Cidade de Deir Ezzor, na Síria, em 2018

Deir Ezzor, na Síria

O comando militar americano no Oriente Médio estimou em pelo menos 100 o número de combatentes pró-governo sírio mortos em um ataque de represália lançado nesta quinta-feira (8).

O confronto acontece em plena escalada da tensão entre Washington e Damasco pela suspeita do uso de armas químicas por parte do governo sírio e de uma milícia aliada.

O ataque inicial foi lançado por forças leais ao presidente Bashar al-Assad em instalações de petróleo e gás essenciais na província de Deir Ezzor, controlada pelas forças curdas apoiadas por Washington.

Aviões do governo voltaram a bombardear, porém, pelo quarto dia consecutivo, o território rebelde de Guta Oriental, na periferia de Damasco, onde o balanço de mortos desde segunda-feira supera os 210, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Em Deir Ezzor, outra região atacada por forças pró-governamentais na noite de quarta-feira, havia conselheiros da coalizão, segundo o Comando Militar dos Estados Unidos (CentCom).

“A coalizão efetuou bombardeios contra as forças atacantes para repelir o ato de agressão” contra seu pessoal e contra as Forças Democráticas Sírias (FDS), com as quais colaboram, declarou uma autoridade militar do órgão, que pediu para não ser identificada.

“Estimamos que mais de 100 membros das forças pró-regime sírias morreram em confrontos com as Forças Democráticas Sírias e com as forças da coalizão”, disse a mesma fonte.

Ataque contra campo petroleiro

Segundo o OSDH, que confirmou apenas 45 mortos entre as forças pró-governo, o ataque inicial aconteceu perto de Jasham.

O diretor da ONG, Rami Abdel Rahman, disse que o objetivo do ataque parecia ser capturar um campo petrolífero-chave e uma grande planta de gás em uma zona controlada pelas FDS.

A produção prévia à guerra do campo de petróleo de Omar, um dos maiores da Síria, era de 30.000 barris diários, enquanto a do campo de gás de Conoco era de 13 milhões de metros cúbicos por dia.

A imprensa estatal síria confirmou que dezenas de pessoas morreram nos confrontos, mas parecia negar que as forças afetadas fossem soldados do governo, ao descrever as vítimas como “forças populares”.

Segundo o OSDH, as forças que lançaram o ataque contra as posições das FDS eram combatentes de tribos locais e uma milícia afegã xiita, leais a Assad.

Segundo o CentCom, este ataque aconteceu oito quilômetros ao leste da linha de demarcação estabelecida por Rússia e Estados Unidos ao longo do Eufrates, na qual as forças russas operam ao oeste, e as forças americanas, ao leste.

Reunião do Conselho de Segurança

Outra frente do conflito, a Guta Oriental, um território rebelde ao leste de Damasco, continuava intensamente bombardeado pelo governo Assad desde segunda-feira.

Apenas nesta quinta-feira, 58 civis morreram vítimas de bombas da força aérea síria, que continua com seus ataques em várias localidades desta região, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Entre eles, 21 morreram na localidade de Arbin e 19 na de Jisrin.

Em Jisrin, um homem levava a filha ferida correu para uma ambulância da Defesa Civil, enquanto uma mulher era retirada dos escombros. Não muito longe dali, os corpos de duas meninas jaziam ao chão.

Ao menos seis localidades foram atingidas por estes bombardeios. Desde a segunda-feira, 211 civis, entre eles mulheres e crianças morreram nestes bombardeios contra a Guta Oriental. Desde 2013, cerca de 400.000 pessoas vivem sitiadas nessa área, segundo o OSDH.

De acordo com testemunhas, a situação humanitária é catastrófica na região.

Em Damasco, dois civis morreram vítimas de disparos de morteiro, em uma aparente resposta dos rebeldes aos ataques do regime, segundo a agência oficial de notícias, Sana.

