Homem exibe fuzil na favela Kelson's ao lado do Quartel da Marinha

Em janeiro, homem apontou pistola a recrutas pedindo silêncio, e tiros foram disparados por 2 vezes em direção ao quartel, que fica ao lado da comunidade Kelson’s. Leito de ambulatório foi atingido

Homem exibe fuzil na favela Kelson’s ao lado do Quartel da Marinha

Por Marco Antônio Martins, G1 Rio

A Marinha abriu inquérito para apurar ameaças a militares e tiros disparados para dentro do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), na Penha, Zona Norte do Rio. Os episódios investigados aconteceram nos dias 21 e 24 de janeiro deste ano, de acordo com documento obtido pelo G1. Um leito do ambulatório chegou a ser atingido pelos tiros, mas estava vazio e ninguém se feriu.

O CIAA é considerado o maior e mais diversificado centro de formação de praças da Marinha brasileira e é separado por um muro da comunidade da Kelson’s, controlada pelo Comando Vermelho. A Marinha informou, em nota, que reforçou a segurança interna para evitar a “ocorrência de fatos similares”.

Segundo relatos de militares, numa manhã de janeiro, um criminoso armado com uma pistola sentou no muro que separa o quartel da favela e ordenou que os recrutas parassem a atividade física porque o barulho estava incomodando. Em outro dia, tiros foram disparados para dentro da unidade e atingiram as instalações do centro (veja detalhes abaixo).

Os militares suspeitam que o homem que fez as ameaças de cima do muro seja integrante da facção que controla a Kelson’s. O inquérito que investiga os fatos foi aberto pela Marinha no fim do mês passado e tem prazo de 30 dias para ser concluído, com possibilidade de prorrogação.

Na manhã desta terça-feira (6), imagens feitas pelo Globocop mostraram homens armados com fuzis na principal via de acesso à favela da Kelson’s. O local onde os bandidos armados ficam de vigia está a uma pequena distância do muro do Centro de Instruções da Marinha. Algumas horas depois, um dos suspeitos foi preso pela polícia na região.

Ameaça de traficantes é relatada em documento da Marinha (Foto: Fernanda Garrafiel/G1)
Suspeito foi preso por PMs perto de acesso à favela Kelson’s – Foto – Divulgação

Medidas de segurança
Além de reforçar a segurança no quartel, a Marinha informou que outra medida tomada tem sido manter equipes de socorro de prontidão, diariamente, caso algum incidente aconteça com os recrutas.

A ameaça a alunos de uma unidade militar acontece num momento em que as Forças Armadas têm auxiliado as polícias do RJ no combate à violência.

Após as ocorrências, as áreas dentro do quartel mais próximas à comunidade passaram a ser consideradas “sensíveis” pelos militares. De acordo com o relato de integrantes da Marinha, os disparos vieram de um ponto entre os fundos da favela Kelson’s e a cooperativa de pesca que há na comunidade.

As ameaças relatadas no documento:

21 de janeiro: Às 8h30, cerca de 500 alunos faziam a atividade física quando foram surpreendidos por um homem armado com pistola. Os instrutores decidiram retirar a tropa e deixar o local.
24 de janeiro: Foram disparados tiros para o interior do CIAA, e instrutores e alunos precisaram se proteger. No mesmo dia, dois tiros atingiram o ambulatório naval. Um dos disparos acertou um leito de emergência e passou próximo de um cilindro de oxigênio. Ninguém ficou ferido.

O CIAA está numa localidade considerada estratégica: o seu acesso principal é na Avenida Brasil, a via expressa mais importante do Rio. Os fundos está a Baía de Guanabara. Do quartel é possível se ver a Linha Vermelha, outra importante via expressa.

Visita de Madre Teresa
A comunidade da Kelson’s surgiu há 70 anos numa ocupação de oito pescadores. Por estar ao lado de uma base militar, ganhou, inicialmente, o nome de comunidade Marcílio Dias, herói da Batalha Naval do Riachuelo.

O grau de pobreza extrema do local levou a comunidade a ser visitada por Madre Teresa de Calcutá, em 1982, quando a missionária esteve no Brasil.

Atualmente, a Kelson’s, nome que passou a ser chamada por causa da fábrica de PVC que há no local, tem 12 mil moradores. A comunidade é dominada pela facção de tráfico de drogas Comando Vermelho.

