Irã, sobre os EUA: ‘Se deixarem o acordo nuclear, vão se arrepender como nunca’

71
Presidência do Irã

Presidência do Irã

Presidência do Irã
Presidência do Irã/AFP

Presidente iraniano Hassan Rohani discursou pela televisão pública, contestando a ameaça de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo em 12 de maio próximo

O presidente iraniano advertiu que o governo dos Estados Unidos lamentará “como nunca” um eventual abandono do acordo internacional sobre o programa nuclear de Teerã, ao mesmo tempo que o ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson, tentará convencer Washington nesta segunda-feira a prosseguir com o texto.

O presidente americano, Donald Trump, ameaça retirar o país do acordo em 12 de maio. Ele exige dos aliados europeus que “reparem as terríveis falhas” ou, em caso contrário, voltará a impor sanções.

“Se os Estados Unidos deixarem o acordo nuclear, vocês logo verão que eles vão se arrepender como nunca antes na história”, declarou o presidente iraniano, Hassan Rohani, em um discurso transmitido pela televisão pública.

“Trump deve saber que nosso povo está unido, o regime sionista (Israel) deve saber que nosso povo está unido”, completou Rohani.

Trump deve anunciar até 12 de maio se Washington vai abandonar o acordo assinado em julho de 2015 pelos membros permanentes do Conselho de Segurança de la ONU (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia), mais Alemanha e Irã.

Com o texto, o Irã declara solenemente que não busca produzir a bomba atômica e concorda em frear seu programa nuclear para fornecer ao mundo garantias de que suas atividades não são militares.

Em troca, a República Islâmica conseguiu a retirada gradual e temporária das sanções internacionais impostas em razão desse programa.

Um alto funcionário do governo israelense afirmou no domingo que Trump não informou a seu país se vai abandonar ou não o acordo.

“De fato, eu não sei o que Trump vai dizer porque ele não me contou”, afirmou outro alto funcionário, que pediu anonimato, deixando claro que Israel não foi informado sobre a decisão.

Nos últimos dias, o presidente francês, Emmanuel Macron, tentou salvar o acordo. Rohani respondeu que o texto “não é negociável”.

O ministro britânico das Relações Exteriores inicia nesta segunda-feira uma visita de dois dias a Washington e o acordo nuclear com o Irã domina a agenda.

Boris Johnson tem reuniões previstas com o vice-presidente Mike Pence, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, e congressistas que atuam na Comissão de Relações Exteriores.

Johnson já declarou que o Reino Unido, que segue comprometido com o acordo, Estados Unidos e Europa estão “unidos em seus esforços para enfrentar o comportamento iraniano, que torna menos seguro o Oriente Médio, suas atividades cibercriminosas, seu apoio a grupos como o Hezbollah e seu perigoso programa de mísseis”.

O apoio do Irã ao presidente sírio Bashar al-Assad, por meio do grupo armado libanês Hezbollah na guerra civil síria, e seu respaldo aos rebeldes huthis, também xiitas, no Iêmen aumentam a tensão entre Teerã e os países ocidentais.

FONTE: em.com.br/AFP

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tomcat3.7
tomcat3.7
5 anos atrás

Próximos conflitos armados em 3,2,1 …….

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

O clássico exemplo do rato que ruge! Como bem afirmou um comentarista em outro site o Irã sequer consegue retaliar as operações israelenses na Síria que matam seus soldados e oficiais ( obviamente porque sabem da superioridade tecnológica, material e de treinamento das IDFs),o que dirá então se contrapor aos EUA lembrando que recentemente elementos iranianos, junto com outros da Síria e mercenários russos, foram dizimados por forças dos EUA quando tentaram investir contra uma área ocupada pelas mesmas. Assim, a presente bravata do presidente (e fantoche, já que o poder de fato pertence aos aiatolás) trata-se de mero discurso… Read more »

Fawcett1925
Fawcett1925
5 anos atrás

O Irã já pode dizer adeus ao acordo de 2015. Trump já disse que vai abandonar, Bibi jogou no ventilador todas as justificativas possíveis para Trump cumprir a promessa. Resta saber quais serão os passos do Irã após a volta das sanções e se ele realmente concretizará o sonho de virar uma potência nuclear.

