A Aliança do Atlântico está mal preparada para impedir a agressão russa

Se gabar sobre armas nucleares é algo que Vladimir Putin gosta claramente. Em seu discurso anual sobre o estado da nação em 1º de março, ele listou cinco novas armas. O presidente da Rússia deu um lugar privilegiado ao desenvolvimento de mísseis de cruzeiro com energia nuclear com, de fato, alcance ilimitado, que garantiu frustrar as defesas de mísseis da América. Ele recebeu as manchetes que queria, embora não haja nada de novo sobre a Rússia ser capaz de devastar a América com armas nucleares, nem qualquer coisa que possa mudar nessa frente. O que deve interessar a Europa mais do que o ruído nuclear do Sr. Putin são as formidáveis ​​forças convencionais que a Rússia está aumentando constantemente, particularmente na região do Báltico.

Na maioria das medidas, a OTAN aparece confortavelmente à frente da Rússia. Entre eles, a América e seus aliados europeus da OTAN gastaram US$ 871 bilhões em defesa em 2015, em comparação com US$ 52 bilhões da Rússia. Mas como um relatório recente da RAND Corporation, um grupo de reflexão (think tank), argumenta, que a realidade no solo é bastante diferente. Ele revela que a Rússia agora desfrutaria de uma superioridade local significativa em qualquer confronto com a OTAN perto de sua própria fronteira. As forças latentes da OTAN, uma vez que fossem trazidas para apoiar, seriam demais para a Rússia enfrentar. Mas nos estágios iniciais de um conflito, pelo menos durante o primeiro mês e possivelmente por muito mais tempo, a aliança seria superada em número, alcance e poder de fogo.

Desde a invasão russa do leste da Ucrânia em 2014, a OTAN reforçou suas forças na região do Báltico com o que se chama de “presença avançada”. No verão passado, a aliança tinha um total de 4.530 soldados perto da fronteira com a Rússia em quatro grupos de batalha liderados pela Alemanha (na Lituânia), Grã-Bretanha (na Estônia),  Canadá (na Letônia) e pelos Estados Unidos (na Polônia). Mas, de acordo com o NATO-Russia Founding Act de 1997, um acordo anacrônico que refletiu um tempo mais otimista, os soldados não estão permanentemente baseados, mas rotacionam constantemente.

A OTAN também reforçou sua “força-tarefa conjunta de alta prontidão” de cerca de 5.000 soldados que podem ser desdobrados dentro de uma semana. Mas admite que nenhuma força é mais do que um farol para convencer a Rússia de que qualquer ataque contra eles seria visto como um ataque à aliança como um todo.

Ao longo da última década, as forças ocidentais e os seus homólogos russos divergiram em termos de capacidade. Os membros da OTAN ajustaram-se às operações de contra-insurgência em lugares como o Afeganistão através da reestruturação com forças expedicionárias leves. A Rússia concentrou-se na reconstrução de forças com a mobilidade e poder de fogo para travar guerra de alta intensidade contra um adversário similar. Como parte de um esforço abrangente na reforma militar após uma performance desordenada na guerra contra a Geórgia em 2008, a Rússia profissionalizou suas forças (relegando em grande parte os conscritos a um segundo escalão), equipou-os com armas pesadas modernas e os aperfeiçoou com freqüentes grandes exercícios de escala e experiência de combate na Ucrânia e na Síria.

O que preocupa os comandantes da OTAN, como o general Sir Nicholas Carter, chefe de estado maior da Grã-Bretanha e seu homólogo americano, general Mark Milley, é a grande quantidade de poder de combate que a Rússia pode concentrar em um tempo muito curto na região do Báltico. O RAND revelou que, em tanques principais de batalha (MBT), a Rússia superaria a OTAN em 5,9 para 1; em veículos de combate de infantaria em 4,6 para 1; em artilharia de foguetes em 270 para nenhum. E enquanto a OTAN desfrutaria de uma vantagem substancial em aeronaves de combate, sua eficácia seria muito reduzida quando confrontada com as mais poderosas defesas aéreas integradas do mundo.

