Home Noticiário Internacional Pentágono planeja grande desfile militar para Trump

Pentágono planeja grande desfile militar para Trump

2993
59

O Pentágono teria começado a planejar um desfile militar a pedido do presidente Trump.

Trump expressou repetidamente o interesse em uma exibição do poder militar dos EUA e aumentou seus apelos para um desfile depois de testemunhar as celebrações do Dia da Bastilha em uma viagem à França no verão passado.

O Washington Post informou que os desejos de Trump foram “de repente ouvidos como uma diretriz presidencial”.

“As ordens de marcha foram: eu quero um desfile como a da França”, disse um oficial militar ao The Washington Post sob a condição de anonimato. “Isso está sendo trabalhado nos mais altos níveis das forças armadas”.

Um funcionário da Casa Branca disse ao Post que o planejamento ainda estava nos estágios de “brainstorming”, e que ainda não há “carne nos ossos”.

O chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, está envolvido no planejamento do desfile. As autoridades do Pentágono estão empurrando para coincidir com o Dia dos Veteranos, em vez do Dia da Independência ou Memorial Day, porque pareceria estar menos ligado a Trump.

Os funcionários disseram ao Post que eles ainda não sabem como vão cobrir o custo do desfile, que pode chegar a milhões de dólares.

Trump teria desejado incluir tanques e lançadores de mísseis em seu desfile do Dia de Inauguração. Uma fonte da equipe de inauguração disse que a ideia era ter um “desfile no estilo da Praça Vermelha/Coreia do Norte”.

As autoridades militares ficaram relutantes com os desejos da equipe de inauguração, e a equipe finalmente decidiu não avançar.

Trump disse ao presidente francês, Emmanuel Macron, que ele estava pensando em ter um desfile militar no Dia da Independência, dizendo que queria “um desfile realmente excelente, para mostrar nossa força militar”.

Os historiadores presidenciais disseram ao The Washington Post que um desfile “cheira a algo que você vê em um país totalitário”, e também advertiu que poderia evocar o nacionalismo em vez do patriotismo ou mesmo criar novas tensões com a Coreia do Norte.

O oficial da Casa Branca rebateu essas advertências, dizendo que seria “o oposto” do totalitário, porque seria uma “celebração dos homens e mulheres que nos libertam”, mas seria projetado como uma demonstração de força dos Estados Unidos e um “alerta” para os inimigos do país.

FONTE: The Hill

59 COMMENTS

  1. Seria muito bonita, espero que aconteça.
    Eu prefiro a marcha que os ingleses chamam de ‘goose step’, que era a marcha que os países do eixo adotavam, assim como a União Soviética, e hoje, Rússia e alguns países adotam. Muito mais cadenciada e forte.

  2. Acho engraçado como alguns engoliram a história da ligação entre Putin e Trump, moro de rir com esses trouxas, não ouviram falar do memorando?

  3. Eu sempre senti falta de uma desfile militar americano nos moldes citados. Isto é uma tradição militar natural para todos os povos, desfilar poderosamente. Fazer rugir os tambores! Mas eu acho, embora eles lutem bem, a marcha americana muito simples. Quase uma marcha fúnebre ( talvez o funeral do inimigo). Aliás, sem querer ser bairrista, eu acredito que o “jeito” de marchar do militar brasileiro é não apenas o mais bonito, mas o mais eficiente em termos de movimento e gasto de energia. O Americano não tira o pé do chão…

  4. Aliás, eu devo considerar que o soldado brasileiro marcha com os pés altos porque aqui no Brasil o mato rasteiro é alto. Nos EUA eles podem marchar com os pés mais baixos porque lá é mais árido, o mato é baixo. De qualquer forma, eu admiro as marchas. Há as belas, como as da Coréia do Norte e as feias como aquelas em que os soldados ficam fazendo uma “corridinha” parados. Ridículo. Boa ideia de Trump. Que se torne uma tradição!

  5. Enquanto isso aqui no Bananão, digo, Brasil só (eu disse só!) na cidade de São Paulo dois milhões (!) de bananeiros, digo, brasileiros foram às ruas sábado dia 03.
    E no dia seguinte, domingo dia 04, mais um milhão (!!!!!!) de alegres foliões invadiram a Rua da Consolação.
    E tudo isso com crise, desemprego, reformas que sai não sai, privatizações que sai não sai, ¨venda¨ de Embraer, febre amarela, etc, etc, etc.
    Aprendam, ¨americânus bôbus¨!!