Matheus
Matheus
Reply to  Fawcett1925
5 anos atrás

Essas palestras que o Bibi faz usando cenários(cenografia mesmo) e gráficos que foram tirados de sei lá aonde são de dar vergonha alheia.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Matheus
5 anos atrás

Na boa amigo mas nada dá mais vergonha alheia que um regime de cores claramente fascistas como o iraniano! Ou você já se esqueceu quando Ahmadinejad afirmou que Israel deveria “ser varrido do mapa”?

Gil
Gil
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Para Tireless com carinho

comment image

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Gil
5 anos atrás

Argumento típico da diplomacia dos atabaques de Celso Amorim e do finado MAG…

Não fosse a retórica agressiva do regime iraniano todos esses países não teriam requerido a presença de tropas norte-americanas.

tomcat3.7
tomcat3.7
Reply to  Matheus
5 anos atrás

Não é vc que mora em um país trocentas vezes menor territorialmente e tem um Irã a plenos pulmões querendo tirar sua nação do mapa(fora os outros países árabes) não é mesmo ??? Assim fica fácil criticar.

Mk48
Mk48
Reply to  Matheus
5 anos atrás

O que causa vergonha alheia é esse tipo de comentário. O que você sabe sobre a real situação no Oriente Médio ? É o que a Globo e a grande imprensa noticia ? Se for este o caso você está muito mal informado. Israel é um país que possui aproximadamente 8 milhões de habitantes. É cercado por países árabes cuja população somada é de aproximadamente 100 milhões de pessoas e que querem varrer Israel do mapa. Israel tem todo o direito de se defender e estar muito bem armado sim. E o Netaniahu tem o dever de defender o seu… Read more »

Doug385
Doug385
5 anos atrás

Acho que o Trump nem vai mais dormir depois dessa ameaça. Deve estar morrendo de preocupação.

Mateus von Marchi
Mateus von Marchi
5 anos atrás

Sdds Good Old Days Iran.

joseano
5 anos atrás

Ou seja os USA não estão dispostos a cumprir o acordo que costuraram e assinaram, que legal isso é muito” digno para as relações internacionais”, não vejo diferença nenhuma dos maluquinhos da Coreia do Norte que assinavam acordos e depois os descumpriam, aí eram taxados de imaturos, não confiáveis e os cambau. Mais uma vez é lei do mais forte ( esqueçam multilateralismo, igualdade entre as nações, respeito a autodeterminação dos povos, respeito a soberania das nações ) se impondo, quem são os USA para determinar que o Irã não pode ter um programa de misseis, dizer que o Irã… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  joseano
5 anos atrás

joseano 7 de Maio de 2018 at 19:21 Como você consegue fazer uma leitura exatamente oposta da realidade? Tal fenômeno de mudança de postura de um país X para o Y, especialmente em um assunto delicado, acontece porque os EUA e diversos países são democracias abertas, com alternância de poder e portas de diálogo, e os países citados por você como coitadinhos (trecho do seu texto “”esqueçam multilateralismo, igualdade entre as nações, respeito a autodeterminação dos povos, respeito a soberania das nações””)….os coitadinhos da Coréia do Norte e Irã são tiranos e dirigidos por meia dúzia de homens que não… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  joseano
5 anos atrás

Desde de quando o regime teocrático do Iran eespeita a livre determinação dos povos?

O Iran é o unico país do mundo, que ameaça publicamente, destruir um outro país (Israel) e todo o seu povo.

O Iran já deveria ter sido expulso da ONU há muito tempo, pelo fato de querer criar um novo holocausto para o povo judeu.

Os iranianos estão cavando sua própria sepultura.

Mk48
Mk48
Reply to  joseano
5 anos atrás

Hahahahahahahahaha. Se é demais para você, então para de escrever abobrinhas. Estude e entenda o problema do Oriente Médio antes de perder o seu tempo (e o nosso) escrevendo essas tolices.

