Brasileiros que foram à Segunda Guerra Mundial revivem os 73 anos de história no Museu do Expedicionário

29

Curitiba (PR) – O Museu do Expedicionário, Unidade da 5ª Região Militar (5ª RM), foi palco, no dia 21 de fevereiro, quarta-feira, de uma solenidade que objetivou relembrar os feitos da Tomada de Monte Castello – o fato histórico mais importante da atuação brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. A solenidade contou com a participação de Pracinhas que atuaram em solo italiano durante esse enorme conflito de magnitude global.

Relembrar a atuação do Brasil e a conquista da Força Expedicionária Brasileira (FEB), decisiva para o encerramento desse enorme conflito, é motivo de orgulho e comemoração. Cerca de 20 Pracinhas que estiveram na Guerra residem no estado do Paraná, sendo uma dezena deles em Curitiba.

A FEB estava constituída de uma Divisão de Infantaria Expedicionária, composta por Comando e Estado-Maior, três Regimentos de Infantaria, um Esquadrão de Reconhecimento, um Batalhão de Engenharia, uma Artilharia Divisionária, um Batalhão de Saúde e Tropas Divisionárias, com cerca de 25 mil homens. Todo esse contingente passou a integrar o IV Corpo de Exército norte-americano, subordinado ao V Exército Aliado, que tinha como missão manter o máximo das forças inimigas empenhadas ao sul da Itália.

Em 21 de fevereiro de 1945, a 1a Divisão de Infantaria Expedicionária lançou-se ao ataque a Monte Castello e, às 17:30, a Bandeira Brasileira tremulava altiva em Castello. A FEB sofreu, naquele dia, 112 baixas.

Com o lema “A cobra está fumando”, em alusão ao ditado popular que era “mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”, a campanha durou, no total, sete meses e 19 dias.

O Museu do Expedicionário

O Museu é considerado um dos maiores acervos sobre a participação do Brasil na Guerra, com cerca de 25 mil itens, dentre armas, munição, equipamentos, uniformes, bandeiras, documentos, fotos e publicações da época. Na Praça do Expedicionário, onde está localizado, estão expostos um blindado, um avião Thunderbolt e outros equipamentos de guerra utilizados no conflito mundial. É um dos espaços culturais mais importantes do estado do Paraná, representando o 2º lugar em número de visitantes, com cerca de 2.500 por mês.

Você sabia?

Segundo o livro “1942: O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida”, de João Barone, o termo “Pracinha” surgiu da expressão “sentar praça”, que significa se alistar nas Forças Armadas. O apelido era atribuído aos soldados rasos, detentores da patente mais baixa da hierarquia militar.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro
Pedro
6 anos atrás

Tem algum tempo q eu acompanho à trilogia e devo deixar meus parabéns aos autores do portal. Sempre munidos de boas informações e com um público composto por elementos ativos e bem informados. No mais gostaria de deixar minha admiração pelos combatentes brasileiros na segunda guerra, sem dúvida homens que deveriam receber muito mais atenção desse país.
Grande abraço à todos.

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Tive o prazer de ler, há alguns meses, o livro “1942: O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida”, de João Barone, e posso dizer com convicção que é um ótimo estudo histórico, além de um livro interessantíssimo para entusiastas e curiosos em geral. Não vou chover no molhado para repetir o quanto a FEB é esquecida no Brasil, mas só podemos reverter esse quadro com conhecimento. Parabéns aos heróis da FEB, que por incrível que pareça (dada a cultura brasileira) jamais serão esquecidos.

Oráculo
Oráculo
6 anos atrás

Essa cerimônia acontece todos os anos em Curitiba.

O “Museu do Expedicionário” é um espetáculo.
Visita obrigatória para quem vem à capital paranaense e gosta das Forças Armadas e de temas militares.

mateus
mateus
6 anos atrás

Todo meu respeito a estes senhores que serviram bravamente seu país.

CignusRJ
CignusRJ
6 anos atrás

Engraçado, meu pai não foi pra guerra, ele estava no exército e trabalhava como protético. Fez muitas dentaduras pros soldados brasileiros que foram pra Itália. Pois bem ele me explicou que o termo pracinha era originada da gíria “boa praça” gente boa, um cara legal. Era assim que o povo chamava os soldados, de forma carinhosa, no diminutivo, pracinha. 🙂 Mas o que me deixou decepcionado foi isso: “É um dos espaços culturais mais importantes do estado do Paraná, representando o 2º lugar em número de visitantes, com cerca de 2.500 por mês.” 2.500 pessoas por mês? E é o… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Eu posso conhecer esse local? É aberto a todos?

