Existem várias comissões para fiscalizar a intervenção e poucas articulações para cooperar com o Exército

Por Fernando Gabeira

Outro dia, chamaram-me de general num desses blogs. Não me importo: são os mesmos de sempre, como diria um personagem de Beckett, depois de apanhar. O ponto de partida é minha visão positiva sobre o papel do Exército no Haiti. O que fazer? Estive lá duas vezes, vi com os meus olhos e ainda assim sempre consulto o maior conhecedor brasileiro do tema, Ricardo Seitenfus.

Não estive com o Exército apenas no Haiti. Visitei postos avançados de fronteira da Venezuela, junto aos yanomamis, em plena selva perto da Colômbia. Vi seu trabalho na Cabeça do Cachorro, no Rio Negro, cobri o sistema de distribuição de água para milhões de pessoas no sertão do Nordeste.

Não tenho o direito de encarar o Exército com os olhos do passado, fixado no espelho retrovisor. Além de seu trabalho, conheci também as pessoas que o realizam.

Nesse momento de intervenção federal, pergunto-me se o Exército para algumas pessoas da esquerda e mesmo alguns liberais na imprensa, ainda não é uma espécie de fantasma que marchou dos anos de chumbo até aqui, como se nada tivesse acontecido no caminho.

Alguns o identificam com o Bolsonaro. Outro engano. Certamente existem eleitores de Bolsonaro nas Forças Armadas como existem na igreja, nos bancos e universidades. Mas Bolsonaro e o Exército não são a mesma coisa.

Existem várias comissões para fiscalizar a intervenção. Ótimo. Isso é democracia. Mas existem poucas articulações para cooperar com o Exército: isso é miopia.

Houve um certo drama porque os pobres foram fotografados por soldados. Quem dramatiza são pessoas da classe média que vivem sendo fotografadas, na portaria de prédios, na entrada de empresas. Por toda a parte alguém nos filma.

Há uma lei especifica sobre identificação. É razoável discutir com base nela. Mas é inegável também que os tempos mudaram. Na Europa e nos EUA por causa do terrorismo, aqui por causa da violência urbana.

Não se trata de dizer sorria, você está sendo filmado. É desagradável e representa uma perda de liberdade em relação ao passado. Mas expressa um novo momento.

O Ministro Raul Jungman tomou posse afirmando que a sociedade do Rio pede segurança durante o dia e à noite consome drogas. É uma frase muito eficaz em debates e artigos. Creio que apareceu até no filme Tropa de Elite.

Na boca de um ministro, que considero competente, merece uma pequena análise.

Parisienses, londrinos, paulistas e nova-iorquinos também consomem droga, suponho. No entanto não existem grupos armados dominando o território urbano.

Se isso é verdade não é propriamente a abstinência que tem um peso decisivo, mas sim a presença do Estado que garante uma relativa paz, apesar do consumo de drogas.

Núcleos de traficantes deslocaram-se para o roubo de cargas porque o acham mais rentável. É impossível culpar os consumidores de geladeiras e eletrodomésticos não só porque é uma prática legal.

As milícias pouco se dedicam ao tráfico de drogas. Vendem segurança, butijões de gás e controlam o transporte alternativo. São forças de ocupação.

Campanhas contra o consumo de drogas, nessa emergência, têm uma eficácia limitada, apesar de suas boas intenções.

Mas assim como há gente que vê um exército fantasma, perdido nas brumas do século passado, pode ser um erro mirar no consumo de droga e perder de vista a ocupação armada do território.

Uma das frases mais interessantes no Terra em Transe de Glauber Rocha é quando o personagem diz que não sabe mais quem é o inimigo.

Há tantos combatendo exércitos fantasmas ou investindo contra moinhos que é sempre bom perguntar: afinal, qual é o foco?

*Fernando Gabeira é jornalista e ex-deputado federal

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Belo texto, vindo de quem vem(e sua história passada), merece aplausos.

Mim da silva
Mim da silva
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Irretocável teu comentario! Aplausos a ti!

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Bravo!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Também estranhei, é ele mesmo! E pior, escrevendo onde? No Goebbels!!!

