Carregamento de fuzis apreendidos no aeroporto do Rio de Janeiro

Carregamento de fuzis apreendidos no aeroporto do Rio de Janeiro

Frederik Barbieri, de 47 anos, foi preso na madrugada deste sábado na Flórida; cidadania americana pode dificultar medida

Fábio Grellet e Breno Pires, O Estado de S. Paulo

RIO – O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, em nota, que já pediu ao governo dos Estados Unidos a extradição de Frederik Barbieri, de 47 anos. Apontado como o maior traficante de armas para o Brasil, Barbieri foi preso na madrugada deste sábado, 24, na Flórida, pelo Serviço de Imigração e Alfândegas norte-americano.

Após o pedido de extradição, o governo dos Estados Unidos pediu documentação complementar, que está sendo providenciada pelo poder judiciário nacional e será encaminhada às autoridades norte-americanas, segundo o Ministério da Justiça.

Barbieri é acusado, por exemplo, de ter enviado 60 fuzis, avaliados em R$ 4,2 milhões, que foram apreendidos no aeroporto do Galeão, no Rio, em 1º de junho de 2017 – foi a maior apreensão no País pelo menos desde 2007. Após essa apreensão, a Polícia Civil do Rio e uma agência de segurança dos Estados Unidos passaram a investigar em conjunto a atividade e o paradeiro de Barbieri.

“Foi criada uma força-tarefa e policiais do Rio chegaram a ir para Miami, onde ficaram uma semana investigando o brasileiro”, conta o delegado Fabrício Oliveira, da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). Essa investigação conjunta resultou na prisão do brasileiro, disse o delegado.

Segundo ele, na mesma operação foi apreendida uma grande quantidade de armas, ainda mantidas sob sigilo pela polícia dos Estados Unidos, que seriam enviadas ilegalmente para o Brasil – “o que sabemos é que são pelo menos 40 fuzis”, disse Oliveira.

Nascido em Irajá, na zona norte do Rio, Barbieri mora nos Estados Unidos desde 2012 e tem cidadania norte-americana, o que pode dificultar sua extradição.

Frederik Barbieri, em reprodução de TV

Apreensão
Os 60 fuzis apreendidos em junho passado no Rio estavam escondidos em um contêiner, dentro de aquecedores de piscina com fundo falso – cada aquecedor guardava oito fuzis. Ao todo havia três modelos dessas armas: 45 eram AK-47; 14, AR-10; e um, G-3.

O fuzil AK-47 é o preferido pelos criminosos porque não exige manutenção e é mais resistente. Já o AR-10 é mais moderno e equipa agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Novas, mas com numeração raspada para dificultar o rastreamento, as armas haviam chegado de Miami em dois voos. Na ocasião, quatro homens foram presos acusados de envolvimento com o caso.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10
Marcos10
6 anos atrás

Brasil desorganizado x Crime organizado!
Quem ganha essa parada?

Jr
Jr
6 anos atrás

Que ele fique nos EUA, afinal ele é cidadão americano, pelo menos lá nós sabemos que ele ficara preso por um longo tempo, aqui ele não vai passar nem um ano preso, vai conseguir um HC rapidinho lá no STF para cumprir pena em casa

Theo Gatos
Theo Gatos
6 anos atrás

Se ele viesse, seria melhor ou pior para o esquema de contrabando de armas montado? Acho que precisávamos avaliar como seria mais difícil pro esquema ser remontado… cumprindo a pena aqui (se é que a pena não seria substituída) ou lá?
.
Sds

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Ele não pode ser extraditado para o Brasil! É tudo que a sua defesa quer por saber que nos Estados Unidos haverá rigorosa aplicação da justiça, e no Brasil a justiça é um lixo! Um trapo de imundície! De juízes com casa própria que fazem greve por auxílio-moradia! De ministros de Tribunais Superiores mancomunados com a cúpula política do crime organizado! De um país onde sabidamente impera uma legislação que privilegia o ativismo criminal! Estará na rua em pouco tempo com as conexões financeiras, políticas e jurídicas que tem! Para o bem dos brasileiros honestos e ordeiros espero que os… Read more »

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
6 anos atrás

É . . . No papel, o Estatuto do Desarmamento funciona. Pena que as armas podem ser facilmente compradas e contrabandeadas para cá.

Cadê o SISFRON que não terminam nunca?

