Tanques do Exército da Turquia ocupam centro do reduto curdo de Afrin

Tanques do Exército da Turquia ocupam centro do reduto curdo de Afrin

Segundo o presidente, rebeldes apoiados pela Turquia tomaram a cidade de Afrin dos curdos. Mais de 150 mil habitantes deixaram a região, tentando escapar dos combates. Ofensiva turca já teria custado 1.500 vidas curdas

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou neste domingo (18/03) que os rebeldes sírios apoiados por Ancara ocuparam o enclave de Afrin, num duro golpe para as forças curdas no noroeste da Síria.

“Unidades do Exército Livre Sírio (FSA), que têm o apoio das Forças Armadas turcas, tomaram o controle do centro da cidade de Afrin nesta manhã, Operações de busca para localizar minas e outros explosivos estão em andamento”, dizia o comunicado presidencial.

Imagens de vídeo mostram tanques turcos e combatentes do FSA no centro da cidade, assim como soldados que içam a bandeira da Turquia.

Uma fonte oficial curda nega, entretanto, que a milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG) tenha abandonado Afrin. Segundo a fonte citada pela agência de notícias Associated Press (AP), as YPG teriam apenas evacuado os civis devido a “massacres” cometidos pelos rebeldes sírios, e os choques prosseguem no extremo noroeste da Síria.

Militares turcos posam com sua bandeira nacional em Afrin

Campanha contra as YPG

Em 20 de janeiro, a Turquia lançou uma campanha militar em sua fronteira meridional para eliminar elementos ditos “terroristas”, com o respaldo de rebeldes sírios. Seus alvos eram as YPG e os aliados desta.

Ancara alega que a milícia – parte integral do combate, liderado pelos Estados Unidos, à organização jihadista “Estado Islâmico” (EI) – seria uma extensão do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK), classificado pelo Estado turco como terrorista.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, mais de 1.500 combatentes curdos já foram mortos desde o início da ofensiva turca. Essa agência de informações sediada na Inglaterra monitora o conflito utilizando uma rede de fontes locais, espalhadas pelo território da Síria.

Curdos protestam em Hannover contra ofensiva turca em Afrin

Protestos na Europa

A ofensiva militar de Ancara na Síria desencadeou tensões entre a comunidade curda na Europa, com milhares indo às ruas, em diversos países, para protestar contra a campanha sangrenta. Líderes políticos turcos denunciam uma campanha de limpeza étnica no enclave de Afrin.

“Os curdos estão frente a frente com a carnificina, em múltiplas geografias”, declarou neste sábado Pervin Buldan, copresidente do Partido Democrático dos Povos (HPD), a cerca de 10 mil manifestantes reunidos na cidade alemã de Hannover. O pró-curdo HDP é o terceiro maior grupo do Parlamento turco.

Ao longo da segunda semana de março, mais de 150 mil pessoas deixaram o noroeste sírio, tentando escapar dos choques entre os rebeldes apoiados pela Turquia e os combatentes curdos. As YPG ocupam Afrin desde 2012, quando forças do governo sírio se retiraram da área.

FONTE: Deutsche Welle

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus G
Matheus G
6 anos atrás

O sultao erdogan aprendeu diretinho com o czar putin

Jeff
Jeff
Reply to  Matheus G
6 anos atrás

Verdade, tem tanto presidente que não vale nada em tanto país grande por aí… Pelo menos fazem alguma coisa.

Russian Bear
Russian Bear
6 anos atrás

Devagar vai se desenhando na direção de uma Síria dividida em dois grandes blocos, um sob domínio do governo sírio/russia e outro turco/saudita/israelense/norte americano.
Estados Unidos e Israel conseguiram finalmente o que tanto queriam, dividir a síria em duas partes independentes.
Posteriormente a esta consolidação, novas ações turcas em direção a parte russa se desenrolará nos próximos meses. Aleppo é o próximo alvo.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Russian Bear
6 anos atrás

Creio que tio Putinsk não vai deixar Aleppo cair não.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Russian Bear
6 anos atrás

??????? (turco/saudita/israelense/norte americano), proximo alvo Aleppo ???? Cumé ????
Me desculpe ou vc ta meio cego! Ou não consegue ligar um ponto ao outro.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Russian Bear
6 anos atrás

os turcos tão sozinho dia que o país tá dividido em três partes: uma na mão de USA e aliados, uma na mão russa e da Síria e esse na mão dos turcos

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Uma parte acabará nas mãos de Israel. Os israelenses estariam interessados em acesso a água (Rio Eufrates, no nordeste da Síria)?