A vantagem da Rússia sobre a OTAN, diz Ben Barry, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, é aumentada pela sua capacidade de usar suas linhas internas para reforçar a velocidade. Em contrapartida, a OTAN negligenciou a preservação das infra-estruturas de transporte militar da Guerra Fria. As pontes não podem suportar o peso dos tanques, e os sistemas ferroviários não são projetados suportar veículos com blindagem pesada.

Há muita coisa que a OTAN poderia fazer para aumentar a dissuasão convencional. Poderia estacionar permanentemente forças na região do Báltico com mais poder de choque. Poderia realizar exercícios regulares a curto prazo; poderia investir no fortalecimento de suas linhas internas; os países membros individuais poderiam fazer mais para cumprir suas obrigações de gastos e usar o dinheiro para reestruturar suas forças terrestres para conflitos de alta intensidade.

Se a OTAN é capaz de tal foco é discutível. Os membros do sul se preocupam mais com os fluxos de refugiados. A França está lutando contra uma insurgência no Sahel; o novo acordo de coalizão da Alemanha relegou o estado (miserável) de suas forças armadas para a página 156 de um documento de 177 páginas. As prioridades de Putin são muito diferentes.

FONTE: The Economist

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Que a treta comece…

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Essa corrida armamentista entorno da Russia é por alguns motivos, entre eles: venda de armas, provocação, e etc. Se for analisar direito, na minha opinião, a maior ameaça ali não é a Russia, e sim os EUA!

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Acho essas provocações desnecessárias, e burras por parte dos países Europeus! Os EUA usam a EUROPA de fantoches para ficarem arrumando tumulto naquela região. No final das contas, se Deus me livre acontecer algum conflito, o sangue derramado vai ser dos EUROPEUS e RUSSOS. Europa deveria começar a mudar essa política de maior inimigo, e ver que os verdadeiros inimigos não estão ali, estão entre EUA x terroristas!

Delfim
Delfim
Reply to  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

“o sangue derramado vai ser dos EUROPEUS e RUSSOS”
Como na 1 e 2WW.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Desnecessário? EUA inimigo da Europa? A Rússia ocupou a metade da Europa de 45 até 1991, enfiou uma forma de ver o mundo goela abaixo em diversos povos, outros foram massacrados durante décadas, sem falar outras partes do globo, até mesmo aqui no nosso quintal, basta ver Cuba e o financiamento para impor golpes de Estado pró-URSS, o Brasil mesmo era alvo direto dos russos e toda sua forma de ver o mundo imposto em 1917. Acho que vocês precisam estudar história, se não fosse o sacrifício e a vida de milhares de americanos mortos, inclusive brasileiros na Itália, a… Read more »

Gaúcho
Gaúcho
Reply to  Ivan BC
6 anos atrás

Todos que sentiram o abraço do Urso, correram pras garras da Águia na primeira oportunidade… Mas tem gente que nunca admitirá isso.

Advisor
Advisor
6 anos atrás

Óbvio…

Djalma
Djalma
6 anos atrás

A Europa está tranquila, enquanto tiverem o pacto da OTAN que força os USA a defende-los. Igual no outro lado do mundo, o Japão e a Coréia do Sul são indefesos naquela região, mas tem os USA protegendo eles… Ou seja, os USA tem que ameaçar sair da OTAN para a Europa cair na real.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Esse pessoal ainda vive na guerra fria, preocupado com uma invasão russa que hoje só quer resolver seus problemas internos e ser respeitada.
Veja de onde é o artigo, da The Economist, querendo que seja gasto mais com as forças da OTAN.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Mais um “ditador”?

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Uma invasão russa poderia chegar rapidamente ao Reno desse jeito…

Resultado do desleixo das Ministras feministas de Defesa européias e do sucateamento programado do Obama.

Antes da 1a Guerra Mundial, aconteceu algo parecido.

