O Pentágono teria começado a planejar um desfile militar a pedido do presidente Trump.

Trump expressou repetidamente o interesse em uma exibição do poder militar dos EUA e aumentou seus apelos para um desfile depois de testemunhar as celebrações do Dia da Bastilha em uma viagem à França no verão passado.

O Washington Post informou que os desejos de Trump foram “de repente ouvidos como uma diretriz presidencial”.

“As ordens de marcha foram: eu quero um desfile como a da França”, disse um oficial militar ao The Washington Post sob a condição de anonimato. “Isso está sendo trabalhado nos mais altos níveis das forças armadas”.

Um funcionário da Casa Branca disse ao Post que o planejamento ainda estava nos estágios de “brainstorming”, e que ainda não há “carne nos ossos”.

O chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, está envolvido no planejamento do desfile. As autoridades do Pentágono estão empurrando para coincidir com o Dia dos Veteranos, em vez do Dia da Independência ou Memorial Day, porque pareceria estar menos ligado a Trump.

Os funcionários disseram ao Post que eles ainda não sabem como vão cobrir o custo do desfile, que pode chegar a milhões de dólares.

Trump teria desejado incluir tanques e lançadores de mísseis em seu desfile do Dia de Inauguração. Uma fonte da equipe de inauguração disse que a ideia era ter um “desfile no estilo da Praça Vermelha/Coreia do Norte”.

As autoridades militares ficaram relutantes com os desejos da equipe de inauguração, e a equipe finalmente decidiu não avançar.

Trump disse ao presidente francês, Emmanuel Macron, que ele estava pensando em ter um desfile militar no Dia da Independência, dizendo que queria “um desfile realmente excelente, para mostrar nossa força militar”.

Os historiadores presidenciais disseram ao The Washington Post que um desfile “cheira a algo que você vê em um país totalitário”, e também advertiu que poderia evocar o nacionalismo em vez do patriotismo ou mesmo criar novas tensões com a Coreia do Norte.

O oficial da Casa Branca rebateu essas advertências, dizendo que seria “o oposto” do totalitário, porque seria uma “celebração dos homens e mulheres que nos libertam”, mas seria projetado como uma demonstração de força dos Estados Unidos e um “alerta” para os inimigos do país.

FONTE: The Hill

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
6 anos atrás

Olha o Putin fazendo discípulos!
Será que o “pato” vai convidar o Urso para o desfile?

CM

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Culto à personalidade ? Eita…

Roberto F. Santana
Roberto F. Santana
6 anos atrás

Seria muito bonita, espero que aconteça.
Eu prefiro a marcha que os ingleses chamam de ‘goose step’, que era a marcha que os países do eixo adotavam, assim como a União Soviética, e hoje, Rússia e alguns países adotam. Muito mais cadenciada e forte.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Vai ter trilha sonora ? KKKKKKKKKk !!!
https://www.youtube.com/watch?v=QbC6dLG_dQY

tulio762
tulio762
6 anos atrás

Acho engraçado como alguns engoliram a história da ligação entre Putin e Trump, moro de rir com esses trouxas, não ouviram falar do memorando?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Pentágono? Pentágono não. Quem exigiu foi ele. Eu sou parte do US Army, eu que o diga.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Eu sempre senti falta de uma desfile militar americano nos moldes citados. Isto é uma tradição militar natural para todos os povos, desfilar poderosamente. Fazer rugir os tambores! Mas eu acho, embora eles lutem bem, a marcha americana muito simples. Quase uma marcha fúnebre ( talvez o funeral do inimigo). Aliás, sem querer ser bairrista, eu acredito que o “jeito” de marchar do militar brasileiro é não apenas o mais bonito, mas o mais eficiente em termos de movimento e gasto de energia. O Americano não tira o pé do chão…

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Aliás, eu devo considerar que o soldado brasileiro marcha com os pés altos porque aqui no Brasil o mato rasteiro é alto. Nos EUA eles podem marchar com os pés mais baixos porque lá é mais árido, o mato é baixo. De qualquer forma, eu admiro as marchas. Há as belas, como as da Coréia do Norte e as feias como aquelas em que os soldados ficam fazendo uma “corridinha” parados. Ridículo. Boa ideia de Trump. Que se torne uma tradição!

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Enquanto isso aqui no Bananão, digo, Brasil só (eu disse só!) na cidade de São Paulo dois milhões (!) de bananeiros, digo, brasileiros foram às ruas sábado dia 03.
E no dia seguinte, domingo dia 04, mais um milhão (!!!!!!) de alegres foliões invadiram a Rua da Consolação.
E tudo isso com crise, desemprego, reformas que sai não sai, privatizações que sai não sai, ¨venda¨ de Embraer, febre amarela, etc, etc, etc.
Aprendam, ¨americânus bôbus¨!!