De acordo com policiais do 16º Batalhão (Olaria), o chefe do tráfico no local é Geraldo Francisco do Carmo Júnior, o Godô, que está preso. Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual de comandar ações para o roubos de carga e tráfico de drogas.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raul
Raul
6 anos atrás

O Brasil tem um monte de tropas especiais: Grumec, Comanf, Brigada de Operações Especiais e por ai vai.

Não é viável utilizar os nossos melhores homens para caçar esses traficantes e acabar com tudo?

Será que é tão difícil encontrar os líderes do tráfico no topo do morro?

Augusto
Augusto
6 anos atrás

O Estado, por meio de uma de suas mais importantes instituições, sendo reiteradamente achincalhado por bandidinhos da favela de fuzil na mão em plena luz do dia. É o fim da picada.

S Diniz
S Diniz
6 anos atrás

O CERTO é que as pessoas de bom senso, levando em vista que: – Vivemos dentro de uma tirania do politicamente correto e “bandido é vítima da sociedade”; – A corrupção chegou a níveis impensáveis; – NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA as forças de segurança e os militares serão “liberados para agir” do jeito que se deveria (fuzilamento dos líderes do crime, prisões em massa, toque de recolher); – a decadência moral do RJ e o domínio da esquerda-liberem-as-drogas está no seu ápice; DECLAREM que o RJ não tem mais jeito e as pessoas de bem devem EVACUAR a cidade assim… Read more »

Mosczynski
Mosczynski
6 anos atrás

Pô, agora até a MB foi contaminada pelo vírus PC? O marginal sobe no muro, manda o pessoal parar o treinamento e o que é feito? É Aberto inquérito com 30 dias para ser apurado? Ninguém dentro quartel anda armado e deu voz de prisão? Se for para ser assim troca o uniforme do pessoal desse lugar de camuflado por um daqueles de colegial de saia curta, só tem mocinha. Meu irmão quando serviu no EB disse que era um tiro de advertência e depois acontecia o que o invasor queria…E com o tiro de advertência o quartel inteiro estava… Read more »

João Adaime
João Adaime
6 anos atrás

Quanto tempo levará para o CV dar um ultimato para a MB desocupar o local?

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Raul, boa tarde
Se me permite, não é necessário “Tropa Especial” para isso.
É necessária Segurança Jurídica.
Neste caso específico, não sei quais os outros condicionantes ali, mas, a grosso modo, uma força de reação é um ação de segurança na região seriam “de muito bom tom”.
Sds

Johan
Johan
6 anos atrás

S Diniz 6 de Fevereiro de 2018 at 16:19
Não é somente a cidade, mas o estado do RJ. Moro noa região metropolitana e digo que está pior que a capital. No interior do estado, cidades antes pacatas estão sofrendo de uma onda de violência e tráfico de drogas. Lamentável o ponto que chegamos, mas isso é a consequência de uma sociedade doente com representantes corruptos e acomunados com o crime organizado.

Cristiano
Cristiano
6 anos atrás

S Diniz, concordo plenamente com você, uns dos maiores inimigos do país são os grandes meios de comunicações. Se houver morte de traficantes, a princípio seriam tratados como suspeitos.

João Adaime
João Adaime
6 anos atrás

Prezado Agnelo Moreira
Falando em Segurança Jurídica, um indivíduo (qualquer um) que suba no muro de uma unidade militar portando arma, não pode ser alvejado?

Yuri
Yuri
6 anos atrás

”21 de janeiro: Às 8h30, cerca de 500 alunos faziam a atividade física quando foram surpreendidos por um homem armado com pistola. Os instrutores decidiram retirar a tropa e deixar o local.”

Isso é uma vergonha, em qlqr lugar habitavel do mundo, primeiramente isso n aconteceria, e se acontecesse a resposta seria pesada ali msm na hora.

M. Silva
M. Silva
6 anos atrás

No tempo do Esquadrão da Morte, isso não acontecia impunemente.

E ninguém tem coragem de fundar uma irmandade, uma escuderia, etc para dar um fim nisso?

Uma favela nos fundos da Marinha, que vacilo, hein? Inércia das autoridades.

Caio
Caio
6 anos atrás

Situacao que se deve ao fato dos oficiais deste centro estarem mais preocupados com o soldo no fim do mes, porque tenho varios amigos militares e todos repetem o que o Mosczynki disse: e um de advertencia e o outro se o gaiato peitar, vai no meio dos escutadores de novela. Eles toda liberdade para isso.

