Por Roberto Lopes
Especial para o Forças Terrestres

O conglomerado sul-africano Paramount Group ofereceu ao Exército Peruano o seu veículo de combate da Infantaria (IFV na sigla em inglês) Mbombe, carro de tração 8×8 cujo projeto, recentemente, gerou o Barys 8×8 – um veículo mais simples que vem sendo desenvolvido pela Paramount em parceria com a estatal Kazakhstan Engineering Distribution, de Astana, capital do Cazaquistão.

A Força Terrestre do Peru lida, há pelo menos quatro anos, com pesquisas de desempenho, inovação e preço de blindados de exploração e transporte de tropas, que lhe permitam adquirir 178 viaturas para as suas tropas mecanizadas.

O modelo favorito para ser escolhido pelos generais locais é o do Stryker, de 18 toneladas (vazio), fabricado pela General Dynamics canadense – uma viatura cara, mas que não seria importada nova da fábrica, e sim comprada aos estoques de excedentes dos Marines (ou do Exército) dos Estados Unidos.

VBTP-MR Guarani

Guarani – Ainda antes disso, o grupo italiano Iveco S. p. A. ofereceu às tropas mecanizadas peruanas os carros da família Guarani, produzidos em Sete Lagoas, Minas Gerais. Mas os generais do Peru responderam que preferiam uma viatura 8×8 a uma 6×6 – detalhe que também afastou da linha de produção da Iveco outros clientes em potencial, como o Exército argentino.

A opção brasileira por um IFV 6×6 é, até hoje, motivo de divergências e debates no âmbito do Ministério da Defesa, em Brasília.

A Força Terrestre, que, na década de 1990, especificou o veículo, defende sua opção pelo fato de a fabricação do 6×6 ser (a) menos complexa, (b) mais barata, (c) suficiente para a demanda do processo de conversão das tropas brasileiras de Infantaria Motorizada em Infantaria Mecanizada, e (d) o estágio inicial (e natural) de uma família de blindados que, em algum momento, irá se concentrar em carros 8×8.

Nos anos de 2000, um executivo da Iveco italiana que se encontrava em São Paulo, contou a este jornalista que a preocupação dos generais brasileiros com a produção de um Guarani de modelo básico, pouco oneroso, era tanta, que esses chefes militares sequer haviam especificado um blindado com assoalho em “V”, próprio para resistir à detonação de IEDs (sigla de Improvised Explosive Devices, ou Artefatos Explosivos Improvisados), como os usados pelos guerrilheiros do Afeganistão, do Iraque e da Síria para entorpecer o deslocamento de tropas inimigas a bordo de veículos blindados.

Azerbaijão – O Mbombe (denominação genérica de “Guerreiro Africano”), de 16 toneladas (vazio) é definido como um Armoured Fighting Vehicle (Veículo de Combate Blindado) de alta resistência a minas terrestres e alta mobilidade.

Seu preço unitário gira em torno dos 2 milhões de dólares, enquanto o de um Stryker de 2ª mão, modernizado, pode alcançar os 2,6 milhões – comparável ao valor de um tanque principal de batalha M-1A2 (série inicial), usado e pesadíssimo e, por isso, considerado “um trambolho” para ser levado ao campo de batalha.

A 22 de fevereiro passado, o Ministério da Indústria do Cazaquistão divulgou que o Barys 8×8, “filhote do Mbombe”, se encontrava em testes de tiro (que incluíam disparos diurnos e noturnos).

Esses veículos serão equipados com um canhão automático Shipunov 2A42, de 30 mm, e uma metralhadora 7,62 mm, fabricada pela empresa casaque ASELS, em conjunto com a empresa turca Aselsan.

A Paramount também negocia a fabricação conjunta da linha Mbombe na Jordânia – cujo Exército já aceitou o veículo – e no Azerbaijão.

Comunalidade – A família Mbombe de veículos 4×4, 6×6 e 8×8 compartilha mais de 80% dos seus componentes, o que permite não só reduzir custos de fabricação, mas também facilitar o treinamento e a logística.

Este compartilhamento está concentrado nos setores da transmissão automotiva “convencional” ou “on-line”, posicionando o powerpack na frente do veículo e ao longo da linha central.

A plena carga o Mbombe é um carro de 28 toneladas, e carga útil – sistema de armas, munições, tripulações e suprimentos – de nove toneladas. É propulsado por um motor a diesel de 6 cilindros turbo charger, que responde a uma transmissão automática de seis velocidades. O ritmo máximo de deslocamento, em estrada, alcança os 110 km/h.

O raio de ação do blindado é de 800 km. Os sistemas de resfriamento e transmissão foram testados e comprovados em condições de inverno de -55 Celsius e condições do deserto de +55 Celsius.

Internamente há espaço para oito tripulantes. A proteção balística é para STANAG 4569 Nível 3+, e a proteção contra explosão é para STANAG 4569 Níveis 4a e 4b.

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Tallguiese
Tallguiese
6 anos atrás

Sei não, o guarani vai ficar só por aqui mesmo. Não vai vender pra ninguém aí fora. O povo quer é 8×8 e não 6×6. Mas se aqui jugaram que o 6×6 do guarani e melhor então beleza!

Guilherme Poggio
Reply to  Tallguiese
6 anos atrás

Pessoal , repetindo aqui as palavras do falecido (e meu mentor) Reginaldo Bacchi: “se 8×8 é melhor que 6×6, então vamos construir logo um 10×10!”

O número de eixos/pneumáticos é função da força (peso) exercida pelo veículo no terreno, dentre outros parâmetros. Se escolheram 6×6 é porque essa configuração é condizente com o veículo e com o que se espera dele.