Os curdos são usados em guerras de procuração de desestabilização do Iraque e da Síria com a promessa de um Curdistão. Por isso é que a Turquia não os quer por perto.

Augusto L
Augusto L
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

Ahnnn ??? Israel nem ta briga politica, filho. Ta so preocupada com o Hezz

M.Silva
M.Silva
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Ainda não, mas está bem interessado…

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

Turquia tb nunca gostou dos Curdos. Falava que ia bombardear a Isis, mas sem querer derrubava as bombas no meio do caminho em território ocupado pelos curdos…..

Jacinto
Jacinto
Reply to  M.Silva
6 anos atrás

As colinas de Gola estão com Israel há décadas já. Formalmente e território sírio mas como é quase certo que haverá a balcanização não será muito estranho se aqui se tornar israelense.

Augusto
Augusto
6 anos atrás

O que tem impressionado é a paciência que Putin tem demonstrado com as atitudes de Recep Erdogan (que age com intenção de ser o novo Califa).

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto
6 anos atrás

Chara, se me permitir chama-lo assim, a Russia meio que precisa de Ancara na sua alianca com o Irã. O Putin ta tentando criar um eixo, Moscou-Teerã-Ancara, por isso a paciencia.

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

E se tem uma coisa que o Putin já demonstrou, para chegar aos objetivos dele, paciência não é um artigo em falta.

Julio
Julio
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Não é só isso. Aquele projeto do gasoduto que sai da Aŕabia Saudita até a Europa precisa atravessa o Iraque, Síria e Turquia. A Rússia já fechou uma das portas que é a Síria. A Turquia é a segunda porta a ser fechada pela Rússia.

M.Silva
M.Silva
Reply to  Julio
6 anos atrás

Faz sentido…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

E vc acha que a Turquia vai sair da UE e da OTAN?

Dodo
Dodo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Primeiramente,a Turquia nunca fez parte da UE,e dado a crise do euro e a calamitosa situação desse bloco tanto no aspecto político com o econômico(e até social), a turquia nao tem mais o menor interesse em ingressar no bloco(na verdade parece que tem mais pais querendo sair dele do que entrar ultimamente kkkk). Segundo,a turquia nao tem motivos para sair da otan,pelo menos nao enquanto esta estiver entupindo os cofres e paiois turcos com dinheiroe armamento devido ao medo que eles tem da proximidade da turquia com a russia(um fator de barganha do erdogan),somado ao fato da turquia controlar a… Read more »

Ricardo
Ricardo
Reply to  Augusto
6 anos atrás

Existe um gasoduto russo-turco chamado turkstream que está em fase avançada de construção e dará a Rússia mais uma rota de gás para Europa. Edorgan também já disse com todas as letras que seu objetivo é detonar os turcos e caiu fora da Síria .

Bruno w
6 anos atrás

Esta campanha da Turquia não tem nada a ver ,com aliança com os EUA ..Pois a Turquia combate o PKK e YPG que são aliados das FDS que são treinadas pelos americanos , este grupo que a Turquia combate foram armados pelos americanos…já os ELS são Curdos rivais dos Grupos anteriores ….Toda esta ação de Edorgan tem aprovação da Rússia debaixo dos panos …pois enfraqueceria os Curdos ,para estes não lutar com os Sírios depois….. Aqui uma mídia que tem sempre noticias da Síria.. E fala da tomada de Afrin .. Turkish Army Seizes US Arms Left by YPG ‘Terrorists’… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Bruno w
6 anos atrás

Bacana Bruno ,agora eu entendi a bagaça!!! Tio Putinsk manja mesmo de xadrez !!!

Walfrido Strobel
6 anos atrás

É importante para todos os países da região enfraquecer os curdos que tem sérias pretensões de griar um país autônomo na região.