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

CignusRJ 22 de Fevereiro de 2018 at 22:08
Engraçado, meu pai não foi pra guerra, ele estava no exército e trabalhava como protético. Fez muitas dentaduras pros soldados brasileiros que foram pra Itália.
………..
Muito bom! Parabéns!

Luciano
Luciano
6 anos atrás

CignusRJ 22 de Fevereiro de 2018 at 22:08

Se nao me engano, foram 17 mil extrações de peças dentárias na FEB.

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Todo respeito ao trabalho de Barone, pois é um cara que tem reconhecimento da importância da FEB e fez uma boa pesquisa. Além disso, é importante que pessoas q tem fama como ele produzam trabalhos assim, servindo de um atrativo pelo tema. Contudo, existem obras realmente espetaculares sobre a FEB, como “Barbudos, sujos e fatigados” e “Irmãos de armas”, ambos de Cesar C Maximiano (o segundo livro foi baseado no diário do tenente José Gonçalves, que era comandante do 1Plt da 1 Cia do 6RI).

cwb
cwb
6 anos atrás

Eu moro em Curitiba e já fui lá duas vezes.
Além do p-47,que foi o avião do brigadeiro Fortunato,tem um tanque stuart e um torpedo,que não lembro o tipo.
O p-47 foi pintado com o prefixo A-4 que foi pilotado por Alberto M. Torres que foi top açores com 100 missões durante a guerra.
Aos veteranos,nossa eterna dívida,pois seu sacrifício está presente nos valores que hoje temos nas nossas vidas.

cwb
cwb
6 anos atrás

Açores =score

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Um bravo a todos os guerreiros da FEB!

Poderiam fazer reportagens sobre os outros museus da FEB pelo país. O de Belo Horizonte, por exemplo, luta contra dificuldades para manter-se. Grana para essas coisas, o governo não dá…

LucianoSR71
LucianoSR71
6 anos atrás

“Um povo que não conhece sua História está condenado a repeti-la” – Edmund Burke

Jefferson Eduardo
6 anos atrás

São os nossos guerreiros relembrando o passado.
Parabéns a todos!!
Queria que meu estado (Goiás) tivesse museus que retratassem os feitos de nossas tropas.
Enfim, parabéns a todos.!!

cfsharm
cfsharm
6 anos atrás

CWB
Tem ainda um obus que fica na praça. Também visitei o Museu – é espetacular e um dos melhores que já conheci pela organização e acervo. Quanto a visitação – sou da opinião que as escolas deveriam fazer visitas regulares, pois a história viva está ali. Outro detalhe, vc pode topar com um membro da FEB.

SDs

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Agora me deu uma certa curiosidade, morei 18 anos em Curitiba na Rua Ubaldino do Amaral onde se situa este museu, a 300 metros de distancia e nunca o visitei, minha mãe ainda mora lá. Uma vez quis levar meu filho quando tinha uns 9 anos, mas ele preferiu ir ao McDonald’s. Interessante é que do lado de fora tem uma placa com o nome dos paranaenses que lutaram na guerra, antes tinha os que lutaram dos dois lados, depois tiraram o nome dos que lutaram pela Alemanha, um erro grave ao meu ver, pois todos eram paranaenses vítimas desta… Read more »

Bravox
Bravox
6 anos atrás

Minha opinião, aproveitando a tal “lei” rouanet constroi uma estatua em cada cidade que nasceu cada praça da FEB .

Paulo B
Paulo B
6 anos atrás

Boa tarde
Sou professor, mas não de história, lembrem-se 99% dos professores de história são vermelhos radicais, stalinistas, Foucaulnianos, Freiristas, etc.
Abominam toda a história real do Brasil, adotando a visão Marxista, só falam das minorias, etc.
Enquanto não varrermos essa linha de pensamento nunca teremos a valorização do país como é. Muito menos a valorização das forças armadas.
Tendo dito isso, eles odeiam até o pavilhão nacional e o hino brasileiro. Quanto mais levar ao museu que exalta e mostra a realidade que eles negam.
Muito triste tudo isso.