Além disso, mais eixo, mais problemas, mais custo, maior o tamanho do veículo, etc. Há vantagens e desvantagens em aumentar ou não o número de eixos.

cipinha
cipinha
6 anos atrás

Ai está o motivo de eu ser contra a produção de muitos dos armamentos no Brasil, a sorte é que no caso do Guarani parece existir realmente demanda interna, agora imagine se fosse um daqueles casos que estamos costumados a ver aqui no Brasil onde se compra 6 dúzia, não justifica nem o gasto com o projeto

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

É, parece que o Guarani vai ser só para o Brasil, mesmo. Até Argentina não o levou a sério? Como disse o amigo acima, só nos resta torcer que passem da meia dúzia. Mas a incógnita continua; o padrão mundial, dos exércitos mais profissionais e testados em batalha é o 8X8. Então é claro, o Brasil decide ir de 6X6

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Joao Moita Jr
6 anos atrás

Eu ficaria surpreso se a Argentina tivesse comprado! Eles não compram nada. Para eles 6×6 novo, com motor argentino já é um baita negócio.

M.Silva
M.Silva
Reply to  Joao Moita Jr
6 anos atrás

Para o BOPE e BPChqs, pode ser bom. E só também.

Mariner
Mariner
Reply to  Joao Moita Jr
6 anos atrás

Joao Moita Jr .Acho o Guarani 6 x6 e 8×8 próprio para charco , transposição de rios , alguns pontos de cidades ,no asfalto ,desertos Emprego geral em qualquer área, o motor é fabricado na Argentina .O EB encomendou 1.538 até 2030 e não a dados de quantas unidas foram entregues do 6×6 até agora pela Iveco de MG..Com Torre UT-30BR ,Israelense Elbyt Systems Ltd.que tem subsidiaria em Porto Alegre RS. O 8×8 esta projetato , não sei sem vem no pacote dos 1.538.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Joao Moita Jr
6 anos atrás

É tão ruim 6×6 que a França está pra receber uma galera de seu novo veículo se não me engano se chama Phanter.

wwolf22
wwolf22
6 anos atrás

Alguém ganhou muito $$ por escolher 6×6…
pagamos mais caro por um produto inferior aos similares internacionais… o mesmo ocorreu nos Helis, ocorreu com os subs, vai ocorrer com as Tamandares, …
enfim, td o que as FFAA querem produzir aqui no Brasil eh inferior tecnologicamente mas superior no valor.

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

Pra mim foi um erro ir de 6×6. Solução imediatista e com consequências desastrosas no futuro.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

O encosto do M8 Greyhound que não é exorcizado de maneira alguma

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Na verdade, o Guarani tem uma venda externa de 10 unidades para o Líbano. . 6×6 é uma opção econômica que deu certo na década de 80 e, talvez, funcione agora com países que querem economizar, desde que a diferença para o 8×8 seja significativa. . Argentina não comprar é tão natural quanto um cachorro não voar. . A Iveco e o EB poderiam ser mais agressivos com a venda para os peruanos, levando o veículo até lá ou trazendo-os até aqui para fazer testes mais rigorosos. Mas, no fundo, o que vai interessar mesmo é o preço e, disputar… Read more »

Jr
Jr
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Não adianta ser agressivo quando o guarani não atende um requisito básico dos peruanos, ou seja, ser um 8X8. No mais, nada de novo, da para contar nos dedos das mãos os países que escolheram um 6×6 ao invés de 8×8

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Jr
6 anos atrás

Mas tem que ver se esse requisito é algo estritamente técnico ou se é mero preconceito. Por isso disse de mostrar os prós da opção 6×6. De qualquer forma, enquanto o Guarani não for realmente uma família, em especial, enquanto não contar com uma opção de canhão 90mm ou 105mm (se possível no 6×6), ficará difícil vendê-lo. O EB deveria comprar um canhão 90mm e outro 105mm para testes. E, aproveitar e comprar também um morteiro 120mm para testar e ver se dá certo no 6×6. Se der, ótimo e encomenda mais. Se não der, guarda para quando o 8×8… Read more »

Mauricio R.
Reply to  Jr
6 anos atrás

O Guarani tem um primo 8 X 8, é o Super AV para o ACV do USMC.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Colombeli poderia comentar a respeito da matéria. Mais precisamente sobre o que o jornalista diz no 5º, 6º e 7º parágrafos.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
6 anos atrás

O Exército não tinha uma previsão de um blindado guarani 8X8 com canhão 105 mm?
O que aconteceu?
Já sei, essa maldita falta de verba, ou melhor, falta de amor a pátria, de vergonha na cara!

Alejandro Perez
Alejandro Perez
Reply to  Karl Bonfim
6 anos atrás

Falta de $$.

Guilherme Santos.
Guilherme Santos.
Reply to  Karl Bonfim
6 anos atrás

A verba foi para pagar aposentadoria e pensões das filhas dos militares. Foi tipo : 80%

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Uma excelente opção! Enfrentar os chilenos num guarani é loucura…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

Os Chilenos não querem guerra,assim como nós mal se aguentam em pé.

Alejandro Perez
Alejandro Perez
Reply to  Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Acho melhor vc se informar melhor…

Daglian
Daglian
Reply to  Alejandro Perez
6 anos atrás

Me explique aonde ele está errado, por favor. Um país com PIB de 264 bilhões de dólares suportaria uma guerra prolongada, mas o Brasil, com 2,141 trilhões de dólares de PIB, muito mais recursos, população e território não? Vá contar essa em outro lugar. Você sim deveria se informar melhor.