Matheus G.
Matheus G.
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

A Europa irá cair ou na mão dos russos assim como quer Dugin ou irá cair na mão do Islã, o fato é que a Europa está condenada de qualquer jeito.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

A questão em valores de gasto militar é relativa pois os russos compram seus armamentos pelo valor da moeda local deles que é muuuuuito abaixo do dólar(o que faz a diferença tbm no preço em dólar de seus equipamentos fornecidos a outras nações) . Com isso em mente pode se dizer que ,mesmo que gastem menos que o titio Sam, a diferença é bem menor e o que vale é o que cada governo considera mais importante na hora de fazer suas encomendas e alocaçoes de seus equipamentos.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Materia falsa e mentirosa, a Rand fez varios jogos na area do baltico e provou que 4 batalhões blindados eram o suficiente para defender a area e foi exatamente o que a Otan.

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Amigos, Evidente que função das tropas nesses lugares é tão e somente fincar bandeira e oferecer dissuasão pela sua presença… Em um improvável conflito, o grosso das forças americanas destinadas a conter os russos, seria transportado diretamente dos EUA para a Europa, numa operação muito similar a REFORGER da Guerra Fria. Viriam tropas por mar e ar, em um esforço conjunto de mobilização. Enquanto o reforço não chegasse, os exércitos concentrados no leste europeu provavelmente levariam a efeito apenas uma operação de retardo; um recuo com luta. Há também um ponto específico de suma importância: os russos não tem condições… Read more »

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

O numero de tropas no baltico é suficiente para contrapor as tropas na fronteira da Estônia e no enclave de Kaliningrado, se os russos deslocarem mais tropas como na ultima Zapad, é so a Otan deslocar a força-tarefa conjunta de alta prontidão” + o exercito polones + as brigadas blindadas americanas e inglesas estacionadas na Alemanha + a 1 panzer division do Heer que é uma divisão germanicca-holandesa de alta prontidão ou seja não precisa de nenhum reforger, e os EUA/Otan tem armas eficientes para destruir a IADS russa coisa que a Russia não tem para fazer o mesmo com… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Augusto L, Tenho pra mim que essas seriam as forças a serem empregadas nas ações de atraso. Se os russos mobilizassem suas reservas, mais reforços seriam necessários. O que “equilibra” a questão é a capacidade anti-carro proporcionada pela aviação de ataque da OTAN. Mas ainda penso que isso precisaria ser complementado por uma força blindada mais volumosa que, mesmo na impossibilidade de ser superior numericamente, poderia eliminar por si só a chance de se obter uma superioridade completa no chão… Se fosse possível chegar a uma proporção de 2×1 de forças blindadas estacionadas na Europa, já seria o melhor o… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  _RR_
6 anos atrás

RR as forcas que citei são equivalentes ao Distrito militar do Leste e se os Russos deslocarem mais forcas de outras regiões levariam o mesmo tempo de mobilização do que outras forcas da Otan no resto da Europa e da América do Norte. Agora as forcas rotativas no Baltico são o suficiente para impedir dos Russos tomarem o baltico com as forcas estacionadas em kaliningrado e na fronteira da Estonia.
https://www.rand.org/pubs/research_reports/RR1253.html

_RR_
_RR_
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Augusto L, Do texto que postou: “While not sufficient to mount a sustained defense of the region or to achieve NATO’s ultimate end state of restoring its members’ territorial integrity, such a posture would fundamentally change the strategic picture as seen from Moscow.” Segundo as conclusões do próprio analista, o deslocamento de sete brigadas adicionais apenas poderia prevenir o rápido colapso dos Estados Bálticos, e não seria possível manter uma defesa sustentada. E ele tão e somente supõe que essa nova disposição de forças venha a dissuadir os russos de qualquer aventura naquela região. Mas resta evidente que mesmo isso… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  _RR_
6 anos atrás

Então, RR, os russos so superariam essas novas brigadas se deslocarem + forcas, e no link fala que a defesa precisará tbm de suporte aereo adequado. Se os Russos enviarem mais forcas a Otan tbm envia, as distancias são as mesmas! Não há mais aquele cenario de precisar vir reforços via navio dos EUA e Canadá. Se voce pesquisar na Net, as forcas russas que fazem fronteira com o baltico e compara-las com essas brigadas + as forcas da Estonia/Lituânia/Letônia voce verá que são equivalentes. Unica coisa que a esses grupos de batalhas que foram pro Baltico não tem são… Read more »

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

A Eurobambilândia não investe em defesa e se bobear homem lá é uma raça em extinção!