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Não interpreto dessa forma.

Os Curdos são uma ameaça à Turquia, como diversas vezes deixou claro Erdogan, mas somaram forças ao governo de Assad contra o EI. O ataque turco tem viés expansionista e é um fator desestabilizador para o Estado Sírio, aliado de Moscou.

Erdogan anda reiteradamente afrontando a Rússia, que escolhe não revidar por ter outras prioridades na região e para evitar um confronto direto com a OTAN.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Augusto
6 anos atrás

Exato

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto
6 anos atrás

Sim, os Russos não querem confronto com a Otan, mas tbm vc tem q lembrar que a Otan parece não querer cumprir o artigo 5 por causa do Erdogan, e o Putin meio que quer forma um eixo no OM, pq a Russia sozinha não tem o poder suficiente para influenciar as coisas como ela gostaria q fosse! Bom, essa é minha opinião. Putin esta jogando com a Turquia tentando atrai-la para o lado negro da força kkkk

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Na hora do vamos ver entre a Rússia e a OTAN a Turquia vai ficar com a OTAN..

Vá por mim..

Putin, como todo bom ditador não merece confiança e por mais que a OTAN não atenda a 100% do que a Turquia queira.

Ainda assim vale a pena, pela confiabilidade e estabilidade

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

O Problema Curdo, é que ele faz parte da estrategia americana para o conflito Sirio e região, que é criar um enclave islamico com um governo democratico, com o objetivo da democracia de ser espalhar no OM e fazer o que os politicos americanos tanto falam desde de 2001, o Islam Change, ou reforming Islam.
Como 99% dos paises da região sao ditaduras, eles morrem de medo, disso mas é feio falar que eles tem medo da democracia, por isso falam que os curdos querem construir um pais retalhando os outros é politicamente melhor para juntar apoio popular para bombardea-los.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Obs: não estou dizendo que um ‘provavel’ pais curdo não pode acontecer, mas as reações com base nisso são “overeacts” justamente pelo o quê eu disse acima.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Como é que alguem da região pode gostar dos Curdos se eles tem sérias pretensões de tornar este espaço que ocupa partes de 4 países no Curdistão?
Vai ser uma nova Israel detestada por todos os vizinhos, só vai desestabilizar mais ainda a região.

Walfrido Strobel
6 anos atrás

Esqueci do mapa no post acima:
.comment image

Leandro
Leandro
6 anos atrás

Fui banido da trilhogia? Fiz criticas comparando com o pb, mais o que fiz de errado?

nigo
nigo
6 anos atrás

Os Curdos eram os únicos com alguma razão naquela região.

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Vale ressaltar que os EUA prometeram mundo e fundos aos curdos para combater o Isis. Quando a coisa esquentou saíram de fininho como se não fosse com eles. Um comportamento padrão, semelhante ao que aconteceu na Geórgia.

rustam bogaudinov
6 anos atrás

Augusto L 19 марта 2018 в 19:15
___

You at least say what? ))) do you even know the situation there? ))) Why did not the US defend its Kurdish ally from the Turks? tell us?
___

Você pelo menos diz o que? ))) você conhece a situação lá? ))) Por que os EUA não defenderam seus aliados curdos dos turcos? Nos dizer?

Augusto L
Augusto L
Reply to  rustam bogaudinov
6 anos atrás

Yes, i know much better than you and without bias, Russian troll.

rustam bogaudinov
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

So what do you know? reading your nonsense you understand that you do not know anything!
So why are your loved ones to the US that you worship do not save the Kurds and stop the Turks? ))
__

Então, o que você sabe? lendo o seu absurdo você entende que você não sabe de nada!
Então, por que seus entes queridos nos EUA que você cultuam não salvam os curdos e impedem os turcos? ))

rustam bogaudinov
6 anos atrás

Tomcat3.7 19 de Março de 2018 at 15:09 Creio que tio Putinsk não vai deixar Aleppo cair não. __ O que Aleppo e o Kurdish Afrin têm a ver com isso? ) pelo menos uma vez que olha o mapa na Síria antes de dizer algo A Turquia foi autorizada a realizar operações no norte e tudo, agora deixe os EUA se preocuparem, embora eles nem sempre protejam os curdos, eles nunca defendem aqueles que lutaram por eles! O principal erro dos curdos, eles escolheram o patrono errado … __ What does Aleppo and the Kurdish Afrin have to do… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  rustam bogaudinov
6 anos atrás