Paulo B
Paulo B
6 anos atrás

Muito bom texto.
Para mim, mostrou maturidade ao escrever e reconhecer suas posições. Ganhou vários pontos comigo.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Gabeira, há algum tempo ao meu sentir, vem mostrando a lucidez e a maturidade que se esperam das cãs, antes tão negras quanto as ações do passado, ao asseverar com todas as letras em uma sabatina na Folha de São Paulo “que é um erro considerar que a militância dele e da presidenciável Dilma Rousseff (PT) em grupos armados durante a ditadura militar (1964-1985) visasse a redemocratização do país. (…) Todos os ex-guerrilheiros dizem que estavam lutando pela democracia. Mas se você examinar o programa que tínhamos naquele momento, queríamos uma ditadura do proletariado. Esse é um ponto de separação… Read more »

Mim da silva
Mim da silva
Reply to  Ozawa
6 anos atrás

Sempre um prazer ler teus comentarios…

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

O próprio Gabeira já revelou a farsa desse pessoal que estava a serviço da união soviética e que hoje se fazem de vítimas e coitados que lutavam pela democracia, nunca vi os soviéticos estabelecendo uma democracia em lugar nenhum e ainda tem ditaduras que eles criaram que dura até hoje.

https://www.youtube.com/watch?v=OltmSPIcJu0

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Seguindo o raciocínio, hoje na Goebbelsnews estavam os “especialistas de coisa nenhuma” (todos cariocas) falando sobre a atuação do EB, como se os militares fossem “marcianos”, e não fossem cidadãos do Rio como eles. Sempre fazendo referência aos anos do regime, como se a intervenção fosse um “perigo à democracia”. Deu nojo…

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Rinaldo Nery
6 anos atrás

O curioso é que muitos do efetivo do Exercito e da PM sairam das mesmas favelas onde seus conhecidos viraram traficantes. Por que ? Por que pessoas criadas nas mesmas situações tomam rumos diferentes ?

Rafael Moreira Furtado
Rafael Moreira Furtado
Reply to  Rinaldo Nery
6 anos atrás

Eu vi isso. Com participação “especial” da besta do Aldo Rebelo…

Gustavo B
Gustavo B
6 anos atrás

“Parisienses, londrinos, paulistas e nova-iorquinos também consomem droga, suponho. No entanto não existem grupos armados dominando o território urbano.”
———
O texto é bom mas discordo desta colocação. A situação de São Paulo é diferente da do Rio mas mesmo assim essa cidade sofre com o PCC que é financiado pelo tráfico de drogas. Não conheço a situação das cidades estrangeiras mas elas certamente possuem seus problemas derivados do consumo e tráfico de entorpecentes.
———-
Postarei aqui um vídeo do Bernado P. Küster publicado em setembro do ano passado. Sobre a relativização do consumo de drogas.
https://youtu.be/EFtPLNiyiVg

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Bom artigo. No fundo do poço que é a política brasileira, Gabeira está acima da média em termos de inteligência e certa coerência de ideias. Mas já fez umas maracutaias com passagens aéreas e verbas indenizatórias, ou seja, está no mesmo patamar ético que uns 99% dos políticos eleitos. . Gustavo, o Gabeira não disse que essas cidades não tem problemas com criminalidade relacionada ao consumo de drogas. Disse apenas que não existem grupos armados que dominam o território urbano. Você não tem imagens de SP com um bando de criminosos andando livremente com fuzis em favelas sem serem incomodados… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Eu não leio Globo e Gabeira.
Uol, Folha, Globo e blogs sujos do PT estou fora…

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Gabeira é uma das poucas vozes lúcidas da esquerda brasileira.
Foi um dos primeiros, ainda nos anos 70, a prever um processo de abertura e foi muito execrado por isto.
Muitos esquerdistas que defendem a libertinagem sexual ainda se referem à sua sunguinha de crochê com rancor. Ou inveja.

Lúcio Pinheiro
Lúcio Pinheiro
Reply to  Delfim Sobreira
6 anos atrás

Delfim, veja o vídeo do Eduardo Jorge, que explica com seriedade que o que eles queriam mesmo era e que o socialismo já virou religião e que fez até cosias piores que os militares.