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Se a Marinha não agir e se acovardar perante esses fatos, sua credibilidade irá para o lixo frente aos traficantes, se é que já não foi. Se um dos três ramos das Forças Armadas Brasileiras é humilhado por traficantes de uma favela e não há resposta, fica difícil de respeitar a MB. E sobre o “politicamente correto”, que os comandantes da marinha criem coragem e ordenem que suas tropas no mínimo se protejam a despeito de qualquer coisa que possam falar. O politicamente correto só conquistou tamanha influência por omissão de quem poderia fazer algo. O que se espera de… Read more »

BrunoFN
BrunoFN
6 anos atrás

Q piore mais .. q tenha mais roubo nos quarteis ..militares levando fuzis .. etc etc .. a coisa so piora e n so no RJ .. pais vive em guerra civil .. e n adianta o Comando das nossas forças viverem num mundo do ”faz de conta” e refém de um livrinho e preciso ir a mesa propor soluções …. ”’se vc n vai a guerra a guerra vai ate vc” .. isso nunca foi tão claro .. quem diria em .. como esta a coisa so vai piorar

Hélio
Hélio
6 anos atrás

O sentinela estava dormindo? Engraçado, pouco tempo atrás um turista bêbado entrou no CIGS e foi preso na hora. Um traficante entra dentro da base, ARMADO, ameaça os militares e não acontece nada?

Antonio Assumpção
Antonio Assumpção
6 anos atrás

MB: Uma porcaria
Fraquinha!

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

João Adaime
Não.
Só pode atirar se ele estiver mirando ou se já estiver dentro e todos os alertas forem ignorados, inclusive o tiro para o alto. No alto do muro, pode ser considerado dentro, mas já vi Militar ficar muito tempo na justiça, pq o corpo caiu fora e ficou aquela briga e promotor querendo ferrar o Sd.
O q pode ser feito é dar um tiro nele e depois dar outro para o alto, e apostar na justiça.
Sds

Fresney
Fresney
6 anos atrás

Piada total, qualquer país sério se alguém subisse naquele muro já era (vide faixa de gaza) , é impressão ou o muro não tem cerca elétrica e nem concertina??? Kd o guariteiro tá dormindo no plantão??? Será que eles sobem no muro do bope rj também ?? Uma vergonha !!!!

Tallguiese
Tallguiese
6 anos atrás

É pra acabar mesmo. Agora quem faz pratrulhamento aéreo é o globocop. Mas como que essa zona de conflito chamado Rio de Janeiro ainda não foi sitiada e decretado lei marcial no lugar todo hein? Vou te falar não é a primeira vez que vejo o globocop fazer imagens assim e depois acionar a polícia. Dá não viu! Se bem que uns Franco atiradores bem posicionados dariam um jeito nessa festa ai de traficantes ou terroristas prefiro assim já que o lugar virou outra Síria mesmo de ficar desfilando por aí e tirando sarro da cara da gente.

tulio762
tulio762
6 anos atrás

E ai Marinha do Brasil, um bandido sobe num muro do quartel manda todo mundo calar a boca, dias depois atira na direção do quartel e a instituição só manda instaurar um IPM? E ai Almirantado?

Santiago
Santiago
6 anos atrás

Sinceramente, eu não acredito que li isso. A segurança pública no RJ está um caos. Ainda o governo quer inventar uma tal de guarda nacional? O país já está quebrado e ainda querem inventar mais força para gastar mais os parcos recursos que sobram para a segurança pública? E a Força Nacional?…Todo dia no RJ é um tal de fecha a linha amarela, fecha a linha vermelha, fecha a avenida Brasil, por causa de tiroteios. Agora estão ameaçando até as forças armadas que abaixam a cabeça e ficam inertes petante a bandidagem? É o fim da picada. Se fosse na… Read more »

BrunoFN
BrunoFN
6 anos atrás

Nada vai mudar ate q de fato a imprensa trate e situação como guerra civil .. ela q move as ”massas” ..mas veja bem .. traficante no Brasil tem mais direitos q o Presidente da republica …. basta vc falar em reduzir maioridade penal q essa mesma imprensa vem te chamar de ”fascista” e outras coisas do gênero .. tudo passa pelo principio básico do ””o ser humano so respeita o q teme” .. sem n mudarem a estrutura .. nada vai melhorar … e n custa repetir . policia no RJ hj n tem nem mesmo viaturas … calamidade… Read more »

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Curioso. No ano passado, um amigo que serviu na MB me contou uma história muito parecida. Com a diferença que ele serviu há 20 anos atrás. Ou seja, nada de novo no front do Rio de Janeiro. Ele inclusive me disse que os traficantes usam drogas a poucos metros da guarita e ainda oferecem aos soldados. Hoje eu tive dificuldades para voltar ao trabalho, do centro para a zona norte, porque as 3 principais vias expressas da cidade estavam fechadas ao mesmo tempo, por causa de tiroteios. Minha esposa não pode visitar a avó, por causa de um confronto que… Read more »

edimur
edimur
6 anos atrás

E uma instituição dessa tem a coragem de falar que forma aluno para guerra ? Isso só mostra o
quanto estamos na M…Ou o povo se levanta contra tudo e todos ou vamos todos F…

edimur
edimur
6 anos atrás

E vamos mandar soldados para promover a paz na Africa? Alguém fumou muita maconha estragada nessa P… de Pais..