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Hassan deve estar com muito medo de perder esse acordo nuclear.

Soldat
Soldat
5 anos atrás

O problema não é os Âmis destruírem o Ira isso já é fato consumado so esperando a contagem regressiva!!!!

O Problema é saber qual pais será o próximo pais sorteado pelos Âmis porque quem manda realmente é o Bibi….

O Trump no fundo ele não quer atacar o Ira ele ta sendo obrigado e o mundo ocidental dito livre tem que ir junto é fato….

Mk48
Mk48
Reply to  Soldat
5 anos atrás

Para fazer tais afirmações você deve ter muita informação privilegiada e um ótimo acesso ao Trump e ao Netaniahu. Parabéns !

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Trump messingélico, esperava o quê ? Foi o único que acreditou em Bibi.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

EUA, Israel, França, UK, Alemanha e outros países do ocidente sempre mentem..

Apesar de possuírem imprensa vigilante e que faz estardalhaço por qualquer coisa..

Irã, Rússia, China, Coréia do Norte, Cuba e outras porcarias sem liberdade de imprensa alguma..

Sempre dizem a verdade..

São estes posts que me fazem cada vez menos vir nestes fóruns..

José
José
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Uma vez esquerda sempre esquerda,jamais volver.Eles não fazem uso do livre arbítrio,pois o mesmo está preso às suas paixões inferiores,portanto o seu juízo de valor está sempre comprometido pela paixão ideológica inferior e não pelos fatos reais,a verdade real.
E mais fácil um burro voar que um esquerdista reconhecer os seus erros passionais.São parciais e só raciocinam segundo os seus acalentados devaneios.

Leandro
Leandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Boa Rodrigo. Ainda bem que você tem a verdade consigo. Entretanto sinto lhe dizer que muitas verdades não serão ditas para nós simples mortais, ou serão ditas de forma a que se convém. Geopolitica e business man.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

O fato é que o lobby de Israel no congresso americano e na casa branca é poderoso, e só a neoconzada concorda com as bravatas de Israel para atender aos seus caprichos, já que Israel é o bastião da moral e dos bons costumes judaicos/cristãos, o que é ridículo pois em Israel muita coisa de vai de encontro à moral judaica/cristã é permitido, como aborto e casamento homoafetivo. A AIEA e até mesmo o pentágono já confirmaram que o Irã tem cumprido todos os requisitos do acordo, se o Trump cancelar o acordo será um ato de covardia e desonestidade.… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Fico espantado com os seus comentários sobre Israel. Fico espantado pela raiva que você sempre demonstra, mas o que me deixa mesmo intrigado é como você escreve e afirma tanta besteira sobre o assunto. Diz você : “O fato é que o lobby de Israel no congresso americano e na casa branca é poderoso, e só a neoconzada concorda com as bravatas de Israel para atender aos seus caprichos, já que Israel é o bastião da moral e dos bons costumes judaicos/cristãos, o que é ridículo pois em Israel muita coisa de vai de encontro à moral judaica/cristã é permitido,… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Está chegando a zero hora. O ponteiro do relógio do Armagedon se apxoxima da meia noite.

Destruir o Iran, junto o seu regime sociopata é fácil. O problema é essa aliança entre Russia, Iran e Síria.

SE a Russia for defender o Iran e a Siria, êles irão tomar chumbo grosso de Israel e dos Estados Unidos.

Daí seria uma questão de minutos, para desencadear um conflito nuclear entre as duas superpotências, ou seja, a terceira Guerra Mundial; que poderia começar e terminar e menos de duas horas.

Luiz Konfidera
Luiz Konfidera
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

“Armagedon”, relaxa campeão, depois do advento dos ICBM nuclear, a chance de confronto real é próxima de zero, ou você acha que USA e Rússia iam se destruir mutuamente por causa do Iran?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
5 anos atrás

Países que se fiam em Acordos e Tratados , coitados , estão perdidos , ainda mais como o Tiozinho do norte !!