No plano diplomático, o Conselho de Segurança da ONU deve ter uma reunião a portas fechadas nesta quinta para abordar uma trégua humanitária de um mês reivindicada pelos representantes das agências da ONU com base em Damasco.

Mais de 13 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária para sobreviver, entre eles seis milhões de deslocados no país.

FONTE: em.com.br

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Essa foto mas parece Berlim nos últimos dias do reich.Triste ver a pontos que chegou a síria,foi um laborátorioi de guerra para as duas potências, e deixou um rastro de pessoas sem pátria,sem rumo, e rejeitados pelo mundo afora.Mas guerra é guerra e como sempre muitos países ficaram só olhado não interfiram em nada poderiam pelo menos evacuar os civis,nada não fizeram nada e ai está a destruição.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
6 anos atrás

Mew, não to defendendo ninguem pq ninguem nesse conflito merece ser defendido, milhares de pessoas sendo morta por interesses egoistas não tem perdão. Agora, olhando por um lado mais racional possivel, pq bashar al assad que esta vencendo essa guerra iria se arrisca ao usar armas quimicas sabendo q ia causar do de cabeça pra ele e para seu aliado mais proximo, moscow? outra coisa, em uma guerra com dezenas de facções como essa pq so o governo sirios é acusado de usar armas quimicas sendo que é do conhecimento de todos q dezenas de facções roubam armas umas das… Read more »

Walfrido Strobel
6 anos atrás

O velho papo furado da imprensa relatando com ênfase que morreram crianças e mulheres.
Toda querra tem inocentes mortos, é o efeito colatel indesejado, mas sempre presente.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Ue, walfrido vc quer que a imprensa censure ? So esta mostrando o q aconteceu. Cada uma

Almeida
Almeida
6 anos atrás

Walfrido, no caso da Síria, onde a guerra acontece dentro das cidades, tem morrido muito mais inocentes do que o normal. Tá terrível lá.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Alguém duvida que a ONU morreu? Se não conseguem resolver pequenos conflitos, imaginem evitar a próxima guerra mundial! As porteiras estão abertas, falta apenas o gado querer atravessar os limites…

Pangloss
Pangloss
6 anos atrás

Ivan BC 9 de Fevereiro de 2018 at 17:53
Alguém duvida que a ONU morreu? (…)
————————————————–
Ivan BC, eu tenho dúvidas sobre a existência da ONU, dentro do escopo de suas atribuições. Ela nunca foi efetiva para os fins propostos.
Sua atuação se resume a discursos sub-reptícios de apologia ao politicamente correto.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Afinal, o motivo foi o uso de armas químicas ou o campo petrolífero ?
Eu arrisco um palpite…

Almeida
Almeida
6 anos atrás

Sem falar que é uma guerra de vingança…

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Delfim eu acho que não usaram nao vi nada que falava disso.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

O papinho de empurrar arma Química pro lado do Assad volta e meia aparece e só ataque dele e suas tropas que matam inocentes civis. Nada de novo.

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

A ONU morreu quando foi criada, arma química é só um pretexto pra continuar a campanha, e sempre lembro do meu professor de direito penal, que perguntava: “a quem interessa o crime?”

A quem interessou desestabilizar vários inimigos na região? A um pequeno país, que estranhamente tem um peso de influência enorme na política externa americana, certamente interessou.

PS: se estou criticando um país, não significa que apoio os vizinhos dele, que também não são flor que se cheire, de jeito nenhum.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
6 anos atrás

Leonardo 9 de Fevereiro de 2018 at 20:24
Qual era o Interesse de Israel em desestabilizar a Síria? A última guerra entre Israel e a Síria foi há mais de 40 anos, a Síria nao representa nenhum risco militar a Israel e tudo o que a guerra civil na Síria fez foi inundar a Síria com soldados iranianos da força Quds e reforçar o Hezbollah.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Israel SIM tem as mãos sujas. É só ler aqui o plano…

A Clean Break:
A New Strategy for Securing the Realm

http://www.informationclearinghouse.info/article1438.htm

Mas cuidado, rapaz!!! Lá no Blog Aéreo você pode se declarar ateu, comunista, seguidor de Satanás, até pró-Dilma. Mas qualquer critica a Israel, e imediatamente te dão um chute no traseiro. Aqui no Forte, quem vejamos…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Israel tem seus interesses, qualidades e falhas..