  6. Eu queria que nós pudéssemos fazer um grande desfile na Av Presdidente Vargas, algo nos moldes da praça vermelha com tanques, blindados e tudo o que tiver direito . Grandes desfiles como os da Rússia, China, Coreia do Norte são fantásticos e ao menos dão a impressão de poder e organização para o público em geral não habituado com o dia a dia das forças armadas do país . Nos dias de hoje ninguém bate os norte-coreanos e chineses, mas acho que ninguém bateu ainda os “Congressos Nazistas” que reuniam mais de 100 mil pessoas, outro que também fazia bonito era Saddam, e as demonstrações coreografadas como as romenas de Ceausescu também eram impressionantes e tinham um efeito incrível ….

    E existe uma imensa diferença entre uma propaganda patriótica ou mesmo ufanista e um “culto a personalidade”, até porque jamais poderíamos impor um culto a personalidade nos Estados Unidos, nos dias atuais e justamente com Trump … no Brasil o único presidente que conseguiu manter um “culto a personalidade” foi Getúlio Vargas, durante o regime militar tivemos uma exaltação patriótica mas sem um “grande líder” como foi Pinochet no Chile, mas na América do Sul que mais usou da estratégia foi os “Perons” da Argentina que até hoje ditam a política do país … o grande problema do culto a personalidade é que ele é uma via de mão dupla, quando a coisa dá certo o “lider” é quem ganha os louros da glória, mas quando a coisa dá errado ele tem que suportar o peso retumbante do fracasso, ai que entra outro ponto da estética politica totalitária que é de eleger um “inimigo interno” ou então um buscar um “inimigo externo” para depositar a responsabilidade por problemas que na maioria das vezes é responsabilidade do próprio governo “vide Venezuela”, tudo isso não deixa de ser política, apenas com uma roupagem diferente . Mas espero que Trump possa fazer seu desfile e que seja muito bonito, algo nos moldes da praça vermelha …

  7. Paulo…
    A culpa do país está como está é do próprio cidadão e não do carnaval infelizmente o Brasileiro busca sempre um símbolo para usar de “Judas” o fato da pessoa ir para rua se divertir ou beber não significa que ela não esteja atenta aos problemas cotidianos políticos,me uso como exemplo,não deixo de curtir o carnaval muito menos de beber em dia de folia mas isso não muda o fato de eu está inteiramente ligado a política brasileira.
    Não podemos negar algo cultural e que em certas capitais como a minha o Rio de Janeiro o carnaval é peça chave para economia do município,agora se esse dinheiro é bem usado para educação,saúde e segurança isso já se deve a consequência dos nossos votos porque vale lembrar que nenhum político corrupto surge por passe de mágica em cargos públicos,somos nós que colocamos os mesmo lá.

  8. Numca vi um desfile americano. E a imprensa idiota local é contra, então o desfile deve ser bom para o país. Comunista é sempre contra patriotismo ou nacionalismo. Deveriam criticar os verdadeiros totalitários.

    O passo de ganso me parece o mais bonito. O nosso parece uma pedalada. E não temos mais uniformes de parada realmente bonitos.

  9. Off – A refinaria de Pasadena (alcunhada de “ruivinha” devido à ferrugem) está à venda. Pagou-se quase US$ 1,2 bilhões, quando pouco antes não custou nem 100 milhões de doletas. Até agora ninguém se interessou pela “ruivinha”, lógico.

  10. Acho um desfile de demonstração d força, uma ideia idiota e sim digna d paises autoritários, não condiz com os EUA que é líder das democracias ocidentais. Um desfile aos moldes da França no dia da bastilha no 4 d julho seria bem vindo mas sem descontração d forca.

  11. O exército Americano surgiu de milicias. Eles nunca “marcharam”. Eles sempre “andaram”. Ou corriam. Você não viu no filme “The Patriot” com mel Gibson, onde o general inglês dizia que odiava os americanos que eram desorganizados? Eles ganharam a guerra da Independência assim. Então, é como uma tradição para eles não se importar com estes “detalhes”. Isto também se reflete nos uniformes, e brasões, que tentam sempre ser o mais simples possível, ao contrário de outros exércitos tradicionais que fazem enormes adereços em seus uniformes. Então eu quero ver…. Eles nunca fizeram isto… Se eles marcharem como costumam marchar… andando… eu não sei se vai ficar bonito, ou dissuadir, que é em última instância a finalidade disto. Mas, poderão apresentar muitas armas, e transparecer tranquilidade e liberdade, bem ao estilo americano de das às armas familiaridade e festividade em relação á guerras. Não pode faltar sanduiche e batata frita com coca-cola.