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Eu queria que nós pudéssemos fazer um grande desfile na Av Presdidente Vargas, algo nos moldes da praça vermelha com tanques, blindados e tudo o que tiver direito . Grandes desfiles como os da Rússia, China, Coreia do Norte são fantásticos e ao menos dão a impressão de poder e organização para o público em geral não habituado com o dia a dia das forças armadas do país . Nos dias de hoje ninguém bate os norte-coreanos e chineses, mas acho que ninguém bateu ainda os “Congressos Nazistas” que reuniam mais de 100 mil pessoas, outro que também fazia bonito… Read more »

André
André
6 anos atrás

Paulo… A culpa do país está como está é do próprio cidadão e não do carnaval infelizmente o Brasileiro busca sempre um símbolo para usar de “Judas” o fato da pessoa ir para rua se divertir ou beber não significa que ela não esteja atenta aos problemas cotidianos políticos,me uso como exemplo,não deixo de curtir o carnaval muito menos de beber em dia de folia mas isso não muda o fato de eu está inteiramente ligado a política brasileira. Não podemos negar algo cultural e que em certas capitais como a minha o Rio de Janeiro o carnaval é peça… Read more »

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Numca vi um desfile americano. E a imprensa idiota local é contra, então o desfile deve ser bom para o país. Comunista é sempre contra patriotismo ou nacionalismo. Deveriam criticar os verdadeiros totalitários.

O passo de ganso me parece o mais bonito. O nosso parece uma pedalada. E não temos mais uniformes de parada realmente bonitos.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Off – A refinaria de Pasadena (alcunhada de “ruivinha” devido à ferrugem) está à venda. Pagou-se quase US$ 1,2 bilhões, quando pouco antes não custou nem 100 milhões de doletas. Até agora ninguém se interessou pela “ruivinha”, lógico.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Acho um desfile de demonstração d força, uma ideia idiota e sim digna d paises autoritários, não condiz com os EUA que é líder das democracias ocidentais. Um desfile aos moldes da França no dia da bastilha no 4 d julho seria bem vindo mas sem descontração d forca.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

O exército Americano surgiu de milicias. Eles nunca “marcharam”. Eles sempre “andaram”. Ou corriam. Você não viu no filme “The Patriot” com mel Gibson, onde o general inglês dizia que odiava os americanos que eram desorganizados? Eles ganharam a guerra da Independência assim. Então, é como uma tradição para eles não se importar com estes “detalhes”. Isto também se reflete nos uniformes, e brasões, que tentam sempre ser o mais simples possível, ao contrário de outros exércitos tradicionais que fazem enormes adereços em seus uniformes. Então eu quero ver…. Eles nunca fizeram isto… Se eles marcharem como costumam marchar… andando…… Read more »

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Olha o populismo de direita aí…

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

Concordo com a opinião dos “historiadores presidenciais”. Também considero os grandes desfiles militares um dos mais fortes traços de regimes autoritários e vou além, é algo para o consumo interno: vangloria-se a elite burocrática e coage setores de oposição ao regime.

As Forças Armadas norte-americanas, talvez com exceção da Guerra de Secessão, não tem um histórico de repressão interna, como outros exércitos useiros nesta prática. Não faço coro aqueles que criticam até o espirro do Trump, mas neste particular, ele deu munição aos opositores…

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Victor Moraes 7 de Fevereiro de 2018 at 8:45. Ótimo comentario, mudou minha Opinião, agr sou contra qualquer desfile militar lá. A tradição deles parece ser muito bonita se for assim mesmo.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Editores, acho q tem um comentário meu retido.

Marcel Danton Silva
Marcel Danton Silva
6 anos atrás

JESUIZZZ! Que a mídia patrocinem e Coloquem o pavilhão nacional nas casas, nos comércios, nas industrias, nos carros. Grafitem o Brasil, Nossas bandeiras. Façam bandeiras brasileiras criativamente estilizadas e a apliquem em camisetas, tÊNIS, capacete, capôs de carros, cabines de caminhão…isso sim é PATRIOTISMO! Nacionalismo tipinho Bolsonaro é mais do mesmo.É análogo aos petralhas. Irmão gêmeos patrocinando a eterna oligarquia brasileira destruindo a Nação e indo curtir o dinheiro roubado na Europa. Desfile militar é sinônimo de tudo de ruim que a oligarquia faz com um país. Duvido que isso prospere nos EUA. São avessos geneticamente a gastar dinheiro com… Read more »