Mas entre todas as sujeiras de Israel e toda a “pureza” das nações árabes eu fico com Israel de olhos fechados..

ODST
ODST
6 anos atrás

Rodrigo Martins Ferreira

Eu não fico com nenhum! Tudo farinha do mesmo saco! Não tem UM que preste ali!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Inedito!!! Syria abateu um F-16 judeu!!!
Syria 1
Israhell 0

Será que foi S-300???

Carta Branca
Carta Branca
6 anos atrás

Aparentemente esse ataque foi coordenado pelos iranianos e pelos sírios sozinhos, ou seja, presas fáceis pra aviação americana e o motivo deve ser econômico, Assad precisa tentar amenizar sua situação econômica e o campo da Conoco está inteiro e é lucrativo. No passado o óleo do leste sírio contava por 1/3 do PIB sírio, agora sem ele e com um exército de mercenários, fica claro o problema do Assad, mas pelo jeito ficou claro que o óleo/gás curdo é curdo e ninguém toma. É interessante pois esses confrontos com os curdos demonstra bem um grave problema das relações diplomáticas russas… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

ODST 9 de Fevereiro de 2018 at 23:23

Entre uma democracia de verdade e um monte de ditaduras monarquistas eu fico com o primeiro.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Sinto muito amigo, mas Israel não é, nem nunca foi democracia. Está mais para apartheid genocida.

https://www.diarioliberdade.org/mundo/direitos-nacionais-e-imperialismo/54332-israel-não-é-uma-democracia.html

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Claro, agora o problema na Síria é Israel kkkkk vamos para com isso! Até onde eu sei e sempre vi (em termos práticos), quem sempre leva porrada é Israel. Décadas atrás a Síria, a mesma Síria de Assad, juntamente com mais 6 países e a Liga Árabe atacaram Israel covardemente. Óbvio que vai ter excessos dos dois lados, mas nem de longe as ações de Israel se assemelham as dos vizinhos, basta ver os ataques covardes dos terroristas palestinos (usados como ponta de lança do mundo árabe), uma aberração! Nessa discussão eu sempre lembro do MAPA, basta ver o mapa… Read more »

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Bem Vindos à Embaixada De Israel…rsrsrs

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
6 anos atrás

Joao Moita Jr 10 de Fevereiro de 2018 at 7:14
Se formos avaliar as coisas pelo mesmo prima deste texto, João, o Brasil também não é uma democracia, e também tem algo muito parecido com um apartheid porque aqui os nativos da terra – índios ou silvícolas – têm um regime jurídico diferenciado e muito mais restrito. Um índio, por exemplo, não pode vender as suas terras; não pode fazer negócios jurídicos sob pena de eles serem anulados…

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Jacinto, esse ¨Diário Liberdade¨ diz que a prisão do Lula é ¨golpe¨! Imagina só as outras ¨matérias¨ dessa coisa. É só esquerdismo barato.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
6 anos atrás

Paulo 10 de Fevereiro de 2018 at 8:46
Com um pezinho no anti-semitismo…

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Exatamente, Jacinto!
É o famoso ¨politicamente-correto¨ hipócrita das esquerdas que não vale se for para Israel.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Ivan BC 10 de Fevereiro de 2018 at 7:48
Desculpem por algumas palavras que eu usei quando me referi aos árabes, no fundo não estou dizendo que as pessoas lá são aquilo que eu disse, porém os governos da região são aquilo que eu quis dizer. Enfim, acho que todos ali cometem erros graves…julgar apenas 1 lado não é correto.
Abraço!