  12. Concordo com a opinião dos “historiadores presidenciais”. Também considero os grandes desfiles militares um dos mais fortes traços de regimes autoritários e vou além, é algo para o consumo interno: vangloria-se a elite burocrática e coage setores de oposição ao regime.

    As Forças Armadas norte-americanas, talvez com exceção da Guerra de Secessão, não tem um histórico de repressão interna, como outros exércitos useiros nesta prática. Não faço coro aqueles que criticam até o espirro do Trump, mas neste particular, ele deu munição aos opositores…

  13. Victor Moraes 7 de Fevereiro de 2018 at 8:45. Ótimo comentario, mudou minha Opinião, agr sou contra qualquer desfile militar lá. A tradição deles parece ser muito bonita se for assim mesmo.

  14. JESUIZZZ!
    Que a mídia patrocinem e Coloquem o pavilhão nacional nas casas, nos comércios, nas industrias, nos carros. Grafitem o Brasil, Nossas bandeiras. Façam bandeiras brasileiras criativamente estilizadas e a apliquem em camisetas, tÊNIS, capacete, capôs de carros, cabines de caminhão…isso sim é PATRIOTISMO! Nacionalismo tipinho Bolsonaro é mais do mesmo.É análogo aos petralhas. Irmão gêmeos patrocinando a eterna oligarquia brasileira destruindo a Nação e indo curtir o dinheiro roubado na Europa. Desfile militar é sinônimo de tudo de ruim que a oligarquia faz com um país.
    Duvido que isso prospere nos EUA. São avessos geneticamente a gastar dinheiro com socialismo e suas miragens marqueteiras.

  15. Com o aumento das verbas, o complexo industrial militar dos EUA e seus “parcas” na direcaodas FAs americanas, vao pedir desfiles todos os dias, pro arremedo de Fuhrer. kkkkkk

  16. Como eu disse no comentário anterior eu apoio um desfile militar de grande monta, ele por si só não representa mais do que uma exibição de força e capacidade misturado ao um teatro de exaltação patriótica … não é ofensivo, e não tem poder algum sob o país, dizer que Trump é um ditador apenas por ele querer uma parada militar é irresponsabilidade e uma louca vontade de querer arranjar um pretesto para denegrilo . Trump não age como ditador, não tem a retórica de um ditador, nem o estilo estético de seu governo é sequer equivalente de um regime ditatorial. Ditaduras tem como marca o silêncio e agem de maneira controlada, Trump é espontâneo ao ponto de ser ridículo .
    A estética ditatorial possui várias partes que sozinhas não representam absolutamente nada, mas juntas compõem uma obra .

  17. Rapaz… Eu não acredito que o Trump vai cair nessa! Desfile militar em grandes proporções é convite cheio para terroristas se explodirem no meio da multidão ou até no meio de militares!
    Como diria um falecido locutor: Pelo Amor de meus filhinhos…

  18. No Brasil, os desfiles são lindos. Escolas públicas, crianças, escolas de samba, bombeiros, liga das senhoras católicas, 3 obuses da 2a guerra e 2 ex-combatentes de 32.

  19. Interessante essa matéria… Eu sempre achei estranho a ausência de desfile militar dos EUA. Os EUA nesse aspecto sempre foram discretos, diferente da Rússia, China, Índia, Paquistão, Arábia saudita e diversos outros países.

  20. E isto ai uma das maiores forças do planeta retifico a maior,não pode fazer um desfile grandioso.Ai vem esses jornalistas é palpiteiros é falam de coreia ,russia etc é uma coisa que EUA tem que fazer quanto a custa milhões de dólares é dai,tudo custa dinheiro é 0,1 porcento do orçamento militar deles.No EUA tem pessoas que tem medo de tudo,critica pormenores,critica,por criticar.Não são Patriotas não são um bando de covardes de escrivaninhas.

  21. Se fosse um desfile das forças armadas russas ou chinesas seria lindo, maravilhoso, fenomenal. Uma puxação de saco sem fim. Como são os EUA, ai é fascismo, opressão, opulência.

  22. Paulo 7 de Fevereiro de 2018 at 6:18
    Paulo, você quer que o povo deixe de se divertir no carnaval em protesto pela crise?
    Até eu que sou ateu sei que está na Biblia que o povo precisa de “Pão e Circo” para sobreviver feliz.