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
6 anos atrás

Eu quero…eu quero… eu quero…

Paulo
Paulo
6 anos atrás

De fato, americanos ¨são avessos geneticamente¨ a desfiles militares e outras coisas semelhantes:
https://www.youtube.com/watch?v=hG5IthS242A

Caio
Caio
6 anos atrás

Com o aumento das verbas, o complexo industrial militar dos EUA e seus “parcas” na direcaodas FAs americanas, vao pedir desfiles todos os dias, pro arremedo de Fuhrer. kkkkkk

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Como eu disse no comentário anterior eu apoio um desfile militar de grande monta, ele por si só não representa mais do que uma exibição de força e capacidade misturado ao um teatro de exaltação patriótica … não é ofensivo, e não tem poder algum sob o país, dizer que Trump é um ditador apenas por ele querer uma parada militar é irresponsabilidade e uma louca vontade de querer arranjar um pretesto para denegrilo . Trump não age como ditador, não tem a retórica de um ditador, nem o estilo estético de seu governo é sequer equivalente de um regime… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
6 anos atrás

Rapaz… Eu não acredito que o Trump vai cair nessa! Desfile militar em grandes proporções é convite cheio para terroristas se explodirem no meio da multidão ou até no meio de militares!
Como diria um falecido locutor: Pelo Amor de meus filhinhos…

Guizmo
Guizmo
6 anos atrás

No Brasil, os desfiles são lindos. Escolas públicas, crianças, escolas de samba, bombeiros, liga das senhoras católicas, 3 obuses da 2a guerra e 2 ex-combatentes de 32.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Interessante essa matéria… Eu sempre achei estranho a ausência de desfile militar dos EUA. Os EUA nesse aspecto sempre foram discretos, diferente da Rússia, China, Índia, Paquistão, Arábia saudita e diversos outros países.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

E isto ai uma das maiores forças do planeta retifico a maior,não pode fazer um desfile grandioso.Ai vem esses jornalistas é palpiteiros é falam de coreia ,russia etc é uma coisa que EUA tem que fazer quanto a custa milhões de dólares é dai,tudo custa dinheiro é 0,1 porcento do orçamento militar deles.No EUA tem pessoas que tem medo de tudo,critica pormenores,critica,por criticar.Não são Patriotas não são um bando de covardes de escrivaninhas.

Joao Fontes
Joao Fontes
6 anos atrás

Se fosse um desfile das forças armadas russas ou chinesas seria lindo, maravilhoso, fenomenal. Uma puxação de saco sem fim. Como são os EUA, ai é fascismo, opressão, opulência.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
6 anos atrás

Paulo 7 de Fevereiro de 2018 at 6:18
Paulo, você quer que o povo deixe de se divertir no carnaval em protesto pela crise?
Até eu que sou ateu sei que está na Biblia que o povo precisa de “Pão e Circo” para sobreviver feliz.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Por que estão associando desfile militar com ditadura, populismo, autoritarismo etc…estão doidos? Eu não vejo ligação alguma entre uma coisa e outra…especialmente na data de independência ou data similar.
Invariavelmente de tempos em tempos os países ou povos entram em choque e não existe nada que possa ser feito para coibir isso. Demonstração das FA é parte da transmissão da ideia de defesa nacional… Dentro desse contexto não há nada de errado.

Ozzy
Ozzy
6 anos atrás

Moralmente os nazis eram um lixo, mas devemos admitir que a marcha passo de ganso deles e os uniformes (especialmente o das SS) eram belissimos e intimidadores.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Não Strobel.
Eu só disse que se deixar o povão pula carnaval o ano inteiro.
E que quando é para fazer algum ato cívico de fato importante é difícil conseguir colocar um número de pessoas desses na rua. Como quando do impeachment da sua ¨ídala¨ ciclista, que mesmo com toda a mobilização popular histórica que aconteceu não chegou nem perto do número de um simples carnaval antecipado.

Paulo Costa
Paulo Costa
6 anos atrás

Festa é com eles mesmo,respeitando que cada povo tem o seu jeito,eles tem por la
a festa de Ação de Graças em NY,4 de julho em Washington,tem a Rose parede,carnaval da neve, Mardi Gras em New Orleans,tem a festa dos brasileiros no Brasilian Day em NY,em Chicago tem a Evanston escola de samba,ja pensando em desfile de carnaval,a festa da jabuticaba na Florida,
em 1991 Bush pai fez um grande desfile militar.