Delfim
Delfim
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKK !!!

Floresteiro
Floresteiro
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

Rapaz, cuidado. Por aqui o investimento também é bem baixo.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Floresteiro
6 anos atrás

Aqui o investimento é baixo, alto é a folha de pagamento kkkk e se deixar na mão da Globo e UOL, os brasileiros vão virar todos GAYS (nada contra, senão serei processado aqui pelo site).

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Os russo se quiser invandir a europa a´otam naõ dura um mês,por isto a dura do presidente americano.Hoje é impensável uma nova invansão da normandia.Vejam a historia o Exercito alemão estava na porta de moscou ,stalingrado tomou uma contra ofensiva em menos de dois anos estavam em Berlim, que o grosso da forças alemãs estava na frente leste e todo o reforço ia pro fronte leste.Hoje os equipamentos tem duas ou três vezes mais rapidez de deslocamento atualmente.Os Países da Otan pensam se os russos nos atacarem vem a cavalaria( eles acham que os americanos vão saltar de paraquedas em… Read more »

Gabriel
Gabriel
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Mas se o dólar colapsar?!

Soldat
Soldat
6 anos atrás

Uma vez eu disse e volta a dizer os Russos vão marcha e nenhum pais europeu vai fazer frente e os Âmis vão corre para a ilha da Rainha para tentar um contra-ataque…. piadinhas a parte nenhum pais Europeus vai querer que os Russo joguem nukes em seus territórios enfim os Âmis e Ingleses lutarão sozinhos…e se Wotan quiser perderão……

Augusto L
Augusto L
Reply to  Soldat
6 anos atrás

Não vão querer nukes no seu territorio e muito menos tropas russas, se toca soldat os “Amis” estão la pelos europeus e não ao contrario.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
6 anos atrás

Pelo amor de Deus, o povo viaja, mesmo que os russos tenha mais tropas em sua fronteira q a OTAN, jamais se meteria a besta de invadir uma aliança muito maior e mais poderosa que eles, o exercito russo hoje é a sombra do que foi o exercito vermelho e Stalin sendo mais maluco que o Putin e tendo uma força muito maior não invadiu, acham mesmo que a russia vai fazer isso? não viajem, Putin pode ser um ditador mas se tem uma coisa que ate os americanos concordam é que ele sabe jogar, jamais faria uma merda dessa… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Aspectos q devem ser considerados. É interessante pra Rússia ou OTAN um guerra? Repondido isso.. A Rússia tem capacidade de manter seu exército em operação por quanto tempo? A Rússia (se for a agressora) tem condições de mobilizar e concentrar suas forças sem despertar a atenção da OTAN para obter surpresa? E vice-versa? Com os problemas econômicos nos últimos anos, será q a Rússia tem sua capacidade tão boa? A OTAN por sua vez, é uma sombra do q foi. Holanda, Bélgica e Dinamarca nem tem mais suas forças blindadas. A Alemanha, Inglaterra e França diminuíram MUITO! Os EUA namorem… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Agnelo Moreira
6 anos atrás

“Nem um lado e nem outro tem condições de uma guerra com meios convencionais, sem imediatamente empregar artefatos nucleares…” Vc esta errado,amigo. Seu campo de visão parece estar na guerra fria o cenario mudou. A Otan hoje é tecnológica e numericamente superior, so usaram nukes se os russos a usarem, pq eles não precisão de armas nucleares para dissuadir a Russia. So pra voce saber eles respondem por cerca de 70% do orcamento mundial. So a Alemanha,Franca e RU que vc citou tem cerca 800 tanques juntos todos modernos e ainda temos a Espanha com 250 leopard 2 e a… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Sim, entendo isso, camarada Mas diferentemente da Guerra Fria, os estoques e toda a estrutura logística pra manter uma guerra estão bem aquém do necessário. A Europa não mantém um estado de prontidão elevado como antes. O exemplo foi o emprego na Líbia, q esgotou os paióis. Sem uma mobilização grande previa, um ataque não será detido e será necessário o emprego de armas nucleares. Neste sentido q eu quis dizer q está diferente. Lógico, se houver uma crise q desperte a atenção pra guerra, aí a OTAN tem condições, provavelmente melhores q as russas, de mobilizar meios pra fazer… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Pra um grande ataque, ser lancado da Russia tbm necessita de tempo e dar pra notar pela inteligencia o que da tempo para o outro lado se preparar, e + na Libia faltou bobas pq os EUA se retiraram, o que nesse caso não aconteceria. Ê na vdd não faltou bomba, o que aconteceu é que se houvesse outra emergência em curto periodo de tempo não teria estoque mas isso não quer dizer q falou pro teatro Libia. No mais a Otan não precisa de ‘nukes’ taticas, so não aposentou pq precisa garantir o troco nuclear se a Russia usar… Read more »