  23. Por que estão associando desfile militar com ditadura, populismo, autoritarismo etc…estão doidos? Eu não vejo ligação alguma entre uma coisa e outra…especialmente na data de independência ou data similar.
    Invariavelmente de tempos em tempos os países ou povos entram em choque e não existe nada que possa ser feito para coibir isso. Demonstração das FA é parte da transmissão da ideia de defesa nacional… Dentro desse contexto não há nada de errado.

  24. Moralmente os nazis eram um lixo, mas devemos admitir que a marcha passo de ganso deles e os uniformes (especialmente o das SS) eram belissimos e intimidadores.

  25. Não Strobel.
    Eu só disse que se deixar o povão pula carnaval o ano inteiro.
    E que quando é para fazer algum ato cívico de fato importante é difícil conseguir colocar um número de pessoas desses na rua. Como quando do impeachment da sua ¨ídala¨ ciclista, que mesmo com toda a mobilização popular histórica que aconteceu não chegou nem perto do número de um simples carnaval antecipado.

  26. Festa é com eles mesmo,respeitando que cada povo tem o seu jeito,eles tem por la
    a festa de Ação de Graças em NY,4 de julho em Washington,tem a Rose parede,carnaval da neve, Mardi Gras em New Orleans,tem a festa dos brasileiros no Brasilian Day em NY,em Chicago tem a Evanston escola de samba,ja pensando em desfile de carnaval,a festa da jabuticaba na Florida,
    em 1991 Bush pai fez um grande desfile militar.

  27. Esses desfiles remontam ao Triunfo Romano, que era uma procissão ou desfile de generais romanos que retornavam vitoriosos de campanhas e guerras. O desfile era espetacular, com cerimônias religiosas, festas e reconhecimento civil. O povo de Roma via passar até os espólios de guerra, tesouros, escravos, animais, etc.
    O desfile militar é importante como demonstração de autoridade, de força. Serve de recado para inimigos internos e externos e é fonte de inspiração e motivação para a juventude.Tem um tremendo impacto nas mentes e corações.
    A tirania sempre fez uso desses desfiles, e claro, tirava o máximo de sua beleza. Um desfile da Wehrmacht na Berlim dos anos trinta era simplesmente perfeito, qualquer alemão pensava que aquele exército iria durar cinco mil anos. Cinco anos depois não existia um tijolo em pé na cidade.
    O americano gosta de ver seus tanques de guerra e seus soldados desfilando, mas de preferência no país dos outros.

  28. Os EUA não desfilam suas FFAA porque, se fosse passar em revista todo efetivo e material que possuem a US ARMY, USAF, US NAVY, US COAST GUARD e US MARINE CORPS, a parada demandaria uns dois dias, e ainda assim não exibiriam o que tem de mais sensível e recente kkk…

  29. kkkkkkkkkkkk
    Verdadeiras potências não precisam desfilar para demonstrar força, isso só mostra o nível de inferioridade de quem acha que forças armadas que desfilam precisam ser reconhecidos como “potências”.

  30. Aparentemente, os grandes desfiles militares americanos nos últimos 100 anos foram nas vitorias da primeira e segunda guerras mundiais e guerra do golfo em 91.(me corrijam se eu estiver errado kkk)
    Pela estranheza que isso causou na mídia deles , dá para notar que não é algo muito comum e apreciado naquelas bandas,

  31. O tópico abriu os portões do inferno vermelho e atraiu multidões de socialistas indignados com a quebra do monopólio comunista de desfiles patrióticos (a única coisa que eles fazem direito).

    Comunista detesta patriotismo – é a única defesa contra o internacionalismo / globalismo comunista (República Universal Totalitária). Critiquem a China, a Coreia da Morte, Cuba, ÚRSSia, etc!

    Deveriam fazer a parada, sim.

    E deveríamos melhorar as nossas.

  32. Delfim Sobreira
    7 de Fevereiro de 2018 at 8:31

    Como dizia a canção “mulher ruiva de bigode nem diabo pode”.

    Check mate
    Check mate
    Check mate blue

  33. Rafael M. F. 8 de Fevereiro de 2018 at 7:28
    Só eu acho marcha “passo de ganso” dos nazis e comunas a coisa mais ridícula?

    Ridícula se for para países não-comunistas ou em geral?

    Aproveita para dar uns dislikes pros videos dos desfiles dos comunistas e faz esse comentário num site russo. Manifeste seu desagrado com a péssima estética dos desfiles deles!