Roberto F. Santana
Roberto F. Santana
6 anos atrás

Esses desfiles remontam ao Triunfo Romano, que era uma procissão ou desfile de generais romanos que retornavam vitoriosos de campanhas e guerras. O desfile era espetacular, com cerimônias religiosas, festas e reconhecimento civil. O povo de Roma via passar até os espólios de guerra, tesouros, escravos, animais, etc. O desfile militar é importante como demonstração de autoridade, de força. Serve de recado para inimigos internos e externos e é fonte de inspiração e motivação para a juventude.Tem um tremendo impacto nas mentes e corações. A tirania sempre fez uso desses desfiles, e claro, tirava o máximo de sua beleza. Um… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Os EUA não desfilam suas FFAA porque, se fosse passar em revista todo efetivo e material que possuem a US ARMY, USAF, US NAVY, US COAST GUARD e US MARINE CORPS, a parada demandaria uns dois dias, e ainda assim não exibiriam o que tem de mais sensível e recente kkk…

Aurélio
Aurélio
6 anos atrás

Se os americanos querem um desfile bonito é só pedir instruções ao Chile.

https://www.youtube.com/watch?v=U3Kdic-Z2-4

Aqui na América do Sul , eles são os melhores em tudo, não só em desfiles.

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

kkkkkkkkkkkk
Verdadeiras potências não precisam desfilar para demonstrar força, isso só mostra o nível de inferioridade de quem acha que forças armadas que desfilam precisam ser reconhecidos como “potências”.

Antonio Jefferson
Antonio Jefferson
6 anos atrás

Aparentemente, os grandes desfiles militares americanos nos últimos 100 anos foram nas vitorias da primeira e segunda guerras mundiais e guerra do golfo em 91.(me corrijam se eu estiver errado kkk)
Pela estranheza que isso causou na mídia deles , dá para notar que não é algo muito comum e apreciado naquelas bandas,

Antonio Jefferson
Antonio Jefferson
6 anos atrás

o mais perto de parada militar recente deles que achei foi isso, apesar de ter um m1 abrams e artilharias , achei meio fraquinho kkk
https://www.youtube.com/watch?v=5tdPqqwZ2H4

Desfile de 1946:
https://www.youtube.com/watch?v=ojlKy5Lib4g

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás
Mauricio R.
6 anos atrás

O motivo do desfile pode ser somente uma ação de relações públicas, pois os níveis de recrutamento estão muito baixos:

(http://www.snafu-solomon.com/2018/02/dont-be-fooled-military-parade-isnt.html)

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

O tópico abriu os portões do inferno vermelho e atraiu multidões de socialistas indignados com a quebra do monopólio comunista de desfiles patrióticos (a única coisa que eles fazem direito).

Comunista detesta patriotismo – é a única defesa contra o internacionalismo / globalismo comunista (República Universal Totalitária). Critiquem a China, a Coreia da Morte, Cuba, ÚRSSia, etc!

Deveriam fazer a parada, sim.

E deveríamos melhorar as nossas.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
6 anos atrás

Delfim Sobreira
7 de Fevereiro de 2018 at 8:31

Como dizia a canção “mulher ruiva de bigode nem diabo pode”.

Check mate
Check mate
Check mate blue

Rafael M. F.
Rafael M. F.
6 anos atrás

Só eu acho marcha “passo de ganso” dos nazis e comunas a coisa mais ridícula?

Anderson Caetano
Anderson Caetano
6 anos atrás

Só que falta virar moda levarem as bombas nucleares para as passeatas para medirem poderio bélico.

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Rafael M. F. 8 de Fevereiro de 2018 at 7:28
Só eu acho marcha “passo de ganso” dos nazis e comunas a coisa mais ridícula?

Ridícula se for para países não-comunistas ou em geral?

Aproveita para dar uns dislikes pros videos dos desfiles dos comunistas e faz esse comentário num site russo. Manifeste seu desagrado com a péssima estética dos desfiles deles!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

KKK E quando os EEUU precisaram de Parada Militar para dar o recado de que é a maior potência do planeta?? Besteira desse ruivo maluco!!!

Agora a culpa de nossas mazelas é o Carnaval!!!! como se não fossem nós que colocamos os políticos nos cargos!!

Carnaval é igual zona de baixo meretrício: Todo mundo malha mas, de um jeito ou de outro, todo mundo curte!!

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Sou da opinião que devem fazer desfile sim! O desfile militar além de mostrar o poder de suas forças é uma obra de arte, tem um valor estético. É muito bonito assistir a um desfile bem cadenciado e com armamentos que funcionam de verdade, não apenas para o desfile.

Aurélio
Aurélio
6 anos atrás