Camargoer
5 anos atrás

Caros Colegas. Se a declaração do Irâ for tomada como ameaça direta de retaliação aos EUA, é pura bravata. Contudo, se for tomada em um contexto mais amplo, por exemplo da futura margem de negociação que os EUA terão em outros acordos, inclusive nas negociações com a Coreia do Norte, eu concordo com o argumento que os EUA poderão se arrepender se denunciarem o acordo com o Irâ. Eu imagino que a Coreia do Norte poderá colocar essa questão na mesa de negociações, outro países poderão endurecer suas posições e talvez os aliados europeus serão mais resistentes a participar de… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Não acho que seja por aí não! os aliados europeus dos EUA jamais podem ser comparados ao Irã. E mesmo para a Coréia do norte não me parece muito procedente a comparação

Camargoer
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Caro HMS. Vamos observar o desenrolar dos acontecimentos. Li agora há pouco no UOL que Trump anunciou a saída dos EUA do acordo. A reportagem também menciona que os países europeus lamentaram a decisão dos EUA, deixando claro que é uma decisão isolada dos EUA. Achei muito estranho essa decisão às vésperas do encontro com a Coréia do Norte. Tenho até a impressão que o plano de Trump é levar a reunião com a Coreia do Norte a um impasse.

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
5 anos atrás

A tática de negociação do Trump é sempre agir ameaçando e pressionando os adversários, tanto econômicos, quanto políticos. Com o peso diplomático, econômico e militar dos EUA, a imensa maioria dos países acaba se dobrando, mais dia, menos dia. É só ver a Coréia do Norte, que sobre a administração Obama, dizia que ia tocar fogo no mundo e etc. e, agora, quando foi confrontada com alguém com culhões, que disse que iria mandar o pais inteiro para o inferno, começou a se dobrar e, agora até fala em acordo para encerrar a guerra da Coréia… O tempo dirá o… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Jorge Tadeu
5 anos atrás

Jorge, a meu ver o Trump não faz nada diferente de um executivo de uma grande empresa em suas negociações.

Ainda mais ele, que sempre foi um homem de negócios.

Camargoer
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Caro Colega. O problema é que o governo dos EUA não é uma empresa privada.

Mk48
Mk48
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Meu caro, eu apenas disse como acho que o Trump age.

Não está escrito no meu comentário que o Governo dos EUA é uma empresa privada, ok ?

Camargoer
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Caro Colega. Eu concordei com você que Trump age como um empresário ao invés de agir como um político ou estadista (Aliás, foi o que Naom Klein alertou no livro “Não basta dizer não”). E considero isso um problema.

Mk48
Mk48
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Prezado Camargoer, não havia ficado claro no seu comentário a concordância com minhas palavras. Com relação ao Trump, daqui a pouco tempo os próprios americanos que o elegeram vão perceber o mal que ele anda fazendo para os EUA com as ações que tem tomado : 1 – Retirou os EUA do acordo climático de Paris -> Abriu espaço para a diplomacia chinesa. 2 – Retirou os EUA do acordo de comércio do Pacífico -> Abriu a porteira para a China outra vez. 3 – Saiu do acordo nuclear com o Irã -> De novo, abre espaço para a diplomacia… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Amigo Mk-48, o próprio Trump reconheceu o equívoco que foi a saída dos EUA da TPP e agora iniciou gestões para ingressar de novo no tratado.

Quanto ao acordo nuclear, não vejo a China aqui com margem de manobra suficiente para propor uma alterativa.

Camargoer
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Caro Mk48. Novamente concordo com você em relação aos desacertos da política externa dos EUA na administração Trump. Assim como é uma má ideia administrar uma empresa como se fosse uma família, é um erro administrar um governo como se fosse uma empresa.

Mk48
Mk48
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Prezado HMS, a conclusão que chego com relação ao Trump é que todo mundo está certo no que diz dele mas ninguem tem razao ! rsrsr O cidadão é imprevisível, age por impulso e gosta de ser o protagonista. Por aí vai !