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

O Comando Vermelho, com raízes na luta armada, tem uma política de confronto com OSPs e OMs, ao contrário do Terceiro Comando, que evita confrontos e visa mais os negócios. . Uma vez nos anos 90, eu estava com os colegas praticando no estande do 24 BIB, na entrada da Ilha do Governador, e atiraram na parede do Batalhão. Na hora nos juntamos e entramos, Policiais Civis e Militares, na favela ao lado. Hoje em dia isso não aconteceria. . Hoje em dia, o Militar abate um vagabundo invasor e o MP cai em cima. Já soube de Promotor contar… Read more »

Marco Figueiredo
Marco Figueiredo
6 anos atrás

Ha efetivamente grave ameaça a ordem constitucional democrática. O remédio seria a decretação de Estado de Exceção pelo Presidente mas isso ele talvez não faça então talvez seja necessário um remedio amargo.
Brasil acima de tudo!

BrunoFN
BrunoFN
6 anos atrás

Leonardo
Nem precisa oferecer nada por fora .. mesmo dentro de quarteis por ai trafico rola livre leve e solto … quando vc ” recruta” um ”menor” de 17/18 anos pro serviço obrigatório .. n vamos cair na inocência q mts desses ja possuem ligação com o trafico ,dai o resto e resto… é so mera consequência … mas o problema n fica so por ai n ..tem mt ”oficial” q ganha e mt por fora com essas ”negociatas” tb …. ai ja se viu

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Alguém já notou que toda vez que parece aparece uma “vítima da sociedade” com um fuzil no Rio, ele está sempre sem camisa ou regata? Será que eles acham que junto com o fuzil vem uma proteção “mágica” anti balas, pedradas ou facadas? Esse aí de perto aberto contra os militares até parece piada pronta.

Cbamaral
Cbamaral
6 anos atrás

É um absurdo, até no tiro de guerra que eu servi o sargento e o sub tenente deram um jeito nisso. TG pra quem não sabe, o milico tira guarda de tonfa…. e sempre tinha um “nóia” que ameaça os atiradores, mostrava o dedo, parava em frente a guarita, jogava ovo, tentava pixar etc… O subão já velho de guerra mandou um oficio para o major que comandava a 02 região militar dos tiros de guerra solicitando permissão para pedir ajuda da policia militar. No dia e horário de habito que o sujeito vinha com sua turma atormentar os atiradores… Read more »

housemaq
housemaq
6 anos atrás

País LIXO !!! Nojento, vergonhoso… BOLSONARO 2018 !!! Sem mais !!!

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Cara, RJ é uma loucura, olhem as armas dos policiais (arma de guerra). Eu nunca vi um policial com um fuzil/metralhadora.
É incrível a tolerância da sociedade diante dessa situação. Eu apoio o extermínio…

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Outras unidades da FAB e EB vivem a mesma situação na faixa de gaza (Timbal a Lucas). Que podem os Cmt fazerem?? No minuto seguinte OAB, direito dos manos, CNBB, Viva Rio, Rede Globo estariam no Corpo da Guarda pedindo a cabeça Chefe militar que ousar confrontar essas imundicies desses favelados.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Isso é piada !! Que tipo de oficial comanda esda unidade ?
Reune um.grupo sem nome na farda e com rosto coberto e toca o terror na favela,simples assim.Agora,precisa ser macho e não militar de escritório que só está preocupado com o salário !!!

alexcg
alexcg
6 anos atrás

MB ta cada vez pior e ainda vão leva tudo pra o rio é desse jeito vão começa a fornecer as armas pra os traficantes.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Hawk.
Eles estão sem camisa ou de camiseta regata, como a população das favelas dos quais, na verdade, fazem parte, e se confundem. Basta esconder a arma.
Aliás vou procurar saber qual modelo derivado de AR-15 é aquele exemplar que aparece na foto.