ODST
ODST
Reply to  Daglian
6 anos atrás

Exatamente Daglian. Se o Brasil não aguenta, ninguém da américa latina aguentaria, o Brasil é a referencia de engenharia e economia de toda essa região.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Daglian
6 anos atrás

Não só aguenta como já fez! Informe-se sobre a história da América Latina antes de falar bobagem

MadMax
MadMax
Reply to  Daglian
6 anos atrás

Com crise e tudo o PIB do interior , só do interior, de são Paulo já é 12℅ maior que o Chile.
No entanto, nossas forças armadas… Brasil é aquele primo grandão e bobão, só tem tamanho.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

Loucura? Poderia nos dar melhores detalhes Gabriel? Qual a diferença em estar a bordo do Guarani 6×6 e do Mbombe 8×8 armados ambos com o mesmo reparo de armas remotamente controladas e com o mesmo tipo de proteção balística?

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bezerra (FN)
6 anos atrás

O Guarani é projeto barato feito para ser fabricado em massa a baixo custo….muitas características importantes dos veículos de transporte de tropas modernos foram retiradas da lista para ele caber no orçamento do EB…assoalho em V é apenas o mais evidente e o que temos acesso.
Pobre Exército Libanês!

Delfim
Delfim
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

Não temos divisa com o Chile.

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

Onde fica a fronteira entre Br e Chile? N encontei aqui no mapa.

Igor
Igor
Reply to  Gabriel
6 anos atrás

Acho que o Gabriel se referia aos peruanos se fossem comprar os Guarani

Alejandro Perez
Alejandro Perez
6 anos atrás

“Claro, fomos de 6×6, mas, para ser DIFERENTE.
Vocês não notaram???
O Brasil deveria tentar vender para o Uruguai e o Paraguai.
Pelo menos para estes dois!”

Amigo, se vier gràtis, beleza. Mas se for pra pagar, o Uruguay ta CHEIO de veículos de transporte de infantaria e com muitos de segunda mão para comprar. Não vai dar negocio…

Mariner
Mariner
6 anos atrás

Resumindo: Esta é a situação da América , (latrina) Latina.

Alejandro Perez
Alejandro Perez
Reply to  Mariner
6 anos atrás

Em um Continente sem ameaças bélicas consideráveis, difícil que um governo queira gastar milhoes de dolares em blindados quando existem milhares de usados a ótimos preços.

O de América Latrina vc fala pelo Brasil?

Mariner
Mariner
Reply to  Alejandro Perez
6 anos atrás

Não , da Latina que o dinheiro vai para o bolço de quem é eleito .que nunca cuidou da segurança interna .Tem pais que deve fechar as portas e repensar sua posição.Ficar em cima do muro é comodo. Este é o reino de avelã , não é o Brasils.

Daglian
Daglian
Reply to  Alejandro Perez
6 anos atrás

Não, do resto da América Latrina mesmo, que vem num blog brasileiro insultar este país, arrotando uma superioridade inexistente.

Alejandro Perez
Alejandro Perez
6 anos atrás

Amigo, se vier gràtis, beleza. Mas se for pra pagar, o Uruguay ta CHEIO de veículos de transporte de infantaria e com muitos de segunda mão para comprar. Não vai dar negocio…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Alejandro Perez
6 anos atrás

De fato, Paraguai e Uruguai não possuem orçamento para adquirir veículos blindados fabricados nesse século. O que dá para oferecer para eles é Cascavel e Urutu e, ainda assim, vão querer de graça, então é melhor nem oferecer.

Mariner
Mariner
6 anos atrás

Vai continuar , para Paraguai , troca por muamba , Uruguai o Brasil doa .E não adianta falar em ENGESA após o leite derramado.Carros pesados o Brasil comprou 250 Leopard 1a 5 estoque da Alemanha ,fabricado pela KMW , que se instalou em S.Maria RS .Esta fazendo manutenção dos 1 A1 e 1A5 até surgir uma encomenda mais moderna.

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

Também gostaria de mais opiniões sobre os parágrafos 5, 6 e 7….
Dá até arrepios…

Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
6 anos atrás

Mas como o brasileiro gosta de uma “jabuticaba”.

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

“Nos anos de 2000, um executivo da Iveco italiana que se encontrava em São Paulo, contou a este jornalista que a preocupação dos generais brasileiros com a produção de um Guarani de modelo básico, pouco oneroso, era tanta, que esses chefes militares sequer haviam especificado um blindado com assoalho em “V”, próprio para resistir à detonação de IEDs (sigla de Improvised Explosive Devices, ou Artefatos Explosivos Improvisados), como os usados pelos guerrilheiros do Afeganistão, do Iraque e da Síria para entorpecer o deslocamento de tropas inimigas a bordo de veículos blindados.” Precisa falar mais alguma coisa? É o mesmo tipo… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Gustavo
6 anos atrás

Ninguém vai querer comprar um blindado assim, mas o que importa são as vendas internas nesse rumo que o Brasil tomou de fechar o mercado e extorquir o brasileiro o máximo possível com produtos/serviços inferiores e mais caros com impostos absurdos. Depois querem reclamar do Trump que quer taxar o aço em 25% sendo que o Brasil faz muito pior e é o segundo país mais fechado do mundo só perdendo para o Sudão, parece piada.

Mariner
Mariner
6 anos atrás

O fato é que comprar , ou ficar admirado como outros países fazem o novo em matéria de armamentos modernos . Como resolver , não compra mais nada e investe em pesquisa , tudo em tecnologia própria . O Brasil é um pais jovem e mal administrado , mas tem sida . Em mais II séculos ,se tudo correr bem será um potencia.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Existem vários blindados 6×6 mundo afora. Piranha (Suíça) , Pandur (Áustria), Patria (Finlândia), Jaguar (França), Arma (Turquia), Pindad Panser Anoa (Indonésia) e etc.
Enfim, não o Guarani 6×6 não é nenhuma jabuticaba. O problema é não ter também uma versão com canhão de 105mm e/ou 8×8.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Excelente observação quanto aos 6×6.
Inclusive lembrando o Piranha!!
O 8×8 com 105 ficou pra depois por falta de $.
Próxima versão será a Morteiro.