ROBINSON CASAL
6 anos atrás

Entenda porque é tão difícil conter a entrada de armas pesadas no Brasil e conheça algumas medidas que podem ser adotadas para combatê-la.

https://www.youtube.com/watch?v=S8t2Dx87NmA

Marcos10
Marcos10
6 anos atrás

O que destrói esse país, mais que a corrupção, é o ativismo ideológico.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

que fique por lá e mofe na prisão pelo resto de sua vida !

Aqui não dou 1 mês para ser solto, e mesmo que não, continuaria dando ordens de dentro da cadeia para seus comparsas

ps: daqui a pouco chega a patrulha dos direitos dos manos defendendo o “oprimido”

Zé
6 anos atrás

Ahhh.. não! O judiciário brazileiro já vai livrar a cara de mais um bandido vagabundo?

JM
JM
6 anos atrás

Pior q o Executivo e Legislativo é o Judiciário, se este exercesse seu papel os demais teriam seus limites e a sociedade não seria essa selva do direito garantista, político e muitas vezes corrupto.
“As instituições estão funcionando” é o lema do establishment.
A única forma desse v@g@/#!@ receber justiça é ficando no EUA. Isso nem a esquerda anti americana pode negar.

Everton Matheus
Everton Matheus
6 anos atrás

Os loucos querem ele preso aqui? Sério? Para dar tornozeleira? Para dar a ele, livre acesso a celulares e facções? Estão louco? Tinham que mandar é pra Guantánamo

Paulo
Paulo
6 anos atrás

É claro que os EUA não vão extraditar esse traficante para um país socialista cheio de leis esquerdistas e corrupto até o talo como o Bananão pentacampeão.

Jr
Jr
6 anos atrás

Paulo, para esse verme ser extraditado os EUA teriam que retirar a cidadania americana dele antes, o mais estranho é que para nossa sorte os próprios advogados desse verme não querem que ele seja extraditado para o Brasil

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Que fique e morra por lá.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Para mim está óbvio que esse cidadão é apenas um operador a serviço dos “capos”, entre os quais se incluem grandes empresários e políticos renomados. Esses têm interesse na sua extradição para que nossa (in)justiça trabalhe para que não sejam também investigados, o que inevitavelmente aconteceria se o processo fosse tramitado nos EUA.

camargoer
6 anos atrás

Caros Colegas. Ação simplória de propaganda do governo, apenas para virar noticia no domingo. Contudo, ele é brasileiro (apesar de residente nos EUA), ele cometeu crime nos EUA que também é previsto na legislação brasileira, portanto não há nenhum impedimento legal para ocorrer a extradição. Contudo, a PM do RJ aprende cerca de 400 fuzis por ano. Ele está sendo chamado de “maior” contrabandista apenas porque esse foi o maior carregamento de fuzis apreendido (agora foram 60, ano passado apreenderam um carregamento de 40). Temos apensa que lembrar que quem fez a investigação e a prisão foi a polícia dos… Read more »

Jr
Jr
6 anos atrás

camargoer, errado, quem fez a investigação foi a polícia civil do RJ, eles até passaram uma semana nos EUA ajudando a polícia americana, muitas das provas aqui colhidas foram repassadas para ajudar a policia americana a prender esse sujeito

camargoer
6 anos atrás

Olá Jr. Obrigado pela correção. A prisão foi feita nos EUA por policiais americanos (porque ele é quem têm a autoridade policial nos EUA). Presumi, pelo visto equivocadamente, que as investigações foram feitas apenas pelos americanos. Legal. Mas segundo a Veja, ele obteve cidadania americana portanto será muito difícil que ele seja extraditado. Eu não sei se existe a previsão legal de cancelar a cidadania para estrangeiros devido crime (se não me engano, a lei brasileira prevê alguns casos deste tipo no novo estatuto do estrangeiro).

Jr
Jr
6 anos atrás

camargoer, para nossa sorte esse verme tem cidadania americana

camargoer
6 anos atrás

Existe um detalhe na lei brasileira que permite ao estrangeiro naturalizado brasileiro ser extraditado se ele cometeu um crime no exterior antes de pedir a cidadania brasileira. Não sei se os EUA possuem alguma coisa similar. Como ele já responde a outros processos no Brasil, se houvesse esta brecha na lei, talvez o MJ consiga a extradição, mas acho difícil que isso seja feito. Até porque se o juiz americando de primeira instância autorizar a extradição, ele poderá recorrer em duas instâncias, até chegar no Supremo deles… ai ele já terá cumprido a pena.. riso.

antonio danizete felix
antonio danizete felix
6 anos atrás

Audiencia de custodia vem ai! kkkk

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Theo Gatos 24 de Fevereiro de 2018 at 23:56

Cumpra os crimes cometidos nos USA, portanto lá primeiro.

