm, também conhecido como MBT-3000.

Criado como um produto de exportação, o VT-4 encontrou, na Força Terrestre local, a sua principal vitrine até agora.

O governo de Bangcoc comprou 28 carros, se prepara para exercer no mês de abril uma opção por mais dez, e estima concluir essa etapa de aquisição com um total de 49 unidades.

Entretanto, o que atrai os dirigentes da NORINCO é a informação de que o Exército tailandês teria capacidade de absorver até 150 blindados do tipo VT-4.

Há contradições sobre o valor unitário do veículo que, aparentemente – dependendo da quantidade a ser adquirida –, pode variar entre 5,3 e 5,8 milhões de dólares.

Durante o evento de Saraburi, o comandante do Exército tailandês, general Chalermchai Sitthisart, informou que a NORINCO (com o apoio financeiro de Pequim) ajudará a construir em seu país um centro de manutenção e reparos para os carros VT-4 – compromisso que contribuiu fortemente para a concretização da importação dos veículos. A nova instalação também produzirá componentes e acessórios do tanque.

A expectativa é de que, no futuro, o centro tailandês possa atender a outros exércitos do Sudeste Asiático que optem pelo mesmo carro de combate.

Sitthisart admitiu que, apesar de outros armamentos do Ocidente serem mais modernos, eles tendem a se revelar mais dispendiosos. Levando em consideração o item preço, o general definiu os tanques fabricados na China como equipamentos baratos que, por sua qualidade, justificam o investimento, estabelecendo relações de longo prazo com a China e desenvolvendo a indústria de Defesa tailandesa.

De acordo com o Global Times, diário chinês publicado no idioma inglês, o jornal tailandês Bangkok Post publicou: “Os tanques fabricados na China são apenas um terço do preço dos tanques fabricados na América ou na Alemanha [declaração que constitui um claro exagero]. A China vai compartilhar [com os tailandeses] a manutenção e tecnologias de produção, mas o Ocidente não”.

Oplot-M – Na última sexta-feira, oficiais do Centro de Cavalaria disseram aos jornalistas que o VT-4 integra todas as tecnologias avançadas de um tanque principal de batalha de classe internacional, com um alto nível de informatização, manobrabilidade e poder de fogo.

Três anos atrás, a NORINCO chegou a levar um VT-4 – designado MBT-3000 – ao Peru, para ser avaliado pelos militares locais.

A princípio, os chineses ficaram verdadeiramente entusiasmados com a aceitação do blindado pelos tanquistas peruanos, e o encaminhamento da negociação em torno do tanque. Chegaram a considerar a operação de venda concluída, mas aí empresas ocidentais concorrentes da NORINCO e membros do Escritório de Assessoria Militar dos Estados Unidos em Lima intervieram, e a compra dos veículos foi congelada.

Os tanques chineses chegaram à Tailândia em outubro do ano passado.

Sua entrada em funcionamento permitirá a aposentadoria dos conhecidos blindados M-41A3 Walker Bulldog, de fabricação americana (entre as décadas de 1950 e 1960).

Os militares tailandeses mantém cerca de uma centena de carros M-41, que começaram a ser desativados recentemente, à época da chegada no país de uma partida de 36 carros de combate T-84 Oplot-M, importados da Ucrânia.

Na última sexta-feira de janeiro, os militares tailandeses mostraram muito mais confiança nos blindados chineses do que nas viaturas ucranianas.

Dos 28 VT-4 desse primeiro lote, 26 estão sendo distribuídos à 3ª Divisão de Cavalaria da Província de Khon Kaen, enquanto um ficará no próprio Centro de Cavalaria, para a difusão de conhecimentos técnicos, e o último em um quartel especializado na manutenção de viaturas blindadas.

Motor turbo – Nas demonstrações em campo aberto, os tailandeses deram ênfase à manobrabilidade do veículo da NORINCO. Ele escalou um obstáculo com gradiente de 30%, movimentou-se dentro d’água e escapuliu de dentro de uma trincheira.

Os militares tailandeses enfatizaram que essas manobras só haviam sido possíveis devido a um poderoso motor turbo, a diesel, de 1.300 cavalos (que ainda não havia sido testado em toda a sua capacidade), e a um sistema de guiagem hidráulico-mecânico.

Tal propulsão permitiria ao carro de combate alcançar 70 km/h em estrada e 50 km/h fora de estrada.

Uma fonte do campo Adirson declarou aos jornalistas que “o VT4, equipado com armamento principal estabilizado, além de bons sistemas de distribuição de energia e de controle da viatura, é muito mais fácil de operar e comparável, mesmo, com os tanques fabricados nos Estados Unidos”.