Os ROP exigiam a sobrevivência da tripulação aos IED e minas AC.
Não sei da onde o jornalista e o cara da IVECO tiraram esta observação…
Se vc quer uma mulher, precisa pedir peitos?

Outrossim, as vendas externas do Guarani foram perdidas pelo Lulopetismo e a excelente condução da política externa por aquele bando…Tomara q reapareçam…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Obrigado, Agnelo.
Ano passado falaram do morteiro, dando a entender que iria começar uma “concorrência”. Esfriou o assunto.
A Ruag mostrou o Cobra.
Eu prefiro aqueles que ficam no teto, como o Nemo.
Torço para que surjam novas encomendas, principalmente de quem pode pagar.
Pelo menos nosso atual governo, se não ajuda, pelo menos não atrapalha.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Caro Agnelo, a engenharia militar não teria outras soluções além do chassi em V para proteção contra minas e dispositivos improvisados? Caso haja outros artifícios e uma empresa apresentasse um veículo com estes mas não o chassi na dita forma, a mesma não poderia ser desclassificada do certame sob esta justificativa. Pode ter certeza que haveria uma ‘batalha judicial’ que atrapalharia todo andamento do certame…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Bom exemplo Agnelo.Vou dormir mais tranquilo,também não entendi qual é a do
cara da IVECO e do jornalista.

Blindmans Bluff
Blindmans Bluff
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Nem IFV de respeito tem canhao de 105mm hje em dia.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Daqui a pouco faz uma década que o primeiro Guarani saiu e ainda vão estar discutindo essa baboseira de “6×6 foi um erro”. . O Guarani é uma APC. Não é e NUNCA será um IFV. É blindado que TEM que ser barato, tanto de comprar, como manter e operar. E isso, ele é. Pq tem que ser barato? Para mecanizar toda nossa infantaria. Esse é o objetivo do programa. . “Aihm, mas todo mundo usa 8×8” . Olhe para o que os franceses estão introduzindo: https://www.youtube.com/watch?v=_wdQD4v-anw Isso aí é o Guarani dos caras! . “Aim, mas eles tem o… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bardini
6 anos atrás

Bardini, ótimo comentário.
Só complementando. Para a função de reconhecimento, a França vai ter um 6×6 mais parecido com o Guarani, o EBRC Jaguar (com canhão 40mm e míssil anti-carro) que substituirá o AMX10RC (canhão 105mm), ERC-90 Sagaie (canhão 90mm) e o VAB Hot (míssil anticarro).
Ou seja, a França terá dois modelos para fazer as funções do Guarani, sendo que optou por não ter um com canhão 90/105mm, considerando melhor ter um canhão menor e míssil anti-carro.
https://www.youtube.com/watch?v=TjOxF52MiQ0

Bardini
Bardini
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Esse canhão 40 mm é uma maravilha da engenharia… Não sei se vamos ver algo com essas capacidades tão cedo no EB. Talvez nunca teremos… . Eu sou amplo defensor do VBR-MR 8×8, armado com canhão 105/120mm. É o futuro. É um veículo de apoio fenomenal. . Uma das grandes preocupações das Forças, que tenho lido, é que será cada vez mais difícil deslocar um MBT para o TO, a ponto de ele chegar a tempo para ser relevante. . Imagine isso a nível de Brasil, onde temos poucos MBTs e o terreno é de dimensões continentais. Um 8×8, capaz… Read more »

Thom
Thom
Reply to  Bardini
6 anos atrás

Raramente aparece meus comentários no Forte.

Fred
Fred
6 anos atrás

Veículo de categoria diferente do Guarani. Está acima das especificações que geraram o nosso 6 x 6.
Da África do Sul, acho que nos cairia como uma luva, o Rooikat, substituindo os Cascavéis e o Guarani 8 x 8 105mm…

Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Nos anos de 2000, um executivo da Iveco italiana que se encontrava em São Paulo, contou a este jornalista que a preocupação dos generais brasileiros com a produção de um Guarani de modelo básico, pouco oneroso, era tanta, que esses chefes militares sequer haviam especificado um blindado com assoalho em “V”, próprio para resistir à detonação de IEDs”
.
Engraço… Parece que o Guarani resiste a 6KG de TNT SOB a roda.
http://www.forte.jor.br/2011/07/27/vbtp-guarani-realizou-testes-antiminas/

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bardini
6 anos atrás

O que o executivo disse foi que nas especificações do Guarani não havia o requisito do assoalho em V. Quem resolveu colocá-lo no projeto foi a Iveco, ao detalhá-lo e industrializá-lo.
Se o executivo estava mentindo ou não, são outros quinhentos.
Não duvido que seja verdade. A Tamandaré do CPN é bem diferente da Tamandaré pós-detalhamento pela Fincantieri.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Caramba, quanto pseudo especialista aqui!!! Dizer que o Guarani é ruim, oh viralatisse!!! Cadê os entendidos,Socorro!!!