Dario Renato
Dario Renato
6 anos atrás

Achei a comparação dos consumidores de drogas com os compradores de geladeira a maior cretinice. Independente do meu ponto de vista pessoal – acho que a galera deveria ter liberdade para injetar gasolina na veia, contanto que não venha a usar o SUS depois – o fato é que não tem forma legal deadquirir droga no Brasil. Se você, para atender seu vício, subsidia o crime organizado você é sim parte do problema. Achar que uma pessoa que compra um eletrodoméstico subsidia o crime porque roubam a carga é apenas um sofisma vagabundo. O que fica mais claro é a… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

“Eu não leio Globo e Gabeira.
Uol, Folha, Globo e blogs sujos do PT estou fora…”

Me engana que eu gosto.

Robson Madeira
Robson Madeira
6 anos atrás

Gabeira não está preocupado como esse texto vai repercutir junto ao Exército, os leitores dessa pagina e com a mídia, ele está se dirigindo aos seus co-irmãos da esquerda caviar, que falaram até agora o óbvio.

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Queimem ele, ele é um esquerdista, terrorista, comunista….ops..ele tá defendendo os milicos, pera, nao, deu tilt! E agora?

Dr. Mundico
Dr. Mundico
6 anos atrás

Texto e opinião impecável do Sr Gabeira. Por sinal, considero esse senhor um dos poucos esquerdistas que evoluiu, amadureceu e finalmente percebeu que o muro caiu e toda uma visão ideológica perdeu sua forma e sua essência. Temos hoje o esquerdismo como apenas uma birra adolescente, uma mania infantil de defesa de “causas” e proselitismo de botequim. O sr. Gabeira expõe de maneira lúcida o fetiche (ou trauma, como queiram) que muita gente ainda cultiva pelas forças armadas. E o que vemos diariamente na imprensa são sofismas, acusações, ofensas, teses esdrúxulas e discursos pueris de quem vive num mundinho asséptico,insípido… Read more »

Luciano
Luciano
6 anos atrás

“Temos hoje o esquerdismo como apenas uma birra adolescente, uma mania infantil de defesa de “causas” e proselitismo de botequim.” Se vc chama a luta contra uma sociedade extremamente desigual, a defesa por uma sociedade onde os direitos individuais e coletivos sejam respeitados, o fim dos preconceitos e a defesa do meio ambiente – só pra citar algumas das bandeiras do “esquerdismo” – de “apenas”, sim, é isso. Aliás, mesmo entre parte da direita, a mais liberal em relação as liberdades individuais, algumas dessas bandeiras são comuns (o voto universal já foi visto como radicalismo de esquerda, por exemplo). Aqui… Read more »

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Esse Luciano deve usar fraldas ainda, não é possível que ele não perceba que todas as “bandeiras da esquerda” são meios para justificar o fim, que é a tomada e perpetuação de poder.

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

Eu não voto no PT há uns 10 anos e nunca votei no psol, PC do b e outros, mas, desculpa, Leonardo, quem está falando bobagem é vc. Toda generalização é burra e injusta. Teríamos chance de ser um país mais desenvolvido se debatessemos as propostas independente de qual partido proviessem. Nada impede que o psol venha com uma proposta que seja boa. Ignorante é o sujeito que diz “se a idéia veio do pt eu sou contra” sem sequer ter visto qual é a idéia. O mesmo vale para o esquerdista tacanho que diz “se a idéia vem do… Read more »

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Meu comentário foi retido. Enfim, está no site do PSTU: “À exceção dos dirigentes bolcheviques, para os demais autores no espectro da esquerda a diferença fundamental são os meios para mudar dada realidade social, não os objetivos de longo prazo.”

Valter M
Valter M
6 anos atrás

Parecem ser palavras verdadeiras (sem sarcasmo), mas em ano eleitoral e sabendo como é nossa politica, lobos transvestidos de ovelhas, e principalmente sabendo que o povo em sua maioria apoia as acoes do exercito, me parece oportunismo…como disse pode ser verdade, mas nao me pega mais…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

A esquerda nunca lutou e nem nunca lutará para reduzir desigualdade…

aliás minto…

A esquerda nivela a todos não membros da casta partidária por baixo, simples assim..

Defender esquerda, relativizar ou contextualizar é mau caratismo do mesmo jeito.

Na Venezuela temos o socialismo implantado com sucesso inegável.

Os irmãos Castro já são parte dos homens mais ricos do mundo, mais hora menos hora o Maduro vai entrar no mesmo ranking.