Antonio Jefferson
Antonio Jefferson
6 anos atrás

Resumindo: A Rússia não esta mais forte, a OTAN (europeus) que estão fracos.

vejam este video e tirem suas conclusões pessoal !

https://www.youtube.com/watch?v=_mySfHTiD1g

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Gente sobre o HEER(exercito alemão) eu não vejo nada anormal, eles são parte da maior organização militar do mundo, ou seja tem amigos poderosos para defende-los e ainda tem a Polonia como Bufferzone, a Alemanha faz a coisa certa se aproveita da boa vontade dos outros, para investir menos em defesa e investir mais na economia, não é atoa que ela é um dos paises que mais exporta no mundo.

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Delfim 11 de Março de 2018 at 18:24
“o sangue derramado vai ser dos EUROPEUS e RUSSOS”
Como na 1 e 2WW.

E onde foi que que os EUA influenciaram o início destes dois conflitos?

Bruno w
6 anos atrás

Alemanha tem nem 40% de disponibilidade dos seus equipamentos …segundo o próprio link que o Bardini postou aqui ,são apenas 105 MBT… A OTAN não é nem a sombra que era no passado…. Muitos falam a Rússia hoje e nem a Sombra do exercito Soviético , pode não ser em números ,mas em qualidade ,está muito Superior…. Segundo a Inteligência britânica já são 120 T14 construidos e entregue ,que estão passando já por treinamento me parece…Então ela não tem só T90 e T 72… Mas não se preocupem ,a Rússia não vai invadir a europa….o mulçumanos já fizeram isso ,ela… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Bruno w
6 anos atrás

Prezado Bruno A Rússia hoje tem meios melhores do q tinha, quando era URSS, mas a afirmativa q é uma força muito superior está equivocada. A Europa está com pouca disponibilidade, pq esta empenhando recursos em uma guerra contra terror q não é vista e evidente aos olhos. Mas sua capacidade de levar a 100% é boa. No frigir dos ovos, qualidades, quantidades, apoios, doutrina se compensam, pendendo pra OTAN pela participação dos EUA. Pra Rússia, a quantidade de muçulmanos é um ótimo recurso, pois pode ser utilizado pra criar AOGI na retaguarda da OTAN. Mesmo movimentos reinvindicatorios podem atrapalhar… Read more »

edimur
edimur
6 anos atrás

O Dragão rugindo e crescendo cada dia mais, doido para cuspir fogo e o povo ainda achando que a ameça ao mundo é a RUSSIA. Sem falar do terrorismo, alguém já parou para pensar se o estado islamico entra nas favelas do rio e se associa ao trafico.

Ivan
Ivan
6 anos atrás

O mapa, sempre o mapa. . Este mapa simples apresenta os três estados bálticos novatos na OTAN: Estônia, Letônia e Lituânia. Observem que estão cercados pela Rússia continental (leste), Rússia Kaliningrad Oblast pelo sudoeste, Bielorrússia pelo sudeste, uma pequena faixa de fronteira ligando Lituânia e Polônia e o resto é mar – Mar Báltico -, bem na saída do Golfo da Finlândia e caminho da Frota Russa do Báltico. . Outro dia discutimos a incrível rede de hidroviária que liga os mares no norte – Mar Báltico e Mar do Norte – aos mares do sul – Mar Negro e… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Ivan
6 anos atrás

O que voce esqueceu que com o reforço, da Otan as forcas das mesma na Polonia e nos 3 paises balricos é equivalente a forca russa em kaliningrado,Bielorussia e na fronteira Russo-Estônia, e que a logista de Otan é muito boa se não superior, sem contar que Otan tem armas para destruir a IADS russa, coisa que os russos não tem para fazer com a Otan.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Voce tem que lembrar que a Polonia tem uma rede ferroviária muito boa “graça” a seus colonizadores alemaes e depois sovieticos.
http://www.eurorailways.com/products/trains_passes/single_country/poland.htm.