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Marcelo Andrade, nenhum dos “meninos” ai de cima que postaram afirmou que o Guarani é ruim, disseram que ele é diferente de uma certa tendência de mercado em se adotar veículos de combate sobre rodas 8×8, que são, notadamente mais estáveis, tem maior poder de tração na barra, mais área de contato sobre o solo e mais espaço para receber up grades e equipamentos de missão e de combate. O EB optou pelo 6×6 porque questões já amplamente debatidas, sendo que os principais argumentos são o custo de aquisição e o custo de operação. Eu, que não sou do EB,… Read more »

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Rafael,o simples fato de el vir a ter uma versão reconhecimento armado com canhão seja de 90mm, ou 105mm, a meu ver não melhoraria muito a questão de mercado externo, pois o problema não está aí e sim no equilíbrio, na distribuição de peso e na capacidade de tração, algo mais saudável no 8×8. Eu, como já citei antes, não sou expert no assunto, mas ao invés e canhões médio, preferia a vtr 6×6 de RECON com o canhão de 30mm e uma lançador de Spike ER, mais letalidade, menos peso, menos efeito pêndulo em movimento, mais uma vez, isto… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Juarez
6 anos atrás

Juarez, no Oriente Médio, África (tirando a África do Sul), em boa parte da América Latina e da Ásia, os governantes e os militares entendem tanto de blindado quanto alguns adolescentes que comentam aqui. Eles não estão muito preocupados com a mobilidade ou a durabilidade. Eles querem é um canhão que destrói tudo e não um 30mm (que destrói quase tudo). Tamanho é documento para essa turma. O Cascavel, por exemplo, vendeu muito mais que o Urutu. Por isso eu acho necessário a Iveco/EB terem logo uma versão com uma arma de 90 e/ou 105mm, seja 6×6, seja 8×8 (melhor).… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Juarez
6 anos atrás

Pra mim está é a co figuração ideal . Há tbm modelo de canhão de 90mm tão eficiente quanto um de 105mm na atualidade.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Eu gosto do Guarani, é até bom que não vendam para outros países aqui da região…
Aos poucos estão sendo construídos, outras versões ainda vão aparecer…

Celso
Celso
6 anos atrás

As variaveis sobre as diferencas belicas e operaconais de um 6×6 e 8×8 sao inumeras e ja foram aqui mesmo dsicutidas em muitas oportunidades. Sejamos francos e honestos, nesse momento e dados o orccamento irrisorio para aquisicoes no EB, com certeza o EB se decidiu por uma aquisicao mais premente e necessaria. muitos aqui estao se esquecendo que o objetivo inicxial foi o de comecar a substituicao gradual do M 113 pra comecar e assim seguir tambem com o do cascavel e do urutu. O 6×6 Guarani para quem conhece um pouco do assunto, esta plenamente testado e capacitado para… Read more »

Gelson
Gelson
6 anos atrás

Agora fiquei com uma grande dúvida. Este motor do Guarani (Iveco FPT Cursor 9 383 hp -286 000 W) é fabricado onde mesmo?
Se alguém souber por favor esclareça.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Gelson
6 anos atrás

Argentina.

Gelson
Gelson
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Rafael,
muito obrigado pela resposta confirmando este meu temor.
É inacreditável que o EB chame este projeto de “estratégico”. Aliás, acho este termo muito mal empregado pelo próprio.
Ou seja, deixam de comprar veículos já prontos e testados optando por um “nacional” para que não dependam de ninguém para fornecimento de componentes e o fabricante de um dos principais componentes é/seria o nosso maior antagonista e que tem se revelado ao longo dos anos como um péssimo parceiro comercial.
Simplesmente inacreditável!
Larguei…!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Gelson
6 anos atrás

Gelson,
A encomenda inicial de 2044 Guaranis não justifica a fabricação dos motores aqui. O que poderia eram adotar um motor, de outro fabricante, produzido no Brasil, mas a Iveco não iria gostar da ideia de usar um insumo de um concorrente.
Apesar de não confiar na Argentina, eu não sou tão receoso assim em relação à Argentina nesse caso. Motor é algo relativamente durável e substituível em caso de boicote.

Gelson
Gelson
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Rafael, entendo a tua posição mas, eu larguei de mão este país. Não é sério, mesmo! Veja o exemplo da Africa do Sul. Tudo bem que foi motivado por embargo mas eles acabaram desenvolvendo grande parte dos equipamentos que utilizam usando fornecedores alternativos. Eles tem no seu inventário um helicóptero de ataque que seria muito interessante para o EB. Assim como artilharia AP e munições. Mísseis próprios tb. Aqui o EB insiste em comer na mão dos EUA para depois ficar dependendo eternamente da boa vontade do seu feitor. A MB vive de migalhas da Royal Navy e a FAB… Read more »

Caio
Caio
6 anos atrás

Pequeno leve e rapido mas, sua finalidade e para que? essa pergunta parece nebulosa, por que se for para patrulha interna ok, agora partir pra cenarios mais intensos, como no oriente, acho que o tempo do 6×6 ficou nos anos 80.

Celso
Celso
Reply to  Caio
6 anos atrás

Caio, acredite se quiser, mas um 8×8 tbm se torna um alvo tao bom qto um 6×6. Nao e o tamanho ou porte que torna um veiculo mais poderoso que outrem, mas sim seus meios e capacidades de locomocao, blindagem e armas adequadas. Um 6×6 pode cumprir quase todas a s mesmas tarefas de um 8×8. OK….esse asunto ja foi tantas vezes debatido aqui mesmo no Fort a anos atras e ainda hoje parece que muitos nao entenderam o real objetivo do mesmo 6×6 em operacoes de campo e apoio a infantaria. Tem ate comentario sobre o motor ter a… Read more »

Eduardo Jardim
Eduardo Jardim
6 anos atrás

Boa noite foristas. Me lembro de uma observação do Colombelli na qual ele citava que em 90% das situações o desempenho de veículos 6×6 é quase idêntica ao desempenho de veículos 8×8. Em estradas planas asfaltadas o 6×6 vai muito bem. Em um mundo onde a maioria da população mora em cidades o combate urbano será a regra. O 6×6 dá conta da missão nesse cenário. Não podemos arcar com os custos de ter o melhor blindado, o melhor caça, o melhor navio escolta…mas podemos ter Forças Armadas equilibradas que sejam um verdadeiro poder de dissuasão. O Guarani faz parte… Read more »