donitz123
6 anos atrás

É meio off-topic mas merece um.
De tanto brincar com fogo, os israelenses levaram chumbo na asa.
.
Israel Downs Iranian Drone, Strikes Syria; Israeli F-16 Shot Down
https://www.haaretz.com/israel-news/red-alert-sirens-sound-heavy-aerial-activity-in-northern-israel-1.5806508

donitz123
6 anos atrás

O espaço aéreo por lá não anda muito seguro. Os turcos anunciaram que um helicóptero de ataque T129 (Mangusta) foi abatido.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Joao Moita Jr 10 de Fevereiro de 2018 at 7:14

Senão me engano você é membro do exército americano, senão for peço desculpas..

Mas se tem coisa de gente traidora e sem vergonha na cara é de usar a sua liberdade para defender quem é contra ela…

E é justamente o que você faz usando como fonte estes pasquins esquerdistas..

A sua sorte é morar em uma democracia…

Porque se fosse o inverso difícil vc terminar o mês vivo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Israel fica anos sem perder um avião em combate e quando perde um…

Os amantes de ditaduras ficam brabando que

ISRAEL acabou ahahahaah

Hélio
Hélio
6 anos atrás

Eu não sei o que é pior, essa idolatria a “democracia” como se ela fosse um regime menos ditatorial que uma ditadura ou essa insistência em colocar Israel como algo superior e invencível, esquecendo que Israel só existe hoje por paternalismo dos EUA e por incompetência árabe, problema que os árabes já não tem. É como disseram esses dias, você vai ler os comentários, começa rindo e acaba ficando irritado.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Mensagem para Israel… Atacar quem tem meios para se defender é outra coisa.
Muito diferente de bombardear criança em Gaza.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

João moita é que moral vc tem? Até onde já ouvi vc falar abandonou o Brasil pra ir por EUA. É querendo não o país aonde vc esta é que financia a carnificina lá! Então pode falar oque quiser de Israel, mas os muçulmanos levaram a surra de Israel no passado e agora no presente.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Rodrigo 10 de Fevereiro de 2018 at 19:41
???

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Hélio 10 de Fevereiro de 2018 at 14:26

Explica ai na sua visão o que pode ser melhor que uma democracia…

Agora fiquei curioso.

M. Silva
M. Silva
6 anos atrás

Estão insistindo em levar a guerra para o Oriente Médio… Preparando a 3ª Guerra Mundial… Rodrigo Martins Ferreira 13 de Fevereiro de 2018 at 19:22: Nossos livros de história escritos pela inteligentsia da maçonaria nos dão só dois tipos de regimes políticos: -ditadura ou -democracia. Detalhe: ditadura nunca foi regime político, é um estado de exceção válido e legítimo em estado de guerra ou de sítio (ocorre desde a antiguidade romana). Tirania seria o nome correto, a qual pode ocorrer até em democracias (aliás, todas elas tendem ao totalitarismo e a consequente tirania). O estudo clássico de regimes políticos (Aristóteles)… Read more »

Toleman
Toleman
6 anos atrás

É vivente alegando que Israel é um estado de apartheid (como se os árabes palestinos fossem governados por Israel) e que começou a bagunça na Síria (só faltou a “notícia” sobre isis der um código pra Mossad) e agora maçonaria.
Só falta aparecer terraplanista.

Armando Borges
Armando Borges
6 anos atrás

Falar em qual regime governamental seria o melhor a ser adotado é difícil porque a corrupção assola todos eles. O que se tem é tentar escolher ou apontar o menos pior, pois na política mundial sempre haverá a velha politicagem de sempre, a troca de favores, os favorecimentos, os amiguinhos do peito, aquela família tradicional do meio, o filho de alguém, etc… sendo que as políticas públicas e o povo que sustenta tudo sempre será o massacrado e abandonado nessa história. Desde os tempos medievais é assim, e vai continuar até o fim dos tempos. Na minha humilde opinião, os… Read more »