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Luciano 2 de Março de 2018 at 22:57 Quem falou em o queimar? Quem o chamou de terrorista? Aponte nomes, ou então sou forçado a assumir que essas acusações são fruto da sua imaginação. Não invente um espantalho para depois bater nele, pois quem sabe pensar irá perceber que o senhor inventou tais insultos para se fazer de vítima e produzir a sensação de que você está correto. Não há “tilt” algum. O Sr. Gabeira usou sua mente e seu raciocínio para chegar numa conclusão lógica, e por isso os diversos elogios dos colegas ao seu texto. Logo ele, que… Read more »

Renato Vieira
Renato Vieira
6 anos atrás

Ele não fez elogio algum, muito embora vindo de quem veio nos cause surpresa ele apenas reconheceu o trabalho dos militares já que os lugares que ele cita não há qualquer outra representação do estado brasileiro além o EB.Quem fala mal do exército é certamente um militante lunático de esquerda ou não conhece de perto o trabalho desempenhado pelos militares sobretudo na fronteira, em alguns dos PEFs, as salas destinadas a diversos órgãos e instituições permanecem vazias todo tempo, IBAMA, PF, RECEITA e nem mesmo a FUNAI nao estão presentes, é o exercito o tutor e o guardião dos rincões… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Tem que moralizar o Rio de janeiro pois bandido não é nem de esquerda e nem de direita,ele é um mercenário do crime,o mau não reconhece direitos.A População das favelas alguns são vitimas e outros coniventes infelizmente,uns por medo outros por simpatia.O EB vai fazer um trabalho bom para a sociedade como um todo,mostrando os valores que devamos cultivar.Por favor esqueçam a Ditadura militar isto é passado.

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Daglian 3 de Março de 2018 at 7:16 Daglian, bom dia. Fui eu que disse, meu nome está lá, nao citei o nome de ninguém. Minha imaginação é muito boa, mas nao sou irresponsável. O x que essa briga de torcida que existe entre “esquerda e direita”(especialmente na internet) rotula tudo e esquece que existem diferenças dentro das ideologias políticas de um lado a outro. Neste sentido é q indico o “tilt”, pois, para muitos aqui, dado o histórico de Gabeira e visao de que quem é de esquerda (ou direita, dependendo de quem olhe) é simplesmente um desmiolado, manipulável… Read more »

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
6 anos atrás

Luciano falando que esquerdismo é a defesa dos direitos INDIVIDUAIS!!!!

E eu ri!

Leandro
Leandro
6 anos atrás

Infelizmente uma operação política para angariar votos para a eleição presidencial de 2018. O EB sendo usado como bucha de canhão, inclusive com a opinião publica. Que eu esteja errado, e que dê certo, do geito que está não dá mais.

Oráculo
Oráculo
6 anos atrás

O texto é muito bom. Tem algumas comparações equivocadas, opinião pessoal do autor, mas no geral é ótimo. Faz tempo que o Gabeira deu uma “endireitada” em suas posições políticas. Não que tenha deixado de ser de esquerda. Até pelo seu passado, é impossível “virar a casaca”. Mas hoje ele está muito mais próximo ao “centro” político do que a esquerda propriamente dita. E o “centro” nada mais é do que o cara que sabe que a ideias de esquerda são malucas e completamente inexequíveis. Mas também não quer aceitar todo o “pacote” da direita. É normal acontecer isso, os… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

Este é um blog frequentado majoritariamente por pessoas de direita. Todo mundo entra aqui para avacalhar a esquerda. Naturalmente, existem blogs e sites frequentados majoritariamente por pessoas de esquerda, que lá entram para avacalhar a direita. E sabe quem mais ganha com isso? Justamente as lideranças corruptas e salafrárias dos partidos brasileiros. Essa guerrinha direita x esquerda beneficia esses criminosos. O sujeito que é de esquerda bota um capuz na cabeça e não enxerga a roubalheira que se desenrolou no governo do PT, enquanto brada contra a “direita fascista”. E o sujeito que é ou virou de direita veste antolhos… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

Coisas engraçadas que se observa:
O mesmo sujeito que baba ovo dos equipamentos militares da extinta URSS posa de anticomunista e afirma que a esquerda não é capaz de desenvolver nada de bom.
Em muitos casos, é o mesmo sujeito que sonha em ver o Brasil sendo uma potência como a CHINA, mas acha que a esquerda só serve para arruinar as nações.
Já o indivíduo de esquerda fica arengando contra os EUA, mas sonha em ir para a Disney. Chama quem é de direita de fascista, mas quando alguém não apoia sua ideia, age como… fascista.