Joker
Joker
6 anos atrás

Delfim Sobreira

Hj no meu cotidiano de PM levo os seus (e de outros) ensinamentos que guardei ao longo dos anos da trilogia. Deus abençoe e guarde!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Joker
Obrigado pelos elogios e votos.
.
A empunhadura frontal é do tipo quad-rail, pelas frestas em diagonal parece com os modelos da Omega, conhecida marca de acessórios para a plataforma AR-15.
Esta fuzil (na verdade carabina commando, pelo tamanho aparente do cano), pode ter chegado ao BR com este acessório.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Agnelo, me desculpa mas isso não é falta de segurança jurídica. É falta de segurança. Não tem sentinela? Se tem, por que não agiu? Indivíduo armado e fazendo ameaça justifica tiro para legítima defesa. Não precisa atirar para cima. Faltou planejamento, treinamento e/ ou atitude.
Está faltando “sangue no olho”. Daqui a pouco os traficantes farão um baile funk dentro da OM e a resposta das FAs será a abertura de um inquérito.

Arariboia
Arariboia
6 anos atrás

Pessoal parem de botar a globo como ruim em tudo que também não é assim… final do ano passado a Guarda do Arsenal de Guerra do rio matou 3 ou 4 e a cobertura foi de apoio. Depois teve outra ocasião que matou mais 1 ou 2 na Entra da Vila Militar e foi normal! Então menos com certas afirmações… Conheço muita gente da Globo que apoia ações mais fortes das FAs no rio. Agora MP e OAB do rio é um puro lixo mesmo.

nigo
nigo
6 anos atrás

O RJ morreu.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

E pergunto de novo:
O Brasil escutou, abraçou e fez tudo o que as esquerdas propuseram: Constituição esquerdista, leis e mais leis politicamente-corretas, esquerdização das faculdades principalmente humanas de onde sai o pessoal que vai para o Ministério Público, mídia totalmente esquerdista, culto a bandidagem/baixaria, desvalorização das FFAAs/PMs, etc, etc, etc.
Então o que ¨deu errado¨?
Ou foi o contrário: ¨¨deu tudo certo! parabéns cumpanhêrus!¨¨

Tom
Tom
6 anos atrás

O poste mijando no cachorro!
Se fosse com o exército a história seria bem diferente, como já demonstrado em situações anteriores de semelhante afronta.
O jeito é chamar a polícia… antes que o bandidão resolva sentar na cadeira do comandante.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Ahhhhh o Hell dijanero” tinha um milhão de pessoaxxxx no pré carrrrna na final de semana passado naxxxx ruaxxx currrtindo a fulia, mas no dia de protesto tinha meia dúzia de gatos pingados. Eu quero mais e que o rabo dos cariocas icendeie, e e pouco ainda. Eles tem q descer do morro e tocar o terror em todos, matem, degolem queimem e estuprem. Pode ser que “oxxx meu irrrrrmao” acordem, saim da praia, do barrrrzinho e da balada e comecem ateando fogo naquele puteiro, naquela boca de fumo a ceu aberto chamada Projac e em seguida vão implorar na… Read more »

Tom
Tom
6 anos atrás

Juarez 7 de Fevereiro de 2018 at 7:31
“…Eu quero mais e que o rabo dos cariocas icendeie, e e pouco ainda. Eles tem q descer do morro e tocar o terror em todos, matem, degolem queimem e estuprem…”

Realmente… se a piora for gradual, como vem ocorrendo, ao final o sapo morre na panela.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Além do carnaval esse ano teremos (fala sério!) mais uma Copa do Mundo.
Futebol é outro evento onde os bananeiros, digo, brasileiros tem para mostrar todo o seu ¨esplendor¨ terceiro-mundista junto com seu ufanismo barato travestido de patriotismo.
E o país cavando o fundo do poço porque no fundo nós já chegamos!

Tom
Tom
6 anos atrás

Uma pena não ter saído no naval.

Sérgio Benedito Moreira
Sérgio Benedito Moreira
6 anos atrás

S Diniz 6 de Fevereiro de 2018 at 16:19
Estou aplaudindo de pé!

Max Wolf
Max Wolf
6 anos atrás

Incrível que ninguém ainda tenha percebido que isso tudo que estamos vivendo até agora é um jogo de cartas marcadas.

Santiago
Santiago
6 anos atrás

Parece que começou a surtir algum efeito, e começaram a tocar o terror. Sebo nas canelas Soldados!! https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/forcas-de-seguranca-realizam-operacao-em-varios-pontos-do-rio-e-da-regiao-metropolitana.ghtml