This is not what happen with the russian mercenaries ain? And Syrians and Russians jets that are constanted intercepted, with one (syrian jet) being intercepted by a SH. You have to remenber, that the most of Kurds was already fighting Assad dictatorship before IE arising and that’s why they chose the American side. They never gonna maked Assad side, only if a political solution is stabilish likes former state secretary said in 2014, thats triggered russian intervention.

rustam bogaudinov
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Eu não estou falando staboy)

rustam bogaudinov
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Augusto L 20 de Março de 2018 at 11:52
hey never gonna maked Assad side, only if a political solution is stabilish likes former state secretary said in 2014, thats triggered russian intervention.
__

Você nem sabe as datas))) como você pode saber alguma coisa se não conhece o elementar

A Rússia iniciou operações na Síria em outubro de 2015! Aprenda o assunto para começar)
__

You do not even know the dates))) how can you know anything if you do not know elementary

Russia started operations in Syria in October 2015! Learn the subject to begin with)

Bruno w
6 anos atrás

O principal erro dos Curdos é não se unir entre eles mesmos ,fazer um grande exercito ; depois negociar com Assad um território semi livre no norte…Eles podiam ajudar os Sírios a lutar contra outros grupos moderados ou terroristas mesmo ,que são financiado por outros paises ,com certeza seriam admirados por todos os Sírios…
Mas infelizmente a grana da america e as cetenas de caminhões de armas falou mais forte….

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
6 anos atrás

Os Turcos podem ser tudo, menos idiotas. Entre virar um capacho Russo e continuar um menino traquinas acredito que ficam com a segunda hipótese. O jogo na região é pesado, os Turcos sabem o que o “contagio politico, étnico e religioso” podem fazer em populações que anseiam por uma vida diferente, acredito que mais do que conquistar um pedacinho de terra a Turquia não quer é perder um centímetro de seu grande território.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Os Curdos ja lutavam contra Assad e contra alguns grupos dos rebeldes Sirios.
Vale, lembrar que os Turcos querem uma solução politica na Siria e apoioam grupos rebeldes sirios, só não concordam que haja um enclave curdo e DEMOCRATICO, como o oposto do Assad e Isis e que isso seja a saida politica. O Erdogan quer rebeldes sunitas, nem que seja o Isis, ele quer se colocar como o “protetor do povo islamico” com o objetivo de colocar o OM dentro da sua influencia, ou melhor o OM como seu strategic deph.

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Curdo e democrático não existe. Antagonismo puro : ou curdo , ou democrático..

Jacinto
Jacinto
Reply to  ScudB
6 anos atrás

Scud,
Esta sua afirmação não é um pouco preconceituosa?

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

Ai tu vai dizer que o NI é ideológico, eu vou dizer que não é que o Southbosta e sputinikremilin é, e ainda é mentiroso e fabricador de fake news.

Bruno w
6 anos atrás
Augusto L
Augusto L
Reply to  Bruno w
6 anos atrás

É quem disse que esse deposito é dos PKK, não de do exercito curdo, a Turquia diz que é de um pq isso é bom pra ela, os EUA dizem que não são da PKK pq isso é bom pra eles.
Agora, sendo da PKK ou do exercito curdo, tudo da no mesmo os dois lutam juntos e os curdos não tem uma visão de terrorista dos PKK, eles veem como uma forca justificavel, podem ate serem contras alguns atos ou outros mas no geral apoiam.

Soldat
Soldat
6 anos atrás

A pior besteira que os Curdos fizeram fora se aliar com os Âmis…enfim levaram bomba na cabeça dos Turkos bem feito…

Agora na região de Deir Zor os curdo protegidos pelos Âmis se preparam para atacar os sírios, coitados dos curdos só são carne de canhão dos Âmis…triste esse jogo de xadrez….

A sim ia esquecendo o mantra dos pro-Âmis:

A culpa é dos Russos kakakakak….