  34. KKK E quando os EEUU precisaram de Parada Militar para dar o recado de que é a maior potência do planeta?? Besteira desse ruivo maluco!!!

    Agora a culpa de nossas mazelas é o Carnaval!!!! como se não fossem nós que colocamos os políticos nos cargos!!

    Carnaval é igual zona de baixo meretrício: Todo mundo malha mas, de um jeito ou de outro, todo mundo curte!!

  35. Sou da opinião que devem fazer desfile sim! O desfile militar além de mostrar o poder de suas forças é uma obra de arte, tem um valor estético. É muito bonito assistir a um desfile bem cadenciado e com armamentos que funcionam de verdade, não apenas para o desfile.

  36. Vejo aqui um monte de pessoas criticando o porque das criticas do desfile militar dos EUA, ainda no contexto de ter um presidente polêmico como Donald Trump. Os EUA sempre foram referência em ter seu poderio bélico monstruoso sem precisar mostrar no desfile.

    Mas vai lá… Chamam os críticos de puxa-saco da China e Russia. Eu chamo esses de lustra-bolas dos EUA, para ser mais exato, lustra bola do Donald Trump.

  37. Ontem tentei postar um vídeo sobre os desfiles militares do Chile, mas até agora nada, até entendo nossas formas armadas, comparadas com as chilenas, quando muito , mal chegam aos pés delas, idem , quanto ao povo, o deles não é uma mistura como o do brasil, hoje para agradar aos americanófilos, tentei postar um vídeo da comemoração em 1946 pela vitória dos aliados, este vídeo foi filmado e New York, mas se não liberam o vídeo, tudo bem ,sem problemas.

  38. kkkkk….o país é dele e ele desfila do jeito que quiser…discutir isto como posicionamento político ideológico é de uma nulidade total…

  39. M.Silva 8 de Fevereiro de 2018 at 9:45

    Ridícula se for para países não-comunistas ou em geral?

    Ridícula em geral.

    Aproveita para dar uns dislikes pros videos dos desfiles dos comunistas e faz esse comentário num site russo. Manifeste seu desagrado com a péssima estética dos desfiles deles!

    Mostre onde eu critiquei a estética dos desfiles russo e comunista…

  40. Rafael M. F. 8 de Fevereiro de 2018 at 14:35:

    Você não os criticou, está certíssimo. Você criticou o passo de ganso.

    Eu é que lhe sugeri criticá-los, já que acha o passo de ganso feio, o que deve enfeiar os desfiles deles. Ou um passo de marcha feio tem o dom de embelezar a parada? Vá lá e critique-os (pelo menos o passo).

    Até o maior anticomunista, antinazista e americanófilo dará o braço a torcer e reconhecerá que os desfiles deles (e o passo) são admiráveis, mas há exceções quanto a tudo.

  41. Estamos em tempos “supostamente” de paz. Nesse cenário mundial conturbado, o Brasil deveria se armar mais, e aumentar suas forças militares e evoluir na tecnologia bélica. Porém a esquerda endividou o Brasil, o os juros e a amortização das parcelas da dívida da emissão dos títulos do Tesouro Nacional (mais de R$1,3 Trilhões) comprometem em muito o orçamento federal. Maldita herança Petista. O Brasil não está podendo investir tanto nessa área, porém pelo cenário global, é uma necessidade. Por outro lado, países de bandeira vermelha somam boa parte dos credores dessa dívida, e como sempre, economicamente, estão ditando as cartas da nossa economia. E obviamente que também não querem que o Brasil se proteja militarmente. Nossas fronteiras abertas, nossas forças armadas e as polícias militares sucateadas, e o povo desarmado. A explosão demográfica mundial, com a migração em massa, e o comunismo crescente. O futuro é preocupante.

  42. bom dia aos amigos…
    sem querer debater sobre a validade ou os motivos desse desfile militar norte americano e, ja sendo “off topic”…
    acho os desfiles militares muito bonitos independente da nacionalidade e regime ideologico; são eles quem dispertam o patriotismo desde cedo nas crianças, que se tornarão adultos mais interessados em um pais melhor, em vez de BBB, Carnaval, futebol e “quem matou Odete Roithmann”…

    uma coisa ainda mais bonita e muito pouco vista em Terra Brasilis:

    https://youtu.be/SNBAaiLZqfY

  43. “Um Grande desfile como os da França…”

    Me permitem um anedota? Rsrsrs

    Se for como alguns desfiles na França, os EUA teria que permitir um desfile de tropas estrangeiras.

    Os “entendedores” entenderão!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here