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

PQP, até gabeira!!! Ella…

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Daniel Ferreira, as pessoas não têm a mesma ojeriza aos partidos que você citou porque, diferentemente do PT, nenhum deles passou 30 anos posando de paladinos da ética e moralidade. Como você mesmo disse, uma reforma política eliminaria esta quantidade enorme de partidos inúteis e concentraria o jogo político em poucos partidos com ideologia clara. O problema é quando você aponta a corrupção de outros partidos para tentar pôr o PT no mesmo nível deles. Não acho que isto seja correto, porque nenhum deles ficou 15 anos no poder. No segundo post, você novamente compara coisas que não são possíveis… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

A incoerência está em qualquer fanatismo. Se a pessoa tem plena certeza que o esquerdismo leva inabalavelmente ao fracasso, ficar invejando a China não é um pouco incoerente? O PMDB está há muito mais tempo no poder do que o PT. Era base do governo do Fernando Henrique, depois do Lula e da Dilma e agora do Temer. Assim como ele, diversos outros partidos eram aliados ao PSDB, depois passaram para o lado do PT por conveniência e agora mais uma vez migraram para junto de quem está no poder. Se formos analisar bem, esses partidos estão há mais tempo… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

Veja bem: eu não sou eleitor do PT. Não votei nas últimas eleições e não votarei de novo.
O que estou querendo dizer é que nas entranhas da política brasileira ocorrem coisas tão ou mais escabrosas do que os escândalos envolvendo o PT.
Partidos que hoje escapam da guerrinha esquerda x direita são, a meu ver, o principal câncer do país. Passam despercebidos por serem anômalos (não terem ideologia definida), sendo que são justamente eles que, entra e sai governo, estão ocupando cargos e ministérios e dividindo parte do butim.

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Luciano 3 de Março de 2018 at 0:53 “Se vc chama a luta contra uma sociedade extremamente desigual, a defesa por uma sociedade onde os direitos individuais e coletivos sejam respeitados, o fim dos preconceitos e a defesa do meio ambiente” 1) Não existem seres humanos iguais. A única forma de igualar seres humanos é pela violência. Vc admite usar violência contra pessoas pacíficas, o que é imoral e antiético. 2) O que vcs consideram direito é subjetivo. Mudam o tempo todo com fins políticos. Não existe direito coletivo. 3) Preconceito é uma simplificação da realidade. Ele é vencido quando… Read more »

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Daniel Ferreira 3 de Março de 2018 at 13:58
“Se a pessoa tem plena certeza que o esquerdismo leva inabalavelmente ao fracasso, ficar invejando a China não é um pouco incoerente?”
O crescimento da China ocorreu com abertura do mercado. O comunismo só trouxe miséria. Ou o país se abria ou acabava.

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Leonardo 3 de Março de 2018 at 13:47
“Em muitos casos, é o mesmo sujeito que sonha em ver o Brasil sendo uma potência como a CHINA, mas acha que a esquerda só serve para arruinar as nações.”
Chineses eram miseráveis até o fim da década de 90. Milhares de pessoas morriam de fome todos os anos. Abriram o mercado para os próprios chineses e estrangeiros e agora vc argumenta que o comunismo deu certo? Não, é a prova de que ele fracassou.

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Daniel Ferreira 3 de Março de 2018 at 13:05
“E o sujeito que é ou virou de direita veste antolhos e, enquanto prega “morte aos comunistas” (coisa meio anos 50), não vê que os políticos da sua direita estão metidos em escândalos semelhantes.”

Gentileza me enviar o link do grupo de direita que apoia Temer e cia. Ou que alguém foi perseguido pela polícia. Roubou tem que ser preso. Enquanto isso, o pessoal do PT faz carreata pro Lula.