Caio
Caio
6 anos atrás

Ha mais de setenta anos brasileiros sairam de um Brasil fascista para lutar contra o fascismo na Europa( claro com um empurraozinho americano), e voltaram para democratizar o pais, realmente este momento Historico e propricio a reflexoes, so que nao , por que conhecimento e coisa que se parece odiar nessa terra.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Paulo B 23 de Fevereiro de 2018 at 16:39 Nem tanto também, geralmente os professores mais vermelhos são os formados na era FHC, Lula etc…mas mesmo assim não é tanto também. Tem professores de história, geralmente os mais antigos, muito bons. O mesmo vale para o campo de geografia e sociologia, mas no caso da sociologia eu percebo o oposto: os antigos são bem mais vermelhos e os atuais sociólogos já tem uma certa repulsa por “”ideologias””. Tempo atrás eu assisti umas aulas de geografia (para um concurso público), fiquei assustado com a militância em sala de aula, o professor… Read more »

Paulo B
Paulo B
6 anos atrás

Ivan BC
Talvez seja essa tua realidade, respeito.
A que vivo é bem vermelha, infelizmente.
Só para ter ideia do nível:
Essa semana, um professor de história velho, com seus quase 60. Um professor de sociologia de 30 anos. O mais velho posta no Facebook: todo eleitor do Bolsonaro é analfabeto, homofóbico, etc. O mais novo o apoiou.
Conversei com o mais novo, pois sou mais chegado, com o outro, deixei quieto.
Só um episódio do drama na educação.

LucianoSR71
LucianoSR71
6 anos atrás

Ivan BC 23 de Fevereiro de 2018 at 17:29 “Nem tanto também, geralmente os professores mais vermelhos são os formados na era FHC, Lula etc…” Meu caro vc está totalmente enganado, a coisa vem de muito longe, estudei em escola particular nos anos 80 e já estava entupido de professores que inclusive iam de camiseta do PT. Como eu sempre fui interessado por História e Política ( c/ P maiúsculo mesmo, não essa politicagem que temos por aqui ) comecei a ser prejudicado ao rebater as ‘verdades’ que propalavam e então tive que me aquietar p/ não ser reprovado –… Read more »

Luciano
Luciano
6 anos atrás

É, nao tem jeito…quantos de vcs estudaram numa faculdade de história mesmo? Quantos de vcs fizeram uma pós graduação nesta ciência? Não, nao precisa responder, eu já sei…”para que? elas estão dominadas pelos esquerdistas seguidores de Gramsci – Marx – Paulo Freire! Tá na cara! E eu posso provar lendo aqui meu ‘História do mundo sem as partes chatas'”! — A Nova História Militar permitiu que os estudos sobre a FEB tivessem um renascimento. As novas abordagens ampliaram as pesquisas ao considerar fontes que eram desconhecidas ou pouco exploradas, como a História Oral, o uso de músicas da época e… Read more »

LucianoSR71
LucianoSR71
6 anos atrás

Luciano 23 de Fevereiro de 2018 at 21:08 Xará, mas que lógica é essa? Quer dizer que p/ se afirmar que um juiz é tendencioso é preciso também ser árbitro de futebol? Todos os isentos percebem a ideologia marcante desses cursos, vide o lançamento na UNB do curso sobre o “golpe de 2016” ou como são seus centros acadêmicos, além de qualquer um que frequenta o campus, mesmo de outros cursos conhecem até onde eles vão p/ ‘soltar uma fumaça’. Além disso temos o produto final ensinando, ou melhor, doutrinando os jovens pelas escolas do Brasil a fora. E p/… Read more »

Luciano
Luciano
6 anos atrás

LucianoSR71 23 de Fevereiro de 2018 at 21:45

Certo. Obrigado pelo esclarecimento.

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Podemos voltar ao tema agora? Senão aqui vai virar mais uma postagem de briga de torcidas.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Fiz apenas uma análise da minha experiência e aquilo que eu vejo, mas o que vocês dizem tem a mesma validade e o mesmo peso que a minha análise. É bom ter a visão de vocês…principalmente partido das experiências de vocês. Abraço!

Adler Medrado
6 anos atrás

Quando morei em Curitiba eu fui nesse museu.
Duas vezes na verdade, uma eu fui em um sábado pela manhã e ele estava fechado, então só observei o que estava exposto na área externa.
Algum tempo depois, fui novamente (e telefonei antes para confirmar o horário) e levei meus filhos e meu sobrinho. Todos eles saíram de lá boquiabertos.
Tem fardas de diversos exércitos que lutaram na guerra, não apenas brasileiros e a mesma coisa com armas.

Vale muito a pena conhecer.

Rodrigo Hemerly
Rodrigo Hemerly
4 anos atrás

Eu sou historiador e quem tiver interesse em aprender mais sobre história é só acessar minha página eletrônica no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br. Atenciosamente Rodrigo Hemerly.