Ivan
Ivan
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Augusto,
Uma força aérea competente vai sempre destruir uma IADS.
O problema é em quanto tempo…
Pense fora da caixa, se a IADS resistir o tempo suficiente para as tropas terrestres (ou navais) alcançarem seu objetivo, então cumpriram seu papel.
.
Essa é a diferença entre a doutrina oriental e a ocidental.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Ivan
6 anos atrás

Então, quem disse que uma IADS vai demorar pra ser superada ? Israel destruiu as defesas Sirias em 82 em questao de horas, só não fez o mesmo em 73 pq não tinha as armas necessarias

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

São 150-200 tanques ingleses, Canadenses e Alemãos despachados para o baltico, sem contar os outros tipos de blindados. A Polonia tem cerca de 90 tanques no estreito que conecta ela a Lituânia, sendo que essa brigada polonesa recebeu reforco de um batalhão stryker do Us army e o resto do exercito Polones pode chegar em questão de dias na fronteira, são cerca de 1000mil tanques no inventário com cerca da metade operando, sem contar com a Brigada germanica-holandesa( 1. Panzerdivision ), que é de rapida resposta, operada pelo exercito alemão, com cerca de 120 leopard 2a6 e ainda baseados na… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Augusto,
.
Teria que mergulhar nos efetivos disponíveis para o TO específico dos três pequenos países bálticos da OTAN. Mas desconfio que não tudo isso que você imagina, até porque os poloneses – gatos escaldados – tem suas prioridades de defesa.
.
Entenda meu ponto de vista.
Minha maior preocupação é com a liberdade dos menores – Estônia, Letônia e Lituânia – que viveram décadas sob a bota de Moscou.
.
Sds.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

E a Otan, ja criou uma tatica conter-hybrid war, que consiste em empregar meios convencionais, provavelmente da forca rapida resposta no momento em que as ações desistabilizadoras começarem.

Bruno w
6 anos atrás

Augusto L ,a logística da OTAN é insuficiente ,e a própria matéria disse isso , estão melhorando agora fazendo uma integração ,para poder se mover mais rápido dentro da Europa…Inclusive isso é uma cobrança americana em relação a OTAN…

Augusto L
Augusto L
Reply to  Bruno w
6 anos atrás

Bruno, por isso que digo que a materia não tem respaldo, a Otan fez exercicios de reforços na Polonia em 2016 e 2017, constatou se que a malha ferroviaria era adequada, apesar da malha rodoviária não ser tanto assim. Mas olhe a Bielorussia? Sera que sua infraestrutura permite um deslocamento rapido russo ? Nao! E as forcas em Kaliningrado? As forcas da Otan no baltico somadas com os exércitos dos paises respectivos + o polonês da conta

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Recomendo a leitura dos materiais produzidos por Sir John Hackett falecido em 1997 que foi comandante das forças da OTAN. O sucesso dos Russos (num avanço) será medido pelo numero de perdas de equipamentos a cada quilometro percorrido do avanço. Não esquecer que um exercito numeroso requer uma linha de suprimentos numerosa e competente (axioma do Homem Aranha). Só haverá um avanço Russo na Europa para a tomada de um ponto estratégico (exemplo: destruir a Alemanha). Esse avanço avassalador será barrado por um ultimato (alguma cidade russa será levada a idade da pedra por um artefato nuclear – com o… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Ricardo isso era, possivel na doutrina da 70, mas especificamente na administração Carter, quando Reagan assumiu, ele mudou a regra, qualquer ataque nuclear era considerado total, então retaliação massiva, ou seja, chantagem nuclear estava fora de questão e na decada de 80 a Otan implantou a doutrina air-land que poderia em tese dar uma vitoria para Otan na defesa da Alemanha sem o uso de nukes.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Augusto, é mais ou menos isso mesmo. O cenário do seculo XXI é um pouco diferente. Os Russos podem ter dezenas de milhares de tanques, porém precisam hoje passar por Polonia, Hungria e ex-demais países do antigo Pacto de Varsóvia para atacar a antiga Europa Ocidental, os movimentos colossais de tais forças seria prontamente monitorados pelos Países da OTAN, e a Russia tem tudo, menos a superioridade aérea (e a Síria é prova cabal que os russos são incapazes de manter uma superioridade aérea local – quem dirá continental – contra as forças aéreas americanas). Sem superioridade aérea as colossais… Read more »