Depois extradita.

Nada contra ele morrer por lá.

Johan
Johan
6 anos atrás

Hipocrisia pura por parte da INjustiça brasileira em querer a extradição. Estão tentando passar a imagem para o EUA que “agora deixa com a gente que daremos um jeito nele”. Então o cara fica preso recebendo visita íntima e mandando de dentro da prisão até aparecer um de torga querendo aparecer na mídia para passar a imagem de defensor dos direitos humanos e dar um indulto para o calhorda e… pronto o cara some e nunca mais aparece.

Santiago
Santiago
6 anos atrás

Como aconteceu com o Gegê do Mangue, considerado o nº2 na hierarquia do PCC que saiu pela porta da frente da prisão e desapareceu do mapa, nem a PF o achou mais para audiência. Seus próprios comparsas que deram um jeito nele lá no CE à mando de seu līder máximo, o Marcola, de dentro da Penitenciária Máxima de Presidente Venceslau, devido guerra interna dentro da facçào.

Fabio Aguiar
Fabio Aguiar
6 anos atrás

Calma com esse troço de extradição.
Todo mundo sabe que aqui ele vai ficar no presidio no meio dos colegas e na primeira saída de natal ou dia das mães ele não volta mais.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Antes de ¨extraditar¨ alguém os americanos deviam ver como é a ¨coisa¨ aqui no Brasil.
O povão não esta respeitando nem o Exército!
https://www.youtube.com/watch?v=z5S-2GGuiJA

Silva
Silva
6 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. tenho que rir para não xingar…. “brasil pede extradição de criminoso”, leia-se, Brasil SOLICITA a soltura de criminoso!

Se esse bandido for extraditado para cá, é o mesmo que ele ganhar um perdão total por todos os crimes que cometeu. Justiça e leis aqui nesse lixo de país, são para favorecer o crime e o criminoso.

Já nos EUA ele irá mofar numa prisão com disciplina rígida, sem privilégios e sem a menor possibilidade de escapar.

Trabalhar duro, ser um cidadão honesto e correto, nesse chiqueiro chamado brasil é meramente um AUTO-SACRIFÍCIO!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Extradição de cidadão americano para o Brasil??? Esperem deitados, porque sentados cansarão…rsrsrs

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Deus nos defenda! Fique por lá!

Que o criminoso mofe na cadeia americana, onde não terá regalias, vida mansa, progressões fáceis, fugas, etc e nem poderá dar ordem a seus comparsas devido a falhas de vigilância ou corrupção penitenciária. E que entregue todo o resto das quadrilhas envolvidas no esquema (aqui e lá).

Ou nosso governo não quer que ele abra o bico e exponha o narco-Estado e narco-empresariado (nosso deep state)?

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Agora, as polícias do Paraguai e da Bolívia nos entregarão os traficantes de armas e drogas que operam em seus países?

E os atravessadores domésticos, não sabem quem são?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Mas realmente, a “justiça” brasileira estará muito melhor servida se ele ficar aqui nos USA mesmo. Pelo menos aqui poder ficar assegurados que ele será armazenado lá em Saint Quentin por 280 anos. Mesmo que só fosse cidadão brasileiro, o Justiceiro Department Daria questão de que ele cumprisse toda a pena antes de devolverlo para o Brasil.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Justice Department, não Justiceiro Department…rsrs

tulio762
tulio762
6 anos atrás

Enquanto isso a FARC transferi todo o processo pro lado de cá da fronteira. O problema real tá na região norte.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

A Polícia sempre com esta conversinha mole de maior contrabandista de armas, maior armeiro do crime, maior traficante etc.
A cada grande prisão vem querendo achar que enganam alguem supervalorizando suas ações, me lembro de um comentário na Veja sobre uma “desinformação” da Polícia do RJ que dizia ter desmantelado uma grande quadrilha que era responsável pela cocaína da zona sul a uns anos e segundo o jornalista com certeza não era verdade, pois não faltou cocaína em nenhum dos pontos de venda conhecidos da zona sul.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
6 anos atrás

Pra quê? Pra demorar 18 anos pra ser condenado? Pra ficar livre depois de cumprir 1/6 da pena? Pra fugir numa das muitas “saidinhas” a que terá direito? Deixa ele por lá mesmo.