Abs.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Jorge Tadeu
5 anos atrás

Bem lembrado! Como homem de negócios Trump é adepto da pressão direta e também indireta. Quando ele quis comprar sua propriedade em Mar-a-Lago, a despeito de ter concordado com o preço oferecido (US$ 27 milhões) o anterior proprietário simplesmente se recusou a vender a ele. O que fez Trump? comprou a propriedade da frente por uma ninharia (US$ 2 milhões) e ameaçou construir ali um prédio, o que bloquearia a vista de Mar-a-Lago para o mar. Resultado: o dono aceitou vender por US$ 7 milhões. Para quem quiser saber mais sobre os métodos de Trump, sugiro a leitura de “a… Read more »

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
5 anos atrás

Onde está escrito “sobre”, leiam, “sob”, desculpe…

Camillo Abinader
Camillo Abinader
5 anos atrás

Com China e Rússia ja dominando o mundo, duvido que vão atacar o Irã, oque os EUA estão conseguindo com essa política externa de Trump é unir toda a Ásia em torno de China e Rússia, os americanos nos últimos anos vem perdendo aliados e sendo desmoralizados, vide mar do Sul da China, Criméia, Donbass, Síria etc, vai ser mais uma derrota até a total decadência ocidental diante de uma China e Rússia cada vez mais fortes.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Camillo Abinader
5 anos atrás

Penso eu que você não poderia estar mais equivocado! Aliás esse é o típico discurso de quem adora ter um tirano de estimação. China e Rússia “já não dominam o mundo” pois além da Rússia ainda estar penalizada pelas sanções aplicadas pelo Ocidente a China encontra cada vez mais resistência na Ásia visto que países como Japão, Índia e Vietnã mostram crescente inquietação com o agressivo expansionismo e agressividade dos chineses. “duvido que vão atacar o Irã” esqueceu de combinar com Netanyahu. Não apenas o programa nuclear iraniano sofreu um poderoso ataque cibernético através do famigerado Stuxnet (cortesia da Unidade… Read more »

Camillo Abinader
Camillo Abinader
5 anos atrás

A crise da Coreia do Norte mostra como Trump é ingênuo, foi usado pela China pra justamente pacificar a questão, as Coreias voltam a conversar, caem as sanções e os chineses sem se desgastar resolvem um foco de tensão no seu quintal, o Trump era tudo que o Putin queria, internamente dividindo os EUA e externamente afastando os EUA de muitos aliados

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
5 anos atrás

Também acho, ele por ser executivo de formação e por convicção, sabe endurecer as negociações até o ponto desejado e, forçar o adversário a repensar as estratégias e os riscos envolvidos. Acredito, com todo o respeito a quem tem opinião diferente, que ele não tem nada de ingênuo, mas, é uma raposa, que por ser de fora do meio político, não adota o politicamente correto em termos de diplomacia interna ou externa e, isso deixa os adversários estarrecidos… Lembram da política do Obama para a Síria, traçando a tal “linha vermelha” que o Assad, não deveria ultrapassar, que era relativa… Read more »

Bueno
Bueno
5 anos atrás

Parece que O Trump retirou os EUA do acordo
O que os barbudinhos irão Fazer? Que se explodam rs
https://g1.globo.com/mundo/noticia/trump-anuncia-retirada-dos-eua-de-acordo-nuclear-com-o-ira.ghtml

Luiz Konfidera
Luiz Konfidera
Reply to  Bueno
5 anos atrás

Senti uma leve maldade nesse “se explodam” rsrsrsr, talvez para essa tarefa eles recebam uma leve ajudinha de Israel hahahahaha

Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 anos atrás

Ele disse que tirava e tirou. Ele quer fazer uma guerra contra o Irã.
As consequências ainda não podemos avaliar . Eu continuo afirmando que o mundo esta sendo governado pela mediocridade irresponsável e inconsequente. Metade do planeta pode voar.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Ngm mandou o mundo convergir para um lugar para um os EUA n quer, agr n tem mais um fraco no poder, esta na hora do payback.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