A capacidade de combate do VT-4 constitui um capítulo à parte.

Dotado de um canhão de 125 mm de alma lisa que dispara munição APFSDS (armour-piercing fin-stabilized discarding-sabot) – penetradora por energia cinética –, o tanque foi equipado com um sistema de controle de fogo estabilizado que inclui mira termal para o comandante e o artilheiro. Visores panorâmicos instalados no teto da torre permitem à tripulação detectar e acompanhar alvos, dia e noite.

Lançadores instalados nas laterais da torre pode disparar mísseis com alcances de até 5.000 m.

Executivos chineses contaram ao Global Times que seu governo disponibilizou para os tailandeses o seu novo Sistema de Proteção Ativa GL5, projetado para tanques principais de batalha e revelado ao Ocidente em agosto do ano passado.

Um oficial identificado apenas como “comandante do 6º Batalhão da Cavalaria do Exército tailandês”, elogiou a modernidade do tanque chinês, dizendo que seus soldados se familiarizaram com isso. “Quanto mais eles usam, mais eles gostam”, acrescentou essa fonte.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Augusto
João Augusto
6 anos atrás

É praxe no interior de tanques ficar tudo (as mangueiras, tubos, fios, etc.) exposto assim?
Entendo que facilite a manutenção e troca dessas peças e talvez alivie um pouco de peso mas, ao mesmo tempo, (além de feio bagarai) pode expor a riscos desnecessários, como cortes, acúmulo de sujeira, etc., não?

Abraços!

Roberto F. Santana
Roberto F. Santana
6 anos atrás

Uma sugestão.
Quando falamos de armas militares, aeronaves, tanques, navios; é muito bom, dentro do possível, informar o fabricante e o modelo dos equipamentos, como o motor, o armamento, sensores, etc.

Carpophorus
Carpophorus
6 anos atrás

Seria esse blindado do nível dos nossos Leopard? A corrida armamentista no Sudeste Asiático está cada vez mais frenética.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

João Augusto 2 de Fevereiro de 2018 at 14:48
J. A., é comum ficar exposto, veja como é no Iveco Guarani.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQu9eOL_Pz-jx_UtaMf0dYnslG8SlnXLBERQkhhlNBGJWBVKfCU_g8dSwj_pQ

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
6 anos atrás

Os tanks chineses de nova gerações são muito bonitos e bem provavel que não fique muito atras dos ocidentais em qualidade

Jacinto
Jacinto
6 anos atrás

Carpophorus 2 de Fevereiro de 2018 at 14:51
Em tese, deveria ser melhor dos nossos Leo´s. O nosso Leopard é um tanque de 2ª geração, enquanto o VT-4 é um tanque de terceira geração. Claro, essa história de geração não quer dizer muita coisa, mas é um projeto mais moderno.

gilson
gilson
6 anos atrás

escrito de assessoria militar dos EUA, em Lima capital do PERU, intervieram nas negociações e a compra foi cancelada. alguém pode me esclarecer melhor o que significa isso?

Eduardo
Eduardo
6 anos atrás

Carro interessante. Possui tecnologia mas é robusto e simples. Precisamos disso aqui, robustez e simplicidade pq nem todos passam por instruções de uso pelo CIBld

Léo Neves
Léo Neves
6 anos atrás

Tanque chines faz tudo , é Balato e confiável né , só não pode coloca do lado de tanque russo se não solta pecinha né.

Glasquis7
6 anos atrás

É ideia minha ou esse CC é uma cópia do Leopard Evolution?

Léo Neves
Léo Neves
6 anos atrás

Glasquis7
Externamente é uma copia dos tanques ocidentais com recheio sendo uma copia dos tanques russos.
Mas lembre que uma copia dificilmente é melhor que o original, lembra do biatlo de tanques o que aconteceu.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

A China tem em produção local 3 tanques de 3ª geração: o Type-96A/B (a coluna vertebral de sua cavalaria), esse VT-4 (exclusivo para exportação), e o Type-99 que é o top de linha deles operados por unidades mais tradicionais e confiáveis veteranas da guerra da coréia como o 38º exército e o 79º exército (antigo 39ª exército) que estão mais no interior do país, esse ultimo inclusive o mais bem equipado da China responsável para responder a ameaça russa na Manchuria que se daria em estrategia de defesa em profundidade onde o 78º exército servindo como bucha na fronteira enquanto… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Só por ser chinês vai surgir os comentários de solta pecinha. Quanto preconceito. Ao que parece tem nação/exército q não pensa assim.
Quem será ver algo assim nas cores do EB.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Tomcat,
No caso dos MBT, soltam “peçonas”.