Celso
Celso
Reply to  Eduardo Jardim
6 anos atrás

Exatamente isso Eduardo, mas parece que a maioria aqui vive no mundo do faz de conta….rsrsrsrsrsrsr um problema de cada vez e o EB sabe muito bem o que esta fazendo e no tempo certo com os recursos que tem. Sds

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

O Brasil devia diminuir um pouco a quantidade de 6×6 e comprar algumas dezenas de 8×8 para intalar um canhão através do fms talvez até tenha alguns que venha com ele.Que o Brasil precisa e de quantidades para a infantaria não ir a pé e por isto precisa de um veiculo mais barato,pois o grosso dos veículos e m-113 que apesar da modernização ficará obsoleto em pouco tempo, é ele já não e adequado para acompanhar tanques pois a blindagem dele é fraca. É falando em blindagem aquela blindagem reativa alemã é formidável( O Brasil deveria comprar, dos alemães.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Prezado Ronaldo
O Guarani e o M-113 não tem relação.
O Guarani veio para modernizar a Cavalaria Mecanizada e implementar a Infantaria Mecanizada no lugar de parte da Infantaria Motorizada.
O M-113 faz parte das Forças Blindadas (sobre lagartas) Q possuem mais poder de choque. Ele está sendo modernizado para acompanhar a vida útil do Leo A5. Futuramente pretende-se troca-lo junto com o Leo por uma VBCI.
Sds

Celso
Celso
Reply to  Agnelo
6 anos atrás

Agnelo, em principio seu comentario esta correto, mas o plano final pelo que acompanho a muitos anos, nao e bem esse. Tdos que conhecem o M 113 ou ja foram seus passageiros e ou condutores, sabem muito bem que sua pseudo blindagem eh fraquissima e mal aguenta municao 7,62. Nao se esquecendo q essas mesmas municoes evoluiram e muito. A pretensa atualizacao dos mesmo M 113 nao visou aumento de sua protecao, mas sim o aumento de sua longeva vida no EB por inumeras razoes. So poderia acompanhar muito atras a evolucao dos blindados de lagarta e apostarem que os… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Celso
6 anos atrás

Exato, camarada.
Por isso a necessidade e intenção de substituí-lo por uma VBCI.
Sds

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

Caminho sem volta! A grande massa de meios desta natureza será composta por 6×6 Guarani, em algumas versões.
Por isso minha preocupação!
Ele deve ser adquirido em grandes quantidades, o que seria muito bom para o EB, pois ele atende ao que se prestou a fazer desde o início.
Do contrário, vai ser difícil manter daqui 10/15/20 anos, com uma manutenção cara, programas de modernizações proibitivas e coisas assim.
A versão artilharia talvez até ajudasse a promover no mercado internacional….mas até segunda ordem, tá parado.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Celso, vou repetir para voce o que já disse a outro forista que ao invés de debater preferiu fazer afirmações de coisas que não foram ditas e ainda querer desclassificar que se habilita a debater o assunto que não vé em direção a decisão tomada pelo EB, que repito está debatida e não desclassificada. Não vi ninguém aqui apregoar “foderosos canhões de 120mm”, até porque a maioria dos que aqui labutam, sabem qua naquele chassi seria no mínimo uma loucura colocar uma peça deste calibre, e ainda aumentando ainda mais os problemas do efeito pêndulo. O que abre para o… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Juarez
6 anos atrás

Boa noite Juarez. Desculpe a intromissão, sem querer ofendê-lo ou provocá-lo, mas há alguma ação de uma das três forças que você já tenha pensado “poxa, pra essa eu tirei o chapéu”? Melhorando a pergunta, há algum projeto nacional e/ou internacional, que não tenha sido executado junto aos EUA, que lhe agrade? Sei lá, Astros, aquele ALAC, IA2, compra dos LEO e Guepard, kc390, R99, E99, Macaé etc. Há algo? Já te vi criticando a “kombi”, a “baleia azul ou branca” sei lá (sub), o “gripen manco”… “ter não é operar”, “se isso der certo, mudo meu nome pra…”, “isso… Read more »

humberto
humberto
Reply to  Felipe Morais
6 anos atrás

Não sou o Juarez, mas me atrevo a colocar os meus achos de um entusiasmático pelo setor de defesa. Astos OK ALAC, nunca entendi bem ele. Porque já não foram para o AT-4? ou seja, não IA2 não LEO. o 1A5 ótima aquisição já o 1A1.. Mas no geral SIM. Guepard, apesar de achar ele animal, imponente, não. KC 390 como programa sim, agora o avião tem que se provar, particularmente gostaria que o transporte estratégico (no caso o 767 convertido) voltasse a ser prioritário. R99, E99 Perfeito Macaé..não tenho opinião formada, mas gosto do projeto Kombi não, mas vamos… Read more »

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  humberto
6 anos atrás

Humberto, só um palpite aqui que você não pediu, mas vou me atrever, rsrsrs.
A kombi não é projeto de Estado, mas daquele (des)governo daquele partido…

Humberto
Humberto
Reply to  GIOVANI BENTO
6 anos atrás

GIOVANI BENTO 13 de Março de 2018 at 16:46
hahahaha.. Você tem razão, coloquei Estado pois em tese a compra foi encabeçada pelo Min Defesa e o (des)governo.