“Para um os EUA n quer” = onde os EUA nao querem

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Quem ganha e quem perde com isso? Ganha: Rússia (petróleo é imensa influência no Irã), Arábia Saudita ( petróleo e fraqueza do seu inimigo) , Israel ( inimigo mais fraco) e quem perde: Irã ( economia vai estagnar) e Hezbolah ( menos caixa e armas). Não creio que a UE segure esse acordo sozinha. Não vão bater de frente com os EUA. Os produtos de xisto dos EUA também estão felizes da vida.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Trump tirou os Estados Unidos do ridículo tratado com o Iran, capitaneado pelo Obama.

Há poucas mais de 2 horas atràs, Israel atacou uma base iraniana perto de Damasco na Síria. É o segundo ataque da IAF em menos de 15 dias.

Existem preparations em Israel para um possível ataque de mísseis iranianos. Esse possível ataque já estava sendo esperado desde semana passada.

Eu tenho as minhas dúvidas de que o Iran irá lançar mísseis contra Israel, e por conseguinte arriscar um contra-ataque devastador da IDF.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Trump foi usado pela China? Kkkkkkk…. de onde você tirou essa conclusão?

O Trump é quem está usando a China para desarmar nuclearmente a CN.

Os chineses estão preocupadíssimos com as ameaças de Trump.

Trump deixou claro que vai destruir toda a Coréia. do Norte se for necessário.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Israel atacou uma base iraniana nos suburbios de Damasco..

jodreski
jodreski
5 anos atrás

Irã ameaçando os EUA: os comandantes militares americanos devem ter tido um acesso de risos que certamente precisaram ser repreendidos para voltarem ao normal. Pô fala sério! Talvez só quem esteja no Irã possa tomar estas frases como ameaças dignas de serem ouvidas. A capacidade militar Iraniana é pífia! Tão qual a nossa é! Não tem nem capacidade de se defender de um ataque mediamente bem elaborado, quanto mais ameaçar alguém. Israel sobrevoa o território Iraniano a hora que quer e na hora que quer, basta doutrina e tecnologia para evitar que seus caças sejam abatidos pelos SAMs.

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

O problema do Irã não é ter derrubado o Xá, nem ter entrado em guerra com o Iraque, o problema do Irã é que resolveu nomear os EUA como o Grande Satã. Tivesse mantido uma política aberta e não ter-se deixado dominar pelos ezquerzóides, não estava nessa situação.

Luiz Konfidera
Luiz Konfidera
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

O problema do Iran é sim a revolução Islâmica! Por causa daqueles barbudos malucos eles querem uma bomba nuclear a qualquer custo, principalmente para atacar Israel e serem uma liderança regional.
Se tivessem renunciado a esse desejo sedento de destruição, certamente não estariam sofrendo sansões econômicas, e provavelmente seriam a mais poderosa ou uma das mais poderosas nações do OM (econômica e militar).
Vamos dar nomes aos bois, chega do politicamente correto que “passa a mão na cabeça” para tudo, o problema do Iran é única e exclusiva do fundamentalismo religioso. Se fosse um estado laico não estaria nessa situação.

Camargoer
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Caro Marco. Foi o Iraque que começou a guerra contra o Irâ,

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Mas o Ira estava insuflando uma revolta entre os xiitas iraquianos para remover o Saddam Hussein e o partido Baath do poder…

Augusto L
Augusto L
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

O problema é o Irã ser uma ditadura anti-ocidental que quer conquistar o OM e ter uma bomba nuclear

Camargoer
5 anos atrás

Marcos. Primeiro, é preciso lembrar do golpe de estado patrocinado pelos EUA contra Mossadegh. Além disso, foi o Iraque que iniciou a guerra contra o Irâ, talvez imaginando que o país estivesse fraco devido a revolução que derrubou o Xá Pahlevi. Além disso, não é possível dizer que o regime iraniano seja de esquerda.