Felipe
Felipe
6 anos atrás

Melhor deixa-lo lá do que prender aqui em alguma universidade do crime.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Deixe ele lá aqui junto a outros bandidos irá passar o esquema e outros vão continuar os crimes.O Problema do EUA e que você pode comprar qualquer armamento e em grande quantidade.Pois o Bandido comprou as armas legalmente,os srs vêem que são armas de grande poder igual a do bope.e são armas novas com décadas para funcionar,mas não deixou de ser um golpe duro na bandidagem perderam dinheiro,e com apreensões que logico que a policia vai fazer vai enfraquecendo as organizações.As pessoas que criticam a intervenção não atinaram que no Rio e uma praça de guerra,e a bandidagem está tendo… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Qual seria a acusação na JUSTIÇA AMERICANA? Pena? Cumprimento de pena? Aqui em Banania o meliante pagaria quanto de propina para o judiciário por embargos infringentes ou tornozeleira? Será que a partir da prisão desse facínora e seu medo em ser extraditado não poderia ter delação premiada e dai surgir outra lava jato? Ou alguém pensa que tráfico e armas estao na mão de favelado como esse aí da foto?

VictorZ
VictorZ
6 anos atrás

Que autoridade um país qua abriga o terrorista Cesare Battisti tem para pedir a extradição de alguém? Pelo menos lá ele estará preso e bem preso. Já aqui seria recebido com tapete vermelho e rosas brancas pela Mária do Rosário e o Direito dos Manos.

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
6 anos atrás

Pra que pedir a extradicao??? melhor deixar os EUA condena-lo a pena de morte ou prisao perpetua, pois aqui o STF vai defender os “direitos humanos” dos bandidos…Ate o Mengele teria as bençãos do STF e ficaria em liberdade ate o julgamento do ultimo recurso… enquanto para as vitimas….É fundamental a EXTINÇAO DO STF, o qual reinterpreta, ou melhor, reescreve as Leis da Comstituicao Federal sem ter legalidade para tal. Lei que faz é o Congresso, nao os ministros esolhidos pelos politicos.

Mabeco
Mabeco
6 anos atrás

Particularmente, entendo que nenhum país sério extradita seus nacionais, seja pelo motivo que for, motivo pelo qual o pedido será recusado nos EUA, mas serviu de propaganda para o governo postiço.

Apenas para acrescentar, o Brasil tinha firme entendimento de não extraditar nacionais que tenham adquirido cidadania estrangeira. Entretanto, isso mudou e o STF já permitiu a extradição de 2 brasileiros que adquiriram cidadania dos EUA. Sinal dos tempos.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Deixa lá…

Já tem m…. demais aqui.

Marcel Danton Silva
Marcel Danton Silva
6 anos atrás

Todo mundo sabe que os maiores fornecedores de armas estão na policia estaduais…e….forças armadas. Não se deixem enganar com isso, de patriotismo, etc…etc… esse ai é só uma laranja metido a besta. Ouw?! Essa “inteligência das FAs funciona mesmo?! Jesuíta viu. Olha que cada arma tem seu serviço de inteligencia e argumentar que é somente e restritamente de conteúdo militar é absurdo1.

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

A questão que ninguém se pergunta é, como, o pais que mais controla o que entra ou sai de suas fronteiras, pode deixar que tantos armamentos sejam “exportados” ilegalmente ao Brasil?! Este foi o ÚNICO carregamento apreendido, detalhe, num aeroporto. Ele já opera de lá e por lá a muitos anos. Os EUA são os maiores exportadores de fuzis para o trafico no Brasil. Se fosse cocaína, teria iluminado querendo fechar as fronteiras com Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela. “Ah, mas o governo americano defende o modelo de vida ocidental, eles são nossos amiguinhos”. Putz!!!! Outra coisa, a polícia de… Read more »

nanogp2002
nanogp2002
6 anos atrás

É só lembrar do filme ” O Senhor das Armas” …

Marcel Danton Silva
Marcel Danton Silva
6 anos atrás

Jezuis!! Os dois lados ganham! Não perceberam ainda?
Por isso não pegam…e tem nossos militares envolvidos SIM…sem sombra de dúvidas.

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Eu tô fudido. .. além de ter o sobrenome igual ao meu (Barbieri) ainda tem que ser gordo igual a eu .

TENHAM MEDO HAHAHAHAHAHAHA …

Oplita
Oplita
6 anos atrás

Tinha uma turma do “ativismo ideológico” que jurava de pé junto que as AKs-47 dos morros do Rio de Janeiro vinham da Venezuela… Tsc, tsc, tsc.
A realidade é dura e cruel. Eles vinham dos EUA pelo aeroporto e porto direto para a bandidagem! Conexão Miami-Rio.