Celso
Celso
Reply to  Juarez
6 anos atrás

Juares, respeito suas opinioes e de certa forma acompanho seus comentarios aqui e acola a muitos anos. Vejamos o seguinte, em primeiro lugar nao comentei ou respondi a suas opinioes, alias, acho que vc nem leu com criterio o que opinei. Segundo, nao sou marinheiro de primeira viagem e sei muito bem sobre o que escrevo sem nunca tentar em aspectos tecnicos. Qto a trestar o produto, obviamente que em combate ainda nao o foi, ou sera q voce quer que assim seja….mas presumo q foi testado o suficiente sob circunstancias especiais e controladas para obtencao de dados confiaveis. Enfim,… Read more »

Kalac
Kalac
6 anos atrás

Enfim, qual o preço do guarani ? Ele ja tem um bom pedido interno o que vai manter a iveco ocupada durante um tempo ! Agora se ela quer vender para consumidores externos, que invista com seu proprio dinheiro e corra atras do produto que atenda as necessidaded internas… Mas uma coisa que me entriga é que eu nunca encontrei nenhum video desses veiculos a mais de 50km por hora ! Porque enfatizam que ele alcança 100km ? Kkkk

Agnelo
Agnelo
Reply to  Kalac
6 anos atrás

Prezado Kalac
Se não me engano:
Guarani: R$ 3.000.000,00
Torreta: R$ 800.000,00
REMAX: R$ 2.700.000,00
UT30: R$ 3.500.000,00

Uma Cia Fuz Mec tem 16 Guaranis.

Sds

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Juarez, o Cascavel foi muito testado em batalha no Iraque. Provavelmente o batismo de fogo do Guarani será na África.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Joao Moita Jr
6 anos atrás

Bem provável.
Mas pode ser no Líbano também.

Luiz Floriano Alves
6 anos atrás

Os Alemães jáa tinham priorizado seus blindados sobre rodas no modelo 8×8 ( PKW Acht Raade). Melhor tração, mais resitente a avarias de suspensão, maior peso embarcado o que significa proteção e armamentos. Ter um 6×6 é melhor do que não ter nada. Porém não tem termo de comparação com o resto do mundo.Será que somos o Joãzinho do passo certo, com os demais totalmente errados??? Ou melhor, não vimos os outros segmentos das FAA, uma vez que os nossos Fuzileiros vão de Mowag Piranha 8X8 (aliás vão muito bem!). E a altura do Guaraní? Poderiaa ser chamado de Girafa.… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Luiz Floriano Alves
6 anos atrás

Piranha tem pratiacamente a mesma altura do Guarani.
.
CFN comprou Piranha em uma época que o Guarani sequer existia.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Luiz Floriano Alves
6 anos atrás

O nossos Mowag Piranha aqui do CFN são mais “altos” que o Guarani, a tração 6×6 cria essa ilusão de ótica. O Boxer alemão e o Mbombe Sulafricano são ainda mais altos.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bezerra (FN)
6 anos atrás

Bezerra (FN), por gentileza, qual é o armamento do Piranha do CFN?
Há algum projeto a respeito?

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Essa questão da altura do Guarani já foi desmistificada aqui no Forte.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Luiz Floriano, os FNs são objetivos e pragmáticos…..ainda bem.

Mauricio R.
6 anos atrás

Ironia a parte, os Buffel, Casspir, Ratel de 35, 40 anos atrás eram bem mais protegidos que nossa lata de sardinha com sotaque italiano.
Os americanos botaram o bendito do chassis em V, no Stryker, não foi a toa.
Mas reflexo da experiência vivida, no Iraque e no Afeganistão, IED eram a norma, no Haiti; não.
Idem os italianos no Centauro II.

Nilson
Nilson
6 anos atrás

O Guarani 6×6 transporta perfeitamente um grupo de combate, que é uma fração padrão da infantaria. Imagino serem 4 veículos por pelotão, um para cada GC, um para o comando e apoio. Se fosse um 8×8, daria tão certo?? Precisariam de 4 8×8 (não haveria economia), ou para serem 3 8×8 (economizando um carro) por pelotão teria que dividir um GC??

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Toda vez que aparece algum blindado começa(denovo) a crucificação do Guarani 6×6, que bom que isso não terá a visão(errada? Creio a não o Cascavel manda lembranças) do seu idealizador o EB. Pra mim só falta artilhar o bicho em várias versões(como diz um forista”colocar dentes”).rs

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Leia se “não afetará”.

Mauricio R.
6 anos atrás

Cascavel, Urutu, Jararaca, Sucuri, Ogum, Charrua, etc, assim como natimorto do Osório, são o passado.
Que já deveria ter sido exorcizado.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

Eu e meu amigo Ronaldo Leão Correia sempre fomos contra este 6X6 , ele nunca deveria nem ser pensado ,mas parece que no EB gosta de contrariar Opiniões , se todos pensam de um forma , então o EB ., fará completamente de forma Diversa , os argentinos foram os primeiros a torcerem o nariz , depois de Ronaldo e eu .Infelizmente ele não pode mais comentar claramente sobre Defesa !

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
6 anos atrás

Off Topic: Afunda barco do Exercito da Indonésia(TNI-AD), foi filmado enquanto afundava, entrou rápido grande quantidade de água pela casa das máquinas, ainda vai ser investigado o porque.
. https://m.youtube.com/watch?v=YQwaozOEm78

Nilson
Nilson
6 anos atrás

Nesta semana, a IVECO vai entregar o Guarani número 300. E a celeuma deste artigo devido ao Peru querendo comprar 178 8×8 há 4 anos. Ou seja, bem ou mal, o 6×6 está em cadência (lenta, é verdade) e garantindo uma importante superioridade numérica de infantaria mecanizada na região.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Nilson
6 anos atrás

Exatamente… O Brasil com uns 1200 6×6 estará ótimo. Mais uns 150 8×8 com um canhão de 76mm…o Brasil ficaria muito bem situado. Esses números para a nossa realidade estaria ótimo, não sei o porquê de negar alho próximo disso.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Ivan BC
6 anos atrás

Faz como a Indonésia, fabrica o 6 x 6 Pindad Anoa II em quantidade e importa os 8 x 8 Pandur II com torre brasileira Elbit Ares que serão poucos.
No nosso caso como ja fabricamos o Guarani 6 x 6 basta escolher um 8 x 8.
Um 8 x 8 com canhão 76mm também é fabricado na Africa do Sul, mas acho que o EB quer um 105mm, que a AS também oferece.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Rooikat

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Boa opção também, Walfrido!