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Zeabelardo 3 de Março de 2018 at 15:07

Só para esclarecer, você me citou, mas foi o Luciano que disse aquilo, não eu. 🙂

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Opa, na verdade quem disse aquilo foi o Daniel Ferreira, não o Luciano.

Li errado, sinal de que é hora de parar a cervejinha de sábado. rs

Zeabelardo, concordo com tudo que você disse.

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Perdão.

Onde se lê Leonardo “3 de Março de 2018 at 13:47”
é “Daniel Ferreira 3 de Março de 2018 at 13:14”

A propósito, parabéns pelo seu comentário.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Zé Abelardo citou um ponto interessante, a evolução na China mostrou que o comunismo fracassou….
Como os EUA devem estar arrependidos disso, devem ter saudades do tempo em que o maior problema da China comunista era conseguir um mínimo de comida para seu povo não passar fome.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

As pessoas não entendem que o tráfico de drogas não vai deixar de existir em nenhum lugar do mundo, mesmo na Indonésia que assassinou dois brasileiros e outros traficantes algemados com tiros na cabeça o tráfico acaba, isso só serviu para o Pres. ganhar mais votos dos radicais. Agora mesmo apreenderam na Indonésia um barco de Taiwan com bandeira falsa de Singapura com grande quantidade de drogas, a máfia taiwanesa domina o tráfico em algumas regiões da Asia, mesmo com as pesadas penas aplicadas na região. Perguntei a um amigo chinês que morava e ainda tem família em Macau se… Read more »

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Walfrido Strobel 3 de Março de 2018 at 16:15

Capital internacional não liga pra onde o lucro vem. Não estão nem aí pro Trump ou pro Xi Jinping. A era dos estados nacionais acabou. Existem três grandes projetos políticos no mundo e todos eles levam ao fim do estado nacional.

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

Se a China não é mais comunista porque abriu o mercado, porque estamos preocupados com o PT? O PT então também não é comunista. Jamais pretendeu fechar o mercado (pelo contrário, se mancomunou com grandes empresários). É o velho raciocínio ideologicamente contaminado. Se está dando certo, não é mais comunismo. E aqui, o que nunca foi nem de perto comunismo, passa a ser porque está dando errado. Na verdade, o comunismo já morreu há muito tempo. Só na cabeça de quem vive na década de 50 ainda existe esse conflito capitalismo x comunismo. E aqui no Brasil pensar isso é… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Eu volto a insistir. O problema mais sério do país não é a existência de partidos de esquerda. É a corrupção que contamina TODOS os partidos, é o sistema político que não funciona. ……………………… Na minha visão o problema é que todos os partidos brasileiros são de extrema-esquerda ou esquerda (PP, PSDB, PMDB, PT etc…), é quase um corrente totalitária no país, nada anda fora disso, o país está fechado em prol desses grupo polític0-empresariais.Tão verdade que o movimento é tão forte aqui na região que criaram o FORO DE SP, uma organização supranacional com o intuito de impor governos… Read more »

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

“Se a China não é mais comunista porque abriu o mercado, porque estamos preocupados com o PT? O PT então também não é comunista. Jamais pretendeu fechar o mercado (pelo contrário, se mancomunou com grandes empresários).” A China é um sistema que se reformou para não implodir. Contudo, continua mal como sempre foi. Quando os chineses atingirem um certo padrão de vida, vão querer mais do que um IPhone. Vão querer o direito de ir e vir, de ir a Igreja, de falar o que pensam e ter quantos filhos quiser. Coisas proibidas hoje. Grandes Empresários gostam e sempre gostaram… Read more »

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Ivan BC 3 de Março de 2018 at 18:22
Concordo, PT e PSDB são partidos de esquerda. Criaram uma aparente rivalidade para enganar os trouxas. Basta ler algum livro do FHC, Aloysio Nunes era guerrilheiro, José Serra foi fundador da Ação Popular…

Zeabelardo
Zeabelardo
6 anos atrás

Delícias da China que vcs adoram:
1) Um casal só pode ter um filho (medida relaxada hoje). Isso levou a morte de muitas meninas. Portadores de deficiência são mortos ou abandonados.

2) Um cidadão não pode se mudar de região sem autorização do governo.

3) A internet é bloqueada, filtrada e censurada.

4) Igrejas devem receber autorização do governo para funcionar. A liderança é indicada pelo governo.