Bruno w
6 anos atrás

Na minha opinião não sei …deva ter algum documento disponível na internet em relação a logística de cada país….Mas os Russos são bons na logística ,ela foi invadida varias vezes ,e isso fez os Soviéticos pensar ,toda vez que investia em infraestrutura ,eles fazia algo já na ideia militar….as estradas russas na parte Européia são todas aptas a movimentação de blindados e idem ferrovias…. Mas por outro lado tem um ditado que diz “a melhor defesa é o ataque”.., para os Russos este ditado não se encaixa ,Russos não vão invadir a Europa ,pois isso não faz parte da doutrina… Read more »

Matheus G.
Matheus G.
Reply to  Bruno w
6 anos atrás

“Mas os Russos são bons na logística”

verdade.

olha como eles sao bons mesmo: https://www.youtube.com/watch?v=bSIembD9qHU

se quiser tenho mais videos sobre as trapalhadas militares russas que nao se divulga por blogs de defesa

Samuca
Samuca
6 anos atrás

Simpatias ideológicas à parte, a questão é que toda essa ronha com os russos começou com um erro geopolítico do Ocidente quando esta resolveu cutucar a onça (Rússia) com vara curta por achar que não daria em nada, quando na década passada, numa Rússia presidida pelo Medvedev e cujos laços entre Ocidente e Rússia estavam na fase de ‘lua-de-mel’, a OTAN resolveu incluir os países bálticos – detalhe: países que dividem fronteira com a Rússia – para a Organização, julgando que uma Rússia fraca do ponto de vista econômico e recém aderente ao capitalismo no pós-queda do Muro não se… Read more »

Bruno w
6 anos atrás

Matheus G
“olha como eles sao bons mesmo: ”
VC vai julgar a logística de um pais ,apenas por um vídeo???
Quantos acidentes acontecem no mundo todo??
E os blindados americanos que ficaram agarrados na Polônia ,ou na praia em Portugal???
Se é assim fica dificil…..

Wagner
Wagner
6 anos atrás

Acho engraçado esse ponto de vista da OTAN, eu to faz mais de vinte anos ” do lado ” da Rússia e me é estranho tudo isso, é como realmente ver o lado de lá numa reunião estratégica no Pentágono. Muito engraçado ver o ocidente desse jeito. Vou lhes passar a impressão que Moscou tem da situação. ( em 1ª pessoa, fica mais bacana) 1) Não, Moscou não quer guerra nenhuma. Seria burrice, afastaria dinheiro e destruiria a infra-estrutura que levamos 20 anos para reconstruir. Seríamos idiotas que atacássemos o Ocidente. 2) Tudo o que foi feito na região do… Read more »

Marcelo
Marcelo
5 anos atrás

A Rússia não atacou ninguém , muito menos invadiu a ucrânia. A Rússia nao está ameacando ninguem com guerras, invasões e etc….essas conversas de “ameaça russa” não passam de terrorismo contra os povos europeus, espalhadas pela indústria de armas através da imprensa ( que pertence à grandes conglomerados de mídia e que no final tambem sao sócios dessa mesma indústria de armas ). Relembrando a história….todos os aventureiros que ousaram invadir a Rússia, foram aniquilados. Falar em ameaçar as fronteiras da imensa e poderosa Rússia com 4…5 mil soldados….um batalhão blindado….reforcos que atravessariam o atlantico e outras insanidades ……acho que… Read more »