Mateus
Mateus
6 anos atrás

Melhor do que gastar para projetar um Guarani 8×8 (sem expectativa de exportação, visto que o mercado de 8×8 está saturado), não seria melhor comprar um 8X8 pronto?

Continuaríamos com o Guarani 6X6 e teríamos mais outra opção 8×8

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Mateus
6 anos atrás

A ideia de ter um Guarani 8X8 é que ele seja bem similar ao 6×6, o que resultaria em economia com manutenção.
Mas pode ser viável colocar um canhão 90mm no 6×6 que seria ainda mais econômico do ponto de vista de desenvolvimento e manutenção.
Ou optar por um 8×8 estrangeiro, principalmente os da Iveco.
Só o futuro para responder isso.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Eu optaria por um canhão de 90mm atual que como citei acima não deixa a desejar em nada pra um 105mm , cai como uma luva em blindado 6×6 (que o diga o Cascavel e aquele blindado francês). Uma versão com canhão 30mm combinado com lançasores de míssil ATGM tbm seria ótimo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Pois é. Eu preferia 8×8 com 105mm, mas o Colombelli me convenceu que 6×6 com 90mm é eficiente.
Acho que um canhão 30mm com mísseis sai mais caro, mas precisaria pesquisar para ter certeza.
De qualquer forma, muitos países estão optando por terem apenas canhões 25, 30, 35 ou 40mm em seus blindados. Então ruim não é.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Parece ser o padrão por ae e deve ser bem eficiente. Se levarmos em conta que o bicho não vai bater de frente com o MBT inimigo então 30 a 40 mm já tá bacana e o 90mm já dá pra apoio de fogo e tal. A empresa que fabrica a Torre com canhão de 105mm q até chegou a dar uma volta por aqui pertinho em Contagem MG se não me engano fabrica tbm o canhão de 90mm e já tá engatilhada a fabricação por aqui quando o EB ser seguimento no projeto ao que parece.

Svecia
Svecia
6 anos atrás

Desculpa, Eu năo falha portugesa. My view is that the 6×6 is an excellent choice to replace Unimog and similar vehicles. It is a battle taxi, not a fighting vehicle. An 8×8 is not better for this purpose in any way, shape or form. An 8×8 does make sense for other purposes, like working with the Leopards, carry a 105mm howitzer, a 120mm cannon for recon and anti-tank, twin 35mm air defence etc You should be proud of this excellent vehicle, the Guarani is one of the better vehicles actually. This is why it competes for the US Marine Corps… Read more »

Mauricio R.
Reply to  Svecia
6 anos atrás

BAe’s proposal for ACV, the Super AV, is not much a distant cousin, a long way off.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
6 anos atrás

O Brasil sempre quer ser diferente do resto do mundo, não duvido nem um instante que o 6X6 é suficiente para nós, mas se o mercado internacional quer 8X8 e só o Brasil quer 6X6, quem estará na contra-mão? Nessas coisas sempre tem alguém levando $$$$$$$$$, não engulo até hoje esse padrão de tomadas brasileiro que só existe aqui. É uma boa tomada? É, mas por que não escolhemos um que todos os países amigos usam para facilitar o intercâmbio de equipamentos, importação e exportação sem adaptadores? Quanto o Brasil e todos os brasileiros gastaram($$$$) por ter que trocar todo… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Carlos Crispim
6 anos atrás

A França encomendou 1930 blindados 6×6 ano passado. Não, o Brasil não está sozinho nessa. Acima relacionei outros países que fabricam e usam 6×6.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Rafael não adianta tentar explicar. Tem gente que fechou no 8×8 e acabou. Pode se lançar um 6×6 de adamantium com vibranium invencível que será apenas um miserável 6×6.rs

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
6 anos atrás

Seria bom os editores fazerem uma matéria, beeeeem didática, explicando as diferenças entre um APC (VBTP) e um IFV (VBCI). Quem sabe assim…

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Felipe Morais 12 de Março de 2018 at 23:57 Boa noite Juarez. boa noite Felipe Moraes. Desculpe a intromissão, sem querer ofendê-lo ou provocá-lo, mas há alguma ação de uma das três forças que você já tenha pensado “poxa, pra essa eu tirei o chapéu”? Existem várias Felipe, muitas delas inclusive me manifestei neste espaço de forma bem tácita. Melhorando a pergunta, há algum projeto nacional e/ou internacional, que não tenha sido executado junto aos EUA, que lhe agrade? Sim, existem alguns. Sei lá, Astros, aquele ALAC, IA2, compra dos LEO e Guepard, kc390, R99, E99, Macaé etc. Há algo?… Read more »

Juarez
Juarez
6 anos atrás

” Pior ainda, aqui criam um debate inocuo , pura perda de tempo. Creiam, la no EB ninguem esta dormindo de touca, sabem que tudo tem seu tempo e nao vao fazer loucuras a despeito de tantos comentarios risiveis. Cada qual com sua funcao, nem mais , nem menos, ou sera que voces tambem querem colocar um canhao 120 tbm no 6×6 e acreditarem que sera o todo foderoso…….ufaaaaaaaa. Sds” Celso, eu tomei a liberdade de colar uma parte do teu comentário para poder ser mais claro. Vindo de oficial superior do EB, penso eu que não seja o melhor… Read more »