Carpophorus
Carpophorus
6 anos atrás

Galante, realmente o Osório traz nostalgia. Mas eu queria mesmo era ver o Engesa Sucuri na ativa.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

6 milhões, num blindado que solta pecinha, não obrigado, prefiro um leo2 usado.

Léo Neves
Léo Neves
6 anos atrás

Se resistir a um TOW bem na parte frontal da torre sem explodir e a tripulação sair quase ilesa e o tanque ser facilmente reparado no campo de batalha e voltar a combater , vale a pena , se não ainda prefiro o T-90 russo , mais barato , confiável e seguro.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
6 anos atrás

Engraçado, nos brasileiros fizemos bons blindados, os ocidentais faz bons blindados, agora os chineses que estão com 2 caças de 5ª geração, investindo horrores nas suas forças armadas, sua marinha cada dia aumenta não consegue fazer um blindado de qualidade??????

tomcat3.7
tomcat3.7
6 anos atrás

Boscopédia: “Solta peçona!”kkkkk Gente na boa, vcs creem que um projeto deste vulto tendo problemas , os mesmos não seriam solucionados, se soltou peça em algum momento com certeza já resolveram. Produto pra exportação , o tio Ling quer $$ assim como titio Sam e titio Putinski. Digo o mesmo sobre a falação sobre o H-225 M por muitos chamados de “kombi” e que alcançou operacionalidade plena em grupo especial na França, onde não desmerecem o aparelho. Alguma solução já deve ter ocorrido sobre o problema dos helis. Seria um sonho ver a continuidade do projeto Tamoyo a partir de… Read more »

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Gente olha so essa materia off topic de um tanque turco sendo destruido pelos curdos la na siria,eu achei que a esplosao voi bem grande em aparentemente foi om leo 2. Algum forrista especializado poderia explicar porque a esplosao foi tao grande ?

https://southfront.org/kurdish-forces-clash-with-turkish-army-north-of-afrin-destroy-three-tanks-and-armored-vehicles-videos/

_RR_
_RR_
6 anos atrás

tomcat3.7 ( 3 de Fevereiro de 2018 at 17:57 ), Os mercados que ele disputaria seriam África e Oriente Médio, além de América Latina, disputado por MBTs europeus e russos; e não era rival principalmente para estes últimos, que certamente poderiam fazer melhor preço ( além do peso político representado pela então URSS ). A aceitação seria limitada… Francamente, não sei se iria “bombar”; a menos que fosse dotado de um canhão de 120mm e uma melhor proteção balística, o que considero difícil com um carro de umas 35 toneladas. De fato, já foi notável dota-lo de um canhão 105mm…… Read more »

Léo Neves
Léo Neves
6 anos atrás

Dodo
Nesse caso da explosão o míssil atingiu um veiculo ou depósito de munição que estava ao lado do tanque .

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Amigos Dodo e Leo!
2A4 tem um “exemplar” desenho de armazenamento de munição dividido em duas partes.
Uma delas fica exatamente onde foi acertadocomment image?w=605
levando a total destruição.Mai um..
Junto foi um Sabra (não vi o grau de estrago. Dizem que na foi tão grave como Leo).
Um grande abraço!

Bardini
Bardini
6 anos atrás

O Leopard 2A4 é um blindado ultrapassado. Não foi feito pra encarar TOW nenhum. Não tem chances.
.
O Sabra é mais capaz que o Leopard 2A4 nesse confronto!

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Inclusive (so agora que verifiquei o video direitinho), isso não é Leo! OU MELHOR!
Estes dai são Leo e Sabra juntos! Por isso ficou tão estranha esta explosão. Virou um canapé de quatro bandeiras (com palito russo) :)!

Julio Faria
Julio Faria
6 anos atrás

PIB: Tailândia 406,8 bilhões USD (2016)
Brasil 1,796 trilhões USD (2016)
Mesmo sendo chinês, arrebenta com qualquer Leopard I de qualquer versão.

Carpophorus
Carpophorus
6 anos atrás

O interior do blindado parece um quarto de adolescente…

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

_RR_ 3 de Fevereiro de 2018 at 18:51

Bacana RR, mas olhando pra hoje, será que o EB não tem acesso ao projeto,e digo o mesmo sobre o do Osório, pra já pegar como base pra um MBT nacional sem precisar começar do zero??