Tom
Tom
5 anos atrás

O Trump usa a velha tática de focar nos assuntos externos, já que os internos vão de mal a pior. O perigo desse jogo é a necessidade de blefes cada vez mais altos e dependendo de quão ruim esteja sua situação doméstica pode não fazer diferença ganhar ou perder a aposta, desde que esteja conduzindo o noticiário e a opinião pública. No fim, o mundo que se dane.

Camargoer
Reply to  Tom
5 anos atrás

Carto Tom. Eu imagino algumas possibilidades. A primeira seria apenas uma reação à derrota na Síria. Os assessores de Trump pensaram em alguma ação para manter alguma influência no oriente médio (algo como “esqueçam a Síria, o problema é o Irâ”). Outra possibilidade seria prejudicar os entendimentos com a Coreia do Norte, levando as conversações no leste asiático a um impasse (será que a Coreia do Norte irá assinar tranquilamente um acorde de desnuclearização se os EUA romperam o mesmo tipo de acordo assino com o Irã?). Outra possibilidade seria apenas uma ação para o público interno (mas parece um… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Amigo Camargoer penso que você está enganado! Primeiro, a que “derrota na Síria” você está se referindo? As forças norte-americanas não apenas atingiram seus objetivos no país árabe como ainda se mostraram capazes de com seus aliados curdos manter sob ocupação uma determinada área do país árabe, justamente aquela que possui mais terras agriculturáveis e também a mais rica em petróleo. E quando forças sírias e iranianas, junto com “mercenários”? russos, investiram contra tal bastião foram implacavelmente derrotadas. Se você fala da presença de Assad no poder, eu pergunto qual o poder do tirano sírio hoje, em um país dividido… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Tom
5 anos atrás

Ngm mandou o mundo convergir para um lugar aonde os EUA não quer e que ameace a ordem mundial liberal pos-guerra fria. Esse acordo foi a selada da derrota americana na questão do Irã, o Obama aceitou fazer esse acordo para n ter uma guerra mas no medio e longo prazo eles teram uma guerra contra o Irã, muito mais forte e possivelmente armado nuclearmente. Agora se a situação vai mal, nos EUA isso é subjetivo, sua economia está crescendo no seu pico maximo e saudavelmente, o desemprego está nos niveis mais baixos. A retirada do EUA do acordo é… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
5 anos atrás

“Trump, quer Guerra contra X”.. Escutei a fake news falar isto o dia todo por mais de um ano… Chegou a vez da CN…. Trump, vai entrar em Guerra com a CN… No fim ele apertou a CN e ela arregou… Agora é a vez do Irã… Vão tomar aperto de verdade e arregar no fim… Esperar que a Rússia vá em socorro do Irã é o mesmo que achar que a China ia defender a CN. Putin, com pessoal e equipamento mais master blaster tecnologicamente avançado da galáxia, deslocado e operacional na Síria não defendendeu nem país dos Tomahawks…… Read more »

Camargoer
5 anos atrás

Olá Colegas. Deixo como sugestão um artigo da BBC publicado ontem “Corrida nuclear? Tensão em Israel? 4 perguntas sem resposta após Trump implodir acordo com Irã” no qual menciona questões relevantes para nosso debate.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Ja li, ele só servi pra confundir a mentalidade do trump, mas as dos defensores por si so é confusa, pq eles não explicam como o Irã esta produzindo mais agua do que devia, sendo que as inspeções como eles dizem estão funcionando, ora mas, se um dado não bate significa que a inspeção n ta certa.
http://nationalinterest.org/feature/america-needs-new-iran-deal-25664
http://nationalinterest.org/feature/what-iran-really-wants-25410
Agora isso aqui é realidade.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Luiz,

Nada impossível que uma guerra nuclear seja desencadeada acidentalmente. Essa é a messagem que eu quero passar.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Israel está bombardeando pesado na Siria. Ainda não sabemos o número de mortos. A IAF está atacando com caças.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Segundo o observatório sírio ao menos 23 militantes do Hezbolah e da força Quds morreram.